no Imaginário Popular A inquisição é retratada até hoje como sendo dos aspectos mais característicos e mais terríveis da idade média quantos filmes até mesmo documentários retratam jovens sendo jogadas na fogueira como bruchas por terem feito somente algum chá medicinal né isso para não falar da do supostos terríveis tormentos que seriam aplicados eh contra pelo Santo Ofício para obrigar os acusados a confessarem os seus crimes mas em primeiro lugar você sabia que na maior parte da idade média não existia inquisição por quê E como a inquisição foi criada e como ela de fato funcionava a história
está muito longe dessa narrativa sensacionalista e e apaixonada que habitualmente é feit sobre a inquisição hoje eu te convido a conhecer esse tema sem ocultar os erros sem superestimar os acertos né que envolvem a história do tribunal do do Santo Ofício compreendendo o mundo em que ele nasceu por ele nasceu e como ele funcionava sejam bem-vindos à segunda aula do curso lendas negras medievais Eu me chamo Lucas Lancaster eu sou Historiador professor de história da igreja e escritor em 2021 eu fundei a escola de história da igreja que hoje conta com mais de 1200 aluno
se você quiser conhecer a Idade Média a sério com profundidade considere se matricular na minha escola por que nós chamaríamos A inquisição de lenda Negra medieval vocês podem perguntar mas inquisição não existiu ela é uma uma lenda não ela existiu de fato lenda é o que dizem que ela foi quando nós Imaginem o que talvez venha à mente de vocês próprios quando se deparam com a palavra inquisição os piores sentimentos as piores impressões as piores imagens provavelmente são gestadas brotam da imaginação da memória de todos vocês quando vocês escutam Esta palavra inquisição Santo Ofício Tribunal
do Santo Ofício parece que é uma uma é quase que uma uma realidade fantasmagórica e a lembrança de algo muito ruim do passado que graças a Deus acabou e nosso objetivo aqui não é de modo algum canonizar A inquisição não é de modo algum justificar eventuais erros abusos e equívocos que foram cometidos no curso da aplicação e da no curso da da atuação desse tribunal não se trata disso se trata de uma tentativa de colocar as coisas no seu devido lugar inclusive nosso objetivo aqui nem é falar da Inquisição como um todo mas da Inquisição
medieval Porque existiu a inquisição moderna existiu a inquisição a partir que a partir do século XV é chamada de inquisição modernao o que eu gostaria de conversar aqui com vocês hoje a respeito da Inquisição medieval mas sem laurear sem laurea demais sem eh cometer excessos do ponto de vista oposto né daqueles que é o justamente daqueles que defendem a respeito da Inquisição porque vejam se há pessoas e a maior parte obviamente por causa da do contexto cultural em que nós estamos que atacam a inquisição como uma espécie de de de proto tribunal eh eh totalitário
algo que ela não foi há também aqueles que para dizer para para dizer o mínimo né perdem eh completamente o senso de proporções quando falam deste tribunal outro dia mesmo eu vi um vídeo em um canal católico aqui no YouTube eh no qual a a tamb do vídeo e era dito no vídeo também que a A inquisição foi o tribunal mais justo da história da humanidade o tribunal mais justo da história da humanidade é aquele tipo de afirmação que acaba por descredibilizar todo aquele que quer fazer um trabalho sério na defesa da Verdade a respeito
da Inquisição de esclarecer de fato que foi esse tribunal Como assim se afirmar que a inquisição foi o tribunal mais justo que já existiu bom primeiro lugar o que é justiça justiça é dar a cada um que é devido de modo que se você diz que a inquisição foi o tribunal mais justo que já existiu você está dizendo que a inquisição foi a foi aquele tribunal que emitiu mais sentenças conforme a realidade das coisas de acordo com que era justo dando ao acusado a a a sentença enquanto eh acusado e enquanto culpado e dando aquele
que é inocente a absolvição Mas como que nós vamos aferir isso como que se afirma genericamente dentre todos os sistemas Judiciários que já existiram que a inquisição foi o tribunal mais justo Ah mas é uma hipérbole não importa é uma hipérbole que descredibiliza o trabalho daqueles que estão estudando e que querem apresentar as coisas com ponderação que é justamente o que falta do outro lado não a tribunal A inquisição não foi o tribunal mais justo que já existiu ou pode até ter sido isso só nós só nós saberemos o dia do juízo final quando todas
as coisas serão desveladas Esse é o tipo de afirmação que não pode sair da boca de alguém que pretende defender a história da igreja católica Porque descredibiliza o discurso né Aí é justo que venha em seguida alguém dizer ah tá vendo os católicos estão passando Pan PR as coisas que aconteceram mas é o que parece mesmo porque não se coloca as coisas com ponderação com adequabilidade aos fatos vamos ter responsabilidade quando tratamos de assuntos tão graves a história não é não é brincadeira a história não é piada e a igreja não precisa desse tipo de
afirmação a igreja não precisa disso e não é isso que nós iremos fazer aqui se você acha que é mais um católico que está vindo aqui falar em defesa da não eu não vim falar em defesa da Inquisição até porque este não é um tema que me atrai né Tem muita gente que se especializa aí nesse tipo de coisa nesse tipo de de assunto para ficar discutindo na na internet não é um tema que me atrai eu me dedico bastante à história da igreja na Idade Média mas eu acho que a história da igreja na
idade média é muito maior do que isso acho que não tenho certeza mas é uma parte sim fundamental que nós precisamos conhecer entender o que de fato foi a respeito das das referências bibliográficas que nós utilizamos aqui eh Claro acaba que eu vou mencionar algumas no no curso da aula mas no no link que nós vamos colocar aqui na na descrição Quando vocês forem lá eh se vocês querem saber o a bibliografia que nós utilizamos aqui basta ir lá na bibliografia do módulo quatro a cristandade medieval porque é a bibliografia correspondente na escola de história
da igreja a esse período histórico então Eh basta vocês verem lá então primeiro ponto primeiro ponto que é preciso entender a inquisição é fruto da sua época A inquisição é fruto da sua época A inquisição ela nasce no na virada do século XI pro século XI esse processo de institucionalização da Inquisição dá-se ali entre 1584 e 1231 vocês irão compreender o porquê dessas datas mas nós nós precisamos entender o mundo em que ela nasceu e o mundo em que ela nasceu Era o que nós chamamos de cristandade medieval um mundo em que após séculos de
esforço civilizador e catequizador da Igreja Católica junto às Nações da Europa ocidental e central construiu-se de fato uma civilização que apesar das múltiplas diferenças de toda ordem diferenças étnicas diferenças eh jurídicas diferenças políticas enfim era um mundo no qual a fé católica era eh a aquela que de fato orientava e guiava as nações e não se tratava apenas de uma comunidade de povos como a fé como não mas uma comunidade de povos que de fato se colocava sob a direção da igreja católica e portanto de Cristo essa era a sociedade medieval e a sociedade medieval
uma outra coisa que é preciso entender a sociedade medieval não é uma sociedade como a nossa a nossa as as sociedades modernas contemporâneas elas são sociedades muito fracas Como assim nas sociedades contemporâneas os indivíduos eles são como eles são como Ilhas isoladas com relações muito frágeis em relação e com as outras pessoas que o cercam essa pulverização da sociedade moderna é uma realidade oposta a uma sociedade muito mais compacta Coesa e orgânica que era a sociedade medieval na sociedade medieval tudo e todos estavam interligados através de uma série de eh através de uma série de
Laços dos mais variados laços de vassalagem Laços de fidelidade laços de trabalho laços eh de de Juramento todo de laços familiares obviamente principalmente que era o laço mais forte era justamente o laço familiar e não apenas com a família nuclear tal como nós entendemos hoje pai mãe e filhos mas uma família ampliada a sociedade medieval era toda assim e aquela que dava o espírito ou antes que dava a forma para Essa sociedade orientando-a para o seu fim era a igreja e neste ambiente profundamente uniforme uniforme mas não vejam era uniforme em termos da unidade que
se tinha em torno da Fé Mas não uniforme no sentido de que as diversidades inexistiam ao contrário basta vocês estudarem eh recomendo porque é mais de mais fácil acesso as obras de Regine pern por exemplo tá na bibliografia era uma sociedade muito plural era uma sociedade muito era uma sociedade muito eh dinâmica viva colorida né não era uma sociedade imóvel era uma sociedade bastante viva dinâmica Então essa e essa unidade na fé não não anulava essa dinamicidade própria dessa diversidade né mas havia um consenso e tudo o que ameaçasse esse consenso deveria ser erradicado porque
colocava em risco a própria ordem em torno da qual em razão da qual tudo funcionava a fé não era um elemento de na Idade Média não era na Idade Média não nem na Idade Média nem época nenhuma até a modernidade a fé não é era uma realidade privada que nem deve ser não é hoje é mas não tô falando que é bom não não estou falando que é bom a fé não deve ser uma realidade privada a fé a fé cristã fé católica deve conforme a própria convicção da Igreja Católica mover o homem por inteiro
porque nós por inteiro em todos os aspectos da nossa vida somos instados por Deus a nos conformar a ele e na Idade Média se era assim tudo estava orientado para Deus você já tentou estudar a história da igreja mas tirou pouco proveito das suas leituras por falta de método ou organização isso é extremamente comum quando se estuda sozinho na escola de história da igreja nós tomamos muito cuidado para que os nossos alunos tirem o máximo proveito dos nossos cursos por esse motivo temos uma equipe pedagógica que acompanha os alunos para auxiliá-los em seu aprendizado venha
estudar conosco matricule-se pelo link no card ou na descrição e a heresia bom a heresia O que é heresia para quem não sabe heresia é A negação de um ou mais dogmas revelados por Deus a igreja a heresia se a doutrina da igreja é a palavra Divina a heresia é como que a contra palalavra Divina é a palavra do diabo e ela é justamente palavra do diabo não apenas por ser o contrário da palavra de de Deus mas por ser uma palavra que divide a heresia dividia a sociedade e o diabo é o divisou por
Excelência seu próprio nome significa isso tanto que a primeira pena o primeiro castigo para um her aquele tempo não era a pior coisa né Eh Não era nem tanto comunhão nem eh nem outro tipo de Penitência nem outro tipo de castigo mas ser proclamado herge aquela aquele sinal nãoé aquela aquela mensagem Clara eu sou um herge isso na mente de uma pessoa no século X no século XI era algo realmente muito pesado inclusive Foi antes foi quando viu Eh a possibilidade de pesar sobre si a sentença de heresia que Pedro Abelardo isso bem antes da
Inquisição ele viu a necessidade de se defender Porque ele nunca havia Nunca havia passado pela cabeça dele que ele poderia ser um herege Então por um lado quando nós observamos A inquisição nós precisamos entender a sociedade em que ela surgiu mas também temos que entender o outro lado que é o herge e qual que é a ideia que as pessoas geralmente têm do her medieval o herge como um livre Pensador como alguém que primeira coisa tem uma visão diferente do todo que pensa diferente Coitado ele pensa diferente e era perseguido por isso ele só quer
ter o direito de pensar diferente e não deixam ele pensar diferente o herge não pensava assim o her não era mais aberto ao compromisso não era mais aberto ao diálogo do que a igreja ele também se recusava a relativizar as suas crenças porque vejam exigir da igreja simpatia ou diálogo com o herege implicava sim relativizar a fé mas o her também não queria relativizar aquilo que ele cria o historiador gregar o embi ele fala o herge na Idade Média não é o precursor de um indivíduo que se eleva contra o todo o herge não é
o ancestral do Liberal de algum modo até enquanto desobediente mas não enquanto um livre Pensador que quer simplesmente ter o direito de professar a sua fé não ele também quer que a doutrina que ele crê que é verdadeira destrua a doutrina da igreja católica não estamos aqui falando de uma discussão de uma perseguição por parte de uma entidade totalitária contra um livre Pensador que quer simplesmente o direito de professar a sua fé não estamos falando do combate entre duas realidades que sabem que não podem coexistir e e Vejam o herge ele Vejam a Igreja Católica
ela crê que ela é a igreja de Jesus Cristo e portanto os herges de quaisquer épocas que sejam são uma ameaça a ela não a ela obviamente mas a salvação das almas o her também pensava assim a respeito dela os herges os caderos pensavam que era a verdadeira igreja pensava que a Igreja Católica dizia que a Igreja Católica era falsa e que toda a sociedade medieval que estava al cenado sobre a Igreja Católica era por consequência falsa também a heresia não é uma doutrina minoritária não é uma é uma contra igreja e uma contra sociedade
quando estamos falando da idade média ela é a heresia era como que a acusação de heresia lançada contra a Igreja Então esse é o primeiro ponto que nós precisamos ter em mente não se trata do embate entre uma visão de mundo totalitária e uma visão de mundo eh pela liberdade de pensamento trata-se do embate entre duas doutrinas que eu como católico afirmo que uma é verdadeira e outra falsa mas que ambas t a pretensão de ser a doutrina verdadeira Cristã bom dito isto qual é a causa ou causas da Inquisição eu disse que toda a
sociedade medieval se alicerçava sobre a fé católica e que e por consequência uma ameaça à fé católica era também uma ameaça para toda a ordem medieval de modo que as autoridades políticas os reis os senhores nobres percebiam que era sua obrigação ou antes uma necessidade combater os herges persegui-los e até matá-los a primeira vez que um grupo de herges cátaros eh foi posto na fogueira foi quase dois séculos antes da instituição da Inquisição pelo Papa Gregório I foi no ano de 1022 quando o Rei Roberto I da França colocou em colocou na fogueira 13 chefes
cátaros já já que nós veremos o que eram os cátaros em Orleans aquela foi a primeira vez que uma fogueira foi acesa para herges não houve participação da igreja nem do Papa nem do bispo nem de ninguém o rei pegou aqueles herges colocou-os na prisão tirou da prisão e pôs na fogueira e ao longo de dois séculos isso não cessou de se repetir e frequentemente as autoridades políticas acusavam a igreja de fraqueza para com os herges porque a igreja negava-se temporiamente a imputar a eles alguma pena civil ouou algo de caráter penal não canônico penal
mas penal do ponto de vista civil castigos somente castigos espirituais comunhão interdição etc mas as autoridades políticas não cessaram de fazer isso tanto no século X quanto no século X em 1052 Guilherme vi da Tânia né colocou fogo em um grupo de herges em tulu E conforme as crônicas Esses herges foram Queimados com senso conum aprovado por todos porque o povo também queria o povo também queria os herges mortos querem uma prova em 1077 em cambré a norte da França um herge que tinha renegado as suas heresias diante do bispo Ou seja que havia sido
Perdoado pela igreja daqui a pouco vocês verão quais eram as penas aplicadas esse caso mas geralmente era recebida apenas uma Penitência o herio foi posto na prisão o povo não gostou o povo não gostou da sentença do bispo achou que o Bispo foi muito frouxo arrancou o homem da cadeia o povo e p fogo em 1040 em Milão havia um grupo de herges patarin o arcebispo tentou de Milão tentou impedir mas os magistrados de Milão colocaram eles na fogueira em 114 em suç eh os herges eles tinham sido presos e o povo aproveitou que o
Bispo havia viajado para fazer o quê colocar fogo neles e por a crônica diz cronista diz que eles fizeram isso porque temiam a indulgência da igreja para com os herges po pensou ah quando o Bispo voltar ele vai perdoar esses herges antes que ele volte nós mesmo vamos nós mesmos vamos fazer justiça entre 1145 e 1146 São Bernardo de Claraval teve que fazer uma viagem pelo sul da França pregando contra os herges e ao mesmo tempo impedindo o povo e as autoridades seculares de usarem de violência para com os herges o mesmo São Bernardo no
ano seguinte em 1847 aqui é uma coisa interessante que eu acho que vale a pena falar quando foi convocada a segunda cruzada pelo Papa eugo I o houve um pregador na na Alemanha no sacro Império Romano chamado Rodolfo que na bacia do Reno começou a pregar para que as para que os cruzados iniciassem A Cruzada na própria Europa os precipitando contra os judeus Então o povo se lançou contra as casas dos judeus para saqueá-la para matar muitos deles e a quem os judeus acorreram para quem Aos aos Mosteiros e aos Palácios dos bispos nessa ocasião
quando o Arcebispo de mogúncia soube que são Bernardo de Claraval estava nas redonde para pegar a cruzada chamou imediatamente implorando que ele viesse a mogúncia para que ele eh apaz igualasse aquelas pessoas São Bernardo pregou conclamou a multidão a deixar os judeus em paz todos ouviram e pararam de perseguir os judeus né tanto que o Rabino de mogúncia iosef Ben Mair ele escreveu que ele ouviu a pregação de São Bernardo e escreveu que sua voz era poderosa sua caridade gratuita escutando o fogo da sua Cólera do Povo esfriou e eles renunciaram ao mal que tinham
premeditado contra nós em 1162 eh heres foram presos em rams eh fizeram e eles fizeram apelo ao Papa Alexandre io porque o o Rei da França e o Arcebispo de Hans pretendiam suplici e o Papa mandou soltá-los porque não havia como saber naquele naquele momento quem eram os os Quem eram de fato herejes quem não era mas o papa disse é melhor absolver os culpados que tirar por uma excessiva severidade a vida dos Inocentes e conclui dizendo que a indulgência é melhor para a igreja do que a dureza em 115 Henrique I da Inglaterra fez
prender herges marcando com ferro em brasa os exibindo ao povo assim in justici e dizendo que não deixaria vivo nenhum herge na Inglaterra isso tudo sem a menor participação da igreja ou ao menos antes que a igreja entrasse querela por que que eu fiz essa enumeração aqui que poderia ser muito mais comprida para vocês entenderem que havia antes da Inquisição um costume já muito bem estabelecido por parte das autoridades políticas de perseguir os herges e do Povo de perseguir os herges também agora uma questão que se coloca as autoridades políticas teriam condição de dizer quem
era hergo ou não não é a igreja que deve dizer qual doutrina é é verdadeira e qual doutrina é falsa isso caberia de fato a uma autoridade política fazer e por outro lado a igreja ela sempre foi Contra isso é necessário considerar a igreja ela sempre foi contra o recurso à violência contra os herges em todas essas ocasiões ela protestou contra porque ela não queria permitir que fosse usado de violência contra os herges o que levou o que a levou a mudar de ideia o que levou a igreja católica e os Papas a entenderem que
na verdade era sim necessária uma persecução penal aos heredes é a simples existência da heresia não porque a heresias des do primeiro século a Igreja enfrentou sucessivas heresias no primeiro milênio e nunca criou um tribunal da Inquisição para examiná-las o que levou os Papas na virada do século X para o século XI a instituirem este tribunal por isso que é necessário para vejam nós entendemos mais da Inquisição perdão nós não cons conseguimos entender a inquisição de Fat sem entender o mundo no qual ela nasceu e as razões pel pelas quais ela foi instituída a primeira
razão nós acabamos de ver existe há mais de 100 anos uma prática repetida por parte das autoridades políticas de punirem os herges sem a sem a participação da igreja agora a segunda causa é da parte dos próprios herejes é porque desde o século X ao longo do século XII mas no final do século XI alcançou no norte da Itália e no sul da França sobretudo sul da França alcançou grande repercussão e grande eh importância uma heresia que era particularmente letal que era a heresia cátara chamada de cáa porque os seus chefes sacerdotes eram se intitulavam
Catari puros e a São também chamado albigenses porque uma das principais fortalezas catras era cidade de aubi no eh no comado de toulous agora por que essa doutrina era tão perigosa ela era um Perigo Para a igreja e para a própria sociedade medieval ela era uma era uma doutrina gnóstica de origem maniqueísta com uma concepção aqui vou apenas resumir né uma concepção absolutamente dualista da vida como assim a igreja católica crê que Deus criou qu desejou tanto as realidades espirituais quanto as realidades materiais e que ambas são boas uma é superior mas ambas são boas
o catarismo não o catarismo bebendo daquele antigo dualismo de origem persa ele crê que tudo quanto existe de material ou melhor primeiro tudo que existe de espiritual foi criado por um por Deus mas tudo aquilo que existe de material tudo foi criado por um demiurgo que era conforme aquela antiga doutrina gnóstica da antiguidade um um um dos éons que emanaram de Deus e que o último dos eons que num ato de rebelião criou este mundo decaído o ser humano ele tem um princípio segundo o catarismo ele tem uma um princípio espiritual uma alma que é
espiritual portanto boa mas que está presa num corpo material que é mal a alma deve se esforçar para si libertar do corpo Ah mas isso também não é a doutrina Católica também não a doutrina católica ensina que no momento da Ressurreição dos Mortos também os corpos ressuscitarão como Cristo Ressuscitou se a Igreja Católica ensina a Penitência se a Igreja Católica ensina a mortificação é antes para que o corpo se ordene as realidades superiores não para que a alma Se liberte do corpo os cátaros não pros carteros tudo que é material é ruim e a igreja
instituída com seus sacramentos com o seu sacerdócio tudo é falso tudo é uma religião falsa do demiurgo os cataros negavam o batismo que é feito com água água é material água é ruim a Eucaristia abominava se a Eucaristia e a missa desprezava a confissão rejeitava se a doutrina católica sobre a criação do homem sobre a ressurreição da Carne sobre a própria Encarnação do verbo rejeitava todos os sacramentos da igreja e a própria igreja em si seja não era nenhuma heresia que negava um outro aspecto da doutrina católica negava a própria igreja católica e tudo que
ela ensina e é claro entre os homens havia dois níveis os cátaros que eram aqueles puros e os simples crentes que não estando como os cátaros libertos da da e da carne ainda vivem podem viver aqui nos Prazeres mas no momento da morte no momento da morte ou melhor dizendo apressar um determinado momento da sua vida a sua morte e nos inst anteriores da morte se purificará a ponto de ser também salvo e quais as eu disse que isso era não apenas um um dano pra sociedade pra igreja mas também para uma sociedade civil por
quê primeira coisa negava sugeria essas pessoas o suicídio negava-se o matrimônio e a família ensinando dizendo que na verdade a reprodução da espécie humana era Má e que não se devia que não se deveria ter filhos recorrendo-se até ao aborto e negava-se a licitude de juramentos juramentos os quais era simplesmente a espinha dorsal da sociedade feudal né se o catarismo tivesse prevalecido meu caro sobre o catolicismo as consequências pra civilização teriam sido destruidoras Agora durante uns um século e meio os cátaros foram perseguidos aqui colar nesses nesses eventos que eu até listei aqui mas eh
foram ao longo do tempo adquirindo uma importância cada vez maior mas no século XI no final do século XI as coisas ficaram um pouco mais perigosas Porque alguns nobres do sul da França nobres muito poderosos a saber o conde de tulu primeiro Raimundo vi depois seu filho Raimundo vi passaram a defender proteger e propagar a seita catara a o catarismo encontrou no sul da França territórios inteiros para governar com o apoio das autoridades políticas E isso gerou anarquia destruição de igrejas saque de residências destruição de aldeias inteiras por parte da dos cátaros uma verdadeira anarquia
em algumas regiões da Itália própria Roma inclusive e sobretudo no sul da França onde eles eram protegidos pelo Conde de tulu e por outros senhores nobres e como os Papas reagiram a isso a este catarismo institucionalizado em tlu o Papa Alexandre I que foi Papa de 1159 a 1181 enviou uma Embaixada a tlu e aos bispos e aos e as cidades do sul da França um Cardeal legado quatro bispos um grande número de de doutores e missionários para tirar os cátaros do erro mas não adiantou depois o Papa Inocêncio io que fo foi Papa de
1198 a 1216 ele também tentou de todos os modos ele enviou mas ele viu que não dava realmente para tratar o catarismo como simplesmente uma simples como uma simples heresia quando o seu legado Pedro de casten foi assassinado pelo conul em 1208 e foi isso e foi nesse momento que o Papa percebeu Olha o catarismo não é simplesmente uma heresia se trata de um movimento político religioso que precisa ser abatido pelo bem da cristandade pelo bem da civilização cristã e por isso que ele convocou A Cruzada obig porque os cátaros já estavam pegando em armas
cruzada obig que teve duas fases a primeira eh liderada foram os nobres do Norte da França e o Rei da França que capitanear a A Cruzada obig a primeira fase o grande Simão de monfor segunda fase o próprio Rei luí vi na primeira frase na primeira fase da da do combate houve inclusive o o cerco de de de beier em 1209 que é realmente foi um deixou a a lembrança de de um massacre muito grande da população local houve grandes tragédias sim grandes massacres durante essa cruzada obig mas era uma guerra era uma guerra as
pessoas falam ah cruzada era uma guerra e a igreja sempre sim a Igreja Católica tão maldosa a Igreja Católica sempre estendendo a mão mesmo depois disso mesmo depois de ter dado todo o apoio aos herges de ter sustentado os herges depois de ter pegado em armas para defendê-los Claro que ele não era ele não aderia ao catarismo mas havia havia vantagens em defender os heredes a Raimundo vi de tulus porque ele queria ficar com os bens da igreja no seu Condado ele foi e pediu perdão a Inocêncio terceiro Inocêncio terceiro o protegeu impediu os nobres
do Norte da França de se apossarem das terras de de de Raimundo de tlu então Eh essa segunda coisa havia uma heresia grave corroendo os alicerces da cristandade de uma maneira particularmente fatal e houve ainda uma outra coisa que moveu a igreja a mudar a sua postura em relação ao modo de tratar com os herges em 1224 quando ainda estava em curso A Cruzada cátara na Alemanha o sacro imperador romano Frederico I que não era um católico a contrário ele começou a perseguir os herges apesar de não ser F católico mas enfim essa pessoa não
nos importa aqui eh foi excomungado mais de uma vez enfim ele começou a perseguir os herges e instituiu e definiu para eles a pena de incineração problema é o imperador que não era um católico que era um inimigo dos Papas ele se arrogar para si próprio uma autoridade religi para definir quem é her quem não é E punir conforme o seu próprio veredito os Papas no curso disso tudo viram que havia o risco havia dois riscos de as autoridades políticas arrogar para si autoridade em matéria religiosa que não era da competência de delas emitindo juízos
que no mais das vezes poderiam ser bastante injustos e por outro lado havia uma doutrina cára porque cruzada cára não acabou com catarismo acabou com catarismo enquanto movimento político e havia um catarismo que corrompia que se disseminava no submundo da sociedade minando a minando os alicerces da sociedade e da própria igreja não era necessário que a igreja rogasse para si a busca e o julgamento dessas pessoas que muitas das vezes era o povo e as autoridades e as autoridades seculares políticas acabavam executando de acordo com o seu próprio juízo foi o que a igreja progressivamente
foi percebendo e em 1184 Concílio de Verona Papa Lúcio I editou uma constituição decretando que os senhores senhores nobres prestariam auxílio à igreja na persecução dos herges que os fiéis deveriam denunciar os herges que os bispos os procurariam e emitiam o seu juízo a respeito de quem era herge ou não os herges deveriam ser tirados das suas funções seus bens seriam tomados e seriam declarados infames mesmo mesmos clérigos mesmos padres julgados herges deveriam ser depois as autoridades estudar a história da igreja vai muito além de se dedicar a refutar as objeções dos Inimigos da igreja
se você está gostando deste curso e gostaria de aprender mais com o professor Lucas Lancaster eu te convido a conhecer a nossa escola de história da igreja só em nosso curso principal já temos mais de 130 aulas disponíveis abordando a história da igreja desde a sua Fundação cada aula contém um material de apoio para ser consultado pelo aluno além de exercícios propostos para a fixação do conteúdo saia da superficialidade mat c-se na escola pelo link no card ou na descrição Esse é Dido como ponto de partida da Inquisição agora a criação de um tribunal data
somente de 1231 pelo Papa Gregório IX pela bula Ilha gêner que institui uma Inquisição pontifícia para aferir para julgar quem era herge e quem não era mas a execução da sentença não caberia a igreja caberia ao estado por quê Vejam Só se um alguém fosse reconhecido como herege alguém que é herege não pertence à igreja católica Não é membro da igreja católica de modo que o culpado pelo fato de ser herge ser reconhecido herge já não pertencia à igreja de modo que a igreja não tinha mais jurisdição sobre ele no momento em que o inquisidor
diz este homem é herge diz ele não é católico de modo que acaba que cessa a autoridade da Igreja sobre ele Qual é a autoridade que pesa sobre ele a do estado e para o estado medieval heresia um crime A inquisição dava a sentença de herge ou não se fosse um herge entregue ao é o braço secular no caso que não receberia uma pena menor que as que nós viveremos era de fato uma herge Reincidente ele não pertence mais à igreja o estado decide o que foi então afinal de contas a inquisição ela foi um
tribunal estabelecido em alguns países da cristandade pelo concurso com a dupla particip da autoridade civil da autoridade religiosa para a repressão dos atos que tendiam a ruína da religião A inquisição ela não foi o braço armado o braço secular da igreja não foi o braço judiciário produzindo decisões jurídicas sem que que não teriam efeito sem o poder secular de polícia que era do Estado e Como funcionava primeiro ponto que Regine pern ela diz no seu o mito da idade média que a grande vantagem da Inquisição foi ter substituído aquele processo de investigação que havia desde
então pelo de acusação institui uma uma uma Justiça regular para se aferir Quem era her e quem não era sobre o funcionamento do do tribunal nós vamos falar falar aqui eh deve se ler sobretudo a as as decretales eh um conjunto de decisões pontifícias né que um acúmulo de decisões pontifícias e nas chamadas clementinas e há duas obras de bastante importância do século X de dois inquisidores a prática inquisition chones de Bernardo gui portanto inquisidor do sul da França e norte da Itália e o directório inquisitorum de um outro queou chamado Nicolás aeres Então vamos
responder aqui algumas perguntas que talvez vocês eh se façam né O que a o que a inquisição investigava e GES ah investigava judeus não judeu Ah mas inquisição espanhola isso é outra coisa falando da Inquisição medieval que são espanhola do final do século XV paraa frente aqui nós estamos falando são medieval julgava os judeus não somente os judeus convertidos ao catolicismo Ou seja que não eram mais judeus pelo menos alegavam não ser mais judeus o que ela investigava ela investigava o pensamento a consciência não ela investigava o ato externo o ato social e a difusão
né quem era tido por suspeito os que conversavam com herges os que escutavam as suas pregações os que defendiam os herges e os que ocultavam os herges quem era o inquisidor era um padre mas a inquisição ela não funcionava como um tribunal com um juiz havia um júri como a inquisição funcionava o primeiro ato que ela fazia o primeiro ato dela quando ela chega uma dada localidade A inquisição chegou em tulu A inquisição chegou em tu A inquisição chegou em eh Lyon que que ela faz o o tribunal é instituído e se abre o tempo
da Graça o que que é isso um período de 15 a 20 dias pelo qual qualquer um poderia ir ao tribunal dizer eu cometi um ato de heresia que aconia com aconteceria com essa pessoa seria mandada seria presa imediatamente seria torturada arrastada pelas ruas e julgada do alto de um precipício correto errado a pessoa poderia simplesmente chegar e falar ó Eu sou herede o que que acontecia com ela ela era perdoada por isso jamava ser tempo tempo da Graça primeiro ato do tribunal é per do ar passado esse período de 15 ou 20 dias os
se buscavam os herges né ou suspeitos ouvia-se as denúncias se alguém fosse denunciado Ah é havia proibição de denúncia anônima a não ser A não ser no caso de perigo de vida para a pessoa que está denunciando e não se aceitava denúncia contra um inimigo porque se supõe que uma pessoa que estava é que é inimiga de outra não é imparcial para fazer a denúncia na verdade aqu pode ser simplesmente um ato de Vingança então não eh e como as pessoas eram trazidas diante do tribunal a imagem que vocês devem que a pessoa era arrancada
de casa rasada pelas coas não havia um processo de citação eram citados ao tribunal os suspeitos três vezes três tentativas de citação a domicílio ou o o padre se tava no púlpito da na missa no domingo somente se a pessoa não comparecesse depois de três citações é que a pessoa poderia ser conduzida coercitivamente ao tribunal no procedimento os nomes dos acusadores eram lidos como eu falei não se admitia um Anonimato exceto no caso de risco de de retaliação era feito eh o interrogatório do acusado ele poderia se defender alguns documentos prevêem a de um advogado
outros não as testemunhas assim como a acusação os as testemunhas não poderiam ser inimigos do acusado e o acusado poderia rechaçar o juizo o acusado poderia levantar a mão e falou eu não reconheço esse juizz eu recorro ao bispo ou mesmo ao Papa e eh não não contra a sentença mas contra o procedimento em si como a pena era aplicada para aplicar a pena o inquisidor ele esc escutava todos os seus assessores que eram em um grupo de 30 de mais de 30 e ouvia também um bispo da localidade se não se demonstrasse que era
culpado se houvesse eh se não se demonstrasse que a pessoa era culpada absolvição imediata se houvesse leves suspeitas a pessoa ela não conversou a pessoa não há certeza se ela é herege ou não H suspeitas que que qual que era a sentença bastava que a pessoa abjurasse a heresia ela não confessou esse herio mas el ela Faria abjuração e receberia uma penitência e ia e era dispensada o mesmo para alguém que confessava e dizer eu sou herge ela abjura AD heresia e cumpria uma Penitência e quais eram as penas para esses dois casos para pessoa
que confessava e paraa pessoa que tinha leves suspeitas eram penas como jejuns peregrinações penitências públicas dependendo da gravidade o Confisco de bens a proibição de exercer funções públicas e a demolição da sua casa essa era Essas eram em regra as sentenças da Inquisição aos culpados e o inquisidor também tinha o poder de perdoar se ele percebesse que o acusado o réu tinha se arrependido Ah mas e a fogueira bom a entrega ao braço secular que é a entrega ao poder civil para que ele aplique a pena de ao herge era no caso de [Música] reincidência
aqueles que já foram perdoados ou que confessaram receberam uma Penitência mas que voltam a praticar atos de heresia Aí sim aí a igreja reconhecia não é dos nossos entregava para o braço secular somente os relapsos somente os herges reincidentes que tinham AB jurado do erro e voltado e recaído podia ser entregue ao braço secular Tá isso era em teoria Como funcionava Mas como foi a aplicação bom na A inquisição medieval ela atuou sobretudo na França porque justamente o sul da França era o o o centro do do catarismo e já foram feitas muitas pesquisas nos
últimos dois séculos a respeito dos das fontes que nos chegaram a respeito da do funcionamento da da Inquisição no sul da França foram publicados como os Carrier de fjo os cadernos de fanj E então há muitos dados a respeito houve excessos com houve houve eh houve um inquisidor chamado é célebre logo no começo da Inquisição Robert lebur ele ele promoveu tantas execuções ele entregou tanta gente pro braço secular que os bispos e os arcebispos do Norte da França eh importantes como de rans de San de burge se levantaram contra ele ou denunciaram a Roma né
ele eh seus poderes e como se percebeu que realmente ele Cometa cometia excessos Roma suspendeu o a autoridade dele para como inquisidor depois devolvi devolveu e suspendeu novamente em razão de novos excessos outro que foi outro que cometeu bastante excesso também foi o inquisidor ferry que atuou entre 1237 1244 conhecido como Martelo dos herges eh os juízos dele teriam ocasionado a queima de 200 herges em Monte segur em 1249 1244 agora isso são exceções as execuções não eram numerosas segundo por exemplo um dos inquisidores mais célebres da idade média Bernardo gui que atuou como eu
disse no sul da França e no norte da Itália é um estudo muito conhecido de do historiador francês duor ele calculou que das 930 sentenças de Bernardo gui entre 1308 e 1323 das 930 42 42 de 930 foram execuções mais de 130 foram absolvições imediatas outras tantas absolvições a final do processo que a maior parte depois outras penitências que não a entrega ao braço secular E agora o que o que precisa ficar claro aqui para vocês não é que você tem que gostar da Inquisição ou nada disso não não é isso falar que foi o
tribunal mais justo não é isso você é necessário que se entenda que a inquisição ela não foi o que se afirma que ela foi ela não foi o instrumento que a igreja utilizou para manter as mentes idade ou para impedir o desenvolvimento de novas ideias não ela foi a ela foi fruto de necessidades bastante concretas e de ameaças bastante reais a própria igreja e a civilização e a sociedade que estava sob a direção da igreja e que sim era um tribunal muito mais racional e muito mais eh razoável do que uma boa parte da Justiça
civil da época e mesmo e não é preciso ser católico para reconhecer que muitas das garantias penais da posteridade dos sistemas penais posteriores que nós temos por mais justos vieram justamente da Inquisição de fato era um processo muito mais racional do que os processos eh eh da Justiça civil da época e outra coisa Gregory que Eu mencionei ele fala a inquisição ela não foi simplesmente um tribunal persecutório da igreja A inquisição era um tribunal da própria sociedade no qual seeria quem eram aqu que estavam ruindo as bases da sociedade que era a fé católica não
era um tribunal que colocava as pessoas apavoradas isso é falso eu gostaria de concluir com uma as considerações aqui do dos Padres vilos lá daor juízo que eles emitem sobre a inquisição no tomo dois da sua história da sua história degl ele diz se a inquisição parece um meio duro e violento ten cont seguintes um que fazia falta uma reação enérgica e um esforço supremo para liberar-se libertar-se daquele contágio moral que ameaçava a sociedade Cristã era o catarismo dois que a iniciativa e o primeiro impulso procedeu doss Príncipes seculares os quais tinham o direito de
defender a paz nos seus estados e o catarismo impedia a paz nos Estados três que a igreja ao instituir A inquisição regularizou e deu forma mais jurídica e humana aos precipitados e bárbaros suplícios a que estavam expostos os herges da parte do povo e dos Reis quatro que o tribunal da questão era o mais equitativo dos tribunais assinalando um verdadeiro Progresso na legislação penal inclusive no modo de empregar a tortura ademais há de se advertir que então todos os tribunais impunham a qualquer classe delinquente castigos tão enormes que hoje nos pareciam que hoje nos parecem
excessivos e injustos né Você tem falado tem falado você tem falado e escrito muito contra a inquisição O que há que se procurar é compreendê-la historicamente seus métodos foram sempre antipáticos bom disse continua vi lado ali ó com mesmo haveria que se dizer da polícia de todos os estados e contudo a julgamos necessário protestantes e liberais atacaram muito tempo a inquisição não por outro motivo dela ser católica e eclesiástica esquecendo que a inquisição de Calvino e de elizabe da Inglaterra e e Jaime ie da Inglaterra era muito mais fanática cruel e injusta e nossos dias
padecemos de inquisições laicas incomparavelmente mais inumanas é porque de fato parece que alguns professores de história aí quando eu falam da Inquisição parece que estão falando dos dos tribunais e dos regimes políticos que eles próprios defendem que existiram no século XX né uma coisa muito boa TV inquisição medieval que como as quantas penas de morte evitam mortandades maiores em revoluções sangrentas que teriam atentado a Europa por efeito do Caos religioso também há que se confessar ainda que isso não se vá contra a instituição senão contra as pessoas que o tribunal dação cometeu erros e ainda
injustiças indignantes sobretudo quando se pôs a serviço de uma causa política veja-se por exemplo a condenação dos templários e de Jon Dark Então é isso meus amigos ponderação colocar as coisas no seu devido lugar né entender o que as coisas de fato foram entender a necessidade eh em face do do contexto e e é isso né então vocês podem perceber como é necessário conhecer né como é necessário estudar não dá para ficar nessa superficialidade não dá para ficar nas respostas prontas né é necessário conhecer a história é necessário é conhecer Quais são os argumentos contra
Quais são os argumentos a favor da igreja e colocar as coisas no seu devido lugar Sem mentir sem ocultar sem sem dourar as coisas que não devem ser douradas colocar tudo no seu devido lugar e por isso que eh eu criei a escola de história da igreja para possibilitar que você conhecesse a história da igreja com profundidade só sobre a idade média nós já temos hoje lá 91 aulas né mais de 91 aulas até o momento só sobre a idade média amanhã na aula de amanhã eu vou explicar mais demoradamente como funciona a escola mas
se você já quiser saber agora e entrar agora no link que nós disponibilizamos aqui no chat e na descrição eh nós explicamos com bastante detalhes como funciona e você já poderá entrar e Sem nenhuma dúvida então eu agradeço a presença de todos aqui hoje agradeço por vocês terem ficado aqui conosco Envie este vídeo para alguém que precisa conhecer alguém que precisa entender essa história para entender como que as coisas de fato foram né como eu disse a bibliografia também está aqui na na na descrição então na próxima aula nós iremos conhecer um outro assunto que
geralmente gera também bastante discussão a mulher na Idade Média era uma criatura oprimida um ser humano de segunda classe isso nós veremos na próxima aula espero você