RENASCIMENTO CULTURAL

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ESTAÇÃO ARTE
O Renascimento Cultural foi um movimento que teve seu início na Itália no século XIV e se estendeu p...
Video Transcript:
[Música] o renascimento na itália o termo renascimento é comumente aplicado a civilização européia que se desenvolveu entre 1. 300 1650 ele sugere que a partir do século 14 teria havido na europa um súbito reviver dos ideais da cultura greco romano mas essa é uma visão simplificadora da história já que mesmo durante o período medieval o interesse pelos autores clássicos nunca deixou de existir dante um poeta italiano que viveu entre os anos de 1965 e 1321 por exemplo manifestou inegável entusiasmo pelos clássicos também nas escolas das catedrais e dos mosteiros autores como cícero virgílio cênica e também os filósofos gregos eram muito estudá los na verdade o renascimento foi um momento da história muito mais amplo e complexo do que o simples reviver a antiga cultura greco-romana ocorreram nesse período muitos progressos e incontáveis realizações no campo das artes na literatura e das ciências que superaram a herança clássica o ideal do humanismo foi sem dúvida o móvel desse progresso e tornou-se o próprio espírito do renascimento um sentido amplo esse ideal pode ser entendido como a valorização do homem e da natureza em oposição ao divino e ao sobrenatural conceitos que havia impregnado a cultura da idade média nas artes o ideal humanista ea preocupação com rigor científico podem ser encontrados nas mais diferentes manifestações trabalhando hora o espaço na arquitetura hora as linhas e cores na pintura ou ainda os volumes nem cultura os artistas do renascimento sempre expressaram os maiores valores da época a racionalidade ea dignidade do ser humano a arquitetura renascentista para compreender melhor as idéias que orientarão as construções renascentistas retomemos rapidamente a linha evolutiva da arquitetura religiosa no início à basílica cristã e imitava um templo grego e constituir se apenas de um salão retangular mais tarde no período bizantino as plantas das igrejas complicaram-se no intrincado desenho octogonal à época românica por sua vez produziu templos com espaços mais organizados já a arquitetura gótica buscou uma verticalidade exagerada criando espaços imensos cujos limites não são claramente visíveis no renascimento a preocupação dos construtores foi diferente era preciso criar espaços compreensíveis de todos os ângulos visuais que fossem resultantes de uma justa proporção entre todas as partes do edifício a principal característica da arquitetura do renascimento portanto foi a busca de uma ordem e de uma disciplina que superasse o ideal de infinitude do espaço das catedrais góticas na arquitetura renascentista a ocupação do espaço pelo edifício baseia se em relações matemáticas estabelecidas de tal forma que o observador possa compreender a lei que organiza de qualquer ponto em que se coloque um dos arquitetos que pela primeira vez projetou edifícios que expressam esse ideal do renascimento foi filippo brunelleschi 1. 377 1.
446 brunet lesc é um exemplo de artista completo do renascimento pois foi pintor escultor e arquiteto além de dominar conhecimentos de matemática geometria e de ser grande conhecedor da poesia de dante foi como construtor porém que realizou os seus mais importantes trabalhos entre eles a cúpula da catedral de florença conhecida também por igreja de santa maria del fiori o hospital dos inocentes e hp ela fase segundo a planta inicial a catedral de florença teria uma grande nave central e duas naves laterais que terminaria um espaço octogonal os trabalhos iniciais de construção foram realizados em 1. 296 furar novo de câmbio mais tarde giotto também participou de suas obras em 1369 as obras da catedral tinha terminado mas o espaço que deveria ser ocupado por uma dupla continuava aberto coube a bruno e lesc em 1420 a tarefa de projetar a bomba da sobre esse espaço a partir dos estudos do panteão e de outras cúpulas romanas ele chegou à conclusão de que seria possível construir o domo de santa maria del fiori assentando sobre o tambor octogonal formado pelas paredes de pedras já construídas a solução ficou tão integrada ao edifício que parece ter sido concebida pelo mesmo arquiteto que projetou originalmente a catedral mas a concretização da harmonia e da regularidade como consequência das regras de geometria aplicadas por bruno elétrico no princípio do século 15 é mais evidente na capela paz e em florença comparada às grandes construções do período gótico a capela pasi é um edifício pequeno mas foi construído segundo princípios científicos tão precisos que parece testemunhar a potencialidade de que dispõe o ser humano nessa obra brunet leste e alcançou plenamente os objetivos da arquitetura renascentista aí já não é o edifício que possui o homem mas este que aprendendo a lei simples do espaço possui o segredo do edifício além das obras mais conhecidas desse importante arquiteto outras construções revela o espírito científico e humanista que o homem da renascença cultivou com tanto interesse uma dessas obras encontra-se na cidade de rubi no norte da itália como outros pequenos cortes que floresceram nessa região nas últimas décadas do século 15 urbino foi um importante centro da civilização ocidental no período da renascença o primeiro duque de urbino federico de montefeltro foi um grande chefe militar inteligente e culto é este espírito humanista sensibilizado que se encontra refletida no palácio do caudilho bino sua sala são claras planejadas e de proporções perfeitas não é conhecido o artista que projetou o palácio sabe se apenas que um construtor chamado laura ana fez as fundações do edifício mas é certo que piera pela francesca um dos grandes pintores no renascimento italiano trabalhou em sua decoração foi para esse palácio que fez por exemplo o famoso de pico que retrata o duque frederico de monte de feltro e sua esposa batista esforço que será examinado mais adiante a pintura renascentista a pintura do renascimento confirma as três conquistas que os artistas do último período gótico já haviam alcançado a perspectiva o uso do claro escuro e o realismo é interessante lembrar que os pintores gregos e romanos da antiguidade já haviam dominado esses recursos da pintura entretanto como já vimos os pintores do período românico e dos primeiros períodos góticos abandonaram essas possibilidades de imitar a realidade no final da idade média e no renascimento porém predomina a tendência de uma interpretação científica do mundo o resultado disso nas artes plásticas e sobretudo na pintura são os estudos da perspectiva segundo os princípios da matemática e da geometria o uso da perspectiva conduziu o outro recurso o claro escuro que consiste em pintar algumas áreas iluminadas e outras na sombra esse jogo de contrastes reforça a sugestão de volume dos corpos a combinação da perspectiva do claro-escuro contribuiu para o maior realismo das pinturas outra característica da arte do renascimento em especial da pintura foi o surgimento de artistas com um estilo pessoal diferente dos demais durante a idade média como vimos a produção artística era anônima isso ocorreu porque toda arte resultou de idéias anteriormente estabelecidas seja pelo poder real seja pelo poder eclesiástico as quais o artista deveria se submeter com o renascimento esse quadro se altera já que o período se caracteriza pelo ideal de liberdade e conseqüentemente pelo individualismo é portanto a partir dessa época que começa a existir o artista como o conceito anos atualmente o criador individual e autônomo que expressem suas obras os seus sentimentos e suas idéias sem submissão a nenhum poder que não a sua própria capacidade de criação assim no renascimento são inúmeros os nomes de artistas conhecidos tendo cada um com características próprias como veremos a seguir mas as you a pintura como imitação do real segundo george passar e um crítico e historiador de arte que viviam e produzir suas obras no século 16 mas assumiu 401 1. 428 foi o primeiro pintor do século 15 a conceber a pintura como imitação fiel do real como a reprodução das coisas tal como elas são o seu realismo é tão cuidadoso que ele parece ter a intenção de convencer o observador a respeito da realidade da cena retratada como se pode observar em seus quadros adão e eva expulsos do paraíso são pedro distribui aos pobres os bens da comunidade e são pedro curar os enfermos mas além disso o pintor parece convidar o observador a também participar do que está representado na pintura podemos notar esses aspectos por exemplo na obra santíssima trindade um grande afresco da igreja de santa maria novelli inflor ensa e no painel madonna com o menino olhando atentamente essas obras constatamos um fato importante os recursos da pintura renascentista e atitude convincentemente humana das figuras retratadas nos mostram que a concepção que o homem do século 15 faz de si mesmo do mundo e deu se alterou em relação ao passado o artista do renascimento não vê mais o homem como um simples observador do mundo que expressa a grandeza de deus mas como a expressão mais grandiosa do próprio deus e o mundo é pensado como uma realidade a ser compreendida científicamente e não apenas admirada fra angélico a busca da conciliação entre o terreno eo sobrenatural fra angélico 1387 1.
455 foi considerado o primeiro herdeiro de márcio por causa do seu interesse pela realidade humana mas sua formação cristã e conventual fez com que suas obras manifestassem uma tendência religiosa na arte do renascimento sua pintura embora siga os princípios renascentistas a perspectiva e da correspondência entre luz e sombra está impregnada de um sentido místico é o caso por exemplo de um juízo universal e de posição o ser humano representado nas obras de frangélico não parece manifestar angústia ou inquietação diante do mundo mas serenidade pois se reconhece submisso à vontade de deus em sua obra anunciação pintada entre 1. 400 e 33. 437 4 notamos que ainda persiste a intenção religiosa no entanto a perspectiva e o realismo já são bastante evidentes aqui as figuras bem o volume e feições mais humanas diferentemente do aspecto menos realista das personagens que aparecem nos quadros pintados anteriormente e anunciação do anjo a maria é ambientada numa construção cujas linhas geométricas parecem abrigar a serenidade com que nossa senhora ouvir a mensagem divina paulo otero encontro das fantasias medievais e da perspectiva geométrica paulo otelo 1397 1.
485 procura compreender o mundo segundo os conhecimentos científicos do seu tempo e em suas obras tenta recriar a realidade segundo princípios matemáticos mas por outro lado sua imaginação cortejo as fantasias medievais o mundo lendário de um período que já estava se constituindo num passado superado essa característica de otelo pode ser observada no quadro são jorge eo dragão além disso outro aspecto importante de sua pintura é a representação do momento em que o movimento está sendo contínuo no painel central do tríptico batalha de são romão por exemplo os cavalos parecem refrear o ímpeto de uma corrida que logo será iniciada piero della francesca imobilidade e beleza geométrica para piero della francesca 1410 1492 a pintura não tem por função representar um acontecimento as cenas que suas obras mostram servem como suporte para a apresentação de uma composição geométrica na ressurreição de jesus por exemplo o grupo de figuras humanas ali representadas compõem uma pirâmide cujo ponto mais elevado é a cabeça de cristo e cuja base são os soldados que dormem sentados no chão próximo ao túmulo no díptico que retrata o duque federico de manter feltro e sua esposa batistas força é bastante clara preocupação do artista em reduzir as figuras as suas formas geométricas essa obra formada por dois painéis de madeira apresenta um aspecto interessante embora cada um dos personagens esteja isolado num dos painéis a mesma paisagem ao fundo estabelece a unidade entre eles as duas figuras foram pintadas de perfil e o artista deu lhes tal densidade que elas parecem ganhar volume e relevo os pintores cubistas do século 20 impressionaram se muito com essa obra eles compreenderam a aproximação feita por pinheiro dela frutifica entre as figuras humanas e as geométricas pois fica patente no retrato do duque da esposa que o rosto feminino assemelha se a uma esfera eo masculino a 1 como podemos ver por esses exemplos em pinheiro dela francisca a pintura não se destina a transmitir emoções com alegria tristeza sensualidade para ele a pintura resulta da combinação de figuras e do uso de áreas de luz e sombra seu universo é representado por uma forma geométrica estática isso pode ser observado também no batismo de jesus e em nossa senhora com o menino e santos [Música] botticelli a linha que sugere ritmo e não energia botticelli 1445 1510 foi considerado o artista que melhor expressou através do desenho um ritmo suave e gracioso para as figuras pintadas os temas de seus quadros quer tirados da antiguidade grega quer tirados da tradição cristã foram escolhidos segundo a possibilidade que lhe proporcionavam de expressar seu ideal de beleza para ele a beleza estava associada ao ideal cristão da graça divina por isso as figuras humanas de seus quadros são belas porque manifesta uma graça divina e ao mesmo tempo melancólicas porque supõe que perderam esse dom de deus sua criação mais famosa nascimento de vênus retoma um tema da antiguidade pagã mas pôde shelly transforma vênus a deusa do amor um símbolo da pureza e da verdade mas é na obra a primavera que podemos compreender melhor as características de botticelli essa pintura foi feita para decorar uma parede da casa de um dos membros da família médici de florença o assunto é a representação do mundo pagam ao centro está a deusa vênus acima de sua cabeça cupido dispara suas setas que despertam o sentimento do amor à esquerda de vênus estão flora a primavera uma jovem com um ramo de flor na boca e zé filho o vento oeste na mitologia grega à direita de vênus estão as três graças e mergulho o mensageiro dos deuses aparentemente as figuras não tem muita relação entre si mas o observador as percebe como um conjunto o que as une é o ritmo suave do desenho e a sugestiva paisagem em tons escuros que favorecem a impressão de relevo das figuras claras em primeiro plano leonardo da 20a busca do conhecimento científico e da beleza artística leonardo da vinci 1452 1519 foi possuidor de um espírito versátil que o tornou capaz de pesquisar e realizar trabalhos em diversos campos do conhecimento humano aos 17 anos esteve em florença como aprendiz no estúdio de verão xii escultor e tem dois já consagrado em 1482 foi para milão onde se interessou por questões de urbanismo e fez um projeto completo para a cidade projetou uma rede de canais um sistema de abastecimento de água e de esgotos previu ruas alinhadas praças e jardins públicos por volta de 1500 dedicou se aos estudos de perspectiva de ótica de proporções ea de proporções e anatomia nessa época realizou inúmeros desenhos cerca de 4. 000 acompanhados de anotações e os mais diversos estudos sobre proporções de animais movimentos plantas de edifícios e engenheiros mecânicos na verdade deu nada 20 pintou pouco o afresco da santa ceia no convento de santa maria dela grave e milão e cerca de 15 quadros dentre os quais destacam-se anunciação geoconda em santana a virgem eo menino ele dominou com sabedoria um jogo expressivo de luz e sombra gerador de uma atmosfera que parte da realidade mas que estimula a imaginação do observador um exemplo disso é o quadro a virgem dos rochedos um conjunto de rochas escuras faz fundo para o grupo formado por maria são joão batista jesus um anjo essas figuras estão dispostas de maneira a formar uma pirâmide da qual maria ocupa o vértice essa disposição geométrica das personagens mais a luz que incide no rosto da virgem em contraste com as rochas escuras a torna o centro da obra mas a nossa atenção é desviada para o menino jesus o que o torna a figura principal da composição leonardo conseguiu isso pelo envolvimento do corpo do menino na luz pela atitude de adoração de são joão pela mão de maria estendida sobre a cabeça do menino e pela atitude protetora do anjo que o apoia por sua vez a profundidade do quadro é dada pela luz que brilha muito além da escuridão da superfície das pedras [Música] michelangelo a genialidade ea serviço da expressão da dignidade humana os 13 anos de que ângelo 1475 1564 foi aprendiz de domenico ghirlandaio consagrado pintor de florença mais tarde passou a freqüentar a escola diz cultura mantida por lourenço médici também em florença onde entrou em contato com a filosofia de platão e com o ideal grego de beleza o equilíbrio das formas entre 1508 e 1512 de que a loja não trabalhou na pintura do teto da capela sistina no vaticano para essa capela concedeu e realizou grande número de cenas do antigo testamento dentre tantas cenas que expressam genialidade do artista uma particularmente representativa é a criação do homem deus representado por um homem de cor vigoroso e cercado por anjos estendi a mão para tocar a de adão representado por um jovem hoje o corpo forte e harmonioso concretiza magnificamente o ideal de beleza do renascimento [Música] rafael o equilíbrio ea simetria rafael sanzio 1483 1520 é considerado um pintor que melhor desenvolveu na renascença os ideais clássicos de beleza harmonia e regularidade de formas de cores tornou-se muito conhecido com um pintor das figuras de maria e jesus e seu trabalho realizou se de modo tão precisamente elaborado que se transformou em modelo para o ensino acadêmico de pintura suas obras comunicam ao observador no sentimento de ordem e segurança pois nos elementos que compõem seus quadros são dispostos em espaços amplos claros e de acordo com uma simetria equilibrada rafael evitou o excesso de detalhes e um decorativismo expressando sempre de forma clara e simples os temas pelos quais se interessou dentre sua grande produção é importante mencionar a libertação de são pedro à transfiguração ea escola de atenas esta última é um afresco pintado no palácio do vaticano que pretende ser um sumário gráfico da história da filosofia grega um centro estão platão e aristóteles a volta deles agrupam-se outros sábios estudiosos mas depois que o olhar do observador passei pelo conjunto das figuras procurando identificar aqui e ali outros personagens sua atenção volta-se para o amplo espaço arquitetônico representado pela pintura são admiráveis a sugestão de profundidade ea beleza monumental das arcadas e status é neste modo de representar o espaço e de ordenar assegura o equilíbrio e simetria que residem os valores artísticos da pintura serena mas eloquente de rafael a escultura renascentista italiana na escultura italiana do renascimento dois artistas se destacam por terem produzido obras que testemunham a crença na dignidade do homem michelangelo e ver rocho inicialmente andréia dell vê rocha e 1. 435 1.
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