Conservação da carga

32k views1179 WordsCopy TextShare
Khan Academy Brasil
Apresentação da lei da conservação da carga e exemplificação em diferentes situações, mostrando a su...
Video Transcript:
RKA12 Há uma lei na física que permanece válida já há muito tempo. Leis da física são construídas, modificadas, ajustadas conforme o tempo vai passando e os experimentos vão mostrando, mas a chamada Lei da Conservação da Carga permanece considerada válida. Não houve experimento ainda que foi capaz de mostrar que ela é inválida ou tem falhas.
Estamos falando particularmente de carga elétrica, Lei da Conservação da Carga Elétrica. Para ilustrar esta carga, imagine que nós temos aqui uma caixa, e, dentro desta caixa, nós temos algumas partículas carregadas eletricamente. Vamos supor que temos aqui uma partícula de carga positiva 2 coulombs, outra partícula de carga negativa -3 coulombs aqui, e, finalmente, uma outra partícula de carga positiva 5 coulombs.
Esta caixa imaginária aqui estando bem fechada, o que significa, o que nós queremos dizer é que não há carga que entra nela. Também não há carga que sai dela. E a Lei da Conservação da Carga, simplesmente, diz que a carga total neste sistema deve ser um valor que permanece constante.
Matematicamente falando, a somatória, indicada pela letra grega sigma (∑), de todas as cargas na região considerada (no caso, a nossa caixa aqui) é sempre um valor constante. Estamos considerando, é claro, que não vai entrar nem sair da caixa nenhuma carga. Vamos entender numericamente neste exemplo.
Temos aqui uma carga [de] 2 coulombs positiva, que, ao somarmos (algebricamente, claro, considerando o sinal) com a carga negativa de 3 coulombs aqui, e com a carga positiva de 5 coulombs, nós vamos encontrar um resultado para esta soma: 2 menos 3 é -1. . .
com mais 5 são 4 coulombs. Então, nesta região, nesta caixa, a carga total é de 4 coulombs positiva, e ela continua assim desde que não entre, nem saia, carga dali. Em uma primeira análise, isto pode parecer bem óbvio.
Se não vai entrar nem sair carga da caixa, claro que na somatória nós vamos nos manter sempre com os 4 coulombs. Entretanto, a física e os físicos sabem que, se nós colidirmos partículas com a energia necessária, nós podemos alterar as suas características, a sua identidade. E a Lei da Conservação da Carga traz para nós uma informação bastante útil a respeito.
Vamos ver. Vamos supor que aconteça uma colisão com energia suficiente entre estas partículas. E você pode imaginar, por exemplo, que você tem aqui um próton e aqui um elétron (claro, a carga de um próton é bem diferente de 2 coulombs, mas vamos só supor para facilitar a ideia), e, nesta colisão com energia suficiente, nós podemos quebrar estas partículas em outras partículas e obter novas cargas.
Mas é aí que entra a utilidade da Lei da Conservação da Carga. A carga total no sistema tem que continuar a mesma, que neste exemplo vai ser de 4 coulombs. Vamos analisar.
Vamos supor que, após uma colisão, nós encontremos aqui quatro partículas. Uma certa partícula com carga positiva 1 coulomb. 1 coulomb é um número muito grande para a carga de uma pequena partícula, mas o número grande aqui ajuda a compreender.
Uma outra partícula com carga, digamos, de -7 coulombs. Uma outra partícula com carga de -4 coulombs. E uma última partícula com uma carga desconhecida, digamos uma carga indicada por "q".
Estas quatro partículas foram originadas a partir do sistema que nós já estávamos analisando (ou seja, não houve entrada nem saída de cargas), então é possível, com a Lei da Conservação da Carga, dizer qual deve ser a carga desta carga desconhecida indicada por "q". Basta que nós lembremos que a soma de todas elas tem que dar 4 coulombs pela Lei da Conservação da Carga. Nós, efetuando a conta, vamos encontrar: temos 1 coulomb menos 7 coulombs da outra partícula, menos 4 coulombs da outra partícula, e mais uma certa carga "q", isto tudo tem que resultar em 4 coulombs positivos de carga.
Agora, fica muito fácil descobrir a carga "q", bastando efetuar as contas aqui. "+1 - 7" são -6, com -4 são -10. Ou seja, -10 mais a carga "q" tem que resultar em 4 coulombs.
Aqui fica fácil saber que a carga "q", então, tem que ser uma carga de, positiva, 14 coulombs. Vamos a um outro exemplo. Você não precisa necessariamente ter uma caixa para analisar situações envolvendo cargas.
Podemos imaginar aqui uma certa partícula indicada por X, e digamos que esta partícula tenha carga elétrica +3 coulombs. Com 3 coulombs de carga seria uma partícula enorme, mas é para exemplificar e ficar fácil de compreender. Vamos lá!
Esta partícula decai. Partículas costumam decair, ou seja, simplesmente "desaparecer", transformando-se em outras partículas. E digamos que, neste caso, esta partícula X vai se transformar em uma outra partícula Y, e em uma outra partícula Z.
E você descobre que a partícula Y tem uma carga positiva +2 coulombs, e a partícula Z tem uma carga negativa -1 coulomb. Isto é possível? Não, isto não é possível.
Por quê? Pela Lei da Conservação da Carga! Os +3 coulombs da partícula X deveriam aparecer em todas as partículas que delas se originaram.
Ao somar 2 com -1 nós vamos encontrar 1 coulomb, e não 3 coulombs. Se esta parte aqui tinha carga de +3 coulombs, esta parte daqui também deve ter. E +2 coulombs com -1 coulomb resulta em 1 coulomb.
Para chegar em 3 coulombs, faltam 2 coulombs. Onde estes 2 coulombs estão? Necessariamente, estariam em alguma outra partícula desconhecida (uma partícula, vamos chamar de misteriosa), que você não detectou no seu experimento.
E, nesta partícula, nós encontraríamos então a carga que falta, que deveria ser +2 coulombs. Somando 2 coulombs com -1 coulomb, temos 1 coulomb. Com +2 coulombs, temos 3 coulombs, que era a mesma carga anterior, respeitando, portanto, a Lei da Conservação da Carga.
Vamos imaginar uma outra situação. Vamos supor, agora, que eu tenha uma partícula X. que não tem carga.
Ela tem uma carga de zero coulomb. Ela não está carregada eletricamente. Esta partícula pode se quebrar em outras partículas que estejam carregadas?
Sim, isto é possível. Um exemplo disto é o fóton. O fóton não tem carga, e ele pode ser quebrado, ele pode ser desmembrado, em outras partículas que tenham carga.
E o que vai acontecer, sem ferir a Lei da Conservação da Carga é que, por exemplo, se esta partícula não carregada se quebra em duas, se, por exemplo, esta partícula tiver uma carga de +3 coulombs, esta tem que ter uma carga de -3 coulombs, para que, no total, mantenhamos o zero coulomb da carga original. No caso do fóton, ele pode se desmembrar em elétron e antielétron que tem a mesma carga (são subpartículas que têm a mesma carga, entretanto o elétron é carga negativa e o antielétron, também chamado pósitron, tenha carga positiva. E, na somatória, a carga continua sendo zero.
Você, neste momento, não precisa necessariamente estudar as outras partículas, mas, sabendo da Lei da Conservação da Carga, você pode fazer afirmações sobre elas e situações que as envolvem, sabendo o que é possível e o que não é possível. Até o próximo vídeo!
Related Videos
O que são CARGAS ELÉTRICAS?
18:05
O que são CARGAS ELÉTRICAS?
Chama o Físico
108,956 views
Condutores e Isolantes
13:47
Condutores e Isolantes
Khan Academy Brasil
70,638 views
Campo Elétrico | ELETROSTÁTICA
23:06
Campo Elétrico | ELETROSTÁTICA
Chama o Físico
386,264 views
Física - Princípio da Conservação das Cargas Elétricas
10:51
Física - Princípio da Conservação das Carg...
Que Físico
11,673 views
AULA FÍSICA - ELETROSTÁTICA : Carga Elétrica  - STOODI
21:03
AULA FÍSICA - ELETROSTÁTICA : Carga Elétri...
Stoodi
1,759,992 views
Ian Hislop vs Donald Trump Pt. 1! | Have I Got News For You
8:57
Ian Hislop vs Donald Trump Pt. 1! | Have I...
Hat Trick Comedy
438,020 views
Princípio da Conservação da Energia Mecânica
7:11
Princípio da Conservação da Energia Mecânica
O Físico
227,984 views
Introdução à eletricidade: Carga elétrica e eletrização por atrito | TEORIA E EXERCÍCIOS
24:45
Introdução à eletricidade: Carga elétrica ...
Física com Douglas
9,967 views
CARGA ELÉTRICA: o que é, como calcular, fórmula (ELETROSTÁTICA) | Resumo de Física para o Enem
14:41
CARGA ELÉTRICA: o que é, como calcular, fó...
Curso Enem Gratuito
82,062 views
O SEGREDO DA TUMBA DO FARAÓ QUE MUDARÁ A HISTÓRIA! - RELATOS DE TERROR | EP. 75
18:10
O SEGREDO DA TUMBA DO FARAÓ QUE MUDARÁ A H...
Horizonte Oculto
3,823 views
Eletrostática (Processos de Eletrização) - Aula 02
28:36
Eletrostática (Processos de Eletrização) -...
Davi Oliveira - Física 2.0
601,991 views
"FIQUEI RICO quando tirei ISSO da minha casa!" - Bob Proctor
19:11
"FIQUEI RICO quando tirei ISSO da minha ca...
Resumindo Conhecimento
88,864 views
Como os Corpos Ficam Eletrizados? Descubra os Processos de Eletrização!
5:52
Como os Corpos Ficam Eletrizados? Descubra...
Biofísquica
43,026 views
Lei de Coulomb - Aula 01 (Teoria e Exemplos)
26:13
Lei de Coulomb - Aula 01 (Teoria e Exemplos)
Davi Oliveira - Física 2.0
1,034,769 views
The Big Misconception About Electricity
14:48
The Big Misconception About Electricity
Veritasium
24,667,046 views
“AIRTIGHT CASE!” Trump hit with DEVASTATING new lawsuit
13:10
“AIRTIGHT CASE!” Trump hit with DEVASTATIN...
Brian Tyler Cohen
500,712 views
CARGA ELÉTRICA - ELETRIZAÇÃO - FÍSICA BÁSICA (Física do Zero) - Teoria e Exercícios - AULA 01
10:04
CARGA ELÉTRICA - ELETRIZAÇÃO - FÍSICA BÁSI...
Professor Boaro
1,326,361 views
campo elétrico
14:11
campo elétrico
Khan Academy Brasil
7,904 views
FORÇA ELÉTRICA (LEI DE COULOMB) - ELETROSTÁTICA - AULA 4 - Prof.  Marcelo Boaro
31:04
FORÇA ELÉTRICA (LEI DE COULOMB) - ELETROST...
Professor Boaro
778,350 views
Former MI6 boss on Trump, Putin and a 'new era' for international relations
14:09
Former MI6 boss on Trump, Putin and a 'new...
BBC Newsnight
494,690 views
Copyright © 2025. Made with ♥ in London by YTScribe.com