[Música] [Música] [Música] [Música] [Música] [Risadas] s [Música] s [Música] Minas Gerais século XV auge do ciclo da mineração do Brasil foi aqui que nasceu e viveu Antônio Francisco Lisboa o alejadinho autor de obras sacras de Rara beleza ele é considerado um dos gênios da ar Mundial 200 anos após a morte de alejadinho o Caminhos da reportagem refaz os seus passos e mostra sua herança um verdadeiro legado escupido em madeira e em Pedra Sabão andar pelas ruas das cidades históricas de Minas é viajar no [Música] tempo o casaril nos remete a uma época em que a
riqueza que brotava do solo em forma de ouro transformava a sociedade local logo as principais ordens religiosas também se estabeleceram naquele Rincão dourado do país para construir e decorar as imponentes igrejas foram convocados os melhores artífices da época e não apenas Mestres europeus mas talentosos filhos da terra que começavam a sobressair como o mulato Ant Francisco Lisboa que mais tarde em virtude de uma doença misteriosa passaria a ser conhecido por todos como o alejadinho filho de um português com uma negra nasceu em Vila Rica na primeira metade do século XVI Mas até hoje não se
tem certeza sobre o ano exato de seu nascimento durante muito tempo nós tivemos duas correntes a respeito dos biógrafos de alejadinho a primeira e Com base no trabalho de Bretas dizendo que ele teria nascido em 1730 por qu Bretas encontrou um registro de batizado em Antônio Dias na igreja de Antônio Dias em Ouro Preto em que aparece um Antônio Filho de uma Isabel que a tradição oral guardou como sendo o nome da mãe de alejadinho mas o nome do pai é o Manuel mas não Manuel Francisco lisbo e são e sim Manuel Francisco da Costa
do Bom Sucesso a outra corrente se baseia no óbito de alejadinho ele faleceu em 18 de novembro de 1814 e consta no seu registro de óbito que ele tinha a época 76 anos logo ele teria nascido em 1738 eh entretanto nos nas nossas pesquisas nós encontramos um documento de 27 de junho de 1737 então ele tá muito próximo de 1738 uma diferença muito pequena O que é absolutamente compreensível considerando as particularidades da época em que nós eh nos deparamos com o Antônio Filho de uma Isabel e o pai não aparece e isso é absolutamente compreensível
por a o direito canônico da época vedava que Se colocasse o nome de pais não casados no registro de batizado dos filhos infelizmente não é possível fazer um retrato fiel sobre aquele que é considerado o maior gênio da escultura em nosso país seu talento só começou a ser reconhecida a nível nacional e depois mundial no século XX a maior fonte de informação sobre o artista é até hoje uma biografia escrita alguns anos após sua morte pelo Professor Rodrigo José Ferreira Bretas não só porque o Bretas pode entrevistar pessoas que ainda viviam que tinham conhecido o
alejadinho pessoalmente ele entrevistou a própria nora dele como também e pode fazer pesquisa de arquivo os arquivos das igrejas coloniais estavam muito mais bem conservados nessa época havia muito mais quer dizer aquilo tudo ainda era utilizado né em termos artísticos o período em que viveu Aleijadinho ficou conhecido como Barroco mineiro mas na verdade o estilo no qual o artista vai se destacar já não é mais o barroco e sim o rococó há Muita confusão entre barroco e rococó se diz muitas vezes tá programa de televisão diz demais a igreja de São Francisco de Assis uma
uma obra prima do Barroco mineiro não é verdade ela é rococó toda a parte de A portada é toda trabalhada em cima com esculturas é a parte de cima mesmo também tem o frontão Toda Trabalhada Isso é do Rococó não é do Barroco por dentro você entra o que é que tem você encontrar muito menos ouro do que nas obras arquitetônicas do Barroco o Barroco tinha muito mais ouro muito mais riqueza muito mais elementos do que das obras do [Música] Rococó por vezes no decorrer de sua construção as igrejas iam sendo adaptadas a novos estilos
arquitetônicos um exemplo é a Igreja de Nossa Senhora do Carmo em Ouro Preto nós podemos ver aqui a parte de trás ela é mais quadradona n é típico do estilo do pai dele é típico da região que o pai dele vem de Portugal da região de Lisboa mais quadradona mesmo e aqui na fachada a gente já vê esse estilo mais sinuoso tipicamente Roc né que é característico da obra do alejadinho com as torres cilíndricas ele adora essas Torres cilíndricas e o alejadinho não trabalha no período barroco como muita gente acha ele trabalha no período Rococó
né E essa igreja a fachada da igreja a decoração interna é toda do estilo rococó vamos dar uma olhada ali na portada Então se tem algumas coisas bem características da obra dele né Vamos você pode ver por exemplo partes da portada original que ele reutiliza né Então olha esse anjinho aqui com a asa cortada tá vendo Olha esse anjo do centro aqui também com asa cortada tá vendo deu para ver esse é um artista anterior role jadinho essa portada já tava feita quando ele demole toda a a fachada ele refaz a fachada provavelmente a ordem
do carmon deve ter pedido para ele reaproveitar ou ele achou melhor aproveitar e dá pra gente ver claramente que não é o mesmo Escultor repare o rosto desse Anjo do centro e repare o o rosto do anjo embaixo da coroa que é do alejadinho o estilo do alejadinho quando ele projeta igrejas faz decoração interna retábulos etc é puramente rococó nas imagens ele volta um pouco pro Espírito Barroco que é muito mais expressivo nãoé em termos de espiritualidade religiosa o século XVI a arte tem uma característica fundamental que era era uma arte de encomenda né você
tinha um cliente que contratava o serviço de um artista para fazer uma determinada obra né que podia ser uma pintura uma um retábulo uma uma escultura um Oratório uma mesa uma cadeira ou mesmo até construir um prédio de uma igreja né de uma ponte um chafaris então isso era a característica da ar no século X e o principal os principais clientes do período era as irmandades né os ordens terceiras das igrejas as e o setor e público por exemplo as casas de câmara e cadeia também eram grandes contratantes do período né E tinha também os
clientes particulares né que as pessoas também contratavam os artistas para fazer por exemplo oratórios né para casa camas né móveis uma das Lendas envolvendo Aleijadinho fala que o artista teria aprendido o seu ofício sozinho e que pelo fato de ser filho de uma negra não teria tido oportunidade de qualquer formação como Escultor o alejadinho ao contrário do que muita gente acha ele não é um gênio solto uma pessoa que se fez do nada e hoje tá bem estudado isso ele havia um arsenal de coisas impressas que ele podia ler ele pode nunca ter ido na
Europa mas ele Lia livros da Europa em grande quantidade certamente isso chegava em Minas com certa facilidade né então ele tinha modelos iconográficos a seu dispor mas se não bastasse isso ele é filho de uma família de artistas né só pra gente lembrar ele é filho de Manuel Francisco Lisboa Manuel Francisco Lisboa não é um cara qualquer ele é um grande arquiteto e marceneiro quando o alejadinho nasce já na década de 1730 ele já nasce num berço de artistas né Eh era comum o pai assumir o filho mulato relativamente era comum e era mais comum
ainda o pai dar para esse menino mesmo que não desse a herança dele uma herança mesmo ele dese para esse menino uma uma profissão e é o que ele faz a família de alejadinho tinha vários artistas foi com eles que O Escultor começou a trabalhar esses chafaris de 1761 foi feito por alejadinho em parceria com o pai Manuel Francisco ficou responsável pelo projeto e alejadinho pela ornamentação ele fez um busto feminino o conjunto foi tombado pelo Patrimônio Histórico em 1950 o pai de alejadinho Manuel Francisco Lisboa ele era muito mais um contratador e um grande
empreiteiro do que propriamente um artista ele era responsável pela arrematação das principais obras de Vila Rica no século XVI então ele trabalhava muito mais como empresário e logo tinha se Os oficiais trabalhando para ele e muito provavelmente alejadinho também trabalhou com seu pai E no caso desse chafariz o famoso chafariz do Alto da Cruz há inclusive dúvidas se ela retrataria uma Samaritana ou um buso de Afrodite para dar conta de tanta demanda de serviço vários grupos de artífices se formaram em Minas Gerais as cidades não paravam de crescer e o trabalho também não nós tínhamos
os aprendizes que aqu eles estavam na fase inicial Os oficiais que é os que já tinham condições de produzir alguma coisa mas não podiam fazer as arrematações em nome próprio e por último nós tínhamos os mestres alejadinho pelo que nós pesquisamos ele é o alcançou a condição de mestre por volta de 1760 a partir daí começam a aparecer as obras em que ele eh por si só dá o nome eh a a assim nos recibos como sendo responsável pela obra e aí nós temos o surgimento daquilo que nós chamamos a oficina de alejadinho no caso
do alejadinho a gente não tem eh especificamente muitos nomes nós vamos ter os nomes dos dois escravos né Maurício Januário eh que trabalharam com ele um deles morreu durante a obra de de Congonhas Provavelmente o irmão que era que era Santeiro Escultor também o Padre Félix Antônio Lisboa que às vezes a obra se confunde com a obra do ele jadinho mas na verdade é é uma equipe que ficou não tem como muito estudar porque não não não sobrou documentação a forma de trabalhar não era uma forma solitária era uma forma coordenada hierárquica tanto que nos
documentos tanto de Sabará quanto de Congonhas alejadinho diz recebi tantas oitavas de ouro pela produção de Tais peças em razão do meu trabalho e de meus oficiais então isso deixa absolutamente Claro e comprovado que era um sistema de trabalho coletivo o que cada oficial fez ou ele fez é que tá o X do problema como saber se esse foi o mestre ou Esse foi oficial normalmente o mestre ficava com as partes mais importantes ou seja com gonhas dos cristos né numa figura só as mãos o rosto porque vamos dizer a vestimenta podia ser uma outra
pessoa vários documentos que eu já que eu já li já muitos documentos não encontrei nenhum que O que O que O Escultor fizesse também a parte ligada à à pintura né e o douramento geralmente ele fazia só a parte da madeira na escultura na madeira deixava pronto depois vinha um outro artista né que elent um pintor que fazia o douramento a Encarnação né fazia essa pintura na na imagem um dos conjuntos mais importantes da obra de Antônio Francisco Lisboa é o dessa igreja a de Nossa Senhora do Carmo em Sabará e aqui na igreja do
carro basicamente nós temos alejadinho aquelas duas imagens né de São Simão stoque e São João da Cruz e essa parte toda de decoração aqui da nave né Onde nós estamos agora que são essa a grade né essa grade que circula aqui a nave os dois púlpitos e e a decoração do couro inclusive as duas imagens são as primeiras imagens documentadas do alejadinho que nós temos referências estão aqui na igreja do carro né esse livro esse códice né ou livro que a gente pode chamar tem os registros das atas das primeiras reuniões e ele tem um
registro interessante na página me parece que a página 68 verso de um registro da do pedido a alejadinho para eh fazer o altar Mor o altar principal o interessante inclusive não é só o fato Ou o Ato é o registro único pelo menos que a gente saiba está escrito Antônio Francisco Lisboa ou alejadinho aí que é o ineditismo do códice desse livro dessa página que é precioso pra Ordem Terceira do c e até para estudo né do próprio trabalho do alejadinho algo que impressiona é saber que trabalhos tão grandiosos eram feitos com ferramentas extremamente rudimentares
o artia plástico luciomar de Jesus que vi em Congonhas do Campo possui algumas delas e as utiliza até hoje é uma ferramenta muito antiga precisa de lubrificar Mas vendo ela funciona né é claro tem que ter uma prática n po quanto mais Campo você tiver e quanto mais você utilizar o cordão inteiro ele vinca para lá e para cá você consegue mais giro e conseguindo mais giro mais mais você consegue Furar com mais agilidade né você uma mão de mármore né Por exemplo você fazia os furos vários furos aqui né imagina que essa pedra tá
tudo inteira você vai fazer vários furinhos e depois de você vai abrir vários furos você vem com a ferramenta né pode ser um um um gradino como esse ou um escopo você vem com escopo cortando batendo e cortando limpando ali depois você vem com as raspas como estas né você é como se fosse uma grosa só que usada na pedra você vai modelando né raspando como se eu como se eu utilizasse aqui na pedra seria assim ó né Ó você consegue arredondando tudo e vai dando modelado uma coisa curiosa que eu descobri sobre o Aleijadinho
há pouco tempo Tava fazendo um uma palestra no porto lá no norte de Portugal e contei que segundo o biógrafo dele o Rodrigo Ferreira Bretas ele tomava uma substância né que tinha o nome de cardina né E essa cardina era tomada eh segundo o biógrafo né para aumentar os os dons artísticos né dá mais inspiração aí começam os risinhos no auditório né eu falei olha essa cardina até hoje ninguém sabe muito bem que substância foi não é já há várias hipóteses aí começam os risinhos no auditório e eu interrompo a palestra e pergunto Mas que
que tá acontecendo levanta a mão uma garota a senhora professora não sabe o que cardina não gardina é ua ardente de cana o seu alinho devia ser um bebr no próximo bloco a valorização da obra de alejadinho e a cobiça despertada pela fama do [Música] [Música] mestre [Música] Quando pensamos em alejadinho A Primeira Lembrança que nos vem à cabeça é a imagem de algum Santo mas Antônio Francisco Lisboa Na verdade era um artista [Música] múltiplo para além da escultura ele foi entalhador ele foi arquiteto ele foi perito e ele foi Carapina né trabalhou como Carpinteiro
então era um profissional de múltiplos talentos tinha por exemplo um conhecimento profundo a respeito das rochas de Minas Gerais tanto que ele escolhia a pedra sabão com a qual ele queria trabalhar e também com As madeiras nós temos registros documentais dele indo a a mata para escolher a madeira que ele gostaria que fosse cortada para ele trabalhar e normalmente era o Cedro Rosa o alexandrinho era antes de tudo um artista decorador quer dizer é a ambientação interna que interessa muito mais do que arquitetura né na arquitetura é importante a ornamentação das fachadas né as portadas
por exemplo a portada as duas portadas de São Francisco de Assis de Ouro Preto e de São João do Reis é uma maravilha E no caso dessa aqui eh São Francisco de São João Del Rei o alejadinho forneceu um projeto em 1774 e a irmandade a ordem contratou Francisco de Lima Cerqueira que era um grande mestre de obras um grande Construtor que já havia trabalhado no carmo de Ouro Preto na Basílica do Bom Jesus de ponhas para construir a igreja da ordem se a gente pegar a fachada desenhada pelo le Jardim que está no Museu
da Inconfidência é nós vamos ver que que a execução Foi bastante alterada substancialmente eh na na concepção das Torres que inicialmente tinha uma cobertura completamente diferente então a gente poderia dizer que essa igreja tem dois eh arquitetos o alejadinho e o Lima Cerqueira que trabalharam juntos em várias empreitadas o grande destaque dessa igreja é a portada né que foi feita Provavelmente na década de 1780 e o al Jardim já havia esculpido uma port PR Igreja São Francisco de Assis de Ouro Preto e a Ordem Terceira aqui de São João encomendou ele essa portada que são
as duas mais importantes e mais bonitas do período barroco rococó brasileiro e pela qualidade e pela pela tipologia da das esculturas a gente vai ver que grande parte da da escultura dessa portada saiu das mãos do alejadinho é como se A escultura do retábulo dos Altares eh eh sendo colocada para fora chamando os fiéis para entrar na igreja e essa aqui ainda tem uma uma coisa muito interessante que na na Verga da porta na na na parte de baixo né da do do da da Verga da porta eh tem uma uma figura de a cabeça
de Cristo olhando para quem entra na igreja o leij jardinho e teria também projetado o altar M que não foi foi ele que executou foi um outro artista luí Pinheiro que provável também provavelmente também mudou um pouco o projeto naé na execução e os Altar dois Altares colaterais Com certeza foram projetados por ele porque tem todas os as características de outros retablos que ele fez por exemplo para são paar de São Francisco e pros Alais laterais da antiga Capela da fazenda da Jaguara que hoje está em Nova Lima Além dis a igreja ainda tem e
três imagens dos Altares laterais mais menores mas de excelente qualidade essas Com certeza feitas pela mão do do alejadinho que é São João Evangelista O São Gonçalo Amarante e um Santo Antônio que estão nos Altares laterais mesmo entre os maiores especialistas sobre a obra de alejadinho existem dúvidas sobre a autenticidade de várias peças atribuídas ao artista e que não devidamente documentadas nenhum artista Colonial Mineiro assinava as obras isso é um é uma é um é comum no período colonial ninguém faz isso porque não é um artista moderno como eu te disse nós temos pensar no
alejadinho como artesão né vivendo no século X um grande Escultor vivendo no século XV que aos olhos modernos é um artista ele jamais imaginar que a obra dele transformar no patrimônio da da da humanidade mas o alejadinho assinava recibos como em Congonhas por exemplo nós temos uma série de recibos eh na igreja de São Francisco de Assis giro Preto nós temos uma série de recibos assinados por ele então algumas obras nós temos comprovação documental que é do alejadinho e o que que os historiadores da artem podem fazer com isso fazer comparações estilísticas de uma obra
com recibo e uma obra sem recibo claro que é muito polêmico isso cada Historiador ou cada restaurador vai ter seu próprio ponto de vista mas algumas obras são quase unânimes quase todos os pesquisadores realmente atribuem o alejadinho ele faz a peça mas ele rep vamos dizer a maneira de fazer as unhas em cada peça não faz unhas diferentes ele faz sempre daquele jeito o qualquer Escultor a maneira de fazer a pálpebra o olho a maneira de fazer a boca o nariz então no alejadinho uma das coisas a sobrancelha segue aqui no nariz quase como se
fosse um Y tá o bigode nasce aqui das narinas Então são coisas que através delas você diz essa peça foi feita por ele ele e pode ter sido ele isso é equipe ele e seus oficiais mas saiu daquela oficina aqui na cabeça por exemplo se você olhar você temão dos olhos né esse recorte meio eh amendoado dos olhos e um pouco saliente aqui pra frente né você tem por exemplo aqui no nariz você vê na frente do nariz ele forma uma bolinha praticamente várias imagens do Jardin você percebe essa bolinha tem esse recorte nos lábios
aqui separa bem aqui o meio né o Lábio direito lábio esquerdo e eu se olhando de lado você vai ver que ela forma uma espécie de um biquinho né acentuado pra frente essa dobra aqui pra frente formando assim esse papo aqui ela vai ser encontrada por exemplo lá em Congonha nas imagens cong vão ter muitas imagens que vão ter esse mesmo tipo de de recorte né os as mãos também assim bem gordas né aqui em cima outro detalhe também interessante são os pés né que eles são virados para fora né como se fosse invertidos quando
a gente vê obras semelhantes do alejadinho mas mais polêmicas uma que e 90% doos pesquisadores atribui alejadinho e outra só 10% atribui alejadinho né que são obras polêmicas provavelmente elas vieram de oficinas irmanadas existiam isso não ofic claro uma oficina podia influenciar outra mas muitas vezes elas bebiam na mesma fonte né Elas estão indo lá em Portugal da a explicação tá tudo em Portugal né então lá em Portugal a gente vai achar provavelmente oficinas que deram origem a essa forma desculp porém nem tudo que reluz é ouro recentemente o artista plástico Elias laon que vive
na cidade de Mariana teve duas cópias de obras de alejadinho feitas por ele incluídas em um catálogo como se fossem trabalhos realizados pelo próprio mestre a referência para A escultura para o Barroco na escultura Aqui no Brasil é o alejadinho então eu fiz algumas cópias como estudos das das obras do Aleijadinho inclusive um São Jerônimo São Joaquim que está no museu diocesan uma fiz várias fiz uma no das dures que tá no Museu de Arte Sacra de São Paulo fiz uma Nossa Senhora da expectação eh várias imagens inspiradas no alejadinho e cópias fiéis né vamos
dizer assim fiéis essas imagens foram adquiridas Aqui foram adulteradas removidas a policromia e forçosamente envelhecidas esse envelhecimento eh foi proposital né remover pintura remover min assinatura exatamente para que as obras se passassem por por obras Aleijadinho o nosso objetivo era não era falsificar porque o nosso objetivo tanto é que a gente quando faz a policromia da imagem a pintura a gente faz com materiais atuais por exemplo no século XVII a policromia de uma imagem era feita com Temper era pigmento e clara de ovo hoje nós fazemos com tinta acrílica a tinta acrílica não existia no
século X esse ano uma exposição em homenagem aos 200 anos da morte de alejadinho em Brasília foi suspensa depois de um acordo com os presidentes do Instituto do patrimônio histórico e artístico nacional e do instituto brasileiro de museus o motivo foi a suspeita sobre a autenticidade das obras apresentadas Na verdade eu acho que é uma leviandade eh isso tem é uma coisa que tem que ser Dita e combatida porque a gente não pode eh pegar um dos dos dos dos maiores o maior símbolo né da da arte Colonial brasileira e tratar dessa maneira inclusive atribuir
peças de péssima qualidade como a gente tem visto como foi os caso dessa exposição lá na Caixa em Brasília eh que tinha obras de péssima qualidade atribuída eh assim é desmerecer a obra de um grande mestre uma vez que essas imagens são publicadas em catálogo elas vão numa exposição patrocinada pelo governo amanhã se uma imagem dessa apareceu no leilão ela tem eh antecedentes e procedência para poder ser atribuída como uma aleijadinha verdadeiro então uma imagem dessa que não valia por exemplo quase nada passa a valer milhões isso interessa não só as pessoas particulares colecionadores como
também até as próprias coleções como um museu por exemplo né então muito tempo se atribuiu um Cristo do Museu da Inconfidência ou Aleijadinho e depois se chegou a conclusão que não é muitas atribuições foram feitas erroneamente né de maneira equivocada então a gente tem que rever isso Para comprovar uma atribuição hoje em dia você tem que levantar documentação se existe as questões formais mas também as questões técnicas hoje é dificílimo você localizar novas peças no no mercado o que existe existe e tá aí pode ser que se se possa identificar alguma coisa dentro de de
igrejas ou museus mas eu não acredito que em coleção particular apareça eh nenhuma novidade uma obra prima de alejadinho que ninguém contesta no entanto é o conjunto arquitetônico da igreja de São Francisco de assiz em Ouro Preto Não há como não ficar fascinado com sua imponente portada tanta beleza fez com que a igreja fosse Eleita uma das sete maravilhas da arte Colonial Portuguesa em todo o mundo aqui na igreja de São Francisco de Assis em Ouro Preto as marcas G alejadinho estão por toda parte Essa é considerada uma das principais obras do mestre esse altar
é sem dúvida nenhuma a obra prima do Rococó brasileiro né e é justamente aqui que o alejadinho mostra todo o seu vigor no auge da da da sua carreira né numa fase já madura e provavelmente ainda no momento que a doença dele não atingiu um nível muito elevado e posteriormente foi policromado pelo Ataí que é esse grande artista esse grande pintor que acompanha o alejadinho em algumas obras nós sabemos se eles trabalharam no mesmo momento momento mas sem dúvida nenhuma trabalharam nas mesmas obras e aqui o alejadinho mostra toda a sua genialidade Especialmente na colocação
dessas duas colunas externas né o alejadinho aqu ele subverte todo tipo de arquitetura que tinha se visto até então os gregos já tinham estabelecido eh uma uma um modo arquitetônico que tinha sido eh seguido por mais de 2000 anos e aqui um mulato em Minas Gerais isolado nas montanhas ele pode criar uma coisa da cabeça dele uma coisa diferente né as colunas elas se torcem eh e se projetam pra frente como se se fundissem eh graças ao peso elevado do altar mas é tudo falso é tudo uma brincadeira do do do alejadinho eu acho que
qualquer artista mediano Faria besteira aqui não faria dessa forma mas como Aladin é um gênio tudo se conjuga maravilhosamente bem né nessa obra que para mim Sem dúvida nenhuma é do ponto de vista da produção de Altares e a obra prima do alejadinho nos púlpitos da igreja de São Francisco de fris nós vemos novamente essa o alejadinho no auge da vitalidade artística dele no auge da criação né e ele insere esses púlpitos no arco Cruzeiro o que não era muito usual na época não é ele que inventa isso mas realmente não é comum Geralmente os
púlpitos ficam inseridos na nave e ele faz o púlpito todo de Pedra Sabão né na na nas quatro laterais desses púlpitos ele coloca os quatro Evangelistas e coloca eh no púlpito do lado do evangelho que é esse púlpito que a gente tá vendo Cristo pregando eh pros fiéis numa praia né o Cristo tá numa barca e faz essa pregação e como esses púlpitos estão abrigados no interior da igreja a pedra sabão não sofreu nenhuma deterioração como a gente vê por exemplo nas portadas em Congonhas então eles estão exatamente como el jadinho fez Provavelmente o mais
próximo possível da do dia da entrega da obra eh nesse lavabo eh nós conseguimos ver por exemplo o maior número de detalhes escultóricos que nos remete diretamente ao alejadinho e há uma coisa interessante né Eh ele faz as culturas dos Anjos do do monge que tá ali representado eh mas isso tudo se liga de forma orgânica né tudo isso não tá esculpido de forma isolada ele se comungam né se se conjugam né nada tá mais para cá ou mais para lá nada foi colocado ao acaso existe um estudo para colocação Desses desse personagem Certamente ele
seguiu um risco que foi feito por ele ou entregue a ele e deve ter seguido isso de de forma eh muito bem feita né como eu te disse depois que a obra era ficava pronta vinha um louvador um outro Escultor um outro pintor tinha que ser da mesma profissão ele louvava a obra se ele louvasse a obra estava aprovada se ele não louvasse a obra tinha que ser refeita e o alejadinho ao que parece nunca foi nunca teve obra reprovada alejadinho se identificava muito com São Francisco de Assis o Francisco Inclusive era o sobrenome originário
da família em Portugal nós não temos o Lisboa o pai er era Manoel Francisco o avô era João Francisco é o que tudo indica em razão de uma particular devoção a São Francisco de Assis e o alejadinho eh No que diz respeito à igreja de São Francisco de Assis de Ouro Preta é interessante que ele teve um capricho tão grande que ele foi fazer os altares de São Francisco de Assis numa localidade retirada de Ouro Preto chamada Rio Espera o arraial de Rio Espera onde tinha um Cedro de ótima qualidade e ele ficou por cerca
de do anos em Rio Espera produzindo esses Altares mas infelizmente ainda muito que preservar nas cidades históricas de Minas um exemplo é a portada dessa igreja de São Miguel e Almas em Ouro Preto a portada feita por alejadinho sofre com ação do tempo e se não fosse o escoramento provisório já poderia ter desabado depois do intervalo a doença misteriosa de alejadinho e a superação para Realizar sua obra mais [Música] [Música] famosa [Música] a arte sacra brasileira principalmente a produzida no período colonial passou a ser muito Cobiçada boa parte dessa produção se encontra nas mãos de
colecionadores particulares só que o ministério público de Minas Gerais através de uma ação inovadora articulou uma grande operação para resgatar imagens que tinham desaparecido de igrejas do Estado em 10 anos mais de 600 peças foram recuperadas inclusive três aleijadinhos as estatísticas indicam que Minas Gerais já perdeu mais de 60% do seu patrimônio cultural sacro ou seja de cada 10 peças que estavam no interior das nossas igrejas das nossas capelas seis foram retiradas e hoje se encontram infelizmente nas mãos de Comerciantes eh colecionadores e antiquários de obras de arte não só em outras unidades da federação
mas inclusive em outros países durante esse trabalho nós já tivemos a oportunidade de recuperar três obras atribuídas ao mestre Antônio Francisco Lisboa com uma Nossa Senhora do Rosário que era Padroeira da Capela do Sumidouro que é atribuída a Antônio Francisco Lisboa um busto de São Boaventura que integrava um conjunto E o conjunto é formado por quatro bustos que pertencem à igreja de São Francisco de Assis de Ouro Preto e uma peça que não é na verdade religiosa Ela é Uma Peça civil que é imagem de uma Samaritana que compunha um conjunto de um chafariz eh
situada na Rua Direita em uro Preto a peça é de um local foi conservada porque um colecionador há 50 anos há 30 anos há 35 anos comprou Comprou ou não isso aí é uma dúvida porque até padres vendiam os padres vendiam muito para ter dinheiro para outras obras da igreja e vendi as imagens então foi vendida tem documento como que é se tem um documento e foi comprada foi tudo dentro de uma linha de coisa certa né mas aí como é que fica vai ser devolvida ou não deve ser devolvida para aquele local de origem
é complicado quando um ladrão arromba a porta de uma igreja e retira a padroeira de uma pequena comunidade ele tá cometendo uma violência contra aquele sentimento coletivo de pertencimento E essas peças para além de serem peças objeto de arte são peças também objeto de [Música] fé um dos episódios mais marcantes da vida de alejadinho é uma doença que afeta os seus movimentos mas apesar das limitações físicas segundo os especialistas sua obra se torna ainda mais rorosa o alinho não nasceu não nasceu doente não é ele vai adoecer por volta dos 40 anos até Essa época
ele gozava da mais perfeita saúde segundo o biógrafo dele o Bretas ele era visto frequentemente dançando n é em em danças populares vulgares era na realidade era um bom Vivan pouco trabalhou nessa época nas nossas pesquisas nós descobrimos um documento de 1777 portanto al jardinho tinha por volta de 40 anos em que e é um documento até então era praticamente desconhecido ele foi remetido paraa guerra em 1777 porque aquela época o Brasil estava ou melhor Portugal estava em litígio com a coroa espanhola e os espanhóis haviam invadido Santa Catarina e como era uma região e
despovoada houve necessidade de se enviar para o sul do país profissionais que pudessem fazer as fortificações da região sul especialmente de Santa Catarina e o vice-rei no Rio de Janeiro convocou diversos profissionais como pedreiros carpinteiros eh ferreiros para que fossem encaminhados e na relação do governador da capitania de Minas Gerais para o vice-rei aparece Antônio Francisco Lisboa Pardo com 40 anos Carpinteiro eu acredito que seria absolutamente impens se encaminhar uma pessoa inválida e que não tinha condições de se locomover pro campo de guerra Então me parece que até essa data de 1777 quando ele é
encaminhado ele gozava de plenas condições físicas eu acho que a doença trouxe aquela aura assim e como é que conseguiu fazer que amarrava a os instrumentos na mão para poder trabalhar primeiro se isso é verdade ou não se amarrava mesmo ou não se ele tinha os dedos ou não o que é certo que 1700 se não me engano 1777 ou 78 ele foi receber um dinheiro e foi pago aos escravos que o carregaram para receber o dinheiro porque ele já não andava Então tem um problema de locomoção isso Não há dúvida pois tá indocumentado que
ele foi levado pelos escravos para isso oos sintomas que Rodrigo Bretas eh deixou eh registrados na biografia de 1800 58 São sintomas que guardam correspondências com várias doenças então Eh os médicos até hoje apesar de diversos estudos eles não conseguiram chegar à conclusão de um diagnóstico retrospectivo das doenças de alejadinho e talvez seja um dos casos clínicos mais complexos que nós tenhamos aí na história do do país e para vocês terem uma ideia as hipóteses superam A uma dezena e elas vão as hipóteses médicas desde a a fratura o AVC e a própria lepra Quanto
mais a doença se agrava mais ele produz é impressionante a gente pensar que o aquele conjunto Extraordinário de Congonhas né dos Passos e dos Profetas tenha sido feito na fase final da vida dele não [Música] é o santuário de Bom Jesus de Matozinhos na cidade mineira de Congonhas do Campo é o símbolo maior do talento de alejadinho o conjunto de obras considerado pelo Unesco como patrimonio da humanidade não se resume aos 12 Profetas de Pedra Sabão que guardam a entrada da Basílica há também as majestosas imagens que compõem os passos da Via Sacra peças de
grande beleza e expressividade produzidas por um homem consumido pelo sofrimento de uma doença sem cura a ideia da construção do Santuário a partiu de um de um português que vem pro Brasil Feliciano Mendes ele que conta a história que ele teve uma doença e que teria feito uma promessa para Se Curar né E se curasse construiria um santuário nos moldes dos santuários existentes na Europa Portugal tem dois casos que são eh bem próximos também na Itália tem alguns casos então com isso ele eh sai em busca de eh recursos né pedido esmola com com um
Oratório que até existe esse Oratório até hoje eh recolhendo dinheiro paraa construção do Santuário E para isso eles né pra Construção do do do espaço eles chama os os mais importantes artistas não só escultores como arquitetos entalhadores pintores para com eh executar essa grande obra o tema principal da da do Santuário na verdade é a crucificação de Cristo né inclusive na na no Altar morta tem A escultura do Cristo lá que vem de Portugal né que é o senhor de Matosinhos a devoção portuguesa está ali e tudo gira em torno da crucificação as primeiras obras
executadas pelo le jadinho são na verdade um conjunto de de de relicários é um conjunto de oito relicários que ele executou para decoração do interior do do da Basílica depois e ele vem executar os passos da Paixão né que são cenas também do novo testamento que representa toda a Paixão de Cristo começando com a ceia e vem até a crucificação tá agora no final da da da vida dele já e na última fase da vida dele ele executa a o conjunto de esculturas em Pedra Sabão que estão no Á tá as 12 esculturas imped sabão
que já são eh figuras do antigo testamento né que compõe o adado da da Basílica é formidável a força das figuras do Aleijadinho a expressividade que tinha gente até que os Viajantes alguns não gostaram por quê achava até feio de tão expressivo Isso é uma característica muito forte das peças do final da vida do ele jadinho por exemplo das que estão em Congonhas ele morreu em 1814 elas são do finalzinho do século XVI elas são expressivas elas são fortes impressionantes são muito bem feitas muito bem acabadas então tem uma diferença aí a expressividade foi aumentando
a medida que ele ficou talvez mais [Música] livre para fazer toda essa obra né essa grande obra as 64 esculturas né que que ele que ele executou que na verdade um contrato 66 esculturas e ele só executa 64 o inventário que existe eh do século XIX já cita essas 64 esculturas ele não trabalhou sozinho né Ele trabalha com uma com a equipe né ele tinha um Atelier na verdade né porque inclusive os documentos que comprova aqui os pagamentos etc os recibos paraa execução da obra cita vários oficiais que trabalhavam com ele aqui ou seja ele
não trabalhou sozinho né Ele trabalhou com uma equipe que na verdade ele coordenava né quando a gente percebe as esculturas dos Passos você percebe nitidamente onde ele trabalhou sozinho né O que ele fez sozinho o que ele fez com a ajuda dos oficiais e o que foi feito pelos oficiais é muito [Música] claro o trabalho do aladinho aqui ele é muito mais que uma obra devocional é muito mais do que o turismo ele é a alma do Povo Congo isso aqui representa eh cada cidadão daqui a gente se vê naquele monumento Então os profetas de
congas não é apenas os profetas de pedra é o Daniel é Oséias são pessoas entre aspas são entidades que estão ali mesmo nós consideramos assim as pessoas têm um grande respeito por eles e elas se identificam a olhar pro profeta ó estou em casa as pessoas olham pros profetas elas se Encantam mesmo aqueles que não TM fé quando olha para aquele conjunto de uma certa forma ele emociona porque ele faz parte de um contexto né quando você chega Congonhas tem aquela Colina eles estão assim a céu aberto tem aquela luz aquele aquela aquela composição que
foi criada é todo um jogo teatral para envolver as pessoas que ali estão os espectadores e as pessoas se comovem ou pela fé ou pela pela arte mesmo e a obra do jardinho não é só uma obra de cunho artístico é ela também é uma obra de cunho religioso Então os profetas de Congonhas não são só Patrimônio da Humanidade porque eles são esteticamente interessantes eles também são patrimônios da humanidade porque em todo Setembro uma multidão de fiéis se dirige a b Jesus de Matozinhos para venerar aquelas obras não como obra de arte para aqueles fiéis
tanto faz aquela obra de arte Patrimônio da Humanidade São pessoas que olham naquilo um patrimônio de fé e o alejadinho também via nisso as obras dele né Eu acredito que se ele pudesse voltar hoje além dele Ficar assustado com toda fama dele ele ia ficar assustado disso ter virado arte e não obra de Fé final da vida dele ele passa aqui em Congonhas durante quase 10 anos né executando essa esse esse conjunto de obras né tanto o conjunto da dos Passos quanto o conjunto dos Profetas são obras que não existem né comparação são é é
onde o Alex Jardim reuniu assim uma quantidade muito grande de obras né em volume e em qualidade ou seja ele assina as esculturas né as esculturas TM a referência assim Clara que foi esse Escultor que executou e pela pela grandiosidade né tanto pela pela pela volume de obras né pela qualidade estética e tudo isso realmente foi considerado uma referência importante pra história né E para da do patrimônio [Música] cultural bom Aqui nós temos a provável última obra do alejadinho segundo o biógrafo dele Rodrigo Bretas eh ele tava fazendo esse altar quando ele adoece ele fica
cego né então ele volta para pra casa dele e morre do anos depois 1814 essa obra é de 1812 né provavelmente o retablo todo eh ou o grosso dele eh é arrematado por um dos escravos um cara excelente e provavelmente a mão do alejadinho tá na escultura do Jeremias na tampa do altar bem o estilo dele e então provavelmente essa é a última é a última obra do do alejadinho então nós temos a primeira né provável que é o busto do Chafariz do Alto da Cruz e a última que é o Jeremias da igreja do
carro então ele começa e termina a carreira em Ouro Preto por seu talento e sua trajetória de vida Antônio Francisco Lisboa o mestre Ale jadinho foi declarado patrono da arte brasileira e quem visita as cidades históricas da velha Minas dos tempos coloniais entende claramente a razão de tão importante homenagem mesmo 200 anos após sua morte em cada igreja em cada Santo em cada profeta o talento do mestre ainda [Música] surpreende ol jadinho Na verdade acho que ele tá mais vivo hoje em Ouro Preto do que tava no século XVI porque no século XVI ele era
um mulato que andava pelas ruas ninguém pedia autógrafo para aladinho dificilmente se houvesse máquina fotográfica ninguém ia queria tirar foto com aquele cara né só que agora no século XX a obra dele é Patrimônio da Humanidade tanto em Ouro Preto quanto em cong essa concentração na obra do leij adinho eh de interesse na obra do Aleijadinho bom é porque ele é genial sim não é mas também por causa dessa historiografia que acompanhou não é e lá desde o do Romantismo passando pelo modernismo e até os dias de hoje o germ Bazan que era o curador
do Museu do luvre um cara que se deslumbra pela obra do alejadinho escreve um livro sobre a obra do alejadinho ele ele era né os maiores escultores para ele né que é o michelângelo Né o Bernini e o alejadinho Hoje eu tenho certeza que eu sou o que sou por causa do alejadinho eu não seria o se marrio Escultor se não houvesse um alejadinho acho que nós Ainda temos muito que descobrir eh a respeito do homem alejadinho muito se tem escrito E muito se tem eh desprendido esforços paraa compreensão da obra da produção mas me
parece absolutamente essencial que nós tenhamos um esforço maior para primeiramente entendermos o homem isso Vai facilitar Sem dúvida alguma a comprão a compreensão posterior da sua [Música] obra V christe [Música] christe k [Música] k [Música] c f [Música] [Aplausos] rus