Por que nosso PUM NÃO FEDE pra GENTE? Iberê Responde

772.24k views3804 WordsCopy TextShare
Manual do Mundo
Será que o cheiro do pum é o mesmo para quem solta e quem só cheira? Por exemplo, quem solta o pum j...
Video Transcript:
Alguém poderia me dizer se o peido que sentimos  o cheiro é o mesmo cheiro para quem peida e para quem é peidado? Por exemplo, quem peida está  acostumado com a sua própria fragrância e pode não saber o quão doloroso esse mesmo peido pode ser  para terceiros. Pergunta muito boa do Cid do Não Salvo.
Como é a melhor pergunta de todas, vai ficar  por último. É lógico! Thales: Iberê, sempre tive essa dúvida.
Por que as pessoas fazem perguntas aqui  no canal em vez de procurar no Google? Acho que tem dois motivos. Primeiro que eu imagino que as  pessoas gostem do meu jeito de explicar, porque se você procurar no Google, tem uma série de coisas  que você não vai encontrar resposta, que você vai achar uma resposta complicada ou achar uma  resposta bem burocrática, meio chata.
E eu tenho, me esforço muito para que as coisas aqui fiquem  divertidas e fáceis de entender. Mas o segundo motivo que é para quem assiste tem várias dúvidas  que a galera bota aqui que nunca iam passar pela nossa cabeça, tipo a próxima pergunta. Olha só!
Iberê, é verdade ou é fake que no Burj Khalifa, o prédio mais alto do mundo, é possível viu o pôr do sol duas vezes e um só dia? Você observa do térreo e depois sobe de elevador até o topo e consegue ver o pôr do sol novamente devido à altura do prédio e a inclinação da Terra. Desvenda essa para nós.
Alan, é fácil de ser verdade. O Burj Khalifa fica em Dubai, nos Emirados Árabes, tem 828 m de altura. É fácil que o Sol se põe atrás de uma montanha, você está ali no chão, se você subir um pouco você volta ver o Sol.
É, eu nem procurei se isso acontece no prédio ou não porque a gente já viu isso usando o drone do Manual do Mundo. Pois é, aquele drone que morreu afogado quando a gente fez o barco de colchão inflável. O drone caiu na água.
Misericórdia! Se você estivesse num lugar aberto, que não é cidade, nem aeroporto, nem nada, ele conseguia subir até 500 m e uma vez a gente estava lá na fábrica de baterias, quando a gente fez um Boravê, o Sol já tinha se posto, a gente já tinha visto o pôr do sol na hora em que a gente levantou o drone, e nem foi tão alto, deve ser sei lá uns 100 metros, deu para do pôr do sol uma segunda vez. Hoje as dúvidas estão muito legais.
Olha, do fundo do meu coração, eu selecionei 90 e eu só vou conseguir responder umas 15. Mas eu guardei aquelas outras porque eu ainda quero responder. Por que em várias línguas essa fruta chama fruta da paixão, em inglês é passion fruit, e em português se chama maracujá?
Primeira coisa, você bota essa fruta no Google e você vai ver que o gênero dela, né, quando você lê o nome da espécie inteira, primeiro vem o gênero, é passiflora, ou seja, a flor da paixão. E aí, a gente já começa a ter uma dica da resposta, né? É a flor ou é o fruto da paixão?
Uma coisa interessante é que paixão vem do latim e significa, mais ou menos, sofrimento. Pois é, é uma coisa que se associa logo uma coisa boa, mas paixão a gente sabe que é um pouco de sofrimento também. Ou, talvez, bastante sofrimento, porque essa paixão do maracujá é a Paixão de Cristo,  que é um trecho da história de Jesus Cristo em que ele é condenado e, aí, é colocado aquela coroa de espinhos na cabeça dele, é torturado e depois crucificado.
Isso é a Paixão de  Cristo. Então, muitas pessoas associam a flor do maracujá, que é muito bonita, a essa história da Paixão de Cristo. Então, uma parte é o sangue de Cristo, outra parte é um martelo que foi usado para pregar na cruz, outra parte são os pregos e tudo mais.
Cada partezinha tem uma simbologia especial e é por isso que ela se chama Passiflora e algumas pessoas chamam de fruto da Paixão imaginando que  é um fruto que deixa as pessoas apaixonadas e coisas assim, mas não tem nada a ver. Futbagre: Iberê, se eu pisar no acelerador e no freio ao mesmo tempo, o carro tira print? Olha, é muito possível que nesse momento o carro imprima na sua testa o logotipo que tá no volante.
Pimpao Vieira, membro do canal. Já tem até um símbolo de célula que faz tempo que ele é membro. Eu garanto sempre que pelo menos uma pergunta dos membros vai aparecer aqui.
Por que sempre achamos que a casa do vizinho é melhor que a nossa? Tem um ditado que diz que a grama do vizinho é sempre mais verde, porque a gente se acostuma com coisa boa muito fácil. Então, mesmo que você more numa casona bem legal, não sei o que, cheio de coisa, e aí, quando você vai na casa do vizinho, você vê, sei lá, uma árvore bonita e fica pensando "ai, como essa casa aqui é mais legal do que a minha", porque na sua você vai pensar na manutenção que você tem que dar na casa, nas coisas que quebra, na goteira que está acontecendo lá e esquece de olhar de um jeito mais global, de um jeito como se fosse alguém de fora.
Então, a gente acostuma fácil com as coisas boas e a gente se incomoda muito com as coisas ruins, que é uma coisa que inclusive acontece aqui no YouTube com a gente que faz vídeos às vezes. Às vezes eu leio os comentários, tem bastante elogio, gente falando que o vídeo é legal, e aí você fica feliz. Aí tem uma pessoa que vai lá "Credo, Iberê, você não tinha nada melhor para postar?
O canal já não é mais a mesma  coisa que era antes, que decadência, não sei o quê". E você fica mal por causa de um comentário no  meio de centenas. Tesla brasileiro, olha o nome.
Iberê, a física quântica é a resposta para resolver qualquer problema relacionado ao presente vivido pela humanidade ou é apenas um novo método de ensinamento avançado sendo imposto por todo um sistema presente nos bastidores? Ou seja, só tem duas opções, né? Ou o negócio é um remédio que vai curar todas as doenças existentes na face da terra ou é uma coisa maligna, sei lá o que, feita nos bastidores para sei lá não sei o quê.
. . O que é física quântica afinal de contas?
Física quântica é uma parte da física que estuda as coisas que  são menores do que um átomo, coisas muito muito pequenas. É só isso. Esse nome, quântica, vem porque quantum é a menor quantidade de energia que a gente consegue medir, ou seja, são medidas que são feitas  lá dentro das partículas que estão dentro do átomo, que, inclusive, antigamente a gente achava que era  menor partícula, hoje a gente sabe que já não é.
Resumindo, física quântica não vai resolver todos os problemas da humanidade, a gente tenta descobrir melhor como as coisas funcionam usando a física quântica, mas não é remédio universal para nada. E, ao mesmo tempo, não tem nada de ciência oculta. .
.  sei lá o quê. E mais, se você ver algum produto que fala que tem um efeito quântico, sei lá, da física quântica, desconfia, tá?
Porque, geralmente, só está usando esse nome aí para parecer que é alguma coisa de outro nível. Iberê, existe uma massa que chama Iberê também. É essa aqui, no caso.
Então, sua mãe se inspirou em uma massa ou em outra coisa? Explica para nós. Olha, lá em casa são três irmãos, e todos  os pais tem alguma mania na hora de dar o nome dos filhos.
Lá em casa, foi dar nome indígenas. Então eu sou Iberê, o irmão do meio é Cauê e minha irmã mais nova chama Iara. E aí, eu mandei um WhatsApp pro meu pai perguntando "e aí, pai, é da massa plástica que veio o nome?
" Daí meu pai respondeu aqui "não, conheci esse nome de pessoas mesmo ou de artistas, como Iberê Camargo, é um pintor muito famoso lá do Rio Grande do Sul, ou personagens como o Iberê da Ópera de Carlos Gomes. Eu estava procurando nomes indígenas, não foi da massa, não". Uma observação.
Hoje, Cauê também é nome de cimento, e Iara é de sabonete. TheTone: Chocolate 100% cacau é cacau ou é chocolate? Eu acho que é cacau e chocolate.
Vamos lá, o chocolate mais comum que a gente come no dia a dia aí tal é o chocolate ao leite. O que vai nesse chocolate? Basicamente, cacau, leite e açúcar.
A proporção de cacau nisso, que vai uma massa de cacau lá e manteiga de cacau, ela, geralmente, vai ser menor de 50% no chocolate ao  leite. Então, é um pouco de cacau com açúcar e leite. Os chocolates mais chiques eles costumam ter mais cacau, ele fica um pouco mais amargo e, conforme mais você vai tirando o açúcar e o leite, mais o chocolate vai ficando amargo até você chegar no chocolate que é 100% cacau, que é, praticamente, só cacau.
Claro que aí vai surgir essa sua dúvida filosófica, né? Se é 100% cacau, por que ele não chama só de cacau em vez de chamar de chocolate? Porque, para fazer o chocolate, o cacau passa por um  monte de transformações, ele vai ser fermentado, torrado, moído e tudo mais.
É mesma coisa de você fazer  uma bolacha só com farinha de trigo e água, o que é possível, e querer chamar aquilo de farinha de  trigo. Augscar, que deve ser de Augusto César, provavelmente: Qual o método de estudo para provas você utilizava quando era aluno? É uma coisa bem simples, eu sentava na cadeira, abria o livro e  estudava.
Falando sério, era praticamente isso. Eu tive que estudar muito para passar no vestibular, não tive ensino médio muito bom, depois queria entrar na USP, eu fiz jornalismo na USP, e aí tive que  ralar muito para conseguir passar na Fuvest, que é o vestibular da USP. Mas eu me fechava no quarto e ficava estudando.
Uma coisa que me ajudava muito é que eu ia fazendo um resuminho, um esqueminha numa folha sempre que eu estava estudando, fazia uma coisa muito bem feita e guardava aquela folha. Fazer essa folha ajuda você traduzir as coisas que você está estudando para uma coisa um pouco mais simples, mais fácil para você mesmo entender. Mas para mim era até outra coisa, isso me ajudava a me concentrar, e essa talvez seja a parte mais difícil hoje em dia, porque isso aqui não existia, eu não tinha nenhuma distração no momento que eu tava estudando.
Eu fechava a porta do quarto e o meu  mundo era ali, então se você me permitir dar uma dica, eu diria desliga o celular na hora de estudar.  Desliga mesmo, não é não é deixar ele do lado, porque daí ele vai fazer ZZZ, você vai querer olhar o celular. Desliga e enfia numa gaveta, coloca no outro cômodo, e aí, você estuda numa boa.
Por que quando acabamos de fechar a porta da geladeira é muito difícil de abrir? Essa é bacana. Quando você esfria o ar, ele se contrai, ele diminui, ele ocupa menos espaço.
Então, no momento que você abre a porta da geladeira, entra ar mais quente lá dentro, quando você fecha, aquele ar que está lá dentro começa a encolher. Isso vai gerar um pouco de vácuo lá dentro da geladeira e aí fica difícil de você puxar. É por isso que você tem dificuldade de puxar logo em seguida.
Se a geladeira for nova, esse efeito é mais forte, primeiro porque a porta está vedando melhor, e, segundo, porque ela gela mais. A pressão que existe dentro da geladeira fica menor do que a pressão de fora, então, a pressão de fora é que está te atrapalhando na hora de abrir. SaintVampire: Iberê, qual a diferença entre de metrô e trem?
Essa é uma dúvida que parece boba, mas não é boba, não. Não é tão simples essa diferença. Não existe uma definição perfeita, mas a palavra metrô já dá para entender um pouco.
Ele vem de metropolitano, então, quer dizer que é um trem que anda dentro de uma metrópole, dentro de uma cidade muito grande, ou de uma junção de várias cidades. E aí, provavelmente, começa que ele vai andar de baixo da terra, porque não dá para você ter muitos trens cruzando no meio de uma metrópole. E eu falo provavelmente, porque existe metrô de superfície.
Várias cidades brasileiras têm, aqui em São Paulo mesmo, na zona leste, a linha vermelha tem um bom trecho dela que é de superfície, que ele está para fora da terra. Pensando que é um trem que vai andar dentro da cidade, isso também significa que as estações do metrô são mais próximas umas das outras para que você possa entrar ou sair do metrô em qualquer lugar da cidade, para que fique fácil de você ir exatamente pro lugar que você quer.  As estações de trem, geralmente, são mais distantes, porque o trem fica fora da cidade, ou no subúrbio, em lugares que tem menos gente morando ou trabalhando.
Geralmente, também, o metrô vai ser mais lento do que o trem,  porque ele tem que percorrer distâncias menores, então, não dá tempo de ele acelerar muito entre  uma estação e outra, enquanto o trem, uma estação está lá a 3 km de distância, ele consegue ganhar velocidade. E além de tudo isso, o metrô geralmente é preparado para receber muita gente, porque a movimentação da metrópole é muito frenética, isso quer dizer que passa um atrás do outro. Tipo, tem um por minuto, você não espera praticamente o metrô, enquanto o trem, às vezes, tem um intervalo ali de 10 minutos entre um e outro.
Mas tudo isso que eu falei começa a ficar meio confuso quando  você tem trens que funcionam mais ou menos como se fossem metrôs. Isso acontece com uma linha  que fica aqui do lado. A gente está aqui do lado da Marginal Pinheiros, em São Paulo, que é um lugar super povoado, passa o trem no meio, as estações são mais ou menos próximas, 1 km deve dar uma da outra, passa bastante trem, você, praticamente, não espera também, enfim.
. . É meio que um metrô-trem, um "tremtô"?
Sei que parece uma pergunta boba. Parou, parou, parou, parou! Pergunta boba é uma coisa que não existe aqui.
Eu aposto, boto minha mão no fogo que você vai fazer uma boa pergunta. Por que não fazem foguetes elétricos como são feitos os carros elétricos? Ótima pergunta.
O carro ele anda empurrando o chão para trás, a gente também anda empurrando o chão para trás. Você empurra o chão para trás, como reação,  o chão te empurra para frente. Se você pensar num navio, também é a mesma coisa.
Um navio empurra a água para trás, como reação, a água empurra o navio pra frente. Avião faz a mesma coisa. O avião empurra o ar para trás, como reação, o ar empurra o avião pra frente.
Agora o foguete ele anda no meio do nada, o que ele vai empurrar para trás? O foguete empurra para trás o próprio combustível, o  próprio gás que ele está gerando aí na queima. E ele queima para sair muito rápido, isso quer dizer que  o foguete empurra o gás para trás, e esse gás empurra o foguete para frente.
E é por isso que a gente não pode usar hélice no foguete, porque ele não teria o que empurrar para trás ali. O foguete tem que perder massa enquanto ele está andando. Iberê, é possível utilizar um extintor de incêndio pra gerar impulso e se locomover no espaço?
Pela resposta anterior, é fácil dizer que  sim. Se você fosse um astronauta com extintor, você conseguiria andar um pouco no espaço. E o bacana do espaço é que não tem resistência do ar, então, uma vez que você dá impulso, você sai andando meio que para sempre.
Se uma planta carnívora comeu outra planta carnívora, ela é canibal ou é vegana? A planta é carnívora. Ela come carne, mas ela comeu outra planta da mesma espécie.
Então, ela é canibal. Mas não vai ser vegana. Seria o equivalente a você ir numa churrascaria e comer um alface.
Você comeu um vegetal, mas isso não te faz vegano. Existe alguma forma de modelar as árvores? Como uma parreira  cresce de acordo com a madeira?
Sim, e é daí que vem aquele ditado talvez que diz "pau que nasce torto nunca se endireita", que quer dizer que se as pessoas nascerem com algum problema, elas nunca vão melhorar, basicamente. Mas eu discordo desse ditado, tá? Mas na Biologia mesmo faz sentido, porque uma vez que você entorte um galho, no momento que ele está nascendo, o tronco vai ser torto que nem aquele galho.
Então, é possível, sim, modelar as árvores, inclusive, as pessoas vendem isso, uma espécie de ficus em que você trança os galhos e vende com uma espécie de um enfeite. O que acontece com os balões de hélio que escapam das festas e vão para o céu? A pergunta de ontem do meu filho Lucas Tuzi.
Lucas, a gente já fez essa experiência. Foi quando o Manual do Mundo completou 5 milhões de inscritos, a gente soltou um balão, só que era um balão bem grande. E o que vai acontecer com ele é que, conforme ele vai subindo, a pressão atmosférica diminui, e o balão incha, ele vai aumentando.
Chega uma hora que ele explode e aí ele cai. Jooj: por que os Kamikazes usavam capacete? Essa pergunta chega toda hora e, para quem não sabe, Kamikazes era um pilotos de avião japoneses na Segunda Guerra Mundial, e eles atacavam os inimigos jogando o próprio avião em cima do navio ou que quer que seja.
E é claro que o piloto não sobrevivia a isso, então era uma coisa muito triste, né? O cara decolava o avião sabendo que ele não ia voltar mais. Mas o capacete no avião não é para proteger de uma queda, porque na queda o capacete não vai adiantar de nada.
E outra coisa, o capacete que eles usavam era um capacete de couro, não era um capacete igual de moto que a gente tem hoje. Esse capacete servia, principalmente, para esquentar a cabeça e para colocar a comunicação aqui no ouvido. Então, é por isso que Kamikaze usava  capacete.
André Moloni, com elétron ali, é membro do canal também. Quem é o pai do bicho da goiaba? Eu estou falando que as perguntas são muito boas, porque eu mesmo nunca parei para pensar em qual é o bicho, né?
Em que se transforma o bicho da goiaba depois. O bicho da goiaba é uma mosca das frutas, é uma mosquinha pequenininha que bota ovo ali, aquele corozinho que a gente come e faz "toc" no dente na hora que você morde. É um filhote da mosca das frutas.
César: por que trio elétrico é movido a óleo diesel? A resposta dessa eu tenho certeza que você não vai nem imaginar. Trio elétrico é um caminhão que uma banda toca em cima e, se você pensar também, não é um trio.
Geralmente tem muito mais gente em  cima do trio elétrico do que um trio. Então, esse nome não tem nada a ver com nada, né? Pensando na história dele, tem sim.
O trio elétrico foi inventado em Salvador na década de 50 por dois músicos que se chamavam Dodô e Osmar. Esses caras tiveram a ideia de pegar um negócio que eles chamavam de pau elétrico, que era um pedaço de braço de violão ligado na eletricidade que fazia som, é mais ou menos um  protótipo de guitarra, e tocar em cima de um carro. Daí que vem o nome elétricom do pau elétrico.
E não  tem nada a ver com a propulsão do veículo. Depois, mais uma pessoa se juntou a essa dupla e aí, sim, você  tem um trio elétrico. Mas vamos lá para a pergunta do Cid Cidoso.
Afinal de contas, por que que o nosso pum é mais cheiroso do que o pum dos outros? Eu pesquisei muito essa resposta e a mais legal que encontrei  foi num canal chamado AsapSCIENCE, que é um canal em inglês que explica coisas desenhando, é muito  bacana. Primeira coisa importante, o cheiro do seu pum é único.
O blend ali de bactérias e comidas que você come faz com que o seu cheiro seja diferente do cheiro das outras pessoas. Então, sim, o cheiro do seu pum é diferente do das outras pessoas. Segunda coisa, por que que a gente não gosta de cheiro de pum?
É uma proteção que a gente tem contra qualquer coisa estragada, você tem que ter nojo de coisas que então apodrecendo, porque se você comer, você vai passar muito mal. Então, a gente tem nojo de carne podre, peixe podre, fruta podre. .
. Tudo que é podre, mas, ao mesmo tempo, a gente tende a se acostumar ou até gostar de alguns cheiros estranhos que a gente tem. Então, é muito provável que, quando  você vá no banheiro, você está com aquela diarreia explosiva, quem está no banheiro, entra se for  no banheiro público, todo mundo vai sentir aquela bufa horrorosa, e você vai estar lá de boa.
E o pum, que tem um cheiro muito mais leve do que tudo isso, é muito fácil de se acostumar e mais, tem gente que até gosta do cheiro do próprio pum. Mas calma que tem mais um fator ainda, que é o efeito surpresa. Quando você solta o pum, você já sabe que vai demorar ali um, dois, três, cinco segundos para aquela bufa se espalhar pelo ambiente, você sabe até quanto tempo vai demorar para chegar na pessoa que está ali a uns 3 metros de distância.
Só que a pessoa não sabe, ela vai ser pega de surpresa e, é claro, que vai ser uma surpresa negativa, o que faz com que, talvez, eu ache esse cheiro pior do que ele realmente é. Vou deixar a indicação de mais uma coisa que foi o próprio Cid que perguntou pra gente. Ele botou um vídeo viral lá e pediu para alguém explicar como funcionava uma espécie de sequência de tijolos em que a pessoa derrubava, como se fosse um dominó, e ela se rearranjava sozinha.
Uma coisa bem estranha, mas é muito legal de ver.
Related Videos
GOLFINHO é DIMINUTIVO do quê? Iberê Responde
20:06
GOLFINHO é DIMINUTIVO do quê? Iberê Responde
Manual do Mundo
1,662,362 views
METEORO ELIMINOU 100% dos DINOSSAUROS? Iberê responde!
17:09
METEORO ELIMINOU 100% dos DINOSSAUROS? Ibe...
Manual do Mundo
793,436 views
BALA VOLTA se ATIRAR pra CIMA? Iberê responde!
23:51
BALA VOLTA se ATIRAR pra CIMA? Iberê respo...
Manual do Mundo
1,676,215 views
Como tornar MARTE habitável? Com Iberê e Castanhari
17:14
Como tornar MARTE habitável? Com Iberê e C...
Canal Nostalgia
6,052,089 views
Por que DIAS da SEMANA ACABAM em FEIRA? Iberê responde!
15:59
Por que DIAS da SEMANA ACABAM em FEIRA? Ib...
Manual do Mundo
2,225,192 views
PUM FEDE MAIS no BANHO? Iberê responde!
15:03
PUM FEDE MAIS no BANHO? Iberê responde!
Manual do Mundo
746,437 views
Why is this number everywhere?
23:51
Why is this number everywhere?
Veritasium
8,523,766 views
10 animais que VOCÊ CONFUNDE sem saber
10:09
10 animais que VOCÊ CONFUNDE sem saber
Manual do Mundo
1,727,660 views
Can you actually smell metal?
31:09
Can you actually smell metal?
NileRed
6,469,539 views
The Groundbreaking Cancer Expert: (New Research) "This Common Food Is Making Cancer Worse!"
1:37:34
The Groundbreaking Cancer Expert: (New Res...
The Diary Of A CEO
3,059,797 views
Só dormia 50 minutos | Amyr Kink | Cortes do Manual do Mundo
8:38
Só dormia 50 minutos | Amyr Kink | Cortes ...
Cortes do Manual do Mundo
85,453 views
Iberê responde comentários: RECORDE MUNDIAL de Pasta de Dente de Elefante
29:02
Iberê responde comentários: RECORDE MUNDIA...
Manual do Mundo
1,859,659 views
Bandeira na Lua: dá para ver da Terra? Iberê responde!
25:05
Bandeira na Lua: dá para ver da Terra? Ibe...
Manual do Mundo
2,128,234 views
How do Graphics Cards Work?  Exploring GPU Architecture
28:30
How do Graphics Cards Work? Exploring GPU...
Branch Education
1,381,227 views
Your dishwasher is better than you think (tips, tricks, and how they work)
27:47
Your dishwasher is better than you think (...
Technology Connections
3,862,224 views
Linguist Answers Word Origin Questions | Tech Support | WIRED
24:30
Linguist Answers Word Origin Questions | T...
WIRED
884,075 views
Por que W chama DÁBLIO? Iberê responde!
16:13
Por que W chama DÁBLIO? Iberê responde!
Manual do Mundo
1,464,508 views
Existe CÂNCER no CORAÇÃO? Iberê responde!
20:33
Existe CÂNCER no CORAÇÃO? Iberê responde!
Manual do Mundo
897,375 views
Nature's Incredible ROTATING MOTOR (It’s Electric!) - Smarter Every Day 300
29:37
Nature's Incredible ROTATING MOTOR (It’s E...
SmarterEveryDay
3,077,058 views
A.I. ‐ Humanity's Final Invention?
16:43
A.I. ‐ Humanity's Final Invention?
Kurzgesagt – In a Nutshell
6,060,755 views
Copyright © 2024. Made with ♥ in London by YTScribe.com