Shalom Shalom la tov Boa noite a todos com a benção de aen começamos mais um programa rti shuva apresentado por mim Gabriel e pelo Ravi da nossa sinagoga Ravi iosef hoje com um tema muito especial abordaremos um tema que foi falado no último programa lei graça parte do então se você está assistindo a gente pela primeira vez pode estar se perguntando se eu assistir o parte dois eu vou conseguir entender tudo que tá sendo fal lado Sim tudo que vai ser falado aqui vai ser de uma maneira didática que você vai conseguir compreender tudo mas
se você deseja assistir o parte um vai est na descrição aqui desse vídeo também o link para que você acesse Depois deste programa O lei e graça parte 1 e antes de iniciarmos o nosso programa queria dar alguns recados rápidos O primeiro é que se você ainda não é inscrito no nosso canal que você se inscreva e Ative o sino das notificações e também que você nos siga no Instagram @bit Shalom underline e no começo do programa vocês viram um vídeo que a nossa sinagoga preparou apresentando o nosso curso tchu Vá então esse curso Ele
foi modelado ele foi feito para você que está iniciando a sua caminhada na T xuá ou até mesmo para você que já está no caminho mas deseja aprofundar os seus conhecimentos então se você tem desejo e quer saber mais sobre este curso o link está na descrição do vídeo também eh Lembrando que o programa rti chuva é uma cortesia da nossa sinagoga então se você deseja colaborar de alguma forma com este projeto os dados também estão na descrição do vídeo Baru rashen acredito que os recados foram dados podemos dar início ao programa de hoje Shalom
Shalom Rabi tudo bem com o senhor Shalom Shalom Gabriel Shalom a todos que estão nos acompanhando é um grande prazer estarmos aqui mais uma noite para é uma noite de muito aprofundado nos estudos programa Hoje tá maravilhoso e eu sei que vai ser enriquecedor para todos nós Baru R bom Rabim Então como foi dito No começo eu falei que a gente ia dar continuidade no tema lei e graça só que só para contextualizar o pessoal que tá chegando agora pela primeira vez queria que o senhor explicasse um pouco se a graça substituiu a lei e
se a lei aboliu se a graça aboliu a lei né e qual que é o nosso pensamento judeus que temos o testemunho em yua como masia bom eh para para nós falarmos desse tema é extremamente importante que as pessoas entendam que a forma com a qual eh o judaísmo messiânico entende esse tema lei e graça é um pouco diferente do que as pessoas vão ouvir eh em outras eh Vertentes religiosas tá então aqui é o primeiro ponto o ponto é eh em outras Vertentes religiosas a maior parte delas acredita que você tem a dispensação da
Lei durante um p período E aí tem a vinda do Masi e após a vinda do Masi você inaugura uma nova dispensação que é conhecido como a dispensação da Graça dentro do judaísmo messiânico nós não eh interpretamos ou entendemos os textos bíblicos dessa forma e para nós não existe essas dispensações aonde você vai fatiando a forma com a qual kados Baru ele age para com a humanidade nós acreditamos que eh Deus ele é imutável e a forma com a qual ele age para com a humanidade é a mesma sempre tá então aqui é o primeiro
ponto então nós acreditamos que a graça foi dada lá no Jardim do Éden Ah quando nós voltamos nós vamos aqui fazer né uma retrospectiva e nós voltamos pro problema do pecado nós precisamos entender que o homem foi criado Sem Pecado então Adam richon é ele foi ah criado e colocado no gan Éden Sem Pecado ou seja ele estava em um estado de Inocência e pureza e ali foi colocado dentro do Gan Eden algumas árvores que o homem poderia acessar e uma árvore que o homem não poderia acessar havia uma proibição e AK kados Baru disse
de toda a árvore do Jardim comerás livremente mas da árvore do conhecimento do bem e do mal dela não comerás porque no dia em que dela comer certamente morrerás então aqui nós já vemos um princípio de a lei Torá né ordenança né obrigações eh do homem para com Deus e ele deveria ali através do arbítrio escolher se ele obedeceria ou se ele ah desobedecer nós já sabemos que ele desobedeceu e pela sentença que foi dada porque sempre que você tem uma lei você precisa ter uma sentença para o descumprimento dessa lei e qual era a
sentença que havia sido dada No Dia Em Que dela comerdes certamente morrerás o ponto é qualquer pessoa que examinar o texto sagrado vai ler na genealogia de Adam Ah no cefer berechit no capítulo 5 Gênesis Capítulo 5 vai tá escrito lá que Adão viveu 930 anos então o que que nós percebemos aqui ele não morreu no dia em que ele comeu isso é graça O que é a graça mesmo Adão tendo transgredido uma lei um princípio moral estabelecido por akad Baru mesmo ele tendo transgredido esse mandamento moral ele não morreu naquele momento ele continuou tendo
permissão de viver para que Ele pudesse fazer uma coisa se arrepender fazer chuva v e retornar né para o caminho da Obediência só que a justiça de Deus Ela foi ali eh satisfeita de que forma alguém assume o lugar e recebe a pena ou a a a sentença é dada sobre um substituto e nós acreditamos que esse substituto Ah é um corban é uma oferta que foi feita para a ali aquela oferta receber essa condenação e fazer uma coisa que nós chamamos em língua hebraica de ah eh capar né cobrir cobrir o quê a falha
de Adão para que Adão continuasse vivendo e pudesse fazer chuva e se arrepender ali do seu mau ato ou seja da sua rebelião da sua desobediência então para nós a a a graça de akad baru ela foi dada lá no Paraíso quando Adão desobedece a lei quando ele transgride a lei a graça ali ela foi dada eh Então nós não acreditamos que essa graça foi inaugurada em algum momento no futuro pelo contrário Ela já foi dada à humanidade ali no no ganeden no Paraíso e akadu Baru agora ele vai começar a trabalhar com o homem
vai começar a trabalhar com a Humanidade para que a humanidade possa fazer o quê ter retorno para a kados bararu e para a obediência né e é é importante frisar que uma segunda coisa acontece quando o homem eh transgride essas proibições divinas o que que acontece o mal que era externo que estava fora agora ele vai ser interiorizado então o homem Ele vai ter uma inclinação pro mal nós chamamos isso de yzer hará né uma inclinação pro mal muito maior esse ier hará antes da transgressão ele estava fora do homem agora que o homem transgride
esse eter rará vem para dentro do homem então o homem tem uma inclinação pro mal Ah muito grande e E aí o que que o homem agora precisa fazer através desse processo de teuva e dessa graça que foi dada permitindo que um pecador continue vivendo e possa se arrepender dos seus pecados e fazer chuar fazer esse processo de retorno o homem agora vai ter que lidar com esse ma extinto e aí ele vai precisar dominar esse yer hará que é essa inclinação pro mal e ele vai precisar eh is incentivar o yser tou que é
a inclinação pro bem e aí o homem vai ter que trabalhar agora com essas inclinações que ele tem fazendo as suas escolhas então todas as pessoas que estão aqui todas as pessoas que nascem todas as pessoas que vêm para cá elas vêm com uma missão a missão é fazer as escolhas corretas fazer as escolhas certas eh fazer essa tchua fazer esse retorno não é então ela vai ter que escolher se inclinar pro que é bom e se afastar do que é mau Esse é o processo pelo qual a as pessoas agora Os descendentes de Adam
eles vão passar então é muito importante nessa introdução que as pessoas entendam que nós não fazemos essa separação entre lei e graça para nós dentro do judaísmo messiânico A Lei e a Graça caminham juntas desde o princípio e a graça só é necessária e eu preciso que todos entendam isso só é necessário graça aonde há transgressão da Lei onde a obediência da Lei não necessitaria de graça então a graça só se fez necessária por causa da transgressão da lei porque o homem eh transgrediu um princípio moral estabelecido por akad Baru então daí por diante akad
Baru precisa conceder graça para que esse transgressor para que esse desobediente no caso a humanidade possa eh ser redimido né através da Graça que foi dada lá no Paraíso e como que nós sabemos disso se você lê o texto já no cefer berechit no Capítulo ah de número quatro nós vamos ver que que os dois filhos de Adão eles fazem ofertas a a kados Baru diz que Caim e Caim e Abel eles vão fazer oferta a um tempo determinado né ao cabo de dias tá escrito assim na sua tradução ao cabo de dias ou seja
a um tempo determinado eles vão trazer uma oferta para kados Baru Aí eu pergunto por que dessa oferta Por que que eles estão trazendo uma oferta Qual o propósito e o sentido dessa oferta o propósito dessa oferta é eles estão praticando uma lei cerimonial que foi estabelecida por akad Baru para a humanidade e toda sua descendência do que consiste essa lei cerimonial essa lei cerimonial é a forma com a qual o homem vai lidar com esse problema chamado pecado e o que é pecado transgressão da lei transgressão de um preceito estabelecido por Deus né então
tem um preceito estabelecido por Deus né E aí o homem transgride e essa transgressão é o pecado então agora nós vamos ver que a humanidade Os descendentes de Adão eles vão precisar eh estar debaixo dessas leis cerimoniais para que esse pecado seja coberto não é essa cobertura eh eh como se fosse ali a a a algo que vai fazer com que o homem possa continuar vivendo mesmo sendo alguém que transgrediu para que em algum momento né esse problema chamado pecado seja resolvido de uma vez por todas então Eh para uma introdução seria isso Gabriel bar
rachen então a gente conseguiu entender que a Lei e a Graça sempre caminharam juntas né Eh o senhor falou sobre lei cerimonial Eu acredito que a gente até pode trazer uma pergunta que foi feita no Instagram no Instagram não perdão no YouTube no primeiro vídeo de lei graça eu vou ler e do rosivan Ramos exatamente como ele escreveu então se rosivan você tiver assistindo a gente né sua resposta tá sendo falada aqui agora ele escreveu dessa forma Shalom Rabi yosef falando de lei cerimonial quando o cordeiro morre para vestir Adão e Eva Aqui começa a
lei cerimonial Porém esse Cordeiro aponta para a morte de yeshua que estava no futuro quando Yeshua de fato morre a lei cerimonial em Yeshua se torna eterna a morte de yeshua é a garantia das promessas da Nova Aliança no seu reino perfeito e uma ótima pergunta e esse é o ponto que as pessoas não têm muitas vezes as pessoas elas nos indagam né e trazem argumentos sem entender muitas vezes nem os argumentos que elas estão trazendo perfeito a lei cerimonial ela se torna eterna quando Yeshua ele eterniza esse corban essa oferta através daquilo que ele
fez e o livro de Hebreus vai tratar disso né então quando você vai ler a a carta aos hebreus ela vai tratar exatamente da transição dessa aliança cerimonial para Uma Aliança Eterna para uma aliança perfeita eh e e o grande ponto é o sacerdócio Não é ele é passado de geração em geração e você precisa entender quero que todos que me Ouçam agora que me ouvem Ouçam o que eu vou dizer o sacerdócio não foi inaugurado a em Levi com aharon as pessoas acham que o sacerdócio começa ali mas se você olhar o próprio cfer
berechit vai dizer que existe alguém chamado malkit sedec melquisedec na tradução que ele era rei de Salém e era sacerdote do Deus altíssimo Então como que ele é Sacerdote do Deus altíssimo se ele tá antes não é dos Levitas terem vindo inclusive Hebreus vai tratar disso né para falar do sacerdócio de Maia Hebreus vai trazer essa analogia com o sacerdócio de maqu sedec melquizedec que na tradução é rei de Justiça né o rei justo por quê Porque nós acreditamos que esse sacerdócio ele foi dado para Adam então quando Adam ele faz ali a a transgressão
ele agora vai agir como um sacerdote que vai fazer a a emulação da oferta e Através disso então ele vai trazer capar cobertura então Adão ele é o primeiro sacerdote da humidade e ele vai passar esse sacerdócio paraa sua descendência e nós vamos ver que Caim Abel estão dando continuidade a esse legado o que vai acontecer é que Caim vai fazer da forma errada e não a remissão quando é feito da forma errada e aí vai acontecer a tragédia que todos conhecem o texto bíblico que Caim se volta volta contra o seu irmão Abel e
agora esse sacerdócio é interrompido até que um novo descendente seja levantado e quem é esse novo descendente shete que é traduzido como sete e aí sete vai passar essa esse sacerdócio para Enos e o texto da do do cfer bereschit vai dizer que quando nos dias de henos eh voltou-se a invocar ou passou-se a invocar o nome de hachem Então por quê Porque eles voltaram a estabelecer o culto aonde haveria ali né Essa essa lei cerimonial e sacerdotal vigorando E essas esse sacerdócio ele vai ser passado de geração em geração então e essa geração vai
chegar até noar que é um um um um sacerdote é um corren e noa assim que acaba o dilúvio quando ele desce da arca o que que noa vai fazer né então eu gostaria de ler para que todos possam acompanhar no livro do perit Gênesis no capítulo eh de número oo assim que que que noar eh desce da arca Capítulo 8 verso 20 do livro do Gênesis se o Gabriel poder ler para nós por favor então quem quiser acompanhar Gênesis 820 e edificou Noé Um Altar ao Senhor e tomou de todo o animal limpo e
de toda a ave limpa e ofereceu holocausto sobre o altar Olha que interessante aqui então noar assim que termina o dilúvio ele vai fazer duas coisas primeira coisa que Noah vai fazer ele vai edificar Um Altar não é segunda coisa ele vai pegar de animais limpos e aves limpas e vai fazer uma oferta sobre esse altar Aí eu pergunto para quem tá nos assistindo isso não é lei cerimonial e Lei sacerdotal sendo evidenciado aos nossos olhos aqui no livro do Gênesis então noar ele é um correm ele é um sacerdote não é e agora eh
esse sacerdócio vai ser passado pra próxima geração quem que é a próxima geração que recebe a essa esse esse sacerdócio é o filho chamado shem que é traduzido como sem então na literatura judaica Shen é esse malkit sedek esse melquizedec E aí agora as coisas começam a fazer sentido quando o patriarca Abraão tá voltando daquela guerra Shen ainda é Vivo se você ler na genealogia você vai ver quantos anos shem viveu depois do dilúvio e quantos anos Abraão viveu após o dilúvio e você vai fazer ali a contagem e vai ver que eles viveram na
mesma época não é a longevidade de Shen alcançou dias de avraham avino então quando Abraham tá voltando daquela batalha que ele foi contra quedorlaomer e ele encontra Shen quem é Shen Shen ele é o filho de Noah e ele é Sacerdote do Deus altíssimo porque ele traz esse legado sacerdotal anterior ao dilúvio e ele é o elo que vai unir Uma Geração Ant diluviana e uma geração pós diluviana e agora Shen ele vai passar esse sacerdócio para avraham avino para Abraão nosso pai e então e toda essa tradição oral vai ser passada para Abraham avino
através de malkit sedec que no nosso entendimento na literatura Judaica éem filho de noar e avraham então ele torna-se um sacerdote não é e esse sacerdócio vai ser passado pra próxima geração que é itac filho de avraham e itac vai passar esse sacerdócio para quem Para yacov avino para Jacó o nosso pai e agora Jacó e aí eu preciso que vocês entendam isso Jacó desce para erit Mitra pra terra do Egito e na terra do Egito quando a geração de yacov avino morre quando yosef rsad José o justo morre o que que vai acontecer vai
se levantar um novo Faraó e esse esse novo Faraó ele vai oprimir Os descendentes de Israel né o povo de Israel e uma das opressões que ele vai cometer é ele vai proibir que essa linhagem sacerdotal né E essas ofertas e cerimoniais que eram feitas ele vai proibir que isso aconteça na terra do Egito não é então ele vai proibir que essa Capá seja feita sobre toda a humanidade e como que nós vemos isso nós vemos que quando akad Baru envia mocher Rabino Moisés o nosso mestre para libertar o povo de Israel akad Baru vai
dizer que o motivo pelo qual eles precisam sair da herit Mitra é para que eles celebrem uma festa no deserto e se você ler a história e relatada no cfmot no livro do Êxodo você vai ver que tem a primeira praga a segunda a terceira e acontece a décima Praga e na 10ma praga Acontece uma coisa em toda a terra do Egito o que que acontece em toda a terra do Egito todos os primogênitos morrem então quando é oferecido o corban pessar E é isso que as pessoas não entendem o que é o pessar Né
essa esse pssaro essa Páscoa eu vou usar o termo que todo mundo conhece que aconteceu lá no no Egito no na eretes Mitra na terra do Egito Ah no CF chimot livro do Êxodo capítulo 12 quando acontece a esse pessar o que que acontece Olha só o espírito destruidor desceu sobre a terra do Egito Quem é esse espírito destruidor esse espírito destruidor é o espírito que foi gerado quando Adão pecou e esse espírito ele tem uma legalidade sobre Os descendentes de Adão para seifar para tirar a vida por causa do quê por causa do pecado
por causa dessa transgressão E aí o que que a kados Baru vai fazer ele vai pedir para que os filhos de Israel façam o corban pessar o sacrifício do pessar e quando esse sacrifício do pessar é feito eles vão fazer algumas coisas Primeiro eles vão pegar o sangue daquele sacrifício e vão passar no umbral das portas vão pegar aquele animal vão assar a carne no fogo vão entrar dentro da casa e vão comer aquela carne daquele Cordeiro com eh pães asmos ou seja matzá né pães não fermentados e enquanto eles estão celebrando o pessar o
que que vai acontecer na terra do Egito todas as casas que não estão debaixo dessa capar Essa cobertura espiritual a morte vai entrar dentro daquela casa e o texto vai dizer que em toda a terra do Egito não havia uma casa que não houvesse um morto então o que que nós estamos vendo aqui que quando essa lei cerimonial deixou de ser praticada a morte ela teve uma legalidade muito grande para agir na irit Mitra na terra do Egito e isso ocasionou a libertação dos filhos de Israel e agora o sacerdócio que deveria ser para todos
os primogênitos porque o sacerdócio é dado para o primogênito não é então esse sacerdócio ele seria passado de geração em geração para todo filho primogênito o que vai acontecer é cada primogênito dos filhos de Israel seria um sacerdote mas quando eles estão no ah na peregrinação do deserto vai ter o episódio do bezerro de ouro e por causa desse Episódio A kadoch Baru Agora vai tomar a tribo de Levi porque foi a única tribo que não se envolveu ah nessa questão do bezerro de ouro e os Levitas então eles vão ser tomados como ah sacerdotes
no lugar dos primogênitos e dentre os Levitas a rarom rorem ou seja Arão O sacerdote e agora o sacerdócio ele passa pra linhagem de ararão Agora eu preciso que todo mundo entenda isso quando Hebreus vai falar que o sacerdócio de malti zedec é maior do que o sacerdócio Levítico é disso que ele tá falando porque é anterior não é então é esse sacerdócio ele é anterior porque o que a kados Baru vai fazer com os filhos de Israel é ele vai rasgar o o sacerdócio entregar somente aos Levitas mas o reino vai ser entregue a
Judá não é e no Masi na pessoa do masia nós vamos ter reunido novamente a Plenitude Não é dessa unção sacerdotal aonde masia ele vai ser semelhante a malkit zedec no sentido de que ele vai ser um rei e um rei que é correm um rei sacerdote não é com uma ordem superior à ordem eh levítica porque a ordem levítica ela vem muito posterior Então feito aqui essas primeiras introduções agora a gente caminha para responder eh a pergunta que foi feito aí pela pessoa que nos acompanha na no no canal do YouTube se o sacerdócio
do masia a partir desse momento é eterno então a lei cerimonial também é eterna o que nós temos é a substituição da cerimônia ou da liturgia então eu substituo esse corré que é descendente de Aron por um corré que é descendente de uma ordem anterior que é a ordem de malk sedec melquisedec que é Yeshua e também eu substituo essa oferta que era feita ou seja essa oferta que era feita pelos Ah pelos eh sacerdotes né para para para que a culpa daquele pecado recaísse sobre aquela vítima que era o cordeiro que era ofertado agora
essa culpa recai sobre Yeshua e uma única vez porque esse sacrifício ele é perfeito e tem condições de aperfeiçoar todos os que lhe obedecem e aqui eu gostaria de ler um texto de Hebreus e Capítulo 5 o verso de número no tá no final da página e o que que tá escrito Lê para nós Gabriel por favor e tendo sido aperfeiçoado veio a ser autor de eterna salvação para todos os que lhe obedecem sendo por Deus chamado Sumo Sacerdote segundo a ordem de melquisedec então aqui nós vemos que Hebreus está tratando desses conceitos que eu
trouxe para vocês aqui não é mas são conceitos que pro povo Judeu são muito claros o povo Judeu conhece esses conceitos não é e a maior parte das pessoas desconhecem esses conceitos porque eles não fazem essa junção lá do princípio até o fim como uma única coisa eles fatiar a escritura sagrada separaram a escritura sagrada entre antigo e novo quando na verdade isso não existe não é não existe antigo testamento e não existe Novo Testamento Isso é uma nomenclatura que as sociedades e a teologia sistemática para separar a os livros da escritura sagrada colocando um
título de antigo para que as pessoas não Leiam e colocando um título de novo incentivando que as pessoas Leiam somente o que é novo mas o texto de Hebreus tá dizendo E é muito importante isso aqui tendo sido aperfeiçoado né veio a ser o autor de eterna salvação vírgula para todos que o quê de obedecem então aqui tá o ponto é extremamente necessário obediência não é agora eu pergunto obediência ao quê obediência a quem Qual é o tipo de obediência aí agora você precisa voltar comigo lá no ganeden no Paraíso O que que ocasionou a
queda e a entrada do pecado no mundo e consequentemente a morte a desobediência desobediência Então o que maschia tá vindo fazer aqui é devolver-nos a oportunidade de retificar o erro que o nosso pai Adão cometeu lá no ganeden e nós podemos retificar através da obediência é assim Adão desobedeceu não é e agora nós fomos capacitados nós somos capacitados com ruar hodes com o Espírito do Santo né com o Espírito Santo como é conhecido nas traduções e eu tenho agora a capacidade de obedecer não pelos meus méritos e eu quero que você entenda isso não pelo
os meus próprios atos de Justiça mas nos méritos de Yeshua Hamashia pelos atos de Justiça de yeshua ramia agora o fato de os méritos serem dele e a obediência ter sido perfeita nele significa que daqui por diante eu não preciso obedecer porque ele obedeceu faz sentido isso não faz sentido eu depositar 100% da minha confiança na lei cerimonia que foi cumprida nele e na lei sacerdotal que se cumpre nele e eu deixar de praticar né a obediência a todos os preceitos e ordenanças Morais da Sagrada Torá não faz sentido e aí eu gostaria de ler
com vocês um texto eh de shaul ralia que é conhecido como apóstolo Paulo um homem muito mal interpretado não é o próprio kefa Pedro diz em uma das suas cartas que as cartas que shaul escreveu eram de difícil entendimento e que muitos já naquela época estavam distorcendo as suas palavras imagina 2000 anos depois o quanto de distorção nós não temos nas palavras de sha ralia agora eu queria ler Romanos Não é vamos para Brit rada chá romanos e nós vamos ler alguns textos e feito essa introdução talvez vocês vão ler com uma outra ótica esses
textos romanos o Capítulo de número 2 Capítulo de número 2is vai tá escrito assim no verso de número 13 não é escrito assim por Olha só eu disse que Hebreus diz que veio ser autor de eterna salvação para todos os que lhe obedecem E aí talvez as pessoas vão dizer que não é necessário obediência não é o que a escritura sagrada nos afirma tá escrito aí em Hebreus que você precisa obedecer para que aí sim seja eh operada uma eterna salvação na sua vida agora o que shaul ralia o apóstolo Paulo vai dizer no verso
13 por leia para nós Gabriel por favor porque os que ouvem a lei não são justos diante de Deus mas os que praticam a lei hão de ser justificados agora olha para mim presta atenção como é que você vai dizer para mim que a lei não vale mais e o próprio xau ralia tá dizendo aqui que quem escuta a lei não é justo é justo Quem faz o quê quem pratica quem pratica agora ele vai dizer no verso 14 eu quero que você entenda porque você vai dizer assim ah a lei é só para povo
de Israel somente pro povo Judeu ó o entendimento que xalia tem no verso 14 porque quando os gentios que não tem lei fazem naturalmente as coisas que são da Lei não tendo eles lei para si mesmos são lei olha só ele tá dizendo que os gentios os quais não receberam a Torá no Rar Sinai no Monte Sinai mas fazem naturalmente as coisas que são da lei o que que ele tá querendo dizer verso 15 os quais mostram a obra da Lei escrita nos seus corações testificando Justamente a sua consciência e os seus pensamentos quer acusando-os
quer defendendo-os o que que ele tá dizendo para nós ele tá dizendo que essa lei que a sagrada Torá que foi dada no Rar Sinai no Monte Sinai ela está dentro do coração de todos os seres humanos não é então em Adam essa Torá foi dada e nos descendentes de Adão essa Torá foi dada a Torá está dentro dos nossos corações seja você judeu seja você Gentio a Torá tá dentro dos nossos corações o problema não é a Torá qual é o problema então eu vou dizer para você qual que é o problema o problema
é a carne e oer hará que se opõe à lei O problema não é a lei O problema não é a Torá O problema é que o nosso ier hará ele se opõe à lei e eu vou mostrar isso para vocês no verso Capítulo 3 nós vamos continuar lendo as palavras do xalia e você vai entender e verso 28 vai dizer assim concluímos pois que o homem é justificado pela fé sem as obras da Lei aí você vai dizer assim tá vendo Rabi Ele disse que nós somos justificados pela fé sem as obras da lei
é óbvio que eu sou justificado pela emuná por quê Porque eu já cometi aquela transgressão Inicial então eu já vim com a dívida Eu já entrei devendo e eu preciso então que a fé em Yeshua e em todo esse modelo cerimonial e sacerdotal me aperfeiçoe para que daí para frente eu possa fazer o quê obedecer a lei Mas eu não sou salvo pela obediência porque pela transgressão Inicial Eu seria condenado e a Graça alcançou para que eu pudesse agora ter condições de fazer o quê Te chuva e te chuar em obediência o verso 31 o
que que shaul ralia vai dizer leia para nós por favor anulamos pois a lei pela fé de maneira nenhuma antes estabelecemos a lei ó o que que xa ralia tá dizendo Ele tá dizendo que nós vamos anular a lei por causa da Fé ou seja se a salvação vem pela fé então eu vou anular a lei de maneira nenhuma antes estabelecemos o quê a lei então ele vai dizer que nós estabelecemos a lei pela fé agora e o que é extremamente eh necessário a gente que nós é que o problema o problema eu quero agora
Romanos Capítulo 7 Romanos Capítulo 7 você vai entender Qual é a função da Lei Qual é o propósito da Lei Romanos Capítulo 7 é o verso de número 12 leia para nós Gabriel por favor e assim a lei é santa e o mandamento Santo justo e bom a lei é o qu a lei é santa e mamento Santo e também justo e bom Então olha para mim todas as pessoas que são anti Torá antii que pregam contra a lei vocês estão indo contra o próprio akad Baru E vocês estão indo contra o próprio xa rachal
seus ensinos não é no dia do juízo Tem muita gente que vai falar que fez coisas que shaul ordenou que no dia do juízo ele vai dizer eu não ordenei nada disso vocês que quiseram interpretar dessa forma porque porque eu estou lendo aqui na tradução que qualquer pessoa utiliza a tradução João Ferreira de Almeida fiel tradução paraa língua portuguesa e tá escrito E assim a lei é o quê Santa o mandamento Santo justo e bom então qual é o problema a lei não o problema é você o problema é o yzer hará o problema é
a carne que não é sujeita à lei de Deus e eu vou mostrar isso para vocês o verso de número 14 do mesmo Capítulo diz o que Gabriel porque bem sabemos que a lei é espiritual mas eu sou carnal vendido sob pecado e o verso de número 22 porque segundo o homem interior tenho prazer na lei de Deus mas vejo nos meus membros outra lei e aí você precisa entender que ele tá dizendo que no corpo existe outra lei que batalha contra a lei do meu entendimento e me prende debaixo da lei do Pecado que
está nos meus membros agora você lembra do início que eu disse que o hará a inclinação pro mal que era externa agora foi interiorizada no homem e xa ralia tá dizendo para nós que no nosso corpo essa lei Ela opera ela é forte porque ela inclina a pessoa pra desobediência enquanto a lei a Torá a sagrada Torá diz não adulterarás oá ele inclina a pessoa para Adultério enquanto a sagrada Torá diz não matarás o ier hará inclina a pessoa pro assassinato enquanto a Torá Sagrada Torá diz não roubarás o yer hará e inclina a pessoa
pro roubo é isso que vocês precisam entender que Shao ralia ele tá tratando do que que ele tá tratando da lei da Sagrada Torá e do yer hará que foi gerado por causa do pecado e impele a pessoa paraa desobediência e no capítulo de número oito do próprio livro do Romanos eh eu queria ler aqui o verso de número três para que vocês entendam entendam de uma vez por todas que o problema da Sagrada Torá não é a Torá o problema da Sagrada Torá é a carne que está enferma por causa do pecado da transgressão
desse rará dessa inclinação pro mal então o verso TR diz o qu Gabriel porquanto que era impossível a lei visto como estava enferma pela carne Deus enviando seu filho em semelhança da carne do pecado pelo pecado condenou o pecado na carne Então olha o que que ele tá dizendo aqui para que a justiça da Lei se cumprisse em nós que Não andamos segundo a carne mas segundo o quê o espírito então vocês entendem do que que ele tá tratando que Yeshua quando vem e em carne ele cumpre toda a lei ele está nos capacitando ou
seja desfazendo esse yzer hará que nós tínhamos desfazendo essa inclinação pro mal que nós tínhamos e nos capacitando paraa obediência agora eu quero ler o versículo C eu quero que você acompanha aí e veja o que tá escrito no Versículo 5 porque os que se os que são segundo a carne inclinam-se para as coisas da carne agora faz aqui um parêntese e a inclinação da Carne é o qu gente transgressão de desobediência e pecado então ele tá dizendo os que são segundo a carne inclinam-se para as coisas da Carne mas os que são segundo o
espírito para as coisas do espírito e agora eu faço uma pergunta se a inclinação da Carne é desobediência aos mandamentos de akad baru a inclinação do espírito é o quê obediência é uma sentença simples não é agora verso 6 olha só eu quero que você leia isso na sua Bíblia tá escrito assim porque a inclinação da Carne é o quê morte continue mas a inclinação do espírito é Vida e Paz agora por que que a inclinação da Carne é morte o que que aconteceu com Adam lá no Paraíso por causa da desobediência o que que
entrou no mundo a morte então desobediência a sagrada Torá trouxe morte obediência Sagrada Torá traz vida traz vida e agora olha o verso verso s o que que tá escrito porquanto a inclinação da Carne é inimizade contra Deus pois não é sujeita à lei de Deus nem em verdade o poder ser Olha só mais claro do que isso mais claro do que isso só mesmo a misericórdia a bondade de akad baru para remover a escama dos olhos das pessoas que estão nos assistindo assim como um dia as escamas foram removidas dos olhos de xa ralia
para enxergar a verdade que as escamas caiam dos seus olhos para que vocês enxerguem a verdade xau ralia tá dizendo que a inclinação da Carne é inimizade contra Deus porque não é sujeita a lei então o problema é a lei ou é a carne O problema não é a lei O problema é a carne O problema não é o mandamento que proíbe o roubo o problema é a inclinação da carne que deseja o roubo o problema não é o mandamento que proíbe o adultério O problema é a inclinação da carne que deseja o adultério O
problema não é o não matar O problema é a inclinação da carne que deseja cometer o assassinato então você precisa entender que o problema não é a sagrada Torá O problema é a inclinação da Carne mas para os que estão em Yeshua Hamashia para os que estão em Yeshua ramia Eles não estão mais sujeitos à Carne porque eles andam em espírito eles andam n Rua então Ó o verso 8 diz o quê portanto os que estão na carne não podem agradar a Deus a Deus porque quem anda na carne desobedece agora vós porém não estais
na carne mas no espírito se é que o Espírito de Deus habita em Vós mas se alguém não tem o espírito do machia esse tal não é dele o verso 18 porque se viverdes segundo a carne morrereis e o que é viver segundo a carne em desobediência Sagrada Torá mas se pelo Espírito mortificar mortificardes as obras da carne então vivereis verso 18 tá dizendo isso o verso 13 perdão então o que que nós estamos aprendendo aqui que a capacitação que o ru hodes que o Espírito do Santo nos deu através do que Yeshua fez nos
capacita para obedecer Então você precisa entender que os 10on amentos né as 10 palavras sagradas elas são eternas elas não são e temporais elas são atemporais elas estão fora do tempo continuam por toda a eternidade não é e você precisa debruçar nos textos sagrados e estudar sem esse óculos que Roma colocou na teologia sistemática fazendo com que as pessoas já Leiam olhando esses títulos da escritura sagrada porque esse título não é escritura é o autor que coloca que induz a pessoa ao erro as traduções tendenciosas induzem a pessoa ao erro mas se você lê eu
tô lendo uma bíblia João Ferreira de Almeida eu estou fazendo aqui uma explanação usando a escritura que qualquer pessoa tem disponível não estou lendo nos originais em hebraico e não estou lendo a Brit rada chá nos originais ah tanto em aramaico quanto em grego eu tô lendo uma tradução e com a tradução é perfeitamente possível entender se eu conheci a cultura Judaica se eu conhec a tradição Judaica se eu conhecer os alices da Fé Judaica Eh você precisa entender que shaul ralia disse que os oráculos da palavra de Deus estão com os judeus Romanos 3
qual é pois a vantagem do judeu Qual é a utilidade da circuncisão é uma pergunta e ele vai responder muita em toda maneira porque primeiramente as palavras de Deus lhe foram confiadas Então as palavras de akad baru foram confiadas ao povo Judeu as palavras Dead Baru foram dadas ao povo Judeu os oráculos da palavra de Deus estão com o povo Judeu e especificamente Lógico que eu vou puxar pro meu lado com o judeu messiânico porque o judeu messiânico Ele cumpre o santo Ele cumpre o chamado dos Santos dos Últimos Dias e eu vou mostrar para
você e eu quero ler o livro do Apocalipse não é o livro do apocalipse o verso 14 o Capítulo 14 e o verso 12 eu quero que você acompanhe e veja se você se enquadra dentro desse chamado Não é dessa exigência para Santos então nós estamos sendo chamados para santidade nós somos chamados para ser Santos agora leia para mim Eh o verso 12 Gabriel fazendo a a tradução do nome obviamente Aqui está a paciência dos Santos aqui estão os que guardam os mandamentos de Deus e a fé em Jesus tá então aqui está a paciência
dos Santos aqui estão os que guardam os mandamentos de Deus ué mas se os mandamentos não valem mais não é se O Judeu quando aceita a fé em Yeshua como masia não precisa mais da Sagrada Torá Por que que yohanan tá tendo essa revelação pro fim dos tempos e os santos do fim dos tempos guardam os mandamentos de Deus e Tem o quê a fé em yua a fé em Yeshua Então quem são os Santos dos últimos dias são os judeus messiânicos que continuam com a sagrada Torá continuam ah cumprindo o primeiro mandamento de não
ter outro Deus além de acados baru de não a fazer imagem de escultura de não invocar o nome de acados baru em vão o judeus messiânicos continuam guardando o yon Shabat O Sagrado dia de shabbat que é uma aliança eterna Perpétua pegue a sua Bíblia e leia Diga para mim se Uma Aliança Eterna ela termina não Uma Aliança Eterna não tem fim O Judeu messiânico continua guardando o yon Shabat O Sagrado dia de Shabat O Judeu messiânico honra o pai e a mãe O Judeu messiânico ele não rouba ele não adultera ele não mata ele
não dá falso testemunho e não cobiça O que é do próximo ele cumpre os mandamentos de akad baru e ele ten a emuná a fé plena convicção que Yeshua é masia não é então Eh você precisa entender que nós estamos vivendo esse último tempo esse último chamado E aí eh nós vamos ver também eu gostaria de ler um texto de Apocalipse com você não é Capítulo 12 Apocalipse capítulo 12 e eu quero que vocês vejam em Apocalipse capítulo 12 ah o verso de número 17 Contra quem o dragão vai fazer guerra quem vai ser perseguido
Qual é a característica do povo perseguido no fim dos tempos Olhe comigo verso 17 leia para nós Gabriel por favor e o dragão irou-se contra a mulher e foi fazer Guerra ao remanescente da sua semente os que guardam os mandamentos de Deus e t o testemunho deua hamia Então quem que o dragão vai perseguir hã os anti Torá os que estão na graça e rejeitam os mandamentos de acados baru não nós vemos aqui o texto dizendo Esse é o futuro no tempo futuro que o dragão ele vai fazer guerra quando contra o remanescente da semente
de Israel Quem são os que guardam os mandamentos os mandamentos de Deus e que tem o testemunho de Yeshua Hamashia de que juua é masia doa a quem doer judeu messiânico é a descendência daquilo que foi deixado por Yeshua quando ele teve aqui Yeshua é judeu messiânico kefa Pedro é judeu messiânico shaul ralia é judeu messiânico não é então todos os emissários os shalim né os enviados que é traduzido como Apóstolo são judeus messian e eles foram levar essa verdade do judaismo messiânico para o mundo agora bem verdade é que houve uma deturpação da mensagem
que os nossos irmãos Judeus messiânicos do primeiro século levaram e houve uma deturpação dessa mensagem no século 2 no século 3 você tem ali o primeiro Concílio de niceia pesquise aí no Google e veja Concílio de niceia o que que aconteceu Estão dizendo para você que a querr lá primitiva não guardava xabat vê porque que nos concílios que foram feitos eles proibiram que as pessoas que estavam seguindo Yeshua e não eram judeus Por que que foi proibido de guardar o shabbat se o shabbat já não era mais uma prática por que que eu precisei de
uma lei proibindo Por que que proibiram pesquisa aí por que que proibiram que os não judeus que tinham fé em Yeshua comessem pães ázimos nos festejos judaicos vocês acham que judeus eram esses judeus que não criam Yeshua que comeria pão ázimo junto com um não judeu que Creu em Yeshua quem são esses judeus são judeus messiânicos não é agora fomos perseguidos o dragão fez guerra contra o remanescente dessa semente os que guardam os mandamentos de acados baru e o testemunho de yeshua como o Maia mas nesse último tempo nesse tempo final judeus messiânicos estão voltando
estão aparecendo estão surgindo não é e as tribos perdidas da casa de Israel estão sendo Reunidas para manter a emuná em Yeshua como Maia e para guardar e santificar a sagrada Torá machem barchem maché eu não sei se tem algumas perguntas aí a gente poderia talvez abrir para algumas perguntas aqui mas né você quer que continua aqui falta 7 minutos o 6 minutos agora paraas 9 Aí você coloca aí nos comentários você quer que continua ou a gente pode eh encerrar o programa Baru rachin eu acho que pela quantidade de perguntas que a direção tá
mandando aqui o pessoal quer que a gente continue até no mínimo aí umas meia-noite né então será que tem tanta pergunta assim então já manda uma um emoji de lâmpada aí que eu quero ver como é que tá o o clima aqui mas e trazendo até uma pergunta do último programa do Caleb que eu disse que seria e respondido e ele reforçou de novo aqui no nos comentários a nossa direção mandou é que ele falou assim eh não o Rabi falou que ainda não teve a salvação e eu perguntei que a vida seria uma vida
uma eterna vida para arrependimento isso então queria que o senhor respondesse pro Calebe é ele ele na verdade eu eu eu acho que teve um podcast não sei se foi o último que ele perguntou se ele perguntou assim eh Então quer dizer que eu tenho que fazer tchua a vida toda exatamente uma vida de tchua É isso mesmo nós estamos aqui para fazer t shuva para nos aperfeiçoarmos para fazermos o que nós chamamos em língua hebraica de ticum né ticum É você retificar as falhas e as transgressões que foram cometidas para que através desse ticum
você possa se aperfeiçoado sendo capacitado nos méritos de yua ramia mas é você que tem que fazer o seu ticum você que tem que fazer a retificação dos seus atos que não eram bons e agora tem que ser atos excelentes porque você foi capacitado pelo ru hakodesh pela yun Yeshua como masia para fazer sua teuva barin perguntaram também acredito que foi O Calebe aqui eh então a lei não salva mas os salvos praticam a lei seria isso perg eu não ouvi ele falou assim estou entendendo sim Rabi então a lei não salva mas os salvos
praticam a lei é é uma consequência do Salvo Não é é uma evidenciação do Salvo eu não sou salvo pela a lei não é mas se eu fui salvo eu obedeço a lei é um sinal de ticum de retificação não é agora se eu sou salvo e eu continuo transgredindo faz algum sentido Não faz sentido nenhum então se você foi salvo você é Submisso e eu vou já que houve essa pergunta eu não sei se o pessoal eu vi Aí que colocaram continua eu vi dois continua Só não sei se eu termino se eu continuo
vamos vamos eu vou hoje eu vou passar uns 10 minutinhos do horário mas eu vou ler um texto Então e de e eh Ezequiel e depois Jeremias Ah para vocês entenderem o que que é a Brit rá que que é a nova aliança não é o que foi profetizado e e o que do que trata a Brit khá Ah então Ezequiel Capítulo 36 o verso 26 e o verso e 27 e eu queria que o Gabriel lesse por favor e vosi um coração novo e porei dentro de vós um espírito novo e tirarei da vossa
carne o coração de pedra e vos darei um coração de carne e porei dentro de vós o meu espírito e farei que andeis nos meus estatutos e guardeis os meus juízos e os observeis Olha só eh tá sendo prometido que nós vamos receber um novo coração e que nós vamos receber o quê um espírito novo e que vai ser tirado da nossa o coração de pedra e vai ser dado um coração de carne e vai ser colocado o que dentro de nós o espírito agora olha para mim presta atenção para que que o espírito Uru
hak vai ser colocado dentro de nós com qual propósito para que andemos nos juízos e observemos as leis Dead paru então a função do Espírito Santo como é nominado né a função dele é nos capacitar para obedecer Essa é a função Yeshua disse qual era a missão do Uru hakodesh a missão do espírito é nos convencer do pecado da justiça e do juízo por que nos convencer do pecado nos convencer do que é errado nos convencer que haverá eh justiça e juízo Então essa é a função do RU races agora eu quero ver também o
texto de Jeremias Capítulo 31 não é tá um pouquinho antes de Ezequiel Jeremias Capítulo 31 que vai falar ah da britada chá Jeremias 31 é o verso de número 33 e ele vai falar do que é essa nova aliança não é que você conhece como Novo Testamento mas foi profetizado aqui no cer yerme Jeremias no Capítulo 31 o verso 33 Mas esta é a aliança que farei com a casa de Israel depois daqueles dias diz o porei a minha lei porei a minha lei no seu interior e as escreverei no seu coração e eu serei
o seu Deus e eles serão o meu povo veja que ele tá dizendo que a aliança que vai ser feita é essa Qual é a aliança que akad Baru vai fazer a Brit radach se você ler aqui hebraico vai est escrito Brit rá renovação da Aliança Brit aliança rá Renovada ou renovação então Brit que é o o que yua veio traz dizer abrit radach renovação da aliança qual é abrit rada chá eu vou escrever a lei no seu interior e escrever no seu coração e serei o seu Deus e eles serão o meu povo então
você quer ser povo de Deus você quer ter convicção de que faz parte do Povo de Deus é só você ver se você se enquadra dentro da das pessoas que estão na Nova Aliança a lei tá no nosso interior está escrita no nosso coração porque eu vejo aqui a lei no coração a lei do interior e eu vou lá pro último livro da escritura sagrada Apocalipse e eu vejo que os Santos dos Últimos Dias Quem são os Santos dos Últimos Dias os que guardam os mandamentos de akad baru e que guardam a emuná em Yeshua
como masia bashem eu acredito que por hoje tá bom não é nós fomos bem bem profundos em alguns temas não é e nós vamos continuar o assunto Ah não é Raso o assunto é profundo e aí eu vou pedir para você fazer o seguinte eh para você Compartilhar esse vídeo com outras pessoas que você acredita que precisam ser alcançadas com esses ensinos e colocar nos comentários aí depois que finalizar o vídeo aqui os comentários online você colocar nos comentários que vão ficar público públicos no YouTube as dúvidas e Os questionamentos que você possa ter para
que a gente possa trabalhar em cima disso talvez a trazer né as explicações para essas dúvidas que vocês venham ter Ah no mais eu faço minhas considerações finais antes de passar pro Gabriel agradeço a kadoch Baru por essa oportunidade por esse privilégio de estar aqui com vocês e que a kados Baru possa conduzir cada um de vocês nesse caminho de tchu vá Baru rashin eh Agradeço ao Rabi por essa rica explicação sobre lei e graça acredito que mesmo com tudo isso ainda surv algumas dúvidas né mas como o Rabi disse que você escreva essas dúvidas
aqui nos comentários que a gente vai fazer o máximo para que todas elas sejam respondidas não se esqueça que tem o parte um tá aqui no canal gravado também foi feito na semana passada então assim que terminar esse programa parte do já faz aquela maratona assiste o parte um também que eu tenho certeza que vai aumentar ainda mais esse conhecimento que você adquiriu aqui Baru haen não se esqueçam que se você tem desejo de iniciar essa tchu vá ou se você já iniciou essa atuv e quer aprofundar os conhecimentos Nossa sinagoga desenvolveu uma plataforma ainda
mais completa que somente um curso uma plataforma que vai te auxiliar nesse passo a passo nessa caminhada na tchu vá e o link está aqui na descrição do vídeo Baru ren mais uma vez eu agradeço a presença de todos e até o próximo programa R chuva Shalom Shalom an