A Heresia Protestante | As Portas do Inferno Não Prevalecerão - Aula 3

98.45k views10616 WordsCopy TextShare
Lucas Lancaster ⚜️ Escola de História da Igreja
PROGRAMAÇÃO DO CURSO: → Aula 1: As Heresias da Antiguidade – https://www.youtube.com/watch?v=Ntba4z...
Video Transcript:
Olá sejam bem-vindos à terceira aula do nosso curso as portas do inferno não prevalecerão e aos que estão chegando agora ou aos que já estavam assistindo aos que Já assistiram as as duas aulas anteriores Eu Gostaria de reforçar uma coisa com esse evento com esse curso eu não quero a intenção aqui não é aterrorizar ninguém com as heresias né mostrando as heresias ao longo da história da igreja mas mostrar através da vitória da igreja sobre as heresias como que sempre há esperança como que a promessa de Cristo sempre se cumpriu a promessa de que as
portas do inferno não prevaleceram né e o que eu espero aqui é que os católicos que assistam essas que assistirem essas aulas se aproximem da tradição da igreja se aproximem daquilo que a igreja legou ao longo de 20 séculos em termos de doutrina em termos de fé de fé a qual é necessária para a salvação para que vocês busquem de fato estar mais próximos desta fé e não se deixarem eh seduzir pelas mentiras que são disseminadas por aí e muitas vezes infelizmente dentro da própria igreja certo e hoje eu aproveito logo no começo para deixar
claro que eu tenho um chamado especial para aqueles que quiserem est indo estar ainda mais próximos dessa tradição estar ainda mais próximos dessa fé né e conhecer com profundidade a história da igreja o convite que eu tenho para fazer é certo que vocês se juntem a mim e há já algumas centenas de alunos a escola que eu criei voltada justamente para a história da a história da igreja que é a escola de história da igreja e conhecer com profundidade com um detalhamento necessário e com como eh eu tenho certeza muito muitos dos nossos alunos que
estão aqui podem comprovar não é inclusive eu peço aqueles que são alunos da escola de história da igreja que que mandem aqui no chat as suas impressões a respeito da escola também eh Air extrair da própria história da igreja a verdade Católica de sempre né aquela que começou que foi legada por Cristo e pelos seus Apóstolos e que foi transmitida de geração em geração sem interrupção né né o propósito da escola de história da igreja é justamente assim sem querer depreciar outras iniciativas eh eh eh valiosas que nós temos por aí mas o propósito da
escola de história da igreja não é simplesmente dar para vocês um cursinho de algumas aulas em que vocês aprenderão alguns temas básicos de história da igreja não conhecer a história da igreja nos detalhes conhecer as os os santos e não apenas os grandes Santos mas os santos de todas as épocas com aprofundamento a vida deles as lutas deles as os desafios que a igreja teve que enfrentar ao longo do tempo como que a igreja né conquistou o império romano como que a igreja levou a fé eh para os povos que sucederam ao império romano que
eram os povos bárbaros como que a igreja levou a fé para todos os cantos do mundo na época das grandes navegações como que a igreja construiu uma civilização cristã né e tudo isso a partir de fontes seguras né E que eu garanto a maior parte delas não estão disponíveis em língua portuguesa né mas adiante eu volto eu volto a falar disso na escola de história da igreja nós trabalhamos toda a história da igreja nãoé é uma uma escola cujo conteúdo ainda está sendo construído né está em curso né mas nós iremos conhecer em muitas aulas
toda a história da igreja desde o começo até os tempos mais recentes e né Eu acho que este é um grande diferencial da escola além é claro do aprofundamento Além da conexão que eu procuro dar né Aos aos alunos em relação aos acontecimentos da história da igreja mostrando que aquela história não é uma história a mais dentre tantas outras mas a própria história né de cada membro da igreja de cada um de nós né e eu também busco mostrar não é como que a ação de Deus em cada em cada etapa da história da igreja
não explicamos simplesmente as coisas como eh pelos fatores meramente históricos mas como Deus né foi guiando a igreja ao longo do tempo mas um um outro grande diferencial é justamente né e e é que eu procuro justamente contar a história da igreja de modo a inserir nela a doutrina católica a teologia o Dogma mostrando como que em cada momento da história da igreja como que aqueles dogmas os dogmas de fé foram proclamados defendidos como que a doutrina católica foi eh cristalizada pelas obras dos grandes Papas dos concílios doos doutores dos Padres da igreja enfim um
meio não apenas de se conhecer a história os acontecimentos históricos mas a própria Doutrina Não é que está profundamente ligada a essa história né certo eh ao final dessa aula eu irei dar algumas eh eu irei detalhar né mais a respeito das inscrições como que funciona enfim mas Só adiantando aqui para que vocês fiquem cientes de que ao final dessa aula nós iremos tratar disso pois bem Hoje nós iremos nós iremos dedicar a a presente aula a uma única heresia né nas outras duas aulas nós tratamos em primeiro lugar das heresias da antiguidade e na
segunda das heresias da idade média e hoje nós iremos tratar de uma heresia que na verdade não é uma heresia só mas é um grupo infinito de heresias eh que é o protestantismo que é uma é um verdadeiro turbilhão de doutrinas Opostas à fé da igreja que explodiram no século X que a igreja enfrentou que a igreja eh derrotou em tantos Campos mas que existe ainda hoje né Em centenas milhares dezenas de milhares de seitas que se desdobraram né Eh desde o começo do surgimento dessa dessa heresia e é muito necessário a gente entender o
protestantismo sobre o prisma histórico por por um fator que a maior parte das pessoas Talvez negligencie nós não entendemos o protestantismo sem nós entendermos o seu fundador porque Vejam Só é muito difícil falar de protestantismo por quê tudo que a gente falar de protestantismo toda doutrina que a gente falar como que a gente apontar como doutrina protestante vai ter alguma igreja alguma seita protestante que vai falar ah não mas eu não acredito nisso é a outra igreja que acredita tudo que eu disser do protestantismo quase tudo que eu disser do protestantismo como não há unidade
doutrinária nenhuma entre elas né tudo que eu disser de doutrina protestante haverá algum protestante que Dirá que não acredita naquilo que eu estou dizendo entenderam então é muito difícil de falar de protestantismo Justamente por isso porque o protestantismo é totalmente pulverizado então pra gente entender o protestantismo a gente aliás pra gente entender Qualquer coisa a gente tem que buscar uma origem né uma espécie de arqué um princípio primeiro que explica n é aquilo que nós queremos estudar e no protestantismo se a gente quer entender o que é o protestantismo Apesar de todas as milhares de
seitas com doutrinas totalmente diferentes que existem existem existe um princípio primeiro capaz de explicar a todas Apesar de todas as diferenças doutrinárias entre elas então o objetivo aqui não é tratar de da doutrina Luterana da doutrina calvinista da doutrina anglicana da doutrina da igreja Universal doutrina da Assembleia de Deus da doutrina da e da Deus é Amor da da da Bola de Neve de não sei não é procurar aqui um princípio intrínseco a todas elas uma raiz comum na história e nós não conseguimos entender essa raiz comum sem a gente entender o seu fundador poucas
vezes na história preste atenção poucas vezes na história humana uma doutrina é tão explicável pela personalidade pela pessoa pelas individualidades do seu fundador contra o protestantismo tudo que é mais essencial do protestantismo Brota da alma do seu fundador isso é muito interessante e não se trata de argumento AD omne não eu não eu não vou aqui atacar o protestantismo atacando Lutero não é isso é simplesmente mostrar como que a doutrina protestante ela é C ela é dependente não de ideias meramente não apenas de ideias mas de dramas íntimos privados pessoais de um indivíduo Então se
a gente quer conhecer né a a raiz comum de tudo isso dessa árvore aí não digo frondosa dessa árvore or seca com muitos Ramos né que o protestantismo a gente tem que voltar e olhar para o seu fundador que é Frei Martinho luthero um alemão nascido no ano de 1483 numa época em que a Europa ainda a Europa ocidental e Central né ainda era inteiramente católica certo Lutero é aquele que vem justamente acabar com a unidade religiosa na Europa ocidental eh quando quando Lutero nasceu obviamente a Europa aí exceção do oriente da Europa Oriental Ortodoxa
toda tudo que corresponde hoje à Europa ocidental e Central era um mundo católico Lutero e portanto Lutero nasceu católico né Eh ele Lutero nasceu Como eu disse em 1483 na Alemanha na época não existia a Alemanha como nós compreendemos hoje existia o sacro Império Romano germânico que era um conglomerado de vários estados mais ou menos Unidos entre si pela figura de um Imperador enfim que não venha ao caso aqui por enquanto mas Lutero ele a princípio ele não ia seguir carreira pro sacerdotal não iria pro clero ele cursou carreira de direito né ele fez doutorado
em direito ele inclusive o pai dele queria que ele fosse advogado ou juiz né mas em determinado dia né Existem várias Existem algumas histórias diferentes a respeito de como mas em determinado dia ele falou eu vou ser Frei né Por quê Porque ele quis ninguém disse para ele você deve ser Frei isso é muito próprio quando quando há uma verdadeira vocação religiosa sacerdotal né porque ele ia ser fr elu ser ningém nunca falou ninguém nunca falou Lutero ser padre normalmente uma verdadeira vocação é identificada por pessoas de fora ele não em determinado dia Existem várias
versões alguns dizem né que foi porque ele foi salvo de um raio e prometeu ser padre porque não morreu tal mas ele decidiu ser padre ser religioso ordem de S nenhum sinal de vocação sacerdotal religiosa nele mas no momento em que ele decidiu que ia ser monge eu serei monge ele entrou no Mosteiro Agostiniano se tornou noviço se tornou fez os votos né professou enquanto monge foi ordenado O sacerdote e sem que ninguém o convidasse sem que ninguém o sugerisse sem que ninguém visse vocação nele ele falou eu vou ser hoje você sacerdote e foi
não tinha vocação e no convento Lutero ele era visto como extremamente rigorista rigorista ele era extremamente eh dado a jejuns excessivos a penitências excessivas né Eh ele já se entregava a certos graus de Penitência que não eram próprios de qualquer religioso tudo isso sem que o seu diretor espiritual sim que o seu confessor dissesse para ele fazer isso por porque ele era escrupuloso Ele sempre foi reconhecido pelos seus irmãos de comunidade como escrupuloso e o que é o escrúpulo né escrúpulo É uma doença espiritual que desloca a consciência do lugar correto né ela ela ela
é uma doença e espiritual que mexe na consciência é próprio do escrupuloso duas coisas ver como pecado o que não é pecado e ver como pecado mortal O que é pecado venial o que o escrupuloso faz É se apegar a Certos detalhes que para ele são gravíssimos que muitas vezes nem pecad são nem pecados veniais são mas que para são pecados graves e eles começam a atacar aquele pecado que na cabeça dele é pecado e negligenciam aqueles pecados verdadeiros porque a consciência dele está de tal modo deformada que ele olha para aquelas coisas mais simples
que na no mais das vezes ele inventou na por causa disso não é isso é uma doença espiritual Isso deve ser né ajudado através da direção espiritual e e isso ele ele não tinha diretor espiritual Aliás ele tinha diretor espiritual mas o diretor espiritual dele era ruim e mesmo os conselhos que o diretor espiritual dava ele não seguia ele era o seu próprio diretor porque ele era muito orgulhoso nós voltaríamos a falar disso então ele ele atacava né alguns aspectos da vida dele da vida dele enquanto religioso enquanto padre que ele achava que eram muito
graves e negligenciava aquilo que era realmente defeitos e pecados a serem combatidos e Lutero viveu assim durante anos de modo a destruir a sua própria consciência Lutero tinha consciência completamente destruída em vez de focar os pecados que ele deveria realmente combater ele focava nos detalhes que ou não eram pecados ou eram absolutamente periféricos na vida espiritual isso o levava a fazer penitências que que não eram para ele né issso é eh ele ele ele fazia jejuns rigorosíssimos jejuns que Santa Teresa de Ávila falará não é eh algumas penitências Santa Teresa de Ávila falará Não essas
penitências não é não são para qualquer um né Essas são penitências para grandes Santos o Lutero queria fazer ninguém ninguém mandava ele fazer mas ele fazia ele queria fazer e nenhuma Penitência era suficiente para ele nenhum Penitência era suficiente para ele né então então então Então veja ó olha a tragédia dessa dessa alma ele não foi chamado a vida religiosa Mas ele falou eu vou ser mundo ele não foi chamado ao sacerdócio Mas ele falou eu vou ser padre ele não foi chamado às penitências da aquelas penitências Mas ele falou eu vou fazer mesmo assim
era uma alma totalmente entregue a si mesmo as suas próprias vontades e decisões desordenadas sem direção sem guia sem orientação nessa loucura que Lutero criou ele deixava ó vejam isso é muito próprio n escrupuloso também ele deixava de fazer aquilo que era obrigatório paraa condição dele de monge para fazer coisas que na cabeça dele ele deveria fazer por exemplo é obrigatório para todos os monges e também os sacerdotes mas principalmente para os mones agostinianos isso era muito importante iso é muito próprio da da espiritualidade agostiniana a receita do breviário né a eh as a a
a o Ofício Divino né todo monge todo sacerdote também mas principalmente todo monge o dia inteiro dele ele é regulado pelas horas canônicas pelas orações próprias de cada hora canônica Lutero chegou o momento da vida dele ele falou ele ele ele ele pensou que ele em razão dos pecados dele ele tinha que se preocupar com outras coisas aí o que que ele fazia ele não rezava o breviário que era uma obrigação dele é uma obrigação de todos os monges que que ele fazia ele chegava no sábado e rezava breviado da semana inteira que passou até
que uma hora parou de rezar e era um homem extremamente orgulhoso né ele escolhia as penitências que ele ia fazer ele escolhia os jejuns que ele ia fazer não consultava os superiores os superiores falavam para ele faça isso ele fazia aquilo de acordo com a consciência dele totalmente destruída Né desde o momento em que ele celebrou a primeira missa ele foi desobediente ele nunca ouviu superiores porque ele era ele ele é Lutero né ele tudo decidiu por si mesmo a revolta de Lutero é antes de tudo uma revolta pessoal as a revolta posterior dele contra
a doutrina da igreja começou em primeiro lugar uma revolta na na na vida espiritual privada dele né É É essa a a raiz de luto e do protestantismo a soberba o decidir o que fazer o e e como Lutero E é isso que é muito interessante não é na medida em que Lutero O tempo inteiro por anos repito ele não foi chamado ao sacerdot à Vida religiosa mas quis ser monge ele não foi chamado à Vida sacerdotal e quis ser padre ele não era chamado àquelas penitências rigorosas que ele fazia mas fazia mesmo assim ele
desobedecia os superiores ele não fazia o que era próprio do seu estado de vida para fazer coisas que na opinião dele eram mais necessárias ou seja ele não fazia nada o ele decidia o que ele deveria fazer assim foi por anos logo não demoraria para que Ele decidisse no que ele deveria crer né E aqui nós chegamos em um ponto muito importante porque vocês já ouviram em qualquer lugar na escola na faculdade eh na televisão em qualquer lugar que a reforma protestante quando a gente vai vai ver lá né as causas da reforma protestante aí
vai colocar lá a decadência do clero os Papas do renascimento e o clero que vivia mal não é a a venda de de a simonia a venda de relíquias aquele tanto de coisa Lutero Não estava nem aí para nada disso Alguns falam né da visita que ele fez a Roma na juventude dizem né Depois décadas depois ele falaria que ficou escandalizado com o que viu em Roma mentira antes mes pouco tempo pouco tempo antes de dizer isso quando ele já tinha já era Protestante e já tinha causado todo o dano possível ele disse que quando
foi em Roma ele gostou de ir em Roma ele não viu nada em Roma que achou que ele achou escandaloso né muitos falam ah Lutero Se Revoltou contra a situação daqueles Papas renascentistas horríveis Lutero não tinha ciência do que acontecia dentro do dentro do do Palácio apostólico hoje nós sabemos né que aqueles daqueles Papas realmente tinham vida péssima mas Lutero tinha pouca ou nenhuma consciência disso e ele não estava nem aí para isso ele nunca esteve a a revolta de Lutero em momento algum foi motivada pela situação decadente da igreja na época isso é falso
o problema de Lutero como nós veremos agora é um problema de doutrina ele não se revoltou contra a situação de decadência do clero ele se revoltou contra a doutrina católica Claro a situação de decadência vai impulsionar o protestantismo de fato isso é fato agora o passo inicial a Gênese do protestantismo em si é uma revolta contra a fé católica e não contra a má prática da dos católicos da época né então Eh se fala dessa visita de Lutero a Roma né que ele el que ele voltou escandalizado falso Isso é absolutamente falso Ok então isso
deixa-se claro logo de uma vez Nesse contexto todo problemático que já se tinha eh a no qual Lutero já já tinha mergulhado a sua a sua alma né havia um ponto que que de algum que foi que foi fulcral que foi fundamental foi fundamental para que a gente entenda um dos princípios basilares do protestantismo e que calcam raízes na pessoa de Lutero Lutero era uma pessoa né além dessas características todas que eu já apontei dele soberba orgulho etc ele tinha um temperamento extremamente fogoso irací e ele tinha sérios problemas com o sexto mandamento ele tinha
sérios problemas com a castidade sérios né No começo né ele pecava contra a castidade sozinho né e ele lutava né no começo ele combatia os pecados dele contra a castidade só que pecados contra castidade não se combatem sozinho o diretor espiritual dele o confessor dele não soube diagnosticar os problemas dele não soube colocá-lo no caminho correto né inclusive aquele filme muito famoso Lutero coloca o confessor dele como um homem muito bonzinho frá muito correta Na verdade era um homem muito ignorante homem muito ignorante que não soube que não conseguiu ver em Lutero não conseguiu olhar
para aquele pro fre pro Frei Martinho né eh e e e ver os problemas profundos da alma dele não conseguiu ver não conseguiu assim não não sei né Mesmo que fosse um São João Maria vianei não sei se conseguia colocar Lutero no lugar porque e no caminho certo porque por causa do orgulho próprio de Lutero não é mas ele ele não teve um bom diretor espiritual né mas no começo como ele tinha muitos problemas com o sexto Mandamento com o viver a castidade com o voto que ele fez de castidade né ele lutou ele combatia
os pecados contra a castidade mas ele não conseguia vencer os pecados sexuais não conseguia e aquilo deixava angustiado aquilo deixava incomodado aquilo deixava eh agia izando por dentro né ele ficava louco porque ele não conseguia vencer o vício Ele não ficava incomodado porque ele ofendia a Deus o que seria uma contrição né ele ficava incomodado por não ter força para vencer ou seja era na verdade antes fruto do orgulho ele não era aquele pecador que se colocava diante de Deus e fala senhor eu sou miserável preciso de vós não ele era aquele ele se tornou
aquele homem com raiva de não conseguir vencer-se [Música] né mas aí Alguém poderia dizer não mas se ele lesse por exemplo uma obra de espiritualidade uma obra de Teologia Moral ele saberia não é que como que esses a gente vence os vícios eh com ajuda da Graça de Deus que a gente consegue através que a gente obtém através dos sacramentos da oração mas vejam Lutero não era o grande teólogo que se pensa que era o doutorado dele foi em Direito não foi em Teologia ele não leu autores espirituais ele não sabia nada da doutrina ou
muito pouco da doutrina católica a respeito da da Graça ele não Lia vida dos Santos ele não conhecia a doutrina católica a respeito da Santificação não conhecia isso somado a essa alma corroída não é por uma consciência totalmente destruída pela falta de direção fez com que brotasse nele a primeira das suas heresias qual é a primeira heresia de Lutero isso antes Anos Antes das 95 teses Lutero chegou à convicção de que não é possível de que nós não somos capazes de vencer os nossos vícios a opção de Lutero foi a opção pela pusilanimidade que que
Lutero fez quando a gente quer quando a gente coloca para nós um grande propósito imagine a santidade é um grande propósito Lutero queria a santidade [Música] n quando a gente coloca um grande propósito para nós qual é e a gente percebe que a gente não consegue alcançá-lo quais são as duas opções diante do nosso fracasso primeiro que é a opção Cristã a opção dos Santos é pedir ajuda é ajoelhar-se diante de Deus pedir ajuda para conseguir agora qual é a outra opção quando a gente tem um grande propósito E a gente não alcança a gente
desce o nível do Propósito a gente abaixa a meta a gente tem uma meta alta a gente não alcança o que que a gente faz a gente abaixa a meta por is ele chegou à conclusão através dos seus dramas pessoais porque ele não conseguia vencer o vício da luxúria Então não é possível vencer os vícios Isso já é Mere esse essa é a Gênese da reforma protestante Essa é a Gênese Da falsa Sola grácia de Lutero Da falsa só a graça de Luter eu não sou capaz nós somos pecadores e continuaremos pecando até a nossa
morte Lutero tinha 1500 anos de Santos antes dele mas o que importava era a experiência pessoal dele e ele chegou à conclusão de que ele não conseguia atão ninguém consegue então vejam a Gênese da reforma protestante a reforma protestante não começou com indulgência não começou com a com a crise no clero não começou com os Papas do renascimento não começou nada disso a o protestantismo tem como Gênese um homem que não era capaz de vencer os seus próprios Vícios e qual que é a consequência ele se desesperou Por quê O que é o que é
a virtude da Esperança a virtude teologal da esperança é aquela virtude infusa que nos faz ter a confiança de que com a ajuda de Deus se nós fizemos a nossa parte nós iremos obter o céu Lutero se desesperou Lutero deixou de esperar tal como um católico espera pelo céu por ele chegou à conclusão de que ele não podia se dominar ele chegou à conclusão de que ele não podia vencer os seus próprios vícios ele parou de se confessar ele parou de comungar ele parou de Celebrar missa ele começou a desprezar e a odiar a [Música]
missa e a partir dessa ideia dessa ideia não é de que ele não poderia vencer os seus pró doos vícios de que o homem não é capaz de amar de que o que aquilo que Jesus exige de nós do Evangelho não é alcançável ele foi desenvolvendo a sua doutrina a respeito da justificação como que nós nos tornamos justos diante de Deus e obtemos a salvação Qual é a doutrina católica a respeito disso Claro a doutrina de sempre que está lá nos padres da igreja que está lá em Santo Agostinho que está lá em Santo Tomás
mas que cara muito brilhará como resposta a Lutero no Concílio de treno Qual é a doutrina católica através da justificação a graça de Deus ela ela nos transforma desde dentro é isso que os santos é isso que são os santos a natureza humana ela é sobrenatural ela é divinizada pela graça aquilo que os padres né Nós os padres latinos chamavam de santificação né E nós chamamos e os padres gregos né são joc Crisóstomo Santo Atanásio chamavam de divinização deificação a graça nos transforma desde dentro e vai nos ajudando né nos auxiliando ela é eficaz Como
disse Santo Agostinho para aniquilar dentro de nós os vícios para nos fazer crescer nas virtudes e nos aproximarmos nos unirmos a Deus e nos tornarmos Santos Essa é a doutrina católica da justificação né a graça de Deus age desde dentro do nosso ser mas e qual é a doutrina que Lutero inventou para Lutero a graça a justificação é uma justificação jurídica Como assim Deus assina um decreto e diz este homem está salvo este homem Está justo como que isso se dá o ser humano é como uma pilha o ser humano é como uma pilha de
esterco como isso se dá para Lutero O ser humano é como uma pilha de esterco pecador miserável e vai pecar até o último segundo da sua existência E como que ele vai ser [Música] salvo Deus vai fazer cair a neve em cima do esterco essa neve é a graça e a neve vai esconder o esterco e Deus vai fingir que não há esterco Ali vai ver a Neve e essa neve é Jesus e vai considerar aquela pilha justa não ocorreu uma transformação intrínseca não houve uma Sobrenatural da natureza não houve não não não houve a
transformação interna operada pela graça não mas uma coisa externa Qual é a Gênese dessa doutrina protestante eu Martinho Lutero não consigo vencer meus vícios ninguém consegue vencer os vícios e sou eu que sou eu não consigo vencer ninguém mais consegue e logo Começou também a obsessão pela bíblia né ele Lutero ele nunca estudou Teologia Moral ele ele nunca entendeu vejam ele nunca entendeu São Tomás dequino ele não gostava de São Tomás dequino certo ele leu alguns padres da igreja inclusive ele vai se meter algumas vezes a falar de Santo Agostinho mas no final da vida
ele vai xingar Santo Agostinho de tudo quanto é nome possível ele ele não vai ler os doutores da igreja ele não vai ler Santo Ambrósio não vai ler São João crisos não vai ler Santo Agostinho não vai ler São Jerônimo não vai ler são Gregor nazianzo não vai ler Santo Atanásio vai ler a Bíblia sua Bíblia ele não estudava nada o tempo todo ele estava lá com a Bíblia na mão Lendo o tempo inteiro a Bíblia a Bíblia a Bíblia ele só Lia a Bíblia os superiores ele até falavam para ele Frei Martinho né como
que é porque essa não é a doutrina católica né não ler só a Bíblia porque a a a a a escritura é uma das fontes da revelação não é a única mas para Lutero a única coisa que passou a importar era a Bíblia se ele tinha algum problema de consciência algum problema prático de consciência que ele fazia ele recorrer à Bíblia isso é algo algo absolutamente oposto a a a a a ao que é próprio do católico não é assim que o católico age vocês vem como que isso tudo antes da questão das indulgências Lutero
já era Protestante e aí chega a questão das indulgências nãoé vocês conhecem a história estava se pregando indulgências na Alemanha vendendo a salvação né porque indulgência é a venda da da salvação é a venda do perdão dos pecados Lutero Se Revoltou contra aquele absurdo pregou As 95 teses na igreja de wiberg e começou a reforma protestante falso vamos conhecer a história tal como se deu no começo do século X a Basílica de São Pedro em Roma é a principal igreja da cristandade estava em ruínas essa igreja foi construída por Constantino em 330 ela estava em
ruínas ela ia desabar qualquer momento e o Papa Júlio I que era o Papa da época ele decidiu reconstruir a Basílica de São Pedro e fazer uma nova e o projeto foi continuado pelo seu sucessor né aquele que em 1513 morreu o Papa Júlio i e foi suced e sucedeu-lhe eh o Papa Leão 10 Leão 10 queria dar prosseguimento ao projeto iniciado por Júlio I de Reconstruir a Basílica mãe da cristandade que é a Basílica de São Pedro no Vaticano construiram uma nova né e onde entrava as indulgências essa história bom antes de mais nada
o que são indulgências a indulgência é o perdão dos pecados correto errado o que é indulgência quando nós cometemos um pecado nós nos arrependemos desse pecado e nós confessamos este pecado nós somos livrados da pena eterna que era devida aquele pecado ou seja nós não iremos ao inferno por causa daquele pecado Pode ser que depois a gente Cometa outra e vá pro inferno mas por causa daquele pecado não porque aquele pecado foi perdoar só que apesar de a pena eterna ser abolida ainda é necessário saldar a pena temporal que é o castigo por aquele pecado
perdoado confess e Perdoado que será n saudado seja aqui através da Penitência através dos sacramentos através de obras de boas obras seja no purgatório pois bem o que é a indulgência a indulgência é uma graça igreja dá pelo poder das chaves que ela tem tu Pedro sob essa Pedri ficarei a minha igreja te darei as chaves do Reino dos Céus O Papa tem a chave do Reino dos Céus tudo que ligares na terra será ligado nos céus seja os méritos infinitos de Cristo Associados é o da Virgem Maria e de todos os santos através das
indulgências eles são capazes de apagar não o pecado não o pecado mas a pena devida pelo pecado O que é no final das contas é uma indulgência depois que nós nos arrependemos do pecado que nós cometemos seja por contrição ou por atrição depois de nós confessarmos este pecado Ou seja a gente já confessou o perdão já foi dado a igreja nos dá a possibilidade de praticar uma obra que ela indulgencia e através da prática daquela obra normalmente associadas né à comunhão sacramental à oração pelo Papa etc nós lucramos opção é essa uma indulgência para que
a pena temporal devida por aquele pecado que já foi Perdoado seja anulado isso é indulgência não é o perdão ao pelo pecado o perdão ao pecado é dado na confissão sacramental a aquele que está arrependido a indulgência anula a pena temporal devida devida ao pecado já perdoado tá então indulgência não é perdão ao do pecado para se Lucar no indulgência o pecado já deve estar Perdoado através da confissão sacramental e dentre as obras indulgenciadas uma delas é algumas delas são algumas orações peregrinações visitas à igrejas obras de Misericórdia esmolas etc muitas dessas obras são indulgenciadas
pela igreja e o papa o Papa Leão 10 e o Papa Leão 10 para a construção dessa Basílica que é a Basílica de São Pedro que é a Basílica da cristandade ele decidiu pregar encarregar que fosse pregado na [Música] Alemanha no sacro Império Romano uma indulgência associada a duas coisas a visita a sete igrejas além é claro nãoé do que é sempre requisito para indulgência a confissão a comunhão a visita à sete igrejas e ao final uma doação Ah tinha um valor fixo não de acordo com a capacidade daquele que doaria inclusive se uma pessoa
pobre não tivesse condição de dar a esmola e a esmola é um ato indulgenciada bastava que ela fosse ao seu pároco e dissesse eu não tenho condição e mostrasse eu sou pobre eu não tenho condição e ela receb indulgência isso é venda de indulgência é isso que passou a história mas não era não é bom eh os bispos alemães dividiram a Alemanha em três distritos em três regiões e para serem para ser pregada a indulgência paraa construção da Basílica de São Pedro e eh a a a região de Lutero foi designada a um dominicano chamado
eh eh eh tetzel que normalmente é pintado aí pelos professores pelos filmes como um homem ruim era um homem extremamente correto dominicano ao contrário de Lutero um homem muito estudioso conhecia a doutrina de São Tomás dequin né ele aplicou no seu na na no no distrito a ele encarregado as indulgências de acordo com a doutrina da igreja ou seja não houve nenhum Claro que havia abusos em alguns lugares mas tetzel não aplicou as indulgências de modo equivocado em momento nenhum quando isso Começou quando as indulgências para a Basílica de São Pedro começaram a ser pregadas
na Alemanha Lutero já tinha decidido que não era capaz de viver de acordo com seus votos Lutero já não mais vivia com a cidade a vida religiosa dele já despencava cada vez mais ele não confessava ele não comungava ele não celebrava a missa ele não vivia castidade ele não rezava o breviário ele não rezava ele não rezava não fazia mais pentea não fazia mais nada e ele começou a pregar uma doutrina que não tinha nada a ver com a indulgência não tinha nada a ver com o Papa do renascimento não tinha a ver nada a
ver eh e com com a a má situação do clero ele começou a pregar isso antes das indulgências que não era possível Vencer não é os vícios pelo oração pela Penitência pelas boas obras nada você ele diz você não se livra dos seus Vícios é humanamente impossível se livrar dos vícios tudo que a igreja ensina sobre as obras sobre oração sobre Penitência sobre Sacramento sobre confissão sobre indulgências tudo Lutero já não acreditava mais porque ele chegou à conclusão de que não era capaz logo ninguém é capaz Então o que a igreja ensina é tudo mentira
a respeito disso você está condenado a ser um pecador Essa é a doutrina quando Lutero pregou a As 95 teses na porta da igreja isso não era algo em comum isso era normal no debate Acadêmico da época naquela época não tinha internet né não tinha como postar no no no no numa rede social lá alguma coisa chamar alguém para um debate gravar um vídeo no YouTube para chamar não naquela época se colocava lá alguém vinha Lia e se iniciava um debate acadêmico sobre aquela questão de teologia então o problema não era o fato de Léo
ter pregado essas teses lá isso era normal o problema era o que estava escrito problema é o que saava escrito além de isso os próprios protestantes reconheceram aquelas teses eram absolutamente incoerentes do ponto de vista doutrinado e uma grande parte delas era eram não eram teses teológicas eram questões puramente polêmicas por exemplo uma uma dasas teses é se o Papa quer construir a Basílica de São Pedro Por que que el não tira o dinheiro do próprio bolso Isso é uma das teses das 95 T só que isso isso além de ser uma questão meramente polêmica
que não tem nada a ver com doutrina Era ridículo por por duas razões em primeiro lugar mesmo o Papa mais rico da história nunca teve dinheiro suficiente para construir a Basílica de São Pedro e segundo os Papas nem Júlio II nem Leão X queriam construir a Basílica de São Pedro para ele quando o Júlio II começou a construir a Basílica ele sabia que ele não ia ver a Basílica pronem quando Leão 10 continuou a construção da Basílica ele sabia que ele não ia continuar e ele não ia ver a Basílica pronta e todos os Papas
que continuaram depois de leão 10 Adriano vi Clemente vio Paulo I Júlio I nenhum deles viu durante 150 anos a Basílica pronta ou seja além de uma tese polêmica Nada não era não era dogmática não era teologia Era ridículo ainda tinha outra sim se o Papa está querendo eh E se o Papa tem o poder de tirar almas do do purgatório por que ele não faz por amor ao invés de por dinheiro ainda dessa dessa ideia de que se estava vendendo e ele sabia e ele ele sabia que não se estava vendendo coisa nenhuma mais
tarde ele vai dizer nas suas conversas à mesa quando ele bebia umas um umas três garrafa de vinho ele falava tudo décadas depois ele sabia que ele ele ele sabia que ele estava mentindo ele sabia que ele era desonesto sempre foi bom mandaram que ele se retratasse das teses porque chegou a Roma o papa examinou condenou a maior parte não todas condenou cerca de 50 das teses né ele continua ele começou a escrever começou a escrever um tanto de coisa cheio das heresias dele o papa o condenou exigiu que ele se retratasse não se retratou
queimou a bula de comunhão em praça pública e começou a revolução Protestante e aí começa a valante né Lutero obviamente largou a vida religiosa se casou com uma freira Catarina vorra teve seis filhos com ela depois né não nos importa mais l porque aí ele aí ele Lutero não quero recorrer aqui argumento mas mas Lutero era um uma figura deplorável uma figura e eh trágica beberrão bêbado guloso eh todas as últimas décadas de vida dele ele blasfemava ele não sabia ele não havia uma frase que ele não colocava um palavrão muitas vezes misturando o alemão
com o latim na mesma frase eh e blasfemava contra tudo blasfemou contra Cristo blasfemou contra nossa senhora blasfemava contra a missa blasfemava contra o Papa contra os Santos contra o sacramento blava contra tudo era uma figura deplorável terrível não nos importa mais isso agora Vejam a Gênese da da Revolta protestante da deforma protestante já estava ali na pessoa de Lutero antes mesmo mesmo das 95 teses antes mesmo da questão das indulgências eu não sou capaz de vencer os meus pecados aí vem aquela frase dele não é peque com força e Creia com mais força ainda
por quê Porque a salvação não se dá pelas obras se dá pela fé mas qual é a concepção de Lutero de fé aliás em primeiro lugar O que é fé O que é a fé para a doutrina católica é a virtude infundida no intelecto que nos faz Crer Nas verdades reveladas por Deus e para Lutero Isso é o que que é fé para Lutero para Lutero fé é um sentimento de confiança igual o povo fala hoje em dia tenha fé de que alguma coisa vai acontecer para Luo era isso é uma é um sentimento de
confiança de que eu estarei Salvo Não o Ato intelectivo que nos faz Crer Nas verdades reveladas por Deus ensinadas pela igreja e que nos faz viver conforme essa essas verdades não um sentimento é uma confiança de que eu vou ser salvo logo não precisam as boas obras basta fé sola fí tradição da igreja nada disso ele já era já gostava disso né antes das indulgências a escritura basta não toda a escritura né ele ficava um pouco incomodado com a carta de São Tiago quando São Tiago fala né de que a eh a fé sem a
fé sem obras é morta né ele odiava isso ele chamava a carta de de São Tiago Como a carta de palha porque por qu porque ela merecia pro fogo quando ele fez a sua tradução da da carta de da eh eh da da da do novo testamento né quando São Paulo fala que a salvação é pela fé ele acrescentou uma palavrinha e colocou lá só pela fé é homem desonesto né ou seja era uma sóa escritura mas é a escritura dele né as boas obras não servem de nada o homem vai ser sempre um pecador
e o homem não é capaz de boas obras o homem é um monte de esterco ele de fato era mas todos na opinião dele né E então o que que a graça faz a graça é uma uma ação exterior que justifica exteriormente o homem e lhe dá juridicamente a possibilidade de ser salvo aí a sola gr de Lutero não aquela graça segundo a doutrina católica a graça que faz os Mártires suportarem os piores tormentos por Cristo a graça que faz os confessores praticarem aqueles atos heróicos pelo seu amor a Cristo não mas uma graça que
te permite viver aí na sua vida miserável de pecado mas que te garante a salvação ou seja uma doutrina de pusilanimidade de pusilanimidade e eu disse que e e e isso tudo que é o Alice do protestantismo se encontra na pessoa dele tá tudo nele tudo decorre dos dramas pessoais dele e se a gente quer né encontrar um ponto porque às vezes as pessoas elas não entendem o protestantismo vai discutir com protestante não entende o que é o protestantismo no final das contas O que é essa doutrina que lutter construiu que todos os outros heresiarcas
vão desdobrar Calvino principalmente mas todos os outros vão desdobrar as pessoas pensam ah é porque os protestantes eles não acreditam em Nossa Senhora não acreditam nos Santos não acreditam nos sete sacramentos gente isso tudo todas esses essas negativas protestantes decorrem da negativa de um Ponto Central Qual é o eixo central do protestantismo Por que que eles não creem em Nossa Senhora Por que eles não creem nos Santos Por que que eles não creem no papa por que que eles não creem no sacerdócio Por que que eles não creem nos sacramentos Por que que eles não
creem nada disso porque eles não creem na igreja eles não creem que Cristo fundou uma igreja e que essa igreja é visível nos seus membros eles não creem na igreja enquanto corpo de Cristo visível eles creem em uma igreja espiritual pneumática em um corpo Místico invisível apenas e não como uma realidade histórica enraizada aqui que luta na história e que é necessária para a salvação como são ciano falava lá no século X como ninguém se salvou fora da arca de nó ninguém pode se salvar fora da igreja os protestantes negam isso por isso que eles
não tem problema em mudar de igreja de ir de uma igreja para outra de fundar cada um a sua igreja por quê Porque a igreja é uma realidade meramente humana enquanto a fé católica é qual a igreja é uma realidade Divina necessária PR Salvação O protestante nega isso essa é a essa esse é o eixo central que todas as Seitas Protestantes todas Apesar de todas as diferenças teológicas que existirem entre elas todas elas irão eh abraçar A negação da fundação Divina de uma igreja né visível bom o êxito que o protestantismo teve foi graças É
verdade sobretudo ao apoio que Lutero recebeu dos Príncipes alemães não vai dar para desdobrar isso aqui n é na escola de história da igreja teremos muitas aulas sobre isso mas o que a gente vê é o protestantismo ele se convertendo logo no começo em uma força política Príncipes alemães afoitos loucos para colocar a para não ter mais que pagar o dízimo paraa igreja de Roma para tomar PSE dos bens da igreja nos seus territórios para não ter mais que responder ao Papa eles vão abraçar o protestantismo e com eles em decorrência seu povo foi o
que aconteceu depois com o Henrique vi com a Inglaterra quando a Inglaterra caiu mesma coisa os reinos nórdicos Dinamarca Suécia Noruega em nenhum desses lugares nenhum nenhum o protestantismo cresceu por pregação por expansão missionária de fato mas através da vontade dos seus reis que em questão de algumas gerações né seria capaz de transformar completamente a religião do povo para que depois de duas ou três gerações o catolicismo né que já era a religião dessas Nações H algumas há 500 600 700 800 anos deixasse de ser então o o o pra gente entender o protestantismo a
gente precisa entender o seu fundador e pra gente entender né o crescimento que o protestantismo teve É necessário compreender isso que ele só cresceu graças ao apoio que ele recebeu que Lutero recebeu desde o princípio de Príncipes nobres e Reis o que nós vemos acontecer na Igreja Católica ao mesmo tempo é um movimento de autêntica reforma e um grande equívoco é pensar né um grande equívoco é pensar que a reforma católica que os protestantes chamaram de contra-reforma né foi uma reação ao protestantismo isso é falso movimentos de reforma para corrigir os desvios da vida religiosa
os desvios da nomeação dos sacerdotes dos da nas Ordenações episcopais enfim todos aqueles aqueles abusos e equívocos que existiam né na na prática eh católica sobretudo no clero na virada do século XV pro XV um movimento de reforma já tinha começado muito antes de Lutero muito antes o que nós chamamos autenticamente de reforma católica não foi uma reação ao protestantismo o a reação ao protestantismo Fez parte desse processo né mas a necessidade de reforma dentro da igreja e não criando uma doutrina nova isso já existia antes de Lutero desde o século XV já haviam vozes
de Santos né defendendo a reforma defendendo a necessidade de reforma São Francisco de Paula na Itália o Card Cisneiros né na na na Espanha quando a gente vê por exemplo a fundação da Companhia de Jesus por Santo Inácio de Loiola e pelos seus primeiros companheiros no monte BTR em Paris não tinha protestantismo envolvido ali né quando os Jesuítas foram fundados né a a intenção ali não era combater o protestantismo Essa vai ser dela vai ser uma das um um dos objetivos da ordem depois né mas a a a necessidade de reforma na igreja esse impulso
espiritual através dos Santos Porque a reforma se dá sempre através dos Santos isso já estava ali na igreja muito antes ou antes de Lutero né enquanto a gente via né enquanto Lutero estava lá eh na na na na na sua na sua na mesa da sua casa se embebedando estava lá Santa Teresa de Ávila e São João da Cruz reformando a ordem Carmelita na Espanha estava Santo Inácio de Loiola né Eh convertendo aquela multidão de jovens para sua ordem os mandando para evangelizar o mundo inteiro né como São Francisco Xavier estava lá São Felipe ner
se esforçando né para trazer de volta pra vida católica de fato os eh os fiéis de Roma estava São Carlos borromeu em Milão e tantos outros Santos prelados reformando a vida eh Episcopal estavam novas ordens religiosas sendo fundadas né Por e São Caetano de tiene Santo Antônio Maria Zacaria e tantos outros estava lá o Concílio de Trento se reunindo e fazendo a fé católica brilhar respondendo a todas as deturpações protestantes de uma uma forma Clara e inequívoca estava São Pio São Pio V e tantos outros Papas Da Da Da época da reforma católica além dele
né se lembra normalmente de São Pio V mas é necessário lembrar dos demais que capitanear que trouxeram para cá TR deção Pedro o ímpeto de reforma reforma autêntica enquanto estava Lutero né lá gritando que não é possível ser santo o século X era um dos séculos segundo século Se não me engano depois do século 4v em que mais havia Santos na igreja Essa foi a forma do céu Essa foi a resposta do céu à reforma de Lutero enquanto estavam lá né os protestantes incapazes de né de dar exemplos de virtude heroica porque nem criam em
virtude heroica estava ali a igreja não é dando mostra de dezenas centenas de Grand Grand Santos não de Santos quaisquer mas de grandes Santos São Felipe n Santa Teresa de Ávila São João da Cruz São Carlos borromeu São Pedro canísio São Francisco de Sales São Pio V Santo Inácio de Loiola São Francisco Xavier São Pedro fabro Santa Ângela de m e tantos outros no mesmo momento em que o protestantismo em que Lutero dizia lá que não é possível ser santo a doutrina católica brilhando no Dogma né a doutrina em si mesma através do Concílio de
Trento e a doutrina aplicada na vida desses grandes Santos Essa foi a resposta da igreja oo protestantismo a condenação ao erro a elucidação a elucidação de qual é a autêntica doutrina contra os erros Protestantes E é claro talvez aquele que teve maior efeito né aquela resposta que teve maior efeito a resposta prática A negação de Lutero de que não é possível ser santo uma profusão de grandes Santos Essa foi a resposta da igreja ao protestantismo bom pessoal e eu tenho um convite para você que quero estar mais próximo da igreja conhecer melhor melhor a igreja
desv esse esse tesouro que é a fé católica a história da igreja como eu já disse mais de uma vez né nas aulas anteriores ela não é simplesmente a narrativa de uma série de acontecimentos que se deram no passado e que não tem conexão conosco é a nossa própria história enquanto membros dessa igreja né e ela é o melhor meio sempre digo isso ele é o melhor meio de nós nesse tempo de confusão nesse tempo de heresia generalizada para que nós saibamos Qual é de fato a fé católica São Vicente leran falava no século 5
que eh para que nós saibamos Qual é a fé católica nós devemos procurar aquilo que foi acreditado que foi crido sempre por todos e em todo lugar ou seja aquilo que a igreja sempre ensinou não que estão ensinando aí hoje mas o que a igreja sempre ensinou e é na história da igreja que a gente descobre isso é na história da igreja é vendo como a igreja respondeu ao arianismo no século 4 como a igreja respondeu ao protestantismo no século X a gente vê como que a doutrina foi proclamada e como a mesma doutrina é
ensinada de geração em geração pelos Papas pelos concílios pelos Santos padres pelos doutores enfim e a história da igreja não é um assunto simples como alguns tratam é um assunto complexo é um assunto vastíssimo né eu mesmo né estudo história da igreja há mais de 12 anos né e há pouquíssimas Fontes em português né infelizmente aqui o mercado editorial brasileiro em termos de história da igreja é muito pobre muito pobre e inclusive Fontes pouco confiáveis H inclusive obras de história da igreja publicadas aí para algumas editoras ditas católicas que são terríveis que são absolutamente incorretas
em termos históricos em termos doutrinários né e eu criei a escola de história da igreja justamente para levar a história da igreja para mais pessoas né A minha própria conversão Claro eu sou católico de berço mas a minha verdadeira conversão autêntica né e de tantos outros alunos que eu vejo na escola de história da igreja se deu justamente conhecendo a história da igreja vendo a vida dos Santos vendo como a igreja enfrentou os mil Desafios que a história colocou paraa era ao longo do tempo não é vendo como que a a a a a igreja
é de fato uma realidade divina e o que ela ensina de modo ininterrupto sem distorção sem erro durante 20 séculos É de fato a verdade né Eh eu recebo assim o tempo inteiro sempre dos meus alunos relatos nesse sentido eh e e eu estou aqui agora para reforçar esse convite para vocês que que querem se aprofundar não apenas na história da igreja em si mas para conhecer a fé porque conhecendo a história da igreja porque vejam eh na escola de história da igreja né que não é um curso apenas ela é composta de de de
de vários cursos ela não é simplesmente um um curso online mas uma escola com com com com com eh várias com mais de um curso com vários cursos e muitas aulas né A minha preocupação além de ensinar a história é justamente mostrar a doutrina ao longo do tempo ou seja estudando a a na escola de história da igreja você aprenderá a doutrina Católica na história né não é simplesmente um curso de acontecimento você você não estará simplesmente aprendendo aconte históricos mas a própria doutrina Como ela foi ensinada defendida ao longo do tempo né as aulas
são elaboradas com fontes muito confiáveis né e muitas Fontes pouco acessíveis né a maior parte das fontes que eu consulto não estão em português né obras como do Cardal henger rotte deemon de F de R e de refel os maiores estudiosos da história da igreja não estão traduzidos pro português né vilha os lada ilor enfim tantos outros eu consulto com frequência não estão traduzidos pro português e eh eu me dedico Justamente a estudar esses autores e ensiná-los né Eh e você né que quer conhecer tudo isso você não precisa né você não precisará ler esses
autores porque eu na escola de história da igreja os apresentarei os irei né em aulas didáticas em aulas bem elaboradas todos esses autores para vocês né de modo que vocês conheçam a história da igreja com profundidade desde a sua Fundação até os tempos mais recentes né no curso principal não existe um curso principal o que eu chamo de história Universal da igreja que serão mais de 200 aulas disponíveis nós já temos lá mais de 60 n que vão que se estendem desde o século 1 até o século 6 os primeiros 500 anos da Igreja já
estão disponíveis lá em 60 aulas eh mas nós temos eh outros cursos né um um curso que que será concluído em breve é um curso de patrística no qual Nós estudamos as eh 30 das principais obras dos Padres da igreja né são aulas bem elaboradas não são aulas curtinhas não Nós estudamos obras de Santo Agostinho de Santo Irineu de Lyon de Santo Atanásio de São Jerônimo de São Justino enfim eh as vidas deles o contexto em que eles em que eles viveram Nós estudamos no curso principal e nesse curso de patrística nós nos nos debruçamos
nas obras deles nós mostramos como que aquela fé a fé dos primeiros escritores cristãos lá do começo da igreja alguns até que conheceram os apóstolos era a mesma fé católica de hoje né Eh enfim eu reforço né eu faço questão aqui de reforçar não se trata de apenas um curso né é uma escola com vários cursos e eu te garanto eu caranto para vocês que não existe hoje eh nenhuma outra comunidade de história da igreja que oferece isso né Nós temos uma comunidade de alunos com contato uns com os outros enfim que podem que podem
trocar ideias a respeito do que estão aprendendo enfim não existe algo semelhante na internet certo Além Deste curso de História Universal da igreja que como eu disse está em curso né já já temos mais de 60 aulas lá disponíveis estão já disponíveis concluídos um curso sobre a vida do rei São Luís Rei da França que é um um santo que eu biografi né que eu escrevi um livro a respeito um curso sobre a história de Roma e dois eh um curso de geografia histórica que vai sendo desenvolvido à medida em que a o curso mpal
vai vai vai avançando eu vou mostrando né através de mapas antigos de mapas dos vários contextos históricos em que a igreja existiu né a igreja agiu eh para que vocês entendam geográfic historicamente Onde nós estamos quando nós estamos estudando cada momento da história da igreja né fora o curso de patrística Fora um outro curso que será concluído em breve que é o curso que os alunos gostam muito o sentido católico da história que eu mostro como que o católico ele deve enxergar a vida humana e o desenrolar dos acontecimentos históricos à luz da fé católica
né E todas essas aulas ou a absoluta maioria delas com material de apoio escrito né detalhado o que foi abordado na na aula com imagens com slides eh mapas etc né muitas muitos de vocês provavelmente acompanham as minhas aulas nas terças-feiras no YouTube né e sabem que essas aulas elas depois elas são retiradas do YouTube Clube por quê Porque essas aulas elas são as aulas que são eh dos meus alunos da escola de história da igreja elas saem do YouTube e ficam lá o curso inteiro disponível PR os meus alunos poderem acessar com material de
apoio escrito enfim né esse tema que nós estamos trabalhando aqui nesse curso que é a história das heresias Nós estudamos com muito mais aprofundamento por exemplo o arianismo que eu falei na primeira na primeira aula arianismo é tratado em várias aulas né a história da crise Ariana E tantas outras nós eh tratamos com aprofundamento aqui simplesmente estou eh tratando de um de um de um modo eh eh superficial né Eh fazendo alguns apontamentos a respeito dessas heresias o próprio protestantismo nós teremos muitas aulas sobre a reforma protestante enfim né Eh então eu gostaria até que
al que os alunos da da escola que que estejam aqui que estão aqui até esse momento por favor que comentem aí nos comentários do chat como é a experiência de vocês com a escola enfim enfim para que os demais né saibam como que se está sendo positivo ou não né Para aqueles que se matricularam bom tudo isso que eu falei exige esforço exige trabalho eu não sou Padre eu não sou Sacerdote eu não sou monge então eu não posso eu não eu não tenho condições né de me dedicar a isso gastar o meu tempo né
Sem eh que eu preciso de algo que me possibilite que me possibilite que eu me sustente né para para oferecer a vocês todo esse material eu poderia simplesmente com toda Com todo o prazer eu eu eu eu amo a história da igreja eu poderia eh oferecer isso tudo para vocês de graça eu cobro por uma necessidade para que eu possa estudar para que eu possa preparar para que eu possa preparar o melhor material melhor conteúdo por isso que eu cobro né e eu faço questão de cobrar um valor barato né Considerando o que nós temos
na escola é sim um valor barato todo esse conteúdo que eu falei sai por apenas R 45 mensais sendo que a assinatura é anual ou seja vocês não assinam por mês não vocês podem parcelar né em 4 parcela de R 45 mas a assinatura a matrícula é anual né e eu faço questão de facilitar a matrícula para todos porque eu sei que nem todos Sem condição de eh desembolsar o o o o valor eh de eh de qualquer forma né então Eh Nós aceitamos pagamento em cartão de crédito em boleto em na forma de pix
enfim Nós aceitamos o pagamento também eh existe a possibilidade de parcelar no cartão e nós também parcelamos no boleto nós temos a opção do boleto parcelado em cinco vezes né sendo que são 99 cada parcela e eu reforço Pessoal esse é um valor muito muito pequeno para o que existe na escola né só por exemplo a aquela coleção famosa do Daniel hopes que é apenas uma das fontes que eu utilizo na escola né Eh a a que é a coleção do Daniel ropes em 10 Volume só ela custa r00 né E ela e na escola
eu né não apenas ela mas muitas outras fontes Em centenas de aulas né eu irei eh ensinar para vocês por um valor muito menor do que esse né fora né como eu disse as outras fontes que eu consumo né E então se você quer se juntar a mim aos meus alunos na escola de história da igreja Preste atenção no que eu vou falar aqui agora a abertura das matrículas vai ser no domingo domingo dia 10 de julho ao meio-dia Ok domingo dia 10 não haverá um limite de vagas serão apenas 250 vagas certo as inscrições
vão do domingo dia 10 até a quarta-feira dia 14 14 de julho ou né até se encerrarem as vagas se na terça-feira delas 250 vagas aí se encerra né então é importante que você Garanta a sua vaga já existe uma lista de espera tá com mais de 460 pessoas então Eh já tem 460 pessoas interessadas não necessariamente essas pessoas elas vão entrar né e ou seja não é que você não tem mais chance e claro que você tem chance mas já existe uma lista de espera aqueles que estão na lista de espera vão receber vão
vão receber a possibilidade V ter a possibilidade de se inscrever de se matricular 4 horas antes da abertura geral tá bom tá então eh aqueles que estão na lista de espera então quem quer garantir a vaga tá acesse o link que está aqui no chat que a gente está enviando no chat aqui agora ou na que tá também na na na descrição e entre na lista de espera para que você seja comunicado com 4 horas de antecedência e não fique de fora tá bom eh a é para quem me acompanha sabe que eu não abro
turmas o tempo todo certo as turmas elas são abertas com vários meses com muitos meses de diferença se você tem interesse de se de se matricular de ser meu aluno na escola de história da igreja se você quer ser meu aluno Não perca essa oportunidade acesse a lista de espera para que você seja informado para que você tenha a possibilidade de se matricular com antecedência mas eu agradeço a todos eh por terem ficado até aqui espero que tenham gostado dessa aula e espero vocês amanhã para nossa última aula qu nós iremos estudar as heresias contemporâneas
três em especial o catolicismo Liberal o modernismo e a teologia da libertação fiquem com Deus
Related Videos
Heresias Atuais | As Portas do Inferno Não Prevalecerão - Aula 4
1:30:56
Heresias Atuais | As Portas do Inferno Não...
Lucas Lancaster ⚜️ Escola de História da Igreja
35,223 views
Uma breve história da Inquisição - Prof. Lucas Lancaster
1:32:06
Uma breve história da Inquisição - Prof. L...
Centro Dom Bosco
18,249 views
A REFORMA PROTESTANTE LUTERANA, A VIDA de LUTERO e GUTENBERG! - SAYÃO E FRANKLIN FERREIRA
13:54
A REFORMA PROTESTANTE LUTERANA, A VIDA de ...
Cortes do Inteligência [OFICIAL]
95,411 views
Heresias da Antiguidade | As Portas do Inferno Não Prevalecerão - Aula 1
1:08:12
Heresias da Antiguidade | As Portas do Inf...
Lucas Lancaster ⚜️ Escola de História da Igreja
39,298 views
NÃO CONFUNDA ALMA COM ESPÍRITO - Entenda porque desfazer essa confusão poderá mudar a sua vida!
12:58
NÃO CONFUNDA ALMA COM ESPÍRITO - Entenda p...
João Gabriel Simões
3,480 views
O Invasor que Habita em Nós | O Parasita Oculto (Aula 1)
1:08:31
O Invasor que Habita em Nós | O Parasita O...
Lucas Lancaster ⚜️ Escola de História da Igreja
30,219 views
Refutando O Código da Vinci – Mitos sobre a Igreja Católica
32:17
Refutando O Código da Vinci – Mitos sobre ...
Lucas Lancaster ⚜️ Escola de História da Igreja
39,505 views
1. Religiões Comparadas: Igreja Católica Apostólica Romana
1:05:00
1. Religiões Comparadas: Igreja Católica A...
Augustus Nicodemus
172,334 views
AS HERESIAS DE LUTERO E A ‘REFORMA’ PROTESTANTE | Padre Gabriel Vila Verde.
25:04
AS HERESIAS DE LUTERO E A ‘REFORMA’ PROTES...
Pe Gabriel Vila Verde
164,196 views
Modernismo: O Mundo infiltrado na Igreja | O Parasita Oculto (Aula 4)
1:13:50
Modernismo: O Mundo infiltrado na Igreja |...
Lucas Lancaster ⚜️ Escola de História da Igreja
20,980 views
Por que quase desisti de me tornar católico?
1:21:11
Por que quase desisti de me tornar católico?
Catolicismo Blindado | Professor Eduardo Faria
34,738 views
Olavo explica o Protestantismo
1:11:44
Olavo explica o Protestantismo
Pro Veritate - André Chilano
578,273 views
A Cabala e o Judaísmo moldaram o Protestantismo!
12:05
A Cabala e o Judaísmo moldaram o Protestan...
Marcelo Andrade
20,970 views
Todas as religiões levam a Deus? O que diz São Cipriano de Cartago.
12:10
Todas as religiões levam a Deus? O que diz...
Lucas Lancaster ⚜️ Escola de História da Igreja
41,704 views
O Protestantismo
1:05:55
O Protestantismo
Padre Paulo Ricardo
412,218 views
#patristica Quem a Igreja primitiva achava que era Deus, Jesus e o Espírito Santo.
1:07:32
#patristica Quem a Igreja primitiva achava...
Descobrindo a Igreja Católica
11,106 views
O que foi a INQUISIÇÃO da Igreja Católica? - Prof. Raphael Tonon - Lente Católica
1:13:47
O que foi a INQUISIÇÃO da Igreja Católica?...
Comunidade Católica Pantokrator
74,602 views
IGREJA EVANGÉLICA E IGREJA CATÓLICA : PRINCIPAIS DIFERENÇAS. Aqui C/ Amaury #001
2:13:08
IGREJA EVANGÉLICA E IGREJA CATÓLICA : PRIN...
Amaury Nunes
204,798 views
II CEUC - Lutero e o Protestantismo: Sola Fide - Prof. Marcelo Andrade
1:02:19
II CEUC - Lutero e o Protestantismo: Sola ...
Flos Carmeli Vídeos
16,974 views
A REAL SOBRE LUTERO E A "REFORMA" PROTESTANTE
15:33
A REAL SOBRE LUTERO E A "REFORMA" PROTESTANTE
Lobo Conservador
100,610 views
Copyright © 2024. Made with ♥ in London by YTScribe.com