Olá seja muito bem-vindo ao nosso canal o nosso quadro análise da obra de hoje vai atender a solicitação de mais um inscrito na verdade de alguns inscritos e queriam ver essa análise de mais uma obra de Michel Foucault que agora é a ordem do discurso esse exemplar que nós vamos analisar é uma edição de nº 19 lançado em 2009 pelas edições Loyola e que teve a tradução de Laura fraga de Almeida Sampaio esse livro aqui é a aula inaugural de fucou no colégio de fãs em dezembro de 1970 aqui nesse vídeo eu farei uma análise
geral dessa obra destacando os principais pontos logo de início você deve entender que aqui estão presentes reflexões e pesquisas sobre o discurso e como ele sem CDC mina em diferentes sociedades exercendo uma função de controle de limitação e validação das regras de poder e em períodos históricos diferentes e grupos sociais logo na página oito ele diz o seguinte Suponho que em toda a sociedade a produção de discurso é ao mesmo tempo controlada selecionada organizada e redistribuída por certo número de procedimentos que tem por função conjurar seus poderes e perigos dominar seu acontecimento aleatório esquivar sua
pesada e temível materialidade o co vai dizer que o discurso é uma rede de signos que se conectam com outros discursos estabelecendo os valores determinado a sociedade e pretende estruturar determinado Imaginário social como se ele operasse como um instrumento do desejo ele vai dizer o seguinte na página 10 nisso não há nada de espantoso visto que o discurso como a psicanálise nos mostrou não é simplesmente aquilo que manifesta ou oculta o desejo é também aquilo que é o objeto do desejo e visto que isto a história não cessa de nos ensinar o discurso não é
simplesmente aquele que traduz as lutas ou e sistema de iluminação mais aquilo Porque pelo que se luta o poder do qual nos queremos a poderá ficou prossegue criando uma síntese dos princípios e táticas da organização do discurso para só a partir disso apresentar as possibilidades de análise é por isso que um dos questionamentos iniciais da obra é se apresenta como um paradoxo Como irei falar sobre o discurso e analisá-lo fazendo uso dele mesmo ele já vai demonstrando a dificuldade existente nas estratégias empregadas pelo discurso a crítica dele exatamente a há de questionar os procedimentos que
propagam o controle de tudo o que é produzido pelo discurso cocô tem três meses nós três Há muitos externos do discurso a interdição a separação ou rejeição e a vontade de verdade a interdição é o procedimento mais disseminado e se refere ao direito privilegiado daquele que fala demonstrando uma clara relação entre o discurso e o poder já na separação ou rejeição ele está se referindo a quem pode e quem não pode falar quem deve falar e quem deve ouvir citando como exemplo a oposição entre razão e loucura hino de ser o procedimento temos a vontade
de verdade onde vemos o discurso de configurar o discurso se configurar como uma maneira de separação entre o verdadeiro eo falso que segundo o autor é imposto por instituições ao longo da história o consegue argumentando Acerca das diferenças existentes entre uma possibilidade de verdade que aceita por onde terminar a sociedade interessando a um grupo social específico e se mostrando como uma verdade oficial e que o discurso também não apresenta compatibilidade entre o que ele representa e os conceitos e objetos externos que possam existir passando a sensação de continuidade outro argumento de ficou é que o
discurso não direciona seu foco no significado mas no significante que diz respeito ao Imaginário desses receptores do discurso o que permite a propagação de uma determinada lei regra ou valor a estrutura social que faz a manutenção desses valores dispõe de rituais e estratégias de validação transformando o discurso em expressão social e oficialmente aceita-o por todos como ele menciona na página 22 nós nos conhecemos em nosso sistema agricultura são a religiosos ou jurídicos são também esses textos curiosos quando se consideram o seu estatuto e que chamamos e literários em certa medida textos científicos vai falar de
dois centímetros que são o eixo Que estrutura a produção e divulgação dos discursos a logofilia Ea logofobia a logo auxilia é o sentimento que nasce através da Educação no familiar e social construído no interior dos discursos e que nos faz mesmo inconscientemente pensar no dualismo entre verdadeiro e falso a verdade sempre associada ao grupo socialmente validado porque ele conseguiu isso por meio de uma série de procedimentos que o validaram já alugou fobia é o receio EA angústia pelo não reconhecimento é a dúvida que nasce a cerca de um discurso próprio validado e socialmente aceito esses
dois sentimentos são as e para a ordem dos cursos é a partir daí que ficou vai falar sobre as noções de sujeito fundante experiência originária e e mediação Universal o sujeito fundante é que Funda os horizontes e de significação exatamente o que nós vemos na página 47 o sujeito fundante com efeito está encarregado de animar e diretamente como suas intenções as formas vazias da língua é ele que atravessando o espessura ou a inércia das coisas vazias é aprendi na intuição o centro do que aí se encontra depositado é ele igualmente que para além do tempo
fundo horizontes e significações que a história não terá senão de explicitar em seguida e onde as proposições as ciências os conjuntos dedutivos encontraram Afinal seu fundamento e ele ainda disse que na sua relação o sentido o sujeito dispõe de signos de marcas de traços e letras a experiência originária suponha uma espécie de conhecimento é originário é que se dá antes mesmo de nossa aparição na vida como se no nível da experiência as significações existentes ao nosso redor EA nos teriam notado nenhum conhecimento primitivo e ele segue falando na página 48 assim uma cumplicidade primeira com
o mundo um daria para nós a possibilidade de falar dele nele de designado e nomeá-lo disso o galo e de conhecê-lo finalmente sobre a forma da Verdade em se tratando de mediação universal ele vai dizer que ela induz a crença de certa racionalidade constantemente disponível que pode construir uma consciência a partir das singularidades e universais é em seguida na página 48 ele vai dizer o tema da mediação Universal é ainda creio eu uma maneira de liderar a realidade do discurso isto apesar da aparência Pois parece à primeira vista que ao encontrar em toda a parte
o movimento de um Logos que leva as singularidades até o conceito que permite a consciência imediata desenvolver finalmente toda racionalidade do mundo é o discurso ele próprio que se situa no centro da especulação Essas foram as noções apontadas por focou como sendo importantes inicialmente para análise dos discursos e ele prossegue dizendo que o discurso nada mais é do que um jogo de escritura No primeiro caso de leitura no segundo e de troca no terceiro colocando em jogo os signos o discurso se anula e se coloca na ordem do significante mais à frente ele organiza quatro
princípios reguladores fundamentais para a análise do discurso a noção de acontecimento é onde o discurso se produz através de acontecimentos aleatórios a noção lhe série onde não há continuidade temporal não existe uma série de acontecimentos numa linha evolutiva a noção de regularidade um dos acontecimentos podem ser entendidos como singulares e originais sem que o sujeito fundante seja o seu protagonista ou dando continuidade algum discurso anterior e por fim a noção de condição de possibilidade onde não há núcleos de significados nos discursos a possibilidade de verdade aparece na rede significantes depois apresentaram as compreensões fundamentais é
que focou vai falar dos quatro métodos para análise do discurso O primeiro é o princípio da invenção que propõe o recorte estratégico de algum trecho do texto para em seguida inverter o significado proposto negaloh colocando em evidência seus significantes o segundo princípio é o da descontinuidade onde a leitura atenta dos discursos junto a Evidence ação nos prova a não é de um continuou de verdade evolutiva nos discursos o princípio da especificidade onde o discurso que é pronunciado pelos autores validadas não torna o significado dos propostos em verdades universais e absolutas e por fim o princípio
da exterioridade no qual objetivas a fixação das fronteiras do discurso primeiramente no próprio discurso restringindo a busca de um número de verdade significativa e em segundo lugar buscando a compreensão da rede de significantes e não dos significados o corpo propõe como vemos duas posturas para analisar o discurso uma crítica e outra genealógica nessa pequena análise vemos que focou cria uma série de ferramentas que permitem analisar o discurso na sociedade através das regras de produção e perpetuação abrindo um leque de possibilidades de se repensar o poder e o desejo na fábrica e do discurso se você
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