Como funciona o protetor solar e o FPS?

80.93k views3208 WordsCopy TextShare
Nunca vi 1 cientista
00:00 - Introdução 00:56 - Radiação e luz que causam câncer e envelhecimento 04:07 - Nossa proteçã...
Video Transcript:
♪ Nunca deixem de usar filtro solar ♪ [Laura] Toda uma geração marcada por esse recado icônico do Pedro Bial e pela mãe lambuzando a gente de protetor antes de ir pra praia ou pra piscina. E aí eu falo toda uma geração porque o primeiro protetor solar foi lançado no Brasil em 1984. Então antes disso, o máximo que você tinha ali era usar um chapéu, uma pasta d'água e orar pro universo.
Mas nos últimos anos começaram a surgir pessoas questionando não só a eficácia e necessidade de se usar filtro solar, como a dizer que eles é que seriam os responsáveis pelo câncer de pele, e não o sol. Mano, o que essas pessoas fumam? -Meu Deus!
[Laura] Bora entender como é que funciona filtro solar e se faz sentido essa afirmação de que ele seria mais ruim do que bom pra nossa querida pele. ♪ Bom, primeiro de tudo, vamos relembrar alguns pontos importantes sobre radiação e luz. A luz é uma forma de radiação, que são ondas eletromagnéticas.
E ela é dividida de acordo com o tamanho dessas ondas, de acordo com o comprimento de onda. Então, a gente tem a luz ultravioleta, que tem um comprimento de onda entre 100 e 400 nm, e é 5% da radiação solar. A gente tem a luz visível, que vai de 400 a 750 nm e é 50% da luz solar.
É essa que a gente enxerga porque nossos olhos têm sensores que captam esses comprimentos de onda. Mas não captam nem esses, nem esses. E a gente tem o infravermelho, que tem comprimentos de onda de 750 a 1000 nm, e ela corresponde a 45% da luz solar.
É ela que causa aquele calor, aquele quentinho que a gente sente quando sai no sol. Quentinho, fui generosa, né, porque parece, todo dia, que tô sendo frita na rua! A ultravioleta é dividida em UVA, UVB e UVC, da maior pro menor comprimento de onda.
A luz do sol que chega até a gente aqui na superfície da Terra tem 95% de UVA e 5% de UVB. A UVC fica todinha presa na camada de ozônio. E ainda bem, porque ela é a UV mais perigosa em termos de causar danos pra nossa pele.
A UVA consegue entrar na pele e chegar até a derme, que é a camada intermediária das três principais camadas da pele, e a incidência dela é alta o ano inteiro. Por causa disso, ela é a grande vilã do envelhecimento precoce, das rugas, das manchas na pele e por aquele bronzeamento imediato e persistente da pele. [risadas] Agora, a UVB consegue entrar só na epiderme, que é a camada mais superficial, e ela é mais incidente no verão, quando os índices dela ficam mais altos.
Ela é a famosa responsável pela recomendação de se evitar o sol entre 10 da manhã e 4 da tarde, porque é nesse período que ela tá mais forte. Ela causa aquele bronzeamento tardio da pele, que é aquela cor bronzeada que demora uns dias pra aparecer. E também é responsável por causar câncer e fotoenvelhecimento, que é o envelhecimento causado pela luz.
Além disso, sabe quando você fica com a pele queimada de sol? Queimada, não bronzeada, queimada mesmo, vermelhona, às vezes com bolha e tudo. Quem faz isso também é a radiação UVB.
Só quem já teve uma insolação sabe. [risadas] -Bro. .
. [Laura] Esses efeitos ruins pra pele, de causar envelhecimento e até câncer, são bem comprovados pras radiações ultravioleta. Mas pra luz visível e infravermelho, a gente ainda não tem muitas evidências robustas, nem dos efeitos bons, nem dos efeitos ruins.
Até porque a maioria dos estudos é feita com fontes artificiais de luz visível ou infravermelha. E aí não é uma coisa tão realista com o que a gente recebe diretamente do sol no dia a dia, que tem todos os comprimentos de onda, todos os tipos de luz juntos num só. As duas, luz visível e infravermelho, conseguem penetrar mais fundo na pele, sendo que a infravermelho é a que vai mais fundo.
E até por isso elas são usadas em tratamentos mesmo. Meu mestrado, doutorado e pós-doutorado foi estudando uma das possíveis terapias a base de luz, que é a terapia fotodinâmica, só pra citar um exemplo. ♪ O ser humano tá exposto à luz do sol e aos danos que ela causa o tempo todo.
Quando os hominídeos, né, as espécies anteriores, tinham o corpo coberto de pelos, os pelos formavam uma barreira contra a maior parte da radiação mais perigosa. E pra gente não ter mais o corpo coberto de pelos hoje, exceto se você for o Tony Ramos. .
. Lá atrás foram selecionados os indivíduos que tinham na pele um sistema de proteção que aguentasse ficar um tempo no sol sem a camada de pelos. Uma dessas coisas de proteção que foi selecionada foi a presença de melanina.
A melanina é o principal pigmento da pele animal, fabricada por células da epiderme chamadas de melanócitos. O principal papel da melanina é proteger a pele contra a luz do sol, e ela faz isso absorvendo tanto a luz UV quanto a luz visível. E se ela absorve a luz, a luz não chega nas camadas mais fundas da pele, e aí o dano que ela causa é menor.
Existem dois tipos principais de melanina: a eumelanina e a feomelanina. A eumelanina protege mais contra a luz, principalmente contra os raios UV, e ela tá em grande quantidade em peles mais escuras. Já a feomelanina, que tem mais em pessoas com pele mais clara, como a minha, tem metade da função protetora contra o ultravioleta do que a eumelanina, e ela ainda se degrada mais quando absorve a luz ultravioleta.
É como se a eumelanina fosse uma caixa bem seladinha que guarda lá dentro dela toda a UV que ela encontra, e a feomelanina fosse uma caixa com alguns furinhos que deixa a radiação UV escapar. E aí, nas pessoas de pele albina, não tem nenhum tipo de melanina, então elas ficam ainda muito mais expostas aos danos causados pelo sol do que pessoas de pele clara. Aqui a gente já pode abordar uma pergunta que os membros do canal fizeram: as pessoas com pele mais escura não precisam usar protetor solar, então, porque têm muita melanina?
Não é bem assim. Porque a melanina é um filtro contra os raios UV, mas não é um escudo, e todas as pessoas precisam usar um filtro solar adequado pro seu tipo de pele. Antigamente não tinha, mas hoje já tem marcas que fazem produtos próprios para peles com cor, que seriam as peles pretas, pardas, amarelas, etc.
E esses produtos não deixam aquele aspecto esbranquiçado que muitos outros não feitos pra esses tipos de pele deixam. Aqui a gente tem uma questão ainda mais grave porque temos meio que um paradigma. Por conta desse estigma que foi criado de que pele escura não precisa se proteger do sol não existem muitos estudos sobre os efeitos da luz solar em peles negras e de outras cores, a enorme maioria dos estudos é sobre pele branca.
Além disso, as pessoas de pele com cor tendem a sofrer mais com doenças de pigmentação, como hiperpigmentação pós-inflamatória, que é quando uma lesão na pele vira uma mancha escura depois de cicatrizada, e melasma, que é o surgimento de manchas escuras na pele, principalmente no rosto. Tudo isso pode ficar mais grave com a exposição ao sol. Então, usar protetor solar é importante não só pra prevenir câncer de pele, mas também pra prevenir essas outras condições.
-Mas não para por aí. [Laura] A gente vê uma incidência de câncer melanoma, que é o câncer de pele tido como um dos mais graves, menor em pessoas de pele com cor. Só que as taxas de mortalidade são bem maiores do que as de pessoas com pele branca.
E isso pode ser resultado de um diagnóstico tardio do câncer, num estágio mais avançado, por causa de fatores sociais, étnicos e raciais, além de diferenças na aparência de câncer de pele em pessoas com pele com cor. Ou seja, se o dermatologista aprende a diagnosticar câncer de pele só em pessoas de pele branca ou de pele sem cor, como pessoas albinas, quando chega um caso de câncer de pele em uma pele com cor, ele pode simplesmente ignorar e nem suspeitar que seja câncer, o que vai atrasar o diagnóstico e diminuir a chance de cura. Então assim, se você assistindo esse vídeo é dermatologista, bora começar a mudar isso, né, minha gente?
Pelo amor de Deus, 2023, sabe? Não dá mais pra aturar esse tipo de coisa, não. ♪ Como a luz do sol, então, causa danos na pele?
É importante a gente entender aqui também nesse vídeo como se expor ao sol sem proteção ao longo dos anos pode resultar num câncer de pele. Repara que eu disse ao longo dos anos porque o efeito é cumulativo. Quanto mais vezes você ficar no sol sem protetor solar, maior é a chance de você ter danos que eventualmente podem causar o câncer de pele.
Quando a radiação UV chega na pele desprotegida, ela causa um processo complexo que envolve reações químicas. A pele tem várias moléculas que podem absorver UV, além da melanina, incluindo DNA, RNA, proteínas e aminoácidos. O problema é que só a melanina é feita pra absorver essa radiação.
Essa é a função dela. As outras moléculas não foram feitas pra isso, então as reações químicas induzidas pela luz UV podem causar alterações e até quebras na molécula. É basicamente assim: a energia da radiação passa pros elétrons das moléculas.
Se for energia suficiente, esse elétron vai escapar da molécula e sair doido, despirocando tipo uma criança que comeu muito açúcar. Ele tem tanta energia que ele precisa sair correndo. [criança cantarolando] [Laura] O problema é que isso dá origem a uma reação em cadeia, porque a molécula que perdeu o elétron vai fazer de tudo pra conseguir outro elétron, senão ela não funciona direito.
Pensa que a molécula é uma cadeira de quatro pernas e cada perna é um elétron. Se você tirar uma perna, você não consegue mais usar a cadeira, ela perde a função. ♪ Por isso, ela vai arrancar a perna de outra molécula, que arranca de outra molécula, que arranca de outra molécula, e assim por diante até a reação conseguir ser contida.
Obviamente, não é bom pra moléculas terem seus elétrons arrancados, igual não é bom ter uma cadeira com uma perna a menos, né? O DNA é um dos principais alvos da radiação UV, e justamente por causa disso, as nossas células têm vários mecanismos de defesa contra esse tipo de dano. É tipo uma equipe de moléculas que escaneia o DNA, acha as alterações causadas pelas reações químicas induzidas pela radiação e conserta essas alterações.
É o nosso sistema de reparo de DNA. Esse sistema é bastante eficaz, mas quando as células são expostas ao sol em excesso, aparecem tantos danos que a reparação vai sendo menos eficiente, e aí pode causar uma transformação maligna da célula. Ela pode então virar uma célula tumoral.
A radiação UV também pode ativar componentes do sistema imune da pele, gerando respostas inflamatórias. Essas respostas são importantes porque protegem a pele contra a radiação. Mas se a radiação for em excesso, se acumulando ao longo dos anos, essas reações vão ficar descontroladas.
E aí, as próprias reações inflamatórias vão começar a danificar a pele. Ficou claro que é tudo uma questão de acúmulo? Como toda radiação, a radiação UV vai causar mais danos se você se expõe a ela sem proteção repetidamente.
É por isso que proteção solar tem que ser rotina pra evitar esse acúmulo de danos. Dito tudo isso, agora sim a gente pode conversar sobre protetores solares em si. ♪ Eu não sei se vocês repararam, mas como o tema é protetor solar, eu deixei até o cenário mais iluminado.
Ó, deixei a janela aberta pra bater um solzinho aqui, pra condizer com o tema. Meu LED aqui atrás, não sei se dá pra ver, mas tá com uma luzinha meio amarela, tudo pra entrar no clima solar. Eu tô aqui de blusinha vermelha, então tá tudo no tema.
Sutilezas, sutilezas. Então, vamos ver quais são os tipos de protetor solar. Bom, de forma geral, todos eles protegem contra raios UVA e raios UVB.
Alguns mais novos protegem também contra a luz visível e, nos últimos anos, surgiram também no mercado produtos mais novos que dizem proteger contra radiação infravermelha e luz azul. Eu nunca encontrei esses produtos até agora pra comprar, mas tirando eles, a gente pode dividir os filtros solares em duas categorias: filtros físicos ou inorgânicos e filtros químicos ou orgânicos. E tem vários filtros que misturam os dois sistemas, físico e químico.
Então, assim, não tem um melhor que o outro, são só sistemas diferentes. Em muitos filtros solares, em muitos produtos, eles vão estar combinados. Os filtros físicos são aqueles que formam uma camada opaca na pele que eles impedem que a radiação passe.
E aí, uma parte da radiação vai ser refletida de volta para o ambiente e a outra parte vai ser convertida em calor. É uma barreira física mesmo, um obstáculo. Eles geralmente têm menos potencial de causar alergias, por isso são os mais indicados pra entrar na composição de produtos pra crianças e pra pessoas com histórico de reação alérgica, tipo eu.
Muito bom, muito bom ser pessoa alérgica! As principais substâncias dessa classe são o dióxido de titânio e o óxido de zinco. Óxido de zinco inclusive é a base da famosa pasta d'água, que deixa a pele branca.
Terror das crianças dos anos 90 era passar pasta d'água na cara. Os filtros solares químicos ou orgânicos agem transformando a radiação prejudicial em uma energia inofensiva. Se a radiação UV fosse um pinscher, o filtro químico a transformaria em labrador, é basicamente isso.
As moléculas do filtro químico absorvem a radiação UV e reagem quimicamente pra transformar essa UV em calor, e com isso ela fica totalmente inofensiva. E como é que funciona aquele número de fator de proteção solar, o famoso FPS? -Não sei.
[Laura] O FPS é um valor que se refere aos raios UVB, e a gente encontra ele no laboratório fazendo uma relação entre a dose mínima de UV pra causar uma queimadura em uma pele protegida pelo protetor solar e a dose mínima para causar a mesma queimadura numa pele desprotegida. Teoricamente, isso significa que, por exemplo, usando um protetor solar fator 30, você precisa se expor a 30 vezes mais radiação UV do que sem o protetor solar pra ter uma queimadura. Mas isso não significa que você pode ficar no sol um tempo 30 vezes maior, tudo bem?
Porque a quantidade de UV na radiação solar não é sempre a mesma ao longo do dia. Então, não abusa, né? Tem também o FPUVA, que é referente aos raios UVA, e ele é calculado do mesmo jeito que o FPS.
Mas aqui a relação é: a dose mínima de UVA pra causar um bronzeamento persistente na pele protegida pelo protetor solar no caso, comparado à pele desprotegida. Então a gente tá falando em termos de bronzeamento. Na maioria das vezes, os rótulos só mostram o valor do FPS, então FPS 15, 30, 50 e por aí vai, e não colocam o valor do FPUVA.
Você vai só encontrar escrito as siglas UVA + UVB ou então escrito que ele é de amplo espectro, coisas assim. E aí a gente não consegue saber o valor do FPUVA. Mas por exigência da Anvisa, o FPUVA deve ser no mínimo 1/3 do valor do FPS.
Então se o meu protetor aqui é 30 de FPS, o FPUVA tem que ser no mínimo 10. E aí você pode encontrar ainda escrito "proteção muito alta", que significa um FPS maior que 50 e menor que 100, "alta proteção", que é entre 30 e 50. Esse meu aqui é de 30, então tá escrito "alta proteção".
"Média proteção" pra FPS entre 15 e 29, e "baixa proteção" pra FPS entre 6 e 14,9. E aí, eu queria só dizer uma coisa pra lembrar vocês pra não caírem no marketing: não existe, até o momento, nenhum protetor solar capaz de bloquear 100% da passagem da radiação UV pra sua pele. Por isso, FPS 100 não é igual a proteger 100% da sua pele, a barrar 100% dos raios UV, tá bom?
Nenhum protetor solar consegue fazer isso. -Eu não queria mesmo. [Laura] É importante saber uma coisa também, que é: a proteção indicada no rótulo só é atingida quando você segue as recomendações de quantidade de aplicação e reaplicação do produto, especialmente a quantidade.
Porque a proteção do FPS é calculada levando em conta também a quantidade de produto. Isso acontece porque a chance dos raios solares atingirem uma partícula de protetor solar é muito menor quando você não usa a quantidade adequada. Então, imagina que essa é a quantidade certa: cada bolinha dessa é uma partícula de protetor solar.
Quando eu passo na quantidade correta, toda a área da pele vai ter alguma partícula pra refletir e absorver a luz solar. Quando eu passo só metade, sobra uma grande área aqui totalmente exposta, que pode receber radiação solar. Então a gente diminui a eficiência do produto.
Passar metade da quantidade recomendada vai dar metade da proteção. A quantidade recomendada pela Sociedade Brasileira de Dermatologia é uma colher de chá pro rosto, pescoço e cabeça tipo orelha, tudo aqui. Uma colher de chá pro tronco, uma colher de chá pras costas, e uma colher de chá pra cada membro.
E aí você considera que a coxa é um membro e a canela é outro. Bom, entendemos o que é e como funcionam os filtros solares. Agora vamos falar de alguns mitos comuns sobre eles e responder às dúvidas que os membros aqui do canal enviaram pra gente lá no Discord.
Se você quiser ter oportunidades como essa de ter suas dúvidas incluídas no roteiro, no roteiro dos queijos, parte dos vídeos foi dedicada totalmente a responder as dúvidas dos membros. Você pode considerar se tornar membro aqui do canal. Mas essas dúvidas vão ficar pro vídeo parte dois, porque esse aqui já tá muito grande.
Já tô falando aqui sem parar há 28 minutos. A parte dois já tá disponível pros membros. Pra vocês, ou é daqui dois dias ou é daqui cinco dias, eu não decidi ainda, mas a gente se vê em breve.
Se você não quiser esperar, torne-se membro aqui do canal e a gente se vê no próximo vídeo. Um beijo, tchau! E usem filtro solar, pelo amor de Deus!
Eu não quero ver ninguém camarão, não quero ver ninguém da cor da minha blusa por aí, gente, pelo amor de Deus. Vocês são todos adultos, né? Por favor!
♪ Protetor solar destrói as barreiras de corais. Usar protetor solar causa deficiência de vitamina D? Protetor solar é tóxico porque ele é absorvido pela pele e atrapalha os hormônios.
Será mesmo que o protetor solar aumenta o risco de câncer de pele?
Related Videos
Estadunidenses cozinhando como se tivessem SUS - parte 2
23:22
Estadunidenses cozinhando como se tivessem...
Nunca vi 1 cientista
46,597 views
Sintomas de intolerância a lactose - Manual da Intolerância parte #1
14:08
Sintomas de intolerância a lactose - Manua...
Nunca vi 1 cientista
105,782 views
O que não te contaram sobre glutamato monossódico!
12:27
O que não te contaram sobre glutamato mono...
Nunca vi 1 cientista
84,239 views
Por que sal aumenta a pressão?
25:03
Por que sal aumenta a pressão?
Nunca vi 1 cientista
41,960 views
Celulite: o que não te contaram
14:02
Celulite: o que não te contaram
Nunca vi 1 cientista
58,051 views
O que significam os fatores do protetor solar?
4:36
O que significam os fatores do protetor so...
Drauzio Varella
51,071 views
Banha de Porco! Faz bem ou é mito? Dr. Fernando Lemos - Coloproctologista
10:56
Banha de Porco! Faz bem ou é mito? Dr. Fer...
Dr. Fernando Lemos - Planeta Intestino
1,946,033 views
O que acontece se cozinhar coentro?
11:52
O que acontece se cozinhar coentro?
Nunca vi 1 cientista
193,195 views
VOCÊ ESTÁ USANDO PROTETOR SOLAR ERRADO!
11:59
VOCÊ ESTÁ USANDO PROTETOR SOLAR ERRADO!
Olá, Ciência!
798,228 views
O leite é inflamatório? As evidências surpreendentes sobre isso!
17:30
O leite é inflamatório? As evidências surp...
Nunca vi 1 cientista
283,370 views
Como funciona o desodorante de pedra?
10:04
Como funciona o desodorante de pedra?
Nunca vi 1 cientista
112,824 views
The Most Important Material Ever Made
22:23
The Most Important Material Ever Made
Veritasium
6,077,921 views
"Eu tô passando mal"
29:42
"Eu tô passando mal"
Nunca vi 1 cientista
36,237 views
Para que realmente serve a DRENAGEM LINFÁTICA?
17:48
Para que realmente serve a DRENAGEM LINFÁT...
Nunca vi 1 cientista
53,674 views
4 ERROS NA HORA DE UTILIZAR  PROTETOR SOLAR | ADA TINA
13:08
4 ERROS NA HORA DE UTILIZAR PROTETOR SOLA...
Maurizio Pupo
15,734 views
VITAMINA D: precisa tomar sol no corpo inteiro?
16:50
VITAMINA D: precisa tomar sol no corpo int...
Nunca vi 1 cientista
41,228 views
A substituta da gordura trans
17:26
A substituta da gordura trans
Nunca vi 1 cientista
129,017 views
Boost Your Bone Density with These 6 Life-Changing Tips
17:18
Boost Your Bone Density with These 6 Life-...
Talking With Docs
1,091,778 views
Rotina para ter uma pele saudável e também bonita
31:23
Rotina para ter uma pele saudável e também...
Katia Haranaka
819,254 views
O açúcar mais caro do mundo
23:52
O açúcar mais caro do mundo
Nunca vi 1 cientista
29,986 views
Copyright © 2025. Made with ♥ in London by YTScribe.com