A História dos Sete Pecados Capitais

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Estranha História
Sobre os sete pecados ou vícios capitais, da filosofia greco-romana à Divina Comédia, passando pela ...
Video Transcript:
a ideia de sete pecados capitais é uma das ideias religiosas mais difundidas pela cultura em geral Ela tá no filme Seven tá no sete homunculos de fumet almes tá nos Sete degraus do purgatório de Dante e até nos Sete príncipes do inferno da demonologia medieval mas o que pouca a gente sabe é que esses famosos sete pecados nem sempre foram sete e nem sempre foram pecados né Essa lista Na verdade tem uma história bem longa que começa antes mesmo até do próprio cristianismo ela passa por filósofos gregos e Romanos por sábios judeus e só depois
de milhares de anos é que ela assume finalmente a forma teológica que a gente conhece hoje nesse vídeo Então a gente vai dar uma olhada rápida em como que esse processo aconteceu né como que surgiu essa lista de Pecados mas antes vale a pena lembrar aqui Quais são os sete pecados da lista atual né e a gente pode fazer isso utilizando essa pintura aí que tá na tela que é do hieronimus Bosch essa é uma pintura do ano 1500 mais ou menos intitulada os sete pecados capitais e as quatro últimas coisas as Tais quatro últimas
coisas são a morte né a morte individual a ressurreição pro Juízo Final e a ida pro céu e pro inferno né que estão aí nos cantos da pintura mas o que mais interessa para nós aqui é esse disco que tá mais ao centro que contém exatamente os sete pecados capitais e eles são aí em sentido horário a gula a assé a Luxúria a soberba a ira a inveja e a avareza a tal da assé Talvez possa suar um pouco estranho né talvez você tenha pensado em preguiça em vez de assd mas a gente vai entender
isso já já e pode ser que você seja mais acostumado também à tradução orgulho em vez de soberba e ganância em vez de avareza mas eu vou usar soberba e avareza aqui mesmo para ficar mais próximo dos termos em latim que a gente encontra nas fontes que a gente vai analisar daqui a pouco aí só para completar a pintura né vale a pena reparar também que bem no centro dela aparece o Cristo acompanhado da frase cuidado cuidado o senhor está te vendo né O que completa a ideia da pintura aí de que há uma vigilância
permanente sobre principalmente esses pecados e que segui-los pode levar às piores das últimas coisas né Como por exemplo o inferno ali no canto inferior esquerdo bom mas beleza né esses então são os sete pecados capitais segundo o hieronimus Bosch Gula ass sédia Luxúria soberba Ira inveja e avareza agora claro que não foi o Bosch o primeiro a definir essa lista né se a gente voltar uns 100 anos no tempo e for dos Países Baixos de onde era o Bosch paraa Inglaterra a gente vai encontrar um texto anônimo chamado a lanterna da luz que é muito
interessante também porque ele fala de um grupo principal de sete demônios que regem os sete pecados capitais e essa classificação é a seguinte Lúcifer é o senhor da soberba belzebu é o da Inveja Satã o da Ira abadon O da preguiça Mamon o da avareza belfegor o da Gula e asmodeus o da luxúria outros autores depois vão mexer nessa lista também dessa correspondência entre demônios e pecados né Por exemplo Petros Bins felius vai e propor uma lista um pouquinho diferente mas os sete pecados principais né em qualquer uma dessas listas vão continuar sendo os mesmos
né que são os que a gente ainda reconhece como sendo os sete pecados capitais e a gente poderia voltar ainda mais no tempo e ir pra Itália dessa vez e lá a gente encontraria uma representação muito conhecida também desse tema que aparece na Divina Comédia né do Dante algieri A Divina Comédia narra uma jornada pelas regiões do pós-vida que passa pelo Inferno Pelo por purgatório e pelo céu e todas essas regiões TM várias subdivisões muito interessantes né o inferno por exemplo é composto por nove círculos e cada um deles tirando o primeiro que é meio
que um caso à parte né que é o Limbo é como se fosse uma estação de tortura especializada paraa punição de um certo pecado n o segundo círculo por exemplo é onde estão os luxuriosos o terceiro é onde estão os golosos e o quarto é onde estão os avarentos só que nem todos os pecados capitais que a gente conhece estão presentes no inferno de Dante né se a gente quiser encontrar exatamente a lista dos sete pecados capitais como a gente conhece hoje na obra do Dante né na Divina Comédia a gente tem que ir paraa
outra são que não é o inferno mas sim o purgatório o purgatório na Divina Comédia é uma montanha que sobe até o céu e essa montanha tem sete degraus onde os principais pecados são purgados em cada um desses degraus e a cada degrau superado a subida vai ficando cada vez mais leve e mais fácil e nesse esquema o degrau mais baixo é o da soberba depois depois vem o da Inveja depois o da Ira depois o da preguiça depois o da avareza depois o da Gula e finalmente o da luxúria então de novo estão aí
exatamente esses sete pecados né tá a lista tá bem estável ainda só que se a gente voltar um pouquinho mais no tempo a gente vai ver que algumas instabilidades algumas turbulências vão começar a aparecer já nessa história o que acontece é o seguinte né no século XI Tomás de Aquino escreveu uma das obras mais impactantes da história do cristianismo que é a Suma Teológica essa é uma obra gigantesca né que fala de uma infinidade de temas e só de índice ela tem mais de 100 páginas então Claro que ela fala bastante sobre os pecados inclusive
talvez seja por causa dessa obra que a expressão pecados capitais tenha se tornado tão popular um papa do sexto século que é o Papa Gregório io já até tinha falado em Vícios capitais mas o Tomás de Aquino é que Fala especificamente em pecados capitais e por que que ele usa esse nome capitais é que segundo Tomás ja Aquino alguns pecados são como que a as cabeças dos outros pecados né a causa dos outros pecados a abertura PR os outros pecados e cabeças em Latim é capa né daí pecados capitais Mas beleza e quais são os
pecados capitais segundo Tomás jaquin né então segundo eles são sete também mas na verdade são oito né A gente vai ver porquê mas os sete são a vanglória a inveja a ira a assé a avareza a gula e a Luxúria a soberba como vocês viram aí não está na lista e não a vanglória não equivale à soberba Tomás jo Aquino diferencia essas duas coisas né para ele a vanglória tem a ver com a vaidade né com querer Glória por coisas erradas com motivações erradas e diante das pessoas erradas já a soberba é outra coisa soberba
é não reconhecer a própria condição é a pessoa achar que é mais do que de fato é e esse pecado pro Tomás de Aquino é o pior de todos disparado porque ele leva a insubmissão e Mais especificamente ainda a insubmissão a Deus por causa disso ele considera a soberba não como um pecado capital mas sim como a cabeça dos pecados capitais é a cabeça das outras cabeças ou a rainha e a mãe de todos os pecados como ele mesmo diz né então para ele na verdade são oito os pecados principais só que a soberba tá
acima dos outros sete né então a lista é 7+ 1 são sete pecados mais a soberba que é a cabeça das outras cabeças agora é importante dizer também que toda a reflexão sobre os pecados especiais né esses pecados capitais na sua teológica parte do que já tinha sido dito por outros pensadores antigos então obviamente também não foi o Tomás de Aquino que começou a lista dos sete pecados capitais a principal autoridade inclusive que ele acompanha nessa discussão é o Papa Gregório I né que eu citei lá do vi século que por sua vez tinha se
inspirado bastante num monge chamado João Cassiano do quto ou 5º século que por sua vez tinha se inspirado num monge Bizantino chamado evagrio do ponto né O evagrio pôntico que viveu no quto século E esse sim né o evagrio do ponto a gente poderia dizer que é realmente o pai da lista dos sete pecados capitais Só que tem um detalhe né a lista dele não era nem de Pecados e nem era um sete né então assim deixa eu explicar isso né mas antes de explicar isso na verdade rapidinho só um intervalinho breve é para avisar
que é insider né que tá patrocinando esse vídeo e faz essas camisetas tecnológicas né as Tech t-shirts que não precisa passar não desbota são super confortáveis A insider tá com promoções aí até o final do mês de março agora eu tô postando esse vídeo bem no finalzinho do mês então se você tem interesse em adquirir algum produto da insider dá uma olhadinha lá no site eu vou deixar o link na descrição e coloca lá o cupom estranha 15 que dá 15% de desconto em qualquer produto da loja e pode Se somar com outros descontos que
já estão lá no site e chegar até 38% de desconto né isso até o final de Março agora beleza então dito isso agora sim vamos lá pra lista do evagrio o evagrio do ponto era o líder de uma comunidade de monges no Egito e ele escreveu um pequeno tratado com objetivo de identificar e de combater o que ele chamou de os oito pensamentos maus e é desses oito pensamentos maus n que é de onde vem os sete pecados capitais nesse tratado ele diz o seguinte há oito categorias Gerais e básicas que contém todos os pensamentos
maus A primeira é a da Gula depois a da luxúria a a da avareza a da tristeza a da Ira a da assé a da vanglória e por último a da soberba não está em nosso poder determinar se somos perturbados por esses pensamentos mas cabe a nós decidir se eles vão permanecer dentro de nós ou não E se vão ou não agitar nossas paixões aqui então a gente tem a soberba e a vanglória na mesma lista a gente não tem a inveja na lista e a gente tem a assé ao lado da tristeza e como
eu disse né em momento nenhum ele chama essas coisas de Pecados mas sim de pensamentos maus ou de daimones que é o termo grego de onde vem a nossa palavra demônios bom E aqui vale a pena explicar finalmente o que que é a tal da assé nessa tradição dos sete pecados capitais né Por que ela se confunde às vezes com a tristeza e a preguiça então segundo o evágrio a assé é a tentação de se distrair e evitar os íos espirituais e as atividades requeridas ali no contexto monástico né no Monastério é que segundo as
suas observações né como um líder de uma comunidade monástica ele via que era muito comum que os monges da sua comunidade quando se sentiam muito pressionados ou insatisfeitos com a vida rigorosa do mosteiro eles começavam a fantasiar com uma vida mais fácil e assim eles deixavam de fazer as tarefas que eles realmente tinham diante de si né na sua vida real ali dentro do mosteiro então é isso que o evágrio chama de assédio né que é essa negligência essa desmotivação em relação aos exercícios espirituais e o pensamento mal da tristeza na lista lá do evagrio
também é definido de uma forma parecida o que o evagrio Condena sobre o nome de tristeza é o pensamento que ele percebia que havia entre os monges muito frequentemente de arrependimento por ter assumido a vocação religiosa né ter passado a viver no Mosteiro e consequentemente ter abandonado os prazeres de disponíveis fora do mosteiro então tanto a sédia quanto a tristeza realmente tem uma semelhança né significativa e tem a ver com uma espécie de desânimo diante da vida presente e com a fuga da mente para outra vida irreal que leva à negligência da vida presente e
também a inação né a paralisia a preguiça daí então essa conexão muito forte entre a sée a tristeza e preguiça que dá essa instabilidade aí na lista dos sete pecados capitais ao longo da história que uma vai entrando no lugar da outra ou se somando com a outra bom e por fim né como eu disse lá no início do vídeo A verdade é que a história dessa lista de sete pecados capitais tem raízes anteriores até ao evágrio né E até ao próprio cristianismo lembra que eu disse lá que o Papa Gregório chamava os pecados capitais
de vícios capitais Então essa é a chave para entender a relação da lista dos sete pecados com a cultura greco-romana quando a gente olha para os pecados capitais como sendo vícios Morais a gente percebe que a reflexão que tá por trás dessa lista não é tão diferente da que os filósofos antigos já faziam na sua busca pela chamada arte de Bem Viver que era a meta Suprema da filosofia nesse sentido Aristóteles por exemplo também produziu lista de Vícios e Virtudes que deveriam ser conhecidos para que pudessem ser evitados e censurados né no caso dos Vícios
e cultivadas E elogiadas no caso das Virtudes no seu livro sobre retórica por exemplo Ele oferece uma lista de seis virtudes e dos seus vícios correspondentes primeiro vem a virtude da Justiça que é oposta à injustiça depois a coragem que é oposta à covardia a moderação que é oposta à intemperança a liberalidade que é oposta à avareza a magnificência que é oposta à mesquinhez e a prudência que é oposta à imprudência e não é por acaso que essa lista apareça numa obra de Aristóteles sobre a retórica né sobre a arte da persuasão isso tem a
ver com o fato de que a identificação de Vícios e Virtudes era considerada muito important an na cultura greco-romana não só pra própria educação moral mas também pra própria arte da retórica mesmo né porque num discurso favorável a alguém seria muito útil você exaltar as virtudes da pessoa que você tá elogiando e num discurso desfavorável seria muito útil você apontar os vícios do seu adversário então era muito importante conhecer quais eram os principais Vícios e as principais virtudes e ainda sobre essa relação da lista de vícios com a arte da retórica é interessante observar também
que Cícero e Horácio que foram dois Mestres Romanos da retórica produziram também listas de vícios antes mesmo de Cristo né e tem muitos Paralelos essas listas deles com as futuras listas de Pecados Capitais uma lista do Horácio por exemplo inclui a avareza a inveja a ira a preguiça e a Luxúria além de outros vícios também como a dependência do vinho e a ambição excessiva que tem uma certa relação né respectivamente com a gula e com a soberba e não é só entre autores gregos e romanos que a gente encontra listas desse tipo nem no judaísmo
antigo também que é outra matriz cultural muito importante pro desenvolvimento das tradições cristãs a gente encontra algumas listas de vícios também que certamente tiveram alguma influência na história dos sete pecados capitais a mais interessante dessas listas Na minha opinião pelo menos aparece num texto do segundo século antes de Cristo chamado o testamento dos 12 patriarcas esse texto em determinado momento fala sobre sete vícios ou sete espíritos de engano que são a fornicação a gula o conflito a vanglória a soberba a mentira e a injustiça a gula a vanglória e a soberba como a gente viu
vão aparecer exatamente com esses nomes mesmo nas listas de Pecados Capitais e a fornicação e o conflito podem ser traduzidos de certa forma também como algo parecido com a Luxúria e a ira então entre os tais sete espíritos de engano a gente já encontra pelo menos cinco dos pecados capitais aí um detalhe né No grego a palavra para injustiça é muito parecida com a palavra paraa ass sédia injustiça é AD quia e ass sédia é akedia né então praticamente só se inverte a posição do K em relação ao D ou do k né em relação
ao delta então é possível né não é nada confirmado mas é possível pelo menos que essas palavras possam ter sido confundidas em algum ponto da história de leitura e de cópia dos manuscritos sobre o tema dos Vícios e aí a assé acabou entrando na lista e a injustiça acabou saindo né mas de novo isso é só uma especula ação mas eu acho que é algo interessante a ser considerado bom mas é isso né tá aí então a história né a breve história dos sete pecados capitais da filosofia moral greco-romana e da tradição sapiencial Judaica a
disciplina espiritual dos Montes cristãos e a arte medieval e a arte contemporânea também é claro que isso aqui é um resumo do resumo do resumo né mas como sempre eu vou deixar as principais referências consultadas na descrição aí embaixo e dessa vez tem até bastante texto aí em português e com acesso aberto então deem uma olhada lá e é isso não esqueçam de deixar também suas impressões aí nos comentários muito obrigado como sempre por assistir e até o próximo falou
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