E aí [Música] o Olá tudo bem com vocês eu sou Rafael Ferreira da equipe de filosofia do descomplica e nesse quero que desenho nós falaremos daquele que é sem dúvida alguma um dos mais importantes filósofos contemporâneos ele mesmo Michel ficou mas antes de começarmos deixei o link para o download desse mapa mental aqui no descrição Vamos lá por Michel Foucault nasceu em 1926 uma pequena cidade da França e embora Venha de uma tradicional família de médicos interessou-se pela filosofia contrariando aquela ideia estereotipada do filósofo como alguém parado que apenas reflete sobre as coisas do mundo
o corpo teve uma vida marcada pela participação ativa e Protestos e lutas sociais sendo inclusive um dos criadores do jipe grupo de informações sobre as prisões uma iniciativa que buscava chamar a atenção para a situação intolerável nas prisões francesas a sua obra é tão profunda e tão variada que ainda hoje influencia diversas o conhecimento como uma história a sociologia EA medicina social para compreender a melhor alguns estudiosos a dividem eixos temáticos sendo que os mais importantes são a arqueologia EA genealogia Tais eixos temáticos são os métodos filosóficos que estão presentes na construção do seu pensamento
para Foucault a arqueologia é o método que busca compreender como um saber bem a ser o que é ou seja Quais são os processos e discursos necessários para que algo seja institucionalizado legitimado e aceito pela sociedade como um saber Note que diferente dos filósofos tradicionais ficou não está interessado em afirmar-se um determinado saber é verdadeiro ou falso seu objetivo é investigar como esse saber se constitui tomemos como exemplo o livro A História da loucura publicado em mil com 61 nessa obra ficou se propõe a investigar como o fenômeno da loucura se deu ao longo da
história de modo a estabelecer Quais foram os discursos que formaram a nossa compreensão atual A esse respeito para isso ele divide a loucura em três experiências distintas a experiência trágica a experiência moral e a experiência científica a primeira fase da loucura entendida como uma experiência trágica é aquela que se dá entre a idade média eo renascimento nessa fase a loucura é percebida como uma manifestação de forças cósmicas obscuras que ameaçam a ordem Universal aqui a loucura é um fator decisivo para exclusão de certos indivíduos do espectro social pois os loucos estavam destinados a vagar do
lado de fora das cidades a segunda fase chamada de experiência moral corresponde ao século 17 o momento em que a loucura passa a ser compreendida como o contrário da Razão Isto É como diz razão nessa fase os loucos são tidos como imorais ou como Monstros a serem punidos por isso são retirados de qualquer condição em que possam prejudicar os demais assim eles são amontoados em hospitais Gerais ao lado de marginais delinquentes de todos aqueles que perturbam a ordem estabelecida por fim a terceira fase conhecida como experiência científica começa no século 19 e se estende até
os nossos dias aqui a loucura se torna objeto do discurso médico e passa a ser compreendida como uma doença mental nessa fase o louco não é mais excluído da sociedade agora ele passa a ser tratado através de Terapias e medicamentos para se libertar de sua loucura ou alienar e ela a partir da investigação arqueológica de cocô nós podemos refletir sobre as relações de poder que estão presentes na nossa concepção de loucura como vemos mais do que uma questão de ordem médica a definição da loucura é também uma forma política que envolve discurso científico e pretende
adestrar e dividir os homens entre loucos e sãos pesado né vem comigo que tem mais essa reflexão nos leva o segundo eixo temático da obra que ficou qual seja a genealogia se no primeiro momento a arqueologia estava interessada investigar Quais são os processos e discursos que legitimam saber a genealogia busca entender Qual é a Gênese do Poder Isto é como ele se origina e se transforma ao longo do tempo e quais são os dispositivos e as práticas sociais que o sustentam na obra vigiar e punir de 1975 ficou a investigar de maneira genealógica o processo
de generalização das prisões e o surgimento das instituições disciplinares para isso ele Analisa as condições praticadas contra os criminosos até meados do século 18 Tais punições chamadas de suplício tinham como objetivo principal causar uma dor insuportável no corpo do condenado de modo que lhe servisse como exemplo para os demais assim ficou descreve o caso de dá-me um homem que após ser condenado por parricidio em 1757 teve o corpo desmembrado por cavalos e queimado em praça pública em seguida ficou descreve uma nova cena 30 anos mais tarde em que diversos delinquentes estão confinadas em uma rede
da prisão da França esse contraste nos mostra como em um curto espaço de tempo as novas organizações jurídicas buscaram criar uma imagem a humanização e racionalização da pena afastando-se do suplício como forma de punir o corpo do condenado e aplicando a privação da Liberdade como forma de punir a sua alma nesse novo sistema penal o encarceramento se generaliza como a principal punição para os mais diversos crimes variando apenas no tempo de prisão previsto para cada um deles assim surgem os mecanismos de vigilância que produzem aquilo que ficou denomina corpos dóceis Ou seja a partir do
século 18 com a implantação das prisões das escolas dos hospitais psiquiátricos e dos quartéis os corpos das pessoas foram sendo educados Isto é tornados obedientes a certos tipos de comportamentos gestos e posições que servem a um certo tipo de controle desse modo os corpos dos indivíduos para a ser politicamente dóceis e economicamente úteis essa docilização dos corpos se dá por meio de números técnicas disciplinares como a criação de espaços individualizados o controle da atividade EA gestão do tempo para ficou o poder disciplinar não apenas destrói mas também constroem novos sujeitos capazes de submeter a rotinas
comportamentos padrões de eficiência e sobretudo a vigilância Pouco a Pouco toda a sociedade absorve essa necessidade de vigiar e de estar sendo vigiada segundo focou o panóptico é um símbolo da sociedade disciplinar em que vivemos para quem está perdido nos conceitos o panóptico é um modelo de prisão ideal proposto pelo filósofo inglês Jeremy bentham nesse modelo a uma torre de vigilância centralizada com diversas células no entorno essa mudança na estrutura das prisões e permite ao mesmo tempo reduzir os custos E intensificar os mecanismos de controle uma vez que os vigilantes observam as células do Alto
da Torre sem no entanto serem observados haverá entre os presos uma dúvida da vigilância que garantirá O Bom Comportamento mesmo se ninguém estiver olhando isso equivale ao famoso Sorria você está sendo filmado' rompendo com a visão tradicional fucou entende que o fenômeno do Poder opera de maneira microfísica micro porque não é só o estado ou as grandes instituições que o exercem o poder está presente nos menores espaços Isto É em todas as relações humanas como na sua relação com seus pais ou com seus amigos e física porque interfere diretamente nos corpos ao pensar o corpo
como um espaço de poder ficou desenvolve as concepções de biopoder e biopolítica e para compreendê-las é preciso voltar um pouco no tempo na teoria clássica da soberania o direito de vidro de morte é um dos atributos fundamentais em outras palavras a vida EA morte do surgidos dependem da vontade do soberano no entanto com as transformações políticas do século 19 o direito de soberania se modificou se estava em poder do soberano fazer morrer agora o seu papel é justamente o oposto ele deve proteger a vida dos súditos é dessa preocupação com a vida que surge AB
o política como uma nova tecnologia do Poder aliado as técnicas disciplinares de que falamos antes hábil política não lida com corpo individual nem com corpo social mas com a noção de população enquanto o problema político científico biológico e de poder trata-se portanto de um conjunto de processos como a proporção dos nas um dos óbitos e a taxa de reprodução e fecundidade de uma população por isso a natalidade a mortalidade EA longevidade constituíram os primeiros objetos de saber e de controle da vida política pois são esses mecanismos que vão fixar um equilíbrio e manter uma média
populacional na Perspectiva da biopolítica as morbidades Isto é a forma a natureza a extensão a duração EA intensidade das doenças são entendidas não encontro causas de morte mas sim como fatores que diminuem a força e o tempo de trabalho dos indivíduos surge então uma medicina que tem por função a higiene pública EA medicalização da população Além disso surgem As instituições de assistência de poupança individual e coletiva e de Seguridade que lidam com a velhice a uma incapacidade para o trabalho diferente do direito de soberania que se exercia pela violência física e pela extinção da vida
do indivíduo sobre o poder se exerce de modo Sutil não pelo enfraquecimento das forças vitais mais pelo seu controle não pela diminuição da saúde do corpo mais pelo seu adestramento o modo como viu o poder se exerce é sobretudo através das normas das regras e dos regulamentos sua lógica é a da disciplinarização dos corpos mantendo-os vivos saudáveis e úteis para o sistema econômico vigente por fim não se esqueça de baixar o mapa mental com todo esse conteúdo para que você possa consultar sempre que quiser ou tiver uma dúvida se você aí não é aluno da
descomplica Aproveita que na descrição também tem um link para assinar adesco no precinho e poder continuar sua preparação e mandar benzão no Enem e vestibulares não deixa de dar um like no e se você gostou se inscrever no canal e ativar o Sininho para receber notificações toda vez que a gente publicar um conteúdo novo até a próxima a [Música]