Aproximando-se do trono da graça (Hb 4:14-16) - Pr. Yago Martins

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Igreja Batista Maanaim
Mensagem da série de exposições em Hebreus Texto bíblico: Hb 4.14-16
Video Transcript:
onde está o seu deus você consegue mostrar sou lhe pedi pra você apontar fisicamente onde é que seu deus está com você consegue os primeiros cristãos no início da fé eram acusados de serem ateus era um dos nas acusações dos descrentes contra os crentes e o motivo é porque eles adoravam um deus invisível o historiador cristão leve hurtado disse que nos primeiros séculos os cristãos não tinham santuários ou templos nem altares nem imagens nem ritos de sacrifício ou sacerdócio e que por isso era estranho pra o povo daquele tempo tão focado em ritualística ver uma
religião cheia de emoção mas com imagens mas sem imagens a quem se deve votar cristãos acusado jateí mesmo porque eles namoravam os deuses no seu tempo e não haviam muitas muitos deuses vistos físicos a serem seguidos e adorados o que era muito diferente da fé judaica a fé judaica anterior ao cristianismo era uma festa cheia de imagens e de artifícios seu antigo testamento e você encontra uma arca da aliança você encontra um tempo um suntuoso a jeová você encontra as tábuas da lei se encontra o cajado de arão você encontra sacerdotes que ministravam diante de
deus era chamar atenção para esse ponto que o resultado diz a sobre o cristianismo primitivo eles não tinham sacerdotes o o o judaísmo ou possuía sacerdote que um diante de deus a adorar a deus e levará as orações do seu povo os judeus que estavam recebendo a carta aos hebreus estavam agora saindo de uma religião de ritualística quer o judaísmo e seguindo um tipo de fé muito menos ritual que a fé judaica se você comparar por exemplo o livro de levítico com as cartas de paulo as coisas parecem muito diferentes a ritualística do antigo testamento
era muito detalhada você tinha o lado para o qual o sangue do cordeiro tinha que escolher em qual orelha é o sangue é pedido e qual lado e quanto e onde tudo era muito bem escrito no novo testamento essa ritualística se perde sem temos alguns rituais a cei é um tipo de ritual do batismo é um tipo de ritual mas não seguimos o mesmo tipo de manifestação física de fé dos judeus judaísmo possui algum otimismo não parecia possuir e uma dessas coisas eram sacerdotes existe uma liderança que representava os homens diante de deus o que
é muito diferente do período novo testamento os pastores de uma igreja não são sacerdotes da igreja o que eu cheguei não fala do sacerdócio universal de todos os crentes agora todos nós somos sacerdotes porque todos temos acesso a deus pastores são outra coisa não são uma continuação uma analogia ao ministério sacerdotal um pastor não representa o homem diante de deus um pastor não é aquele que leva os pecados dos homens a deus para que sejam perdoados espiados não o pastor que guia os sacrifícios para o perdão dos pecados os pastores são outra coisa muito mais
humilde muito mais simples do que eram sacerdotes no antigo testamento assim como cristãos eram acusados pelo mundo de não terem seus deuses porque eles não eram vistos os cristãos eram acusados pelo povo judeu que não possui sacerdotes que ministrassem porque eles também não eram vistos não havia ninguém na igreja indo a deus diretamente para mostrar a inspiração e para fazer com que deus fosse bondoso e estivesse a favor da igreja o trecho de hoje é uma espécie de transição entre o capítulo 4 capítulo 5 de brews e apresenta jesus como um sacerdote superior que estava
sendo ignorado pelos judeus com o objetivo de nos levar a deus com confiança em período de luta a gente vai lembrar os 4 14 a 16 tendo pois jesus o filho de deus como grande sumo sacerdote que adentrou os céus conservemos firmes nossa confissão porque não temos sumo sacerdote que não possa se compadecer nas nossas fraquezas pelo contrário ele foi tentado em todas as coisas a nossa semelhança mas sem pecado portanto a próximo nos o trono da graça com confiança a fim de recebermos misericórdia encontrarmos graça para ajuda e momento oportuno esse texto possui três
movimentos e é para esse movimento que a gente vai olhar hoje é o primeiro movimento tá no verso 14 fala sobre onde o sacerdote está o segundo movimento está no versículo 15 e fala sobre onde o sacerdote esteve o terceiro movimento tá no veículo 16 e fala para onde nós iremos com esse sacerdote 3 movimento 3 versículos é fácil de lembrar o primeiro movimento no mês 14 e fala sobre onde o sacerdote está a ideia é que é um sacerdote no céu então nós podemos continuar a um sacerdote no féo então podemos continuar firme e
fizesse 14 tendo por jesus o filho de deus como grande sumo sacerdote que adentrou os céus conservemos firmes a nossa condição o teste começa falando sobre um sacerdote que nós temos que é jesus ele é o grande sumo sacerdote se você tem algum domínio sobre o antigo testamento você sabe o que o antigo faz o que o sumo sacerdote fazia na antiga aliança a posição do sumo sacerdote era premente ele é o maior dos sacerdotes ele tinha a função de supervisionar a adoração ritual a deus e funcionou como principal representante entre a nação e o
senhor embora o sumo sacerdote partilhasse que vários desde deveres comuns aos outros sacerdotes apenas ele entrava no lugar santíssimo no dia anual da expiação então quando o pecado por ser espiado quando no dia 9 a expressão a ver aquele grande ganha aquela grande celebração para se inspirar os pecados de israel como é descrito em 2016 o sumo sacerdote o único que entrava no lugar santíssimo ninguém poderia entrar lá apenas o sumo sacerdote cristão descrito como um sacerdote porque ele é o principal representante dos homens a deus agora nós temos alguém que entra no lugar santíssimo
para a nossa salvação os antigos há homens no antigo testamento na antiga aliança possui um outro homem igual a eles que entrava em um certo espaço geográfico no diante de deus para levar os pecados do povo para a expansão que jesus é o nosso um sacerdote porque ele cumpre exatamente essa função ele é aquele que vai diante de deus para levar os nossos pecados para que deus os perdoe ele também é nosso o sumo sacerdote porque ele é o responsável pelo nosso dia de inspiração os nossos pecados não são perdoados por outro senão pelo próprio
senhor jesus levando os nossos pecados a deus e recebendo da sua ira em nosso lugar pra que então nós possamos ser perdoado mas ele não é um sumo sacerdote comum o texto diz que ele é o grande sumo sacerdote nem outros um sacerdote que o antigo testamento chegou perto de fazer o que cristo fez porque não tinha um testamento havia 11 homens comuns também dotado de pecado também falhas e frágeis que um diante de deus para levar também os próprios pecados prendam os perdoasse anualmente eles tinham que ir lá deixar o seu sacrifício para que
deus me perdoará se o povo jesus foi de uma vez por todas jesus foi como homem limpo diante de deus pra nos representar e nos trazer perdão ele é o grande sumo sacerdote ele tem características diferentes como o sacerdote por duas coisas também primeiro porque ele é não apenas um sacerdote mas como sumo sacerdote ele também é filho de deus é o que diz o texto tendo pois jesus o filho de deus como grande sumo sacerdote o nosso sacerdote não é mais simplesmente um homem especialmente consagrado do reino de israel às vezes a gente quer
escolher pessoas para o campo missionário pessoas para ir para o seminário fazer alguém pastor ea igreja procura os médios olha os homens muitas vezes fracassa e escolhe gente que não devia espero que não seja o caso mas geralmente a gente tenta encontrar gente na igreja que se dedica um pouco mais que esteja um pouco mais focado naquele serviço ministerial jesus não é simplesmente o melhor de um grupo jesus não foi alguém que passou quatro anos no seminário jesus não é alguém que simplesmente calhou de ter estudado mais o de dominar mais como é que se
falava ovelha jesus foi homem perfeito jesus foi o próprio filho de deus e sendo o próprio filho de deus ele vai diante de deus por nós não é mais o homem tão pecador como nós somos diante de deus pedindo pelos seus iguais agora é um homem santo é o deus justo é o filho do próprio deus diante do senhor pedindo por aqueles que ele se fez igual e que se colocou em nosso lugar ele é um sacerdote que é filho de deus e ele é o sumo sacerdote que entrou nos céus veja só tendo por
jesus o filho de deus como grande sumo sacerdote que adentrou os céus do antigo sumo sacerdote no dia da inspiração atravessava um véu pra chegar na presença de deus e havia um véu e tinha que passar por meio desse véu para chegar no lugar santíssimo e na verdade a gente tem um cristo que atravessa os céus em ressurreição isso é um símbolo justamente da ressurreição de cristo ele vai até os céus como sumo sacerdote é interessante percebemos esse detalhe da ressurreição de jesus que muitas vezes a gente esquece a gente vive às vezes um tipo
de de ismos cristão reconhece de hipismo é um tipo de visão de deus que acredita que deus criou todas as coisas e sumiu deu o ponta pé inicial botou engrenagem para girar e foi embora ontem para piorar tem pra quem tem milagre não tem mais nada eu já foi ele existe mas não está se importando muito com a gente a gente tem um tipo de 10 um cristão jesus veio três milagres morreu na cruz que suscitou e agora o que te vira e foi embora está lá ea gente está aqui mas não foi o que
aconteceu ele não só voltou pra casa porque ele era do céu e voltou pro céu ele voltou como sumo sacerdote ele voltou como intercessor ele voltou com alguém que agora está diante de deus exercendo o ministério e um ofício jesus não está no céu numa longa hibernação dormindo espera da sua volta não vai surgir um anjo no último dia para tocar a campanha de jesus agora chegou a hora levanta aí sai da rede agora é ir lá pegar o povo ele está no céu trabalhando por nós ele está nos céus hoje como sumo sacerdote intercedendo
levando a deus as nossas causas ele está intercedendo neste momento pela sua vida se você é seu filho inter sabendo por você agindo como alguém que está no santos dos santos pedindo ao pai pelo seu perdão perdão dos nossos pecados alguma vez na sua vida você já precisou fechada no ceará em chama assim né é você tem o que indique que vai tentar arrumar emprego pessoal de rapaz aí cuidado que de mérito não viu nem adianta mandar currículo só entra quem tem o apertado lá dentro você só entra se conhecer alguém tem que ter que
aí que indique quem tem alguma coisa eu já perdi e já ganhei a oportunidade de trabalho baseado em que eu conhecia ou não conhecia o em mãos concorrente conheciam ou não conheciam naquela seleção já que dizer você tem um peixe grande do lado de deus você conhece o filho do dono da seleção que você não vai entrar por mérito alguém vai colocar pra dentro você tem o deus vivo que morreu na cruz no seu lugar como um sacerdote ao lado do pai inter sabendo por você a gente não tem como estar diante de deus com
medo porque você está indo para uma batalha ganha você está indo para entrevistas de emprego na empresa de seu pai e ele quer você ele ele morreu por você e ele chamou você ele atrai você até ele intercede por você todos os dias existe uma ordem em cima disso o texto diz então nos apegar a uma confissão o fato de ter morrido e nosso lugar e estar diante de deus agora como sumo sacerdote faz com que a gente se confirme e confesse com firmeza essa verdade sobre o cristo tendo por jesus o filho de deus
como grande sumo sacerdote que adentrou os céus conservemos firmes a nossa confissão você precisa preservar algo com firmeza confissão aqui não é confissão de pecados o tempo confissão aqui é confissão de crença é confessar crer em cristo como senhor como intercessor como nossos sacerdotes nós temos um novo sacerdote muito maior dos sacerdotes o antigo testamento então mas não precisamos voltar aos meus antigos de redenção para os judeus eles precisavam de sites de sacrifícios sacerdotais pra você os seus meios antigos de redenção podem ser os mais variados você vê a cultura judaica e uma família judaica
talvez você tenha que ter passado por vários rituais mas é menos comum na nossa cidade você talvez tenha vindo de uma família católica que precisava de penitência dos padres através da família espiritualista que precisou de cristais precisava de um banho de coisas assim a família kardecista e teve que tomar passos da família do bairro espiritismo e tomou banho com isso com aquilo você tinha meio do passado de redenção perceba os judeus tinham um meio de redenção que fazia sentido e que foi dado por deus pelo momento eles eram redimidos pela fé em cristo jesus que
viria e isso era simbolizada através do sacrifício do sacerdote e aquilo foi dado por deus eo autor dizendo que vocês não precisava voltar pra isso quanto mais meios de redenção que nos foram vendidos pela nossa família pela nossa cultura por falsas religiões que muitas vezes fazem parte da nossa vida ainda pode parecer que não mas muitas vezes nós somos muito capazes de sermos sincréticos mesmo em boas em igrejas achou algo que sempre contava a história não é da criança que chegou na igreja com um negócio rolar no braço aí você pergunta para a mãe o
que é isso que a pastora pra deus pra proteger do mau olhado mas vai manter à frente não achava que queira deus que protegia como é que é isso mau olhado não é às vezes a gente está na igreja e consegue ainda assim a se apropriar de certos certos mitos e coisas que são contrários aos planos de redenção do senhor acreditando que essas coisas têm algum peso ainda os judeus receber a carta aos hebreus eles não estavam simplesmente tentando voltar para o judaísmo abandonar cristo se ajudam de fato não eles queriam criar um tipo de
amálgama entre judaísmo e cristianismo eles criam ainda tem um pé lá eo pack um pé no sinai e um pé no calvário e o que o autor dizendo que não dá para juntar as duas coisas mais não dá para você viver nas práticas rituais do antigo testamento e sacrifício de sacerdotes e encontrar o grande sumo sacerdote acima de todos os outros temos que manter firme a nossa confissão a crença de que jesus é o nosso único e novo e suficiente sumo sacerdote você deve guardar essa condição porque ela é poderosa porque ela é real e
essa é a função irmão que foi a sua vida se próxima da vida de deus essa mesma palavra de confissão é usada no novo testamento para falar daquilo que a gente acredita de fato os cristãos são desafiados a guardar os ensinamentos que receberam em segundo das licenças 2 15 ou então o herege de colossenses 2 19 é aquele que perdeu a conexão ou literalmente não se apega a cabeça de cristo essa idéia de se apegar a confissão de de guardar firme a função é a idéia de você está mantendo a sua fé e manter o
seu coração naquilo que a palavra diz manter sua fé e seu coração e aquilo que jesus é você tem que manter sua função quando foi difícil você tem que manter sua função entre jesus conduz um de vocês na faculdade quando o mundo de convidar o pecado quando na ao longo da vida comum aos vários momentos que você é tentado age contra deus e o teu coração sente vontade de desejos dos quais você se envergonha e você não tem coragem de compartilhar e você é lentamente atraído por um caminho de negar aquilo que você acredita num
caminho de viver longe da vontade de deus e negar a tua confissão negar a verdade de cristo jesus é o senhor sobre a sua vida que ele até o antecessor que ele é o teu sacerdote que ele é deus que morreu pelos seus pecados essa é a função com a gente já pega essa é a condição onde a gente se lança e essa condição que a gente tem que guardar todo dia todo dia somos convidados a abandonar a nossa condição todos os dias temos que nos agarrar ela com força e com vigor porque é agarrados
à condição de quem jesus é que nós temos força para continuarmos firmes debaixo da graça desse sacerdote de sumo sacerdote desse grande sumo sacerdote que acreditamos o segundo movimento não é só sobre onde o sacerdote está ele está do lado de deus ele está nos céus intercedendo por nós o segundo movimento é sobre onde o sacerdote esteve e e sacerdote passou por aqui e por que ele esteve aqui ele um sacerdote que se compadece de uma forma especial está no versículo 15 porque não temos um sacerdote que não possa comparecer das nossas fraquezas pelo contrário
ele foi tentado em todas as coisas a nossa semelhança mas sem pecado tem um sacerdote que se compadece por nós porque ele passou por aqui e viveu a mesma vida que nós temos um sacerdote que se compadece das nossas fraquezas um líder religioso muitas vezes pode ser visto como alguém superior um sacerdote usava roupas especiais talvez tivesse vocabulário especial andava em ambientes especiais ele poderia ser visto como alguém com a aura mística e superior em especial mas os homens comuns são frágeis e muitas vezes os homens comuns não se compadecem de nós apropriadamente às vezes
há uma conexão muito grande entre a vida da igreja a vida do pastor ou a vida da igreja vida do padre a vida da igreja ea vida do líder religioso qualquer que seja e não existe um ambiente de entregue com o padecimento mas jesus sendo o próprio deus estando numa esfera de resistência completamente inalcançável a nossa mente se compadece de nós esse termo compadecer é muito mais existencial do que psicológico a idéia é muito mais de que ele sente junto literalmente no braga isso ele sente junto ele sente conosco ele está conosco ele passa conosco
pelo que a gente passa ele está do nosso lado do nosso sofrimento eu sou muito chocado por romanos 8 em romanos 8 fala de gemidos existe um gemido da natureza porque a natureza foi posta à inutilidade por causa do pecado que afetou natureza então a natureza eo planeta terra gm esperando a revelação dos filhos de deus fala de um gemido que é nosso porque vivemos ainda nesse mundo de pecado de erro de engano de falhas em que a gente coloca os pés pelas mãos a gente peca é todo dia ea gente geme de dor esperando
o fim disso e fala que o espírito santo gm e é normal a gente já nenê é esquisito o planeta terra gmail essa metáfora mas de um gêmeo o espírito santo gmail de dor do nosso lado orando intercedendo o próprio deus visto como o serem passivo aquele que nada top que nada é em nada surpreendido é alguém que do lado da gente no nosso sofrimento gm ele sente conosco ele se compadece nós temos um deus que quando vê a nossa dor dificuldade ele não tá longe quando você chora há um espírito chorando do lado quando
você está desesperado a um cristo há um espírito que sente ter desespero quando você acha que não tem mais esperança que não tem mais solução que não tem mais salvação que não tem mais jeito o próprio espírito santo está lá sentindo com você a desgraça do teu coração porque ele se compadece porque ele sente junto temos um sacerdote que sente irmãos às vezes não consigo me compadeci desse jeito como pastor da igreja nas ruas falam comigo quando os pecados fala algumas coisas eu quero me envolver as levou até demais às vezes nem vão ter menos
educando com o meu pecado tenta aprender como ser um bom conselheiro qual o nível de me envolver não me envolver um cristo um deus eterno que se envolve que entra no nosso sofrimento que se compadece sente conosco ele é o rei que olha para nós e se compadece recente junto quando cristo veio à terra em mãos ele veio como um homem comum sua família comum sua cidade era comum até seu nome era comum jesus fica basicamente josué é o mesmo nome mas jesus ele foi diferente de nós acerca do sofrimento por que jesus passou por
aqui e viveu as nossas fraquezas tendo sido tentado em todas as coisas mas sem pecado ele passa pelo sofrimento e pela tensão à tentação de uma forma que a gente muitas vezes fazem passar o homem comum o nosso falhos e pecadores quando sofremos raramente ficamos mais simpáticos às vezes a gente acha que o sofrimento vai fazer com que a gente tenha um olhar mais bondoso com aquele que também sofre também sofre perdão mas isso geralmente falso geralmente o homem sem deus até o cristão lutando contra seus pecados muito comuns quando sofre geralmente se torna mais
insensível às vezes fala mais cínico eu lutei muito contra isso na minha vida ainda lutou muito já o irmão sabe eu tenho desde o fim da adolescência problema de dor crônica no coco então hoje graças a deus não sinto mais nada muito controlado mas muito tempo sentia muita dor era muito ruim e sabe o que acontece ninguém podia reclamar de dor pra mim a autocom 12 na perna e é o carro para fora têm noção é o sacode manhã todo duro na costa rica no conselho do meio e ninguém pôde dizer nada aí eu estou
casado pensa maravilha né ao topo tattoo cólica ou inferior que todo morrendo aqui não é ninguém pôde dizer nada porque meu sofrimento maior sofrimento de todo mundo geralmente é isso né o meu sofrimento é maior sofrimento de todo mundo a minha do euro seja um grande redemunho em que eu sou o epicentro ea minha dor tem que fazer o mundo girar em torno de mim então eu sofri eu sofri e se eu sofri eu senti o teu sofrimento eu não sei por que sempre atuou sinto meu como eu sinto meu sofrimento ao sentar na minha
vida então quando você sofre a chapa eu tô nem aí que eu sofri mais no reclame não você vai ouvir eu vou competir a desgraça já competiu desgraça ou mulher eu tô com dor que nuno no ciático e eu tô com uma série que vai até embaixo já chegou nada e eu que não sei o que é daqui a pouco tá aí o que morresse tem a gente está o tempo todo como querendo ser melhor tem que ser pior não é a gente está competindo até que tem mais graça na vida jesus sofreu jesus passou
pelos mesmos problemas que nós jesus já foi tentada em todas as coisas veja isso jesus foi tentado o pecado tentou atraí-lo o próprio diabo chegou diante dele no deserto e usou a palavra quando jesus tentando jesus o pecado o próprio diabo você não precisa tudo isso a pecar pelo prefeito de topeka basta um salto mais em pequenas já pega muita coisa o próprio diabo chega diante do senhor tentando convencê-lo pecado ele sofre conosco e sofre morte de cruz e ele o que ele faz é nos colocar como objetivo no seu comparecimento ele sofreu mais do
que a gente ele foi tentado mais do que a gente ele viveu o plano perfeito não forma que a gente não vive o que ele faz é passar na nossa cara não é competir com a gente o que ele faz é se compadecer da gente e isso eu não faço isso você não faz isso a gente tem que lutar todo dia diante de deus para nos dar uma graça para transmitir aos outros e cristo aquele que passou pelo mesmo que a gente que passou por tudo que a gente passou e simplesmente e simplesmente senti conosco
e se compadece das nossas dores alguns professores no seminário nos ensinam que a gente nunca deve se envolver demais com o problema dos irmãos da igreja jovens muitas vezes que se não a gente não aguentam semana de pastorado projeto ouvindo isso a gente não deve se envolver demais com os problemas dos irmãos da igreja uma coisa que eu sempre tento fazer a minha vida quando eu sou pastor na estou tentando aconselhar ao irmão é tentar entender o quanto preciso me envolver emocionalmente com aquilo geralmente eu sempre vou não somente com aquilo que eu sou fraco
mesmo aprendendo certo é que a pessoa me ignora e muitas vezes aí começa a existir certo é ficar alerta para vocês na bom jesus é aquele que diante do sofrimento diante da nossa dor diante das nossas batalhas é aquele que que não têm reservas em se entregar nós precisamos ter algum nível de reserva que a gente emocionalmente limitado também mas deus como alguém infinito e vazio de limitações emocionais pode se entregar se envolver aos nossos problemas e dificuldades e tentações todo o tempo e está disponível como sumo sacerdote para nos ouvir e para nos levar
a diante de deus uma coisa eu sempre tento fazer aconselhando irmãos da igreja ainda falta de prestação é tentar levar irmãos com seus pecados e se essas dificuldades a outros irmãos que passaram pelos meus pecados dificuldades e conseguiram vencer aquilo eu voltaria parece que eu não tinha de passar aqui sempre é muito útil dizer para alguém que ele pode vencer aquele pecado de ficou ou passar por cima daquele problema de que aquela situação ele não vai destruir mas que ela pode passar por cima daquilo dizer uma coisa mostrar é outra coisa isso aconteceu não é
na teoria na cabeça aconteceu na vila de fulano sicrano vez só e eu sempre tento relacionar as pessoas dessa forma jesus é aquele que foi tentado e muitas coisas que foi tentada em cada um das coisas nós somos tentados e sendo tentado não caiu e sendo tentado em tudo o que você já foi tentado teve firme ele não desejou o pecado não quis o pecado e por isso ele se torna insumos sacerdote perfeito porque ele possui tanto a experiência de ser tentado que nós possuímos mas não possui a experiência de cair que nós possuímos e
ele se compadece e nos leva de deus como alguém perfeito que se compadece sente junto às nossas fraquezas de fraqueza que pode ter um amplo aspecto de significados e fala de dificuldade de forma geral fraqueza a fraqueza social vulnerabilidade acerca do pecado e em tudo isso nós temos um deus que se compadece que sente a dor no meu corpo porque ele foi um homem de dores que sente a sua fraqueza social porque não foi um homem abastado na galileia que sentir a sua vulnerabilidade ao pecado porque ele foi tentado também mas sentado tentado nunca cedeu
tenhamos um grande sumo sacerdote porque nós temos alguém que esteve aqui que passou por aqui que pisou nos sapatos que pisou não só os caminhos que seguiu um caminho parecido com o seu e foi perfeito contra o pecado ele sabe o que está passando o incêndio que está sentindo ele está disponível para ajudar para dar força e pode colocar diante de deus esse é o terceiro movimento não é mais um movimento do sacerdote em si mas é um movimento que o sacerdote opera em nosso estado verso 16 portanto aproximarmo nos do trono da graça com
confiança a fim de recebermos misericórdia encontrarmos graça para ajuda em momento oportuno somos condenados então diante disso porque temos um sacerdote sumo sacerdote grandes um sacerdote que está diante de deus diante do pai ter sido por nós que já passou por aqui viveu como nós foi tentado no pecado e não sei de nada por causa disso portanto o movimento nosso aproximamo nos do trono da graça com confiança o texto manda a gente diante de um trono e te dizer isso é muito perigoso para pessoas que viviam na monarquia principalmente monarquias mais totalitários ou autoritárias ou
pessoas muito muito versados na teologia do antigo testamento elas sabiam que diante do trono de rei é perigosíssimo porque se você não fosse chamado pelo próprio rei se o rei não apontasse a você o cetro ele concedesse o direito de ali estar você morreria seria assassinado lembra por exemplo do capítulo 4 de terra onde esther fala acerca de sua tentativa de se aproximar do trono do resto ela chega a pedir um jejum a todo o povo judeu ea todas as suas amigas de corte porque ela sabia que era muito perigoso não chega dizer se oferecer
oferecerem ela tinha medo de parecer diante do rei porque ela temia estar diante do rei porque está diante de um rei é muito perigoso a gente tem que ser tudo isso pra saber o que está diante de alguém que causa medo talvez as vezes em que diante do seu patrão para dizer alguma coisa reclamar de alguma coisa pedir um aumento e você já começa a diarreia nove da manhã na reunião que é que a onda tarde nem vai tremenda que negócio de eu estar diante do dono da empresa e vai com medo né eu tinha
um professor não foi um seminário que graças a deus foi na pós não era um não é crente não é crente e eu morri de medo desse homem certo ainda morro de medo e ciúme não é e quando eu digo que ele é um cara muito duros e muito áspero e tudo falava palavrão e tudo xingava e tu tava ruim né eu tinha medo de mostrar meu trabalho para ele porque toda a gente falava está horrível e escarro assim é uma vergonha e humilhação a o mundo acadêmico só existe pra te humilhar bater na cabeça
é muito melhor na vida tá sem trégua de gestação trabalha só pra acabar com a raça você é uma pessoa orgulhosa faça um magistrado certo deus destrói sua vida cuido cabado é uma rede de metrô só tinha meu time de falar com ele sabe que só tem de falar você torce que não te veja se passa na rua meu deus a pessoas ocorre agora ele vai dizer de mim eu tinha medo que ele desabe tinha que entregar um documento pra ele e chegava assustado a modelo está a designação que eu tenho de novo né socorro
onde eu vou imprimir os e mails dele hoje nos trabalhos o colar na parede assim só para eu lembrar das loucuras que eu tinha que ouvir um homem profundamente inteligente profundamente instruídos em obras a respeito da área que estava escrevendo vale a pena ouvir tudo aquilo pra receber instrução mas é estranho está diante de alguém ver alguém que você tem medo de conversar às vezes tem gente sente isso comigo na igreja aqui não vou dizer quem é não pra proteger a mata em membro da igreja que às vezes o cumprimento absolutos tudo bom sim eu
tenho medo de pastor não sei até não eu sou normal eu deus nelson cavaquinho e tapioca ele está melhorando está melhorando depois vou com quem joguei pra depois certo vou dizer não posso ficar com vergonha por isso que o trono de deus é descrito na escritura em termos sempre muito forte certo porque é um trono é uma coisa assustadora um trono é uma coisa assustadora se aproximar do trono é perigoso o samu 80 e 90 que é um apocalipse 4 descreve o trono de deus no controle de graça mas como o trono de justiça um
trono de retidão um trono de julgamento e um trono de ira você tem que ter medo raios saem de seu trono é assustador quando deus apareceu com um pequeno vislumbre de sua glória o povo de israel uma montanha fumê go você consegue imaginar uma montanha vermelha igual carvão com a brasa viva tremendo e o povo vendo aqui dizendo pelo amor de deus moisés fala tudo com deus que se a gente for falar com esse deus aí a gente vai morrer porque o povo estava assustado diante de deus e da graça da desculpa da glória do
poder da retidão da justiça que emanava de citron autor de brews diz que devemos nos aproximar desse trono que parece loucura se não fosse o sumo sacerdote porque esses um sacerdote que está do lado do pai intercedendo por nosso faz com que esse trono se torne um trono de graça em um trono do qual emana a graça de deus a the throne de graça isso é um trono de onde vêm graça e já expliquei pra vocês algumas vezes a ideia de graça e misericórdia né misericórdia quando você não recebe algo um ruim que você merecia
então você merece algo ruim deus não lhe dá algo ruim que você merecia e misericórdia graça é um algo equivalente a isso a graça é você receber algo bom que você não merecia então você não merecia o bom e 12 da aquilo de bom que aquela graça e citronela mana graça seja um trono que nos dá coisas boas que nós não merecemos que é justamente um trono que nos da salvação dom que nos dá a vida eterna podemos nos aproximar do trono da salvação em mãos temos um deus que é bondoso de onde emana de
onde jorra graça pra gente de onde jorra salvação de um dj perdão eo dj esperança todo dia porque é um cristo intercedendo por nós do lado desse trono quando você se aproxima desse trono você pode ter confiança o teste diz por que se imagina e diante desse trono tremendo de cabeça baixa assustado sem saber se vai vir a ser leve juízo se vai vir a força de deus contra sua vida mas o tejo diz aproximamo nos do trono da graça com confiança com confiança a gente não tem que ter medo até de confiança literalmente sem
medo sem medo a gente pode chegar diante desse trono crentes convictos de que estaremos diante do nosso senhor de um senhor que nos alcançou de um senhor que morreu por nós que intercede por nós e que nos recebe você não tem que ir pra deus com meu irmão você não tem que olhar assustado você não tem que parar e tímido tem que se aproximar de deus com confiança crente que aquilo que cristo fez no seu lugar é o bastante você geralmente se aproxima de deus sem confiança quando você pára de olhar para cristo e olha
o seu pecado pura e simplesmente você olha para seus erros ou para suas falhas olha para tudo de ruim que tem feito e você não tem coragem de se aproximar e você foge de deus e você acha que vai conseguir se esconder de deus quando devemos fugir para a deus quando devemos nos aproximar do senhor conta as dificuldades e correr a ele para que ele nos receba podemos ter confiança irmãos vamos ter confiança porque quando chegarmos diante de deus fracos frágeis pecadores cheios de efeitos de pecados merecendo ir a juízo haverá alguém em pé do
lado do rei que vai surrar no seu ouvido esse é meu eu morri por esse ele faz parte do meu povo esse será recebido por que é um sacerdote nos céus intercedendo para você você pode ter medo por causa do seu pecado mas você tem que ter confiança por causa da santidade e da interseção de cristo ele morreu por você e ele intercede por você e lhe pede por você e você pode se aproximar disso você pode se aproximar dessa graça que emana do trono você não tem que ter vergonha do senhor você tem que
ter confiança na obra de jesus você olha o seu pecado para a sua falha você não vai ter nunca força para chegar até deus mas você tem que olhar o seu pecado pela sua falha assim mas depois disso olhar para a grandeza daquele que perdoa os pecados que perdoou seus erros que intercede por você o véu rasgou e com jesus morre o véu rasga de alto a baixo simplesmente para mostrar que agora nós podemos entrar e que deus vai sair sempre nos relatos do rasgar do véu a primeira coisa que acontece depois disso os evangelhos
é um gentil querendo é um não judeu acreditam do evangelho o que representa que o rasgar do véu mostra deus saindo ao alcance de todos os povos assim como alcançava o povo judeu mas também representa a idéia de que podemos entrar com confiança nesse trono entrar com confiança a ali onde deus nos leva adiante dele você já sentiu a humilhação de saber que existem círculos sociais onde você não pode entrar em que se você tentar passar pela porta ou segurança vai te chutar para fora exigimos lugares que eu não tenho como falar às vezes eu
participo de muita conferência teológica por aí né e às vezes cai nessas conferências e muitos empregadores famosos e pela graça de cristo alguns deles me conhecem algum lugar e acabou me trazendo para perto às vezes eu tô lhe valeu um jantar só os pregadores famosos da conferência onde não vamos lá também tal eu acabo assentadas em todo que tinha um pequeno sino dos 1000m podemos lá os roteiros cara famoso e tal eu recomendo calado sei lá né com medo né eu estava numa das conferências jantando lá com os meus heróis nextel pela graça de deus
tipo de coisa acontece então eu lá né está na final num jantar público era só com os pregadores e lá não era pregador só combina personagem só os caras que tal coisa que a oportunidade de ajudar a estimar um momento de oração e do culto na sala vip olha o negócio é né já é um negócio em mutirão aí entra na sala vip até lá os maiores jogadores do brasil e na escolha do aparelho sempre menina ea gente começa a achar que respirar o mesmo ar que os caras se torna mais importante né eu tô
aqui tá oscar tudo aqui eu tô aqui também aí o cara aí um livro do ministério começa no início do anúncio de jó acabar com o evento vai ter reunião só com os presidentes do conselho só que a galera que cuida do ministério vai ser privada não é pra todo mundo não pode levar convidados apenas os presidentes só decide isso é o senhor sente já o que deus vai dizendo exige locais se eu tentar e vamos chutar para fora existem reuniões que se eu tentar participar ninguém vai me querer assim como no seu caso também
se você tentar participar da reunião de conselho da diretoria da escola que dá aulas e lá não vou deixar entrar lá se você não fizer parte daquilo você pode ter tentado entrar em certos círculos acadêmicos e conseguiu citou a amizade com aquele ou aquela pessoa não te colocar na roda às vezes se sente pequeno por muito menos a ver se não te colocar no grupo do sap sap e você tá mal já meu deus me excluíram né você vê a foto no histórico do instagram íthala aquelas 67 pessoas da igreja lá comendo e tô em
casa e me chamou mé e você tá lá pra baixo lamber as feridas porque você foi excluído do grupo mas você é convidado mas você é convidado para entrar no salão real do rei do universo você é convidado para participar de um ambiente de um lugar que todos os reis que todos os líderes que todos os ricos que todos os milionários que todos os donos que todos poderosos sonhariam estar e só entraram se estiverem debaixo da intercessão do grande sobre o sacerdote nós fomos convidados para algo muito mais importante que qualquer cúpula é importante essa
terra você é convidado para estar do lado do rei você é convidado pra está perto do trono do senhor do universo não por causa dos seus méritos mas porque nós nos aproximaremos daquele que vai nos ver e dizer esse é meu eu morri por isso durante a tentação do pecado a gente tem que parar de fugir de deus fugir pra deus nós temos que parar de ficar com auto comiseração entender que nós já somos chamados e recebidos por aquele que importa pararmos de vivermos emocionalmente frágeis porque o mundo não dá aquilo que eu queria que
o mundo me 10 que as pessoas não correspondem ao sentimento que eu queria que as pessoas respondessem por que as pessoas não suprem vontades e necessidades que eu mesmo inventei uma procuração e entender que nós já temos tudo o que é de que nós precisamos que nós já temos tudo que no fim das contas importa nós temos a intercessão do grande sumo sacerdote se temos isso meus irmãos o que é que falta o que é que falta nós precisamos estar a aproximar aproximando os do grande trono da graça nós temos que todos os dias está
indo em direção a esse trono de graça porque o texto diz que quando se nos aproximarmos desse trono nos encontramos duas coisas primeiro nos encontramos misericórdia próximos no trono da graça e lá a gente encontra esta misericórdia ele não nos dá aquilo de mau que a gente merece é isso que você recebe quando se aproxima de deus quando você se aproxima de deus com confiança e guardando a sua confissão nesse grande sumo sacerdote ou seja criando em cristo jesus o que você vai encontrar é deus não te dando o mal que você merece isso é
um absurdo porque o nosso pecado merece punição eo nosso pecado foi punido em cristo jesus aquele que intercede por nós é aquele que sofreu no nosso lugar a gente colocou ele na dificuldade nós estávamos lá matando cristo jesus foi o nosso pecado que fez ele morrer e ele não se vinga de nós pelo ele coloca diante do pai pedindo para que nós não perdoamos pedindo para que o país seja misericordioso conosco e transmitindo para nós a capacidade de ser perdoado por deus nós encontramos misericórdia é isso você sente quando se aproxima de deus ou se
ainda vive a religião de medo você ainda vive uma religião onde você acredita que quando você chega perto de deus por causa do seu pecado você vai ser excluído ele vai jogar na cara ele vai te humilhar ele vai rejeitar e você não consegue parar você não consegue procurá lo você não consegue confessar os seus erros porque se você contar você sente que um deus mal pesar a mão sobre a sua cabeça o texto diz que quando guardamos a confissão nesses um sacerdote e nos aproximarmos do trono da graça o que deus nos dá é
misericórdia de deus é misericordioso corre pra deus não corre de deus corre para o senhor não do senhor quando você pega quando você está frágil quando você está sendo confrontado com as suas próprias fraquezas é em deus que você encontra misericórdia não é mais pecado não é no mundo não é fugindo não largando a igreja na em alta de fechamento é unicamente correndo para o trono da graça porque no trono da graça que a bunda misericórdia de graça nós temos de córnea e graça para a ajuda temos um deus que não só nos perdoa nos
limpa não leva em conta mas temos um deus que socorre que dar uma graça que nós não merecemos um favor que não é pelo nosso mérito que nos ajuda a deus não só de estudo bem deixa pra lá deus se transforma e dá força para ser outra pessoa que dá força para mudar ele não simplesmente perdoa o pecado ele te ajuda a abandonar o pecado não existe na cruz e no trono da graça apenas força para o perdão à força para a mudança a força da transformação a força pra você abandonar os velhos hábitos pecaminosos
que você carrega por anos a força para transformar o coração em áreas que você imagina que já são inescapáveis a a espada da palavra vai lá dentro e transforma tudo porque do trono da graça é mandar força pra ajuda você quer vencer o pecado não é pra deus você corre você quer vencer os maus hábitos é pra deus você vai às vezes a gente acha muito tempo tentando ensinar as pessoas a se cercarem de meios para não pecar em ocara de problema com grafia a instalar um aplicativo que proíbe de entrar em site não pode
a pessoa tem problemas em gastar demais é muito gananciosa a gente ajuda a usar o aplicativo planilha para ver se ajuda nos gastos e tudo isso é útil é fundamental é bom demais o problema é que antes de qualquer coisa é preciso existir uma aproximação do trono da graça não adianta se cercar de ferramentas e instrumentos para vencer o pecado se você não se aproximar com toda a sua força daquele trono de onde emana ajuda você pode procurar o pastor pode procurar terapia você vai procurar remédio você pode procurar o conselho vai procurar alguém que
te deu uma força pode trocar o que for se você não se aproximar do trono da graça você vai perder o local de onde emana a verdadeira ajuda transformadora de deus é do trono da graça que vem força para sua mudança é do turno noturno da graça que você encontra força da misericórdia é no trono da graça que você é mudado em tempo oportuno diz sempre em tempo oportuno o tempo oportuno de deus às vezes é diferente do nosso mas é um tempo sempre presente é quando você mais precisa que deus está lá é quando
você vê mais necessidade que deus está lá é quando você tiver mais mais afundado no pecado quando você tiver mais precisam de força que jesus terá força para dar o que é que você está esperando para se aproximar de deus o que é que você está esperando pra desistir de lutar sozinho pra começar a lutar a guerra de deus quando o que está esperando para abandonar os outros mediadores para abandonar as idéias que pode ter aprendido na sua vida você precisa de ajuda e de outras mediações de um sacerdote de um profeta de um santo
josé de voto e que isso vai ser o caminho pelo qual deus vai ajudar me perdoar deve estar preciso esperando pra entender que você não precisa de vergonha de culpa que não é a vergonha que vai perdoar que é o sentimento de culpa pelo jeito que você viveu a sua vida que vai fazer deus olha pra você um pouco mais de pena o que é que você está esperando pra entender que a sua vida as coisas que você viveu o sofrimento você recebeu a as desgraças recaíram sobre você os seus maus hábitos seus maus comportamentos
na sua vida não definem o seu relacionamento com deus mas que agora o seu relacionamento com deus é definido por aquilo que jesus fez e pelo fato de que está intercedendo por você todo dia o que falta para a gente entender que a gente não precisa da ritualística do antigo testamento mais que não precisa mais da serem pressionados pela ritualística do catolicismo do anglicanismo da chamada sites das igrejas que tem todo aquele ritual bonito e rituais de purificação e que isso é inútil fazer você mais próximo de deus e que vai trazer você pra perto
de deus é o fato de que há um cristo que está lá que esteve aqui que nos leva para perto dele
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