O UTILITARISMO DE JEREMY BENTHAM | FELINISTA

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Felinista
O vídeo de hoje é sobre o filósofo Jeremy Bentham (1748-1832) e a sua ética utilitarista. Citação ...
Video Transcript:
você acha que as consequências das ações se elas geram prazer ou dor é o que torna elas Moraes [Música] [Aplausos] [Música] Olá meu nome é Felipe eu sou professora de Filosofia e este é o canal feminista e se você está chegando agora aqui no canal já se inscreve já deixa o seu like se você já conhece o canal sabe o conteúdo vai te ajudar nos seus estudos nas suas provas e tudo mais e também né Deixa o seu comentário para saber se você quer um videozinho parte dois para falar utilitarismo do John Stuart meu porque
por enquanto a gente vai falar apenas do espiritismo do Jeremy e vamos começando né falar sobre Jeremias na faculdade em diversos cursos não só no curso de Filosofia e a gente começa a caracterizando utilitarismo e danita hedonista não é um conceito novo para a gente nem aqui no canal afinal de contas nós já temos um vídeo sobre o epicurismo e o epicurismo é uma espécie de ética hedonista O que significa o hedonismo é uma ética voltada à busca do prazer então por isso utilitarismo de rebenta é muito relacionado com a noção de prazer e dor
uma ação ela é moralmente adequada na medida em que ela vai gerar o prazer e evitar a dor Então tudo seria governado direta ou indiretamente pelo Desejo sentir prazer ou pelo Desejo necessidade de não sentir a dor repara que se a gente vai subordinar né esse conceito de ação moral as noções de prazer e dor né No fim das ações estamos falando então de uma ética consequência lista em que muitas vezes o meio a ação não é o mais importante e sim a consequência que essa ação ela pode virar então nas palavras do Beta o
princípio de utilidade aquele princípio que a prova desaprova cada ação de acordo com a tendência que ela parece ter de aumentar ou diminuir a felicidade da parte cujo interesse esteja em questão bom esse prazer e essa dor é associado então no venda a noção de felicidade e de infelicidade o prazer gera felicidade e a dor gera infelicidade vamos sempre lembrar também que acho que a utilitarista elas caracteriza por estar prezando né pelas ações que sejam geradoras de felicidade para o maior número de pessoas envolvidas na ação também então ela mexe a consequência disso mas não
é simplesmente qualquer consequência é a consequência que gera infelicidade para o maior número de pessoas ouvidas na ação Lembrando que nesse cálculo da Felicidade o seu interesse também tá sendo levado em consideração né não é simplesmente uma radical altruísta e nem o mágica egoísta do qual você só tá apresentando pela sua felicidade pronto e acabou tá bem Benta é onde ele está mais quantitativo então para ele importa muito mais a quantidade de prazeres ou quantidade de pessoas que vão ser beneficiadas com prazer com a felicidade que a gente está visando na ação e ele vai
ter alguns critérios né como um hedonista para calcular esses Prazeres então esses critérios seriam né adoração a intensidade do prazer extensão a proximidade ou não a certeza ou incerteza porque por exemplo se você vai apostar todas as coisas no meio meio duvidoso que não necessariamente vai levar ao fim talvez não vale a pena você tem que ter certeza que você vai ter aquele fim benéfico para você e para o maior número de pessoas então envolvidas na ação o Benta é de 1748 mas mesmo assim constantemente ele é invocado pelos consequências modernos e contemporâneos para falar
sobre os critérios de extinção entre o animal humano e o animal não humano existia então critérios inclusive que nos aproximariam e que poderiam fazer com que a gente tivesse uma ética animal esse critério seria a dor no final das contas nessa ética não é necessariamente a racionalidade que vai ser o mais importante mas sim se uma ação por exemplo ela pode ser geradora de dano né pode ser geradora de dor e aí o Benta escreve o seguinte o que mais poderia atrasar a linha insuperável é a faculdade da Razão ou talvez na faculdade do discurso
entretanto um cavalo adulto ou um cachorro é além da comparação um animal mais racional e tratável do que um bebê de um dia ou de uma semana ou mesmo de um mês a questão não é se eles podem raciocinar nem se podem falar mas podem sofrer a questão então aqui né para a ética do jerembenta está muito atrelada a questão do sofrimento e tanto os seres humanos como os animais eles passam pelo sofrimento portanto eles vão ser considerados também na ética ele vai dar então ótimos argumentos para poder se construir a partir dele uma ética
animal assim então a gente pode dizer que o critério de ciência ele já é um critério defendido pelo Jeremy Bento e para finalizar não podemos deixar de falar que Benta será um utilitarista também na sua vida como um todo porque ele vai achar que quando você morre se você é uma pessoa assim diria menos influente né não tive grandes Produções na sua vida você deveria doar o seu corpo para isso na já se você é uma pessoa influente criou teorias como ele ele vai então dizer que deveria ser exposto na universidade para estimular os jovens
a fim de que venham se basear então nas suas teorias se inspirar no seu processo filosófico criativo enfim né e por isso que o Benta tá assim ó sentadinho embalsamado uma faculdade de direito da Inglaterra ela então para incentivar os jovens a seguir o seu caminho aqui embaixo não sei se vocês recebem na imagem Mas tem uma cabeça meio podre para a cabeça dele não ficou tão bem embalsamada então fizeram uma cabeça de Cera mas o corpo é do Jeremy então mesmo aí antes de finalizar esse vídeo tem que também falar que o Benta ele
é um idealizador da noção do panótipo né o panóptico que ela que ela construção e modelo circular onde você gera nos indivíduos uma situação de Alto vigilância essa situação de Alto vigilância é para ser mais econômica né pensando no estado formas institucionais e tudo mais e também com o intuito de ser mais eficiente né esse propósito porque a punição segundo ele não é então eficiente as pessoas não se compadecem tanto com a punição dos outros indivíduos e nem coisas de si mesmo o que precisa Então não é punir os elites mais evitar que eles aconteçam
e portanto o planóptico né Essa Ideia desse Pan óptico Então essa coisa que observa o que se sente observada constantemente faz então com que as pessoas venham a se controlar muito mais esse disciplinar muito mais a evitar Então os delitos e a produzir muito mais esse modelo panótico posteriormente será bastante comentado e criticado pelo filósofo francês Michel focou e se vocês quiserem um vídeo sobre o foco falando do panóptico pede nos comentários que eu faço também sobre bem então é isso espero que vocês tenham gostado do vídeo essas curiosidades e saber um pouco mais sobre
a ética utilitarista e se gostou claro deixa o seu like seu comentário para ajudar a engajar e a gente a cada vez mais longe se inscreva no canal Ative o Sininho para receber a notificação então né de vídeo novo na área E compartilhe com seus amigos um super beijo e até a próxima [Música] [Aplausos] [Música]
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