e nós ouvimos dizer muitas vezes que uma pessoa histórica é aquela pessoa insensível aos sofrimentos as dores e que é capaz de ficar indiferente mesmo as coisas mais atrozes que possam acontecer com ela então isso virou quase que um sentido é cotidiano sentido vulgar de ser histórico ó você tem a impassibilidade ou a tranquilidade de um histórico tudo bem será que isso é o estoicismo ou será que isso aqui os filósofos estóicos algumas vezes de fato dizem nos seus escritos é pode ser entendido apenas dessa maneira a [Música] é muito bem se nós formos interrogar
também os textos dos filósofos estóicos nós vamos entender o seguinte que o estoicismo ele é uma doutrina muito mais ampla do que isso é uma doutrina que tem aspectos tão antropológicos e cosmológicos que estão integrados essas estão integrados nessas observações que os filósofos estóicos fazem o que é então de fato estoicismo hora uma das máximas históricas é a seguinte viver segundo a natureza bem como nós podemos entender essa frase para os históricos o mundo é um grande sistema ele é composto de relações causais necessárias ele é uma ordem necessária ele é uma racionalidade plena e
na qual todas as coisas concorrem para uma harmonia maior ou seja para a grande harmonia para o grande sistema do mundo harmonia do mundo e é isso os históricos chamam de logos ou seja o mundo é um grande logos também muitas vezes a própria o mundo vai ser compreendido também vai ser chamado difíceis de natureza ou mesmo de deus deus para os históricos é esta própria natureza é regida por relações necessárias então é a cabe ao filósofo perceber isso e harmonizar-se com esta harmonia universal então primeira coisa é o mundo é harmônico e aquilo que
nós chamamos de mal porque muitas vezes status pergunta afinal será que nós podemos ser felizes nessa vida já que tanto o solo a resposta histórica será sim para o sábio é possível felicidade entretanto é necessário que ele saiba é dirigir a sua vida de acordo com a natureza e dirigir a sua vida de acordo com a natureza justamente adequá-la a isso que os históricos chamam de providência também que que é a providência não é uma providência pessoal como será depois o caso no cristianismo aqui em que haverá uma providência que cuidar amorosamente e misericordiosamente das
pessoas individualmente para os históricos essa providência é a própria ordem é necessária objetiva da natureza e não há nada que nós possamos fazer para modificá-la cabe a nós então criar uma harmonia e nós na nossa alma que reproduza essa harmonia do cosmos e também o exercício da sabedoria é uma pedra de toque um alicerce fundamental que é o seguinte a capacidade que nós temos que desenvolver de distinguir entre aquilo que está em nosso poder e o que não está em nosso poder hora o que é não está em nosso poder que é muitas vezes na
ordem da natureza é muito são muitas vezes os males que nos acontecem que são externos a nós então nós não podemos modificar e no entanto nós nos perturbamos o tempo todo tentando modificar aquilo que não pode ser modificado ou seja aquilo que não está em nosso poder e nos esquecemos aquilo que está em nosso poder então o que está em nosso poder está em nosso poder a nossa interioridade e o que não está em nosso poder não está em nosso poder aquele que é externa nossa muitas vezes por exemplo então de onde vem os males
hora dos outros da natureza das coisas um dos eventos que podem acontecer a dentro do mundo humano e mesmo fora do mundo humano na própria natureza mas isso nós não podemos modificar nós não podemos por exemplo controlar o outro a o amor do outro ou a amizade do outro das vezes nós podemos traídos ou somos abandonados ou somos a perdemos a confiança em alguém ou alguém é faz uma grande maldade conosco ora tudo isso é nós podemos nos defender disso mas nós vamos defender disso como vendo que há um limite que nós não podemos modificar
e qual é o campo que nós podemos então é trabalhar é justamente o campo da nossa interioridade que a nossa razão e uma das metáforas privilegiadas para isso é justamente cuidar do nosso jardim interior ele nós podemos cuidar dele nós podemos cuidar da uma das nossas paixões nós podemos sim é cuidar e por isso é necessário uma terapia que duque as nossas paixões que duque a nossa própria razão no exercício da prudência então a sabedoria exatamente isso a sabedoria é esse trabalho interior que nós vamos fazer no campo daquilo que pode ser modificado por nós
e isso implica então exercício das virtudes quais são essas virtudes é aquilo que depois foi chamado foram chamar foi foi denominado por alguns filósofos de virtudes cardeais que são a sabedoria a justiça a temperança sabedoria justiça temperança e coragem hora a sabedoria o que é é precisamente algo que a qual nós devemos nos dedicar cotidianamente estudando e integrando as nossas experiências de vida e nós então é isso pela meditação dos textos dos filósofos pelo ensino pelo aprendizado e pelas nossas experiências segunda coisa então a justiça justiça é precisamente o exercício de uma vida adequada e
equilibrada justa na relação consigo mesmo e com os outros a temperança à temperança e o exercício da moderação em relação às nossas paixões por exemplo porque não está em nosso poder temos paixões mas teremos paixões nós sentiremos o ódio inveja amor ciúme tudo isso nada nós podemos fazer para evitar essas paixões algumas vezes nós queremos matar todo mundo vou trazer nós queremos amar não é essa flutuação de paixões isso é algo que nos assola nós não podemos fazer nada com isso mas nós podemos trabalhar a a nossa reação sobre isso então não está em nosso
poder os eventos que acontecem em as paixões mas está em nosso poder é a reflexão que eu tenho sobre as paixões como eu obedeço essas paixões então se eu sinto ódio e não está em meu poder sentir ódio mas está em meu poder o modo como eu vou reagir a esse ótimo certo então entre agredir uma pessoa ou é assim me entregar a ira numa determinada situação ainda que é uma paixão terrível que nos assola ela como fogo né como fazer o cênica no seu tratado maravilhoso sobre a ira é então nós não podemos deixar
de sentir isso mas nós podemos tratar cuidar fazer a terapia dessa paixão então muitos conselhos são dados pelo cênica nesse tratado sobre a ele que tem uma tradução em português e que nós podemos recomendar vivamente que nós possamos meditar sobre esse texto por exemplo né um texto maravilhoso histórico então nós podemos cuidar das paixões uma coisa eu ter vontade de agredir e outra coisa eu te falo agredir né e progressivamente como cuidar das paixões eu vou deixando de ter essa vontade e a minha paixão vai ser substituindo por uma é um outro tipo de sentimento
uma outra disposição para com os outros ora isso está no campo da temperança e a coragem muito bem muitas vezes a coragem não é só a virtude do guerreiro mas a coragem é a fortaleza que nós temos ao longo da vida então muitas vezes sendo encaminhados vai dizer é necessário ter coragem para viver o ato se de de levantar-se da cama e ir trabalhar por exemplo muitas vezes exige uma enorme fortaleza estudar trabalhar fazer cumprir as nossas obrigações é tudo isso precisa de coragem e de fortaleza porque isso demanda constância e determinação do nosso cara
que sem corar sem coragem nós não fazemos nada então por isso que era uma virtude também cardeal então é necessário saber e é preciso ter coragem de viver também é então todos esses tudo esse conjunto de virtudes que nós temos que trabalhar cotidianamente nós vamos ganhar ela de um dia para o outro não isso é resultado de um trabalho o ar do contínuo que dura a vida toda e uma terapia que dura a vida toda a terapia filosófica justamente essa terapia para com as paixões e o exercício da minha sabedoria de vida e com isso
nós vamos atingir aquilo que os históricos chama outro conceito essencial no estoicismo de ataraxia que é o que muitos traduzir como tranquilidade da alma que significa isso significa justamente esse essa obtenção de um estado de tranquilidade interior de modo que eu saiba então discernir constantemente aquilo que não está em meu poder daquilo que está em meu poder e eu saiba não me deixar arrastar pela ira pelas coisas que acontecem mas resolver as e com tranquilidade e exercer a sabedoria e esse para os históricos é a caminho da felicidade gostou desse vídeo então aproveite porque tem
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