nesta aula estudaremos alguns aspectos da hermenêutica filosófica teoria desenvolvida por hans georg gadamer a partir das bases da fenomenologia dentre os aspectos presentes na hermenêutica filosófica nos ocuparemos com mais ênfase com a concepção de linguagem comecemos por uma breve apresentação do autor hans georg gadamer foi um dos pensadores mais longevo da história da filosofia nasceu no ano de 1900 em marburgo na alemanha faleceu com 102 anos de idade em 2002 em ray da américa até o final de sua vida manteve se intelectualmente ativo sua formação acadêmica e concluir seus estudos em filosofia e em filologia
seu ingresso na carreira docente se da inicialmente como filólogo clássico mais tarde virá também o reconhecimento pela relevância filosófica de suas pesquisas o que o consagrará como um dos mais importantes filósofos da contemporaneidade gadamer atuou em diferentes universidades alemãs alcançando o ápice de sua carreira e haydn albergue onde aposentou se e tornou se professor emérito em 1968 depois disso gaga amy faz diversas viagens aos estados unidos deixando influências muito expressivas sobretudo no boston college em 1960 gabiru publica a obra que eu escreveria definitivamente no campo filosófico right um do método em português traduzida por verdade
e método gadamer desenvolve um modo de fazer filosofia que já havia sido previamente elaborado por rhayner a hermenêutica filosófica rider lançou as bases dessa teoria nós foi ghada amer quem de fato a desenvolveu a palavra hermenêutica é mais conhecida por sua referência como método isso se deve sobretudo ao trabalho de shula em maca que estabeleceu a teoria da hermenêutica geral depois reconhecida como membro do próprio das ciências humanas por dilton porém para ghada amer a hermenêutica não é pensada como método diferentemente de uma teoria do método gadamer pincele neurótica como um monte de racionalidade estruturado
a partir da linguagem e que descreve as condições da compreensão para chegarmos a ideia de linguagem e de compreensão tal como gado - concebe falarei primeiro sobre o conceito de jogo quando eu falar em jogo não estarei me referindo a esse ou aquele jogo em particular mas trata se de um conceito que reúne o que é comum tanto jogos de tabuleiro jogos esportivos em equipes e jogos lúdicos de crianças e até mesmo jogos em que um só indivíduo executa do mesmo modo o conceito abarca o que é comum tanto jogos competitivos quanto jogos não competitivos
o conceito de jogo é decisivo em gado para demarcar o seu afastamento da filosofia da consciência portanto a partir do jogo gadamer justifica a sua renúncia a uma filosofia fundamentada na idéia de um sujeito que se auto determina pela consciência não sem razão o autor escreve que o verdadeiro sujeito do jogo não é o jogador mas o próprio jogo assim é com a linguagem o sujeito de uma conversação não é cada um dos que dela participa mas é o próprio diálogo instituído desse modo ghada amer opera um giro similar ao dívida está retira a primazia
da consciência e orienta sua filosofia a partir do que está entre os sujeitos a linguagem a subjetividade o eu deixe de ser determinante para que a intersubjetividade portanto a relação passa a ocupar o ponto central nessa teoria filosófica desse modo a estrutura do jogo indica a própria estrutura da linguagem observe o percurso que estamos fazendo aqui a partir da hermenêutica filosófica de gado o conceito de jogo é estruturante ao seu pensamento ea partir dele o autor desenvolver a outros aspectos do seu pensamento um dos desenvolvimentos a partir do jogo refere se à linguagem portanto não
se trata de qualquer modo de conceber a linguagem mas trata se da linguagem elaborada a partir da estrutura do jogo com isso perde importância às técnicas de domínio formal da linguagem também não será determinante a busca de significados universais na linguagem a estrutura de jogo nos remete a linguagem da conversação que toma sentido na história e no contexto em que se efetiva importa portanto a linguagem como acontecimento histórico como existência temporal para gadamer não há significados definitivos que possam uma vez serem apreendidos na consciência e assim serem universalmente validados todo o conteúdo da linguagem toma
forma na relação inter subjetiva daqueles que participam do jogo lingüístico numa conversação não há um que detenham significado que possa de algum modo transmiti lo a outros mas assim como no jogo em que o sujeito não é cada um dos participantes e sim o próprio jogo também de uma conversação o sentido elaborado na experiência lingüística que ali se desenvolve não há significado já dado mas trata-se de sentido a ser construído na linguagem para gadamer essa idéia de sentido construindo na linguagem toma o conceito de ontologia ontologia nesse contexto é aquilo que toma sentido está aí
presente a ideia de ser de rhayner a realidade não é um dado objetivo mas é aquilo que toma sentido na linguagem portanto o mundo é linguagem ou ainda a linguagem cria mundo o ser é o que toma sentido face realidade e cria mundo a partir da linguagem nesse contexto argumentativo é que gadamer afirma o ser que pode ser compreendido é linguagem observe que compreensão não é o mesmo que o entendimento enquanto o entendimento refere se ao que o sujeito é capaz de apreender pela consciência a compreensão não é captada pelo seu jeito mas é aquilo
que toma sentido intersubjetivamente no jogo lingüístico a compreensão portanto não têm significados fixos e não indica dados objetivos por isso a compreensão não resulta de métodos e técnicas que garantam resultados mas ela é apenas uma possibilidade não uma necessidade que se efetiva nos contextos inter subjetivos da linguagem não será difícil p saber que em ter meu de que a filosófica de gadamer ea filosofia da linguagem de vida e está em alguns pontos de aproximação ambos os autores afastam se das teorias da consciência e refutam a concepção moderna de subjetividade com gadamer e convívio está em
portanto ganha especial importância o caráter pragmático da linguagem ou seja a linguagem cria sentidos no seu próprio acontecimento lingüístico dada essa importância da linguagem o foco não mais estará no sujeito mas sim na intersubjetividade isso quer dizer não é cada consciência que determina um conteúdo como verdadeiro assim como também não há uma universalidade em si mas são os contextos lingüísticos que possibilitam a construção de algo como verdadeiro é muito importante ter claro que é que estamos fazendo um estudo apenas de apresentação geral então não será prudente já derivar muito juízo de valor sobre as implicações
dessas idéias com esses autores de modo algum se poderá deus dobrar por exemplo que toda a verdade é igual a qualquer outra ou que não a verdade ao contrário do conjunto de suas teorias percebe se que esses autores apresentam critérios bastante rigorosos para que se possa justificar num contexto lingüístico aquilo que será aceito como verdadeiro portanto isso nada tem a ver com preferência da maioria e menos ainda se refere a qualquer retórica de convencimento pois bem com uma introdução à linguagem da hermenêutica filosófica de gadamer pretendeu se ampliar o espectro de compreensibilidade sobre o modo
como a contemporaneidade irá operar com a crise da subjetividade moderna esse deslocamento da consciência para a linguagem da subjetividade para intersubjetividade é muito importante para compreendermos os desafios contemporâneos das ciências da política da educação e dos fenômenos sociais em geral por isso para além dessa breve introdução recomendo que se avance para estudos de aprofundamento