PARNASIANISMO

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Vestibuler com prof. Altemir
Tudo o que você precisa saber sobre a escola literária parnasiana: Características e autores curso c...
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[Música] a galerinha tudo bem com você é se vamos que vamos com as nossas aulas sobre escolas literárias hoje nós vamos falar sobre o parnasianismo brasileiro é uma escola que aconteceu na segunda metade do século 19 uma escola que começou na frança depois se espalhou pela europa chegou até portugal depois do brasil na frança começa oficialmente em 1860 em uma revista chamada parnaso contemporâneo aqui já traduzido obviamente e é daí que vem o nome parnasianismo parnaso seria segundo a mitologia o monte onde vivem as musas inspiradoras da poesia os poetas que publicavam essa revista começaram
a ser chamados de pai nazi anos e aí mais tarde surgiu o nome de parnasianismo para esse movimento no brasil oficialmente os primeiros poemas parnasianos foram publicados no início da década de 1880 não tem uma obra específica não é que marque o início oficial problemas que foram publicados praticamente em revistas jornais no início da década de 80 e aí você deve estar pensando assim mas professor início da década de 80 não é o realismo eo naturalismo essa escola é simultânea esses dois movimentos exatamente se você viu as nossas aulas até você sabe que o realismo
naturalismo começam oficialmente em 1881 então o parnasianismo é simultâneo sim a esses outros nós temos três escolas três estilos de época que são simultâneos realismo naturalismo e painéis eliza aí vem uma outra coisa como agente estudo realismo naturalismo quase que essencialmente na prosa há uma tendência dos alunos de achar que o parnasianismo é o realismo na poesia não é tomar cuidado porque algumas provas maldosas costume inclusive colocar isso como a opção para ver se você marca como correta o parnasianismo não é a poesia do realismo existe poesia realista realismo começa em portugal com o antero
de quental em grande poeta realista aliás o realismo se destacou mais em portugal do que no brasil no brasil ele ficou meio sufocado pelo pai nas leis mas o que importa é o seguinte ó o parnasianismo não é a poesia do realismo é claro que como são simultâneos existem muitas semelhanças entre eles mas não é a mesma escola é possível você diferenciar por exemplo um poema realista de um poema para zero para dar uma olhadinha nas características então que identificam uma poesia parnasiana bom algumas características como eu falei serão as mesmas que nós já vimos
lá no realismo naturalismo por exemplo a crítica o combate ao romantismo o pai brasileiro surgiu naquele momento é de ferver cência do cientificismo de uma concepção mais racional mais objetiva do mundo que vai contrariar a poesia romântica que predominava na primeira metade do século então o parnasianismo assim como realismo naturalismo irão combateram criticar muitas vezes a tires a a poesia romântica da primeira metade do século outra característica que é comum é o objetivismo racional materialista afinal de contas se o romantismo era a expressão do sentimentalismo subjetivo o pai 12 anos e propõe então a fazer
uma poesia que seja fruto de uma objetividade ligado à razão a uma concepção materialista do mundo entra aqui também a concepção universal quando você sai de uma visão subjetiva você passa a apresentar uma visão de mundo que é mais universal que é mais coerente é com uma visão universal e uma outra característica para zona que permite identificar uma poesia parnasiana é quase que uma obsessão pelo aspecto estético da poesia à perfeição formosa também chamada de especilistas lembrando o parnasianismo é uma escola que segue a tradição clássica então segue aquele o conceito de que pra ser
bom tem que ser belo então perfeição formal ou seja métrica perfeita rima perfeita na estruturas regulares é com estrofes regulares formas consagradas como o soneto serão muito valorizadas pelos poetas para zero e some se a essa preocupação estética formal o chamado preciosismo lingüístico na concepção clássica a linguagem é elevada culta também é uma forma de qualidade e os painéis e anos levo isso as últimas consequências rebuscando palavras do latim antigo do grego antigo buscando sempre aquela palavra preciosa diferente que não faz parte né da linguagem cotidiana da linguagem normal do dia-a-dia e uma outra característica
que havia também no realismo naturalismo principalmente no turismo é um descritivo vizta uma verdadeira obsessão pela riqueza de detalhes na descrição das imagens aqui no paganismo e se diz criticismo acaba muito identificado com as chamadas artes plásticas seja as artes visuais os poetas por nove anos descreve com tanta perfeição os objetos os fatos que vai se formando uma imagem nítida na nossa mente é uma característica muito marcante da poesia parnasiana então presta bem atenção nesse aspecto uma forma de identificar uma poesia parnasiana é a presença marcante do descritivo da plasticidade que aparece na no decorrer
da poesia e aí nós temos duas características importantes mas que são aquelas que realmente diferenciam a poesia parnasiana da poesia realista por exemplo é e traz inclusive uma certa polêmica em relação a essa proposta artística a primeira delas é a proposta da impassibilidade ou seja o poeta parnasiano defende que a poesia não deve conter as emoções pessoais do artista o artista deve ser frio objetivo impassível e passiva ao contrário do passional os poetas românticos eram extremamente passionais faziam da poesia um depósito das suas emoções o painel de ano quer contrariar isso e aí ele propõe
a impassibilidade porque eu falei que isso é uma coisa polêmica pense um pouquinho quando você pensa em poesia qual é a primeira coisa que você associa poesia a expressão do que a emoção da subjetividade propor uma poesia em que não pode transparecer a emoção pessoal a subjetividade é quase e contra a própria lógica é quase uma uma proposta paradoxal em relação aquilo que nós entendemos por poesia por isso talvez nem todos os poetas atenderão a essa proposta mas é possível você encontrar o poema tipicamente parnasiano que atende sim essa proposta e aquele poema frio o
objetivo totalmente impassível outra proposta e essa talvez a que mais diferencia o parnasianismo da poesia realista é a proposta da arte pela arte na concepção parnasiana arte só tem que ser arte o único objetivo único prazer que a arte deve proporcionar é o prazer artístico a arte não deve criticar não deve denunciar não deve gerar polêmica não deve provocar reflexões não é essa função da arte segundo os painéis erros arte só tem que ser a arte só tem que proporcionar o prazer disse e aí obviamente nós temos a diferença principal em relação ao realismo o
realismo era uma arte que se propunha a crítica a denunciar principalmente os valores burgueses ali então o parnasianismo vai na contra mão disso e esse é o principal fator de diferenciação entre um poema parnasiano e um poema realista uma coisa também relativamente polêmica nós podemos dizer que o os painéis anos são conscientemente alienados a eles evitam é abordar temas assuntos que possam gerar polêmica sobre os quais eles tenham que emitir uma opinião pessoal tomar partido tomar posição e tal eles evitam os sistemas justamente pra não se posicionar é óbvio que eu estou dizendo que isso
é uma postura em relação à arte não estou dizendo que os poetas para os anos eram necessariamente alienados na sua vida podia até ter sua atividade política tem suas convicções e tal mas eles acreditavam que a arte não era um meio para expressar esse tipo de coisa daí a proposta da arte pela arte certinho estão sintetizando aqui ó poesia parnasiana é uma poesia coisa que vazia de conteúdo dificilmente você vai ter uma questão é pedindo interpretação de poesia parnasiana as questões normalmente são de identificação ou seja você saber identificar que aqui não pode aparecer no
então saber justificar é através de características do texto porque ele é pai mas ela tá e aí você tem que buscar essas características que eu coloquei aqui principalmente o descritivo vizta a plasticidade é muito característica das poesias para os anos a preocupação estética e linguagem elevada ea perfeição formal à ausência de emoções a impassibilidade muitas vezes defendida dentro do próprio poema ea proposta da arte pela arte ou seja uma poesia que se preocupa apenas com o aspecto da do prazer artístico e não traz nenhuma contribuição para qualquer questão mais polêmica envolvendo a sociedade a ideologia
ou qualquer outra coisa aí ok como eu falei pra vocês início o pai das vezes não se destacou muito em portugal então quando a gente trabalha com o parnasianismo nós trabalhamos basicamente com autores do painel - brasileira e aqui no brasil para eles foi muito prestigiado e nós temos três poetas que tiveram destaque maior são os poetas que formam a chamada trilha de painéis e ana são eles raimundo correia o alberto de oliveira e olavo bilac cada um tem a sua particularidade por exemplo o raimundo correia é conhecido como poeta filósofo a poesia dele fugindo
até um pouco da própria proposta para a cena ela propõe né algumas reflexões mesmo que muito superficiais sobre alguns temas da vida é sobre é a juventude sobre o passar do tempo e com mais páginas dizia de todos esses poetas o que mais se encaixa dentro da proposta para dizer nada é o alberto oliveira o apelido dele era poeta geladeira ele consegue fazer uma poesia extremamente fria objetiva racional sem nenhum tipo de passeio na 'lista sem demonstrar nenhuma emoção pessoal daí a expressão poeta geladeira mas o grande poeta o melhor poeta do parnasianismo roberto oliveira
pode até ser o mais fazendo mas o mais qualificado mais apreciado dos poetas para os anos é o novo milagre olavo bilac na época chegou a ser conhecido como príncipe dos poetas brasileiras e no olavo bilac que geralmente é o o o autor abordado quando se cobra o parnasianismo você tem que tomar cuidado já em relação ao abate de cuidado porque o londrina tem duas faces faces não fazes é uma primeira fase na segunda fase são poesias que ele fazia alternadamente essas duas faces são a face pai nazi ana que é aquele poema que se
encaixa perfeitamente no país é mesmo poema marcado por uma esteticismo cuidadoso não é por essa ausência de emoções a impassibilidade e uma poesia extremamente é objetiva racional mas ele também tem alguns poemas que a crítica classifica como sendo poemas românticos parnasianos ou seja há uma mistura que de características românticas e pai dizendo há resquícios da escola romântica nos seus poemas projetos especialmente a ruptura que ele faz em vários poemas com a proposta da impassibilidade ou seja poemas marcados por uma o funda subjetividade por uma temática mais pessoal mais subjetiva e consequentemente mais sentimental no entanto
essa temática vem dentro de um molde perfeitamente fantasiando mantendo aquela preocupação estética manny mantendo as referências clássicas inclusive a mitologia a preocupação com uma linguagem então você tem na verdade uma mistura de dois estilos do romantismo principalmente na temática e do parnasianismo principalmente na estrutura talvez aí esteja o grande segredo do sucesso do olavo bilac com o público o sentimentalismo romântico sempre foi muito apreciado pelo público em geral quando você pega esse sentimentalismo e reveste com uma roupagem para roseana você tem uma poesia que foi muito apreciada na sua época e continua sendo apreciada até
hoje uma olhadinha em exemplos de cada um desses poetas aí começar aqui como exemplo de um poema do raimundo correia foi muito conhecido dele olha grid só vai ser a primeira bomba despertada vai-se outra mais mas o outro enfim dezenas de bombas vão se dos pombais apenas raia sanguínea e fresca a madrugada ea tarde quando a rígida nortada sopra aos pombais de novo ela seria com fran das asas sacudindo as penas voltam todas em bando e em revoada também nos corações onde a bottle os sonhos um por um céleres vôo como vôo às bombas dos
pombais no azul da adolescência as asas soltam fogem mas aos pombais as pombas voltam e eles aos corações não voltam mais ouvido é esse poema porém um dos clássicos a do raimundo corrêa observe a gente que é uma poesia que tem toda essa preocupação estética um soneto com métrica perfeita rimas perfeito tem aquela linguagem preciosa rebuscada e levado algumas expressões de uma de uma beleza exemplar como madrugada raia surge sanguínea e fresca para se referir àquela cura avermelhada do amanhecer rígida a nortada céleres você tem expressões aqui que comprovam essa preocupação lingüística também tem essa
coisa de é se manter mais objetivo que ele está falando de um tema geral né não é uma coisa subjetiva porém você tem um tom reflexivo ele começa dizendo que as pombas ao amanhecer voam partem dos pombais assim como os sonhos também partem dos corações jovens no entanto ao entardecer metafóricamente representando o final da vida as pombas voltam aos combates neste entardecer as pombas voltam aos combates no entardecer humano na velhice os sonhos não retornam mais aos corações tem um elemento filosófico muito claro nessa coisa uma reflexão filosófica muito clara nessa poesia sobre o transcorrer
da vida né e como se lida com os sonhos próprios da adolescência justificando o raimundo correia é chamado de poeta filósofo quando dá uma olhada num poema do alberto de oliveira o chamado poeta geladeira dá só uma olhada ó esta de áudios relevos trabalhar divas mãos brilhante copa você tem que colocar na ordem direta para entender tal selección esta copa brilhante de relevos áureos de relevos dourado cópia uma taça então essa taça brilhante de relevos dourados trabalhada de divas mãos feitas por mãos divinas um dia já de aos deuses servir como cansada como se estivesse
cansada de servir os deuses vinda do olimpo a morada dos deuses a um novo deus servia era um poeta de theos que a suspendia hotels é uma cidade da antiguidade o poeta de theos geral associado à anacreonte que vai aparecer no final do coelho retomando aqui a segunda estrofe era um poeta de theos que a suspende então e ora repleta hora cheia horas vazada hora vazia a taça amiga aos dedos e usti lia toda de rochas pétala ficou magoada com madea xia e rochas pedras é uma metáfora para o vinho continuando depois depois que ele
tomou vinho depois mas o labor da taça admira o trabalho da taça admiro toca e do ouvido aproximando-a e aproximando a do ouvido as bordas finas as de ouvir cá nora e doce suave doce ignota voz voz desconhecida qual se da antiga lira fosse a encantada música das cordas qual se essa voz de anacreonte fosse ou seja de repente o poeta começa admirar a taça e aproximando as suas bordas ou vida é como se ouvisse um som suave como se fosse o som de uma lira ou a voz de um poeta lírico como anacreonte bonita
né e observe um poema totalmente descritivo o poema todo é pra descrever uma simples taça de vinho sem nenhuma emoção pessoal muito bonito né esteticamente com imagens muito bonitas mas com uma total ausência de sentimento a proposta da impassibilidade e também uma completa ausência de qualquer tema mais polêmico que qualquer posicionamento de qualquer questionamento qualquer crítica social um poema tipicamente parnasiana a bem ao gosto aí do alberto de oliveira vamos dar uma olhadinha em dois exemplos da poesia do olavo bilac lembra que eu falei lá robla tem duas faces ele tem um lado é dele
que é tipicamente baiano e um outro que mistura jornalismo com romantismo começar dando uma olhada num soneto tipicamente parnasiana muito conhecido também poemas que se chama a um poeta olha só longe do estéreo turbilhão da rua beni de tino escreve aqui nós já temos uma proposta tipicamente fazendo é que é a arte pela arte ou seja você se isola do turbilhão da da rua né das agitações sociais para escrever então você não se envolve com essa agitação social no aconchego do claustro do quarto na paciência no sossego trabalha e tema e lima e sofrem e
sua o painel realismo costuma fazer muito a comparação do trabalho do poeta com o trabalho do escultor principalmente do ourives que trabalha que esculpe o diamante na pedra bruta vejo uma comparação que eles fazem é o seguinte olha um diamante bruto ele é valioso mas depois que ele é esculpido depois que é dado a ele a forma de uma jóia ele fica ainda mais valioso os painéis ano seguinte olha a língua é muito bonita mas quando ela é esculpida lapidada na forma de poesia ela fica ainda mais bela fica ainda mais valiosa então por isso
essa expressão trabalho e tm lima e sofre sua e uma outra concepção tipicamente foi na zona a poesia nasce do trabalho da transpiração trabalho físico do suor de ficar horas e horas insistindo e brigando com as palavras e não dá inspiração momentânea como fazem os românticos não do sentimentalismo momentâneo como fazem os românticos veja como ele continuou mas que na forma se disfarça o emprego do esforço proposta da impossibilidade defendido aqui olha só que na forma final não apareça o esforço ea trama viva se construa de tal modo que a imagem fique nua rica mas
sóbria como um templo grego a busca né da objetividade da perfeição do equilíbrio e harmonia que são propostas clássicas a beleza está no equilíbrio na sobriedade na simplicidade ele continuou a não se mostra na fábrica o suplício do mestre novamente a defesa da impossibilidade na fábrica no produto final não deve aparecer o suplício sofrimento né a emoção do mestre criador e natural o efeito a grade sem lembrar os andaimes do edifício que metáfora bonita gente certamente já viu um edifício sendo construído em quanto está sendo construído é aqueles andamos em volta fica feio mas no
produto final na obra acabada não ficam as marcas dos andaimes e é isso que ele está dizendo no poema final não deve ficar as marcas do seu processo de criação porque a beleza gêmea da verdade arte pura inimiga do artifício é a força ea graça na simplicidade então a defesa né de um conceito clássico da arte a beleza gêmea da verdade está na simplicidade temos aqui um poema tipicamente parecendo não só atende aos processos paralelos como defende os prefeitos por exemplo defende a ideia da arte pela arte da impossibilidade da beleza estética que são propostas
para as cenas mas o olavo bilac também tem poemas como este aqui dá só uma olhada foste o beijo melhor da minha vida ou talvez o pior glória e tormento contigo a luz subir do firmamento contigo fui pela infernal de se morrer este é o meu desejo não te ouvida não te esquece queimas meu sangue em x meu pensamento e do teu gosto amargo me alimento e rolo tiro na boca ou ferida beijo estrela meu prêmio e meu castigo batismo e extrema unção naquele instante porque feliz eu não morrer contigo sinto-me o ardor e o
crepitar te escuto beijo vino e anseio delirante na perpétua saudade de um minuto observe que é um poema esteticamente pai naziano né citei o soneto a forma dos a consagrada do soneto você tem a métrica perfeita você tem as rimas perfeitas você tem a linguagem elevada é a perfeição estética em todos os aspectos mas você tem uma essência o mântica você tem claramente a manifestação da dor do sofrimento do eu lírico ao lembrar a amada que ele perdeu o último beijo nessa amada que ele não consegue esquecer e que é ao mesmo tempo que o
leva a glória o leva também ao princípio do inferno como ele diz no início do coema essa essência sentimental subjetivo essa expressão da subjetividade contraria a proposta da impossibilidade para roseana e faz com que esse poema tenha resquícios românticos e por isso nós temos que classificar lo como romântico parnasiano é a outra face da poesia do olavo bilac a poesia romântica parnasiana regente bom eu espero com isso ter conseguido mostrar né algumas das características principais do pai nos aviões organismo é uma escola complicada não é uma das escolas mais referenciadas pela crítica consequentemente também não
é muito presente nos vestibulares na próximas provas em geral mas é uma poesia ela é uma poesia bonita é uma poesia de qualidade e que se você souber identificar essas características no texto você certamente não terá dificuldade em trabalhar com a poesia parnasiana ok se você gostou dessa aula não deixa de dar o seu like a i&d se inscrever no nosso canal assim você pode acompanhar todas as aulas semanais sobre as escolas literárias sobre a análise das obras e todas os assuntos relacionados à literatura e ao português de uma forma geral certinho eu agora você
na próxima aula
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