hei hei de escravidão a história de uma nação muita exploração dos nossos irmãos nem navio negreiro cinza locate viveiro acabou com nosso orgulho afro-brasileiro story blackstone panthers muitas vezes a história de nós negros foi tratada como se fosse um capítulo à margem da história do brasil mas a real é que nós somos uma parte fundamental para a história do país mas agora é hora da gente lembrar [Música] storrie amigos vocês já pararam para pensar porque a gente sempre começa a história negra no brasil a partir do tráfico de escravos usados da escravidão como se fosse
aí que começa a história dos negros que vieram pra cá a gente se esquece que essas mesmas pessoas já tinham vidas e histórias próprias no lugar onde nasceram e que o tráfego de escravizá dados foi do século 16 até o século 19 ou seja foram quase 400 anos de escravidão no brasil há 400 anos imagina quantas gerações não foram atravessados por esse problema imagina quantas pessoas não foram violentadas por essa atrocidade e tudo isso para simplesmente normal pra gente parece uma questão do vestibular e ainda me vem alguém dizer que mimi não acho que pra
gente elaborar esse assunto a gente devia dar uma olhada naquele show que você deu quando chico rei veio aqui e acho eu acho que você não muito tanto é que a gente vai repetir estoril anos de história humana sabe quando você ouve alguém dizendo que os escravizados vieram da áfrica assim continuar a fuga fosse tudo igual então na verdade não não é esse aqui é o mapa da áfrica como a gente conhece hoje com as fronteiras definidas em grande parte pela colonização européia só que essa divisão aqui galera não levou em conta as fronteiras étnicas
ou seja as fronteiras culturais políticas e sociais entre os povos que já existiam aqui muito antes dos europeus esse aqui é um mapa aproximado das fronteiras étnicas antes da colonização acontece que aqui existiam muitas divisões políticas muitos reinos diferentes entre si aliás bastante diferentes por exemplo na chamada costa da mina tinham comunidades como o som o senhor base o symbol exibidos que falavam línguas pertencentes ao níger eo congo como euro ba o ibope o e dói eo dj pra vocês terem uma noção a língua yorubá é falada há mais de 2.000 anos eram áreas fragmentadas
mas com estados fortes como o iô iô e lei fere e o reino de down mec que controlava a política ea economia da região já um pouco mais ao sul da costa africana nos atuais gabão república democrática do congo e angola a situação era diferente porque lá o idioma falado era o que conduz os seus dialetos e muito por conta disso por conta de todo mundo falar o mesmo idioma a unidade territorial era maior é uma área muito rica no maiombe por exemplo na atual angola tinham muitas jazidas de chumbo cobre e ferro e lá
ficavam reino do congo que tinha uma população de mais ou menos oito milhões de pessoas a capital era em mbanza kongo e o rei tinha uma guarda real de mais de 20 mil homens a partir do século 15 os europeus e entre eles os portugueses se instalaram na áfrica e teve início o uso de mão-de-obra escravizada principalmente na costa ocidental do continente no século 17 e comércio gera uma importante fonte de renda para os comerciantes europeus que estavam traficando escravizadas de toda a áfrica para as américas e com isso os reinos as organizações sociais a
cultura em toda a história tão rica e tão diversa da áfrica foram brutalmente atingidos e passa pra quem não sabe teve até rei escravizadas no brasil o galã gaga mais conhecido como chico rei que foi um rei africano trazido para cá como escravizado e pouca gente conhece a história do cara tem até quem diz que ele nem existiu chega este correira 5 essa história de que tem gente que diz que você não existiu no nó méxico com calma o que ela está querendo dizer que não tem muitos documentos que falam sobre você os portugueses tentam
apagar tudo sobre nós as histórias não chegar até vocês a gente tem alguns relatos orais e tal não é isso não basta exatamente chico rei exatamente a gente não pode aprender histórias além do que está nos livros deixando de lado o seu lado fã aqui no brasil o que houve foi um apagamento da história dos negros muitos documentos dos escravizadas foram queimados e nomes genéricos eram adotados ignorando local de nascimento e grupo étnico até hoje muitos de nós descendentes de africanos não sabemos de onde nossos antepassados vieram então se imagina imagina aquilo ali foi anne
o kiko tanaka o luvizotto que sabem exatamente de onde os seus antepassados os avós dos tataravós os bisavós vieram imagina só não tem a menor idéia pois é a galera pessoas arrancadas de suas vidas para terminar seus dias como escravizadas longe das suas famílias e ainda tem gente que diz que a escravidão aqui no brasil foi mais tranquila mas se engana quem pensa que não teve resistência nós lutamos e lutamos muito e tinham várias formas de resistência várias formas eu vou dar alguns exemplos para vocês sabotagem de engenho desobediência fuga envenenamento dos senhores ea mais
importantes e ostensiva de todos que foram os quilombos palmares nossa pequena mola não cola também tiveram diversas revoltas pelo país diz escravizadas e escravizados uma delas que a gente viu nesta temporada é a revolta dos malês malês galera é como os negros muçulmanos escravizados na bahia que lhe hão e escreviam em árabe eram chamados além disso os caras influenciaram bastante a nossa cultura se liga aí a gente se reúne para o aprendizado mas também sabemos celebrar [Música] eu sou uma lei rosol logo o filho de alá e da áfrica filho de laís há quem só
voltou escravo não soube falar do pará em hotan que vai lá levar a encurtar rio nossa estejam com todos os negros africanos e brasileiros e olexandr vocês as revoltas negras como a dos malês pressionavam pelo fim da escravidão no brasil e esses movimentos se tornaram cada vez mais freqüentes no nosso país isso me lembra o nosso querido luiz khan luiz gama autodidata abolicionista advogado jornalista e também autor de várias poesias ele esteve aqui na nossa primeira temporada aliás vamos ver com ele como no século 19 à escravidão começado chegar no seu fim agora chega mas
luís nos estados unidos estava rolando a guerra da secessão notes abolicionista no sul os escravistas como isso influenciou o movimento abolicionista aqui no brasil os ideais de liberdade individual igualitarismo trazidos dos estados unidos que encaravam a contradição da escravidão no brasil afinal todos nós somos iguais como pode alguém escravizar um igual com isso nós começamos a articular um movimento republicano por aqui mas já estamos em 1880 e nada de escravidão acaba mas mesmo com tanta pressão só em 1888 a escravidão no brasil teve fim só que como dizem alguns historiadores nossos a lei áurea por
aqui foi bastante preguiçosa né exatamente extremis vocês já pararam para pensar em como foi o dia seguinte à abolição da escravidão do espírito [Música] no dia seguinte à abolição a verdadeira preocupação da elite governante e do império era como vamos manter os grandes senhores de escravos e ea produção sim porque ninguém tirando alguns caras assim mais prá frentex pensou na grande quantidade de pessoas sem emprego que precisaria sobreviver né pra vocês terem uma noção têm histórias de pessoas que foram libertadas da escravidão nas fazendas que foram abandonadas nas estradas sem ter o que comer sempre
pra um dia sem nada mas teve gente que se juntou como a gente se reunir formava grupos muitas vezes por sua ascendência africana nossas nações africanas nações vêem ao contrário do que a escravidão nos fez pensar muitos negros dinheiro de verdadeiras nações africanas eram reis rainhas se dividiam entre nagôs yorubás malleys na costa de mim o fim da escravidão não acabaram as dificuldades dos negros na sociedade não houve um projeto para reduzir a desigualdade social para combater o racismo ou para garantir uma vida digna à população negra e vocês acham que isso influenciou na formação
das favelas na desigualdade social na divisão entre brancos ricos negros pobres no difícil acesso da população negra à universidade na criminalização da pobreza no encarceramento em massa da população preta no racismo mas de benefícios a bené a china considera muito difícil muito difícil a gente tem convicção mas não têm evidência até nos anos 30 na era vargas a mestiçagem começou a ser publicizada como algo positivo como nas marcas registradas no brasil junto com imagens do samba e do carnaval ao mesmo tempo o movimento negro se fortalecer cada vez mais ea gente teve a criação da
frente negra e do teatro experimental do negro nos anos 40 o movimento a profunda sua articulação um 1951 é promulgada a lei afonso arinos máquina do tempo tivesse criado menos 51 a lei afonso arinos proibiu qualquer ato de discriminação racial no brasil isso mesmo assim sempre só que aí vem a ditadura militar e qualquer articulação política civil é vista com maus olhos e não foi o movimento negro mas nos anos 70 o movimento ressurge nomes da militância negra dos estados unidos como os panteras negras mal com ex e martin luther king também servem de referência
para a gente em 1974 foi criado e leah e bloco de negros e negras do carnaval da bahia em 78 o mn o movimento liderado pelos negros com formação universitária esses caras fizeram barulho a organizar um ato com mais de duas mil pessoas em frente às escadarias do theatro municipal de são paulo uma das principais reivindicações do grupo é o fim da violência policial contra os negros aliás a ditadura militar acabou há bastante tempo mas os negros continuam sendo os maiores alvos da violência policial os decretos racistas não existem mais mas ainda assim 64% da
população presa no brasil é preta pois é de três anos a vida para a população preta nunca foi fácil e continuam sendo mas a nossa história de luta mulheres negras incríveis fizeram história neste país como antonieta de barros a primeira mulher negra eleita deputada em 1934 se lembram dela ea carolina de jesus a autora do quarto de despejo que vivenciou ditadura militar e teve seu livro boicotado pelo regime a vida igual um livro só depois de ter lido é que sabemos o que encerra e nós quando estamos no fim da vida é que sabemos como
a nossa vida decorreu a minha até aqui tem sido preta preta minha pele preto é o lugar onde eu moro vamos ver o que a lusa tem a dizer sobre o assunto agora a história amadas e história amados a história do nosso país é marcada por um pagamento simbólico das lideranças negras há poucos registros sobre elas na nossa história oficial mulheres fundamentais do século 20 também são pouco conhecidas você conhece por exemplo a história de ruth de souza atriz com fundadora do teatro experimental do negro em primeira atriz negra a subir no palco do theatro
municipal do rio de janeiro porque será que ouvimos tão pouco sobre essa mulher incrível [Música] isso tem nome sobrenome machismo e racismo mas as mulheres negras vem lutando pela memória daquelas que vieram antes e para garantir o fim desse pagamento nomes como a filósofa de jamila ribeiro que diz por exemplo aspas pra nós falar de machismo racismo é questão de sobrevivência o fato é histórico lovers que tá cheio de mulher negra arrasando quarteirão e mudando a nossa história busca em conhecê-las apoiá las e divulgá-las história blackstone panthers a história do meu povo é uma história
de dor mas também de muita resistência ea como a luzia disse para lutar contra o apagamento histórico a gente precisa resistir e muito é isso aí estaremos não se esqueçam de curtir compartilhar todos os vídeos desce da outra temporada porque é muito legal que cada vez mais gente se interessa por história pela nossa história e até à próxima champions [Música]