O fim da Comédia Romântica

164.22k views2842 WordsCopy TextShare
Jurandir Gouveia
💰 Use meu cupom e garanta R$ 200 de desconto na EBAC: JURANDIROFERTA - O cupom é por tempo limitado...
Video Transcript:
[Música] rapaz conhece garota rapaz e garota se apaixonam Mas alguma coisa impede que eles fiquem juntos mas no final ficam juntos rapaz e garota se conhecem eles se odeiam mas do ódio muto nasce aos poucos um amor rapaz conhece garota H muito tempo na verdade são amigos de infância mas um deles queria que fosse mais do que amizade e apenas no final eles descobrem que são feitos um para o outro rapaz garota fingem que se amam passam a se conhecer e no final ficam juntos pronto quatro enredos simples cheios de clichês mas que dominaram as
telas dos cinemas por décadas praticamente todas as histórias de comédia romântica podem se encaixar em uma dessas quatro estruturas simples mas apesar de serem simples e até mesmo repetitivas elas sempre funcionaram e nos deram alguns dos melhores filmes da década principalmente de 90 até os anos 2000 filmes como coração de cavaleiro as Pat as de Beverly Hills O Diário de Bridget Jones Feitiço do Tempo Um Lugar Chamado Notting Hill aconteceu naquela noite sintonia do amor quatro casamentos e um funeral a proposta e o genial e absolutamente perfeito Harry e sell esses filmes conseguiram impossível no
mundo onde mulheres normalmente preferem romances enquanto os homens dão preferência para comédias ou ação a comédia romântica era o lugar de encontro dos casais por décadas mas um dia algo Aconteceu algo que matou a comédia romântica e então tudo mudou brincadeira dessa vez a culpa não é da Marvel pelo menos não 100% da Marvel ela não é inocente completamente também nessa história mas a gente vai tentar entender o que é que tá por trás dessa morte trágica dos filmes de comédia romântica Mas essa não foi uma morte natur não a gente tá falando de um
assassinato frio e calculista que tirou o ponto de encontro dos casais e criou o caos completo mas antes da gente ir pro nosso primeiro suspeito eu quero agradecer a vocês porque aqui está ela a minha placa de 100.000 inscritos eu sei que já tô com mais de 200 mas o YouTube atrasou o envio Mas finalmente chegou eu agradeço muito a vocês isso daqui para mim é uma grande conquista e que só foi possível Graças a vocês meus inscritos que estão sempre me apoiando sempre aí dando não apenas as visualizações mas também seus comentários seus feedbacks
Vocês são muito valiosos para mim e muito obrigado por me darem essa Conquista valeu mesmo mas agora vamos para o nosso primeiro suspeito os roteiristas como sempre comédias românticas nunca foram o berço de grandes histórias originais Mas isso também nunca foi um grande problema como eu falei existe tem poucas estruturas poucos enredos básicos de uma comédia romântica e algumas vezes elas parecem até mesmo repetitivas mas repetição nunca foi um problema para Hollywood na verdade Hollywood vive de repetição originalidade em Hollywood não é fazer algo completamente novo mas fazer algo antigo de forma diferente Harry sell
por exemplo segue o padrão básico de personagens que se odeiam depois se tornam amigos então se apaixonam mas os personagens São simplesmente Geniais as cenas são bem construídas os conflitos o crescimento do relacionamento e a forma como essa história contada é que faz com que esse seja um dos meus filmes preferidos de todos os tempos a proposta faz a mesma coisa de forma menos genial mas muito engraçada com situações hilárias e um romance pelo qual o público torce então num ambiente assim alguns pensam Ah é fácil escrever uma comédia romântica mas nem tudo que é
simples é fácil de fazer escrever uma história que seja ao mesmo tempo engraçada já é um grande desafio e também que faz com que você torça pelo romance e fique frustrado com os obstáculos é particularmente bem difícil e os roteiristas podem ficar um tanto preguiçosos as comédias românticas mais recentes por exemplo trabalham os mesmos temas e plots das antigas nada mudou mas sem o charme e o encanto dos personagens ou uma história interessante mas acima de tudo os roterista passaram a ter medo do Politicamente correto mas antes de a gente entrar nesse tema espinoso eu
sei que muitos dos inscritos Desse Canal T vontade de produzir histórias de trabalhar no audiovisual por isso a nossa parceira de hoje a ebac pode te ajudar a escola Britânica de artes criativas e tecnologia oferece uma gama de mais de 150 cursos em diversas áreas diferentes para você se profissionalizar e entre esses cursos tem o de roteiro para cinema TV e games onde você pode aprender as técnicas de escrita pro audiovisual através de vídeos palestras gravadas e aulas com profissionais que são atuantes do mercado atividades online lição de casa feedback com tutores que também são
profissionais da área e que vão te dar uma tuttoria individualizada durante todo o curso e durante durante o curso você vai poder criar o seu próprio portfólio para você apresentar no mercado de trabalho quando se formar e nós estamos na semana do consumidor da ebac Por isso os mais de 150 cursos estão com até 60% de desconto podendo pagar no cartão ou no boleto e parcelando em até 24 vezes a primeira parcela fica mais barata para melhorar Ainda mais você pode aumentar o seu desconto com o meu cupom de R 200 de desconto que é
que é o Jurandi oferta ele é cumulativo já com as ofertas que estão no site Então aproveita para aproveitar É só você clicar no link que tá na descrição e no comentário fixado ou escanear aqui o q code na tela agora vamos lá um outro problema o grande problema das comédias românticas que elas estão enfrentando hoje em dia é sim o Politicamente correto afinal se existe um lugar onde o Politicamente correto ataca é no humor e no romance por isso meu segundo suspeito de ter matado a comédia romântica é a cultura O Mundo Mudou de
forma rápida e assustadora em vários sentidos nos últimos 15 anos e boa parte da comédia romântica se alimenta de coisas que hoje são consideradas ultrapassadas e para alguns até mesmo inapropriadas por exemplo a própria noção de casamento mudou os jovens de hoje eles estão mais interessados em curtir a vida ter múltiplos parceiros enquanto ainda são jovens e muitos sequer pensam em se casar ou encontrar o amor das suas vidas o conceito tradicional de uma mulher que quer encontrar o príncipe encantado casar e ter filhos tá sendo cada vez mais desafiado e com isso mulheres e
homens não são mais parceiros amorosos eles também são rivais no mercado de trabalho ao menos na visão de boa parte da sociedade e existe pouco espaço para romance num ambiente assim a gente vive numa época que existem por exemplo os red peels homens que acham que descobriram a verdade sobre os relacionamentos e que na verdade tem medo medo de serem dominado pelas mulheres medo de mostrarem sua sensibilidade medo de se entregar num relacionamento medo de cair nas mãos de uma vigarista medo de mulher enfim é um grupo de pessoas que tá se multiplicando rapidamente parece
que a gente voltou pra guerra dos sexos da década de 70 e homens e mulheres estão em Campos opostos Mas isso também nunca foi necessariamente um problema para filmes muitas comédias românticas lidam com o estereótipo do homem bruto Bad Boy que tem o coração conquistado pela bela garota é o que vemos em Como Perder um Homem em 10 dias e 10 coisas que eu em você a ideia de mulheres em posição de autoridade também já foi explorada em muitos filmes como por exemplo a proposta onde a Margaret precisa abandonar sua arrogância e seu orgulho para
um casamento falso que pode salvar seu visto americano também temos uma dinâmica muito interessante no filme do que as mulheres gostam nesse filme Gibson interpreta Nick que é um cara que se torna capaz de ler a mente das mulheres e aos poucos vai abandonando alguns dos seus preconceitos e estreitando o seu relacionamento com sua chefe Darc interpretada pela Helen Hunt mas em todos esses casos precisou haver boa vontade por parte dos personagens de encontrarem um meio caminho seja a mulher que vai superar sua arrogância e baixar os seus escudos de autodefesa e de medo de
se relacionar ou do homem que supera seus preconceitos e começa a entender melhor como que funciona a mente da mulher e reconhece Como que o seu comportamento foi inapropriado em diversas ocasiões mas Navegar num terreno assim de conflitos sociais tão intensos é algo que pode ser perigoso e muitos roteiristas preferem não correr esses riscos mas tem um problema que é ainda maior que essa mudança cultural trouxe pra comédia romântica O problema é que o Politicamente correto acredita que a própria ideia de comédia romântica é errada e que é machista veja só essas reportagens comédia romântica
o gênero mais insidiosamente sexista do cinema Nesse artigo a autor argumenta que a maioria das comédias românticas ensina às mulheres que elas devem priorizar o romance e o casamento às custas de si mesma que ela deve ser completamente compatível com as expectativas da sociedade que ela deve baixar seus padrões porque ele se esforçou tanto ela deve questionar seu julgamento e deferir a um homem ela deve ficar em silêncio durante comentários machistas e humor um outro artigo do Hollywood Sider tem o seguinte título sexismo em comédias românticas estamos cansados das lições desconectadas da realidade o de
Atlantic publicou o artigo como as comédias românticas subestimam as mulheres afirmando que as comédias românticas propagam uma confusão entre romance e violência Mas o melhor de todos é o jornal dos alunos da Universidade de Stanford que publicou o artigo veja como as comédias românticas são prejudiciais ao feminismo A autora damia marl faz a seguinte afirmação a maioria dessas histórias consiste em uma Trama em torno de um fator a garota se apaixona pelo cara fica com o coração partido e corre atrás dele até que ela o consiga ou até encontrar um homem melhor e com isso
vem a mensagem subjacente de que uma garota precisa de um cara para ser feliz ela não se sente plena até que esteja apaixonada de onde vem isso o patriarcado Eu também caí nessa armadilha de imaginar que um homem seria perfeito para mim me faria infinitamente feliz então percebi não preciso de homem para ser feliz nenhuma mulher precisa tá desculpa mas eu vou ter que fazer um mansplaining aqui porque o que aia não entendeu É que na maioria das comédias românticas o homem também tá correndo atrás da garota e ele também sente que precisa desse relacionamento
estável e saudável para ser feliz é óbvio que um casamento não é suficiente para dar Felicidade Plena para nenhuma pessoa e esse não é o caso não é o argumento dos romances ou das comédias românticas esses filmes são em sua maioria sobre diferenças sobre duas pessoas personagens que parecem completamente opostos em vários sentidos mas que Estão dispostos a superar suas diferenças a mudarem Para poderem ficar juntos mas no mundo de hoje a maioria dos homens e mulheres não quer mudar Como eu disse os homens estão com medo de mudar porque assim eles estariam sendo dominados
pelas mulheres controlados por elas e as mulheres também não querem mudar porque senão eles estariam se submetendo ao julo do patriarcado E no caso assim o cinismo reina e onde existe cinismo a comédia e o romance morrem então sem dúvida a cultura é um dos principais culpados pela morte das comédias românticas mas existe ainda um terceiro fator os atores comédias românticas eram o lugar perfeito para bons atores começarem sua carreira ou até mesmo desenvolverem continuarem uma carreira todos esses são atores que começaram ou desenvolveram uma carreira bem sucedida em filmes de comédia romântica se tornando
o garoto ou a garota dos Sonhos de muitos espectadores mas hoje hoje poucos atores Estão realmente interessados e dispostos a se arriscar numa comédia romântica a menos que estejam sem opções filmes de ação ou franquias pagam o melhor e dão mais projeção do que um filme que vai ficar arquivado no catálogo da Netflix Mas é uma aposta Pode ser que o filme acabe dando certo e isso ajude na carreira do ator por exemplo ano passado a gente teve todos menos você mas que eu assisti apenas na semana passada é uma comédia romântica tradicional com o
tema os dois se apaixonam depois se odeiam o filme tinha tudo para dar certo principalmente porque contava com a Sydney swin que tá em alta graças à Euforia e ao absolutamente unanimemente maravilhoso Madame tea E Glenn Powell o hangman de Top Gun Maverick e que também faz o Gary de assassino por acaso mas eu não consegui terminar o filme eu achei muito fraco o problema base do problema que é tratado no filme é tão simples um mal entendido tão bobo que poderia ser resolvido na a discussão que eles têm ali na boate mas que é
estendido pro resto do filme de forma bem artificial mas mesmo assim usando muitos clichês talvez todos os clichês possíveis de comédia romântica com um casal bem sem sal mesmo assim Esse filme deu muito certo ele surpreendentemente faturou mais de 200 milhões de dólares mostrando que na falta de mais variedade nas salas de cinema qualquer coisa minima mente diferente do que tem sido feito já é algo que vai chamar atenção e que pode ter sucesso então chegamos ao suspeito número quatro a Marvel e quando eu digo a Marvel eu tô falando na verdade de qualquer filme
de grande franquia uma franquia bilionária que rouba todas as salas de cinema para elas assim como também acaba roubando o orçamento de filmes menores os estúdios estão investindo em coisas mais caras para ter um retorno maior é uma aposta que eles estão fazendo e esse já é o meu terceiro vídeo sobre dessa trilogia sobre a morte do cinema e nos outros dois você vai entender melhor o meu argumento sobre a Marvel Então eu vou deixar aqui no card para você poder conferir mas basicamente os filmes de ação dão muito mais dinheiro muito mais bilheteria porque
assistiram um filme virou um espetáculo então uma das formas como a indústria tá tentando se adaptar é com filmes de ação de comédia romântica isso já vem de algum tempo né novidade você tem por exemplo Senhor e senhor Smith Scott Pilgrim Contra o Mundo Uma Noite Fora de Série e a noite do jogo aame Hum uma das promessas desse ano inclusive é o dublê que é uma mistura de comédia com ação romântica ou comédia romântica com ação sei lá mas que parece ser bem interessante que vai tentar atrair esse público agora não vou deixar você
de mãos vazias eu vou dar aqui algumas sugestões de filmes de comédia romântica para você que quer não apenas rir dar gargalhadas com humor interessante inteligente engraçado porque por incrível que pareça tem muito humor sem graça por aí também mas também para você revisitar o amor o romance de uma forma menos cínica e utópica como os alunos de Stanford começando com o melhor de todos que eu já mencionei Harry sell Sé se você ainda não viu esse filme ele é perfeito a personalidade dos dois é muito bem construída as cenas são legitimamente engraçadas e constrangedoras
como a cena da lanchonete a história não tem pressa ela se passa no decorrer de muitos anos e a química entre os atores é perfeita o feitiço do tempo é um outro filme com um roteiro muito inteligente que lida com um dilema clássico que já foi explorado em tantos filmes que é o protagonista que fica preso dentro do mesmo dia que se repete sem parar e que a cada dia ele amadurece porque ele é um chato para caramba mas que se apaixona e usa desse para repetir o mesmo dia e tentar conquistar a mulher da
sua vida é um filme muito engraçado e um dos melhores do gênero dos mais recentes minha sugestão é questão de tempo meia-noite em Paris e licor pizza que eu comecei a assistir ontem ainda não terminei mas estô gostando bastante então vamos fazer o seguinte eu vou deixar aqui no substack algumas sugestões de filmes de comédia romântica que tem um roteiro inteligente para você poder se aprofundar não apenas naquilo que eu acho que são filmes legais mas no motivo que os torna interessante o que há nesses roteiros que faz com que essa história seja cativante acesse
o subsc através do link na descrição e para você entender melhor sobre toda essa dinâmica que existe da morte do cinema confere esse vídeo aqui e galera mais uma vez Obrigadão muito obrigado mesmo um forte abraço e a riv dirt
Copyright © 2024. Made with ♥ in London by YTScribe.com