oi oi PSI Monique aqui chegamos enfim ao nosso último vídeo de introdução à psicologia nesse vídeo nós iremos aprender um pouco mais sobre a psicologia sociohistórica que tem contribuições significativas para compreender a importância da dimensão social e cultural pro desenvolvimento da subjetividade das pessoas então Neste vídeo nós daremos continuidade ao livro de psicologias uma introdução à psicologia proposto aí por bo colabor e neste capítulo especificamente tratando sobre psicologia socio histórica iremos nos aprofundar nos seguintes pontos origem e objeto de estudo condição humana que ISO significa paraa psicologia socio histórica Qual é a importância da cultura
O que significa a dimensão subjetiva da realidade noções básicas trazendo termos específicos a essa perspectiva teórica como a atividade significados e sentidos consciência entre outros e quais são as aplicações da Psicologia socio histórica considerando as nossas a nossa prática profissional enquanto psicólogos Vamos começar quando nós falamos sobre a origem objeto de estudo da Psicologia sociohistórica nós nos remetemos ao seu fundador que foi o vigotsky mas para entender o surgimento dessa perspectiva psicológica nós precisamos vamos resgatar então aí o século XX e a influência do Marxismo o objeto de estudo da Psicologia soci histórica é o
fenômeno psicológico compreendido aqui como uma experiência pessoal dos sujeitos que vai buscar então responder diferentes questões sobre como surgimos e como desenvolvemos nossas habilidades então pelas influências do Marxismo e como nós vamos aprofundar Nesta aula a olia sociohistórica ela vai pegar essa dimensão social e cultural para entender como nós nos tornamos quem nós somos e como Nós aprendemos aquilo que sabemos ah enquanto uma perspectiva teórica dentro da Psicologia influenciado pelo Marxismo e também surgindo na então União Soviética a psicologia sociohistórica ela vai problematizar as teorias psicológicas até então vigentes que concebiam então esse fenômeno psicológico
como algo que existia independente dos sujeitos então por exemplo existiam teorias inatistas que indicavam que nós nascíamos né como determinadas características e que o nosso processo de desenvolvimento seria a manifestação dessas características já então herdadas e outras tantas teorias que enfatizavam aspectos distintos dos quais a teoria de vigotsky irá então aprofundar e trazer em termos de Nova compreensão desse fenômeno psicológico então pela sua influência na psicologia socio histórica nós temos o materialismo histórico e dialético que vem desse movimento proposto por Carl Marx relacionado a um processo de compreensão da realidade do trabalho e da importância
que ambos têm pro desenvolvimento econômico mas ao ser resgatado pela psicologia socio histórica ao ser incorporado pela teoria sócio histórica vai nos dizer sobre o funcionamento e o fenômeno psicológico então todos os fenômenos são produzidos ou seja existe uma um componente aí de historicidade são fenômenos que se que se constituem nas relações sociais então para compreender os fenômenos humanos é necessário dar visibilidade a esses processos aos aspectos históricos às relações sociais aos processos e atividades que são a base material da existência humana os fenômenos são produzidos no tempo histórico e para compreendê-los é preciso recuperar
os processos que os constituiu então o Carl Marx ele traz lá o desenvolvimento do capitalismo como que houve como que existiram ao longo da nossa história diferentes sistemas econômicos né teve o feudalismo teve surgiu o capitalismo e como esse sistema se constitui em um embate de classes uma luta de classes que tem interesses antagônicos e a partir disso ele aprofunda a sua teoria e faz diferentes reflexões então aqui pra psicologia socio histórica interessa saber que o funcionamento psicológico os fenômenos psicológicos também vão ter essa dimensão histórica e social então quando nós falamos sobre por exemplo
a constituição das famílias elas se transformaram ao longo do tempo os papéis sociais desempenhados pelos indivíduos também mudou ao longo da história como nós compreendemos a personalidade e vários outros fenômenos psicológicos também se transformam ao longo do tempo porque é com a história que a gente tem transformações sociais e transformações na forma como nós produzimos o nosso conhecimento científico Então nós não podemos nunca deixar de lado essa dimensão social essa dimensão histórica que interessa para compreender os fenômenos psicológicos que existem na atualidade então a psicologia sociohistórica ela vai se estruturar a partir de uma noção
de compreensão do trabalho enquanto uma atividade instrumental de transformação do mundo para garantir a sobrevivência Então o que nos possibilitou conquistar e dominar o ambiente no qual nós vivemos foi o trabalho então ela promove a nossa sobrevivência e mais do que isso promove o nosso desenvolvimento enquanto espécie e enquanto indivíduos Além disso na nossa história evolutiva o uso de instrumentos nos possibilitam fazer essa mediação com o mundo material então acompanham e são acompanhados por mudanças nas capacidades humanas então se nós pensarmos na questão do trabalho enquanto nós surgimos lá na origem da nossa espécie nós
dominamos a caça a coleta a o plantil e fomos sofisticando n no feudalismo tinha uma divisão de classes também relacionada a essa questão de trabalho religião e de nobreza no capitalismo a gente ampliou essas possibilidades de trabalho então as a sociedade se tornou tão complexa que surgiram vários tipos de profissão com as transformações nos instrumentos várias profissões de apareceram e outras tantas estão surgindo e isso vai acontecer também ao longo de um processo histórico Então se antes no trabalho existiam as máquinas de datilografia hoje as novas gerações nem sequer entendem o que é isso né
Então procura aí no Google o que que é uma máquina de datilografia e que existiam pessoas que faziam curso somente isso né tava na base da profissão delas saberem a datilografia E hoje nós temos os laptops e outros tantos dispositivos que substituíram a função da datilografia e outras profissões Então vão aí desaparecendo e outras surgindo em função da questão dos desenvolvimentos do desenvolvimento dos instrumentos que vão se adequando às novas demandas sociais históricas que nós temos e por fim e não menos importante um o principal instrumento que nós temos é a linguagem a linguagem Ela
nos permite comunicar descol armos né deslocarmos nesse tempo e planejar Nossas ações então é a partir da linguagem que nós transmitimos nossas ideias nós transmitimos conhecimento para pessoas que estão perto ou distantes de nós também com a questão do tempo nós no deslocamos no tempo porque nós falamos do passado Nós pensamos no futuro e nos relacionamos no presente e Saímos de uma condição de animais pra humanidade então a linguagem ela envolve né uma comunicação verbal uma comunicação oral e várias formas de expressão nesse universo ela a linguagem está nas leis de trânsito ela está nas
Convenções eh científicas no sentido de padronizar formas de se comunicar com uma comunidade científica Ela tá no nosso dia a dia na expressão que nós utilizamos tanto expressões faciais também para exprimir emoções então a linguagem Ela nos permite aí conquistar e ter o maior domínio sobre o nosso ambiente ela está inclusive atualmente né nas linguagens de programação permitindo aí o desenvolvimento de aplicativos de softwares e de tantas outras coisas na área computacional então ela de fato é uma conquista fundamental do nosso processo de evolução enquanto espécie humana outros pontos que valem a pena de acar
relacionados à origem a objeto de estudo da Psicologia socio histórica é de que a subjetividade é uma conquista humana a partir de sua atividade e ação transformadora sobre o mundo então na psicologia sócio histórica nós não vamos ver algo chamado de personalidade a compreensão do sujeito se dá a partir do conceito de subjetividade que vai captar essa relação com o mundo material mas também a transformação A partir dessa as condições sociais e culturais a qual nós estamos e sendo influenciados então a estrutura e conteúdos psíquicos foram desenvolvidos ao longo de milhões de anos da história
da humanidade Então a nossa espécie tem uma história e nós enquanto indivíduos nos apropriamos parcialmente dessa história porque conquistamos muito a partir disso né Então a partir do uso da linguagem conquistado na nossa história Genética é que nós temos aí um aparelho fonador já apropriado para que a gente consiga falar né e é o processo de socialização que nos permite também o uso da linguagem Então tudo isso eh São conquistas que nós nos apropriamos quando nós estamos nos desenvolvendo é necessário pensar o fenômeno psicológico como processo estudando sua história então para entender um fenômeno psicológico
a gente precisa captar essa mudança que ele tem ao longo do tempo e isso é extremamente importante para que a gente possa intervir na nossa prática profissional então a psicologia socio histórica estuda o ser humano e seu mundo psíquico como construções históricas e sociais da humanidade então a psicologia sociohistórica ela nos abre a possibilidade de pensar o ser humano enquanto uma pessoa em transformação hoje nós somos de uma determinada forma e já fomos de outras né os nossos nos nossos ancestrais na nossa história enquanto sociedade as pessoas se comportavam agiam de formas diferentes e essas
transformações de uma geração para outra vai gerando embates mas também transformações e modificações do nosso processo subjetivo Então essa é uma perspectiva geral da Psicologia S [Música] histórica quando nós falamos de condição humana numa Perspectiva da Psicologia sócio histórica nós estamos resgatando a noção de que se trata de uma possibilidade de os ser humanos criarem a si próprios libertando-se dos limites impostos pela sua dimensão biológica então enquanto espécie nós evoluímos de tal maneira que nós conseguimos dominar essas dimensão biológica trazendo dando mais importância a essa dimensão social e cultural Então hoje os nossos comportamentos Eles
são muito mais influenciados pela cultura pelo momento histórico que nós vivemos do que necessariamente pelo pela pelo nosso aparato biológico então há três estágios que marcam a passagem dos animais ao homem então o primeiro estágio seria de preparação biológica as leis biológicas imperam superamos esse estágio e entramos no estádio de fabricação de instrumentos que são as formas embrionárias de trabalho e de sociedade então a caça a coleta a agricultura tudo isso né marcou esse processo de fabricação de instrumentos domínio do fogo a escrita e por fim as leis socio-históricas Liberdade da sua dimensão biológica Então
hoje por exemplo o que nós comemos o horário que nós vamos dormir tantas outras coisas são determinadas pela nossa cultura e pelos instrumentos também então se nós utilizamos muita tecnologia Nós perdemos essa noção de tempo e isso pode prejudicar a nossa questão do Sono se nós utilizamos aplicativos né de alimentação isso vai interferir na nossa dieta no que que nós comemos então se nós ganhamos essa Conquista né de uma dimensão social sobre uma dimensão biológica isso também nos traz o alerta que nós não podemos ignorar a nossa dimensão biológica porque vários problemas de saúde física
e de saúde mental derivam dessa ideia equivocada de que nós podemos ignorar o nosso corpo né que a gente não precisa se preocupar com a nossa saúde porque nós desenvolvemos recursos tecnológicos instrumentos medicamentos que nos ajudam a remediar aqueles problemas que surgem então é importante várias perspectivas posteriormente para além da Psicologia socio histórica vem nos trazer essa dimensão de conexão com o nosso corpo com o momento presente para que a gente eh não se desloque tanto nesse tempo como a gente falou né ou vivendo sempre em função do passado ou sempre planejando a questão do
futuro então é importante resgatar que essa condição humana embora nos nos mostre essa dimensão social é importante que a gente veja o que que está influenciando né Quais são as interações doos aspectos sociais que nos influenci para que a gente também não se desconecte daquilo que importa e que merece o nosso cuidado que é o nosso corpo e a nossa [Música] mente na Perspectiva socio-histórica a cultura ganha uma dimensão muito importante e quando nós falamos de Cultura nós podemos defini-la como a humanização do mundo material isso significa dizer que segundo boc colaboradores nós fazemos das
Árvores cadernos lápis cadeira e muitos outros objetos fazemos do petróleo a gasolina o plástico a fibra sintética fazemos da lã o tecido do barro os tijolos e potes do ferro o aço e depois o automóvel e a espaçonave ou seja nós nos apropriamos desse mundo material dando uma outra dimensão humana uma dimensão que nos permite ter a cultura que envolve tanto esses aspectos materiais como também os aspectos imateriais como os rituais as tradições as crenças a linguagem de um povo criamos além desses objetos então rituais ideias ciências religiões arte entre tantos outros aspectos se conquistamos
a escrita criamos objetos para isso se falamos criamos a palavra então a cultura ela vem dessa dimensão desde do mundo material pro mundo cultural e humano e desse mundo humano pro mundo material então a cultura ela está em movimento e constante [Música] transformação e ao falar de Cultura nós trazemos a noção de sujeito e mundo que são dimensões do mesmo processo então na psicologia social como um todo e na psicologia sociohistórica de modo mais específico nós sempre caímos num aspecto de dicotomização entre sujeito e sociedade e aqui o que a psicologia socio histórica vem nos
trazer é que sujeito e mundo estão numa mesma relação não estão em polos opostos o sujeito está no mundo e o mundo é constituído por sujeito então sujeito e mundo são ambos distintos criados no mesmo processo ao interferir de modo transformador sobre o mundo material o ser humano estará se constituindo e construindo o mundo que tem a sua volta então se nós saímos lá de um aspecto material para um aspecto cultural ou seja se a cultura ela é esse processo de humanização do mundo material Nós também precisamos pensar que esse mundo esse mundo material está
retroagindo E hoje nós vemos muito isso então ao longo de muitos anos a nossa espécie ela teve uma relação de devastação de apropriação e de uso indiscriminado dos recursos naturais dos recursos biológicos transformando então esses processos climáticos Então hoje nós temos todos os desafios desse dessa intervenção sobre o mundo material de forma desenfreada e estamos vivenciando desastres naturais que não são acidentais né eles foram eles só estão sendo efeitos das nossas ações E aí nós vemos infelizmente consequências devastadoras pra vida de muitas pessoas ou seja um mundo interagindo e interferindo nesse aspecto do sujeito que
muitas vezes não foi ele que fez aquela ação mas é ele que tá sofrendo a consequência então aqui nós falamos de dois de duas dimensões em termos de subjetividade uma subjetividade individual que representa a história de relações sociais de um sujeito concreto e nós temos a subjetividade social que se refere ao sistema integral de configurações subjetivas grupais ou individuais que se articulam nos diferentes níveis da vida social então nós temos aqui né os grupos religiosos grupos familiares grupos Escolares do trabalho que vão constituindo também subjetividades então quando nós falamos por exemplo de um trabalho em
uma organização aquela Aqua organização ou aquela empresa ela tem uma cultura ela tem uma forma de se vestir de que as pessoas se vestem como elas se comunicam quais são eh as competências que aquela empresa precisa né para produzir para transformar essa realidade ou seja para trazer algo de novo e contribuir pra sociedade então as pessoas elas vão também tendo aquela subjetividade social ou seja elas vão se assemelhando elas vão eh trabalhando em prol de objetivos com comuns se diferenciando de outras organizações da mesma área né criando a sua identidade a sua subjetividade enquanto parte
desse grupo dessa [Música] Cultura a dimensão subjetiva da realidade se expressa a partir da noção que a realidade é vista como construída social e historicamente em um processo que envolve uma relação entre objetividade e subjetividade é aquela dimensão entre sujeito e mundo em aspectos objetivos e aspectos subjetivos então a lei a a natureza ela funciona de acordo com as leis da física com as leis do ambiente correto e nós funcionamos de acordo com a nossa lei as leis do comportamento se a gente pegar lá a psicologia comportamental vai nos dizer que o comportamento também obedece
a leis específicas e que essa realidade então né Nós estamos nos relacionando e isso vai sendo construído historicamente Então como nós nos relacionamos com o mundo vai determinar aí mudanças e transformações tanto na relação com essa realidade objetiva quanto na relação com outras pessoas então comportamentos por exemplo que antes eram vistos como adequados socialmente hoje podem não ser profissões que existiam hoje já não existem instrumentos de trabalho que antigamente existiam hoje já não podem não existir Então tudo isso está sendo constantemente transformado então a base material que compõe a objetividade agrega subjetividade na medida em
que transformada pela ação dos humanos que atuam coletivamente então por exemplo falando lá né nós falamos da datilografia que aí com surgimento do computador isso não foi que a máquina né que a dattilografia sumiu ela foi incorporada nos computadores para para que a gente possa escrever textos já nesse outro instrumento mas transforma a relação com que a gente tem né transforma a relação com uma determinada profissão que foi se disseminando para outras pessoas e eh incorporando outras funções porque a datilografia era somente a escrita o computador ele já amplia muito mais a nossa possibilidade de
interação com a máquina e se a gente tem a internet então já se abre o universo Então essa base material ela vai transformando a nossa subjetividade então na internet antes não existiam as redes sociais a partir do momento que passou a existir as redes sociais a nossa subjetividade também se transformou porque aí a gente começou a partir de um aspecto objetivo né dos do uso dos smartphones e das redes sociais nós transformamos a nossas a nossa subjetividade à medida que estivemos expostos a diferente realidades as diferentes culturas né tradições e formas de se comportar então
isso tem operado transformações e aspectos subjetivos não se pode estudar a realidade sem considerar suas dimensões a dimensão subjetiva Então por que existe o computador alguém em algum momento pensou que esse objeto seria útil né quando a Microsoft criou o Windows ela tinha uma noção ela tinha uma intenção por trás daquilo né Então nada é assim é tudo tem tudo que foi criado pelo ser humano tem um aspecto subjetivo ali que pode ser transformado e ressignificado mas que teve uma origem que tem alguém ali que tinha visões crenças e uma missão a desenvolver né com
aquela em transformar essa realidade a partir da sua atividade de trabalho então o que identificamos como fenômeno social foi produzido na relação dinâmica entre sua duas múltiplas determinações em última instância suas bases objetivas e bases subjetivas então para criar o computador a gente precisa recorrer aos recursos da natureza né para que ele possa existir mas antes ele existiu como uma ideia então nós tivemos uma ideia fizemos um protótipo fomos atrás né vão atrás dos recursos testam esses esse protótipo vê se vai dar certo se não der volta na ideia e aí vai modificando até que
ela chegue ao consumidor final esse consumidor testa ver o que que o que que funciona na prática o que que não e aí volta para isso para ver o que que pode ser reformulado então isso é só um exemplo mas vários outros podem ser citados a partir disso então é um fenômeno social porque o consumidor ele vai dar um feedback daquilo que pode ser desenvolvido e as máquinas vão avançando em diferentes sentidos então uma máquina para quem trabalha é diferente de uma máquina para quem joga né G Games online por exemplo Então ela precisa ser
adaptada a tudo isso também então nós temos essas bases objetivas e subjetivas da [Música] realidade quando nós falamos de Psicologia socio histórica nós temos que resgatar a concepção de ser humano então pra psicologia socio histórica ela pode ser sintetizada enquanto que o ser humano é um ser ativo social e histórico então o homem Ele vai construir sua existência a partir de uma ação sobre a realidade que tem por objetivo satisfazer suas necessidades então o domínio sobre o fogo ele veio da necessidade de de aquecer de cozinhar Então aquela necessidade Inicial fez com que a gente
conquistasse o fogo a necessidade de se comunicar trouxe a questão da escrita então vários várias ações sobre a realidade elas se dão a par daquilo que a gente precisa Então as vacinas a vacina de covid ela veio porque a gente teve um uma pandemia a o vírus se disseminou a gente precisava agir sobre essa realidade porque impactou a nossa vida no trabalho a nossa sobrevivência enquanto espécie então isso demanda uma ação pra gente controlar e reverter esses efeitos daquilo né que vai que está alinhada a nossa necessidade nesse caso a necessidade de sobrevivência as necessidades
do ser humano são sociais e produzidas historicamente Então porque a vacina com a com o vírus da covid por exemplo a gente ficou em isolamento social então a gente tinha lá os recursos né como a gente viu a questão do computador que nos permitiu Então apesar do distanciamento do isolamento social de nos comunicarmos com pessoas próximas né com familiares e e distantes com os familiares que vivem que moram em outras cidades Enfim então são necessidades produzidas né socialmente historicamente então a vacina surgiu em 2022 antes existiram outros surtos mas com com outras outras questões né
eram diferentes daquilo que a gente estava vivenciando naquele momento mas que com também o conhecimento que a gente vem produzindo permitiu com que a gente tivesse desenvolvesse uma vacina em tempo hábil por meio da atividade o ser humano produz o necessário para satisfazer suas necessidades então é o trab trabalho é atividade é ação no mundo é ser ativo é ser social ou seja é se comunicando com outros cientistas eh tendo participantes para que essa vacina possa ser testada tendo os recursos materiais para obter condições de produzir a vacina atendendo a uma demanda histórica né de
um momento de um vírus que surge um determinado momento que a gente consegue então agir sobre esse mundo transformar e não simplesmente acabar com a espécie humana porque a gente não soube ter uma resposta para esse evento né de saúde de sanitário E então aqui uma categoria fundamental na relação do ser humano é o trabalho então é o processo pelo qual o ser humano estabelece ao mesmo tempo relação com a natureza e com outros indivíduos então o trabalho ele nunca vai se dar numa dimensão estritamente individual então o trabalho ele vai transformar esse ambiente de
de alguma forma e ele vai depender de uma relação com outros indivíduos é uma ação de transformação da natureza que leva a transformação do próprio indivíduo e aqui né quando a gente fala de transformação da natureza não significa que a gente precisa ir numa floresta desmatar alguma coisa e construir algo a partir disso a transformação da natureza se dá nessa transformação das próprias relações sociais então a própria dimensão de trabalho ela se sofisticou porque ele tá cada vez mais independente né aparentemente independente dessa natureza dessa transformação da natureza propriamente dito mas que leva de fato
a uma transformação do próprio indivíduo isso aí para entender o que é o trabalho é só a gente também entender o que é o não trabalho então quando as pessoas estão vivenciando situações de desemprego né que traz uma outra categoria né porque a gente tá falando de uma questão de emprego tem um vínculo aí empregatício o trabalho não necessar ente precisa desse vínculo porque esse vínculo restringe também tem pessoas que trabalham em um ambiente formal né mas a gente vê a importância do trabalho como uma dimensão da subjetividade nessa na vida dessas pessoas então às
vezes as pessoas perdem o trabalho perdem o emprego e elas perdem uma dimensão importante de si mesmas né porque se reconhece pela sua profissão pelo seu exercício profissional e passam aí a enfrentar desafios se desenvolver transtornos psicológicos por conta disso e pessoas que estão em subemprego também né porque o trabalho é algo tão importante Às vezes a pessoa se dedica tanto e tá ali sobre uma sobre uma gestão né sobre uma gestão ou leis trabalhistas que a gente entra nessa questão social também que impossibilita com que ela tenha uma uma condição humana digna né um
trabalho decente um trabalho que dê que proporcione qualidade de vida então é um processo de de transformação constante das necessidades e da atividade dos homens e das relações que eles estabelecem entre si para para a produção de sua existência então o trabalho ele vai ter conformidades características específicas dependendo desse momento histórico e dependendo da sociedade em que ele é analisado enquanto uma categoria né mas pra psicologia socio histórica o trabalho ele tem uma uma ele entra nessa própria concepção de ser humano porque é a partir disso que nós nos tornamos ativos social sociais e nos
situamos em uma dimensão histórica e agora então quando a gente fala de Psicologia sócio histórica a gente entra em alguns conceitos que vão ser trabalhados pelos teóricos dessa abordagem então a teoria sociohistórica Embora ela seja uma perspectiva psicológica ela vai trazer conceitos que que falam para além do indivíduo né ou que falam do indivíduo de uma forma diferente então conceitos tradicionais como personalidade como inteligência eles acabam não sendo ou sendo menos explorados pela psicologia socio histórica que vai então eleger outros conceitos para representá-las Então nós vamos falar um pouquinho desses conceitos aqui agora [Música] o
primeiro deles é o conceito de atividade vimos aqui na concepção de ser humano que o ser humano é um ser ativo mas então o que que é a atividade pra psicologia socio histórica Então ela é é a unidade básica fundamental da vida do sujeito material e é por meio da atividade que o ser humano se apropria do mundo é por meio da ação de colocar a mão na massa seja essa massa aí material ou seja mais virtual para existir iros precisamos atuar sobre o mundo se a gente ficar sentado assistindo Netflix nós não estamos atuando
sobre o mundo né na verdade nós estamos atuando sobre sobre a Netflix ter mais lucros enfim né transformando então de acordo com nossas necessidades e na verdade nós acabamos nos transformando sim porque nós estamos sendo né Nós estamos observando o comportamento dos personagens e fazendo relações sobre o que que nós vamos nos apropriar e às vezes a gente se comporta de uma forma e esquece de onde esse comportamento veio que também é uma questão de influência social então o ser humano constrói o seu mundo interno à medida que atua e transforma o mundo externo atuar
no mundo é uma propriedade do ser humano Isto é a atividade é uma das suas determinações então aqui a gente entra também de novo naquela naquela diferenciação entre trabalho né que eu falei trabalho é diferente de emprego então o trabalho é uma atividade humana de transformação do mundo e que a partir dela nós nos transformamos a nós mesmos e quando a gente fala de emprego a gente tá falando muitas vezes de um trabalho desprovido de algo que a gente vai chamar que a gente vai ver futuramente de sentido ou de significado então a pessoa ela
tá lá fazendo uma atividade trazendo uma transformação mas que pessoalmente subjetivamente para ela não tem sentido né E que aí vai poder PR judicar também essa questão das suas relações sociais e da relação consigo mesmo então o conceito de atividade é um desses conceitos centrais que a gente tem aqui na psicologia socio [Música] histórica um outro conceito é o conceito de consciência a consciência expressa a forma como o ser humano se relaciona com o mundo objetivo a consciência tem uma dimensão de saber Ou seja é um modo de reagir ao mundo objetivo de compreender esse
mundo transformar esse mundo em ideias e imagens e estabelecer relações entre as informações então a consciência se manifesta a partir de um saber nós reagimos ao mundo buscando compreendê-lo e para que a gente tenha essa capacidade essa consciência esse saber que se desenvolve nós precisamos a princípio ter uma estrutura cerebral que comporte toda essa potencialidade do conhecimento humano então o nosso cérebro ao longo de milhares de anos com a evolução precisou aperfeiçoando suas estruturas para que a gente conseguisse então lidar com a complexidade dessa realidade Então as condições externas também foram serviram como estímulos para
esse aperfeiçoamento então é a partir das condições das condições externas como trabalho vida social e linguagem que o nosso cérebro foi se sofisticando e se transformando nessa lindeza que é em termos de nos proporcionar aprendizados e conhecimentos e uma categoria que vai nos mostrar como que as pessoas o que as pessoas sabem eh são as representações sociais que se referem aí a um conjunto de ideias que articula os significados sociais ou seja o sentido construído coletivamente para o qual o objeto ao qual nos referimos que é agregado de sentido pessoal então as representações sociais elas
dizem respeito às crenças valores e imagens que determinados grupos sociais acabam eh tendo e orientando o seu comportamento em função disso Existem várias qualquer fenômeno psicológico fenômeno social a gente pode ver como que os grupos como que os grupos têm essas representações sociais né então se a gente pega desde temas mais gerais eh como temas mais polêmicos e a gente pergunta para diferentes pessoas a gente vai ter noção de on De que De onde ela fala né de qual que é o grupo que a representa porque essas ideias e crenças elas vão estar associadas a
outros grupos sociais do qua dos quais ela se considera pertencente ou não pertencente e a partir das representações sociais que a gente vai tendo esses esses movimentos de embates entre grupos porque temos crenças valores e imagens que nos remetem a um saber não necessariamente um saber verdadeiro mas um saber que vai sendo transmitido socialmente por esse grupo e que vai fazendo com que a gente tenha por exemplo fenômenos eh de violência social de estereótipos e de vários tipos de preconceitos tá isso entra numa dimensão da representação social [Música] outro conceito da Psicologia soci histórica é
a identidade refere-se à compreensão que o sujeito faz sobre si mesmo então aqui nós não temos a personalidade nós temos a subjetividade e nós temos a identidade a identidade Então ela pressupõe que existe um sujeito que reúne na consciência as ações os projetos as relações as noções e os julgamentos sobre si Então à medida que nós nos desenvolvemos nós nos tornamos sujeitos com os nossos projetos valores visões desejos enfim e esse sujeito ao mesmo tempo que ele se constitui de forma social ele tem uma singularidade que é o que permite com que ele se torne
único que ele tenha a si mesmo como uma referência que consiga se identificar com o que faz e vive e reconhecer-se nisso e a identidade ela captura um processo de metamorfose que é uma transformação então nas atividades e nas relações o indivíduo vai se apresentando e se modificando e por fim uma multiplicidade Então a nossa identidade ela vai se transformando ao longo da nossa história pessoal porque passamos por grupos distintos vivemos momentos diferentes nos relacionamos com outras pessoas estamos aí no no momento histórico que vai se transformando e que vai então acomodando Eh pontos né
projetos e e ações distintas então a identidade ela comporta essa multiplicidade que são vivências momentos pessoas atividades que se tornam eh que a tornam como algo múltiplo e uma pessoa que ela não não se reconhece né não consegue se identificar ou não consegue captar essas transformações ela pode vivenciar um fenômeno que chama Mesmice de mim então a pessoa ela não muda né E aí o o momento histórico vai se transformando e a pessoa se cristaliza naquelas ideias e ações que ela vem carregando já há muito tempo e ela ela ela olha pro mundo não se
reconhece no mundo e vê que o mundo é e acredita que o mundo é cheio de problemas Quando o problema pode estar nessa questão de se cristalizar e não de seguir a fluidez n claro que aqui a gente não precisa se transformar o tempo todo mas a gente precisa acomodar na nossa identidade algumas visões de mundo que em determinado momento fizeram sentido mas não necessariamente Fazem agora ou farão no futuro a gente pode se transformar também sem perder aquilo que é a nossa essência [Música] a linguagem é um outro conceito da Psicologia sociohistórica é um
instrumento como a gente viu importante para nossa expressão e para formar a nossa consciência então aqui a psicologia sociohistórica ela entra numa concepção de comunicação ou de relação entre linguagem e pensamento então a linguagem o pensamento forma um par dialético ou seja um par que se opõe mas que e em determinado momento converge e aí então passa a caminhar de conjuntamente que são constituídos nas atividade de transformação do mundo então a criança na sua história de desenvolvimento ela ela começa a desenvolver a linguagem e depois ela começa a desenvolver esse pensamento que tem ali uma
um uma propriedade de orientar suas tarefas né uma fala interna então a linguagem começa de de for de externamente e ela se internaliza E aí passa a orientar as nossas funções superiores né o nosso planejamento nosso monitoramento das tarefas e várias outras coisas então o pensamento se transforma para se realizar em palavra e essa transição contém processos de significação ou seja Constituição de sentidos e significados a linguagem permite a comunicação que é um processo essencial a Constituição do que chamamos de espaço social ou coletivo então como eu disse a linguagem ela pode se expressar a
partir da fala mas ela não se restringe à fala então nós temos a linguagem a a língua brasileira de sinais né a gente tem eh também por exemplo o trânsito ele tem placas que vão orientar o nosso comportamento que querem nos comunicar O que podemos ou não podemos fazer ou que precisamos fazer determinada situação e que são Convenções que vão sendo aí eh que vão sendo compartilhadas nesse grupo socials vezes determinadas pessoas vão fazer distorções nessa linguagem e usá-las né com sentidos e significados especificamente em benefício próprio mas é a linguagem que nos permite conviv
em sociedade [Música] uma última categoria que que a psicologia socio histórica nos traz uma última noção são sentidos e significados quando nós falamos de sentidos nós falamos de um agregado de fatos psicológicos que estão registrados pelo sujeito incluindo afetos imagens e Sensações resultantes da experiência com uma palavra o sentido ele articula de forma específica o mundo psicológico historicamente configurado do sujeito com a experiência de um evento atual e toda a vivência representa um processo de produção de sentidos que organiza e permite a atuação do sujeito então por exemplo é comum quando a gente fala por
exemplo da arte a gente vê uma obra de arte ou ouvir uma música e essa essa obra de arte ela ter um sentido diferente para cada pessoa então pode ser que o artista tinha uma intenção e essa intenção ela vai eh sendo eh ganhando outros sentidos Dependendo de quem a observa de quem a escuta né Então por quê Porque os sentidos são eh construídos a partir da história de vida do indivíduo das experiências que ele teve então eu posso olhar uma pintura ver algo nela e você olhar mesmo a pintura e ter uma outra percepção
uma outra interpretação sobre isso e isso vem também na literatura Então as palavras elas vão se transformando elas vão ganhando outros sentidos para além daquele significado que ela tem Ou seja a gente vai eh atribuindo ampliando essas possibilidades de significação daquela palavra Então os significados são mais acessíveis pois são mais duradouros e objetivos estão consensuados no coletivo possibilitados pelos sentidos e ao mesmo tempo fazem parte dos Sentidos o significado é apenas uma dessas zonas do sentido que a palavra adquire no contexto de algum discurso e ademais uma zona mais estável uniforme e exata então por
exemplo quando nós falamos do conhecimento científico é importante com que as palavras tenham aquele sentido de forma precisa e objetiva então nas Ciências da Saúde da natureza enfim é aquilo é uma lei né por exemplo a lei física Ela é Aquela lei lá e ela não vai ter outros sentidos né mas quando a gente vem para paraas ciências humanas a gente tem muitos sentidos né porque a a gente começa a desenvolver várias teorias E essas teorias vão atribuindo sentidos diferentes a um mesmo termo né E aí os significados vão se ampliando então quando a gente
fala de significado seria mais se a gente pega uma palavra de olhar no dicionário e de ver né O que que ela significa o que que tá o que que consensualmente aquela palavra representa E aí essa palavra ela pode ser usada num texto em um texto literário com outro sentido então por exemplo me lembra aqui da obra de Guimarães Rosa Sertão né Grande Sertão Veredas então o que que é o sertão o sertão se a gente pega lá no dicionário tá relacionado a alguma questão geográfica mas o que que é o sertão pro Guimarães Rosa
ele já entra numa dimensão também muito subjetiva né de ser intensamente de ser tão alguma coisa né de ser então a gente vai ganhando outros sentidos a gente vai brincando com a palavra isso que permite com que a gente enriqueça o nosso conhecimento e o nosso saber sobre as [Música] coisas então Quais são as aplicações que a psicologia socio histórica pode ter Então como característica principal nós precisamos nos orientar que enquanto psicólogo nós não não somos neutros em relação à nossa prática então nós somos um profissional que nos comprometemos com a construção de condições dignas
de vida então se nós pegamos lá no nosso código de ética ele nos orienta em termos de princípios de deveres do que que nós podemos ou não podemos fazer mostrando que não existe ali uma neutralidade que a nossa prática ela precisa está promover saúde promover dignidade e respeito às pessoas então alinhado a isso a psicologia sócio histórica ela vai desenvolver estudos e pesquisas tendo aí como um conjunto teórico utilizados por pesquisadores que vão dar visibilidade ao movimento de transformação do ser humano e as suas construções subjetivas pessoais e sociais que são feitas em um determinado
momento histórico enquanto uma prática profissional a psicologia histórica tem como tarefa construir condições para que cada indivíduo grupo ou instituição compreenda e se aproprie de sua forma de estar no mundo considerem-se como parte ativa na transformação de si e do mundo na busca de melhores condições de vida para si e para o coletivo em termos de políticas públicas a psicologia sociohistórica ela pode auxiliar na proposição dessas políticas eh entendidas aí como direitos sociais de um agrupamento humano elas são políticas para orientar a construção de vida coletiva e grande parte das políticas públicas elas não levam
em consideração a opinião dos usuários e das pessoas Ao serem formuladas então a maior parte delas Desconsidera a presença desses sujeitos que são ativos e que podem contribuir também pra qualidade de vida da sociedade dos coletivos Então essas são algumas das aplicações da Psicologia sociohistórica se nesse vídeo nós falamos sobre a psicologia socio histórica enquanto uma abordagem que contribui significativamente pra compreensão do ser humano e das suas relações sociais em determinado momento histórico falamos de diferentes conceitos devidamente explorados aqui nas diferentes partes do nosso vídeo se você tem dúvidas sobre esse assunto eu peço para
que você deixe aqui nos comentários não esqueça de curtir o vídeo de compartilhar com outros colegas e por aqui encerramos então o nosso minicurso de introdução a psicologia Convido você para assistir os outros vídeos caso não tenha assistido e também para deixar sugestões de outros conteúdos que você queira ver aqui no canal espero ver você em outros minicursos por aqui nos vemos em breve tchau [Música] tchau m [Música]