COMO WENDEL BEZERRA EMPREENDEU E REVOLUCIONOU NA DUBLAGEM BRASILEIRA? | EXTREMOS

1.15k views12958 WordsCopy TextShare
Extremos - Podcast G4 Educação
No episódio mais recente do Podcast Extremos, Bruno Nardon e Alfredo Soares recebem um convidado que...
Video Transcript:
Oi eu sou o Goku Não percam o próximo episódio de extremo será Inteligência Artificial nesse universo da dublagem hoje no no no tiktok por exemplo tem muita ferramenta de dublagem mudança de idioma de tipo de voz tal como é que você vê o seu mercado a sua profissão sendo ameaçada por essa tecnologia os atores têm essa preocupação Ah pô vamos usar minha voz e aí já era então a discussão é um pouco sobre regulamentação é uma lei que regulamente isso de alguma forma e também até de negociação tipo Ok você quer usar minha voz alimentando
uma inteligência artificial beleza mas como nós vamos fazer isso como é que nós vamos fechar esse valor Eu também acho muito legal que aos 49 anos pelo menos nesse mercado de dublagem eu conheço tudo de ponta a ponta agora começaram uma nova etapa eu acho isso muito legal como como ser humano como pessoa [ __ ] eu vou aprender tudo eles compraram Tudo sim Você é você é funci executivo deles é engraçado sabe que eu brinco com isso às vezes tá numa O que que você faz que que você faz sou dom de do B
Ah legal hoje em dia S sou Country Manager [ __ ] Country Manager é muito bom aumentar a produtividade e a eficiência do time é o desejo de todo gestor com G4 Skills o seu time aprende com mentores com track Record comprovado como thalis Gomes chairman e cofundador do G4 educação até aqui você aprendeu sobre como se tornar disciplinado utilizar rotinas a seu favor e como construir um planejamento com objetivos e metas mas eu vou te falar um negócio de nada adianta você Criar agenda estruturada definir um planejamento se você não cumprir com que você
combinou com você mesmo e é sobre isso que eu vou falar com você agora escane o QR Code que está aparecendo aqui na tela para testar gratuitamente o G4 Skills ou se preferir clique no link na descrição deste Episódio para desenvolver o seu time e evoluir os seus resultados [Música] sejam bem-vindos a mais um extremos E aí meu querid podcasts aqui do G4 podcast Bora seu podcast de negócio lifestyle hoje comigo meu nome é Alfred Soares sou host aqui nesse nesse episódio do extremosa dod e comigo hoje Lula Molusco e não sou eu é tu
S já tá do outro lado Molusco e Patri estrela aqui esp do outro lado vocês estão prontas crianças agora é a ve de você só que agora tem um adenda importante né porque agora o cara não é mais o o Bob Esponja o Goku agora agora o cara é o Wendel Bezerra de m& of motherfucker Studios esquece agora o cara é gringo irmão agora o cara botou dinheiro no bolso dublar nunca deu tanto dinheiro na vida já dava agora já dava mas era era era no fluxo né era no fluxo agora é é na parcelinha
eraa na parcelinha vamos vamos falar sobre isso aí um dos grandes EMS de 2024 né foi 2024 um dos grandes EMS aí já de 204 O Wendel que hoje famosíssimo aí por ser eh voz de grandes eh protagonistas Goku Bob Esponja entre outros aí o Batman o Batman também cara já foi do esqueleto também ou não não não não assisti só animal cara pô e aluno nosso meu irmão aluno do primeiro ano do primeiro primeiro time [ __ ] foi primeira turma não foi primeira turma primeira turma ah 01 01 Vixi foi muito legal é
É foi muito bacana ali na verdade tipo eu trabalhava só ali como ator e diretor de dublagem o estúdio eraa meu à mas era eu tinha sócio né era meu irmão aí ã de repente Meu irmão foi ter o estúdio dele eu fiquei com o meu e E aí eu precisava aprender porque eu só sabia atuar e dirigir né atores e eu falei cara eu não sei nada né Eu nunca fiquei numa sala e não faz isso faz aquilo compra Aquilo sim não ã deixa eu ver os números né não sabia nada nada nada como
liderar uma equipe eh só instintivamente né Só através ali do instintivamente mesmo em carisma e tal mas eu não sabia não tinha Ah o conhecimento básico para como lidar com isso lidar com o cliente desenvolver a marca esse tipo de coisa né E aí fui lá Me inscrevi lá na na na na primeira turma conheci algumas pessoas eh foi foi foi muito foi muito transformador assim Barreto lá o Barreto não foi lá foi Acho que foi o Bernardo também conheci lá Bernardo dinard dinard pô o cara 10 aí já fizemos vários trabalhos então só ali
já pagou o curso pronto temos o primeiro cor já foi aí ó o curso para botar ads aí para anunciar Mas é verdade não é acho que uma das coisas ali além de você aprender e tal é esse conhecer pessoas e conseguir agregar e né Isso foi foi foi muito bacana foi muito novo para mim porque é isso assim n para vocês é algo que tá no dia a dia ã ou para vários tipos de empresários assim né mas para mim não estava Então eu fui aprender quando foi a primeira T 2019 fevereiro 5 anos
atrás eu fui sentar como aluno para deixa eu deixa eu entender você já era um grande dubl dupo Sim sim e a e a minha empresa tava tava tava tava indo bem né só que era a primeira vez que eu ia sentar naquela cadeira ali e aí eu vendo lá vocês falando as coisas tinha coisas que eu não entendia [ __ ] nenhuma a eu ficava anotando F preciso pesquisar que que é isso aqui aquelas siglas né e tal meu Deus do céu mas era era muito e outras coisas mas esse ano no mna te
ajudou né sim pô muito na verdade o tempo inteiro né várias vezes às vezes eu lembro de alguns insights e como eu notei bastante coisa de vez em quando de tempos em tempos eu vou lá abre o caderninho tem que refazer agora porque as aulas de lá de Fevereiro para agora mudaram totalment imagino imagino mas foi foi muito fo foi muito bacana mesmo cara animal galera antes da gente abrir aí as perguntas do podcast tem que Cadê cadê teu Mech momento do Faustão bailarina do Faustão isso aí tem aí ó o nosso CR code na
tela Lembrando que o G4 o extremos é um oferecimento G4 Skills Então tá aí ó code na tela para você se você você tiver ouvindo no Spotify vai também no link da descrição lá no link da Bia no link da descrição Sei lá onde tá essa [ __ ] no Spotify mas tem coisa lá para você você tem acesso aí ao waz da educação corporativa para entender o momento GR sete dias gratuito n é sem cartão de crédito sem nada sem buroc só entrar test entrar botar 10 pessoas do teu time uma semana teu time
vai ser treinado mas o que vale também já é o diagnóstico É isso aí já é o GAP já tá valendo muito então se você é nosso ouvinte já sabe desse benefício se você tá chegando agora não esqueça de aproveitar Wendel seguinte meu irmão vai lá vai lá vai lá babal gan vai lá olha só Qual foi a dublagem mais extrema que você já fez nossa é que tem vários extremos vamos lá ah vai se tiver que colocar meio assim é o Goku porque o Goku foram são 24 25 anos atrás quase não tinha internet
né então não tinha comunidades não tinha muito Onde buscar tanta informação e a gente não sabia na época a gente falava desenho japonês não falava anime né era desenho japonês então eu fiz o teste Fui aprovado pro personagem a gente começou a dublar mas ninguém sabia que seria um sucesso que seria uma febre que ia marcar a geração ninguém sabia dubla aí dubla aí pô tem Oi eu sou o Goku Não percam o próximo episódio de extremo será aí ah com o tempo aquilo foi criando muito sucesso e eu acho que dei a boa sorte
de pegar uma fase que acho que dificilmente vai acontecer de novo que era TV aberta Uhum Então todo mundo assistia a mesma coisa todos os dias cara isso cara vai uma B né Hoje é mais sábado de manhã pizado pulverizado demais então as pessoas até TM assuntos em comum mas antig né aquela época então todo mundo assistia eu era o eu brincava que eu era o Rei da TV Globinho porque passava Bob Esponja As Aventuras de Jack Chan e Dragon Ball na sequência assim e eu fazia os três né mas enfim o Dragon Ball foi
essa essa explosão E aí Ah o que aconteceu dublagem era muito behind the scenes né ã era era o perfil inclusive quando eu decidi focar na dublagem era porque eu queria eu curtia um pouco O Anonimato sabe era uma coisa que eu curtia E aí esse personagem foi crescendo crescendo as pessoas começaram a reconhecer a minha voz Então olha o Goku em tal filme Olha o Goku ali olha o Goku n ficava nessa de aí eu saquei pô estão reconhecendo a minha voz aí uma vez eu fui num evento em São Paulo na Liberdade um
evento idade lá de um de um de um uma grande comunidade japonesa tinha umas 2000 pessoas e aí resolveram também levar dublador era era um troço geral deles lá e aí lá vamos levar uns dubladores tinha um cara que conhecia né então foi lá uns 20 dubladores E aí uma hora foi a hora da gente entrar no palco aí o cara começou a anunciar né Fulano que faz a voz de tal personagem aí a galera Ei Fulano Ei Fulano uma hora fui eu quando o cara falou Wendel que faz a voz do Goku cara 2000
pessoas eu nunca tinha visto aquilo que loucura cara foi foi meio assustador foi um pouco constrangedor porque eu fiquei constrangido pelos pelos colegas foi foi um negócio muito muito acima é aí falei caramba esse personagem E aí foi isso aí a Bandeirantes foi lá fazer uma matéria comigo porque passava na Bandeirantes no começo Ah então começaram a conhecer o o o meu nome né Então essa voz aqui é a voz de um tal de Enda Bezerra E aí com o tempo o crescimento da internet aí depois meu canal no YouTube aí explodiu né tipo a
voz passou a ter um registro um nome e um rosto e aí a partir dali foi só crescendo crescendo crescendo crescendo e e uma das coisas né que a gente ah não não é repetir o assunto puxar mas uma das coisas que que que a gente teve ali de de conversa no G4 era a questão do de marketing e tal né de como às vezes valorizar uma marca ou utilizar ou e tal eh E isso também né me ajudou a a a me porque uma coisa eu num grupo aqui de 300 pessoas ser uma autoridade
outra coisa é você ir ampliando isso e e e e e hoje por exemplo eu dirijo bastante famosos dublando né Ah então o cliente usa isso com o famoso não quem vai te dirigir é o nbz não sei o qu não sei o qu Às vezes o Car cara não sabe quem é mas ele já conhece um personagem outro um ator outro ele entra Alguém entra no Instagram ou o cara ou o agente aí vê lá pô o cara tem 1 mil 600.000 deixa eu ver no YouTube ah tem 2 milhões e não sei quant
então o cara fala Putz não é um alguém qualquer que vai me dirigir Então tudo isso foi formando né a E você acha que isso te ajudou a trazer mais clientes nossa e isso era um objetivo eu queria ficar grande para que os clientes quisessem trabalhar na minha empresa eu não queria ficar caçando cliente sabe batendo tanto na porta porque quando a gente começou com estúdio Foi uma foi 35 anos atrás não foi 12 anos atrás tá Ah foi assim eu sempre é que eu tô no mercado há 44 anos e desde criança e aí
dublando dublando dublador e tal depois me tornei diretor né da da Álamo que era o maior estúdio néro de São Paulo e tal depois virei coordenador artístico lá e aí a Álamo fechou eles venderam e tal não Venderam a empresa na verdade venderam o terreno porque era um terreno gigante na Vila Madalena então a proposta fazia muito sentido pro cara e ele tava cansado já né da da de lidar com o dia a dia ali do trabalho então ele vendeu o terreno fechou a empresa e E aí eu fui dirigir né em outros lugares mas
eu não era feliz não tinha sido daquele jeito que eu tinha aprendido a trabalhar né e aquilo me incomodava me incomodava e eu tava com a sensação de que eu tava ali só para ganhar dinheiro e isso me incomodava demais e eu já tinha um curso de dublagem Então tinha uma casa que a gente alugava uma casa e a gente montou um estúdio lá a gente dava curso aí eu falei [ __ ] e se eu usar esse estúdio para começar empresa né já que tá aí tá pronto e aí muitos clientes me conheciam como
diretor da Alamo E aí eu fui nas portas né Manda um filminho para mim tô começando e tal e não sei o qu naquela época era mais fácil hoje é bem difícil de alguém fazer isso mas 11 anos atrás 12 anos atrás era um pouco mais fácil era menos globalizado vamos dizer assim então você conseguia bater numa porta mais facilmente né E aí como me conheciam Ah vou mandar um negoci para você e eu comecei com a cara de pau não a cara de pau de bater na porta mas eu cobrava caro eu cobrava o
que os grandes cobravam porque né o que eu falei na época pro meu irmão eu falei bom primeiro que se a gente cobrar baixo nós nunca vamos conseguir aumentar esse valor né você não consegue aumentar pro cara agora vou cobrar 50 né não existe é é o caminho mais difícil então eu já cobra e outra coisa que eu falava tem sei lá quatro estudos Cinco que cobr um cara se a gente se solidificar a gente vai ter cinco concorrentes se a gente ficar aqui embaixo a gente vai ter 30 e então a gente foi nessa
cara de pau eh e o que eu vendi era a qualidade não porque a qualidade porque não sei o que o tratamento é artesanal e pap P pá e era verdade não era sacanagem Até porque eu tava infeliz com o modos operand do mercado Então eu queria fazer algo que fizesse sentido para mim subir a barra e e cara e funcionou né o nosso primeiro cliente tá com a gente até hoje segundo tá com a gente até hoje a gente nunca perdeu o primeiro grande trabalho dessa época aí de empresa que você fala caramba virou
eu acho que foi quando a gente conseguiu trabalhar com a paramon no filme para cinema porque a paramon só trabalhava no Rio de Janeiro e e quem decidia as coisas é é Los Angeles então a gente foi até o Rio de Janeiro Conversar lá com o pessoal mulher a a a Cris inclusive que é um um amor de pessoa ela atendeu a gente foi ficou ouvindo pacientemente ouvindo todo nosso discurso e ela falou não lindo maravilhoso legal e tal mas quem decide é Los Angeles e a gente só trabalha com o Rio de Janeiro né
Falei bom tá bom obrigado e tal e por que que eu fui lá porque eu sabia que no ano seguinte ia ter um filme do Bob Esponja Então eu ia dublar Mas provavelmente eu iria até o Rio de Janeiro dublar no estúdio lá então essa foi poxa tá graças a Deus eles arriscaram e aí a nossa equipe Viera uma equipe pequena mas a gente tava enlou não isso aqui tem que tem que atender os a gente não sabia atender direito a gente não sabia a gente foi aprendendo as coisas né ah porque todo mundo era
funcionário e de repente um dia nós viramos uma empresa né cara eu lembro que tinha uma empresa de dublagem na muda no Rio de Janeiro na Tijuca per da subida do alto será que é delart delart l não era Herbert pictures Herbert Richard é que fechou também muitos anos atrás mas essa era gigante Sim ela chegou a ter 90% do mercado uma época eles eram gigantescos hert Richard todas da tarde era tudo R é eles faziam quase tudo na Globo né Globo dava o resto assim out era isso mesmo era era Era um negócio monstruoso
mesmo e infelizmente fechou né agora aqui eu queria voltar antes quando foi que você descobriu que a sua voz podia dar dinheiro então engraçado isso Qual foi o dia qual foi o acontecimento que você falou assim cara posso ganhar dinheiro com isso aqui eu acho que foram acontecendo coisinhas então comecei a ser chamado para para eventos no Brasil todo Eh mas você tinha que idade deixa eu ver 25 anos atrás acho que nesse momento uns 26 27 Mas você já trabalhava no Setor sim sim eh Mas como que você entrou no setor Eu sou filho
mais novo de cinco quando eu nasci meus irmãos faziam comercial teatro todo mundo tinha voaz erão não na época a gente nem dublava fazia essas coisas né de de uma publicidade aqui um uma peça de teatro ali uma participação num uma novela alguma coisa não sorte Coisas da Vida na verdade Ah acho que minha mãe foi num programa levou meus irmãos mais velhos acho que eu não era nem nascido num programa de auditório E aí bermon foi chamado para um negócio lá e gostaram aí falaram pô Traz ele aí de novo e tal e aí
assim começou aí um vai empurrando o outro vai Pando PR de uma criança tem outro filho aqui tem não sei o quê são cinco E aí eu era mais novo então meu irmão foi fazer teste para uma peça foi minha primeira peça de teatro eu tinha 4 anos de idade e eu dei sorte dei sorte não mas assim é dei sorte também ah mas sorte é o encontro né de oportunidade com capacidade então era fui ser filho da Bibi Ferreira com Francisco Milani numa peça tico Bararque de Holanda com diretor italiano foi era um troço
grandioso chamava gota d'água e e ali eu tinha 4 anos era uma crianç assim eu vejo meus filhos cara fala não é possível que eu fazia essa [ __ ] toda eu cara com 4 anos nos Bastidores você tá lá dentro eu decorei a peça e aí eu fazia sozinho a peça lá atrás os caras adoravam eu imitava os os diálogos os atores é aí me indicaram por uma peça quando eu tinha se anos de idade era tistu um menino do poligar verde e era o teste pro protagonista só que obviamente as crianças da peça
tinham 10 11 12 13 as que foram fazer o teste o personagem tinha 6 anos eu era o único que tinha menos de 10 anos e eu fui bem e o diretor foi um maluco de falar vamos pôr esse moleque porque cara é co de mal não faz sentido eu vejo meu filho fal não faz sentido você botar uma criança desse tamanho era protagonista dançava cantava não saia de cena você carrega o espetáculo né então ali foi um start Zinho porque aí o elenco Todo falava [ __ ] esse moleque esse moleque esse moleque então
começaram a me indicar para tudo e aí comecei a fazer um monte de coisa entre elas entrei na dublagem né Foi meio que que assim que a gente foi parar na dublagem mas fazendo de tudo aí quando chegou aquela parte aquela época que você termina O Terceiro Colegial ser ator é aquela coisa será que vai dar certo será que vai dar dinheiro será que é um monte de será E aí eu fui fazer eu tinha um irmão já que era advogado falei vou fazer direito porque se der merda eu bato lá na [ __ ]
arruma emprego para mim me ajuda aí e eu me formei em direito mas eu nunca trabalhei porque aí no meio da faculdade eu resolvi largar todas as coisas e falar vou pra dublagem quero que eu gostava de fazer E aí deu super certo a partir daí nasceu o Goku começou a pintar o Bob Esponja comecei a fazer um monte de coisa depois me tornei diretor de dublagem E aí comecei a participar de eventos e E aí comecei a ganhar um dinheiro extra vamos dizer assim porque você eu ganhava só o que era pertinente ao trabalho
de dublagem aí comecei a ganhar um extra aí começou só pintar umas Lucas mas mas fazendo evento fazendo eventos como um convidado é Ah tá aqui o dublador do do Goku né E aí respondia perguntas e tal fazia isso que a gente ah o sou Gocu como é que veio o o o primeiro convite assim que te botou em outro nível que botou foi depois do YouTube depois do YouTube Eu comecei a perceber que as pessoas me tratavam Diferentemente não mas já já tá o YouTube então foi a virada de cara tem mais dinheiro do
ISS ISO mas quando foi o primeiro convite que mudou tua história foi Goku ou goab Esponja ah Goku e como é que aconteceu isso aí pelo telefone fax Boa pergunta e-mail eu acho que foi através do estúdio entrar em contato com o estúdio porque ninguém tinha meu contato ninguém né não tava esse outro estúdio que você era só Ná am entrarem porque era era dublado lá entraram em contato aí passaram o contato para mim Entrei em contato aí nem sabia cobrar cobrei eu cobrava um valor baixo até com o tempo você começa a perceber que
que não as pessoas estão me dando um valor maior do que isso e E aí eu fui percebendo que isso era no Brasil todo era muito carinhoso era muito grandioso independia de de classe social de idade de região do país era uma coisa muito grandiosa e E aí eu também pensava beleza legal maravilhoso é muito gratificante é uma renda extra mas eu preciso Ah aproveitar mais disso né aproveitar no bom sentido né não se aproveitar mas utilizar isso de uma forma ã também que faça sentido como como negócio né E aí que surgiu a a
ideia de começar a virar uma marca né Aí eu tive uma uma lojinha virtual ã eu comecei a cobrar um outro cachê pras coisas eu percebia que às vezes uma empresa queria uma locução interna ele queria a minha voz específica queria não quero Wendel fazendo isso né não era quero um locutor né E aí eu fui percebendo isso e aos poucos fui sentindo e hoje eu faço muito uma coisa que nunca se imaginou que um dublador Faria que é publicidade ah como não como ator né então eu faço bastante público no meu Instagram ã palestras
empresas e tal nunca se pensou que um dublador né então já fiz Burger King já fiz Havaianas já fiz e tipo é o Wendel né não não então isso não não se imaginava e acho que de certa forma eu abri um leque de possibilidades para outros dubladores para eles perceberem que cara dá para ser muito mais fazer muito mais coisas quando você começou teu canal de YouTube [ __ ] Ah já sei eu não sei como precisão mas faz uns 7 anos talvez uns foi 2017 Então é por aí que a minha mulher ela trabalhava
no audiovisual né E ela sentia juntou as coisas ve eu falava cara dá para ser maior do que isso dá dá para para para criar um negócio novo uma coisa nova e ela gostava de audiovisual de produzir e tal e aí ela falou vamos fazer um canal no YouTube qu E aí eu quê o cara falei não eu sou eu sou eu sou velho e outra eu falei pô faz tempo que eu não falo para uma câmera diretamente e tal não sei o quê então eu fui um pouco contra no começo mas aí ela pegou
no pé falei tá bom vamos lá aí comecei a fazer meio atrapalhado meio sem graça mas o público foi reagindo de uma forma tão legal e carinhosa que eu comecei a curtir comecei a gostar aí eu comecei a me sentir na obrigação de fazer vídeo de criar conteúdo e tal e E aí a coisa foi crescendo do jeito que a gente se assustava do tipo você faz um vídeo e dava 1 milhão e meio F Como assim 1 milhão e meio assistiu sabe er é muito muito foi muito legal as coisas foram acontecendo e Wendel
Qual que é o personagem que você mais gosta de fazer aquele que você não tem mais saco de fazer o que eu mais gosto assim não não tem muito de personagem que eu gosto de estar fazendo né mas assim atores então o Edward Norton eu adoro dublar aí quando é ele eu fico contente Robert Pattinson eu gosto de dublar como é que é como é que é não tem como perguntar cara é tudo minha voz normal ã o que muda é o jeito que o personagem fala lá então às vezes o cara é mais introspectivo
Às vezes ele é maluco às vezes eu vou mais na vibe e intensidade do personagem do que na voz a voz é meio que a mesma então eu fico ma feliz quando alguém descobre que pô o be grills e o Cake Boss é a mesma voz eu nunca percebi eu acho o máximo porque é absolutamente eu não mudo nada na voz porque é um ser humano falando então eu falo normal o que muda é o jeito que os caras falam as palavras que eles usam a vibe mesmo né E quando você veste o personagem que
a gente costuma usar esse termo eh o público não percebe muito o público normal o cara que é fã de dublagem sim desde o Crepúsculo duble agora como é que é a preparação para fazer uma dublagem Você assiste o filme Uma Vez assiste duas assiste três ou não assiste Z zero o o estúdio marca com você ó segunda-feira das 10 às 17 vamos gravar um filme beleza aí quando você chega lá você sabe se é drama se é comédia se é documentário se é uma série é só na hora e aí o diretor te dá
um briefing né tipo ó o teu personagem ele é um psicopata ele é um cara mais contido e tal mas na verdade tudo ele tá fazendo de uma forma já meticulosa então você então você já sabe aí você a gente grava de pedacinho em pedacinho assiste ali um minutinho de cena grava assiste de novo Você assiste uma duas três vezes sim no original aí então só que você já sab o briefing às vezes até o diretor te conta a história inteira Uhum Então você passa a a observar o que o personagem tá fazendo como ele
tá fazendo já sabendo um pouco da história dele mas é tudo na hora e daí você tem e daí você tem o texto TR você lendo o texto aqui você tá com um papel aqui lendo assistindo isso isso um peixe no olho out outro no gato é aqui aqui aqui aqui aqui aqui e fazendo entonação da voz exato a pausa é porque não tem problema também de estar olhando né exato porque é só a voz que tá pegando pode tipo ler Exatamente olha tenta entender a cena Aham É isso mesmo e e de vez em
quando tem erros tem que voltar do zero toda hora é muito porque se você ensaia e tenta dá certo ou não dá dá certo e aí você vai E daí o diretor que fala vamos regravar isso ou vamos voltar só naquela fala que não ficou boa a inflexão não é essa ã gritou demais às vezes fala não é tudo mais baixinho né um filme de terror por exemplo é tudo aqui o tempo inteiro e tal não não não tem emissão de voz Até para pá dar aquele Impacto musical não sei o que então é tudo
e aí você tem que sentir essa essa Vibe do filme né ou do personagem Qual foi a dublagem mais longa que já você já ficou no estúdio cara foram duas ã uma é um filme muito legal chama anomalisa que é um sobre um cara quase não tem personagens assim é um cara que tem uma doença que meio que existe onde ele ouve todas as vozes igual Todo mundo tem a mesma voz mulher dele o filho dele o cara da padaria o rádio A TV ele ele só ouve a mesma voz e E aí um dia
ele ouve uma voz diferente numa mulher e ele enlouquece e eu faço a voz então eu dublei todo o resto do filme todo o resto do filme foi coisa demais tem uma cena é fogo caramba que loucura foi cruel tem uma cena que ele tá com essa menina num num num restaurante de um hotel num restaurante grande todo o burburinho vozerio que a gente chama então o garçom a garçonete uma turma de amigos que tá conversando bebendo e tal e rindo tudo aquilo é minha voz assim eu tive que fazer 500 vezes aquela cena para
ir preenchendo cada grupo cada pessoa que que tava ao fundo porque como ele só ouv a mesma voz não fazia sentido ser outras vozes né E aí você eu dublava homem mulher criança velho sem fazer sem fazer sem mudar a voz que mudar era o jeito que a pessoa fala né A maturidade na forma de falar ou a feminilidade então foi um trabalho embaçado horas [ __ ] cara eu lembro que eu ia viajar nossa senhora foi eu devo ter gravado umas 30 horas só eu mas você gravou o qu uma semana duas semanas é
uma semana uma semana e um outro filme que tá na Netflix chama seis vezes confusão que eu dublei o Marlon ele faz sete personagens no filme aí Sim era voz caricata e tal mas também foram acho que 28 horas de de estúdio Só eu um filme demora de 20 a 30 horas para gravar o filme inteiro cada personagem não o tudo tá aí tipo esse só eu foram 28 horas então foi como se eu tivesse feito um filme sozinho basicamente Você sabe quantos personagens você já dublou até hoje personagens Não mas eu já dublei sei
lá mais de 20.000 títulos mais de 20.000 títulos é porque são muitos anos fazendo porque o dublador às vezes ele dubla três quatro cinco filmes no mesmo dia oi é porque você faz o protagonista Mas você também faz a pontinha ou um Quad juvante um documentário então é muita coisa um dublador que ele tá inserido no mercado ele grava todos os dias tipo das 9 às 22 e como que fica a tua voz cara ah é um uma ferramenta que já tá razoavelmente eh treinada né vamos dizer assim eh mas eu eu por exemplo eu
fico eu tenho bastante pigarra eu fico quando eu faço Bob Esponja é rock dão certo assim na no durante eu vou ficando rouco Ah mas você você tá um pouco acostumado também a lidar com isso E aí no dia seguinte você tá bom E acho que por conta dessa de ser uma ferramenta que tá bastante fortificada né 20.000 títulos é bastante coisa cara Caramba cara que e cara chega fim do dia você tá exausto tem sim tem dia que você tá zureta porque o desgaste ele é muito mental né nem tanto da voz que você
tem que decorar os trechinhos é um desgaste você tem que fazer igual ã pausa aqui pausa ali não sei o qu tem que pensar muito rápido uma um um uma parte do cérebro tá absorvendo o inglês a outra tá falando em português eh você tá lendo interpretando fando um passo à frente o tempo inteiro então é mentalmente é é cansativo e o texto você faz idêntico ao que tá escrito ou você muda uma coisinha aqui existe a tradução mas você precisa mudar às vezes ou para ter um um Lips in melhor às vezes para naturalidade
eh é muito comum a gente cortar palavras ou acrescentar palavras porque não tá cabendo a tradução né o número de palavras ã E aí você tem que sentir então tem personagem que fala você está bem e tem outro que fala se tá legal então também tem isso o tradutor ele meio que só traduz e o ator Não obrigado o ator ele dá aquela adaptada né para ter a famosa versão brasileira né para você dar naturalidade coloquialidade pr pra coisa e cara de todos esses artistas que você conheceu assim eh você chegou a conhecer muito pessoalmente
que você emprestou sua voz Sim sim eu conheci o O shan astin que é o o Sam do Senhor dos Anéis é o o gordinho que ajuda o Frodo na tirado e então conheci ele o cara muito bacana foi ele foi muito legal ele brincou Pô me dubla aí e tal aí ele ficava a eu falando qualquer coisa Ah foi na ccxp aí ele me deu a a ele assinou minha credencial né para a voz dentro de mim e tal foi ele foi muito generoso ah conheci o balastro Né que é o Cake Boss esve
com ele três vezes também um cara muito muito bacana muito ele ele é preocupado em ser gentil sabe você percebe quem mais eu conheci conheci o malans Ah quem foi o mais erela assim mais é ruela é que não te deu muita bola fal Ah você me dou legal bacana Cara eu acho que nemum lá fora eles respeitam demais a a profissão do do do voice actor assim eles é uma coisa que eles admiram né tanto que o o o cara que fez a voz do do golum né no Originalmente o cara ele é super
respeitado e tal até eles passaram a chamar ele para para atuar fisicamente como atord e tal Porque ele eles são muito bons Eu conheci o Tom Kenny que é a voz original do do Bob Esponja foi um encontro bacana divertido eh até o cara que faz o Patrick zoou ele né porque a gente brincou ele falando em inglês eu em português e aí o cara azul e falou [ __ ] ele é melhor que você e tal mas não cara eu acho ele monstro assim então Esses caras são muito respeitados lá fora então eles tratam
da mesma forma assim assim mesmo porque muito dos filmes eh de desenho animado principalmente os da pixer ou de outros estúdios são os próprios atores que fazem o voice action deles então isso e eles também sentem o quanto de fazer né que não é tão simples assim então você vê [ __ ] Will Smith que já fez vários ah né com a voz dos dos dos dos personagens P É irado porque tem essa essa coisa aqui né do tipo você não pode ele não pode atuar como ele atua fala não cara tem o microfone você
não pode ficar fazendo muito barulho né então tem toda uma coisa que que complica a tua atuação né ela tem que tá muito só aqui isso atrapalha né dificulta um elemento que te dificulta a ser natural e cara quando você né você deve dublar muitos filmes de muitos países diferentes provavelmente muito mais dos Estados Unidos porque é o lugar que tem esse setor né de cinema de filme muito mais consolidado que mas que vem mudando né por causa dos streamings e tal como que é dublar em outras línguas que não seja o inglês tipo espanhol
turco é cruel o espanhol são dificuldades né o espanhol você vê aquelas novelas mexicanas né a gente sempre acha ruim um É porque também não são grandes né grandes obras mas assim a língua é muito parecida tem muitos tem muitas palavras que são iguais então o movimento labial precisa ser mais preciso e isso é difícil de fazer que nem você dublar alguém em português um tiquinho que tá fora qualquer um percebe né então tem essa dificuldade na na na língua latina assim no espanhol línguas que você não não não encontra a referência de nada porque
no inglês ou italiano ou francês Às vezes você tem uma fala muito grande mas você percebe algumas palavras Então você sabe onde tá no texto né agora você pega um mandarim alguma coisa assim não faz ideia da onde que ele fez a pausa ele de repente parou Mas ele tem mais falas para tem mais coisas tá onde que ele parou foi em porta foi em feijão foi em agulha foi em eu te amo onde é que tá essa pausa então is dá um trabalho Desgraçado palavas é um garimpo de palavras tem a questão de ritmo
né mas na hora que você fazendo você tá ouvindo em inglês e falando sim falando junto Exatamente é um exercício de doido Caramba cara que loucura o coreano que tá fazendo muito sucesso né as os doramas krama tá fazendo muito sucesso é um pouco difícil por causa de movimento labial né que eles tem às vezes umas finalizações tipo ah que a gente não tem imagina falando contigo é então é difícil você colocar isso na boca em português e com naturalidade então Mas como que você faz rezando não mas como que você coloca o Ah você
coloca alguma entonação ou você fecha tipo ass Ah não tem movimento vamos supor então você pode parar antes tipo E aí tudo bem e não precisa tudo bem Você não precisa até lá porque o movimento Acabou então tem uns truquezinhos que você vai acha mas às vezes fica difícil às vezes não adianta babala Lu é À vezes é cruel fazer é um Bob Esponja por exemplo sei lá de repente ele fala eh não mas uma uma personagem uma mulher fica mais fácil o exemplo né fala Obrigada sei lá lá em inglês tá thank you fazendo
gracinha aí você vai falar Obrigada no não faz sentido fica ruim né fica feio então al você muda um para Eu que agradeço Então você tem que ir achando Soluções é cruel cara me Eu também n sei lá tem umas coisas complicadas e a inteligência artificial nesse universo da dublagem e hoje no no tiktok por exemplo tem muita ferramenta de dublagem de mudança de idioma de tipo de voz tal é meio que democratizando a dublagem meio que até de certa forma deixando mais natural até assim do tipo cara faz o teu vídeo e faz inglês
e tal Ah o que é muito legal como é que você vê o seu mercado a sua profissão sendo ameaçada por essa tecnologia é hoje em dia tá uma loucura tá uma polvorosa né o mercado de dublagem estúdios atores todo mundo muito preocupado com isso tem gente que acha que vai acontecer amanhã vai acabar a profissão né ã eu tenho conversado com as pessoas né os atores especialmente acho que estão mais O que é compreensível né porque a gente vê alguns vídeos na internet que são incríveis né sim ah mas uma coisa é eu sentado
aqui a câmera em mim e aí você fazer mudar o o movimento labial colocar a voz e tal a gente não sabe quanto tempo se foi apenas um clique ou se teve um trabalho um pouco maior para para aquele resultado E aí são vídeos de alguns minutos outra coisa é um filme né de 1 hora e me 2 horas com um monte de gente na tela um monte de gente falando existe aquela questão que eu falei do vozerio que são os os sons atrás né tipo tem um acidente aí tem policial bombeiro curiosos doentes tá
todo mundo ali falando então isso torna um pouco mais difícil Ah tem a qualidade que o público brasileiro gosta né então hoje 80% Aim adamente do público brasileiro vê Dublado né Eh bastante gente Car É muita gente é muita gente a gente Se surpreendeu assim quando soube né desse número e então é um mercado que gosta de dublagem independentemente de idade e classe social região do país e tal então É muito consumido e o público espera uma determinada qualidade tanto que quando não tem essa qualidade se reclama muito na internet ou se reclama nos próprios
canais de comunicação né do dos streaming ou dos canais e tal eh hoje em dia é um público que que opina demais sobre a dublagem eh Então os grandes players por exemplo T bastante cuidado vamos dizer assim tem departamentos de controle de qualidade técnica controle de qualidade artística escolha de vozes consistência tradução os grandes players eles acompanham todo o processo porque eles exigem uma determinada qualidade o que dificulta pelo menos aqui no Brasil eh um pouco a a implementação dessa Inteligência Artificial substituindo tudo tão cedo é ah por outro lado também vai dar longevidade a
teu trabalho né porque você não vai precisar você você vai poder fazer a tua voz virar uma inteligência artificial E aí você vai conseguir exato os atores têm essa preocupação o que eu entendo do tipo ah pô vamos usar minha voz e aí já era né então a discussão é um pouco sobre regulamentação tem uma lei que regulamente isso de alguma forma e também até de negociação tipo Ok você quer usar minha voz tipo através alimentando uma inteligência artificial beleza mas como nós vamos fazer isso como é que nós vamos fechar esse valor e tal
né então essa é uma discussão também longa importante que aconteça ã que mais a gente não sabe o c Eles não sabem o custo disso no dia que tiver a ferramenta absolutamente perfeita quanto Tom Cruise cobra para autorizar a utilização da voz dele em 100 línguas quantos atores então às vezes você tem a ferramenta perfeita mas o custo não faz sentido exatamente então h e outra Quando forem utilizar vamos supor tá tudo resolvido ã fechou e tal Muito provavelmente pelo menos no começo vai ser preciso ter o dublador o cara vai dublar B Ton Cruise
e aí depois Aperta o botão e transforma Aquilo em português porque se você for direto para pra tradução né a partir do Speech não não vai ficar do português falado ou aquilo que eu falei de um personagem fala você está bem o outro fala você tá legal hum alguém vai ter que traduzir exato respeitar as pausas E então e depois vai entrar a voz do cara e entra e tem a interpretação né Às vezes você só vertendo ah às vezes a a a a como é que se como é que eu posso dizer a a
palavra mais forte onde o cara colocou maior intensidade não vai ser a mesma que em português tem que ser então fatalmente pelo menos num início que se vê pelo que eu converso né um início que se vê daqui uns 8 anos ainda é fundamental a presença do dublador para realizar o trabalho muito bom então eu acho que tem todas acho que que ela deve entrar no no mercado eh porque não faz sentido também você barrar tecnologia ou avanço da tecnologia H existe um desespero acho que maior do que o necessário porque Quando inventaram as as
os softwares de tradução os tradutores acharam que ia acabar a profissão deles e não acabou eles traduzem até hoje para filmes e whatever Quando falaram falaram que acab TV acabo é vai acabar a TV aberta aí o exatamente Então eu acho que a única importância é regulamentar para não virar e o ser humano é vintage né ele adora uma coisa vintage exato e aqui especialmente a dublagem vira CL clásico né então o Chaves não é o Chaves sem aquela dublagem e tal se redublaram boa sorte aqui no no Brasil mas existe uma Eu também era
eu era mais preocupado até vender minha empresa Então porque não faz sentido tipo a maior empresa do mercado de dublagem e e e i falar subtit e legendagem ã do mundo do mundo sem um estúdio 75 anos 34 paisag Uno isso agora 35 35 Brasil né Não Faz Sentido eles comprarem um estúdio eh se não daqui a pouco a gente não vai precisar mais deles né Não Faz Sentido eh Então e e é isso os grandes players além deles se preocuparem com qualidade Ah tem toda uma agenda de de respeito ao ser humano de diversidade
de inão não sei o qu e tal então não faz sentido né Sei lá uma grande empresa que tem um nome azelar vamos dizer assim que diz buscar sempre um approach humano fala não agora a gente vai tirar esses caras todo esse mercado aqui vamos pegaria mal então eu acho que tem vários elementos aí que que protegem mas que é uma realidade e que eu acho que a gente tem que aprender a como usar como vai isso vai ser melhor pro pro cliente final pro espectador e até pros atores né eventualmente Bob Esponja sei lá
ã amanhã eu tô sem voz ou tô cansado ou sei lá o qu ã Ô vacon quer gravar minha voz formar um banco e aí você tem a dublagem Bob Esponja para sempre sem mudar sem mudar a voz porque se eu quando eu morrer ou quando eu cansar ou quando eu ficar velho ou sei lá tem um acidente eu perco a voz você nunca vai mudar a voz do seu personagem porque o desenho nunca vai mudar então é interessante que a voz Nunca mude e e sabe então a gente tem que pensar também não só
meu Deus vou morrer vou perder o trabalho é como isso pode agregar para mim isso é uma loucura né que eu lembro que tinha uns desenhos ou até alguns filmes que ou seriados né você ouvia a mesma voz de repente você vê que mudou o estúdio caramba cara P O que que é isso atrapalha a experiência né caramba P acostumado você não tem noção da da importância da voz até acontecer uma mudança dessa acontecer o game drones eh eu acho que foi na quarta temporada Eles trocaram todas as vozes praticamente porque era feito no Rio
de Janeiro e veio para São Paulo e naquela época não tinha gravação remota que nem tem hoje e tal então mudou tudo mudou tudo e aí eu fiquei pensando no deficiente visual acabou a série para ele ele não tem mais referência de quem é quem quem é quem Aquilo é terrível o cara tá assistindo então tem o seu valor né como produto audiovisual e Wendel Fala um pouquinho mais sobre a venda da unidub para oono como que Da onde surgiu o approach deles virem ser acho que eles compraram O Endel Ou eles compraram o estúdio
e Da onde veio a tua vontade também de querer vender é muito louco Ah eu acho que eles compraram o que a unidub se tornou a gente se tornou referência mesmo no mercado ã de qualidade técnica e artística ã vocês hoje só pra galera entender vocês são uma produtora de audiovisual o foco em dublagem isso legendagem descrição legendagem curso localização de game e aí você tem uma equipe tanto técnica isso quanto de dubladores os dubladores a gente trabalha com todos os dubladores do Brasil é tudo freelancer entendi ah então a minha equipe são os técnicos
né Toda a parte técnica Ahã e a parte de de produção de de de gerenciamento de projeto né esse tipo de coisa atendimento ao cliente e tal ah Os diretores são seus ou são eles são ou são freelancers é tudo PJ mas é eu não permito que eles dirijam em outro lugar porque Ah tem estúdios que tem diretor que trabalha meio período num lugar e meio em outro como eu criei uma cultura da empresa ã primeiro não não faz sentido de você uhum e de um pro outro e eu eu eu eu tenho um um
método vamos dizer assim de dirigir ou de enxergar o produto enxergar a dublagem eh que é um dos diferenciais da empresa então se você pode ter o Wender dirigindo aqui o acul ã perdeu a sua mágica exatamente então a a a a assim como os técnicos de de captação né Eh tem técnico que é frila e e e trabalha em dois estúdios às vezes três né Eh eu montei a minha equipe porque eu acredito nesse envolvimento com trabalho nesse entendimento numa cultura numa forma de de entender o o o o que é o nosso trabalho
né então a gente criou lá o unidu né quem trabalha lá não é isso aquilo aquilo outro financeiro e tal não você é um unid duber né então todos nós eh a gente fala que que você faz is já te perguntarem num almoço num qualquer lugar Ah o que que você faz fale eu ajudo a contar histórias do mundo inteiro em português que é isso que eu faço Eu eu levo os sonhos magias porque a gente tem que pagar em dia todo mundo e certinho A casa tem que tá linda e bonita o atendimento tem
que ser tudo isso contribui pro ator chegar e fazer um trabalho diferenciado né então é é Fatal o ator entra num determinado estúdio e trabalha de um jeito entra no nosso trabalha de outro porque já entendeu como é que a gente funciona o que a gente espera o que a gente quer e o que a gente dá em troca também então ah a a minha equipe trabalha só comigo só com a gente e daí como que veio essa vontade de vender a companhia ou o approach deles como eles vieram para você então eu sempre achei
que isso ia acontecer um dia eh eu razoavelmente esperava porque vocês sabem mais do que ninguém né as dores de de você ter um negócio né ã você trabalha 24 horas por dia 365 dias por ano você se preocupa com as pessoas o nosso mercado ele tem uma sazonalidade grande então ã Poxa eu não quero um dia mandar alguém embora porque caiu demais né o faturamento eh eu no caso resolvia tudo né desde ah brinde pro cliente Caneca falta isso falta aquilo ih que aconteceu tal coisa quebrou não sei o que lá deu um problema
com tal filme hã você gerenciar tudo isso é extremamente desgastante né o o o o os atores Pô a gente tá falando de muita gente né eu trabalho com uns 400 por mês mais ou menos é a gente paga uns 400 500 atores por mês não sempre os mesmos porque as vozes variam sim mas é isso então você tem problema de contrato você tem problema de relacionamento tem problema de atraso tem problema de horário tem problema de ego Ah tem problemas às vezes de questões eh não vou dizer sindicais mas é sei lá de de
reajuste e disso daquilo é então H tudo isso é muito desgastante né Então tinha vezes que eu ficava muito cansado estressado às vezes levava isso pra casa te prejudicava como produto Também também que você tava estressado por um problema e tinha que entrar para fazer uma dublagem e no relacionamento com com os próprios atores às vezes às vezes você quer matar um porque por alguma coisa que aconteceu ou numa numa mesa ali de negociação com alguns representantes conversa conversa combina negócio tal não sei o qu de repente acontece outro sabe você fala caramba não foi
isso que a gente conversou na reunião ou às vezes um cara sei lá fala ah eu acho que nós estamos preocupados com a qualidade Aí eu falava mentira não L Cristão Mentira você chega atrasado em todas em todas as as gravações E aí quando você chega atrasado O que que você faz você quer recuperar o temp perdido o que que você faz você corre então você não tá preocupado com você tá preocupado com a qualidade é tudo é a tua nota fiscal ser tua não sei uma nota comprada envolve muita coisa qualidade não é o
teu talento na estante né pensar no todo então tudo isso às vezes gera um desgaste eh que às vezes te cansa né então você tirar um determinado peso dos ombros é bom e você ter uma grande empresa como essa às ve agora eh com o tempo a gente quando tiver tudo ajustados né a parte financeira é da parte financeira a parte eu Talvez possa me dedicar mais a ser aquela cara a gente fala T tanto tempo em inglês a ser aquela aquela aquela liga isso er que você tava na cabeça sabia GL Cola P você
é aquela pessoa que que liga a equipe que mantém tudo né em então eu vou poder dar mais tempo à pessoas fazer mais o feedback nesse último ano que a gente estava negociando bastante e não sabia quando a cois fo quant tempo de negociação quase do anos caramba que loucura e na minha cabeça por não conhecer falei ah acho que em dois TR meses resolve se vai não vai [ __ ] ignorância Ah mas isso até atrapalhou um pouco a minha gestão porque eu ficava na dúvida às vezes se eu faço isso agora não faço
será que vai parecer aconteceu comigo também nossa eu imagino que seja aí eu tomei a decisão de ficar focado no m e deix ch meu na época se que era o Jordão meio que focado no negócio e a gente traçou um plano ali para tipo cara vamos buscar eficiência essa essa auditoria eu não tinha muito ninguém então isso me atrapalhou bastante né então acho que por exemplo no último ano eu não fui um um um cara muito próximo da equip você fatur vocês faturaram quanto no último ano será que eu posso falar mas eu puder
também não ter problema é é é é porque tem muitos concorrentes então não tem problema vamos pass eu fala depois fala PR gente aqui quem quiser saber m legis é vai est no caption do YouTube manda WhatsApp pro Alfredo Ah manda o Direct Compartilha o o episódio manda Direct então eu eu não senti que eu não fui um não tava muito presente assim né com a equipe por conta disso me atrapalhou um pouco ã Mas então eu tinha essa preocupação do peso que é lidar com com tudo isso ã de não tá tão perto também
da área artística que eu a que é um dos diferenciais que a gente vende ã ã a questão financeira mesmo porque isso te dá uma um um um respiro né Uma tranquilidade né pô tenho três filhos então eu trabalho desde os 4 anos de idade né Então você fala poxa é tem uma recompensa aqui eu posso puxar um pouco fria de mão ou daqui um tempo me dedicar especificamente à parte artística tá mais junto dos caras ali eu percebo que existe até uma janela que tá no começo do começo mas eu percebo que talvez existe
uma janela para uma expansão profissional minha de de repente ir para outros países ou da ai me fugiu a palavra n assistência e Assessoria exato porque por quê Porque a nossa empresa particularmente a unid Derby ela é muito claro a gente tem um monte de coisa para melhorar porque a gente começou pequenininha Então você vai que nem São Paulo crescendo vai crescendo desordenadamente então a gente foi fazendo a gente trocava pneu com carro andando o tempo inteiro mas isso também deu casca pra equipe então a gente é muito a gente resolve problemas cliente não sofre
com a gente ou não recebe Bush já aconteceu deles falarem como é que vocês fizeram tal coisa se todos os países devolveram pra gente que tem um negócio chama ame que é um canal de músicas e efeitos e tinha um problema na me de um filme e aí todo mundo devolveu ó falou tem um problema no time code e tal e a gente n porque você tem porque você tem uns canais tem um canal canal da voz em cima da você muda a voz e coloca o de cima e fic acontecendo isso exato Então tudo
isso vem pronto o sonzinho do ar condicionado quando mexe aqui todos os tipos de sons As músicas já vem pronto e aí tinha um filme que tinha uma falha na me e a gente nem perguntou porque o cara falou meu T uma falha me meu dá para fazer uma gambiarra dá não dá pera aí resolveu mandamos o filme eles que [ __ ] essa que que vocês fizeram aí a gente falou né não a gente manipulou aqui não não pode não sei o qu Mas tudo bem E aí eles devem ter falado para todo mundo
ó faz isso isso is porque não tinha outra me né ã tem que gravar o filme todo de novo é o cara precisa produzir outra é deve ser um inferno então que loucura é eh Então a nossa equipe é muito boa nós nunca perdemos um cliente o primeiro tá até hoje o segundo tá até hoje terceiro tá até hoje a gente tem uma reputação muito boa dita pelos clientes ã então ã eu acho que eles e Muda alguma coisa agora para eles Depois dessa aquisição acho que sim porque eles podiam comprar qualquer empresa não não
não para eles pros clientes não foi exato foi uma per todo mundo perguntou isso né primeira coisa né porque aqui é o Wendel tô falando com o Wendel confio no Wendel no meu querido Bob Esponja todo mundo perguntou isso porque isso a gente tem uma relação muito boa e muito assertiva eh então isso foi uma das bases né da da da negociação E aí depois também e Eh eu percebi que não era eu querendo uma ter a equipe eram eles querendo não perder a equipe então H isso foi muito bom é difícil tranquilizar a equipe
porque fica todo mundo com medo vai mudar tudo vamos mandar embora agora só quem fala inglês e não sei o qu né não calma gente e tal ah os clientes todos receberam esse esse esse feedback ó não vai se manter tudo igual e tal na verdade a ideia é a gente melhorar o nosso atendimento em termos tecnológicos em termos de estrutura e bab Bá né porque eles têm estúdios por exemplo ã nós temos um um estúdio de mixagem atmus só que o nosso atmus é é nearfield atmus aqui é uma tecnologia isso tá E que
pouca gente tem e pelo menos no mercado de dublagem E aí a gente tem uma estúdio desse Mas é para streaming é é nearfield existe o atmus para cinema o que que é nearfield desculpa É pertinho é perto PR para você ver na TV para eu ver na TV em caso meu home theater é suficiente exato exato da ver no cinema cinema é você precisa de um estúdio 5 vezes maior então por exemplo auno tem então se o cliente falar Enda você dubla esse filme para cinema em atmos sim V eu vou duar dentro da
empresa vai vai ser dublado em em outra em outro estúdio não ali dentro mas mas é porque porque os microfones de captação são diferentes os não é na mixagem então a sala precisa ser muito grande aí tem mais caixas de som ã e a mixagem é a parte de você juntar as vozes com os efeitos é alguém ouvindo com toda a profundidade do som como se fosse no cinema ele se coloca ali no meio exato até cinemas timos tem poucos né no Brasil no Brasil Sei lá acho que não deve ter cinco mas é algo
que daqui um tempo vai ter n como era inventaram 5.1 depois inventaram 7.1 e tal e agora tem tem o atmus então a gente já tinha PR nearfield agora a gente tem cinema Ah mas uma coisa que ficou muito clara é isso a equipe mais clientes também sim porque eles já tão no mundo inteiro Imagino que eles tenham um grupo de clientes gigantesco que talvez você não tem hoje ex Ah no teu portfólio tamb vem PR então eles te dá um volume também ex eles tem alguns acessos vamos dizer assim lá fora de conversar com
com quem manda né que já chega no Brasil exato É aqui ã aí é só às vezes uma questão de ajuste de preço porque a gente tem um preço do o nosso custo de produção né E às vezes esses sei lá esse esse essa distribuidora trabalhava com empresas tem um um preço menor mas aí a gente vai se adequando se ajustando a gente tá começando a entender Qual é a a necessidade e a dinâmica né da da iuno as expectativas que eles têm então é tudo mas fale sobre a frase ter chefe Cara isso é
muito engraçado eu tenho falado tanto para me acostumar Porque é engraçado o o pessoal lá me chama de chefe chefe chefe chefinho não sei o quê no começo me incomodava porque sei lá eu via pejorativamente mas aí depois eu vi também que é meio babaquice mha até porque eles me chamam assim carinhosamente né é tipo é quase uma brincadeira né então eu me acostumei a ouvir ser chefe aí aos 49 anos falar Esse é o meu chefe foi foi bem esquisito eu tenho forçado isso Para ficar natural eh mas ao mesmo tempo eu também acho
muito legal que aos 49 anos pelo menos nesse mercado de dublagem eu conheço tudo de ponta a ponta agora começaram uma nova etapa eu acho isso muito legal como como ser humano como pessoa [ __ ] eu vou aprender tudo de eles compraram Tudo sim você é é funci executivo dele é é engraçado que eu brinco isso às vezes tá numa que que você faz que que você faz sou dono deo do bag Ah legal hoje em dia fal sou Country Manager [ __ ] Country Manager é muito bom E eu então eu tô aprendendo
um monte de coisa isso também foi uma coisa que me incentivou fal Pô vou viver outra coisa outro momento porque isso aqui essa parte é que eu já conheço e já meio que aprendi a dominar né então conhecer essa coisa e ver essa possibilidade de amanhã eu tá no México tá nos Estados Unidos tá falando pô pera aí a unidub é um cas de sucesso que que vocês fizeram que que eu posso ajudar ou o que que eu posso aprender também que eu falei caramba Nunca imaginei que isso funcionasse E aí tem a tu pode
botar teu método agora no mundo todo exato wend antes da gente começar a se direcionar aqui para as duas setas finais que esse daqui tem duas setas finais não tem uma só eu ainda tenho uma dúvida aqui como que é o processo de escolha dos atores e das vozes você falou que você tem mais de 400 500 que passam por mês lá para fazer um monte de filme tudo todo tudo que seja gravação como que vocês escolhem quem que escolhe é você é é o é o próprio filme às vezes é sempre é quase sempre
o estúdio né ah às vezes sou eu o estúdio do filme ou você é não do filme às vezes sou eu às vezes na maioria das vezes são os diretores eh o diretor assiste ao filme E aí ele vai e em função do timbre de voz e às vezes da dificuldade do personagem então às vezes tem um personagem que é você cara é perfeito pô é é o Brun é ele não tem jeito só que às vezes ele é tão difícil de dublar que aí eu vou pegar uma voz similar a sua e não a
sua porque senão não vai dar o o o match de de de acting sabe né então é é é esse equilíbrio entre o timbre e a capacidade técnica do dublador de atingir aquela dificuldade Ah eu sou o cara que aí eu vejo todas as escalações que a gente chama assim né o o cast que cada diretor fez eu os teus diretores isso eu vejo Ah e às vezes eu mexo em função de variação de vozes então eu vejo que pô Alfredo tá nesse filme nesse filme desse filme desse filme ô Fulano tira o Alfredo ele
já tá demais a gente precisa variar vozes Porque o mercado e os clientes querem isso então esse é outro diferencial que a gente tem eu tenho todas as vozes do Brasil todo mundo trabalha no meu estúdio E daí como que você sabe Putz essa daqui é o Alfredo Essa é o Bruno Essa é o Wendel essa daqui pô porque você você você tem a memória SIM ex daquela voz essa [ __ ] esse daqui vai bem com isess exato os os diretores acabam conhecendo quase todo mundo e trabalhando com quase todo mundo eles trocam muita
figurinha ó Fulano é muito bom Ó Fulano começou ele tem potencial para isso para aquilo ah a gente trabalha com alguns projetos né junto a Universal a Netflix que é de criar vozes novas dar cursos paraas pessoas dar oportunidade eu agora mesmo o um filme que eu vou ter que dirigir a dublagem E aí tinha umas crianças aí por exemplo a minha irmã trabalha muito com criança eu escrevi para ela ô Úrsula quem é a melhor menina de 12 anos de idade né quem tem quem atua melhor é de 12 anos de idade Ah eu
acho que é fulana eu falei fulana também mas fulana é melhor aí então às vezes a gente troca muito essa essa figurinha preciso de um vozeirão que cante sempre alguém ali conhece sabe porque a gente tem um grupo ali de umas 10 pess então e todo mundo roda bastante acaba se conhecendo muito bom você quer fazer ou eu faço Tá bom faço Então bate bola espere Esperei ele dublar perguntas especiais para você dublador o que que é mais difícil de dublar um herói gótico meio Dark ou uma esponja do mar super animada Caramba [ __
] difícil a esponja do mar eu tô mais acostumada ela me cansa mais fisicamente porque é uma voz estridente e é um ritmo Alucinante Ah então Tecnicamente é mais difícil o outro artisticamente é mais difícil até porque esporádico né aconteceu uma vez saiu bem Néo saiu bem muito bem se você pudesse escolher entre dublar uma novela mexicana ou uma novela turca qual seria sua escolha rapaz acho que turca qual personalidade famosa calma aí qual personalidade famosa personagem ou figura histórica você não aceitaria emprestar a sua voz nem por todo o dinheiro do mundo rapaz qual
personalidade histó Cara eu acho que nenhuma tô Paria qualquer um é porque assim na minha concepção eu ali como ator eu sou apenas instrumento não ao meu ver cada um cada um mas ao meu ver não cabe a mim fazer julgamento de valor Ah esse cara é isso esse cara sei lá de esquerda de direita é nazista é um assassino é ah eu tô ali emprestando a minha voz para levar aquilo aquela história para contar aquela história aqu hist não sou eu né aliás eu acho que como ator é um baita desafio você fazer algo
que tá completamente fora ou do teu do teu pensamento eh ou da tua naturalidade da sua forma de se expressar então eu acho um exercício incrível Mas eu respeito e entendo quem não consegue de jeito nenhum e do outro lado quem é a pessoa que você Ainda não fez que você amaria fazer a voz Ah eu gostaria de dublar um Homem Aranha mas o homem-aranha tá cada vez mais jovem e eu tô cada vez mais velho então o tem que fazer um filme do homem-aranha velho p é pois é o eu tô esperando o Robert
Pattinson ser um homem-aranha Ah mas teve o Manolo rei que é diretor de dublagem e ele dirigiu os filmes do do homem-aranha no último Aranha verso tinha um monte de homem-aranha ele me colocou lá no Aranha Escarlate aparecia H pouquinho mas mas foi né Fiz um homem-aranha realizou o sonho aquela cena dos quatro que ele se encontram os quatro cara você acredita que eu não vi o filme eu não vi nenhum tipo nenhum você acredita é que você assiste tanto filme todo dia né É verdade mas tu assiste Netflix assisto mas assisto muito pouco porque
tenho p e crianças não se eu ligo a TV eu assisto raro eu dormir em frente da TV mas é tempo né não me sobra muito tempo e tal eu tenho que ver NS horários meio Absurdos por causa das crianças e tal então acabo vendo eu adoro adoro ver filme adoro adoro mas vejo meu sonho é um pouco esse um dia eu vou assistir tudo que eu quiser vou ficar uns 4 meses em frente de uma TV vendo tudo que eu perdi tô procurando aqui que tem um da Netflix que eu tô vendo agora que
eu que eu vejo quanto eu tô fazendo cárdio Magnatas do crime caramba foi dublado na unidub irado cara uma das melhores séries que eu de de ultimamente comecei a ver também [ __ ] na unidub não Londres É irado né filado ah e os personagens cara os personagens são muito engraçados Cara eu acho que eles pegaram meio que os melhores personagens de vários outras séries e colocaram ali entendeu não muito bom é muito bom mesmo eu assisti esse Eu assisti esse eu consegui assistir inteirinho foi foi dublado lá sim sim na não vou dizer na
unidub na yuno tem na yuno Brasil caiu no Brasil bo ó só complete a frase o mundo precisa de gente útil agora com a voz do Goku o mundo precisa de guerreiro sayadins agora com o Bob Esponja Pô o mundo precisa de agora não deve aguentar mais mais hambúrguer de siri bom ão extremos diferentes essa parada todo dia eu pro colégio eu vi aquele eu via Três desenhos da Nick eloan que era Bob Esponja Arnold é muito bom e um lá dos menininhos que andavam de skate e tal sabe qual é que era um irmão
e uma irmã e um amigo o pai era dono de uma loja ah ah Power Rocket Power isso aí irmão isso foi minha minha vida brother minha adolescência ali meu adolescência não né minha minha sei lá p a infância o que você deixou de ser quando cresceu jogador de futebol eu pô traria o exa Mas o que você ainda vai ser quando cresci rapaz C Manager mano que você quando eu cresci um Viajante do mundo T Bom boa se você tivesse o superpoder Qual o problema do mundo você gostaria de resolvendo aborrece maravilhoso tá um
dos melhores tá fizeram filme da sua vida você tá entrando no cinema qual cena você estaria mais animado para assistir eu falar besteira fala pô que você tá as cenas de sexo temos a melhor resposta temos a melhor resposta e quais e quais as mais aflito as br [Risadas] br e os mais Aflitos mais aflito Puts cara teve cada uma ã mais aflito acho que a minha infância e adolescência porque a gente era muito muito muito muito muito mesmo muito pobre e então pô foi muito muito muito difícil saca foi muito difícil a gente passou
fome não passou fome Ai passei fome era passar passar fome fazia assim como acordar com valzinha não sei o que a gente passava fome né ã já dormir na Rua H enfim já fomos despejados 500 vezes né da noite pro dia chega alguém oficial de justiça sai e ter que ir pra rua com com roupa com as coisas e tal então tudo isso porém aquilo que tava falando né Eh assim como a minha equipe e tudo isso criou casca né então tipo eu também não tenho medo de muitas coisas sabe que eu não consigo imaginar
o que que poderia acontecer que fosse me deixar claro você se preocupa com os filhos e tal não sei o que mas eu sei que que eu faço eu sei que que eu resolvo e que vai dar certo boa qual foi o dia mais feliz da sua vida hoje e o dia mais triste já é mais triste eu acho que foi na segunda cirurgia do meu filho mais velho ele passou por algumas cirurgias e a segunda foi era para ser uma cirurgia de 2 horas durou 6 horas aí [ __ ] ele ficou intubado pouco
mais de uma semana porque ele não conseguia voltar a respirar sozinho aquilo ali foi foi doído fui doído mas deu certo qual foi a última coisa nova que você aprendeu a última coisa nova que eu aprendi Ah eu acho que tem sido isso de entender como funciona como são as soluções ou as decisões de uma grande Corporação é muito diferente das decisões que eu tomava boa são influenciadas por outros fatores por outros fatores muito maiores e que fazem sentido quando você pensa globalmente né boa tem a pergunta especial aqui que o time preparou para vocês
que é o que que você pode deixar de dica para nós que trabalhamos com nossa voz aqui também nesse podcast e para outras milhares de pessoas que podcast tem se transformado numa das grandes ferramentas de marketing aí principalmente para b2b no Brasil Brasil Tem se tornado nesse assunto então para essa turma toda que assiste que grava podcast que trabalha com a voz qual é a sua dica pra gente façam um fono façam fono é porque realmente a comunicação ela é muito importante né então a forma como você fala como você articula Como você se comunica
faz muita diferença e ela é igual é igual você faz academia você faz você cuida da saúde você cuida a gente esquece disso né e e faz muita diferença você conseguir aquecer a voz você conseguir relaxar a voz e você conseguir passar firmeza tudo isso você aprende com com os profissionais né então acho que fazer fono é igual ir ao dentista de se se meses é importante grado grado bom senhoras e senhores com vocês o Wendel Bezerra que que podcast para pegar o corte aí de dono a c Manager vocês Bezerra em sua nova fase
cara obrigado demais prazer ter você aqui obg pra galera te seguir qual qual ara ah Instagram é Wendel under Bezerra tiktok é tio Wendel porque lá eu sou bem mais velho que todo mundo e meu canal no YouTube OB presente para você o meu livro Novo todos somos uma marca nesse teu caso a sua voz é uma grande marca o meu é @ alfredos Soares @un nardon @bruno nardon famoso Babalu galus 2024 não esquece que tem q code na tela bota aí qrcode na tela para você ter acesso ao G4 Skills aproveita aí os S
Dias grátis para você treinar aí o seu time tamo junto até o próximo episódio segue a gente no Spotify deixa seu comentário manda no grupo de WhatsApp compartilha na rede social Segue o canal do YouTube ativa o Sininho bom vocês já sabem de tudo tamos junto até o próxima Episódio dog4 podcast valeu extremos valeu [Música]
Related Videos
WENDEL BEZERRA (DUBLADOR) - NIZOLÓGICO #11
1:42:12
WENDEL BEZERRA (DUBLADOR) - NIZOLÓGICO #11
Plugado Podcast
73,588 views
COMO VIRAR O JOGO E LEVAR OS NEGÓCIOS PARA A ERA DE OURO - COM LÁSARO DO CARMO
1:11:54
COMO VIRAR O JOGO E LEVAR OS NEGÓCIOS PARA...
Extremos - Podcast G4 Educação
23,248 views
COMO ENCARAR SITUAÇÕES DE PRESSÃO EXTREMA - COM PEDRO SCOOBY | EXTREMOS
1:35:37
COMO ENCARAR SITUAÇÕES DE PRESSÃO EXTREMA ...
Extremos - Podcast G4 Educação
4,430 views
POR TRÁS DA HISTÓRIA DO GALÃ GLOBAL QUE SE TORNOU VENDEDOR AMBULANTE -  DANIEL ERTHAL | EXTREMOS
1:27:52
POR TRÁS DA HISTÓRIA DO GALÃ GLOBAL QUE SE...
Extremos - Podcast G4 Educação
3,670 views
VIVER & EMPREENDER PODCAST - LÁSARO DO CARMO JR.
53:53
VIVER & EMPREENDER PODCAST - LÁSARO DO CAR...
Viver & Empreender TV
787 views
WENDEL BEZERRA - Venus Podcast #543
2:16:48
WENDEL BEZERRA - Venus Podcast #543
Venus Podcast
23,340 views
DE PEÃO DE RODEIOS A IDEALIZADOR DO CHURRASCADA - COM FELIPE AVERSA | EXTREMOS
1:02:58
DE PEÃO DE RODEIOS A IDEALIZADOR DO CHURRA...
Extremos - Podcast G4 Educação
1,499 views
PESSOAS FAMOSAS DUBLANDO ALGO | Cortes do Flow
14:34
PESSOAS FAMOSAS DUBLANDO ALGO | Cortes do ...
Cortes do Flow [OFICIAL]
409,071 views
COMO ENFRENTAR A JORNADA ATÉ O TOPO - COM DANIEL DE OLIVEIRA | EXTREMOS
1:00:04
COMO ENFRENTAR A JORNADA ATÉ O TOPO - COM ...
Extremos - Podcast G4 Educação
3,409 views
07. #Papo Íntimo com Tallis Gomes
1:27:33
07. #Papo Íntimo com Tallis Gomes
Papo Íntimo Podcast
392,796 views
Paola Carosella  é entrevistada por Antonio Tabet l Alt Tabet l Episódio #03
1:11:05
Paola Carosella é entrevistada por Antoni...
UOL
158,201 views
COMO LIDERAR EM MARÉS DIFÍCEIS - COM CARLOS BURLE | EXTREMOS
1:19:13
COMO LIDERAR EM MARÉS DIFÍCEIS - COM CARLO...
Extremos - Podcast G4 Educação
1,024 views
Você COM CERTEZA conhece essa voz! Mario Jorge!
14:25
Você COM CERTEZA conhece essa voz! Mario J...
Wendel Bezerra
796,172 views
Sem Ensaio entrevista criadores da página 'Galãs Feios'
59:47
Sem Ensaio entrevista criadores da página ...
Terra Brasil
17,874 views
A IMPORTÂNCIA DE SER DISRUPTIVO NA VIDA E NO TRABALHO -- COM IVAN MORÉ | EXTREMOS
1:16:25
A IMPORTÂNCIA DE SER DISRUPTIVO NA VIDA E ...
Extremos - Podcast G4 Educação
2,022 views
COMO APROVEITAR OPORTUNIDADES E EVITAR ERROS FINANCEIROS - COM HULISSES DIAS (TIO HULI) | EXTREMOS
1:26:07
COMO APROVEITAR OPORTUNIDADES E EVITAR ERR...
Extremos - Podcast G4 Educação
7,778 views
DUBLADORES FAMOSOS QUE JÁ FALECERAM
23:04
DUBLADORES FAMOSOS QUE JÁ FALECERAM
Wendel Bezerra
576,525 views
COMO INGRESSAR NO RAMO DA DUBLAGEM | Cortes do Flow
8:36
COMO INGRESSAR NO RAMO DA DUBLAGEM | Corte...
Cortes do Flow [OFICIAL]
42,724 views
O DESAFIO DE CONSTRUIR TIMES EM AMBIENTES DESAFIADORES - COM RODRIGO PIMENTEL (CAPITÃO NASCIMENTO)
1:15:51
O DESAFIO DE CONSTRUIR TIMES EM AMBIENTES ...
Extremos - Podcast G4 Educação
6,858 views
DUBLADOR DO MICHAEL KYLE (EU, A PATROA E AS CRIANÇAS - 2ª VOZ) conta com foi DUBLAR o PERSONAGEM
5:33
DUBLADOR DO MICHAEL KYLE (EU, A PATROA E A...
Desfoque Podcast
198,870 views
Copyright © 2024. Made with ♥ in London by YTScribe.com