primeiro Timóteo Capítulo 2 verso 8 a 15 vamos fazer a leitura quero que os homens orem em todo lugar levantando mãos santas sem ódio nem discórdia do mesmo modo que as mulheres se viam com decência modéstia e discrição não com tranças nem com ouro ou pérolas nem convertidos caríssimos mas que se vistam de boas obras como convém a mulheres que afirmam servir a Deus a mulher deve aprender em silêncio com toda submissão pois não permito que a mulher ensine nem que Exerça autoridade sobre o homem mas esteja em silêncio porque Adão foi criado primeiro e
Eva depois e Adão não foi enganado mas a mulher é que foi enganada e caiu em transgressão todavia Ela será salva dando a luz a filhos Desde Que permaneça com domínio próprio na fé no amor e na santificação pai Celeste nós te damos graças pela tua palavra e clamamos pela assistência do Senhor pelo teu socorro para compreendermos e aplicarmos o teu ensinamento abre a nossa mente nosso coração a Deus em nome de Jesus amém então o nosso tema como foi anunciado é a mulher mais poderosa do mundo Quem será a mulher mais poderosa do mundo
eu preguei essa mensagem deve ter sido em 2017 uma versão dela e eu fiz umas buscas Na época eu fiquei curioso afinal de contas eu fiz essa pergunta para mim mesmo e gente quem ganhava todas na época era Ângela Merck é a mulher mais poderosa do mundo ela não é mais já tem dois anos né eu fui refazer minha pesquisa e eu descobri umas coisas curiosas gente a Ângela Merck eu pelo menos na nos últimos anos foi foi a maior mesmo ela foi a primeira na lista das 10 mais poderosas da Forbes 14 vezes 14
vezes Vitória total né por 14 vezes ela foi a mulher mais poderosa do mundo mas ela saiu da função na Alemanha então é outras mulheres têm tem ocupar o espaço mas na lista da Forbes na última lista de 2020 2 nós temos quatro mulheres políticas e seis mulheres do mundo empresarial e é onde hoje o poder está instalado né É no estado e no mundo econômico é o poder principal né o poder político econômico domina muita coisa hoje então é isso aí são essas mulheres que vencem parece que na lista brasileira tem umas cantoras aí
mas no global não tem nada disso não é Empresarial e governos mesmo mas você buscar aí você vai encontrar isso né na lista Você tem gestores de Fundações se se você buscar revistas de do mundo do trabalho né as mulheres empreendedoras são vistas como as mais poderosas alguns anos atrás as mais poderosas eram a Lindinha florzinha docinho eu assisti muitas desse negócio por razões óbvias tem um livro que eu via algum tempo disponível da Marie for Léo Deixe os homens a seus pés como se tornar uma mulher poderosa e Irresistível é uma outra forma né
de ser poderosa realmente eu na minhas buscas ali eu caí num site engraçado loja virtual como é que é loja mulher poderosa calças apertadas É só isso que tinha Mas é uma das formas né de poder mesmo realmente na cultura pop hoje a gente encontra muito disso nas músicas né muitas cantoras vendem o ideal de poder que é a mulher e sexualmente Irresistível né vi também isso aqui é uma declaração interessante a mulher não é nada mais perdão a mulher nada mais é do que aquilo que ela decide ser e ela é o que ela
quisesse é aquela que vai à luta que vai trabalhar que vai para os seus próprios caminhos mas também é aqui que quiser ser dona de casa ela também pode ser dona de casa desde que seja uma escolha dela mesma Então esse é o Tom principal que a gente encontra é a escolha a decisão a liberdade de se auto definir se você fizer uma busca vai encontrar muitas definições aí de mulheres de poder feminino melhor dizendo mas eu queria mencionar que apesar da gente ter Rido aqui todas essas definições tem algo a ver sim são aspectos
do Poder feminino edubitavelmente Só faltou a resposta certa evidentemente a mulher mais poderosa do mundo é a sua mãe e mesmo que não pareça e esse é o assunto que eu queria trazer hoje a gente vai meditar e nós vamos usar esse texto aqui de primeiro Timóteo que não é um texto fácil de interpretar realmente não é como Eu mencionei mais cedo eu preguei esse texto a última vez do dia mundial dia internacional da mulher né o desaforo né gente porque esse é um texto acusado né entre os textos de Paulo é um texto acusado
de ser chavinista machista e tudo mais então não é um texto fácil realmente os pastores costumam pular esse texto aqui que ele é complicado e as mulheres é uma das razões porque muitas mulheres não gostam do apóstolo Paulo é mas tem outros textos né só isso não mas esse aqui é um dos que causa mal estar mas ele tem uma instrução muito importante para nós hoje que quando a gente lê no contexto eu acredito que vocês vão compreender há uma paridade ou um paralelo melhor dizendo entre o desafio da identidade feminina hoje e na época
em que Paulo escreveu para Timóteo há um paralelo que para nós é extremamente iluminador nós vivemos numa época e isso foi explorado que já em que há uma crise profunda da identidade feminina A Busca Pela definição da feminilidade e por uma definição de feminilidade que seja independente do homem e do masculino é uma das linhas mestras da Imaginação moral no século 20 metade da humanidade está se ocupando com essa questão e isso trouxe efeitos ambíguos trouxe coisas boas pessoas muitos problemas que a gente já examinou aqui na terceira mensagem da nossa série quando a gente
explorou o problema da origem do paradigma de gênero e a ideia de que não apenas gênero mais sexo são meramente construções históricas e sociais Então já exploramos esse tema e nós vimos que o paradigma moderno de gênero nasceu em berço feminista ele cresceu nesse berço e isso foi uma crítica que Abigail ele fez a respeito do paradigma de gênero e do feminismo que tem uma coisa meio edipiana num paradigma que emerge dentro do feminismo e que devora o próprio conceito de mulher e no final ele se perde ele se desmancha Então existe um movimento irracional
e alto contraditório que foi historicamente demonstrado com a emergência do paradigma de gênero e a ideia de que o feminino é uma mera performance ele não tem substância então é uma espécie de traição da mulher mas que nasceu de dentro do próprio feminismo né Isso é um grande problema que precisa ser enfrentado por outro lado o movimento feminista Não surgiu à toa ele surgiu Porque existe uma opressão e uma covardia masculina são doenças simbióticas conectadas né melhor dizendo parasitas e a gente a gente tem essa crise agora mas havia um tipo de crise com a
feminilidade nas igrejas em ou na igreja em Éfeso para quem é Paulo envia Timóteo e depois envia a carta você deve ter visto já o primeiro capítulo aí de Timóteo deve ter lido veja aí Versículo 3 O que que Paulo diz conforme te pedi quando partir para Macedônia permanece em Éfeso para divertirdes alguns que não ensinem outra doutrina nem se ocupem com fábulas ou genealogias intermináveis que produzem discussões mas não favorece a fé vejam que tinha uma heresia lá em Éfeso e Paulo deixou Timóteo em Éfeso para lidar com isso Timóteo era um membro da
equipe da missão Paulina e assume essa função de liderança representativa ele inclusive coordena o processo de eleição de presbíteros e diáconos nessa igreja então Paulo tem essa função é perdão te mostra essa função nós estamos aqui por volta do ano 62 63 talvez 64 um pouco antes do martírio de Paulo a gente não tem certeza absoluta de exatamente quando ele escreveu isso mas foi no final da sua vida é possível que depois de escrever primeiro Timóteo Paulo tenha sido solto da prisão em Roma tem efeito uma outra viagem que ele pretendia fazer ele prendia a
Espanha né Ele fala isso na carta aos romanos E aí ele tem a voltado então escrito a segunda carta de Timóteo Mas a gente não tem certeza o que a gente sabe é que foi no finalzinho da vida de Paulo então ele escreve essa carta para que Timóteo lítico esses problemas problemas sérios na igreja essa referência a genealogias e fábulas volta aí em primeiro Timóteo 4:7 veja aí na sua Bíblia Primeiro Timóteo 4:7 rejeita as fábulas profanas e insensatas isso aqui não tá à toa né repete a expressão que a gente encontrou ali no primeiro
capítulo tinha alguma heresia circulando a igreja e essa heresia tinha relação alguma relação com fábulas com histórias talvez com mitologia talvez fosse algum tipo de especulação teogônica sobre a origem da divindade ou sobre a origem do mundo mas a gente tem umas pistas melhores a gente acabou de ler ali que Paulo tá preocupado em dizer que Adão foi criado primeiro e Eva depois então a heresia pode ter alguma relação com isso com a prioridade do masculino ou prioridade do feminino agora veja o que a gente sabe também sobre essa heresia tem um momento em que
Paulo destaca um aspecto dela do Capítulo 4 Olha só que coisa o espírito afirma expressamente que nos últimos tempos alguns se desviaram da fé e darão ouvidos seus espíritos enganadores de demônios sobre influência da hipocrisia de homens mentirosos que tenha consciência insensível eles proíbem o casamento e ordena abstinência de alimentos que Deus criou para ser recebidos com ações de graças pelos que são fiéis e conhecem a verdade visto que todas as coisas criadas por Deus são boas e nada deve ser rejeitado se for recebido com ações de graça gente parece que essa heresia é uma
mistura que heresia de comportamento contrário a ética do Evangelho envolvia A negação do casamento e A negação de comidas parece um próton gnosticismo algo assim alguma doutrina que nega a bondade de coisas criadas é alguma doutrina que recusa coisas feitas por Deus e uma dessas coisas é um casamento evidentemente os filhos né o casamento e a gravidez que é o que resulta naquela época do Casamento né Nós não estamos no século 20 com os recursos médicos com a tecnologia reprodutiva nada disso então a referência que o casamento é a Constituição de família filhos e tudo
mais parece que alguém estava ensinando que isso não seria de Deus eu não seria bom e isso pode ter relação com essas fábulas e discussões inúteis que Paulo referem no capítulo 1 e ele colocou Timóteo em Éfeso para lidar com essas doutrinas a gente sabe também que De algum modo essas doutrinas estavam ligadas com o comportamento da mulher primeiro a gente percebe isso aqui no próprio Capítulo 2 na nossa leitura de algum modo nós temos mulheres ali que estão ensinando homens e nós vamos entender o que significa ou supostamente o Versículo 12 é exercer da
autoridade Talvez tenham questionado que Adão foi criado primeiro e Versículo 15 Paulo disse que a mulher seria salva dando a luz a filhos depois a gente vai examinar isso com mais detalhe mas parece que dar luz a filhos não era uma coisa recomendada por essa doutrina falsa então é alguma doutrina que se dirige particularmente a mulheres veja o casamento e alimentos e coloca em dúvida a missão Maternal são algumas pistas que a gente tem parece que é uma heresia que tinha um apelo especial entre mulheres essa doutrina a impressão que nós temos é isso tinha
um apelo especial entre mulheres no capítulo 5 quando Paulo tá falando das viúvas naquela época era muito comum as mulheres e homens também né mas as mulheres em particular enviovarem na juventude às vezes elas herdavam os as propriedades do marido Isso tornava essas mulheres quando elas tinham Posses né se tornavam poderosos veja no Capítulo 5 Versículo 5 Paulo tá falando sobre as viúvas a viúva necessitada ela tá buscando a Deus ali é que realmente é desamparado e espera em Deus é diferente da viúva que só busca Prazeres versos 6 que Embora esteja viva na verdade
está morta Quem seria uma viúva que busca só Prazeres certamente não poderia ser uma viúva pobre ou uma serva não podia ser porque essas mulheres não tinham esse tipo de regalia de ficar por conta de luxos e bem-estar no Capítulo 2 Versículo 9 a gente viu que essas mulheres que Paulo da orientações ele fala assim ó as mulheres e visam com decência modesta de descrição Mas o que ele diz não com tranças ouro pérolas vestidos caríssimos Mas quem que vai andar com ouro Pérolas e vestidos caríssimos não eram as servas nem as pobres da comunidade
eram mulher de elite com toda certeza você tinha que ser de posse se uma pessoa rica para você ter enfeites de ouro e pérolas para ficar andando por aí com isso e parece então que pelo menos uma parte das mulheres dessa igreja eram pessoas da Elite da cidade Paulo da orientações inclusive sobre os ricos desse mundo no capítulo 6 verso 17 se fosse uma igreja que não tivesse ricos ou que tivesse muito pouco poucos ricos Paulo não ia dar esse tipo de orientação então a Igreja de Éfeso talvez fosse diferente de outras igrejas Paulinas quando
Paulo escreveu a primeira carta aos Coríntios ele comenta que ele Deus não chamou muitos lá que eram ricos ou poderosos e nada disso nós não temos essa impressão lá em outras cartas também mas aqui a gente tem a impressão de que tinham mulheres que tinham condição de ter autonomia no capítulo 5 Nós também Lemos ali quando Paulo vai falar sobre a regra da distribuição no Versículo 9 tinha uma lista né da diaconia a gente pode ser deve ser escrita na relação das viúvas somente aquela que contar com mais de 60 anos tenha sido mulher de
um só marido que tem boas obras que que é isso é uma lista de suporte é uma lista de acompanhamento e suporte para as mulheres não ficarem desamparadas e o Paulo diz olha quem que vai entrar nessa lista não dá para entrar todo mundo que tem umas viúvas mais novas Versículo 11 não inclua porque quando seus paixões sensuais se afasta de Cristo Querem Casar se violam o primeiro compromisso de fé e isso deve ter alguma coisa a ver com juramentos ou Promessas de não se casar e que essas mulheres jovens violavam depois e Versículo 13
Além disso aprendem também a ser ociosas andando de casa em casa e não somente ociosos mas faladeiras e inquietas falando que não convém quero que as viúvas mais novas se casem tenham filhos dirijam suas casas e evitem darão inimigo motivos para difamá-las pois algumas já se desviaram seguindo Satanás então parece que tem alguma coisa realmente acontecendo existe um círculo de comunicação envolvendo mulheres principalmente mulheres jovens que tinham condição de ser independentes e que estavam sendo desviados não é só que elas são inquietas E que ao invés de focar nas boas obras focam nas últimas informações
o que tá acontecendo e ir se vestir bem e projetar status no seu ciclo social parece que além disso elas estavam sendo vulneráveis a a um ensino falso algumas se desviaram seguidos Satanás tem alguma coisa acontecendo aqui e é difícil entender veja na segunda carta de Timóteo que Paulo escreve para ele um pouco depois mas a gente encontra mais pistas desse problema no capítulo 3 segunda carta de Timóteo você por uma página aí que você chega nela Capítulo 3 versículo um em diante Paulo fala de tempos difíceis de homens que são amantes de si mesmo
e fala de todos os pecados dessas pessoas e ele disse que eles são antes Versículo 4 amigos dos prazeres do que amigos de Deus é interessante que as viúvas lá também ficavam por conta de prazeres algumas delas e tem aparência de religiosidade mas rejeitam poder afasta-se afasta-te também deles Versículo 6 porque entre eles estão os que se intrometem pelas casas e conquistam mulheres tolas carregadas de Pecados dominados por vários paixões que estão sempre aprendendo mas nunca podem chegar ao pleno conhecimento da Verdade parece que tinham os hereges e a origem são homens mesmo que estavam
explorando vulnerabilidades femininas explorando vulnerabilidade femininas ensinando fábulas doutrinas falsas convencendo mulheres mais jovens viúvas a respeito desse ensino falso e afastando essas pessoas do caminho Paulo disse que elas estavam se desviando por causa disso Parece que elas se comunicavam entre si e também mulheres casadas não só solteiras casadas como a gente vê no Capítulo 2 Versículo 9 em diante é possível que esses falsos Mestres estivessem ensinando algo para essas mulheres contra o casamento contra a gravidez contra a ordem criada negando essas coisas propondo para as mulheres um estilo de vida autônomo em relação a essa
vocação feminina e talvez isso explique o que tá ali que é uma das coisas mais estranhas do texto e nós vamos lidar com ela imediatamente não o resto do argumento não flui que é quando o Paulo manda as mulheres ficarem caladas né tem jeito de salvar Paulo gente primeiro Timóteo 2 11 12 a mulher deve aprender em silêncio com toda submissão pois não permite que a mulher ensine nem existe autoridade sobre o homem mas esteja em silêncio caracas Paulo diz que a mulher não pode ensinar esse trecho foi muito utilizado para proibir que as mulheres
falem na igreja que as mulheres têm a função de liderança e Muitas igrejas mulheres não podem nem dirigir louvor muito menos ensinar qualquer coisa assim e realmente esse texto essa impressão né que Paulo dá essa ordem mas muita coisa foi feita nos últimos anos em termos de pesquisa bíblica exegese e gente Essa não é a melhor interpretação do Versículo 12 quando nós lemos aqui a mulher não permite que a mulher ensine nem que Exerça autoridade sobre o marido a palavra aí é o centel é uma palavra curiosa ela não aparece nenhum outro lugar no Novo
Testamento não aparece não tem é o que te chama de rapazes legumena só tem aqui é num lugar e aí fica difícil porque para você entender o sentido de uma palavra você tem que achar essa palavra em outros lugares e aí você compara o uso das palavras e aí você forma né o vocabulário e o pessoal não sabe olhando pelo menos o Novo Testamento a gente não sabe não tem um outro uso e também não tem usos anteriores significativos agora nos textos gregos posteriores essa palavra começa a aparecer aparentemente ela veio de um uso popular
e foi consolidando e entrando na literatura e ela parece depois cerca de 300 vezes na literatura em grego cone e nesses usos O que é interessante é que nunca tenham sentido de cuidado Pastoral nunca tenho sentido de liderança benevolente que seria o caso como se Paulo tivesse dizendo Olha a mulher não vai ser a líder da casa não permite que ela seja Líder Não é só isso que o Paulo tá dizendo das trezentas ocorrências posteriores nenhuma tem sentido de cuidado Pastoral benevolente ela parece com um sentido de homicídio violência tirania ou pressão coerção física ou
alguma coação humilhante quando o termo aparece com o sentido mais próximo aqui que é um uso num contexto de família da vida doméstica ela aparece num dos Pais da igreja João Crisóstomo mas em João Crisóstomo o termo ao Center aparece para dizer não da Mulher em relação ao homem mas do homem em relação a mulher para dizer que o homem não pode coagir a mulher o homem não pode ao sentei em relação a mulher ele não pode fazer isso se fosse exercer autoridade não faria sentido no mesmo texto João Crisóstomo dizer que o homem é
o líder do Lar mas que ele não pode ao sentei a mulher se ao tentei ou ao tentar o significasse é esse autoridade num sentido neutro não é neutra pejorativo o sentido da palavra é negativo é de coerção de abuso de Humilhação Então o que parece que aqui é um quadro em que existem mulheres que estão recebendo um ensino falso algum tipo de ensino falso tanto doutrinal porque se fala de fábulas né E genealogias como também ético porque se fala sobre A negação do casamento e A negação de que são coisas boas que Deus criou
e fazendo com que viúvas não se casem façam votos de não se casar de ficar solteiras e elas constroem é a discussão da sua vida prática e das suas crenças entre si mesmas ignorando os homens e as casadas nesse grupo ignorando não apenas ignorando seus maridos mas tentando impor sobre seus maridos alguma coisa agindo de forma coerciva a natureza da coerção não é Clara no texto mas o fato de Paulo dizendo Versículo 15 que é a mulher vai ser salva dando a luz a filhos sugere que essas mulheres estavam e se negavam a cumprir os
deveres maritais e talvez até tem filhos elas não queriam saber disso e de algum modo agiam de forma intolerante e abusiva com seus maridos é engraçado esse quadro porque do que a gente sabe sobre o patriarcalismo antigo e particularmente romano é difícil que mulheres pudessem se impor desse jeito algumas situação muito especial tinha que tá acontecendo em Éfeso para existir um problema que aparentemente se infiltrou entre as mulheres da igreja e que levou a uma atitude abusiva com os homens quem será que estava acontecendo ali Abra sua Bíblia em Atos Capítulo 19 Atos Capítulo 19
o que que nós temos aqui irmãos o relato da visita missionária de Paulo a Éfeso quando a igreja foi fundada Lembrando que Timóteo está em Éfeso para combater doutrinas falsas lá Gente o que que tinha de diferente na cidade f em relação a outros lugares que Paulo fez a missão ele chegou lá pregou o evangelho algumas pessoas foram batizadas receberam o espírito santo ele foi ensinar a sinagoga foi expulsa sinagoga então ele foi se afastou deles melhor dizendo e ele foi então ensinar na escola de tirano capítulo 19 verso 9 no finalzinho do verso 9
aí era uma escola filosófica com Centro de Formação então ele ajustou alguma contrato alguma coisa para ensinar lá diariamente imagina Paulo ficou de acordo com Versículo 10 dois anos ensinando diariamente na escola de tirano pregando o evangelho expondo a escrituras debatendo com os filósofos e realizando Milagres Versículo 11 Milagres extraordinários então parece que o ministério de Paulo e Éfeso foi uma coisa Espetacular ele fazia Milagres e ensinava numa escola filosófica e reunir judeus e gentios e vejam muito gentios se converteram Versículo 17 todos que moravam em Éfeso tanto judeus Como gregos conheceram né sobre o
evento anterior ali uma expulsão de demônios e uma tentativa dos judeus de expulsão demônio em nome do Jesus de Paulo e não deu certo e então isso levou as pessoas a terem muito temor e o nome de Jesus foi engrandecido verso 18 e muitos dos que haviam crido vinham confessando e admitindo em público suas práticas havia muito feitiçaria a religião falsa lá e muito que praticavam Artes mágicas juntar os seus livros e queimaram na presença de todos calculado o valor deles estimaram que chegava a 50 mil moedas de prata gente deixa um impacto do ministério
de Paulo livros era uma coisa muito cara você não tinha imprensa como a gente tem hoje livros em pergaminho e papiro eram coisas que trabalhadores comuns não tinham acesso então a gente já tem uma pista aqui de que o evangelho em Éfeso penetrou classes mais altas e gente que tinha instrução depois disso a gente tem o a confusão causado por Demétrio no Versículo 23 era um cara que fazia miniaturas né de do tempo de Ana lá em Éfeso né pessoal que vendia Bugiganga sabe I love é Jesus e aí o pessoal vendia esses negócios camiseta
né com a Diana Então tinha um Business lá relacionado com o turismo religioso e dava lucro só que o lucro Acabou então Demétrio juntil juntou o perdão juntou os artistas juntou o pessoal e olha o que que nós temos ali no Versículo estais vendo e ouvindo que não só em Éfeso mas em toda a Ásia esse homem Paulo tem convencido e desviado muita gente dizendo não serem Deuses os feitos por mãos humanas e não somente o nosso negócio vai quebrar mas há um risco para o Templo da grande Deus a Artemis que ela perca a
sua importância seja destituída da Sua Majestade aquela que toda age e o mundo adoram ouvirem isso ficaram furiosos e gritaram grande é Artemis ou de Ana como dizem algumas versões grande é Diana dos Efésios E aí deu uma confusão danada na cidade ou a correria e pegaram galho e aristar um companheiro de Paulo e eles estavam com medo desse povo ser linchado oficiais Romanos amigos de Paulo vejam de novo pistas de como as classes mais altos foram influenciadas na evangelização de Éfeso então Os oficiais amigos de Paulo falaram não vai lá não se arrisca é
o teatro nós resolvi de outro jeito um cara chamado Alexandre foi tentar falar com a multidão mas ele era judeu quando o pessoal viu que ele era judeu ficou todo mundo em sandrecido E aí Versículo 34 veja o que diz ali Quando viram que ele ajudeu gritavam em uma voz durante Quase duas horas grande é Artemis dos Efésios a cidade entrou em convulsão por causa do Ministério dos Apóstolos ali mas eventualmente um escrivão conseguiu botar ordem na casa Versículo 35 ele apazigua a multidão E disse homem de Éfeso alguém não sabe que a cidade dos
Efésios é guardião do templo da grande Deus a arte e da sua imagem que caiu do céu e então ele faz uma defesa disse que aqueles homens não estavam blasfemando contra Deus e aí desperta dispersa a multidão gente primeira coisa que queria chamar atenção de ano era uma perdão Éfeso era uma cidade diferente de outras cidades porque ela era o centro de um culto feminino eram centro em toda a Ásia da adoração de Artemis que tinha sua sacerdotisas mulheres eram culto feminino era um culto diferente de outros lugares havia inclusive competição da cidades que cultuavam
a Artemis e as cidades que cultuavam Apolo porque a arte e Apolo ou Diana e Apolo eram gêmeos e segundo algumas versões da mitologia da teogonia ali do médium asiática Diana teria nascido Primeiro ela seria mais importante mas as cidades que cultuavam Apolo diziam que Apolo que tinha nascido primeiro e ele que era mais importante então esse tipo de conflito não é novo né é o fato é que Artemis era irmã gêmea de Apolo e segundo a mitologia a mãe sofreu por muitos dias para poder ter Apolo e Artemis e Artemis ficou horrorizada com o
sofrimento e as dores de parto da mãe e por causa disso Artemis pediu a Zeus imunidade contra as flechas de Afrodite para que ela não se apaixonasse por nenhum homem não ficasse presa ao casamento e a gravidez e aí ela conseguiu essa imunidade acreditava assim Éfeso que Afrodite era a mulher que cuidava das outras mulheres eu brinquei mais cedo que seria a deusa da sonoridade né alguém tinha que cuidar das mulheres homem não cuidava Então tinha uma deusa que cuidava das mulheres ela tinha especial simpatia por mulheres em trabalho de parto ela protegia a virgindade
proteger as parteiras segundo alguns relatos ela teria nascido primeiro os mitos também é o mito a religiões de mistério né a gente tem algumas religiões que era um tipo específico de religião que envolviam eh ritos secretos e sacrifícios muitas vezes envolvia sangue e práticas sexuais mas não era o caso da adoração de Diana especificamente parece que não era um culto de fertilidade típico mas outros cultos como de Cibele iates enfatizavam a prioridade do feminino e era um populares nessa região o nome átomos a raiz grega significa seguro e saudável ártemis é a proteção da saúde
é a segurança da mulher ela era chamada de sóteira A salvadora ela era Salvador porque porque ela protegia as mulheres da gravidez e na gravidez ela porque isso gente porque a gravidez era uma coisa terrivelmente perigosa ainda hoje é perigosa é muito Custoso para mulher mas como eu disse isso foi antes da tecnologia moderna e reprodutiva que a gente tem antes dos direitos que as mulheres têm hoje era outro mundo e naquele mundo a maior disparada a maior causa de mortalidade entre mulheres era gravidez era o funil era o momento mais perigoso da vida de
uma mulher e por outro lado uma mulher precisava ter um suporte ela tinha que se casar ou ela tinha que ter filhos ou ela era uma escrava e mesmo sendo escrava ela tava sob domínio dos Senhores como a gente viu no contexto do Império Romano na primeira mensagem dessa série então as mulheres eram carentes de proteção carentes de suporte Cara elas eram vulneráveis precisavam de apoio na vulnerabilidade mas havia Então nesse lugar esse culto Que honra a mulher honra a independência da Mulher em que você tem uma deusa que protege o processo da gravidez mas
não por causa da fertilidade em si mas por causa do seu cuidado com as mulheres ela é a Salvadora saturada com o princípio feminino devido ao culto de Diana onde mulheres coordenavam esse culto e a virgindade sacerdotal era muito praticada emergiam atitudes de exaltação ou superioridade da mulher e de rejeição do casamento e a maternidade no centro de culto a Diana ali as mulheres prezavam menos o casamento e a maternidade do que por exemplo no ambiente Romano ou no ambiente judaico não era a mesma ambiência religiosa não era a mesma coisa isso para nós é
muito importante porque ajuda a lançar a luz sobre o que tá acontecendo quando Paulo escreve primeiro Timóteo para Timóteo botar a ordem não heresia que estava em Éfeso e essa heresia negava o casamento e a maternidade exatamente e isso sempre acontece quando a igreja está num contexto e ela começa a crescer e tem influência naquele contexto imediatamente começam as trocas valores da igreja vazam para a sociedade isso começa a afetar a sociedade local mas o inverso acontece também valores locais podem se infiltrar dentro da vida do ensino da instrução da moralidade da igreja isso acontece
naturalmente Então faz sentido que não contexto em que existe uma cultura de independência feminina e de suspeita contra o casamento e a maternidade que na medida que o evangelho cresce ali e mulheres desse contexto passam a fazer parte da igreja que uma vulnerabilidade teológica e ética exatamente nesse ponto alguém aparece como a doutrina gnóstica negando o casamento negando a maternidade talvez contando fábulas histórias corrompidas sobre a origem do ser humano que coloca talvez a mulher antes do homem na ordem da criação negando Gênesis ou fazendo um sincretismo de Gênesis com alguma outra fábula que era
criada em Éfeso e de repente você tem um fenômeno em que a mulheres Diferentemente do contexto mais puramente Romano ou judaico em que a mulheres que estão não apenas se negando mais oprimindo o marido daí Paulo usar essa palavra que é o que tem o sentido de opressão se eu fosse resumir o que que estava acontecendo em Éfeso gente eu vou usar uma linguagem assim tá sendo usado no outro sentido mas vocês vão entender muito bem parece que se formou em Éfeso Na Igreja de Éfeso uma espécie de feminilidade tóxica seria isso é um fenômeno
muito particular se você procurar em outras cartas não parece que isso era uma coisa do império inteiro de todos os lugares e realmente Éfeso era esse lugar era lugar para ter esse problema se tinha um lugar para aparecer uma feminilidade tóxica nas missões apostólicas era Éfeso porque era o centro do culto de ártemis e com toda essa história da mitologia né de sobre artes então a coisa faz muito mais sentido Então eu acho que a gente precisa dessa reconstrução para conseguir ler o que que Paulo tá dizendo aqui ele tá preocupado em orientar a Timóteo
sobre como lidar com essa tendência que não tá classe era uma heresia completamente consolidada parece que não parece que é uma mistura de doutrinas falsas com um Patos anti homem de casamento Parece isso daí eu usei essa expressão Seria algo como uma feminilidade tóxica então Paulo ensina Timóteo sobre como validar com essa questão e agora sim a gente está mais bem armado em termos de contexto literário histórico para entender o que significaria a orientação de Paulo aqui no nosso trecho Gente o que que o Paulo diz primeiro ele tá falando sobre a vida da igreja
sobre as devoções da igreja no capítulo 2 verso 8 ele estava aliás no capítulo 2 verso 1 em diante ele tá falando sobre a vida de oração do povo interseções ações de graças parece que os homens da igreja não queriam orar por pessoas que têm autoridade isso tá aqui no Versículo 2 Paulo tem que pedir para eles orarem também por pessoas que exercem autoridade pelos Reis e ele tem que argumentar no verso 4 que Deus deseja que todos os homens sejam salvos e cheguem aprendo conhecimento da Verdade por que Paulo tem que ensinar isso porque
parece que os homens dessa igreja estavam em uma atitude de ressentimento e antipatia com autoridades o que causou isso talvez a Perseguição como a gente acabou de ver lá em Atos Capítulo 19 o fato é que esse pessoal não queria orar então Paulo dá essas orientações no capítulo 2 e veja o verso 8 que foi o primeiro que a gente leu quero que os homens orem em todo lugar levantando mãos santas sem ódio nem discórdia então vejam aqui existem homens com raiva essa igreja tem homens com raiva esses homens têm raiva de autoridade Mas talvez
eles também tenham raiva das suas mulheres porque o Capítulo 2 Versículo 11 diz que havia mulheres mandonas tóxicas impondo as suas ideias sobre os homens e obrigando esses homens a fazer alguma coisa em outros lugares talvez não fosse possível mas em Éfeso isso era possível até porque a gente vê aqui que haviam muitas viúvas e a gente passou pelo texto havia muitas viúvas que tinham recursos eram pessoas que tinham Independência talvez Essas Mulheres depois se casassem com homens de menos status e sim pusessem sobre eles o fato é que as mulheres que Paulo tá tratando
depois que ele fala da discórdia e da raiva dos homens são mulheres ricas logo depois ele fala que existe um mulheres e ele diz do mesmo modo as mulheres que estavam muito ocupadas em Projeção de status Projeção de status O Paulo não tá criticando aqui a mulher ser bonita e se enfeitar não é isso é a função social disso é a projeção de status E isso não é uma novidade que isso seja uma tentação para as mulheres né como a gente viu lá no site de vendas né da loja da mulher poderosa é isso é
uma tentação para todo mundo mas é uma tentação particularmente para aquelas mulheres lá de Éfeso eram Mulheres Ricas que queriam demonstrar o seu poder externamente mas também impor o seu poder internamente então elas se mostravam Poderosas socialmente através da aparência e dentro de casa o marido apanhando é isso que a gente tá vendo é basicamente isso nós temos aqui então é isso é uma feminilidade tóxica é a mulher muito ocupada em afirmar o seu poder e afirmar o seu poder vai levar a uma tentativa de se impor sobre outras mulheres que muitas vezes as mulheres
se vestem bem não é por causa dos homens é por causa das outras mulheres e a mesma coisa fazem dentro de casa elas oprimem são tóxicas com os maridos né Isso está aqui né Essa toxicidade com o homem talvez seja por isso que Paulo disse que os homens tinham que orar sem ódio nem discórdia talvez não seja só por causa das autoridades mas seja pelo que o texto vai dizer logo depois Paulo tem que lidar com um conflito um conflito ali uma guerra do sexo né que estava acontecendo ali dentro da Igreja de Éfeso ou
melhor Timóteo tem que lidar né com essa guerra Então qual é o remédio de Paulo para lidar com esse com esse problema como que ele interpreta em primeiro lugar ele vai direto na dificuldade das mulheres ele diz olha não dá não dá para você ser essa pessoa que a prioridade na sua vida é provar que você é alguém a superioridade tinha que ser boas obras vistam-se de boas obras por que que vocês estão mais ocupadas com o poder do que com a bondade não tá certo isso não tá certo para mulheres cristãs não tá certo
você se preocupar acima de tudo com seu status social e a demonstração da sua importância da sua riqueza do que em servir ao Senhor e ser bom esse é o grande problema é uma que avelismo da sociedade moderna o poder em primeiro lugar e a ciência do poder em primeiro lugar o importante é como adquirir poder e manter o poder e não Quais são os bens que nós precisamos cultivar e distribuir de forma Justa e como ser bom a virtude e os bens tinham que está na frente nas discussões cristãs e não o poder quando
o poder tá na frente Isso é maquiavelismo isso é ateísmo na verdade que o poder é pragmático o poder não acredita não aceita que exista uma ordem moral no mundo que exista um Panorama moral que a gente precisa respeitar que a verdade a beleza e o bem Tem um prioridade sobre a nossa capacidade de controlar as coisas Então esse é o problema do homem moderno ele coloca o fazer na frente do ser ele repete esse problema que a gente já tratou que tá na própria origem da ideologia de gênero tá na própria origem então Paulo
tá dizendo olha vocês têm que se preocupar menos em aparecer e mais em ser menos imprová alguma coisa para os outros e mais e se vestir de boas obras e além disso aí Paulo tá falando dentro de casa tá dentro de casa você tem que respeitar o seu marido e parar de querer colocar o cara dentro do seu bolso e aqui é importante uma qualificação também esse texto como eu disse foi muito usado para argumentar que a mulher não pode ensinar absolutamente na igreja no sentido de que ela não pode ser uma teóloga não pode
ser uma professora não pode liderar um ministério da Igreja e Muitas igrejas a mulher não pode fazer nada e esse texto é usado para isso mas se essa interpretação tiver correta então não é isso que tá falando tem nada a ver uma coisa com a outra a Bíblia Cíntia westphal escreveu um livro muito importante Paulo e o gênero ou em gênero 2016 e ela foi uma das que estudou profundamente significado dessa palavra e mostrou que a interpretação estava errada e ela diz o seguinte a igreja alcançou a idade da prestação de contas é tempo de
assumir a responsabilidade o prejuízo de excluir mulheres de posições de liderança com base na palavra ao centel então assim devagarinho a gente melhora a teologia também e essa interpretação está quase certamente errada a interpretação tradicional que usava esse texto para dizer que a mulher não pode participar de liderança nenhuma a questão do episcopado é uma outra história né a gente ainda tem uma evidência robusta de que Paulo não recomenda mulheres vai psicopata Mas isso não significa que a mulher não possa ter lideranças dentro da igreja e fora também da igreja no mundo né que as
mulheres não possam ser como a gente falando a semana passada Mães em Israel é claro que elas podem ser mãe de Israel não faria nenhum sentido Paulo introduzir uma proibição absoluta e universal de liderança feminina e de voz porque a questão aqui é essa divórcio feminina não faria sentido Então realmente a interpretação dessa palavra ao Teteu a melhor interpretação não é essa que se tornou a mais popular Mas isso é um parênteses porque o ponto que eu quero trazer é outro a dis aqui não é Paulo oprimindo as mulheres era as mulheres oprimidos os homens
e o Paulo tava tentando lidar com isso essa que era questão aqui do texto era de um fenômeno muito local de uma feminilidade tóxica anti-homem anti-casamento que estava emergindo dentro da igreja por influência de uma religião Pagan através de homens hereges e de maus hábitos de algumas mulheres que preferiam ficar fofocando nas casas e Armando coisas do que construir um consenso e uma vida em casa com seus maridos Isso é o que estava acontecendo e tem muitas mulheres assim hoje também alguém tem dúvida tem muitas mulheres assim então gente é parece que a falsa doutrina
que negava o casamento e promovia salvação evitando filhos se espalhou dentro da igreja Então nesse contexto Paulo vai dar a sua resposta Versículos 13 a 15 veja aí Adão foi criado primeiro e Eva depois Adão não foi enganado mas a mulher foi enganada e caiu em transgressão peço 15 todavia Ela será salva dando à luz a filhos vamos lá Vamos por partes primeira coisa importante aqui vocês notaram a estrutura criação queda e Redenção Paulo fala da criação fala da queda no pecado e fala da Redenção então do que Paulo tá falando aqui ele tá apresentando
um plano para recuperação da feminilidade daquelas mulheres e o plano é assim a cosmovisão Cristã tem que ser aplicada a tudo né ela tem que ser aplicada também a nossa compreensão do masculino e do feminino então quando o Paulo aplica isso a as mulheres essa estrutura o que ele fala em primeiro lugar ele fala da prioridade de Adão falar da prioridade Adão certamente tocou um nervo sensível numa cidade em que se discutia quem nasceu primeiro se foi Apolo ou Artes o tipo de genealogia ou de fábula que vinha sendo contada a respeito da relação do
masculino e feminino a gente não sabe exatamente foi alguma coisa sincrética não foi simplesmente a doutrina paga era um convertidos o que parece é que alguma versão da doutrina pagã penetrou comunidade alguma versão disso como acontece hoje também né você tem doutrinas falsas lá no mundo e você tem versões gospel né dessas doutrinas era uma versão gospel lá do culto de Diana era alguma coisa assim então Paulo diz olha não tem jeito Adão foi criado primeiro porque Adão foi criado primeiro porque Adão puxa o carro Adão tem a função de liderança a função de liderança
não significa uma separação absoluta de papéis eu já expliquei isso para os irmãos quando a gente lê Gênesis Capítulo 2 fica claro que o homem tem a prioridade na construção do nicho a gente falou sobre isso só que a bíblia também ensina que a mulher foi feita uma adutora idônea idônea tem o sentido de apropriada equivalente ajudador em que nas mesmas coisas que o homem tinha que fazer quando você ler Genesis Capítulo 1 Isso tá muito claro lá Deus criou o homem a sua imagem a imagem de Deus o criou né Adão macho e fêmea
os criou macho e fêmea e aí logo depois vem a ordem do céu crescei multiplicai-vos encher a terra sujeitaia para quem foi dada essa ordem para Adão para Adão então não se trata de que o homem Ele cuida de fora e a mulher cuida de dentro e aí você tem uma separação estanque não é estanque porque os dois têm que cooperar na mesma função de funcionar como sacerdócio Divino no templo cósmico como a gente estudou então Os dois têm essa função Agora existem modos diferentes realizar a função por causa da diferença corporal Deus plantou a
Sexualidade e essa diferença muito nítida entre o macho e a fêmea e isso gera como a gente disse dois Campos de gênero diferentes que vão trabalhar no Jardim do Senhor de forma diferente com agendas diferentes com ritmos diferentes Então as diferenças vão aparecer aonde quer que homens e mulheres entre eles não vão fazer as coisas igual eles vão fazer as coisas diferentes e tem sim alguns papéis específicos guardar o jardim e gerar filhos no ventre É claro que isso tem uma diferença a bucha de canhão quem tem que ir lá enfrentar é o homem tem
que ir lá enfrentar os desafios e a mulher tem uma carga imensa sobre ela que é Inclusive a vulnerabilidade que torna a tentação tão perigosa para mulher porque tendo a vulnerabilidade da maternidade a mulher tem umas experiências significa que ela é mas ela tem uma experiência de Déficit uma experiência de falta porque a maternidade empata a maternidade afeta o organismo da mulher antes mesmo dela ter filhos nos ciclos biológicos do corpo da mulher que são diferentes dos ciclos masculinos então existem vulnerabilidades que a condição feminina traz mas que elas não existem porque a mulher é
menor pelo contrário é porque o maior valor reprodutivo na espécie humana tá na mulher o peso tá maior tá em cima dela do processo reprodutivo na divisão do trabalho reprodutivo da espécie o peso maior está nela Então isso significa o vulnerabilidade essa vulnerabilidade é ocasião explorada por Satanás para mulher a autonomia para dizer assim você precisa provar que você pode por que que o homem não precisa ficar provando do mesmo jeito ele tem que provar para os outros homens também os homens têm seus problemas mas por que que ele não tem que provar isso para
outras mulheres e para os homens ou melhor dizendo por que que a mulher precisa fazer isso por causa dessa falta por causa dessa vulnerabilidade daí esse discurso que não é novo de relacionado com empoderamento com autonomia tem a ver com isso não tem a ver apenas com pressão masculina entenda o que eu tô dizendo existe a pressão masculina existe mas existe outra coisa existe uma vulnerabilidade um déficit feminino nessa questão ou pelo mesmo uma experiência de Déficit a seria a melhor forma de colocar É por isso nós vimos aqui é por isso que quando o
movimento feminista começa já na primeira geração na primeira onda das quatro ondas do movimento feminista nós já temos mulheres condenando A maternidade margaretes não foram homens que condenaram a maternidade e disseram que isso era um problema para o mundo foi a Margareth sangue era uma das fundadoras do feminismo Foi ela que disse isso E aí você pode deplorar isso falar que coisa terrível a fundadora do feminismo disse isso mas gente tem um grito aí por que que ela disse isso porque a feminilidade a maternidade pesam pesam mesmo não é à toa mas veja bem é
aí que Satanás vai tentar quando Jesus teve fome Satanás apareceu com o quê manda que essas pedras transformam em pães é assim é na vulnerabilidade que não é pecado que Satanás vai explorar a vulnerabilidade é o gatilho da tentação e é por isso que Satanás então vai lá na mulher para enganar mulher e fala assim você pode ser como Deus você pode ser isso você pode ser aquilo e a mulher começa a pensar que é o fruto é bom para dar entendimento que é desejável aos olhos e aí ela toma uma decisão independente do homem
vai lá e come fruto então diz Paulo a mulher foi enganada a mulher tinha uma vulnerabilidade que foi explorada por Satanás realmente houve isso Então existe uma prioridade de Adão Paulo afirma que ela existe existe uma liderança masculina a covardia masculina ausência masculina exacerba o sentimento de Déficit da mulher quanto mais traidor ausente omisso opressivo um homem é mais a mulher vai ter necessidade de tomar alguma Providência com respeito a sua vulnerabilidade causada pela sua tarefa pesadíssima na espécie humana e isso vai colocar a mulher em guerra com homem e em guerra contra si mesmo
eventualmente até o ponto de negar o útero e negar a maternidade que é o feminismo contemporâneo o filme diz contemporâneo deixou de ver a mulher como uma substância e passou a ver mulher como uma performance como uma capa estética né como a gente usou essa expressão como uma pele e essa pele pode ser trocada inclusive e usada por homens Esse é o efeito da angústia que esse peso traz sobre a mulher escreveu ganhou o prêmio pulit a Décadas atrás pelo livro A negação da Morte e é um livro que eu sempre recomendo e nesse livro
de escreve o problema básico do ser humano como ele é A negação da finitude é A negação da Morte evidentemente é o projeto do heróico de do ser humano ser a causa de si mesmo dele provar que ele não precisa de ninguém e que ele se faz essa é a grande neurose do ser humano em geral e é aguçada no homem moderno porque ele não acredita mais em Deus então ele tem que ser o Construtor do seu universo e ele tem que provar para si mesmo e para o universo a sua divindade agora isso tem
uma versão particular um peso particular na mulher e quando era no spack vai discutir neurose na Física ele mostra vários exemplos de mulheres modernas que se odeia e odeiam seus corpos odeiam a maternidade odeiam tem que competir com os homens e perder e por causa disso ele ele relata esses casos e ele mostra que isso é uma ponta uma expressão da neurose narcísica do homem moderno que é isso eu preciso provar que eu sou e que eu posso mas eu não consigo e todos os sinais de que eu não posso e não consigo eu nego
reprimo amputo quarto de mim E aí a mulher faz isso também ela precisa ser parecida com um homem ela precisa ser poderosa e alcançar tudo que o homem faz então ela começa a arrancar de si as coisas femininas que supostamente a impedem de ser como homem e daí você tem a evolução sexual e o uso de tecnologia para mulher poder transar igual os homens e acompanhamento psicológico para mulher poder ignorar os homens depois do sexo igual os homens ignora as mulheres e aí você tem o aborto e aí por aí vai é o mesmo processo
é uma coisa neurótica de tentar eliminar de si aquilo que que nega a minha Independência as evidências de que eu preciso de ajuda eu preciso eliminar de mim eu preciso suprimir essas coisas só que elas estão lá então você vai ser um neurótico eu não tô dizendo que as mulheres apenas sofrem de neurose na física o homem moderno sofre de neurose na física isso é o ideal de personalidade livre é a mente ele é doente nisso mas as mulheres acorda arrebenta lá para elas de um modo especialmente doloroso com A negação da feminilidade e A
negação da Maternidade então o Paulo tá dizendo olha Adão foi criado primeiro a mulher precisa reconhecer a função do homem na casa a prerrogativa masculina de chefiar a casa estabelecendo o ritmo e a direção tem essa prerrogativa o homem tem esse prerrogativa Paulo sinistro em outros lugares é o caso a gente explorar isso agora deixando claro que a chefia masculina é no modelo de Cristo né não precisa a gente repetir isso ela precisa né sempre nós vamos ter uma mensagem na nossa série só sobre casamento elas vão tratar disso mas tá mais para frente então
existe a liderança masculina e o Paulo fala olha a gente tem que voltar para a ordem da criação tem uma ordem da criação e não é para você querer tomar o lugar do homem porque o homem não está lá o homem deixou lugar vago aí você não eu vou lá ocupar esse lugar não o homem tem que ser convocado E assumir a função dele agora a mulher precisa entender que isso aconteceu antes a vulnerabilidade dela é sempre explorada do mesmo jeito não é o que estava acontecendo aqui assim como a serpente foi lá contar história
para EVA também lá na Igreja de Éfeso tinha falsos Mestres ensinando para as mulheres que elas não precisavam de casamento e gravidez tudo bobagem inclusive para as casadas e elas estavam acreditando nisso E aí Paulo diz olha a mulher foi enganada foi enganada por causa da vulnerabilidade E aí está ela sendo enganado de novo e aí você fala assim não mas isso é naquela época as mulheres não tinham estudo e tal Hoje em dia não é assim olha o movimento feminista não faz exatamente a mesma coisa tudo de novo tudo de novo A negação da
maternidade A negação da reciprocidade sexual a tentativa de definir o feminino de forma autônoma em relação ao masculino assim como a gente mencionou aqui os red Peas tentam definir a masculinidade automaticamente como se a gente não precisasse de mulher para ser homem tudo errado mas é a mesma mentira e essa mentira tá sendo repetida hoje a mesma história tá sendo contada o homem sofre de covardia ele não quer assumir o seu papel de se sacrificar e se entregar pela mulher e a mulher sofre também ela sofre de vergonha o homem sofre de covardia mulher sofre
de vergonha a vergonha da sua vulnerabilidade a tentativa de reprimi-la a de construir um mundo em que ela o fato de ser mulher não não traz uma dificuldade e ela não precisa pedir ajuda para ninguém E aí ela tenta construir uma vida em cima disso Que que é isso é o engano da serpente foi o engano da serpente com EVA foi engano a serpente com as mulheres de Éfeso foi engano da serpente com o movimento feminista paradigma de gênero é o mesmo engano é a mesma mentira Então como que a mulher vai ser salva irmãos
aí a coisa complica demais será salva dando a luz a filhos Paulo será que pode dar ensinando que a mulher não precisa nem ser crente basta ter filhos Claro que não né A Mulher será salva dando a luz a filhos se permanecer no domínio próprio na fé no amor da Santificação então Paulo não está dizendo que você não ser crente não é isso que Paulo tá dizendo é que você não vai ser salva seguindo o ensino de artes Artemis era chamada de A salvadora A salvadora das mulheres Artes que convenceu Zeus de protegê-la das setas
de Afrodite Paulo tá dizendo você não vai ser salva fugindo da feminilidade para não ter que sofrer na mão dos homens Picaretas você não vai ser salva sim não é esse o caminho a mulher não vai ser salva fugindo da sua corporeidade da sua biologia da sua estrutura psíquica da missão que Deus deu para mulher ela não vai ser salva fugindo disso então você é crente sou então Abraça o resto é isso que Paulo tá dizendo a mulher vai ser salva Abraçando a sua missão ao invés de seguir aquele ensino Pagão se a mulher desprezar
sua missão natural Quem vai ser a mãe o estado a escola o pai Abre Sua Bíblia em Gênesis 3 Gênesis 3 14 e 15 depois que a mulher confessa o engano da serpente que ela comeu do fruto no verso 13 veja o que Deus diz a serpente primeiro porque fizeste isso serás maldita entre todo o gado e os animais do campo e andará sobre o teu ventre comerás após todos os dias da tua vida porém inimizade entre ti e a mulher e a sua descendência e a tua descendência essa te ferirá a cabeça e tudo
ferirás o calcanhar e disse para mulher multiplicarei grandemente a tua dor na gravidez com dor dará a luz filhos e o teu desejo será para o teu marido e ele te dominará Então Deus diz assim para mulher Olha a sua vulnerabilidade não vai ser diminuída ela vai ficar mais explícita porque você pecou Então ela estava presente mas ela não era o mal ela não era o pecado mas porque você escolheu me desobedecer agora ela vai ficar mais dolorosa vai ficar sem a pele a dor de ter filhos e a dominação masculina vai ficar patológica vai
ficar tudo doentinho difícil isso é resultado do pecado não tem uma orientação aqui que a gente tem que promover isso não é isso Deus Está simplesmente enunciando o resultado do pecado mas além do juízo e a gente viu que o juízo é específico para o homem para mulher né o juízo da mulher é especificamente isso é que ela não pode correr dessa vulnerabilidade ela vai aumentar ainda mais e o homem por outro lado ele vai ser engolido pela terra todo esforço dele para ser alguém vai ser derrotado no final mas o ponto que eu quero
destacar é a promessa que Deus faz quem vai esmagar a cabeça da serpente é a semente da mulher a Satanás foi lá procurar o ponto fraco para explorar o ponto fraco Então Deus fala assim pois você aí que você vai cair da fraqueza da mulher Deus derrotará Satanás da fraqueza da mulher Deus derrotará Satanás Lucas 1 absor de Lucas Capítulo 1 isso é muito importante irmãos porque a promessa da salvação é dada para o ser humano mas ela não foi anunciada para Adão vocês viram isso lá em Gênesis Deus anuncia julgamento sobre a serpente sobre
a mulher sobre Eva e o julgamentos sobre Adão mas a promessa da salvação é dada para mulher vai ser a sua semente Lucas Capítulo 1 Versículo 26 no sexto mesmo anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galileia chamada Nazaré há uma virgem comprometida casasse com um homem chamado José da descendência de Davi e o nome dela era Maria e o Anjo Veio onde ela estava e disse alegra-te agraciada o Senhor é contigo Versículo 30 Não Temas Maria pois encontraste graça diante de Deus ficarás grávida e darás a luz um filho a quem
darás o nome de Jesus e atenção ele será grande e se chamará filho do Altíssimo o Senhor Deus lhe dará o trono de Davi seu pai e ele reinará eternamente sobre a descendência de Jacó e seu reino Não terá Fim irmãos vejam aqui como a serpente foi lá atrás de EVA para enganá-la o Anjo de Deus vai atrás da nova EVA para informá-la sobre a salvação que chega e dessa mulher vai vir a salvação e a destruição de Satanás Maria é a mulher mais poderosa do mundo para o desespero das feministas e dos Protestantes Maria
é a mulher mais poderosa do mundo mas o que Maria faz Versículo 38 Aqui está a serva do senhor cumpra-se em mim a tua palavra é a passividade ativa então Eva simplesmente se abre para palavra de Deus e ela aceita a vontade de Deus e depois nós temos os louvores o Anjo chamou ela de agraciada depois Isabel diz Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre chama ela de mãe do meu senhor ela não é só a mãe de um menino era a mãe do meu senhor e ela diz
depois no hino no verso 46 em diante a minha alma engrandece ao senhor e meu espírito exulta em Deus meu salvador porque deu atenção a condição humilde da sua serva veja ou a baixeza da sua serva Veja a humildade a disposição de aceitar a vontade de Deus e agora todas as gerações me chamarão de bem-aventurada mas veja o que ela diz depois o poderoso fez grandes coisas para mim Seu nome é Santo pela sua misericórdia e a sua misericórdia passa de geração de geração aos que o temem manifestou o poder com seu braço dispersou os
arrogantes e os que eram arrogantes no pensamento no coração derrubou do Trono poderosos e levou os humildes encheu de bens Os Famintos e mandou vazios os ricos do que o texto está falando de poder Quem foi levantado por Deus para anunciar a queda dos poderosos a mulher mais fraca do mundo Maria a mulher mais fraca do mundo mas através do ventre da mulher mais fraca do mundo o poder de Deus seria estabelecido então a mulher mais poderosa do mundo é a mulher mais fraca do mundo a mulher mais fraca do mundo é a mulher que
aceita a vontade de Deus mas essa é também a mulher mais poderosa do mundo o que Maria fez foi humilde ofereceu o ventre especificamente ao contrário da cultura do aborto ao contrário do feminismo moderno ao contrário do culto de Diana dos Efésios nesse sentido ela é como uma nova Eva Quem era Eva Eva significa a que dá a vida ela não tem medo de enfrentar o risco o perigo e o custo da missão feminina e ela enfrenta aquilo Então essa é Eva a mãe de todos os viventes Maria é a nova Eva porque ela encara
o risco e o custo que tinha com a concepção de Jesus no capítulo no capítulo 2 perdão no Capítulo 1 Versículo 38 a Eva diz o seguinte perdão a Maria diz o seguinte Aqui está a serva do senhor cumpra-se em mim a tua palavra eu quero destacar o fato de que Eva e Maria tiveram questão uma questão com a palavra de Deus Eva tinha recebido uma palavra de Deus rejeitou essa palavra de Deus e agora Maria recebe uma palavra de Deus a mulher vai encontrar sua missão e a sua identidade ouvindo a palavra de Deus
para ela é claro que essa palavra está no próprio corpo dela mas não está apenas no corpo dela está no próprio evangelho na própria história do Evangelho gente Maria foi humilde aceitou a palavra de Deus em outros termos ela aceitou a maternidade por isso o mundo foi salvo Há muitos grandes muitos homens poderosos na história desde a antiguidade mas só Maria carregou Deus no ventre só Maria ninou a salvação do mundo no seu colo Então eu quero trazer o ponto crucial que eu acho que tá por trás da fala de Paulo quando ele diz que
a mulher será salva dando a luz a filhos porque as mulheres adoravam Afrodite por causa do Medo e Paulo diz não você não precisa ter medo a sua fraqueza não é a sua vergonha mas a sua honra eu quero dizer isso para as mulheres Não precisa fugir dessa realidade a sua fraqueza não é a sua vergonha mas a sua honra você precisa não precisa negar sua fraqueza com sonhos fantasiosos de empoderamento e patológicos muitas vezes que vão te colocar não apenas em guerra com os homens mas contra você mesmo a sua fraqueza não é a
sua vergonha mas a sua honra abre a Bíblia em segundo Coríntios 12 a gente vai encerrar aqui segundo Coríntios Capítulo 12 versículo 7 em diante segundo Coríntios 12:7 Paulo falando depois das suas revelações que ele recebeu do céu ele diz assim para que eu não me tornasse arrogante foi imposto espinho na carne um mensageiro de satanás para me atormentar para que eu não me tornasse arrogante pediu ao Senhor três vezes que o tirasse de mim e ele me disse a minha graça te é suficiente pois o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza por isso de
muito boa vontade me gloriarei das minhas fraquezas a fim de que o poder de Cristo repouse sobre mim por isso eu me contento nas fraquezas das ofensas nas dificuldades nas perseguições nas angústias por causa de Cristo atenção homens mas atenção especialmente mulheres pois Quando sou fraco então é que sou forte quem é a mulher mais poderosa do mundo quem é a mulher mais poderosa do mundo a graça se aperfeiçoa na fraqueza e é um sentido que essa é a verdadeira força a fraqueza não é a sua vergonha a sua honra é a oportunidade de ver
Deus trabalhar é oportunidade de para os homens é oportunidade dos homens virarem homens num mundo cheio de mulheres poderosas você não tem mais homens Mas eu não quero dizer que a culpa é das mulheres a culpa dos homens é dos homens mas atenção mulheres a graça se aperfeiçoa na fraqueza não se trata como eu disse apenas de maternidade biológica mesmo que você não tenha filhos biológicos existe um caminho aí para todas as mulheres esse caminho pode terminar com uma mulher como Débora que era uma mãe Israel mas o fato dela ser uma mãe e dela
ter sido fraca diante do senhor não significa que ela não tinha força foi ela que reuniu o exército que derrotou cinza ninguém tá falando aqui sobre a mulher desaparecer sobre ela sem relevante sobre ela não tem influência histórica nada disso a questão é que para a gente cumprir o propósito de Deus existe um caminho existe um caminho para o homem e um outro caminho para mulher a Maria é um exemplo para os homens e para toda a igreja Mas acima de tudo amaria o exemplo para você mulher que deseja ser poderosa vamos orar Quantos elementos
eu sei que tem coisas difíceis aqui e que você precisa pensar Mas ore sobre isso peça a Deus perdão se você pecou se você tá tem confusa ou precisa entender melhor pensa em iluminação do Senhor enquanto a gente se prepara para