o evangelho de salmos capítulo de número 5 diz assim a palavra de deus o senhor dá ouvidos as linhas palavras atende aos meus de mydas rei e meu deus meu atende a voz do meu clamor pois a ti suplico o senhor de manhã ouves minha voz de manhã te apresento a minha oração e fico aguardando porque tu não és um deus que tenha prazer na injustiça nenhuma habita contigo os arrogantes não permanecerão na tua presença de testas todos os que praticam a maldade destrói os que proferem tiras o senhor repudia o assassínio fraudulento mas eu
do teu amor entrarei em tua casa e em temor me inclinar ei para o teu santo templo o senhor ia me na tua justiça por causa dos meus inimigos a planta teu caminho a plana teu caminho diante de mim porque não há sinceridade nos lábios deles no íntimo só pensam em destruição a garganta deles é um túmulo aberto com a língua criou inimizades só deus condena os que eles caiam por suas próprias tramas expulsos por causa de suas muitas transmissões pois revoltaram-se contra ti mas alegre se todos os que confio em ti regozije se para
sempre porque tu os defendes singulares sentiu os que amam o teu nome pois tu senhor abençoou justo com o teu favor do proteges como um escudo temos mais uma vez o senhor deus fale conosco através de tua santa paula a obra e que possamos hoje aqui senhor a ouvir tua palavra entender as verdades que o evangelho nos ensina gloriosa é a tua palavra e que possamos na gloriosa revelação da tua palavra vislumbrar o evangelho o evangelho aqui presente tratando mudando e cuidando do nosso eu do nosso interior pra que tudo grande fique o teu nome
assim oramos em nome de jesus amém joão calvino disse no seu comentário aos salmos que os salmos são o espelho da alma os salmos são um espelho da alma isso quer dizer duas coisas primeiro quer dizer que por um lado os salmos revelam que nós somos para nós mesmos e segundo pode revelar o que nós somos e ainda não sabemos isso é importante no espelho o espelho é importante para que a gente enxergue o que os nossos olhos ainda não conseguiram enxergar porque até que deus ou até que isso seja um dia possível é o
que eu acho impossível será um difícil você ver a si mesmos em um espelho não dá para tirar os seus olhos e precisa ser assim pra você se vê como você não é capaz de ver a si mesmo você sempre precisará de um espelho para descobrir o que mudou o que aconteceu o que está diferente o que é foi modificado então os salmos passam a ser então aquele espelho que não só disse que nós somos não só revela quem nós somos mas ele também é capaz de nos manter atualizados com nossas transformações com nossas mudanças
os salmos de lamentação de todos os diversos tipos de salmo são aqueles que eu considero mais eficientes aquilo que é a gente poderia induzir sando calvino chamar de espelho da alma os salmos de lamentação são aqueles sem censura são aqueles salmos que mais se parecem com aquilo que nós chamamos de orações sujas sem nenhuma edição sem nenhuma espécie de bloqueio sem censura é a maneira como alguém se apresenta diante de deus e expõe diante de deus tudo o que está pensando de uma maneira em que tudo aquilo que está pensando não seja oculto por alguma
vergonha ou por algum senso algum juízo para que a gente possa saber o quanto a lamentação um salmo de lamentação como esse que acabamos de ler reflete o nosso rosto reflete que nós somos revela que nós somos é preciso primeiro lugar distinguir o que é um salmo de lamentação o que é um salmo de lamentação de uma lamentação a lamentação em primeiro lugar ela é um ato ela é um ato de uma pessoa que é diante do seu amor e devoção a deus expõe diante dele aquilo que não explodiria de forma tão assim é é
é agradável porque se trata da exposição diante de deus mas das nossas vísceras dos nossos pecados dos nossos erros das nossas mazelas mas também das nossas dúvidas com relação a deus o seu caráter nossa incredulidade com relação à obra de deus também a nossa a nossa verba ea nossa raiva nossa inveja o nosso ciúme o nosso ódio tudo aquilo que há de pior em nosso daquilo que há de ruim dentro de nós nós conseguimos colocar tudo isso em um ato chamado lamentação e para a gente entender o que é uma lamentação a gente precisa distinguir
muito a lamentação de uma murmuração a murmuração é sempre reclamação é sempre a as as dúvidas dos questionamentos de alguém que perdeu sua fé não cremos em deus a lamentação é uma obra de amor a lamentação é coisa de crente lamentação é coisa de gente que ama a deus lamentação é coisa de gente p dose a lamentação é coisa de gente que tem deus em primeiro lugar que considera a deus como rei que considera a deus como senhor que considera a deus como autoridade máxima sobre sua vida mas que em determinados momentos da vida se
sente abandonado por deus se sente preterido pela providência divina se sente esquecido pelos céus se sentir raiva e sido por conta de seus pecados de suas falhas se sente raiva e sido por ver a prosperidade do outro que uma trata a felicidade do outro que os vizinhos que se vê portanto em contradições internas diante de deus por conta destas situações as mais diversas possíveis isso é um ato de lamentação e qualquer pessoa faz um ato de lamentação mas nem sempre pessoas que fazem atos de lamentação são promovidas da arte de fazer a poética da lamentação
nem todo mundo aqui pode ser artista a fim de reconstruir a sua lamentação numa poesia a fim de reconstruir a sua lamentação numa pintura num quadro no desenho a reconstruir uma expressão artística sua dor a reconstruir a sua inquietação as suas dúvidas a sua tormenta eo pior que a de si mesmo com o pincel com um instrumento musical ou com a composição de uma letra de uma música ou coisa parecida todos os crentes todos os idosos são capazes de lamentação mas alguns conseguem fazer a poética da alimentação conseguem transformar aquele ato de lamentação em um
cântico consegue transformar aquele ato de lamentação em uma sinfonia consegue transformar aquele ato de lamentação uma pintura no quadro e é isso que está aí que temos diante de nós essa primeira distinção entre amamentação e o ato poético da lamentação não estamos meramente diante de um ato da lamentação estamos diante de uma poética da lamentação o salmista que para o que está fazendo como aquele que um dia ter uma experiência ruim como aquele que um dia pode ter perdido um pai um amigo mão que pode ter passado por uma perseguição na vida uma situação tão
difícil e naquele momento fez a sua lamentação falou talvez coisas que não devia falar para a deus disse coisas que temer áreas que não deveriam ser ditas mas foram ditas no calor da emoção no calor dos sentimentos mas que depois de ter passado por tudo aquilo ter visto a mão grandiosa de deus resolve fazer daquele momento uma canção pessoas fazem isso quando não são cristãs eric clapton por exemplo é um destes ícones que a gente poderia ter de alguém que de repente num dia de dor do momento de dor dali ele constrói uma canção para
justificar a morte para explicar os seus sentimentos com relação à morte do seu filho cada um tem a sua maneira de expressar a sua dor o seu lamento mas artistas têm a composição tem a condição a capacidade de colocar além da sua linha da sua lamentação além da sua dor tem a capacidade de expressar a sua dor aqui o salmista expressa os seus sentimentos e expressa a sua vida expressa o ato de lamentação numa poética da lamentação e aí naturalmente você deve estar se perguntando mas jonas por que isso é tão importante a mas isso
é tão importante tão importante porque se você está num momento de dor terrível de sua vida e você faz é lamentação todas as coisas que você não diria tudo aquilo que você diria só no calor das emoções todo palavreado que você não usaria naquele momento você usa não tem freio não tem censura não tem bloqueio é um jorro é aquilo que sai você não controla e você simplesmente explode coloca tudo aquilo ainda que seja dizendo começando o senhor meu deus meu pai mesmo chamando e começando uma oração com o pai mesmo oração que começa adorando
a deus ela termina colocando o dedo de deus todas as dores e não coloca com o melhor de si mas com o pior disse alguém poderia na construção poética dessa experiência tem um pouco de bom senso o de repente terá boa medida porque eu deveria colocar essas palavras que foram tão grosseiras por que eu deveria colocar essas idéias como por exemplo só 88 que chega às vias de apontar o dedo como se pudesse invista em direção a deus e culpá lo por todas as atrocidades inclusive pela pele infelicidade de sua própria vida coisas que a
gente não diria pra ninguém coisas que a gente não falaria pra ninguém imagina um cliente desejar a morte do outro tomara que deus atropele aquele desgraçado aquele infeliz não numa construção poética a gente vai tentar transformar isso de uma forma em que ela não seja estão assim agressiva ou então a gente troca por palavras eloqüentes por palavras que não dizem exatamente o que nós diríamos então nós simplesmente editamos editamos a lamentação editamos a criadora e não só golpe vamos tirando tudo aquilo que nós censuramos tudo aquilo que a gente poderia dizer não isso não imagina
um crente num negócio desse senhor manda matar amanda arrancar a cabeça manda quem mas eu não deixo ninguém pé derruba todos eles eu não sobra ninguém arrancar o coração dele explode com as suas próprias mãos fazem sangrar e sofreu quero que todos fiquem agora com vergonha todos aqueles que estão me perseguindo que eles sejam agora colocados todos do meio de um estádio e eles possam assistir a minha vitória a minha glória isso senhor quer passar por cima da cabeça deles eu quero pisar por cima de todos e de todos aqueles que estão migrando de todos
aqueles que estão envergonhando eu quero que o senhor faça todos eles caírem diante de mim imagina não vamos fazer um menu desse aqui na igreja viu érika alguns não sabem que podem construir o hino pode ficar olhando pra cantar na nossa igreja mas a grande pergunta é porque a gente acredita nossos hinos porque nós sozinhos não vêm acompanhados dessa verba da lamentação daquele realismo da nossa oração no glória a deus para os salmos lamentação não porque eles legitimam o nosso ódio não porque eles legitimam nossa inveja não porque eles legitimam nós sairá mas porque eles
usam não sairá uso nossa inveja uso o nosso ódio a mostrar o pior de nós mesmos como podemos através de nossas orações evidenciar a nossa arrogância evidenciaram nosso erro o centrismo evidenciar a nossa vingança evidenciar o nosso ódio a nossa raiva eu sempre me lembro quando eu leio os salmos de lamentação de uma frase muito interessante do cs lewis naquele livro que ele escreveu dedicado aos salmos ele disse exatamente assim o que predizer emos nos enche de satisfação imagine a situação é essa situação que ele está dizendo é exatamente a mesma daquelas que descrevem os
personagens de dostoiévski como por exemplo memórias do subsolo aquele cidadão que é humilhado por um homem um homem que espezinhou um homem que o despreza o homem que não quer saber de então ele no caminho sabe que vai encontrar com cara e anthony começa a imaginar de todas as formas quando eu encontrar aquele cara eu vou passar por cima dele eu vou atropelar ele mas eu vou rasgar a cara dele com uma faca não vai sobrar nenhum pensamento não vai sobrar nada dele eu vou passar por cima dele vai conhecer a minha ira e qualidade
feito cara de bom dia meu senhor e vai embora então ele está chamando a atenção para o fato dessa experiência que a gente parece encontrar satisfação na previsão daquilo que nós gostaríamos que acontecesse com todos aqueles que nos fazem mal nós vamos falar hoje muito sobre o ódio os irmãos sobre o óleo do nosso coração nós vamos falar hoje sobre os gemidos o gemido do nosso sofrimento sim aquilo que nós começamos com os salmos dizendo que entregamos a deus a nossa oração pedindo atende os gemidos de nosso coração mas a gente não pode simplesmente pensar
nos nossos gemidos sem ao mesmo tempo colocar diante do nosso olhar o ódio que precisa ser melhorado a raiva que precisa ser melhorada a dor que precisa ser melhorada essas são as orações sujas são orações não editadas orações editadas são aquelas que a gente diz assim essa palavra não é ficar bem não vou falar isso a não que os outros não achasse e fizeram uma oração honesta é melhor que o faça uma oração editada para que todo mundo olha pra mim diga sim a como você é bonitinho como você é um cliente bonitinho do que
fazer a oração que de fato eu gostaria de fazer porque nós somos tão assépticos porque na oração nós somos tão limpinhos há espaço meus irmãos para oração limpa para as orações aquelas que nós temos louvor graça e tudo para colocar de deus como gratidão mas a grande pergunta é se deus permitiu não só lamentação mas permitiu a poética da amamentação ou seja permitiu que homens usassem toda a arte do mundo pra poder construir uma lamentação que agride ao próprio deus é porque o próprio deus de alguma forma vê na lamentação um meio pelo qual os
seus filhos podem lidar com o fenômeno chamado violência irá óleo a raiva o pior de nós já parou pra imaginar o quanto que nós poderíamos mudar de nossas vidas se pudéssemos voltar atrás naqueles momentos em que a ira sobre vallée seu a nossa o nosso bom senso já parou pra imaginar quantos filhos nós resgatar íamos pelo bom senso que não tivemos na hora em que a ira floresceu e à violência tomou conta de nosso coração nossa mente de toda a nossa vida o texto de hoje fala muito sobre isso meus irmãos o texto de hoje
é como se fosse um texto que nos chama aquela convicção que o príncipe dos pregadores certa vez disse quando meditava sobre salmo dizendo com palavras eloqüentes vestimos com roupas de domingo nossos corações com emoções as mais desagradáveis possíveis essa oração carregada de todos esses sentimentos nada nada nobres é esta oração que é objeto de nossa análise hoje não só hoje mas de toda essa série de exposições que teremos aqui em nossa igreja meditando e refletindo sobre essa possibilidade que deus nos deu de colocar diante dele toda angústia e tudo aquilo que está em nosso coração
nos afligindo vejamos como isso pode ser analisado e essa experiência pode ser compreendido à luz do texto que nós escolhemos para a reflexão de hoje sá um capítulo 5 é um salmo de davi este salmo muito provavelmente retrata angústia do salmista que possivelmente está sob ataque dos inimigos e talvez o maior de todos o mais terrível de todos os seus inimigos seu próprio filho absalão que por orientação de homens que estavam já algum meio de davi no meio do contexto de da via tomar suas concubinas as concubinas e davi e tomar todas elas do seu
próprio pai provocar então uma insidiosa investida contra davi davi está tendo que lutar com os contra os seus inimigos dentro da sua própria casa dentro do seu próprio reino estamos aqui diante de um salmo um salmo de lamentação um salmo da lamentação de um rei um homem poderoso que está sob ataque de inimigos que estão em seu próprio domínio seu próprio palácio a sua oração é uma oração que não podemos perder de vista em termos de força em termos de tudo aquilo que ela representa justamente pelo fato de davi ser um ei o seu clamor
as oração é basicamente por duas coisas para que deus o proteja mas para que deus castiga os seus inimigos para que deus levante a sua mãe pese sua mão sobre os seus inimigos como davi vai construir essa a essa este salmo veja uma coisa o ato da lamentação outra coisa é a poética da lamentação davi constrói ele faz uma arte da lamentação ele agora expressa lamentação de forma poética e essa forma poética pressupõe uma estrutura uma combinação alguns dizem que o boa parte da poesia nos salmos é fruto não só de paralelismos mas é fruto
de quê asmus que as mãos são estruturas mais ou menos assim você tem uma idéia a depois você parte para uma idéia b aí você parte para um centro gravitacional de toda a peça depois você vai voltar pra um de que é uma variação deste b e termina com a que é uma variação do inicial então é isso que este salmo literalmente faz este salmo começa com a ideia um vai para uma ideia dois afirma um centro volta para uma variação da idéia 2 e termina com a última avaliação da ideia um vamos ver como
isso se dá no texto do versículo um versículo 3 ea ideia a essa idéia você vai encontrar davi o salmista ele sozinho diante de deus então o rei sob ameaça de inimigos está agora diante de deus dizendo que a veja é a parte colorida do salmo é a parte dos gemidos é a partir da expressão do sofrimento é a partir desses três da expressão da dor mas veja como o da via expressa sua dor versículo a 3 diz o senhor dá ouvidos às minhas palavras atende aos meus gemidos em meu deus meu o rei agora
está dizendo rei e meu deus meu o rei que tem consciência de que o único rei do universo alguém que está acima dele é o rei que se humilhar diante do rei é o rei que diante deste rei suprema e sequer do universo considera como não consideraria nenhum outro rei na face da terra como deus e não somente diz que ele é rei não somente diz que ele é deus mas diz meu rei e meu deus ele se apropria desse rei se apropria de se deus não está falando de alguém distante não está falando de
uma realidade longe da sua experiência mas uma realidade muito próxima mas ao mesmo tempo é como se estivesse tão longe na ouvidos a minha voz dá ouvidos ao meu gemido deus meu e rímel atende a voz do meu clamor pois a ti suplico a quem o rei que governa tudo ao seu redor poderia procurar numa hora dessa se a ele o detentor do poder daí então percebe que nele não há poder algum ele está diante de algo que o maltrata sua alma maltrata o seu coração mas ele não vê como lidar com aquelas situação do
seu próprio jeito da sua própria maneira da sua própria forma então ele procura o rei deus e diz a ele a ti ti suplico mas termina o versículo 3 dizendo ó senhor de manhã ouves a minha voz amanhã é o dia amanhã onde a luz se faz amanhã onde todas as arquitetô da arquitetura da perseguição todas as investidas contra fica fora das sombras a tudo fica luiz tudo fica as vistas então davi está dizendo com todas as letras o senhor de manhã ouves a minha voz de manhã te apresento a minha oração e ficou aguardando
como alguém que se coloca numa espécie de torre para vigiar para esperar para ver se deus vai se manifestar para se decidir ou de alguma forma vai tirá lo dessa situação sim nos vai ocorrer num momento como este então nós partimos da primeira variação para a segunda variação então depois de ter reclamado pelo socorro e amizade esperando pela tua justiça estou esperando pela tua pela atuação então davi faz uma segunda avaliação e essa variação não é mais uma variação centrada nele no seu pedido a deus agora ela está centrada no ódio no ódio que ele
tem nos seus inimigos veja o que ele diz no versículo 4 em diante porque tu não és um deus que tenha prazer na injustiça nem o mau hábito contigo a primeira coisa que davi vai mostrar aqui é a distinção entre deus eo mal como um outro estudioso importante dos salmos plano ele disse não é deus e o mal é como água e fogo eles nunca vão se encontrar e é interessante porque dentro de toda essa perspectiva o que está em jogo aqui é o fato de que por mais que o mal aconteça e nenhum momento
aqui e se está dizendo de que deus é o autor do mal e de que deus portanto estaria aqui sendo aquele que é na verdade o mal só que de outra forma o mal só que visto agora com a máscara de deus não deus não compactua com mau início da via está coberto de razão quando diz porque tu não és um deus que tenha prazer na injustiça e nem o mau hábito contigo então da via primeira coisa que chama atenção para o fato de que deus é um deus justo de que ele não compactua com
a injustiça e porque ele fala isso porque a seguir ele explica a razão dos da sua inquietação arrogantes e esses arrogantes ele está dizendo não permanecerão na tua presença de testas aqui a palavra do ódio odeia todos os que praticam a maldade destrói sonhos que proferem mentiras o senhor repudia o assassino eo fraudulento então a primeira coisa agora que a gente vê nessa segunda avaliação e da vila mesmo chamando a atenção para o fato de que deus é um deus justo de que não aceita a injustiça de que não vai permitir que o mau vença
e ele está se sentindo injustiçado ele está se sentindo ameaçado pelo mal mas ele conhece teologia ele conhece doutrina ele leu a confissão de fé da igreja dele sabe que a confissão de fé da igreja dele disse que deus não pode fazer o mal sabe que deus não é autor do mal sabe que deus não compactua com mal sabe que deus vai prover a salvação para seus filhos sabe que deus vai defender os seus filhos então ele começa a dizer é eles que têm que falir são eles que têm que sofrer são eles que têm
que pagar pelo mal que eles estão fazendo então ele saca teologia na hora e começa a mostrar exatamente o que deus deve fazer a grande pergunta que a gente deveria se fazer agora é por que deveríamos concordar com davi pergunta a fazer mais sentido a gente tem que chegar no centro o centro de toda essa construção poética é exatamente o versículo de número 7 leia comigo versículo número 7 mais uma vez mas eu quem deve é eu pela grandeza do teu amor entrar em sua casa em temor nuclear ei para o teu santo templo aqui
é o símbolo do homem da justiça do homem piedoso do homem misericordioso do homem que é o contrário do arrogante o homem que é contrário ao mal o homem que é o contrário da justiça pelo contrário estamos agora diante de da vinci confessando como o homem piedoso se confessando como um homem que diante de todas aquelas circunstâncias que estão sendo passadas ele é a pessoa injustiçada ele é a pessoa portanto está sendo maltratada ele está construindo no centro de sua oração a figura de um homem idoso depois de ter elevado toda a glória aos céus
e mostrado teologicamente o quanto deus repudia a injustiça a perseguição e o mal todo o cenário está pronto para o que vem a seguir e o que vem a seguir se você acompanha o raciocínio até agora a variação seguinte não é a variação do início é a segunda variação aquela que diz respeito ao momento teológico ao argumento ideológico de que deus não coaduna com uma só que agora da teologia ele parte para a acusação bom uma vez que eu tenho fundamentos teológicos uma vez que a bíblia me diz que deus não compactua com a maldade
e se eu estou diante de alguém que cometeu uma injustiça eu tenho textos bíblicos que dizem que deus mata acaba destrói o teia quem faz o mal então agora só falta ele completar o argumento na verdade como ele completa o argumento era que só um piedoso senhor que aminatu a justiça por causa dos meus inimigos a planta até o caminho diante de mim porque não há acessibilidade nos lábios deles eles quem nos homens que estão perseguindo davi no íntimo só pensam em destruição a garganta deles é um túmulo aberto imagine você que o túmulo aberto
é o símbolo da impureza espiritual é o símbolo de tudo aquilo que é contrário a deus ele está dizendo que a boca deles é como um túmulo aberto com a língua cria inimizades ou seja da via está dando dados de que tipo de s situação e de conflito está vivendo ele está vivendo o conflito de gente que dentro do seu próprio reino com palavras com palavras estão investindo contra ele se você ler por exemplo segunda samuel capítulo 16 versículos 21 diante você vai ver como absalão foi seduzido pelo discurso pelas mentiras um discurso brasília de
um discurso a progredir contra o seu pai a progredir quanto reino de seu pai por exemplo estamos diante então de um rei que está aflito porque está vendo a justiça sendo feita diante dele por causa justamente da maldade da língua dos homens que falam mentiras a seu respeito que contam mentiras e com palavras e vê com inverdades cooperam para a insidiosa luta contra ele seu reino o texto completa com digamos assim a orientação de da via deus do que deveria fazer então ele diz assim o senhor condena os não é com de nãos ele poderia
fazer isso não é ele é o rei você tá dizendo deus condena mãos a me dizer que você não pensou no seu chefe agora me dizer que você não pensou agora naquele seu colega do trabalho em circuncisão civil chamando ele de galeno por que não parar de perseguir quem feliz desgraçado todo dia todo dia ele me faz chorar todo dia ele me faz sofrer condena o senhor porque ele é mau olha o que ele está fazendo o que está fazendo com a empresa só que ninguém está vendo as maldades que esse homem está fazendo essa
mulher está fazendo talvez você esteja pensando exatamente assim como davi e talvez a sua oração hoje depois de ler esses anos seja senhor condena condena senhor porque isso não compactua com o mau uso não pactua com a justiça ou não compactua com a corrupção o sul não compactua com essas coisas contém nasceu passa a faca não deixa nada nada então ele continua os que que eles caiam por suas próprias tramas expulsar os por causa de suas muitas transgressões pois revoltaram-se contra chi ou seja quem está dizendo não se revoltar se contra me revoltasse contra o
senhor eu estamos assim esse circuncisos que está lutando contra mim está lutando contra o senhor dos exércitos há contra o senhor então por isso condena com ela porque a luta contra mim é a luta contra o senhor pois eu sou teu povo sou teu filho então não pode prevalecer o mal contra aqueles que pertencem ao senhor essa lógica de davi e qual é a conclusão depois do argumento teológico que suporta a condenação dos galenos digamos assim dos homens maus dos únicos dos inimigos de davi vão ser assim ele então concluiu a idéia final a idéia
final é retomar aquele primeiro sinto que ele está digamos assim agora é equilibrado as suas emoções estão em ordem agora ele está falando com deus ele está pedindo à súplica está colocando sua curso picadinho de deus é assim que vai terminar o salmo o salmo termina com um versículo de número 11 david dizendo mais alegre em si todos os que confiam em ti olha que coisa da condenação do infeliz vamos alegar não é vamos festejar até agora a gente tem motivos para festejar aquela desgraça aquela desgraça toda vai ser agora consumida pela ira de deus
então alegremo-nos sabe aquela sensação de que aquele sujeito que te pisa que magoa agora vai ser humilhado agora vai ser o dia da sua restauração ninguém vai mais olhar para você com um olhar de desconfiança todo mundo vai dizer e você tinha razão alegre enfim todos os que confiam em ti pois exige-se para sempre porque tu defendes sim gloriense sentiu os que amam o teu nome pois tu senhor abençoa justo com o teu favor do proteges como um escudo então o salmo termina com agora não davi se colocando no lugar dele sozinho lembra começa com
ele sozinho dizendo senhor ativos suplico coloca dentro de ti os gemidos mas agora não agora se chama toda a congregação é o israel toda a nação toda do lado dele agora se todos nós contra a rapa toda aí agora somos todos nós alegres todos nós vamos lutar contra todos eles eles não vão mais prevalecer contra nós agora não há mais um eu agora somos nós nós gloriense em tios que o amem o que ama o teu nome pois tu senhor abençoe o justo com o teu favor protege como um escudo seja um escudo para todos
aqueles que amam o senhor e confiante essa é a estrutura do texto que nós acabamos ele a grande pergunta que nós deveríamos fazer é por que deveríamos olhar desta forma por que deveríamos olhar nosso ódio porque deveríamos expressar nosso ódio enquanto oramos há vários estudos muito interessantes do ponto de vista teológico que explicam o porquê das nossas raiva de óleos e um deles talvez seja emblemático abel e caim vocês percebam que quando a bíblia fala de abel e caim em a bíblia fala de uma situação em que um não suporta o outro e não consegue
administrar o seu ódio não consegue administrar sua raiva não consegue administrar seu desfeito sua inveja não consegue se livrar do ressentimento porque deus recebeu a oferta do outro mas não recebeu a dele e ele não tem como trabalhar aquilo se não destruindo aquele que é o motivo de todo esse ressentimento desde a desde o início das escrituras a palavra de deus nos alerta contra o fato de que nós somos um vulcão que para entrar em erupção basta pisar na nossa unha encravada basta pisar em nosso calo basta pisar e naquilo que não podia pisar se
suporta tudo mas se pisa naquele lugar zinho aquilo é o vulcão em erupção desde os primórdios a escritura nos chama a atenção para o fato de que nós somos esse vulcão que está prestes sempre há a entrar em erupção e eventos os mais simples da vida eventos como por exemplo o rapazinho um menino como disse samek que tropeça no pé dele manda matar a bíblia diz que essa erupção do vulcão ela cresceu ela foi se desenvolvendo de uma tal maneira que os homens se tornaram violentos violentos de uma tal maneira que deus então resolve desfazer
todo aquele mundo resolve destruir aquela criação porque temos dentro de nós a violência plantada em nosso coração e se nós não controlamos a sairá se não controlamos esse vulcão que está aqui dentro que está prestes a entrar em erupção se nós não temos a graça de deus para lidar com esse vulcão nós não temos condições absoluta de lidar com as conseqüências desse vulcão em erupção falamos coisas que não devemos ofendemos pessoas que não deveríamos ofender falhamos em momentos da vida em que não poderíamos falhar de forma alguma e tudo isso porque nosso ânimo nosso humor
fui dominado pelo ódio pela raiva e pelos pela sensação de que alguma coisa tem que aplaca agora essa minha raiva então como todo o euro um vulcão em erupção e toda a tribo que vive ali ao redor do vulcão e acredita que aquilo é um deus então pessoas acabam acreditando que a gente jogar lá dentro daquele vulcão em erupção todos aqueles que nos fazem mal a gente vai aplacar a raiva de sair da profunda que está dentro de nós então acreditamos que o sacrifício é o melhor momento se destruir se mandar embora se tiver essa
vingança que a gente tanto espera que aconteça com aquele que nos fere com aquele que nos faz o mal nós então ficaremos em paz nós então ficaremos em harmonia novamente nós recuperaremos a nossa a nossa paz o importante antropólogos chamado redd rar ele disse que toda a cultura toda a sociedade de alguma forma entra no mecanismo de evo de de violência tão tão imperceptível às vezes mas é tão perceptível o fato de que essa esse mecanismo de hoover de violência cultural só consegue apazigua com alguma catástrofe ou a morte de alguém ou alguém que é
mandado embora ou alguém que precisa é levar aquilo que ele vai chamar de a missão do bode espiatório que é ser um bode espiatório o bode que vai em si toda a ira de todos os homens e vai depois de ser mate martirizado vai ser então os o responsável pelo apaziguamento e nessa figura do bode espiatório nos tempos do antigo testamento se colocava no bode espiatório toda a ira toda a raiva eo bode espiatório aquele que vai ser expulso do arraial e ele vai ficar à deriva ele tem três dias para sobreviver se ele não
sobreviver ok é coisa da vida é normal bode fora do arraial é isso que acontece mas se no terceiro dia e ainda estiver ali o seu dono pode revê lo o problema é o bode sobreviver fora do arraial o bode então quando morre fora do arraial o bode então quando sangra fora do arraial o bode então quando nos morre fora do arraial ele morre por uma justiça que precisa ser feita uma justiça que demonstra um sacrifício e que não foi outra coisa não representou outra coisa senão o apaziguamento de toda a violência de toda a
raiva então os sacrifícios seriam isso seriam aqueles movimentos violentos que de alguma forma calma por isso a gente acredita que na hora de a gente está explodindo a debater as duas mãos da mesa acabou passou sua a violência apavv gol eu preciso canalizar a violência para um bode expiatório da via está canalizando toda sua violência não contra seu filho não contra os seus inimigos mas na oração ele coloca em sua oração toda sua raiva todo seu ódio não para legitimar o seu ódio não para legitimar sua raiva mas porque é cultural do povo de deus
entender que as orações não podem ser elas não se elas não são menos valiosas porque elas vêm acompanhadas das nossas vontades em nenhum momento a gente está dizendo que aquilo que uma oração em precatório aquilo que deus tem que fazer a gente ia adorar fazer oração precatória não oração precatória fosse tudo aquilo que deus vai fazer nosso não haveria mais chefe do mundo porque a gente usar ea oração precatória para todos eles para todos aqueles que nos fazem mal para todos aqueles que fazem qualquer coisa contra nós faremos uma noção precatório logo em seguida vem
o juízo de deus a oração precatória juízo de deus elas são obrigatórias de deus mas não a oração precatórios almir precatório salmo de lamentação solo que expresse ódio expressas sem rancor ele não está ali para dizer que deus vai fazer aquilo que o salmista empregador estar ali é sugerindo ou dizendo que deus vai fazer mas ali está sendo lugar onde ele está analisando toda astuto aquilo que há de pior tem ele já parou pra imaginar o que seria se nós fizéssemos isso em todas as nossas orações algumas coisas a gente lembrar essas orações e com
isso a gente caminha para a conclusão de hoje 1º o ódio expresso em nossas orações expõe o nosso pior mas é porque expõe o nosso pior é que nós estamos diante da grande oportunidade de vermos também o melhor de deus o que foi o melhor de deus jesus cristo o bode expiatório para salvar você da sua violência não para salvar eles o bode expiatório para que você saiba que tudo aquilo que se aplica ao inimigo de deus foi aplicado a cristo para que você se lembre que o primeiro inimigo de deus que recebeu a ira
divina sobre se no seu lugar fui cristo o que está em jogo portanto diante de nós não é indignação diante do sentimento de justiça diante de algo que não com a conta com aquilo que esperamos mas é aquilo que diz respeito à obra de cristo a obra de deus a obra que deus realiza entre nós como nós lhe daremos meus irmãos como por exemplo textos comuns levítico 1917 18 êxodo 2545 provérbios 2417 que são textos que dizem que deus deve amar nossos inimigos eu não disse textos do novo testamento de textos do antigo testamento textos
que provavelmente davi conhecia e muitos outros o antigo testamento conheciam textos em que deus em orienta seu povo amar os seus inimigos amar aqueles que os ferem o que diríamos os textos em que jesus nos ensina a amar os nossos inimigos estaríamos tão então com as orações em precatórios devendo tudo o que jesus disse mas ao mesmo tempo deveríamos negar o fato de que mesmo sendo cristãos temos inimigos o que é um lamento se não a descoberta não do homem piedoso da mulher piedosa que somos mas do pior que nós somos do pior que podemos
desejar e descobrir e quando dizemos tudo o que gostaríamos de fazer com nossas mãos de realizar com o nosso empenho de ver as coisas acontecerem conforme gostaríamos e preferíamos nas nossas imaginações que poderiam acontecer nos deixaram satisfeitos enxergar nisso agora a mão de deus a mão de deus que insiste no seu silêncio em nos permite ver pela sua graça a despeito das perseguições para que nas perseguições pudesse nos lembrar de que seu filho catalisou trouxe para si atraiu para si a violência de todos os inimigos de deus vocês percebem o que dá via acaba de
dizer ele diz no versículo de número 6 ou do quatro ou seis porque tu não és um deus que tenha prazer na injustiça nenhuma habita contigo os arrogantes não permanecerão na tua presença de testas odeia todos os que praticam a maldade em meus irmãos quem de nós não pratica maldade aí ea condenação que davi está pedindo para todos aqueles que fazem a maldade também não poderia recair sobre ele que mal fez para seus próprios filhos que tipo de pai foi davi para o bis a lam que tipo de pai foi davi para os seus próprios
filhos mas acontece que quando nós estamos orando nós não paramos para perceber o fato de que a exploração não é a oportunidade que nós temos de vestir uma máscara e dizer pra deus olha nós queremos apresentar eu quero me apresentar dia do senhor como uma pessoa muito íntegra do deus eu não tenho nada contra o meu chefe eu só quero que ele morra quando a gente faz orações desse tipo não é a a oração não tá sendo ali aquilo que deus tem que fazer a ação está sendo a oportunidade que a gente tem e como
disse calvino olhar nosso coração a gente termina com a ideia que a gente começou os salmos são um espelho da nossa alma não seria suas orações o espelho de seu coração se você escamoteia as suas orações se vocês não se você não faz a oração que você deveria fazer mas edita as suas orações toda hora acreditando toda hora tem um sensor aqui dizendo não faço esse tipo de operação porque a operação não pode não pode o que acontece você vai ditar nossas orações você vai tendo sempre uma reprodução uma oração daquilo que você não é
você vai ter ação bonitinha de uma pessoa que não é nada nada bonitinha então quando o governo diz que as os salmos são espelho da alma ea gente disse que as nossas orações são o espelho da nossa alma isso significa que mais do que deus ouvir as suas orações você precisaria ouvir suas orações existe um ensino que hoje a gente gostaria de deixar aqui é este que você possa ouvir suas orações elas revelam que você é elas revelam pelo pedido das suas orações como seu coração está inclinado para um ídolo e não para deus veja
como suas orações são capazes de quando elas são feitas exatamente censura quando elas são feitas da forma que tem que ser feitas como elas refletem o seu caráter como elas refletem nosso caráter como elas refletem o nosso coração como elas refletem a nossa vida você já ouviu o coração hoje ouvir a nossa oração significa de alguma forma tentar entender quem é este homem que nós somos que ser é este que nós somos e que tomado por raiva e tomado por ódio acha que se deus realizar o que ele não pode realizar que a violência que
ele gostaria de realizar mas não pode então a sua ira sua raiva passaria quero me dirigir a você que tem sido dominado pela ira você tem sido dominado pelo ódio você que tem sido dominado pela impaciência que não consegue e daqui a pouco num instante você já está explodindo eu quero me dirigir você hoje que é cristão que é piedoso que ama jesus mas não consegue lidar com a sua ira não consegue lidar com o seu ódio não consegue lidar com esse vulcão que está dentro de você meu irmão a sua oração vai mostrar sempre
o pior de você assim como suas ações mas o evangelho que mostrar o melhor de deus pra você o melhor de deus pra você é de que a ira de deus durou instantes da cruz de que o movimento de deus em toda a ira que poderia ser derramada sobre os seus foi canalizada toda para o nosso bode espiatório que é cristo ele é o nosso bode que volta no terceiro dia ele é nosso bode que carrega sobre si toda a violência da nossa alma e do nosso coração por isso todas as vezes que a iria
tomar seu coração todas as vezes que esse vulcão que o seu coração subir lembra de jesus da cruz recebendo toda essa violência do seu coração lembra de jesus na cruz recebendo toda a ira divina pela nossa ira pelo nosso e pelo nosso ódio pelo nosso jeito esquisito de viver as coisas de deus talvez a ira e o óleo seja hoje a causa de toda a falta de paz em sua casa em seu trabalho em sua vida diária mas essa paz não vai acontecer enquanto ela não foi objeto de oração enquanto o ódio não foi objeto
de sua oração enquanto a sua oração produzir essa pessoa pacata essa pessoa apaziguada que você não é essa oração que vai mudar você ela não vai acontecer enquanto as oração foi uma edição de quem você é enquanto a oração não refletir quem você de fato é as reais coisas que precisam ser tratadas em você não serão tratadas na oração só é tratado aquilo que realmente a gente tem consciência mais uma vez o príncipe dos pregadores disse o seguinte certa vez todo aquele que entra em oração sem consciência de si é como um caçador que caça
com falcão cego todo aquele que tenta na sua vida de oração ter consciência do que está acontecendo à sua volta sem no mínimo ter consciência de sua própria oração de si mesmo é como alguém que caça sem olhos que persegue sem enxergar que a gente possa ouvir hoje mais uma vez a palavra de deus que não está dizendo pra você edite as oração porque ela só aceitou ações bonitinha por um deus que está dizendo para você já sou crescido dinho nada do que você fizer em termos de oração vai causar espanto de oração que você
possa fazer a deus que ele faça um nunca imaginei que você possa ter tanto assim no seu coraçãozinho tem que passar na nossa mente é que todas as vezes que a gente edita as nossas orações ele está bem assim pra você sério mesmo só continuar com a operação vai continuar se apresentando assim série mesmo que vai tentar esconder o que está diante de nós dois é sério que você vai fazer essa oração e de tardinha do jeito que ela tá lá fora o que de fato você é você acha que o seu pior não foi
lavado pelo sangue do meu filho bota fora o que você tem aí e trate-se ódio que está no seu coração mas todas as vezes que você ficar com esse ódio e escondido não tratar ele na sua relação com deus ele vai sair talvez não mais como uma oração a deus mas como uma ferida provocada no seu irmão no seu próximo à hora de a gente chorar e colocar diante de deus não só os nossos gemidos o socorro mas os nossos gemidos de ódio de raiva de ansiedade de ressentimento de inveja que a gente possa colocar
diante de deus não apenas o melhor que temos mas o pior que nos sons