Vanguardas Europeias [Prof. Noslen]

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Professor Noslen
Neste vídeo, eu e o professor Gabriel Félix apresentamos a vocês o Futurismo, o Expressionismo, o Cu...
Video Transcript:
fala pessoas 10 do sexto ano de novo aqui para mais uma aula sensacional um assunto que muita gente tem dificuldade e que a gente vai tentar deixar o mais simples possível pra você sabe o que é vanguarda europeia é só a vinheta bonita [Música] foi também a pessoa olha só então vamos lá vamos falar da tal da vanguarda européia é um conteúdo que é muito bacana que muita gente tem dificuldade que não entende por que existe o que não existe mas calma hoje há novamente muito bem acompanhado e que vai tentar destrinchar pra você do
jeito bem objetivo para se entender melhor como funcionam os negócios no pés ea importância delas obviamente o impacto que elas têm depois dá pra frente o modernismo todas as escolas federais do brasil também merece muito bem mas pra isso tem para cada amigo gabriel fé e que o dano é essa é a fórmula olha só para o assunto é fácil não é fácil fácil fácil joga a maneira que o cara é o cara mais jogos e já falei pra vocês aqui se você não conhece gabriel ainda gabriel professor de literatura especialista manchetou de literatura que
por sinal é ele quem dá as aulas de literatura na plataforma profissionais lei é promover um ponto com ponto br tem tudo lá de literatura pra você com gabriel tento de gramática redação e interpretação de texto comigo então 'tamo junto' chamávamos junto ao chão beleza olha só pra falar de vanguarda parece ter todo esse processo que é a vanguarda europeia como surgiu porque ela ocorreu e que todas a bagaça que é impactar e na literatura e também não só na literatura né mas vai a lei vai na história da arte também é exatamente muito bem
campeão conta pra nós que era goleiro pé então vamos começar assim as vanguardas européias são muito importantes em questões do enem é muito cobrado no enem e elas são importantes porque elas são o início do modernismo que é o período mais cobrado no enem até hoje notando a então um período moderno é ou não o mais incidente e as vanguardas são o estopim da arte moderna beleza essa importância tranquilo agora vamos lá o que é vanguarda então já que ele é um tema complexo vão começar pelo básico o que é vanguarda vanguarda é é a
partir do francês avanca carga nós temos uma palavra que é avó que a vãtima é a gerente e garde que a tropa então é a turma que vai à frente serem uma idéia da vanguarda é ir à frente é apontar o futuro estar à frente do seu tempo exatamente por rafael por isso não existe vanguarda que respeite a tradição porque a ideia é quebrar com a tradição é chutar o balde nas convenções na classe no clássico que é o principal alvo dessa turma então entendi então parei porque quer o pé ela vem com o sentido
de meter o pé e tudo aquilo que é padrão de 11 exatamente especialmente na história da arte os padrões clássicos vão pensar que claro é uma arte toda cheia convenções princípios regras então arte clássica ela tem idéia da proporcionalidade do equilíbrio e por isso o artista clássico ele precisa fazer uma arte cheia de convenções e porquê porque a arte clássica vamos pensar agora nos períodos de referência clássica os clássicos greco romanos e o período renascentista para eles o grande artista é aquele que melhor se aproxima do réu então é uma arte de imitação da natureza
vamos pensar aqui na escultura é apitar ela projeta a iata jorrava edição ela pitta você olha para a escultura e fica de cara um é uma pessoa de verdade parece um atoleiro real tão real que era uma pedra nisso então a arte clássica parte do princípio que o artista bom é o que melhor imita a realidade tom o rosto anatomia a musculatura tem que ser exatamente qual é aquela idéia de perfeição na ser perfeito da segmentação é exatamente só que neste caso o que é perfeito é aquilo que se aproxima mais do real real esse
é um bom que a vanguarda faz o orbe com isso chega plantas e deixa aqui nessa perfeição desse padrão dessa aproximação com o real então posso dizer posso pensar que a vanguarda ela vai se afastar do réu perfeitamente porque agora a referência não é imitar o real a um modernismo tem a idéia de que eu quero interpretar a realidade eu não quero imitar a realidade então eu quero enxergar a realidade a partir da minha interpretação então eu quero trazer outras maneiras de expressão outras maneiras de apresentar a art então esse é o pensamento do moderno
certo então beleza então eu vou estar trabalhando com a idéia de que eu vou quebrar essa idéia da perfeição do próximo da realidade vou me afastar um pouco porém é a partir sempre da percepção um individual de cada indivíduo ao então quero buscar e isso é a vanguarda é a busca de novas formas de expressão que eu quero expressar de um jeito diferente eu quero buscar o diferente esse é um princípio jogar disse maravilha perfeito então olha só que bacana isso é legal ter a sua cabeça em esse com esse paralelo o gabriel silva mas
aqui entre o que vinha acontecendo entre o clássico dessa perfeição e o que a vanguarda faz é o grande diferencial para você entender de uma vez por todas o que que só aguarda pés nesse processo de impactar com o clássico fugir dele e trazer a interpretação própria individual de cada um e isso por isso que muitas vezes o gosto do povo em geral é a gostar da arte clássica e se assustar com a arte moderna por isso ela impacta com um susto porque ela é provocativa ela é diferente então a idéia é também chocar é
provocar uma nova forma de enxergar as coisas certo beleza futebol e aí um exemplo disso responde be fazer paralelo com a peta então vamos lá vamos então já direto para as guardas e levar as principais vamos a elas então dá às vagas européias quando comentamos assim essas cinco principais são guardas são o carro chefe o carro abre alas do modernismo então seu movimento de ruptura com tradição de busca de novas formas de expressão e como elas vêm na frente elas têm esse espírito provocador então a idéia é sacudir a idéia é realmente achava afastar da
a1 assustada para estar por isso é que elas foram na época tão polêmicas hoje até possível e que nós vejamos essas obras de vanguarda e nem dos aços temas normal e sei lá mas sei lá 100 anos já de vanguarda então hoje comum encontrar num museu hoje é comum e pela internet pesquisar essas obras mas o impacto disso na época foi polêmico demais é só de pensar quando começará a observar o povo vai começar a projetar algumas imagens das vanguardas vai bater o olho do hoje ainda falar tá beleza mas imagina aquele período que era
tudo mais contido as pessoas são mais contidas né é uma outra realidade então quanto que não chocou é como se fosse um murro na boca do estômago é exatamente então o impacto era forte o impacto foi ruim na então deve igual aí vamos pensar que nós vamos mostrar um algo mais o grito vamos imaginar é o cubismo pablo picasso bom vamos fazer o seguinte vamos vamos pegar uma bola na hora uma primeira primeira delas que será o umbu futurismo o futurismo vamos colocar assim como a o abre-alas e por sinal vamos pensar aqui uma coisa
óbvia futurismo qual é a ideia de futurismo c contra o passado e c contra o presente ou seja apresentar coisas do futuro contrário o presente o passado então a idéia é não presta o que existe não presta o que existiu só pra ver o que vai ver um futuro que interessa então eles têm um projeto é o manifesto futurista que incluirá lá por exemplo agora vai lá estar preparado pra isso você nunca ouviu falar nesse manifesto destruição completa de bibliotecas e museus por exemplo a idéia de destruir a tradição a valeu e como é vanguarda
vamos lembrar um detalhe se não for digital não é vanguarda então não é um ano naquela coisa simplesinha é uma conciliação a eu não tô na rua luis fabiano é um negócio chutar o balde e quebrar tudo é um mete o pé então esse é o caminho da guarda então o futurismo tem esse princípio de ruptura total contra a linguagem tradicional destruição da sintaxe tradicional então eles têm eles trabalham com frases que valorizam as coisas os substantivos e não os verdes então esse é o caminho deles e claro vão agora dar aquela pixinguinha bonita como
é que o identifica o futurismo uma questão de pintura mede sei lá numa obra que isso é uma prova de história da arte ou até mesmo num poema a forma como eles exaltam a tecnologia aí é até uma obra é futurismo só que agora vamos lembrar que quando o nosso amigo no telinha geração y está acompanhando esta aula pelo iphone smartphone o que a tecnologia em 1909 sap 1909 existiu é fácil mas o sim existe smartphone é que ela tecnologia naquela época então nessas obras futuristas há muita exaltação de tecnologias como la luz elétrica e
tecnologia trem a vapor a a automóvel carro atinge uma velocidade de 40 quilômetros por hora e uma coisa bacana celebrar também eu estava falando de tecnologia com alguém ea pessoa comprando tecnologia tudo aquilo que faz uma expansão do seu corpo é o automóvel uma expansão na sua motorização a luz é uma expansão também dá sua visão é doido né hum o óculos então é uma tecnologia exatamente então como é que nós vamos perceber isso em obras que fazem essa exaltação essa esperança no futuro pelos elementos tecnológicos vão ter uma pintura como exemplo do chaco bala
a velocidade do automóvel agora fazer o seguinte antes de projetar a de projetar se fosse agora joguei pra você uma questão aqui é se fosse um escultor renascentista um pintor renascentista fazendo uma pintura uma escultura de um automóvel como seria o primeiro que já não teria nem na época do ano não haveria mas se fosse for sujeita a uma potência que teria um carro bretão tudo bem organizado quero é que aquela frisos às vezes aquela ferrari brilhosa vermelha é passando assim com um campo bonito bem desenhado no fundo um cheio de cores isso montanha montagem
passagem é o sol bonito o céu é do carro ser exatamente igual ao existe só que aí o que que o vanguardista faz ele rompe isso e aí o que que a pintura velocidade do automóvel projetos sob a nova lei oi isso aí é para o dono premissa da qual é a pergunta óbvia que alguém vê nessa pintura e thala legenda velocidade do automóvel o qual é a pergunta elementar que alguém vai fazer cada automóvel a velocidade do automóvel é tão assustadora que ele já passou parece piada o mec essa pintura não é sobre o
automóvel e sobre a velocidade dele o núcleo da frase a velocidade por isso que você só tem um só deus hour é a idéia da tecnologia exaltada na pintura não é o automóvel a pintura é a velocidade e é isso que eu a poeira do que ela já deixou exatamente isso é a vanguarda então ela provoca esse canto que que é isso que negócio é isso você entender fica um pouco meio rap truncado a idéia e aí você precisa parar para pensar esse jeito provocativo do vanguardista temos mais uma uma lavar a alma impressionismo é
esse aí é clássico a gente pegou uma pintura clássica também mas não sei se é um sem ofender um vanguardista se chamado de clássico é verdade que eu não sou mágico não é um esforço tanto de órgãos e classe e no dia me chama de classe então essa cultura a pintura expressionista s foi martins guardian essa é uma própria dalva guarda né então a gente pegou a ino specialista o grito mas beleza antes de falar do grito o que é o expressionismo é uma forma de interpretar a realidade que é a idéia do modernismo a
minha arte é uma expressão da realidade uma interpretação dela então neste caso a interpretação da realidade vai se dá a partir da angústia e das crises interiores do artista então eu vou enxergar a realidade a partir das minhas sensações pessoais e em especial crises e angústias por isso o expressionismo se nós pensarmos a palavra expressionismo tem que ser algo expansivo e não contida assim então não é a idéia de segurar é expressar por isso como você vai perceber o expressionismo por exemplo numa pintura numa arte que vai exagerar e distorcer a realidade é uma distorção
da realidade de forma intensa exagerada como uma expressão de angústia e de crise interior então uma expressão hiperbólica hiperbólica e é isso que nós vamos na pintura bonito né que seria assim é a número um é um carro chefe eduardo ante coloca então perceba no grito na expressão de pânico e como a realidade e distorcida a partir da minha angústia interior agora não sei agora ficou melhor você fazer eu irei fazer botão lugar à pintura a barba na pintura é que tal meninão membros façam me um gif um geek seu lado bom aluno na prova
que teve essa né antes da prova do vestibular da placa o lageano que visa lembra da idéia muito bem então olhei as pessoas nessa ideia de hiperbólico né da expressão hiperbólicas ainda de distorcem a realidade tanto que até no próprio quadro a imagem só o celta tudo distorcido o que está em volta da praça montanhas ea rua cerro rio preto distorcido em volta que é a forma distorcida como alguém angustiado sei lá ansioso bom que enxerga a realidade show de bola para ele o mais uma vanguarda agora o mesmo eita obeso o mesmo também sempre
a cada vanguarda vamos mantê-la isso é uma forma diferente de enxergar a realidade e no caso do cubismo nós vamos pensar numa realidade fragmentada se você tenta pensar o púbis imagine a situação do como o cubismo questiona discutir provoca a limitação do nosso campo de visão nós temos uma visão que enxerga uma parte da realidade mas não enxerga o outro lado então o cubismo quando quebra a realidade cubas pedaços fragmentos é possível pegar um objeto e trazer todas as perspectivas possíveis de todos os lados dos lados olha ela o cubismo quebra a nossa perspectiva tradicional
com o mesmo quebra a perspectiva olha só que dois que noiva e aí vamos pegar o violino e uvas de pablo picasso aí então nessa pintura nós vamos ver se é perfeitamente possível enxergar um violino que ele está lá só que em vez de ser como clássico faz ele é quebrado e nós podemos enxergar todos os lados de civil todas as partes a todas as arestas não todos os lados a as faces de front de labruja vez apresentados alguns possível realmente reportados evento jogado em cima de uma mesa exatamente é a realidade é a fragmentação
da realidade se o expressionismo distorce o cubismo fragmento fragmento um show de bola até pra mim foi mais caras idéia até porque ficou mais cara muito mais sentido o nome já auxilia você entender né quando falou do ex-preso mesmo há exagero da expressão o cubismo fragmentação na expressão ok em cubos e cubos faz todo sentido faz todo o sentido e todas elas são sempre um jeito provocativo de enxergar a realidade de uma de um jeito de impactar aquele modelo clássico exatamente um futebol muito bom depois disso o dadaísmo o oovoo o dadaísmo aqui a expressão
feito dada vamos aquecer e vamos começar agora um homem já não está me ajudando com 39 não vai ajudar em nada talvez lança uma idéia nem sempre era aquele o dadaísmo é o zoeira o dadaísmo e feito para ser provocador então só que a zoeira que é no sentido de provocar uma característica da arte clássica então agora vamos fazer um raciocínio quase filosófico certo lá perto se você pensar na arte clássica muitas vezes ela é tratada como algo sagrado sublimes né uma obra de arte religiosa da core isso então a idéia do dadaísmo é romper
com essa espécie de sacralização da adi sagrado por isso que eles vão fazer zoeira negócios lá é fazer a zoeira da própria defende tozzo e era que não tem fim à zona e recomeçou e é aqui há aqui dá pra se dizer que eles são precursores do meme recursos oriundos de uma zoeira sem limites só que é uma zoeira voltada para a própria artista então dá pra dizer é uma arte meta e linguística porque eles têm essa característica de 'bagunça' provocar e por isso o nome dadaísmo segundo né vamos pensar agora nos fundadores vamos pensar
agora na idéia da lista o que quer dizer dá nada a add é nada não é nada todavia sem nada a smo isso nada nada eu porque porque eles trabalham exatamente com o ilógico e aí uma palavra que é bonita você conhecer se você não conhece trabalhar com uma arte muito sem se fazer sem sentido e sentido então eles acabam fazendo até um humor um deboche a partir de trabalhar a partir do trabalho com que não faz sentido certo então eles são bagunçados são usuários então a idéia é trabalhar com o espontâneo só que esse
espontâneo é a irreverência da falta de lógica do nos em si e por isso eles podem fazer coisas como provocar o tempo todo por exemplo que tal gente puxar que a pintura do re madrid ter né então thalia que ele tá shimbo perfeitamente bem desenhado e embaixo escrito isso não é um cachimbo não não é inscrito não não é mas eu tô vendo que é não não é a legenda diz isso então a idéia de provocar aqui qual é isso não é um cachimbo porquê porque apenas uma pintura de caching então tanto a pretensão clássica
de fazer a realidade quanto a minha zoeira dadaísta é tudo papel e tinta é tudo a mesma coisa já o roda é nada é tudo né o nada isso é um lado a smo por foi fácil faz sentido fazer então foi a idéia agora vamos imaginar o quanto também no sentido provocativo que eles trazem né trazer pra arte e levar a uma categoria artística objetos da vida comum objetos cotidianos uma roda de bicicleta ou vamos pensar no mapa um objeto que é muito clássico na arte vasos vasos é fácil grego neovasos chinesas da dinastia viêt
digital aí o dadaísta faz o que ele leva a sua fonte para a exposição ea fonte é o que projeta a itu uma privada uma privada então a idéia a zoeira não deu mas o deputado aí valeu vaso com ballack o sanitário pronto meu vazio onde eu faço essa foi a razão era é assim a ideia segundo tânio o provocativo o nos em si mas como a idéia de provocar a própria arte show de bola bom maravilha entendemos nada smo dadaísmo certo e aí vem depois o um surrealismo aí o surrealismo já é um pouquinho
mais conhecido da galera mas ainda assim é o nome talvez agora ajuda de novo né tá surrealismo tv com surreal surreal além da além da realidade fora da realidade beleza então que é o surrealismo vamos começar assim o surrealismo também trabalha com uma arte criada a partir do espontâneo só que claro qual é a bagunça que está acontecendo na sua cabeça agora o dadaísmo também qual é a diferença dos dois é que o dadaísmo trabalha no sentido provocativo e debochado o núncio em si o surrealismo é a mais cinco lojas de todas as vanguardas se
coloca ela trabalha mais com imagens ligadas ao inconsciente por isso as imagens surrealistas tem muito a ver com as imagens de um sonho então esse sonho por exemplo quando você sonha é que tipo de sonho você a passar no vestibular não é esse som do valor eu tô falando aquele que a pessoa dorme se considera nem aquelas parada mortadela frio à noite né ou como às vezes eu brinco na aula quando você pensa são as coisas lá no teu sonho em uma imagem maluca e você às vezes acorda até com medo de você mesmo você
começa eu sou capaz caindo que está voando que está matando não é isso a você tocando piano em cima de um elefante que voa de imagem e de repente você escorrega e cai duas vezes num vulcão durante certo certo então o surrealismo essa coisa mais sonhadora mais vou de surreal é isso mais sonhadora mesmo e aí é a representação acontece de forma aí vamos lá agora é amor é pra ter medo em comum é a vanguarda mais psicológica então eles trabalham muito sob influência da psicanálise e existe uma linha que a interpretação do sul ian
vamos lá nessa área esses símbolos que vem à sua mente essas imagens que se forma um sonho são expressões do inconsciente então quando você dorme você descansa o físico mas o inconsciente começa a extravasar o que está reprimido na pessoa então a idéia do surrealismo é trabalhar com essas imagens e por isso muitas vezes são imagens que trabalham com algo reprimido afetivamente emocionalmente sexualmente e por isso essas imagens também e lógicas mas não no sentido de buchada do dadaísmo mas no sentido dessa associação e lógica como expressão do inconsciente trabalhar até ver com o inconsciente
aqmi inconsciente vamos lembrar a palavra aqui que é muito caí do exame a exploração do universo onírico onírico essa prova importante já vi várias vezes aparecer até nem uma empresa palavra onírico do onírico teve com um sonho e com esse inconsciente né só que naturalmente a pessoa não vai fazer um enem para camila sonho nem uma palavra mais legal é que o nenê bonilha e go go way caiu é o oxímoro né em vez de pandora legal né muito bem então olha que legal passamos para as 5 pelas cinco é vanguardas européias e olha como
a quando começa a entender a dinâmica delas o nome faz sentido e obviamente que as características da própria arte faz sentido né falou aguardo se reduz o realismo você viu aí a obra o dup né é o grande imã uma das grandes obras o então a gente tem toda essa idéia e do da zâmbia no ps entendeu essa sequência é pra você nunca mais errar e para você entender mais facilmente o que também o modernismo que obviamente que vem na sequência disso aqui a gente conversou agora das vanguardas e na seqüência vamos falar das duas
as três gerações do modernismo mas isso fica o momento para uma outra aula obviamente isso é chato desaparece mil receberam a vacina vai assistir o novo esse vídeo que esse vídeo com um pouco mais longo tomado pelo sinapol ora mantém a fé é aí é repleto na plataforma está mais aprofundado bem mais aprofundado que aqui na urna por vanguarda olha só deu um panorama geral das guardas aqui lá na plataforma campanha profunda bem cada um deles sair numa boa bisca negativos as pessoas muito bem gabriel muito obrigado pela alegria de receber aqui e obviamente você
que ainda não conhece mais o gabriel para aproximá-los e ponto com ponto br tem marcelo gabriel e obviamente vai na anterior clique no novo valor a nossas redes sociais lá tem a roupa para os jornais da itália roma gabriel flix tem a roupa que ela e seu instagram e ainda tem fã page do facebook profissional bem e tudo mais se quiser por aqui muito obrigado você está aqui e obviamente não deseja mandar pra galera se vim aqui e assista com várias vezes e com pausa é isso interessante para usar o vídeo anote volte a assistir
é isso um abraço até a próxima fui valeu
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