Você sabe o que é educação Você sabe o que é cultura Você sabe qual a relação entre Educação e Cultura quer pegar um pouquinho da Visão da filosofia sobre estes temas Educação e Cultura então fica aqui comigo pr para o nosso vídeo mas antes já deixa aquele like Maroto aqui pra gente se inscreva no canal se você tiver chegando aqui agora e ative também o Sininho para receber as notificações do que for postado aqui eu sou o Francisco Porfírio professor de filosofia aqui do Brasil Escola bora pra nossa aula então vamos [Música] lá cultura vem
do latim Cultura né que significa tratamento cultivo nós chamamos de Cultura um conjunto complexo de hábitos costumes valores ah elementos como idioma religião arte produção artí tica culinária Enfim uma infinidade de bens materiais ou não materiais que compõe um certo patrimônio vamos dizer assim e que são fruto da produção humana seja individual ou coletiva produtos de uma cultura que são feitos pelo indivíduo mas essa cultura ela define uma coletividade um coletivo né um agrupamento de pessoas e a cultura distingue também é um dos elementos distintivos do ser humano para para os demais animais nós podemos
aqui listar Ah o raciocínio né essa capacidade racional ã que nós temos assim essa capacidade de utilização de uma razão complexa de pensamento abstrato né que o ser humano consegue a utilização de uma linguagem complexa também e a cultura como fruto deste convívio coletivo como elementos três grandes elementos distintivos do ser humano em relação aos outros animais podemos falar que a cultura ela acaba sendo para o indivíduo uma aquisição no sentido dela ser um aprendizado da vivência porque se a gente pega vou pegar um exemplo aqui para vocês pega um bebê brasileiro eh quer dizer
um bebê filho de um casal brasileiro mas ao nascer você vai levar esse bebê essa criancinha para ser criada por uma família japonesa no Japão seria meio Óbvio a gente pensar que essa criança ela não vai desenvolver ver um hábito cultural brasileiro se ela foi estimulada somente dentro daquela cultura japonesa dentro do do seio daquela família japonesa então a cultura ela parte deste aprendizado a cultura ela é aprendida porque nós buscamos nós temos essa cultura dentro da vivência social e um dos elementos que levam a este aprendizado da cultura é justamente a educação na verdade
se a gente for pensar em um conceito mais amplo de educação que foge da educação escolar da educação promovida nas instituições nas instituições de ensino nas instituições educativas eh todo o processo cultural que né de de de de criação da cultura dentro do indivíduo ele passa justamente pela educação porque a gente pode falar de uma educação popular dessa educação promovida nas outras instituições que não a instituição social na educação familiar porque a família é um um núcleo aqui dentro desta formação cultural né então eh a educação ela caminha neste sentido lado a lado com a
cultura para além desta Cultura como um aprendizado nós temos também a noção de Cultura como uma experiência então nós vivenciamos nós experimentamos um o o sentimento de pertencimento né a uma cultura que nos leva também a a outros sentimentos eh dessa noção de pertencimento de de estar inserido em um contexto social de estar inserido em um agrupamento humano tá então tudo isso promove uma experiência para o indivíduo e essa experiência ela pode ser percebida e vivida também a nível coletivo tá então a formação cultural Ela traz tudo isso e quando a gente fala de Cultura
Nós também falamos né de de elementos que em certos povos e um processo importante é o processo de aculturação né que é justamente aquele processo em que você tem uma retirada daquela cultura original de um povo que acaba cedendo lugar a outro a outra cultura a gente pode falar por exemplo do do processo violento inclusive esse processo de de aculturação ele é de aculturamento né Ele é violento e a gente pode falar por exemplo do que sofreram os os povos e sofrem os povos indígenas no Brasil né com essa vinda de do do homem branco
europeu para cá né E aquele processo colonizador que tentou desde 1500 desde a desde a da chegada dos primeiros Portugueses e se intensificou com a chegada dos Jesuítas aqui que tentou o quê tirar a cultura do indígena né dos povos indígenas e trazer para eles aquela cultura do homem branco europeu por quê Porque dentro daquele processo colonizador violento isso facilitaria muito a dominação na filosofia nós podemos destacar algumas das grandes obras que vão tentar entender a noção de Cultura a partir de processos educativos e eu vou citar a primeira aqui que é o livro paideia
a formação do homem grego do Werner eger esse livro ele é muito interessante porque ele vai pegar ali o contexto da Grécia antiga e analisar o conceito de pai ideia que era uma noção de Formação muito Ampla que passava ali né por aqueles aqueles povos gregos o essa formação do homem grego e o o sentido de homem aqui tem o o muitas vezes essa conotação do gênero mesmo porque esse processo de de aprendizado educativo completo era reservado ao homem né de uma certa camada social inclusive não eram todos e ele compreende uma noção de Formação
muito Ampla os gregos os homens gregos passavam por um processo de formação que não se limitava as ciências quer dizer ainda não existia a noção de ciência como nós temos a partir da modernidade né existiam certos conhecimentos dentro das áreas da Matemática astronomia até mesmo uma biologia uma física uma química e este conjunto de conhecimentos era chamado de filosofia Tá então aqui que o que os primeiros gregos lá filósofos faziam era isso isso era esse esse entendimento do Cosmos do universo a partir dessas áreas do conhecimento e tinha também o conhecimento sobre política a retórica
a lógica né tudo tudo isso compõe essa formação e também a educação física a educação do corpo que para os gregos antigos era muito importante era algo que fazia parte da vivência corporal no mundo até mesmo da saúde assim então é um livro complexo né que traz essa ideia de formação e depois de de Aristóteles a ideia de Formação dessa formação educativa ela começa a se eh ficar mais delimitada dentro de áreas do conhecimento porque o Aristóteles promove aquela chamada sistematização do conhecimento que depois vai ser resgatada pela filosofia Escolástica na idade média e isso
passa a nortear toda a concepção de educação Tida dentro da Europa e se a gente fala de outros outras localidades por exemplo nas Américas antes da colonização Américas a América pré-colombiana né Nós tínhamos aqui também uma visão de educação que era reservada àqueles povos tradicionais originários né assim eh você não tinha por exemplo entre os indígenas brasileiros uma noção de escola né de formação da escola Escolástica Mas você tinha essa educação promovida na aldeia né onde os mais velhos ensinavam os mais jovens toda aquela cultura as tradições eh a religiosidade né até mesmo a sobrevivência
dentro da Mata a sobrevivência através da caça e da pesca da coleta etc essa educação Escolástica que nós podemos dizer que está assentada em bases tomistas aristotélicas né referência ali a Tomás ja Aquino Aristóteles e e tudo isso que é passado durante muito tempo né dentro das chamadas Artes liberais na idade média o aprendizado das do das sete áreas do conhecimento ali que eles dividiam trí quadr eh isso acaba norteando esses currículos escolares dentro da Europa durante muito tempo como eu disse para vocês e a educação Nesse contexto europeu e depois com a as grandes
navegações e os Mentos colonizadores aquela primeira onda de colonização isso vai eh sendo transferido transportado para para as colônias né Eh isso estava muito restrito Então dentro do âmbito religioso a educação era feita inicialmente pela igreja e no início no princípio de tudo Quem era Quem recebia essa educação formal era quem estudava ali para o seminário né e depois você começa a ter com a mudança do tempo depois do Renascimento mudança de concepção você começa a ter cada vez mais pessoas que tinham poses querendo acessar essa educação mas a ideia de universalização da escola e
não só de universalização de levar para todos mas até mesmo de uma escola laica né que não tivesse uma vertente religiosa ela é do Iluminismo tá E então se vocês são obrigados hoje a ir pra escola né se você tem que acordar todo todo dia cedo lá e fala nossa senhora tem que ir pra escola é culpa dos iluministas Tá mas essa educação Iluminista essa proposta de universalização de uma escola laica fornecida pelo Estado né e e que fosse acessível a todos ela é uma proposta até interessante na sua base porque ela visava um aprimoramento
intelectual da sociedade mas numa visão ainda muito ingênua dos dos iluministas né de que a promoção intelectual eh levaria a um crescimento moral da população e a gente vê depois no século XX que não foi bem assim que aconteceu até porque quando os iluministas estão propondo isso no século XVII né eles não estavam prevendo o que viria depois do século XIX Revolução Industrial E aí o modelo de escola que realmente começa a ser mais eh popularizado e e e cada vez mais sendo levado paraas para para todas as camadas da sociedade é lógico que é
um movimento muito muito processual gradativo né não acontece de uma vez é uma educação que na verdade se tratava mais de um treinamento de um adestramento para o trabalho dentro das fábricas porque nós vimos uma eh uma concepção de mundo que estava muito voltada para o trabalho rural para o mundo Rural o mundo Agrário né de repente começa a ter ali as grandes cidades sendo invadidas por fábricas o trabalhador da fábrica ele precisava de um tipo de instrução que o trabalhador rural não precisava então a escola a educação passa a fornecer este treinamento e é
Michel Foucault filósofo francês contemporâneo lá do século XX quem vai escrever em 1900 e publicar em 1972 o livrinho vigiar e punir a história da violência nas prisões Mas a gente não tá falando de educação O que que você tá falando de prisão Pois é Foucault ele vai analisar o que ele chamou de instituição de confinamento segundo Foucault Essa sociedade que se assentou em cima da da industrialização Essa sociedade capitalista industrial ela precisava de um processo de disciplinarização dos corpos disciplinar os corpos para criar o que Foucault chamou de corpos dóceis corpos aptos aquele trabalho
e aí se a finalidade era o trabalho na fábrica Você tinha outras instituições que preparariam para isso então a escola ela não ia ensinar o indivíduo somente linguagem matemática ciências não ela ia ensinar o indivíduo também a operacionalizar né a fazer essa aquela operacionalização técnica a seguir ordens então o indivíduo uniformizado chega lá bate a sirene e começa o turno dele dentro da fábrica o indivíduo uniformizado chega na escola toca aquela sirene e ele começa ali o seu período letivo de aula né o indivíduo da fábrica lá o trabalhador recebe ordens do seu gerente e
cumpre essas ordens o indivíduo que está na escola recebe ordens tarefas do seu professor e cumpre essas tarefas Bate o Sinal você tem um intervalo né Bate o Sinal na fábrica você tem um almoço depois volta todo mundo e aí aquele mesmo processo até o fim do turno de trabalho na fábrica ou até o fim da aula no caso do Estudante este processo né ele tá comparando Aqui Fábrica e escola e aonde entra a prisão nisso a prisão segundo Foucault também era um uma dessas instituições de confinamento que visava tratar aqueles corpos que não conseguiram
entrar nesse sistema que não cons que conseguiram se adequar né a este sistema eh que não foram eh devidamente docilizados vamos dizer assim e aí outras instituições entram por exemplo tá analisando o hospital como Aquela instituição de confinamento que vai tratar do corpo doente e o Manicômio como Aquela instituição de confinamento que vai tratar do corpo que não se adequa de jeito nenhum aqu aquelas normas que é considerado um corpo mentalmente desviante né Eh ele tá falando de uma época em que hoje nós temos né o o assim Ainda bem né para avanço da sociedade
nós não temos mais pelo menos no Brasil manicômios como tiveram no passado assim aquela instituição de de tratamento confinado daquelas pessoas que eram consideradas doentes mentais mas na época que Foucault tava analisando tinha e Foucault inclusive eh acompanhou muitas dessas instituições porque ele passou por tratamentos psicológicos e ele depois como estudioso né estudioso de Psicologia vai acompanhar aquilo de perto também então ele tá vendo ali todas essas estruturas e aí ele vê como que a educação ele fala como que a educação passa a atuar a serviço do capitalismo né justamente neste adestramento dos corpos Então
ela é uma instituição que muitas vezes e ele tá falando daquela escola super tradicional que ele analisou aquela escola lá dos anos 50 60 70 né Essa instituição ela deixou de ser simplesmente um um símbolo dessa transmissão cultural e passou a atuar a serviço de algo né então ele tá fazendo justamente uma crítica à ideia de escola do século XXX é isso aí galera por hoje é Só espero que vocês tenham gostado da nossa aula curtam compartilhem à vontade Sigam a gente nas redes sociais também nós temos Facebook Twitter Instagram e temos o nosso tiktok
dá uma conferida lá que tem muito vídeo bacana um abraço para todos e todos e até a próxima [Música] valeu