O legado da Pesquisa Qualitativa - Minayo

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Geces - Simeduc
Palestrante: Maria Cecília de Souza Minayo Universidade Federal do Rio de Janeiro - Brasil CIAIQ20...
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Agradeço aos organizadores minha voz vai melhorar viu ela vai ao professor Ronaldo ao professor Antônio Pedro a Universidade Tiradentes na pessoa da DR estter da Simone mim e quero agradecer a presença de vocês e dizer eu tenho que falar umas coisinhas antes de começar primeira coisa com a velice eu fui ficando um pouco trêmula tá Eu tenho o que chamam tremor essencial que é um sintoma autônomo que não faz mal nem para mim mas incomoda as pessoas Então eu não tô com medo eu não tô emocionada né Eu não tô triste nem com vontade de
chorar obrigado então é só isso e a segunda coisa assim de repente você fica com medo de não estar à altura das expectativas e mais com medo ainda eu estou de alguém aqui do meu lado e falar que o tempo acabou porque então é nessa nesse clima e eu gostaria que o clima da nossa conferência fosse alguma coisa assim de pessoas todas que tão aprendendo e que o que eu vou falar aqui se se vir para alguma coisa tudo bem se não se vir não é sai na urina como dizemos na área de saúde né
Tudo bem eh a primeira coisa eu não vou ficar aqui não que eu sou muito baixinha então é difícil para a primeira coisa que eu queria eh comentar com vocês é que a pesquisa qualitativa ela é parte das Ciências Sociais ela não forma um mundo a parte ela é parte e é aí ela se desenvolve né Nós temos toda a área de educação como foi dita aqui temos toda a área de saúde mas o foco vamos dizer o nicho o lugar de onde ela procede são as Ciências Sociais e humanas né o segundo ponto é
que a pesquisa qualitativa cada vez mais serve para um certo borramento [Música] da das Fronteiras disciplinares a gente às vezes não sabe onde parou antropologia começou a a sociologia onde parou a comunicação e entrou Outra área por quê Porque isso todos os grandes autores por exemplo o último livro de Anthony guid e Deck que teia social hoje eles falam sobre isso né primeiramente uma tendência dentro do campo das ciências sociais e humanas para o humanismo para ou seja para o qualitativo né e segundo essa esse espalhamento cada vez maior da das das margens de uma
ciência para outra né hoje a gente vê eh estudantes de marketing fazendo pesquisa qualitativa estudantes de administração e aqui eu tô ouvindo também estudantes de engenharia né que coisa boa e é importante é quando eu vou construir uma casa é muito importante que eu saiba para quem eu vou construir o que que as pessoas gostaria que fosse construído e a pesquisa qualitativa é exatamente isso trazer o sujeito paraa cena das questões que nós tratamos né Além disso hoje as pesquisas qualitativas a a abordagem qualitativa ela possui verdadeiras estruturas corporativas que quer dizer grupos que se
reúnem como é o caso desse dessa conferência iberoamericana conferência internacionais não é e grupos de pesquisa que Aprendem se desenvolvem e compõem aquilo que bugier chama o campo do conhecimento também ela constitui uma comunidade estudiosas né quando eu estou falando comunidade aqui eu tô usando no sentido de que qualquer um de nós pode hoje acessar a página Web acessar o celo qualquer base Internacional e aí ter acesso ao que é publicado de pesquisa qualitativa e e também a pesquisa qualitativa constrói artef fos aqui eu tô chamando técnicas não é que tem um valor heurístico quer
dizer tem um valor para a compreensão da realidade então cada vez mais nós estamos formando um campo ou possivelmente um subcampo dentro da ciência soci Qual é o legado né Qual o legado que a pesquisa social pesquisa qualitativa hoje traz para o campo científico ela cria a cultura própria um conjunto de premissas e práticas compartilhadas eu vou falar delas aqui né em torno de grandes pensadores alguns alguns sociólogos né alguns antropólogos que remontam a correntes antigas do pensamento Greg né Platão por exemplo era de uma corrente de pensamento que inclusive dizia que a ideia é
fundamental porque o ser humano acaba a ideia fica n Isso vai ser por heg isso vai ser retomado por um grande sociólogo chamado Max bber que vai estudar a eficácia das ideias na história Isso vai ser retomado por um grande pesquisador americano chamado William Thomas eu vou falar dele também mas que tem uma frase lapidar que diz o seguinte quando alguém pensa que alguma coisa é real ela é real em suas consequências n é então são legados que vem no vem agora vem de uma história muito antiga Quais são as premissas que eu gostaria também
de estabelecer nessa nessa fala sobre essa história que nós vamos contando né primeiro é uma falsa dicotomia entre quantitativo e qualitativo eu na no livro Desafio do conhecimento deixa eu fazer uma pequena propaganda aqui ele está traduzido para o espanhol para quem lê espanhol e ele está a à disposição aí né na estante de livros né mas nesse nesse trabalho eu tento mostrar que na verdade foram se construindo Barreiras entre o pensamento e outro né das Ciências Sociais então a gente para se afirmar a gente tem que dizer que é pesquisador qualitativo a gente precisaria
dizer simplesmente que é pesquisador social né Por que que eu coloquei C aqui porque o cante na sua na sua matemática transcendental ele fala uma coisa muito bonita que eu vou resumir aqui em duas palavras eu disse assim eu não tá falando nem de gente el tá dizendo todas as coisas tem duas dimensões uma de quantidade que eu posso contar que vai até o infinito eu posso contar as carteiras eu posso contar as pessoas né e aá outra de qualidade ou de intensidade que é de um para zero quer dizer é a qualidade eu posso
contar algumas coisas mas ess todas essas coisas T uma dimensão de qualidade e ele diz a síntese está no objeto tanto a quantidade como a qualidade encontram a sua síntese no objeto Então essa é uma premissa importante para nós que trabalhamos com o qualitativo porque o nosso argumento não pode ser que a pesquisa quantitativa por exemplo não tenha valor não é esse o argumento nós podemos dizer que nós trabalhamos com uma um com questões de outra natureza questões de intensidade né mas não que nós trabalhemos com a a a com duas coisas que sejam incompatíveis
a variedade da pesquisa qualitativa ISO também dizem todos os estudiosos né Nós vamos aqui depois falar uma quantidade de nome que a pesquisa qualitativa vai tomando e a a a história mostra que os nomes que vão sendo dados dentro da pesquisa qualitativa eles fazem parte da história da pesquisa qualitativa muitas vezes são sinônimos mas aí eu acho quer dizer que isso é uma coisa que a gente tem que ter muito cuidado eu falo isso sobretudo pros estudantes quando a gente toma por exemplo um tema a gente não pode tomar aquele tema como uma coisa reificada
como uma coisa que não tem passado nem futuro e esse tema ou esse método ou essa forma de fazer eu tem uma história né e eu vou chegar eu espero chegar se o meu tempo não acabar né mostrando para vocês que todos convergem para determinados pontos e que é o mais importante né Ah eu estou fazendo é uma metodologia Ai estou fazendo o que eu e arruma cada um arruma o nome mais bonito quanto mais principiante mais inventa uma historinha bonita para contar não é vamos ver onde tá essa história que nós estamos tentando contar
né próximo eu coloquei Max bber aqui porque o Max bber de certa forma bem dentro da sociologia e aqui eu não vou contar as histórias passadas desos gregos né mas ele dentro da sociologia Ele criou o que nós chamamos de método compreensivo qualquer pesquisa qualitativa trabalha com método compreensivo Eu costumo dizer falo exus meus alunos a palavra mais importante da pesquisa qualitativa é [Música] compreenção depois interpretação mas primeiro compreender né Como já dizia Reel primeiro se compreende para depois se interpretar pronto Ah então desculpe eh o o o Marx vê no seu é um trabalho
imenso né nós acabamos de falar de um dos trabalhos dele que falam da eficácia das ideias que é importantíssimo mas em todos os trabalhos de ele ele insiste com uma ele tá dialogando com dois grandes duas grandes figuras el tá dialogando com uma figura chamada Dr cai né que é na sociologia do Seme lembrando onde na sociologia é o grande Pensador da do positivismo mas ele tá ali dialogando também com marxes né para Marx as ideias era uma ilusão a ideologia uma ilusão para jcai ideias palavras sentimento das pessoas fala historinha das pessoas tudo isso
não tem a menor importância por quê porque o importante são os fatos sociais são os fatos sociais e compreender os fatos é o papel da sociologia né então o b tá discutindo com esses dois grandes fundadores da sociologia e ele insiste primeiro que só se pode entender o ser humano na ação né segundo que o papel da ação social do sujeito é fundamental nas instituições quer dizer toda instituição como que eu diia às vezes a gente chega no instituição Aliás a gente nasce dentro das instituições e tem ideia que elas sempre existiram né e o
que o Weber vai dizer que elas são ações humanas concretizadas ou seja se são ações humanas concretizadas elas podem mudar né As instituições instituição é um conjunto de estruturas e papéis é um conjunto de pessoas né e ele trabalha também com conceito de legitimidade que é um conceito exatamente dado pelas relações sociais eu agora queria falar de alguns nomes vocês não fiquem preocupados em qu nomes não tem algumas eu tô achando que era o outro é a outro porque eu Assim ela dá para passar dá para trocar ele vai trocar ali para mim porque eu
acho que eu só ve duas vezes e tem um que eu marquei marquei alguns nomes enquanto ele vai tentando eu queria dizer o seguinte que a pesquisa qualitativa tal qual nós conhecemos hoje tá ela tem um um um período histórico que vem dos anos 1910 muitos falam que a origem da pesquisa qualitativa inclusive é a guerra a primeira grande Guerra porque se tinha que analisar e interpretar as mensagens dos inimigos uns pros outros né o certo é que a a Universidade de Chicago nos Estados Unidos em 1910 criou seu departamento a sua faculdade de sociologia
e deu a essa faculdade de sociologia o departamento não sei exatamente o que era na época um uma escola escola de Chicago né uma escola isso mesmo uma escola de Chicago hoje a escola de Chicago é da economia viu gente essa economia é dura mas naquela época escola de Chicago era a Grande Escola de pesquisa qualitativa que nós vamos encontrar no achon també é esse a Então tudo bem então só só vou porque eu tinha colocado ali mas eu tinha colocado alguns nomes que eu acho que vocêes já ouv falar que é William Thomas e
e não dá mas eu tinha sublinhado os nomes sabe para vocês não guardarem tantos nomes que estão aqui willas junto com escreveram cinco volumes Peter Berger disse que nunca deu porque era grande demais sobre a imigração europeia dos Estados Unidos no caso imigação polonesa né Eh todos esses autores que estão aqui eu chamaria atenção para fron fron quem da área de saúde que nunca vi falar em Edward fre que que trabalhou com as questões de saúde com a história de saúde pública né quem nunca ouviu falar no gofman estudou as instituições totalis o Goo Na
verdade era canadense Ele foi estudar lá e ficou tá fazendo a fama lá da universidade e quem nunca ouviu falar no Roger Becker né no G mel da etnometodologia no Rob Becker que é que tem uma transcendência inclusive seus livros até hoje né então eu diria assim é uma primeira geração que ela vai eh se organizando em determinados lugares e depois ela né Você vai para outros ou tem outras configurações como como eu vou mostrar aqui que eu queria contar para vocês que na década de 30 a escola de Chicago teve uma decadência muito grande
por quê Porque começaram os estudos quantitativos e aí teve um estudante que eu tentei Eu tenho esse nome eu tenho escrito em algum lugar mas eu não me lembrei de uma tese de doutorado de um aluno dessa escola que o que que fez ele fez uma pesquisa qualitativa e uma pesquisa quantitativa sobre o mesmo tema E aí ele concluiu que a pesquisa os resultados não diferiam a pesquisa qualitativa era muito mais complicada para fazer dava muito mais trabalho exigia convar com as pessoas tá e e e não tinha não tinha muita repercussão e ele ainda
fala uma frase terrível lembrar esse nome depois tá ele fala uma frase terrível que muitas vezes as pesquisas qualitativas parecem um jornalismo mal feito tá bem esse sujeito que eu não Eni para nome como chamado de sujeito ele foi contratado pelo Universidade de Colúmbia que na época fazia concorrência o Colúmbia Universidade de Colúmbia fica em Nova Iorque tá E que nesta época fazia bastante concorrência com a Universidade de de a escola de Chicago e eles começaram a a investir fortemente em vestiva aí os escritos que eu tenho lido mostram que os autores começaram a ficar
desvanecidos os as revistas passaram a não aceitado muito o próprio jornal foi criado pelo small né foi foi ele fundador desse American J of sociology que é importante até hoje passou quase a não publicar nos congressos de de sociologia praticamente não havia espaço né então houve uma decadência muito grande pró favor bem eu queria contar para vocês também que nos grupos de estudos qualitativos tinham também os quantitativas o pessoal que achava que estudos er 25% 30% 2% a pesquisa seria malfeita né Eh então tem esses três pessoas o todos dois da Universidade Colúmbia e o
laço é o da Stanford University prontoar passava tempo com eles né então agora eu queria passar para um outro ponto que o o a pesquisa qualitativa começou a ganhar força outra vez particularmente nos Estados Unidos no Canadá eem outros países a partir da década de 60 quandoos movimentos sociais começaram a fazer a crítica do que eu chamo as grandes narrativas aquele Marxismo turo eh de Alto Serra né E esse positivismo duro então nós sabemos que foi um movimento social de importância tremenda que nessa época Começou a dizer o seguinte a as pesquisa não pode ser
só para contar como nós dizemos em saúde não D só para contar os mortos e os doentes nós temos que fazer muito mais né bem o o a dorno por causa de toda a perfeição sofrida na Europa naquela época o ele foi para os Estados Unidos e ele ficou irritadíssimo horrorizado com a pesquisa sociológica Americana e aí vou dar um outro pulinho particularmente a pesquisa que começou a ser feita a partir da Segunda Guerra quer dizer se estudavam os pobres Imigrantes isso isso e aquilo mas tudo quantificado né O M já tinha falado que para
que essas pesquisas que se produz tanto dado mas não se tem uma pergunta importante né e o acord eu até e eh coloquei um pouco aqui quase com as palavras dele porque nos anos 60 ele volta pra Alemanha e ele que era um grande filósofo tornou-se um sociólogo tá e começou a investir em pesquisa quit Nativa aí de certa forma eu tô passando paraa Alemanha né E ele fala isso a pretensão de objetividade da metodologia de análise de conteúdo eu tava falando que análise de conteúdo quantificada mas muitas vezes tem até hoje tá gente que
acha que colocando os versinhos né fez um bom trabalho não é assim como é aplicada diz ele se tornar uma operação de quantificação dos elementos deduzidos das das coletas dos dados transformados em categorias de análise depois submetidos a testes de confirmação de regularidades como critério generalização Olha o termo regularidade é o termo mais próprio para o positivismo né então ele diz era uma pesquisa que não interpretava e que não criticava pronto nos tempos mais atuais ainda falando do Estados Unidos né Eh todos nós conhecemos essas pessoas eh gostaria de lembrar al Fred chutes que também
foi paraos Estados Unidos por causa da Guerra N E aí é interessante tá na universidade de Colúmbia e n e é na universidade Colúmbia que ele desenvolve A fenomenologia sociológica que é o estudo cotidiano que é muito bonita quer fundamentar os livros dele assim se alguém quer aprofundar a pesquisa qualitativa os livros dele são fundamentais né ele tem uma coleção que eu guardo assim qualquer carinho né com os qual eu guardo meus livros em papel e chamado cola de papers não é em que são vários volumes em que todo o pensamento dele vai sendo ali
colocado nós temos Peter F Thomas lman que escreveram aquele livro a construção social da realidade que muita gente leu e deve ler porque também é muito simples de ler e que tá mostrando né eu tô saindo assim do da técnica da pesquisa qualitativa para mostrar esse mundo no qual né Nós estamos o cli geres que tá aí né morreu agora 80 93 anos morreu eu acho em 2011 ao que é se eu não me engano eu posso est tá trocando mas acho que é ele né que que a interpretação das culturas e muitos outros livros
que ele escreveu que são livros fundamentais que são autores seminais quer dizer são autores seminal aqui eu tô falando sido que lança semente que a ajuda a gente a entender que ajuda a gente a caminhar e e ir pra frente coloquei aqui a m Douglas a Mary Douglas era um dublete americano porque era inglesa mas ela viveu boa parte nos Estados Unidos Embora tenha ido morrer na Inglaterra mas antes de morrer ela trabalhou muito na Inglaterra também né né Nós na área de saúde trabalhamos muito com o livro de p dgas sobre o conceito de
risco risco social não o risco da epidemiologia é um conceito totalmente diferente né e o conceito de Pureza e perigo né que é um livro muito importante dela muitos áreas de saúde eh eu coloquei aqui três três países viu pra gente continuar na França né a lanten a lanten embora eu acho eu não sei eu acho que ele não fez aquela pesquisa qualitativa de Campo que nós vamos e fazemos mas ele trabalhou com o conceito da volta do ator que tinha sumido por causa da imensa das pesquisas quantitativas não é então ele é muito importante
o por di o por di eclético né gente ele chama sua sociologia sociologia genética mas ele começou a trabalhar quase como estudante na algéria aquele trabal trabalhar na algeria que é uma etnografia maravilhosa e depois fez vários livros fez comsk fez também com outros autores e um dos últimos livros dele a miséria do mundo não sei os sovas aqui não temido ainda né é um livro imenso e o que me chama atenção naquele livro é que quase não tem teoria ele deixa o po falar eh tá reduzido eu sei tem tem chama miséria do mundo
né Eh lembro do Michel mafezoli que a sociologia da vida cotidiana que tá aí ainda trabalhando até hoje o J que trabalha com a etnobiologia a o o outras aqui que fez um livro maravilhoso para nós na área de saúde que são as classes sociais um ppo nãoé em que ele analisa concretamente a fala das pessoas sobre o corpo né e eu coloquei França Rússia Brasil eu tô falando em geral ainda depois vou pegar saúde e educação tá eh o porque embora o ptin não seja sociólogo n antropólogo e olha já mostrou 10 minutos ali
eh o btim ele é um linguista mas ele em todo o trabalho dele ele é muito utilizado na área das pesquisas sociais porque ele mostra a linguagem como algo social como algo que tem que ser interpretado do ponto de vista social né e eu lembrei da teoria de São pi que faleceu né Ela é do Ceará mas ela foi a pessoa que introduziu aqui no Brasil os estudos do interacionismo simbólico favor vou ter que correr Alemanha né então eu já falei do Adorno Adorno criou uma categoria chamada hermenêutica objetiva é que a gente tá falando
os outros L criam outras categorias aqui cria outra né e ele mas ele não desenvolveu ele fal do que deve conter a a hermenêutica objetiva mas esse colega dele o ID OB seguiu Adorno e e tentou tentou colocar em forma como trabalhar a questão da hermenutica objetiva então isso tem tradução em português tá deve ter também em espanhol fala espanhol o haberman que criou o conceito de hermenêutica diabética na discussão com gadam né que o um grande herut da alemão né e ele discutia com com gadam dizendo tudo que é possível compreender é possível criticar
né Mais ou menos na linha do adoro mas criou um outro nome né e o Walter Benjamim que eu diria assim que é fundamental eu tem um livro chamado narrador né as obras poetas traduzidas Aqui no Brasil tem em que ele introduz a questão da narrativa da pesquisa social na Inglaterra eu lembrei essos dois nomes e Thomson que avançou na história oral particularmente a história oral da classe trabalhadora né eu lembrei do norias que de nascimento é irmão mas também viveu na Inglaterra né que trabalha com a história oral da vida privada e do guides
né que também que não tem muito esse trabalho empírico nosso mas é um trabalho de análise eh qualitativa por exemplo sobre emoções sobre suicídio e etc pró pesquisa qualitativa em saúde eu elenquei aqui alguns autores que o pessoal da saúde já ouvid falar ur que distingue doença eise e Ah me f é uma distinção que os americanos fazem entre o sentirse doente est doente ele trabalha muito bem isso é um livro de cabeira para nós le trabalha com ele também no Canadá el eu eu coloquei viu não salvou Aqui a J que trabalha ela é
uma enfermeira do Canadá que é uma verdadeira área da pesquisa qualitativa não é então não salvou mas eu tô salvando tá na França Clin resl que tem uma publicação muito grande sobre as questões de saúde esse Uber leer que estuda também as questões de saúde ele é um antropólogo e no México Eduardo mené eu quero fazer homenagem a ele porque eu acho que ele é um ícone da área de saúde desse Campo meu colega por favor cor Os brasileiros eu coloquei Augusto saúde e educação eu já tinha colocado seu nome viu viu menga então e
eu também tinha colocar duas coisas que não aparecem ali que eu tive dúvida depois coloquei primeiro é o Paulo Freire porque o Paulo Freire tem um texto muito importante que é Método alternativo a partir da ação né então da pesquisação e lembrei do Carlos Carlos eh Carlos grandão Rodrigues grandão Carlos Rodrigues Brandão que também Trabalhou muito com a pesquisa participante embora hoje não dá tempo existe uma crítica bastante forte sobre esses tipos de pesquisa não porque elas trabalham diretamente com o povo Mas é porque elas são muito mais militância do que do que ciência mas
eu acho que a gente tem que colocar essas pessoas pessoas né então eu coloquei ster Langdon é uma francesa mas ela mora no Brasil muitos anos trabalha com saúde indígena e é uma das espo Carlos Ricardo pentura trabalho com etnografias indígenas ão em campo constantemente né tem car Ah Zé Carlos Rodrigues é outro Carlos rodrig que é o Tabu do corpo e o Tabu da Morte e as concepções do corpo na história é ele é um antropólogo mas na verdade ele é um antropólogo da Saúde eu acho que ele escolheu isso ele não tá na
área de saúde mas ele é fundamental para nós né coloquei meu humilde nome ali porque eu acho que eu tenho dado uma contribuição aquele livrinho Azul tá na 35ª edição e o desafio de conhecimento tá na 1 ambos têm tradução para espanhol estão as olos a nossa Mea que que eu cito meu livro Desafio de conhecimento desde o início l trabalhos e Michel deolan que eu acho que também é uma figura importante que tenta trazer a pesquisação para o campo científico Próspero Quais são as modalidades de pesquisa que em geral a gente encontra pode ter
mais do que isso aqui viu gente o relacionamento simbólico a etnometodologia chamada Grand de teoria que é a teoria de terreno de base etnografia ética biografia história oral estudos de narrativa estudos de caso estudos de representação social abordagem hermenêutica objetiva abordagem hermenêutica dialética e abordagem fenomenológica o o o elenco chega vai Dev ter mais tá bem próximo o que que ameaça a pesquisa qualitativa de fora é o paradigma das ciências naturais que continuam fônicos eu orientei agora uma tese de pós-doc de uma médica que estudou a pesquisa qualitativa usada por médicos nenhuma revista medicina se
tou publicar entendeu nenhum revisto de medicina e o trabalho tá muito bom é difícil de dentro estudos mal elaborados com fraca base teórica com lógica apenas descritiva sem aprofundamento reflexivo e sem contexto disseminação do método como xixe esse termo é do Adorno não é meu o Adorno fala que muitas vezes as pessoas Acho que usando o método tudo Tá bonitinho tudo tá científico tudo tá certo e ele mostra esse Peti né Eh e a volta a quantificação que cada vez a gente assiste mais com as tecnologias de pesquisa qualitativa que são podem ajudar a a
classificar dados mas elas não são a pesquisa qualitativa tá a gente vê no Globo que eu leio no rio aqueles trabalhos aqu feal da fundação Júlio Vargas que põe uma palavra grande uma menor uma outra menor indicando os temas mais tratados como se isso fosse analise de conteúdo né é isso tá próximo o que que nós temos hoje do ponto de vista positivo nós temos uma globalização da pesquisa qualitativa formando rede de conexões interdependência em diferentes países lugares e disciplinas um crescimento que vai além das ideias mas a maioria das inovações que fazemos são redescobertas
do passado é a f o que que não deveria falar faltar o Becker Becker foi aluno lá dos primeiros grandes pesquisadores qualitativos de Chicago né então eu diz o seguinte nós éramos muito mais ecléticos eu acho importante ouvir a palavra de né éramos muito mais eclético em relação aos métodos do que as pessoas que conhecíamos achávamos que era preciso fazer entrevista coletar dados estatísticos ir atrás dos dados históricos e compreender os contextos Olha que coisa Binda né Pesquisa qualitativo é conta dados estatísticos né entendíamos Ah isso aqui é o contexto tem um outro texto tem
que D um exemplo ele fala de 10 em 10 anos tinha um senso demográfico em Chicago então nós da nossa escola pegávamos aquele aquele centro e distribuí por cada um dos distritos e analisámos um trabalho com duas páginas e levávamos para cada distrito falando o que que centro dizia sobre a educação sobre a saúde sobre a criminalidade e etc então gente é muito mais do que simplesmente né a gente fazer entrevista PR então o que que não muda não muda a Variedade né perspectiva dos grupos que nós estudamos eu sempre digo isso quando chega uma
aluna minha dizendo assim a maioria disse isso eu pergun é a minoria né e toda a maioria pensou a mesma coisa será que não tem duas três quatro variedad de posições pesquisa qualitativa é para isso né para ou ver a todos classificar entender inclusão dos conhecimentos e práticas dos participantes observação como parte da análise das interações geradas no estudo né entendimento de que os participantes tem pontos de vista e práticas diferentes por causa das suas perspectivas sociais de vivências a tese que a subjetividade do pesquisador do que ele estuda são parte do próprio processo de
pesquisa a questão da Inter subjetivo C que eu se eu não acabei passa é então é isso aqui o outro vamos deixar para lá tá reflexão crítica forma categorias chave para investigação e análise da realidade social isso não pode faltar nenhuma pesquisa qualitativa né era contra isso que o Adorno sim surgia naquela quantidade de número que eu um a tecnia enfio tdo e sai mentio né os dados agrupados descritores de situações investigadas não revelam a realidade é uma ilusão da Transparência né mas organizam os elementos que se questionados podem se revelar o Real então Eh
eu termino acho agora acabei mesmo Desculpa viu minha mentora aí eh queria chamar atenção Para isso que o foco da pesquisa qualitativa seja de que natureza for de que espécie for interacionismo simbólico én metodologia história oral isso isso aquilo o foco é compreender compreender compreender interpretar dentro do contexto e sempre dentro de uma reflexão que vem acompanhada de crítica e de contexto obrigada gente
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