Fayga Ostrower - A Intuição, a criação e a beleza

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Instituto Fayga Ostrower
Depoimento de Fayga Ostrower não incluído no filme Janela da Alma.
Video Transcript:
toda criação é intuitiva mesmo a mais racional ela é intuitiva são possibilidades hipóteses que o ser humano levanta intuitivamente quer dizer instantaneamente espontaneamente e depois na arte evidentemente a verificação se dá através da própria obra na ciência se dá através de hipóteses que poderão ser eh refeitas ou reanalisadas por outros cientistas e para confirmar sua se são válidas ou não quando você tá trabalhando Você usa muito da sua diso da intuição simaro quanto mais estuda quanto mais você sabe artesanalmente e por experiência Digamos que você tem a experiência do fazer tanto melhor você pode intuir
mas intuir você está intuindo o tempo todo você está intuindo porque na verdade você está imaginando certas coisas e tem que poder imaginar para depois saber ir se aquilo que você imaginou está certo ou está errado porque há uma distância muito grande entre a imaginação e o próprio fazer e a gente avalia o fazer depois de ter fe de ter realizado um fato físico né você veja só o o momento mais importante ou mais difícil na criação artística é o momento de saber terminar uma obra quando é que uma obra está terminada quando todos os
componentes esses detalhes que eu estava explicando na própria percepção tudo isso se encaixa numa ordem que é justa onde tudo se justifica as coisas os detalhes de cima as formas as cores com as de Baixo tudo se relaciona para um com conjunto não só harmonioso mas expressivo que tudo tem realmente valor nada é supérfluo mas também nada falta esse momento você não pode programar você não pode nem prever você pode perguntar um artista Quando é que você vai terminar ele vai dizer não sei e no momento seguinte ele pode já terminar quer dizer são eh
realmente avaliações que a gente faz o o tempo todo que e que na arte evidentemente se dão num nível da própria linguagem e do do próprio conteúdo expressivo daquilo que a gente quer expressar mas que na verdade já existem como uma extensão da vida cotidiana no cotidiano você também está avalando o tempo todo se eu estou conversando com você eu estou vendo não só o seu olhar eu estou vendo a sua a postura estou vendo a de outras pessoas eu estou vendo a a hora da tarde a luz da tarde tudo isso faz um conjunto
para me que vai se tornar expressivo para mim que vai me dizer alguma coisa sobre aquilo que a gente está fazendo nesse momento né se está bom se está certo se não está certo tudo isso intuitivamente eu estou sentindo e avaliando também desde o início novamente volta para até para o homem pré-histórico desde o início você vê uma busca de significados em termos de Ordenações o homem procura ordenar relacionar de algum modo para saber qual é o significado O que que significa isso e quando essas relações Elas têm um sentido aí é que tem a
beleza é a sua própria verdade a beleza não é o bonitinho a beleza é essa verdade mais profunda esse essa harmonia interior essa justeza interior que a gente pode o que a gente descobre por exemplo nas Ordenações da natureza essa é uma beleza tão grande e o fato do ser humano ser capaz de criar beleza ele com isso ele cria uma dimensão que existe a partir dele a partir do ser humano Então o que eu ia dizer com perspectiva eu vou voltar logo a perspectiva a perspectiva em si é uma visão tão lógica tão racional
tão bonita que ela ela é uma vistica né visão que pressupõe um olhar fixo de um ser humano que é que está fixo num determinado lugar que está olhando para um ponto no universo um ponto no no mundo não é o ser que se movimenta e certamente não é a visão que nós hoje temos do espaço eh a gente sabe por exemplo que a mesa é muito sólida ela é tem um tampo sólido ela tem um pé sólido mas ao mesmo tempo mesmo sem ser matemático físico a gente sabe que existem incontáveis átomos que estão
se movimentando o tempo todo dentro de cada molécula e dentro dos átomos aos elétrons que giram em t de um próton enfim há um movimento contínuo e que na verdade na mesa nesse espaço real da mesa não existe perspectiva não existe uma Linha do Horizonte não existe um ponto de fuga o movimento não vai nesse sentido o movimento é constante tudo se interligando com tudo então para o ser humano hoje em dia eu acho que a gente não olha só com os olhos a gente olha com o ser todo né e o que me o
que eu diria que sobre o Brasil por exemplo que eu acho um país extraordinário em muitos sentidos e sobretudo no sentido artístico porque que distingue as linguagens artísticas digamos da filosofia ou da Matemática é a sensualidade dessas linguagens Você não ouve frequências você ouve sons você não vê conceitos de ondas longas ondas curtas você vê cores essa sensualidade da linguagem ela Ass sexualidade ela existe no Brasil nas pessoas não só Na exuberância da natureza nas pessoas a flor da pele das pessoas no convívio na na maneira de se tratar isso é uma coisa muito importante
isso é uma coisa muito importante para visão também sentir essa sensualidade porque a sensualidade é uma parte fundamental das linguagens artísticas Por que que alguém se apaixona digamos pela gravura ou pela escultura ou pela poesia ou pela música Qual qual é eh afinal de contas Qual é essa paixão é pela própria sensualidade da matéria você quer se aprofundar nas possibilidades dessa matéria você Ness nessa empatia com a matéria então a beleza para mim e a visão tudo isso são coisas que onde o ser responde com todo seu ser com todo o seu ser intelectual mas
também sensível e sensual
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