[Música] Fala aí pessoal tudo bem com vocês eu sou Francisco porfiro professor de Filosofia e hoje continuando a nossa aula sobre os períodos da filosofia vamos falar sobre a filosofia medieval Mas antes vou pedir para você já curtir aí o nosso canal né curtir nosso vídeo se inscrever no nosso canal e clicar no Sininho também para ser notificado quando acontecer alguma coisa por aqui vamos pra nossa [Música] aula pessoal a filosofia medieval ela pode ser dividida em dois períodos o primeiro período é a patrística filosofia patrística Tá e é um pouco controverso porque alguns historiadores
da filosofia vão falar que a patrística ela está mais pra antiguidade do que na Idade Média realmente se a gente for pegar aqui a linha cronológica né a gente encontra que um um pedacinho da patrística ele está ali na transição da antiguidade pro medievo mas é importante a gente ressaltar que esse essa produção filosófica patrística ela está mais próxima do que é mesmo a filosofia medieval bom nós temos esse esse nome patrística porque é a filosofia que se formou aqui pelos pais da Igreja Católica tá os pais do pensamento Cristão e esse esse nome né
essa esse radical patris ele indica isso esse vem também de Patriarca né de pai aquele que é pai aquele que gerou Então o período ele pode ser iniciado a gente pode falar que se inicia ali a partir do momento em que foram divulgadas as cartas de Pedro e Paulo né que fundaram a religião cristã mas alguns nomes eles começam a surgir mesmo com força no embate filosófico quando algumas figuras começaram a fazer defesas contra contra os ataques né que eram cometidos contra cristãos tá eh a gente pode chamar essas defesas de apologias tá E os
padres né que estavam fazendo essas defesas são chamados de apologistas e um nome importante nesse período é Justino Justino foi um dos apologistas que pegou né que se inspirou na filosofia grega para fazer essa defesa do cristianismo em um momento conturbado quando o cristianismo estava ali começando a se alastrar pela Europa já tinha se tornado desde o século i e religião oficial do Império Romano né estava começando a se alastrar pela Europa mas ainda enfrentava muita resistência em segundo lugar pessoal eles estavam tentando ali os primeiros esse pessoal da patrística em geral eles estavam criando
as primeiras regras né do que viria ser a o cristianismo a filosofia Cristã o pensamento Cristão tá eles estão fundamentando a base ali primeira da Igreja Católica né Para Além dos dos escritos do evangelho deixados ali pelos Apóstolos eh um nome importante que aparece pra gente nesse nessa fase mais consolidada da patrística que aí que é de fundação mesmo de um pensamento Cristão é de Agostinho Agostinho de pona ou Santo Agostinho né foi canonizado posteriormente eh que foi um um um frad né que deixou ali os primeiros grandes as primeiras grandes obras teológico e filosóficas
do período eh ele era um ele foi convertido tardiamente tá ele não foi ele não foi ao contrário de alguns padres que a gente vai ver como Tomás ja Aquino eh que nasceu naquele já âmbito Cristão e foi criado para isso não o o Angus Sinho Ele conheceu o pensamento Cristão tardiamente Depois de alguns contatos que ele teve com a filosofia grega com os pitagóricos com uma doutrina maniqueísta e ele ele acaba se convertendo e nessa conversão ele vai se tornar um forte defensor de um pensamento Cristão que estivesse ali junto com uma filosofia por
isso que ele vai recorrer aos neoplatônicos ou ao neoplatonismo né que foi um estudo já nesse período de transição né da da antiguidade pro medievo eh dos dos das dos escritos de Platão o Platão ele acaba se tornando importante uma figura importante para Patrício né ao contrário de Aristóteles que por enquanto não está sendo estudado a gente vai ver que os escolásticos vão estudar Aristóteles mas o Platão ele ajuda os pensamentos platônicos ajudam a fundamentar muitos muitos dogmas da Igreja se no início a gente tinha aqui ali aquela patrística né dos Pais da Igreja Católica
já na no período medieval mesmo a partir do século mais ou menos século X ali depois de Cristo nós temos a filosofia Escolástica tá aqui nós temos uma uma filosofia constituída por padres que estavam no movimento de criação das primeiras escolas e universidades cristãs né primeiras escolas e Universidades Católicas que tinham o intuito de formar novos padres aqui gente é um período em que a igreja cresceu muito dentro da Europa n a igreja católica e ela precisava então de novos sacerdotes esses novos sacerdotes né a gente precisa a gente tem que visualizar ali que havia
uma necessidade de formma em massa então Eh aquela formação individualizada do sacerdote que conhecia o pensamento e entrava para uma uma ordem pequena e estudava aquilo já não era mais possível né então a Igreja Católica começa mesmo fundar fundar essas escolas que oferecia uma base filosófica teológica né Para que aqueles novos padres aqueles futuros padres os seminaristas pudessem atuar teologicamente né pudessem atuar no no sacerdócio e E que esses padres formados também movimentassem ali uma pesquisa teológica uma pesquisa filosófica em prol da igreja a formação desses desses sacerdotes né a partir da das das escolas
e das Universidades cristãs ela era composta ali por uma a gente pode separar dois elementos principais né era uma vastidão ali de elementos que eles iam estudar fora da teologia além da Teologia da Bíblia né mas a gente pode separar o trío né que era constituído Ali pela gramática pela lógica e pela retórica e o quadril que era composto por aritmética geometria astronomia e música bom pessoal um nome que a gente pode dois nomes que a gente pode destacar como muito importantes pro período são dentre outros aqui Alberto Magno e Tomás ja Aquino eh Tomás
ja Aquino ele foi o filósofo mais importante desse período escolástico ele foi discípulo foi aluno ali na na na Faculdade de Teologia de Alberto magn Alberto magn ele era um frade dominicano que era defensor dos estudos mesmo de que o o os os padres né os pensadores ali devessem recorrer a um estudo de ciência da da da da natureza um estudo Complexo da das Ciências Matemáticas e tal e ele inspira o Tomás ja Aquino com isso Tomás ja Aquino eh é esse que aparece na na imagem para vocês aqui na pintura ele ficou conhecido por
ser um filósofo que defendeu a atuação de uma da ciências né de uma formação intelectual contra as chamadas heresias da igreja então ele reuniu na sua obra escritos aristotélicos né ele foi um grande estudioso de Aristóteles ele pegou a noção de causa e efeito de Aristóteles de motor primeiro de Aristóteles e a defesa de Aristóteles por um estudo da da natureza das ciências naturais e levou isso verteu isso para o entendimento de Deus o entendimento da fé cristã né E essa luta contra o que eles chamavam na idade média de heresia né que é ir
contra os dogmas da Igreja e aí eu vou deixar aqui para vocês uma recomendação de um filme que um filme um livro né O livro é muito bom de um filósofo também contemporâneo chamado eh Humberto Eco ele escreveu ali alguns romances dentre eles o nome da rosa que também deu origem a um filme magnífico né e o nome da rosa ele narra ele reconstrói ali como que era um pouco dessa formação intelectual na no período escolástico na Idade Média né ao colocar ali a investigação de um de um frade nomeado pela igreja o Arthur de
baskerville para investigar mortes que estavam acontecendo dentro de um de um mosteiro então recomendo para vocês é muito bom bom pessoal então é isso espero que vocês tenham gostado aí da nossa vídeoaula pode curtir compartilhar à vontade né pode se inscrever aí no nosso canal também pode deixar comentários pra gente e também podem acessar qualquer dúvida aí que tiver se ficou curioso com o assunto podem acessar o material que tá aqui na descrição do vídeo até a próxima