AS ORIGENS DO OCIDENTE CATÓLICO | Aula 1/4 - Os Dois Ocidentes

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Lucas Lancaster ⚜️ Escola de História da Igreja
Hoje teremos um apanhado geral da mais bela História de todos os tempos: a História da Igreja. Você...
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a Igreja Católica construiu a civilização ocidental você provavelmente Já ouviu essa afirmação principalmente vinda de Defensores da Igreja Só que essa afirmação ela pode ser interpretada de variadas formas diferentes algumas mais adequadas e outras não neste curso a partir da história da igreja e partir a partir da própria história do Ocidente que a igreja construiu nós iremos aferir que ocidente em primeiro lugar houve de fato um ocidente construído pela igreja e qual ocidente terá sido este será este ocidente hoje capitaneado não sei pelos Estados Unidos e pela otan que está em conflito com a Rússia
e com a China Será que isto este mundo este ocidente contemporâneo é o tal ocidente a tal civilização ocidental construída pela igreja isso é o que nós procuraremos examinar neste curso eu gostaria de dar a todos vocês boas-vindas tenho certeza que se vocês estão aqui eh por um tenho certeza que a maioria está de fato movida por um sincero desejo de de aprender e o tema que nós trataremos não é um tema fácil eu já adianto porque ele envolve muitos mitos ele envolve muitas cosmovisões extremamente arraigadas na nossa época e Muitas das coisas que nós
trataremos aqui que nós afirmarem aqui serão eh essencialmente contrárias a tudo o que até os mais conservadores alardeiam hoje em dia eu peço a paciência de vocês ao longo dessas quatro aulas para tentar compreender claro que dentro da possibilidade de tempo que quatro aulas oferecem mas tentar compreender essa questão repito a Igreja Católica construiu a civilização ocidental e se aosta for afirmativa qual civilização ocidental é esta eu já vou adiantar a conclusão aqui para que vocês percebam o caminho que nós trilharemos nós vivemos hoje essa civilização ocidental que existe hoje na verdade foi alicerçada sobre
os escombros da civilização que a Igreja Católica um dia construiu claro que há algumas reminiscências ainda do que foi essa civilização católica que um dia existiu frequentemente essas reminiscências elas são louvadas por aqueles que estão defendendo a igreja né ah a igreja fez os hospitais a igreja fez as Universidades a igreja fez isso fez aquilo só que o estado de coisas dessas dessas coisas que supostamente a igreja fez é tão afastado está tão afastado do espírito que a igreja um dia inoculou nessas realizações civilizacionais que não é mais possível falar de algo que de fato
a igreja fez as as Universidades de hoje elas estão tão afastadas do ideal católico quando lá no século XI grandes mestres saídos do clero construíram as eh tinham quando construíram as Universidades que não é possível dizer que uma coisa É de fato caudatário da outra não essencialmente ao menos o nome pode ser o mesmo e até certas estruturas formais podem ser as mesmas mas a essência é absolutamente outra apesar de haver naturalmente uma uma filiação histórica uma continuidade histórica na qual é possível ver rupturas cada vez mais profundas até uma coisa se tornar outra pois
bem eu tenho certeza que muitos de vocês que aqui estão e até peço desculpa aos mais apressados pela longa introdução porque antes de nós mergulharmos de fato no tema é necessário pontuar uma série de coisas certo então eu peço a paciência de todos muitas das ideias que nós temos muitos dos valores mais caros que talvez você Preserve achando preservar algo próprio da civilização cristã Na verdade são valores oriundos da civilização Que destruiu a civilização cristã existe um britânico contemporâneo muitas críticas podem ser feitas a ele não vem ao caso aqui mas ele diz uma coisa
no seu After virt Se não me engano depois da virtude ele diz chamado aint ele fala o conservador de hoje ele é o revolucionário de ontem veam os valores que nós que os chamados conservadores pretendem conservar hoje são na verdade os valores conquistados pela revolução de ontem Ah então Lucas lancasa você é um esquerdista você não é conservador calma não não sou esquerdista adianto logo não sou Progressista mas o conservadorismo tal como nos é apresentado essa e essa nova direita conservadora que surgiu no Brasil na verdade é uma direita não tão revolucionária contra quanto a
esquerda só isso os conservadores a las mckin diz É verdade eles na verdade eles são os revolucionários de ontem os valores muitos dos valores defendidos pelos conservadores de hoje são os valores dos revolucionários de 30 40 anos atrás E assim a história nos últimos 250 anos principalmente vai andando a revolução vai avançando e o exercício do conservador da vez será sempre garantir a preservação do Triunfo da revolução do dia anterior esse não é um problema político vocês podem pensar que eu estou falando de ah direita esquerda acham que eu estou trazendo a coisa pro âmbito
político não não é não é um problema meramente político é um problema civilizacional de substituição de uma ordem por outra que está acontecendo que já aconteceu há séculos e a nossa tendência Esse é esse é o grande problema um dos grandes problemas a nossa tendência enquanto católicos porque o objetivo deste curso aqui o o o foco deste curso é instruir os católicos e as pessoas que estejam e dispostas a aprender a história sobre um ponto de vista católico um grande erro de nós católicos um dos grandes erros é pensar que o grande inimigo contra o
qual a igreja luta é sempre o inimigo mais recente sendo que por vezes os piores inimigos são aqueles mais antigos e que aparentemente são inimigos dos mais recentes também bom eh e o nosso objetivo aqui um dos nossos objetivos é mostrar que talvez você esteja contaminado por essa visão e assimilado por um ideal civilizacional que não é o católico que não é aquele que a igreja construiu desde o dia em que Cristo a enviou paraa evangelização das Nações e o nosso objetivo aqui eu enquanto professor de história é contar como a civilização católica foi construída
como ela atingiu o seu apogeu é disso que nós trataremos na aula de hoje as origens da civilização Católica do ocidente católico na próxima aula nós iremos estudar o apogeu do ocidente cató que era cristandade cristandade medieval a civilização medieval na terceira aula nós veremos as origens do ocidente moderno que veio para suplantar o ocidente católico através do humanismo do protestantismo e por fim a consolidação do ocidente moderno a partir da era das revoluções a partir da Revolução Americana e da Revolução Francesa eh então por isso que é importante você ficar até o final para
entender o o processo histórico de cabo a rabo claro que e e eu aqui enquanto Historiador para mim é sempre difícil fazer essas apresentações históricas absolutamente sumárias esses panoramas longos é difícil mas é necessário que eu eu eu tenho sempre uma grande necessidade de aprofundar o tema os temas com com os meus alunos mas Há muitos de vocês que talvez nunca se depararam com essa com essas questões ou estão eh deparando ainda de modo bastante incipiente é bom apresentar um Panorama Geral com todas as deficiências que panoramas Gerais assim trazem mas é necessário né que
você fique conosco até o fim para entender de fato a a história que nós narrarem e eu adianto desde já nós não somos aqui o que Alguns chamam aí de vendedores de curso nós temos uma assinatura paga de uma escola dedicada à história da igreja que é a escola de história da igreja mas este curso aqui que você vai assistir ele é gratuito do começo ao fim ele vai ele não ele não vai continuar pago não ele vai começar e vai acabar e se você não quiser assinar a escola de história da igreja a sua
ão desse curso aqui não vai ficar comprometido mas se você quiser se aprofundar e continuar esse caminho de conhecer de fato a história sobre uma ótica católica a escola de história da igreja é o lugar ideal por isso todos aqueles que tiverem interesse cliquem no link da descrição vaiou estar sendo enviado aqui no chat também para eh se matricularem na escola de história da igreja em outro momento eu vou explicar mais demoradamente do que se trata E como eu falei este curso aqui os dois ocidentes ele é voltado para todos aqueles que estiverem interessados em
compreender a história sob uma ótica católica e sobretudo pros católicos as fontes que nós utilizamos Eu sempre deixo aqui na descrição que são as fontes do nosso curso de história da igreja na escola eh o link está aqui na descrição você clica na bibliografia vai estar lá a bibliografia dos quatro primeiros módulos do nosso curso de história da igreja conteúdo dessa aula está eh extraído basicamente dessa dessa bibliografia que nós elencamos e e o objetivo deste curso é para fechar apresentar certas verdades que vão te fazer conhecer o mundo e a história do acidente sobre
uma lente bastante diferente daqu é dita por aí vocês podem perguntar mas eh você tem um conhecimento secreto que ninguém mais tem todo mundo eh todo mundo estaria com com a vista obnubilada para certas coisas e de repente você chega e vai descobrir a Não não é isso o que eu vou dizer aqui uma multidão de mestres antes de mim já di disse tem dito há séculos só que a voz deles foi sufocada sufocada principalmente por esse Abismo intelectual que é o Brasil eu tenho certeza que a maior parte das pessoas aqui se identificam com
o espectro o espectro da direita e isso por vezes dificulta um pouco a compreensão eh do que nós conheceremos aqui porque essa identificação direita e esquerda não é meramente política mas traz consigo toda uma carga cultural e padrões de valoração que nos eh padrões de valoração do que é bom do que é mal e que vai além das meras discussões políticas eu tô falando isso porque essa direita essa nova direita que surgiu no Brasil é caudatário sobretudo do pensamento anglo-saxônico de autores de língua inglesa americanos e britânicos basicamente e são estes Esses povos são muito
muito afastados do ideal de civilização católica a Inglaterra tem lá suas raízes católicas bastante remotas mas os Estados Unidos nem isso foi é um país construído sob valores absolutamente Alis da fé católica então a compreensão do ocidente católico não se extrai destes autores claro que H alguns bons mas é sobretudo a partir de autores latinos sobretudo franceses e espanhóis e são autores que não são lidos no Brasil frequentemente quando se me acusa de revisionismo histórico isso é muito frequente pelas considerações que nós fazemos na a respeito da da idade média na verdade essas acusações de
revisionismo histórico são eh baseadas na mais absoluta ignorância do que é estudado na França H 200 anos sobre a idade média porque essa esse Abismo intelectual no qual nós aqui no Brasil Estamos mergulhados nos impede de ter acesso a certos autores sem os quais não dá para compreender certas coisas então eu não pretendo passar aqui a vocês um conhecimento que o Lucas Lancaster atingiu não é a exposição da história católica a partir de autores que simplesmente não são lidos a nossa ignorância realmente é muito grande e o que eu vou falar aqui rompe com muitas
ideias preconcebidas eh pelas quais nós chamamos de obra da Igreja Católica que na verdade é obra dos Inimigos da Igreja Católica então o o nosso objetivo aqui não é mostrar que a Igreja Católica construiu a civilização mas que a civilização que um dia a igreja construiu é uma coisa muito diferente muito diferente do chamado ocidente moderno do da civilização moderna e pior ainda da tal civilização judaico cristã isso não tem nada a ver com a Igreja Católica colocar alguns conceitos na mesa o conceito de ocidente e o conceito de civilização o que nós geralmente chamamos
de Ocidente o ocidente moderno vejam tudo que a gente imagina quando pensamos em ocidente a gente pensa é claro Principalmente nos Estados Unidos na América como um todo talvez a América Latina a Oceania mas sobretudo a Europa esse mundo que se chama por aí de civilização ocidental é o mundo cuja Gênese é a Europa esse mundo moderno ocidental mesmo os mais entusiastas eh dos Estados Unidos não vão negá-lo Então quando a gente pensa em ocidente Nós pensamos em Europa com todas as suas filhas Nações de países de colonização europeia que receberam a sua herança cultural
da Europa então quando pensamos em ocidente pensamos em Europa e o que é a Europa o que é Europa Remy brag um autor francês contemporâneo uma das um dos livros que ele escreveu sobre a Gênese da Europa foi até publicado no Brasil como Europa a via Romana no qual ele procura demonstrar que a marca assim mais característica aquilo que caracteriza de fato a civilização europeia é o seu caráter Romano Mas enfim não vem o caso aqui remi brag ele fala que a ideia de Europa a noção de Europa que no fundo é uma noção de
Ocidente porque Europa não é uma realidade geográfica como Talvez seja África e América não a Europa é uma ela é uma península dentro de um continente muito maior que é a eurásia o que caracteriza mesmo a Europa não são nem aspectos eh geográficos e nem aspectos étnicos nós vemos por exemplo um uma nação que faz parte da civilização europeia que é a nação húngara que é uma nação de origem asiática então a a ideia de Europa não é tão tão óbvia ela é uma ideia construía construída pelo quê diz remi brag por rompimentos com realidades
exteriores a ela o que caracteriza a Europa e Por conseguinte ocidente são rompimentos históricos com algo do qual esta civilização ocidental europeia se diferencia E remir brag ele fala de três cortes três rompimentos três divisões que fizeram essa civilização europeia essa Europa que é o ocidente eh formar-se enquanto entidade eh Tida por única o primeiro rompimento que ele aponta é um rompimento no eixo norte-sul que diferencia ocidente de Oriente ainda nos tempos gregos a divisão que os gregos faziam entre o seu mundo pro mundo grego em relação ao mundo persa isso ainda antes de Cristo
o segundo rompimento histórico de que fala remi brag foi um rompimento seguindo Umo um eixo Leste Oeste que separou um Norte Cristão do Sul muçulmano isso no século vi e um terceiro rompimento que vai se somando aos outros dois foi um novo rompimento Norte e Sul no século X que separou Um Mundo Cristão ocidental de um Mundo Cristão Oriental a partir desses três cortes hy brag diz formou-se a ideia de Europa Então essa é a primeira ideia a ideia de Ocidente formou-se a partir dessas três diferenciações com realidades exteriores a ele agora e civilização porque
nós estamos falando aqui de civilização ocidental a ideia de Ocidente surgiu assim e a ideia de civilização O que é Civilização claro que nós poderemos conceituar civilização dos mais variados modos mas aqui pensando e sem tamanhas reflexões de índole filosófica ou Ciência Política civilização poderia ser considerada como um conjunto de povos tem que ser um conjunto de povos se é um povo só não pode ser chamado de civilização um conjunto de povos um conjunto de nações Unidos Unidas em torno de certos aspectos culturais unificadores Pode ser que incluem formas de pensamento religião enfim e que
estabelece mecanismos eficazes de transmitir para as gerações seguintes as suas realizações humanas e espirituais tornando essas realizações razoavelmente duradouras no tempo e perpetuando aquilo que é próprio dessa civilização então eu vou repetir nós poderíamos chamar de civilização um conjunto de povos e de nações Unidos em torno de certos valores culturais de certos aspectos culturais unificadores e que estabelece mecanismos eficazes de transmitir as suas realizações as suas realizações civilizacionais e a sua essência aquilo que a caracteriza ao longo do tempo por gerações por um tempo razoável por exemplo o que que era a civilização Romana e
aqui não vamos especificar a a civilização Romana em si mas tomando como exemplo civilização Romana era um conjunto de povos Unidos de acordo com aquelas circunstâncias né Unidos eh em torno de um de um ideal universalista Imperial com certos valores que apesar das Diferenças os englobava em um todo e se esforçando para sobreviver e transmitir esses valores ao longo do tempo toda a civilização é isso eu sei que ainda nós estamos num terreno bastante abstrato mas é necessário fazer essas reflexões iniciais então colocado posto O que é ocidente e o que é Civilização O que
é o que seria a chamada civilização ocidental civilização ocidental seria a civilização contudo que esse conceito implica que eu acabei de dizer que des show na Europa em determinado tempo e que se expandiu para outras partes do mundo quando da a partir da época das da era das navegações a partir da expansão da própria Europa ao estudar a história da igreja nós conhecemos aquilo que foi acreditado sempre por todos e em todo lugar para isso é preciso ter uma visão Ampla e ao mesmo tempo aprofundada da história que é justamente a proposta da nossa escola
só em nosso curso principal já temos 145 aulas disponíveis até o momento abordando a história da igreja desde a sua Fundação toda a aula contém um material de apoio para ser consultado pelo aluno saia da superficialidade matricule-se na escola pelo link no card ou na descrição e existiu uma civilização ocidental formada na Europa em torno de certos valores civilizacionais aerem transmitidos através das Gerações existiu algo assim feito pela igreja católica afinal se fala não é que a igreja construiu a civilização ocidental houve uma civilização assim no ocidente na Europa que a igreja construiu Afinal a
Igreja Católica ela existe porque é isso que parece Em certas bocas isso que parece sair de certas bocas que falam da contribuição da igreja pro mundo parece que a Igreja Segundo alguns ela existe para fundar para construir uma civilização para trazer e para dar no final das contas benefícios sociais aos povos que a ela aderem não a igreja não existe para fundar civilização alguma e a igreja ela não existe para atender a demanda social qualquer que seja ela não existe para isso é necessáo pontuar isso logo de início a igreja ela não existe para fundar
civilização ela não existe para fundar hospital ela não existe para fundar Universidade ela não existe para abolir a escravidão ela não existe para nada para preservar a cultura ela não existe para nada diso para que ela existe ela existe para anunciar a todos os povos a salvação que nos veio através de Jesus Cristo é para isso que a igreja existe foi para isso que Cristo enviou a sua igreja ides e fazer discípulos bando em nome do pai do filho e do Espírito Santo e ensinando-os a observar tudo quanto vos ordenei a missão da igreja é
a mente espiritual e quem aqui já é meu aluno já sabe do Alerta que eu constantemente faço para o risco do que Romano aério chama de cristianismo secundário a ideia de que a eficácia do cristianismo a eficácia da igreja pudesse ser medido a partir da do bem-estar Social não sei do bem-estar até civilizacional de onde a igreja chega e não a igreja ela não existe para fundar nenhuma civilização e nem para transmitir cultura nenhuma ela existe para salvar as almas vocês podem falar mas eu não tô entendendo nada porque você acabou de falar que a
igreja criou de fato uma civilização e agora você está falando que a igreja não existe para fundar civilizações sim as duas coisas são verdadeiras a igreja fundou uma civilização não porque a sua missão fosse fundar uma civilização mas por o exercício da sua missão pría para salvar as almas a sua ação junto aos povos junto às Nações transbordou em realizações civilizacionais e por isso talvez seja o mais importante porque a religião católica isso quem fala é Ruben caldeirão bch Se não me engano no seu Apu de la cudade Cristiana livro fundamental A trilogia de Ruben
quadron bch autor argentino falecido há pouco tempo tudo dele é bom mas sobretudo esses três livros sobre a civilização cristã sobre a cidade católica né é o a formacion Apu e decadência de cudade Cristiana a o primeiro volume inform é está traduzido por português os outros dois vocês acham facilmente o PDF em espanhol pecador ouê ele fala uma coisa muito interessante a religião católica ela ela não exige do homem uma parte da sua vida ela exige do homem tudo Cristo Exige uma conversão [Música] completa de cada pessoa que a ele adere completa em tudo o
que diz respeito à existência daquele que se batiza Cristo não pede simplesmente o o cumprimento de certos de certas orações algumas vezes por dia e e a e a realização e o respeito a certos princípios Morais não Cristo nos pede por inteiro com tudo que diz respeito à nossa vida tudo e a nossa vida bom ela ela tem várias nuances que extrapolam as as questões diretamente espirituais e Morais aparentemente ao menos razão pela qual a igreja ao converter os homens ao converter as nações que essas nações em tudo que diz respeito a elas em tudo
que diz respeito aos homens que as compõe devem se ordenar a Cristo razão pela qual a cultura a política os modos de pensamento todos devem ser conforme as palavras de São Paulo e se não me engano asas palavras de São Paulo que são Pio X Papa são p x tomou como seu lema instaurar tudo em Cristo repito não porque o objetivo da igreja seja fundar uma civilização mas por como Cristo Exige uma conversão absoluta de tudo que diz respeito ao homem e os homens estão e na sua vida coletiva na sua vida pública na sua
vida familiar compondo um todo que os ultrapassa em termos sociais formando até uma civilização tudo isso deve estar ordenado ao mesmo Cristo que redime o indivíduo e afinal de contas quando Cristo envia a a as nações a igreja usar seus Apóstolos para evangelizar os povos ele pede que as sejam batizadas todas as nações devem estar ordenadas a ele seja em resumo a Igreja Católica ela construiu uma civilização como uma consequência da realização da sua missão pría é salvar as almas e essa civilização só foi construída justamente para que a igreja no seu exercício de salvar
as almas melhor pudesse exercer essa sua missão pontuado tudo isso olhem para o mundo em que a Igreja Católica nasceu o mundo em que a igreja nasceu foi o mundo romano e aqui gostaria de fazer uma citação que eu acho muito interessante eu gosto muito dela de Pierre grimal no seu a civilização Romana ele diz assim a ação de Roma sente-se em todos os domínios espaços nacionais e políticos estética e moral valores de todos os tipos sistema jurídico dos Estados usos e costumes da vida cotidiana a própria vida religiosa conserva a marca de Roma não
foi no seio do império que o cristianismo nasceu conquistou as suas primeiras vitórias formou a sua hierarquia em certa medida amadureceu a sua doutrina pois bem nada do que nos rodeia seria o que é se Roma não tivesse existido fecha aspas vocês se lembram daquelas palavras de São Lucas quando ele situa o momento em que Cristo nasceu Cristo nasceu no momento em que o império romano alcançava algo perto do C apoio que era o tempo de Augusto era o tempo que a civilização Romana já bastante antiga já com bastante história ela alcançava a sua fase
mais madura em que Roma enquanto civilização consciente de si própria alcançava a sua maturidade enquanto civilização que é a ascensão de Augusto que aconteceu Poucos Anos Antes do nascimento de Cristo Thomas Norris Ken ele fala que a ascensão de Augusto era a culminação do esforço que se estendia desde Aurora da cultura nas costas do Mediterrâneo o esforço de construir uma civilização estável e duradoura sobre as ruínas dos desacreditados e descartados sistemas do passado naquele momento no tempo de Augusto a Plenitude dos tempos que a que Roma foi uma civilização no mais forte sentido do termo
e o que Roma pretendia ser qual era o ideal Romano chamado ideal de ranade era um ideal que estava ainda impaci eh incipiente como que patinando nos tempos anteriores A Augusto os tempos anteriores A Augusto os últimos anos da República Romana foram anos bastante críticos de guerra civil ao mesmo tempo em que Roma se expandia territorialmente ela lutava internamente para saber o que ela seria para que Roma existia a a maturação completa da resposta para essa pergunta para que Roma existe se alcançou entre os romanos no tempo de Augusto e o que era então Roma
Qual resposta era essa Roma era o império com pretensões de eternidade que queria durar para sempre e que ambicionava criar um mundo suficientemente permanentemente Seguro PR civilização e proporcionando dentro dentro do Cosmos dentro fronteiras doé realizando ali todas possibilidades felici para homem aquela ideia de Augusto aquela ideia de Pax augustana a paz que se alcançou no mundo Mediterrâneo no tempo de Augusto não é simplesmente uma paz política que inclusive ajudará sem querer na expansão da Igreja do Evangelho mas não é mais do que de uma paz política é uma paz política com finalidades civilizacionais é
a construção de um espaço amplo correspondente a não sei 46 estados contemporâneos da Inglaterra a Arábia Saudita um espaço amplo dentro do qual as pessoas os povos regidos pela mesma lei regidos pela mesma Justiça governados pelo mesmo Imperador e guiado pelos mesmos princípios de razão alcançarão a felicidade o ideal Romano o ideal de romanitas romanadeuses pelo mesmo Imperador viveriam na paz e gozando dos mesmos valores de civilização alcançados por todos os séculos passados ess essa ideia se consolida no tempo de Augusto Como eu disse os tempos anteriores a ele são tempos bastante problemáticos tempos em
que Roma passa por uma autêntica crise porque eh se se discutia ali o que Roma seria o que o império seria Augusto é a consolidação do ideal Romano nesse sentido esse Ideal universalista com pretensões de eternidade e de Justiça dentro de um mesmo território sobre um mesmo governante por razões que nós bem Podemos aventar porque a história nos diz e os próprios padres da igreja falaram disso mas é justamente nesse tempo que Cristo vem ao mundo Daniel ros tem uma expressão interessante na verdade eu não não me lembro se é dele mas ele utiliza as
legiões marcharam a seu favor as legiões marcharam a favor da igreja sem saber porque à medida que o império romano ia desde desde a conquista de veios primeira primeira expansão da cidade de estado Romano conquista de veios século 5 antes de Cristo desde até a expansão máxima do império alcançada no tempo de Trajano a conquista da dácia a se estava as legiões os soldados estavam sem saber criando alargando as fronteiras do mundo sobre o qual a igreja lançaria as suas raízes e a gente conhece as facilidades que a existência de um império Unificado Eh toda
bacia do Mediterrâneo englobando povos tão distintos é claro que isso trouxe facilidades para o evangelho trouxe facilidades paraa igreja então o império romano até pela pela sua eh eh colaboração de infraestrutura diríamos colaborou com a igreja sem querer porque estava nos designos da Providência origens falava isso são Leo Magno falaria isso mas por outro lado e é um dos grandes par toxos deste dos primeiros templos da Igreja Esta mesma civilização Romana ela vai desde os anos 60 do primeiro século desde Nero oor uma furibunda Furiosa Oposição a essa igreja Nascente vai haver durante 250 anos
um choque um choque de morte entre o império Pagão e a igreja desde o martírio dos dois grandes Apóstolos São Pedro e São Paulo em Roma até a paz de Constantino desde 67 até 313 250 anos eh houve luta entre o império perseguidor entre o império Pagão e a igreja Claro que isso na escola de história da igreja nós tratamos com detalhe não quer dizer que foi po perseguição o tempo inteiro realmente não dá para descermos a essas minudências aqui no final das contas nem são minudências são aprofundamentos que o nosso tempo aqui não permite
Mas enfim os Mártires eles morreram por os Mártires morreram eles morreram num mais das vezes principalmente os Mártires das grandes perseguições sobre dcio sobre Valeriano sobre diocleciano os Mártires eles morreram por se recusarem a tomar parte dos cultos da PIS das civitas a melhor dizendo da civilização da cidade vejam vejam que coisa eh Roma ela tinha esse essa pretensão Universal ista não apenas no que diz respeito a vários povos mas também no que diz respeito à vida humana a religião era parte integrante da Ordem Social razão pela qual Todos deveriam para ser bons cidadãos ser
também cultores dos Deuses oficiais os cristãos por melhores cidadãos que fossem Não tomando parte dos do culto da Pois eram vistos como inimigos da ordem Romana eles ao mesmo tempo que protestam serem fervorosos cumpridores da Lei rezar pelo Imperador e serem fiéis súditos Romanos ao mesmo tempo eles dizem não para algo que as autoridades exigiam deles mas que eles não podiam cumprir por mandato Divino me lembro agora das palavras de São polião Martin eh na panônia que quando o governador probo ordenou que ele respeitasse que ele cumprisse os decretos dos imperadores Deocleciano Maximiano que ordenava
sacrificar ele disse antes dos decretos régios devo cumprir os mandamentos de Cristo Rei é isso os Mártires serão meus caros todos os Mártires que morreram em todos os cantos do Império Romano o sangue dos Mártires derramados no solo Romano são a base sobre a qual se estruturará a civilização católica estes Mártires eram Romanos viviam no Império Romano estavam plenamente integrados na cultura Romana mas reconheciam que acima do Poder Romano acima da autoridade Imperial havia Autoridade Divina acima de qualquer poder deste mundo por isso eles são Mártires porque eles se negaram a desrespeitar a descumprir o
mandamento Divino que é não terás outros Deuses diante de mim para cumprir os decretos de uma autoridade política ímpia então vocês podem perguntar bom então a igreja ela nasce a civilização que Brota do sangue dos Mártires é portanto uma civilização oposta a civilização Romana Não exatamente Vejam a igreja ela nasceu num mundo já civilizado essa é uma grande essa é uma essa foi uma das questões mais difíceis paraa igreja nos primeiros tempos discernir de discutir de de saber de falto qual era o caminho a trilhar a igreja ela já nasceu no mundo civilizado e bem
civilizado no mundo greco-romano ela não nasceu no mundo de Bárbaros Inclusive eu gosto bastante daquela daquela consideração que Henry Maru ele ele faz no seu história da educação na antiguidade ele fala o cristianismo ele não pode frutificar em em um contexto absolutamente barbarizando por quê Porque o cristianismo exige um ato de fé que é sobretudo um ato intelectual um ato de crer em alguma coisa eu creio que Cristo é Deus que se fez homem eu creio que Cristo morreu na cruz pela remissão dos nossos pecados ou seja o a o ato de fé é sobretudo
Um Ato é sobretudo não é um ato intelectual pelo qual se adere a certas verdades custodiadas pela igreja ou seja não é possível a a a fé existia num ambiente absolutamente barbarizando a fé pressupõe civilização a fé pressupõe cultura e a igreja nasceu justamente no mundo em que havia uma civilização a pujante civilização greco-romana a igreja iria aceitar aqueles aqueles aquele legado civilização já bastante amadurecido e já bastante rico do mundo clássico ou ela deveria rechaçar tudo isso como fruto do paganismo s é uma discussão o caminho apontado Você já conhece qual vai ser a
conclusão a igreja de fato vai recepcionar o que havia de bom no mundo antigo mas no começo não ficou tão claro mas se nós vermos um dos primeiros autores cristãos o apologista são Justino nós ouvimos nós o vemos nas suas segunda nas suas duas apologias tanto na primeira quantra na segunda escritas entre a a primeira se considera que talvez tenha sido escrita entre 155 e 165 e ou perdão entre 150 e 155 e a segunda em 155 ou seja pouco mais de 100 anos depois da morte e ressurreição de Cristo a igreja era muito jovem
ele escreve ele que era um filósofo vindo do do se converteu vindo de escolas filosóficas eh passou pelo platonismo por um monte de coisa são Justino ele utiliza aquela expressão semina verbo e sementes do verbo para dizer que aquilo que os antigos filósofos alcançaram de verdadeiro na verdade pertence à própria igreja por quê Porque eles só alcançaram essas verdades a partir eh do verbo divino enquanto razão criadora de Deus enquanto segunda pessoa da Santíssima Trindade que possibilitou e aqui já utilizando outras expressões para explicação Justino que pela luz natural da Razão eles alcançassem certas verdades
de fé certas verdades naturais perdão certas verdades Racionais de fé não Óbvio e a igreja sendo aquela que possui o verbo total O próprio Cristo que é a cabeça da igreja a igreja pertencem a essas verdades que os filósofos alcançaram então Eh isso como que aponta o caminho de das Gerações seguintes a partir por exemplo da escola de Alexandria Sobretudo com Clemente com origens e depois de outros depois com os grandes padres e doutores do Século IV que irão eh sendo todos além de de católicos além de bispos além de Santos também bastante instruídos e
bastante formados na cultura do seu tempo todos eles entenderão mesmo que o legado civilizacional greco-romano é é precioso e que ele pode sim ser usado não não apenas pode mas deve ser usado a serviço do Evangelho no século 3 Talvez o grande exemplo daquele que se oposa a isso era Tertuliano tal mas no final das contas a a a visão sobretudo dos alexandrinos prevaleceu e todo o legado cultural da civilização clássica legado cultural que era naturalmente eh eh eh aceitável dentro de uma ótica católica dentro de uma ótica Cristã foi recepcionado pela igreja é isso
que a igreja vai progressivamente fazendo ainda nos tempos Da perseguição mas sobretudo após o momento em que ela já goza de paz perante o império que deixa de ser um perseguidor que se dá algo que se dá justamente em 312 com a visão de Constantino na ponte milvia e a partir de 313 Sobretudo com a com o édito de Milão pela qual o imperador os imperadores Constantino e LC deram paz deram liberdade de culto aos cristãos e nas décadas seguintes o o império ele vai se cristianizado até que no ano de 380 através do édito
de tessalônica Os imperadores Teodósio Graciano e valentiniano i declararam o catolicismo religião oficial do Império Romano um longo processo pelo qual eh aquele Império que durante um tempo fora perseguidor durante muito tempo foram perseguidor ele seur diante da igreja e vai progressivamente se cristianizado ao longo do século 4 a igreja ela vai paulatinamente assumindo de fato as rédeas do mundo porque o império se converte as os povos vão se convertendo as pessoas vão se convertendo no mesmo momento em que se está passando por uma decadência política e civilizacional em Roma profunda não por causa da
igreja por outras razões a igreja na verdade de foi uma sobrevida ao império romano não não levou o império romano à Queda como desde gibon o o anticlerical inglês se dissemina mas e vejam que coisa interessante eu disse que a igreja ela era assim como ela que o império romano ele tinha um ideal universalista certo o império romano ele tinha a pretensão de expandir-se tanto é que se expandiu e levar os seus ideais de civilização para outros povos o império romano sempre se via muito assim o remi brag fala como que os ranos eles achavam
que recebendo a cultura dos gregos no final das contas de fato os romanos eram caudatário dos gregos em termos culturais e não tinham problema em reconhecê-lo Mas eles achavam também que era a sua missão levar a cultura para outros povos el os romanos se consideravam bárbaros em relação aos Gregos e civilizados em relação aos bárbaros aos outros bárbaros Então seria a missão de Roma civilizar pois bem era um ideal universalista mas calcado né ali verado em pretensões imperiais imperialistas políticas enquanto o catolicismo pelo seu próprio nome também tem pretações universalistas mas não para submeter todos
os povos a uma autoridade política não na construção de um império mas para submeter todos os povos ao julgo Ao Suave julgo do crucificado essa inclusive uma das razões pelas quais haverá houve um choque entre a Igreja Católica nascente e o império romano porque um de fato porque a igreja trazia uma nova pretensão universalista estaria Acima das pretensões universalistas romanas que é autoridade do próprio Deus então a a ideia católica da igreja pela sua própria Fundação né Cristo diz fazer discípulos todas as nações todas todas e aquilo que eu falei no começo a igreja ela
tem pretensões pelas pela pelo próprio caráter da da da religião cristã a igreja ela tem pretensões de converter o homem por inteiro em tudo que diz respeito à vida humana então É de fato um ideal universalista que engloba todos os povos que pretende fazer todos os povos discípulos fazei todas as nações discípulas ao mesmo tempo em que quer colocar so a égide de Cristo tudo que diz respeito aos povos e aos seres humanos é também uma universalidade é uma catolicidade mas não com pretensões políticas como a Romana mas como pretensão espiritual e a e a
história provou que aquele Império com pretensões universalistas Não duraria Para Sempre como se esperava a igreja ela tomou as rédias da civilização decadente batizou o império e durante o colapso da aquele período caótico de transição da antiguidade para Idade Média que é Sobretudo o século V A igreja ela desempenhou o papel de guia da civilização ela passou a desempenhar o papel de guia da civilização a partir sobretudo da houve alguém na verdade naquela época que soube naquela época de transição realizar um arremate de toda a obra da igreja e da civilização clássica até seu tempo
e alicerçado na tradição apontar Qual os caminhos que o mundo católico deveria seguir a partir dali e lançando no final das contas as bases da civilização católica que é Santo Agostinho Bispo de ipona 395 430 se você está gostando deste curso e quer aprender mais com o professor Lucas Lancaster Este é um bom momento para se matricular na escola de história da igreja se você ingressar na escola até a próxima terça-feira dia 15 de outubro receberá seis cursos de aprofundamento sem nenhum custo adicional matricule-se já pelo link no card ou na descrição na sua obra
Santo Agostinho ele em primeiro lugar ele sintetiza ele faz uma síntese de todo o pensamento católico anterior a ele examina as especulações dos filósofos greco-latinos dos pensadores clássicos dos pensadores antigos corrige alguns dos seus erros os incorpora outros já haviam feito isso antes dele mas ele o fazem um grau Supremo naquele momento ele incorpora eh as verdades alcançadas pela razão Por parte dos antigos ao pensamento católico descobre aponta a Santíssima Trindade enquanto a arqué enquanto o primeiro princípio de tudo que os antigos que os clássicos procuraram em vão para mostrar que a Santíssima Trindade Deus
o pai filho e o Espírito Santo é o princípio de tudo quanto existe princípio da vida humana e que tudo no universo inclusive o homem no mais recôndito do seu o ser deve se orientar enquanto o seu primeiro princípio enquanto arqué do universo enquanto ordem enquanto princípio primeiro da própria ordem de toda ordem humana os antigos haviam buscado a construção de uma civilização justa lembram-se lembrem-se dos de Sócrates de Platão de Aristóteles que tanto falaram de Justiça Cícero também os romanos sempre em busca de uma civilização da construção de um de um estado de coisas
alicerçado na justiça pois bem Agostinho diz a justia tem um nome ela é Cristo não há Justiça senão na República cujo fundador e governante é Cristo sem isso não há Justiça todo poder vem de Deus e as cidades fundadas pelos cristãos que são peregrinos neste mundo que são homo viator um conceito conceito muito muito caro a idade média as cidades os povos cristãos devem se submeter a este primeiro o princípio de tudo quanto existe que é a Santíssima Trindade cuja segunda pessoa se encarnou e se mostrou como a própria justiça que é Jesus Cristo os
governantes civis eles têm Sim eles tem autoridade para manter a paz para manter a ordem pública mediante leis e os católicos devem obediência às autoridades no entanto diz Santo Agostinho é necessário que o rei secular que o rei deste mundo que o governante deste mundo governe Conforme a lei divina e os católicos T até mesmo obrigação de resistir A um rei resistir a legislação contrária a doutrina da igreja caso contrário estariam sobrepondo a autoridade humana Autoridade Divina assim se por um lado a autoridade humana e Autoridade Divina não se fundem uma coisa é o poder
político outra coisa é o poder religioso o primeiro deve ordenar-se é o segundo como um inferior ao superior então Sant Agostinho ele eh fala que não importa em qual posição eh um homem se encontra no mundo o homem nunca deve se esquecer da sua vocação Divina seu pertencimento a uma sociedade situada a um plano superior a toda sociedade humana que é a igreja e que tudo que diz respeito ao ser humano deve estar ordenado a Cristo tudo tanto por razões Sobrenaturais quanto por razões naturais e a história humana é conforme o célebre livro que ele
dedicou para demonstrá-lo desse vitat Day a guerra constante entre aquela sociedade humana entre aquela sociedade perdão que se coloca sob a a lei Divina que é a Cidade de Deus contra aquela cidade que se opõe à lei Divina que é a cidade do homem ou a cidade de satanás todos que vierem depois de Santo Agostinho naquele mundo problemático que é o mundo que sucedeu a queda do império romano estarão profundamente imbuídos desses princípios que não são na verdade princípios agostinianos em si mesm são princípios católicos que Santo Agostinho trouxe as claras colocou as claras tudo
deve estar subordinado a Cristo pois bem Todas as conquistas civilizacionais mais antigas que sejam preservadas que as verdades alcançadas pelos filósofos sejam recepcionadas mas tudo sob a cruz de Cristo Inclusive essa recepção que os padres da igreja farão que a igreja fez nos no durante os seus primeiros séculos do que havia de verdadeiro na na civilização clássica de certa medida eles aprenderam esses padres da igreja como homens romanos que eram eles aprenderam da própria civilização Romana eh remi brag ele fala que o que caracteriza o romano o que o diferencia de outros antigos era sobretudo
a apropriação de tudo que é estrangeiro E de tudo que é bom colher daqui e ali o que havia de bom por isso que se diz que os os romanos conquistaram os gregos mas no final das contas foram os gregos que conquistaram os romanos Porque os gregos foram politicamente militarmente submetidos aos romanos mas foi a cultura grega que triunfou em Roma porque os romanos identificavam o que havia de bom segundo seus critérios Ok mas o que havia de bom entre os vários povos e trazia para si não havia um uma espécie de brio nacionalista de
de recusar o que eventualmente houvesse de bom entre os povos conquistados não isso se fazia e vejam acaba que a a igreja Ela também fez isso ela nascendo num ela nasceu num numa civilização já consolidada com muito a se preservar com muito o que a aprender e ela não hesitou em em preservar o que havia de bom e verdadeiro nos vários lugares em que ela se desenvolveu e dos Mundos que vão ficando para trás na história ela preserva o que havia de bom essa é uma das características da civilização católica a universalidade que a igreja
por um lado tem a universalidade que por um lado a igreja é chamada a exercer conquistando todos os povos para Cristo essa mesma universalidade tem uma correspondência na universalidade cultural que é o que há de bom entre os vários povos conquistados por Cristo que seja preservado e é interessante isso é muito interessante porque ao longo dos cinco últimos séculos do primeiro Milênio a igreja ela vai se convertendo numa realidade estritamente Europeia ao longo do século 5 6 7 8 9 10 e 11 lembra-se daqueles rompimentos que eu falei no começo da aula o segundo rompimento
Qual foi foi aquele no eixo Leste Oeste em razão do do Islã o mundo católico era territorialmente até o advento do Islã o o mundo Mediterrâneo com o advento do Islã parte sul do Mediterrâneo foi perdido paraa civilização católica Nascente a igreja ficou com somente o nórdico a Europa no século X ocorre uma nova ruptura pelo qual a Europa Oriental uma é uma Europa oriental ela segue o caminho do cismo a igreja ela vai se tornando uma realidade geograficamente Europeia mas não culturalmente europeia apenas porque essa própria cultura europeia que vai surgindo e que a
igreja vai construindo ao longo da segunda metade do do primeiro Milênio é uma cultura que erda muito de povos dos mais variados e que a igreja um dia converteu por exemplo vejamos o próprio exemplo de Santo Agostinho Santo Agostinho é um Romano sim mas é um africano descendente dos cartagineses dos púnicos Eis que o mentor da civilização medieval da civilização cristã medieval é um africano mas o lugar em que as ideias dele mais frutificar são justamente é justamente em terras europeias então a civilização que a igreja vai construindo é uma civilização universalista tanto pela sua
missão Divina a própria missão da Divina da igreja que é universal quanto pelo que ela aprendeu da civilização Romana na qual ela nasceu que é receber o que há de bom entre os povos e colocando o que há de bom entre os povos convertidos sob a cruz de Cristo e ao longo dos primeiros dos últimos séculos do primeiro Milênio desde o momento em que a igreja em que o império romano caiu e em que a igreja se tornou a única Como diz jul zeller er a única a ficar de pé no momento em que os
antigos valores de civilização aparentemente todos colapsaram em que não havia mais a autoridade política unificadora e universalizante que os romanos pretendiam exercer em que as autoridades romanas todas debandaram e tudo converteu-se mergulhou no mais profundo caos são os bispos a assumirem as rédias para no dia seguinte lançarem-se a conversão cumprindo o mandato de Cristo de levá-lo de levar a fé a todas as nações a igreja vai se lanar à conversão dos bárbaros que se instalaram sobre os antigos territórios do Império Romano converte em primeiro lugar os Francos cuja Nação da qual que eles construirão a
França seria justamente chamada sua filha mais velha convertida no tempo do Rei Cloves pelo bispo são Remigio depois os bárbaros que tinham sido contaminados pela heresia Ariana foram convertidos primeiro lugar os burgúndios por Santo avito sobretudo Santo avito Bispo de Viene e os suevos pela ação capital de de São Martinho de Braga os visigodos também arianos deram mais trabalho pra igreja eh para serem convertidos os reis visigodos eram antic católicos eh viscerais e perseguiram a igreja sobretudo rei leovigildo e produzindo até mesmo muitos Mártires o próprio filho do rei eh visigodo perseguidor leu vigilo Santo
Hermenegildo que se converteu ao catolicismo e que morreu Marte nas mãos dos do pai mas que graças ao esforço de São Leandro de Sevilha do próprio sangue derramado de Sant Hermenegildo os visigodos também se converteram e consolidaram essa conversão no tempo do Rei RIC caredo no final do século vi pois a Irlanda nação que nunca havia sido alcançada pelas tropas romanas torna-se católica pela ação eficaces em bispados e os irlandeses recém tiddo se lançam para difundir o evangelho para todas as terras que encontrarem pela frente seja entre os pictos da Escócia convertidos por são columba
já no século vi pelas ilhas do Mar do Norte e também fazendo missões no próprio continente cujas entre as missões mais destacadas eram sempre as de São columbano na bacia do Rio Reno até o norte da Itália e ao mesmo tempo em que os irlandeses fundavam em todo canto Mosteiros que seriam foco de civilização e de conversão para os povos nativos onde se instalassem na Itália uma Eh esses Mosteiros irlandeses seriam logo substituídos esses monges irlandeses seriam logo substituídos pelos monges formados uma grande escola monacal que naquele desse século 6 também se formava na Itália
pela obra de São Bento que se expandiria por toda a Europa sobretudo a partir do do Papa São Gregório Magno papa beneditino papa de 600 de 590 a 604 que dedicado à evangelização dos anglo-saxões enviou monges Beneditinos monges Beneditinos capitaneados por Santo Agostinho da Cantuária paraa evangelização dos anglo-saxões partiram de Roma em 596 chegaram no sul da Inglaterra em 597 e depois de 100 anos a Inglaterra já era um país católico e assim como a Irlanda no dia seguinte a sua conversão também a Inglaterra no dia seguinte a sua conversão passou a enviar missionários para
a Germânia e em cerca de meados do século vi o mundo alemão a Germânia pelas mãos de São Bonifácio e Outros tantos que o antecederam mas sobretudo por São Bonifácio martirizado eh em 754 pelos fríos conversão da Alemanha se consolidava faltando somente a a saxônia ficaria para pro tempo de Carlos Mag então a igreja ela eh a entre o século 6 7 8 essa multidão de homens foi pouco a pouco conduzida para o redio de de Cristo mas não era suficiente batizar Esses povos os povos recém-convertidos deviam abandonar os costumes bárbaros profundamente arregadão professar por
isso que nessa época chamados tempos bárbaros se viia o esforço da igreja não apenas para anunciar o evangelho mas para fazê-lo enraizar-se em sociedades ainda tão marcadas pela barbárie pela superstição pela ignorância pela violência tanto que enquanto São Bonifácio evangelizava os alemães na França os bispos franceses eh os bispos da Gália da da França se esforçavam para fazer dos Francos já convertidos há dois séculos verdadeiros cristãos e nesse tempo problemático turbulento entre a decomposição do mundo antigo e o início da idade média nos primeiros séculos da idade média ao mesmo tempo em que a igreja
lançava se a conversão dos poos poos instalados na Europa ocidental procurava civilizá-los para que melhor lemb lembrem-se do que eu falei o evangelho exige civilização era necessário que Esses povos não apenas se batizasse mas vivessem conforme a fé e para viver conforme a fé era necessário que que estivessem civilizados ao mesmo tempo em que a igreja fazia isso ela também em um mundo que não queria mais saber das coisas do Espírito aqui enquanto coisas intelectuais culturais quanto ninguém mais queria saber disso a igreja queria nos Mosteiros primeiros irlandeses mas sobretudo nos Mosteiros Beneditinos espalhados por
toda a Europa à medida que a igreja se expandia Ali era preservada eram preservados os textos os livros tudo que de bom a civilização antiga tanto greco-romana quanto a própria os primeiros séculos a antiguidade Cristã havia legado e nós vemos ao longo desses tempos bárbaros alguns grandes luzeiros algumas mentes que já antevém o que será um dia o apogeu da civilização cristã em termos culturais é um boécio é um cassiodoro é um São Gregório deu é um São Gregório Magro é um santo Isidoro de Sevilha é o são beda o venerável que no mundo que
aparentemente as coisas do intelecto as coisas do Espírito aqui no sentido francês Não Contam ninguém quer saber eles queriam eles preservam eles cultivam e eles farão frutificar Você já tentou estudar a história da igreja mas tirou pouco proveito das suas leituras por falta de método ou organização isso é extremamente comum quando se estuda sozinho na escola de história da igreja nós tomamos muito cuidado para que os nossos alunos tirem o máximo proveito dos nossos cursos por esse motivo temos uma equipe pedagógica que acompanha os alunos para auxiliá-los em seu aprendizado venha estudar conosco matricule-se pelo
link no card ou na descrição e chega-se assim no século vi esse esse Mundo Cristão que a igreja está construindo corre corria o risco de desmoronar graças a o avanço islâmico o Islã que havia varrido o Oriente Médio norte da África parte da Ásia menor a maior parte da Espanha colocava já seus pés na França aquele mesmo reino Franco no qual a igreja eh já já tinha uma primeiro reino bárbaro que a igreja havia de fato convertido e e os Francos liderados pelo Duque Carlos Martel prefeito do Palácio um dos cargos que era o cargo
mais importante até mais do que o próprio Rei Franco à altura Carlos Martel Vence as tropas muçulmanas na batalha de potier em 732 preserva aquele Mundo Cristão Nascente seu filho o eh Duque pepino breve obtendo o Papa Zacarias teve do Papa Zacarias eh em 754 a coroa real se tornou rei dos Francos e o sucessor e o filho e sucessor de pepino o breve Carlos Carlos magn né Eh restaurou no ano de 800 o império cristão no ocidente quando foi Coroado pelo Papa São Leão i na Basílica de São Pedro no Vaticano uma coisa interessante
é que Fernando lot Ferdinand lot um autor francês eh referencial para estudo dos primeiros séculos da idade média ele fala que a ideia de romanadeuses os valores civilizacionais inclusive os valores Romanos ela sempre pensou que um dia chegaria o momento de restaurar o império romano por quê ela via que aqueles reinos todos separados aqueles povos todos inimigos frequentemente entre si essa essa realidade era um entrave para o exercício da própria missão da igreja era necessário paz só que inexistia durante séculos um governante capaz de unir todos os povos cristãos governar Conforme a lei Divina possibilitando
o melhor exercício da missão da igreja que é levar a salvação a todos os povos no final do século vi no filho de pepino breve que é Carlos Magno parece finalmente surgir este governante Cristão que defende as fronteiras do Mundo Cristão que os expande os expande para além da Alemanha vence os muçulmanos na na península ibérica protege o Papa dos do do da ameaça dos lombardos da Península Itálica que procura governar conforme a orientação da igreja que tem a cidade de Deus de Santo Agostinho como seu livro de cabeceira a igreja olha o Papa Leão
Tero olha e vê este é o homem providencial o homem que Deus ergueu para a restauração da civilização Romana do o Império Romano para a melhor para o melhor exercício da própria missão da igreja e daí a coroação de Carlos Magno Em 800 com uma aparente restauração não aparente não uma restauração do império romano do ocidente Ah mas agora um império Cristão a morte de Carlos Magno em 814 dizendo do seu filho luí piedoso em 840 na verdade P por terra essas expectativas a decadência dos Carolinos inimigos por vezes frequentemente entre si as disputas entre
Os descendentes de Carlos magro novas invasões vindas do norte do leste e como consequência a fragmentação do Poder como uma eh resposta à própria situação caótica uma vez que os poderes centrais não mais tinham capacidade de proteger as localidades dos novos invasores tudo isso precipita aquele Mundo Cristão Nascente na no caus e a própria igreja parece por um próprio momento por um certo momento mergulhar no lamaçal que a que a sociedade Cristã chega entre o séculos 9 e 10 com aquela grande crise moral sobretudo que atingiu tanto leigos quanto sacerdotes e até Papas chamado eh
século de ferro que é o século X houve alguns grandes Papas que tentaram por um tempo frear aqueles sinais de decomposição sobretudo grandes Papas do século 9 como o papa São Nicolau Magno como o Papa João VI mas os tempos não eram bonze a própria igreja precipitou na crise civilizacional do mundo que ela era chamado que ela era chamada a liderar mas como ela é dotada da Divina Promessa de foi fundada a Abadia de cloni e num longo processo de 150 anos desde cloni até a consolidação da reforma com o Papa São Gregório vi a
igreja se reformou a si mesma ao mesmo tempo em que levava a fé para os novos invasores convertendo os húngaros convertendo os eslavos né boêmios poloneses convertendo os próprios horríveis normos dinamarqueses noruegueses suecos ampliando o Mundo Cristão ao mesmo tempo que ela fazia isso ela se reformava a si mesm ela colocava ordem na civilização cristã Nascente que era ainda tão belicosa aquele belo admirável movimento que começou no final do século da Paz de Deus e depois a trégua de Deus pelo qual os bispos impunham aos Príncipes aos nobres aos reis obrigações obrigação de não guerrearem
obrigação de fazerem a paz de respeitarem as pessoas e as propriedades dos Camponeses E assim logrando a pacificação realizando a pacificação daquela Europa houve uma última luta nesse longo processo que foi necessário a igreja vencer que foi durante o pontificado do Papa São Gregório vi aquela crise que eu disse a igreja ter mergulhado entre séculos x e x Papa São Gregório vi percebeu que as raízes que as causas dessa crise eram em grande medida causadas pela interferência dos poderes políticos dos seculares nos assuntos da igreja sobretudo uma prática viciosa que havia se tornado regra em
tantos lugares pela qual as autoridades políticas desempenhavam eh investiam nomeavam as autoridades espirituais nomeavam bispos nomeavam abades investiam bispos investiam abades o Papa São Gregório vi ele decidiu que para o bem da própria igreja era necessário por um fim nesse estado de coisas para que a igreja recuperando-se a si mesma recuperando a liberdade ela pudesse melhor exercer a sua a sua divina missão por isso ele proibiu as investiduras leigas comprou uma briga tremenda com o rei da Alemanha Henrique IV rei da Alemanha e da Itália que desafiou São Gregório vi foi por ele excomungado e
deposto foi deposto pelo Papa e para não perder o seu trono viajou até a Itália vestiu de penitente e se pôs durante três dias e três noites ajoelhado na Neve diante do Castelo de canossa onde o Papa São Gregório vi estava para pedir o seu perdão o maior Rei deste mundo que se pretendia pela herança carolinha sucessor dos imperadores romanos que tinha pretensões ao império não era Imperador ainda mas seria enfim De Joelhos diante da autoridade do vigário de Cristo o papa o perdoou conhecemos a história Henrique 4to voltou atrás das suas promessas São Gregório
vi morreu no exílio mas os seus sucessores Urbano I gelásio sego Pascoal o seg e por fim Cis o i lutaram para a preservação da sua obra e o Papa Calisto i e o filho de Henrique IV Henrique V assinaram em 1122 uma concordata pela qual a querela das investiduras chegava ao fim e a obra de São Gregório vi pela Liberdade da igreja triunfava enquanto tudo isso era feito era construída uma civilização mas que civilização era essa ao mesmo tempo em que a igreja ela levava o evangelho ao mesmo tempo em que a igreja em
que ela ensinava os batizados a serem autênticos cristãos em que ela preservava a cultura em que ela fazia a cultura frutificar em que ela Pacific os povos em que ela ensinava os reis a governar qual era a ideia de civilização que se consolidava enquanto tudo isso era feito Será que a igreja ela tinha a ideia de construir uma civilização ocidental uma civilização geograficamente localizada no tempo que no espaço perdão uma civilização geograficamente localizada essencialmente europeia a civilização que a igreja construiu em todos esses séculos que nós aqui sumariamente resumimos não é uma civilização ocidental ela
é uma civilização ocidental porque nós poderemos identificarla no mapa mas não era a ideia que ia nas mentes dos homens da igreja quando eles edificavam aquele mundo sob a éde da Cruz Qual era o nome dessa civilização bom o nome Já era usado para se referir para usado já em em outros sentidos Mas quem parece ter dar-lhe quem ter-lhe dado o sentido definitivo foi um grande mas esquecido Papa do século 9 Papa João VI naquele período complicado de invasões Vikings de Invasões hungaras de invasões muçulmanas quando ele via a Itália sendo presa dos piratas muçulmanos
o Papa João VI olhou para aquele ocidente pós Carolino aquela Europa a pós eh Carlos Magnum viu os cristãos todos brigando entre si todos guerreando entre si enquanto os inimigos estavam pilhando as costas e invocou uma nova ideia ou uma ideia antiga mas com um novo significado cristandade Papa João VI invocou a ideia de cristandade o conjunto de povos regenerado pelas águas batismais salvos pelo sangue Redentor de Cristo incluídos no Grêmio da igreja pelo batismo e tendo como ponto de União justamente essa fé comum em Cristo e a Adesão à sua igreja é esta a
civilização que a igreja construiu a cristandade civilização essa na qual tudo desde os as mais simples realizações do dia a dia humano até as grandes realizações civilizacionais tudo ordena-se aquele que todos reconheciam como seu princípio e seu fim que é Jesus Cristo Esta é a civilização que desde os Mártires Romanos até os esforços de São Gregório vi e se esses pela Liberdade da Igreja Esta é a civilização que a Igreja Católica construiu a cristandade que é por ser geograficamente Europeia o autêntico ocidente católico que encontrará como nós veremos na aula de amanhã o seu apogeu
nos séculos do segundo Milênio nos séculos 11 12 13 e 14 Então logo nessa primeira aula eu já adianto a civilização ocidental fundada pela igreja tem um nome melhor chama-se cristandade o que é cristandade o que foi a cristandade quais eram as suas marcas características isso nós veremos na próxima aula aqui vocês viram que nós atravessamos 1000 anos de história eu garanto que para mim é dificil porque acaba que nós temos que fazer uma série de generalizações e afirmações sumárias e para um Historiador que é preocupado com o exame minucioso dos acontecimentos que exige que
se Observe as causas as variadas causas dos processos históricos sob ângulos eh diferentes e que demanda tempo para mim é difícil na escola de história da igreja esses 1000 anos eles são examinados em 110 aulas nós temos o nosso curso de História Universal da igreja que até o presente Nós já estamos no século XI já estamos nos aproximando da aula 145 mas só sobre o primeiro Milênio são mais de 100 aulas sobre os primeiros tempos da igreja os a igreja na ainda sob o império romano eh São 42 aulas história da igreja antiga quando nós
estudamos minuciosamente surgimento da Igreja as primeiras perseguições os padres da igreja conversão do Império Romano tudo isso em 42 aulas depois num segundo módulo os chamados tempos bárbaros a época que vai desde Santo Agostinho até a até São Bonifácio com a consolidação da evangelização da da Alemanha seja século 5 6 7 começo do 8 e esse período que vai desde Carlos Magno até a reforma gregoriana séculos 8 9 10 e 11 também está completo lá o módulo 3 está em curso no no momento módulo 4 e que é sobre o apogeu Justamente a igreja na
época do apogeu da civilização cristã que era cristandade já são mais de 40 mais de mais de 30 né 35 é quase 40 aulas sobre a cristandade séculos 11 12 13 chegaremos ao ao 14 e seguiremos em frente até o século XX porque vejam tudo isso que nós estamos conhecendo aqui só é possível através da história da igreja e e eu vejo mesmo como como uma necessidade tremenda tanto na minha vida quanto na dos meus alunos que já são n Nós já estamos na a escola hisa da igreja já existe H quase 4 anos então
nós já temos uma uma boa experiência entre os nossos alunos para para perceber que de fato eh o trabalho frutifica em tanto espiritualmente quanto intelectualmente na compreensão de certas coisas que sem a história da igreja não se compreende e além deste curso principal que é o curso de História Universal da igreja que é dedicado integralmente à história da igreja católica e consequentemente porque chega um momento da história como vocês viram aqui em que de fato a história europeia ocidental se confunde com a história da igreja porque a igreja de fato assume as rédias então Apesar
deste curso principal ser dedicado à história da igreja H alguns outros cursos de aprofundamento que auxiliam na compreensão de certos temas que não é possí que não não podem ser aprofundados no curso de História Universal da igreja dentre eles profundamente relacionados com o que nós trabalhamos aqui hoje o curso de história de Roma antes de Cristo por is foi uma percepção que eu tive Logo no início da escola eh quando nós começamos a narrativa a partir de Nosso Senhor Jesus Cristo ele surge ele nasce no Império Romano já no tempo de Augusto Mas o que
aconteceu para se chegar nessa civilização Romana já nessa época já madura então nós fizemos o curso de História de Roma para entender a história da civilização Romana desde a sua Fundação a partir daquele mito fundador de anias enfim passando pela monarquia Romana pela República Romana até Augusto então Eh temos esse curso de aprofundamento e Há também um outro curso de aprofundamento que é o curso de patrística na qual nós estudamos 24 obras dos Padres da igreja desde os padres apostólicos até os padres capadócios certo os padres da igreja dos séculos 1 2 3 e quro
eu falei aqui hoje por exemplo de São Justino teve a a nítida percepção de que as verdades eh eh alcançadas pela Luz da Razão pelos filósofos deveriam ser recebidas ou que aquelas verdades pertencem à igreja as duas obras eh duas das três obras de de São Justino que sobreviveram que são a primeira Apologia e a segunda Apologia nós temos aulas sobre elas na escola de história da igreja nesse curso de patrística mencionei também eh Clemente de Alexandria origens todos eles nós temos eh aulas eh sobre suas obras no curso de patrística duas obras de Clemente
de Alexandria Nós estudamos lá o pedagogo e a exortação aos gregos contra Celso de orígenes enfim e 24 aulas como um todo e nós iremos fazer uma mudança na na assinatura que a é o seguinte até então quem assinava a escola de história da igreja recebia tanto o curso principal quanto todos os cursos de aprofundamento assim será somente até o dia 15 de outubro então se você se matricular Agora você vai ter acesso ao curso de História Universal da igreja e todos os outros cursos de aprofundamento depois do dia 15 não mais você poderá se
matricular mas tendo acesso eh um acesso a a um conteúdo menor então se você quer Eh não apenas se aprofundar na história da igreja mas conhecer a história de Roma conhecer as obras dos Padres da igreja é corra porque é somente até o dia 15 de outubro que você poderá assinar e ter acesso a todo este conteúdo bom eh na próxima aula nós iremos conhecer o apogeu da civilização Católica do ocidente católico que é a cristandade espero você [Música]
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