Koselleck: uma introdução para a história dos conceitos

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Bia Olinto
Video Transcript:
Oi bom dia boa tarde boa noite finalmente vou conseguir começar a gravar as nossas vídeo aulas sobre Reinhart koselleck discutindo os dois textos que nós vamos conversar em aula agora também presencial tive alguns problemas que tive que adiar gravação desta vídeo aula e então vamos começar nossa primeira vídeo aula vai ser sobre a palestra de ganhar coselli uma história dos conceitos problemas teóricos e práticos publicado na revista do Brasil na revista estudos históricos né É em 1992 a tradução da palestra é do saudoso Professor Manoel Luiz salgado Guimarães assim é uma tradução muito rigorosa né
feita por um dos maiores especialistas né na área de teoria da história e historiografia bom coselli que Como você sabe é é um historiador quem é nascido em 1923 falecido infelizmente em 2006 e ele criou essa perspectiva teórica chamada história dos conceitos é a vou tentar aqui desculpa aí o meu alemão né que é ruim demais a de grife que é chefe né Ou seja a história dos conceitos a história dos conceitos ela não é um retorno a história das ideias isso é muito importante você falava só dos conceitos pressupõe uma interação né entre a
compreensão histórica dos conceitos para se compreender como a história social se articula com esses conceitos quer dizer é uma história dos conceitos articulada com a história social com a história política com a história cultural né Ela é mais uma um instrumento de análise da nossa da nossa material empírico é bom e assim antes de nós irmos para na próxima aula para discutir a obra futuro passado né eu achei melhor passar essa palestra que nela a gente encontra que eu estou em centrais das reflexões de cosméticos O que é história dos conceitos é a demonstração da
utilização da história dos conceitos e os seus problemas metodológicos Além do mais a reflexão sobre o paradigma moderno de história eu sou sobre de chifre é em como paradigma novo né característica da modernidade em Oposição a história mais stravinsky história aumento da vida até então dominante né o outro paradigma de história todas vamos primeiro definir o que que é história dos conceitos para compreender a sua importância depois nós passaremos para o futuro passado para compreender esses dois conceitos de história a meta da vida EA de Xisto ou seja sua história o coletivo para João moderno
de história compreender isso dois conceitos e depois nós vamos trabalhar ainda o capítulo sobre as duas categorias de análise da temporalidade da infelicidade é construídas por cozer like e que vão influenciar o hartog no futuro para construir regimes de historicidade actega iria espaço de experiência e a categoria Horizonte de expectativa Então os textos são obrigatórios é o artigo né a palestra uma história dos conceitos problemas teóricos práticos e do futuro do passado o capítulo 2 que a história é mestra da vida e o último capítulo é o 14 que é espaço de experiência Horizonte expectativa
tá bom são esses três textos que nós veremos e isso eram eles que eu vou acompanhar aqui nas nossas vídeo-aulas bom Como eu disse o bom da palestra que ele dá uma geral é de texto introdutório as reflexões de closely é a primeira coisa que ele fala e que ele também vai discorrer sobre isso na obra futuro passado é a diferença entre palavra e conceito ou seja todo conceito né habita uma palavra Mas qual Por que que essa palavra vira conceito ela vira conceito quando ele é ele é passível de uma generalização vôlei aqui o
que o coselli que diz na página 108 do futuro passado todo o conceito se prende a uma palavra Mas nem toda palavra é um conceito social e político conceitos sociais e Políticos com tem uma existência concreta de generalização ao mesmo tempo são sempre polissêmicos uma palavra se torna conceito se a totalidade da circunstância se agrega ela ou seja uma palavra que é generalizável que dá conta da totalidade das experiências vividas Aí sim ela é um conceito esse não quer dizer nenhum momento que o conceito é fixo ao contrário que ele vai discutir é que o
conceito é polissêmico ou seja tanto o conceito pode ter um sentido é que muda com o tempo ou seja congregar diferentes sentidos ser polissêmico quanto né conceitos diferentes podem dar conta da mesma coisa O quê que você tem tem que estar esperto para análise da documentação não é algo dado a priori ele vai explicar que a gente vai fazer análise diacrónica né do conteúdo do sentido desse conceito mudando no tempo e vamos fazer análise sincrônica ou seja os diferentes usos e um determinado momento então análise diacrónica análise sincrônica junto e é permitem a gente perceber
as transformações dos conceitos Ué então é uma história das ideias os conceitos transformando no no mundo das ideias não a transformação dos conceitos se dá junto com a transformação social e política a transformação social e política concreta modifica o uso dos conceitos e um conceito organiza a experiência social e política concreto né então é essa relação à ideológica é que ele vai tentar mostrar nas suas pesquisas tá bom bom então a primeira etapa da dos problemas teórico-prático é isso diferenciar conceito de palavras né então os conceitos são palavras que congregam em cima a possibilidade de
generalização o conceito é também possui essa ideia de sentido reflexivo compartilhado ele é uma teorização ele é é uma coisa que Pois é possível de abstração ele vai dar um exemplo no tesco Bom Historiador para não cair nessa nessa discussão é abstrata ele vai mostrar o exemplo de um né liga Confederação em alemão ele vai mostrar como a mudança do conceito de bonde vai permitir né vai vai permitir estar com junta ligada a transformação da percepção de cidade de associação né então a desliga né hoje você tenha muito legal né o campeonato é alemão de
futebol se chama bom desliga na verdade a liga linda né porque se a liga e Bom dia liga é então vejam ele vai mostrar a historicamente ali para através da documentação a mudança do conceito de confederação de liga é é historicamente né dentro da Alemanha assim a história dos conceitos mostra é o processo de teorização através das fontes não seja como Aquela sociedade se organiza constrói sentidos né E como esse e esse sentidos essas organizações estão se transformando no tempo a segunda questão que ele vai colocar e tudo isso então a partir da pesquisa empírica
a segunda que ele vai apontar que eu já comecei a falar é que o conceito então é fato histórico mas é também indicador quer dizer o que ele tá tentando mostrar é que o conceito não é uma história das ideias nem é uma linguística pura ele tá tentando mostrar como fato linguístico né está interpenetrado na realidade concreta é o ponto dois lá na página é do nosso artigo né porque ele tá vendo além da língua ele não está dizendo que toda a realidade e linguagem apesar da Verdade ser toda mediada pela linguagem tá dizendo que
é língua e realidade concreta estão juntas estão juntas e que você tem que ver não há as ideias ou a língua é desconectada da realidade mas perceber exatamente como a realidade concreta Altera a linguagem e como a mudança da linguagem reorganiza a realidade concreta ele vai dizer olha não é esse é só fazer só análise de discurso mas inclui análise de discurso na pesquisa histórica né todo conceito atua em um contexto e torna esse contexto compreensível ele vai dar o exemplo clássico da pesquisa dele a tese de doutorado dele né crítica e crise que ele
vai mostrar como conceito de crise a construção pelos ilumine fala de crise foi essencial para na atividade crítica né dos iluministas para com o Estado Absolutista o conceito de crise auxilia nessa crítica quer dizer a ideia de que existe uma crise tá dando um sentido para aquela realidade e aquela realidade em crise da novos sentidos para o conceito de crise certo é assim e a gente não tá separando a concretude da imagem a gente tá trabalhando juntos isso certo é que mais no texto ele vai mostrar como por exemplo os conceitos de estado e sociedade
se separam historicamente a partir de reggae né é como antes de Halo se pensava junto essas duas questões e como a partir de reggae né você vai separando quer dizer qual é a metodologia então da da história dos conceitos comparar os usos né em diferentes Fontes a gente vai falar dos tipos de fonte que a história do conceito utilizo comparar os usos né ver no conjunto da língua como esse esses conceitos são utilizados fazer análise de discurso tudo isso perceber comparar os diferentes momentos da utilização da é daquele conceito Como eu disse análise diacrónica antes
durante depois análise sincrônica os diferentes momentos os diferentes usos do mesmo aumento né E aí no ponto 4 ele vai perguntar bom essa história não se repete é cada conceito é usada apenas uma vez o Ou seja é impossível é impossível fazer a diacronia por causa que o fato é aquele aquele momento da iniciação daquele conceito não se repete então a gente acabou de falar né É exatamente porque cada acontecimento né daí não se ação da fala de um determinado conceito que se dá num contexto específico e claro e repetível a gente pode ver os
diferentes usos daquele conceito antes e depois como eu falei na análise diacrónica respeitando as especificidades E aí sim perceber o processo de mudança né do conceito e da sociedade ele vai dar o exemplo clássico né que é uma noção de cidadania né cidadania se você usa na Grécia se você usa Roma usa na sociedades modernas são conceitos completamente diferentes né porque são momentos históricos completa Oi Ju que era ser cidadão na Grécia antiga o que era ser cidadão na civitas' Romana o que é ser cidadão a partir do final do século 18 no ocidente é
diferente ué mas Então como que é o mesmo conceito Mas tem uma coisa que permanece a ideia que ser cidadão é ter algum poder político né diferente do súdito né então você percebe na mudança você pega lá Aristóteles né Depois você pega Cícero depois você pega o os iluministas e depois o é pega o Iluminismo no século 18 e você vai vendo a mudança da concepção de cidadania porque aquela realidade está sendo articulada e se rearticulando esse dando sentido através da mudança do conceito o que fica e o que muda o que é que a
história a permanência EA mudança está falando essas diferentes temporalidades O que muda mais rápido que muda mais lento o que permanece muito antes de mudar é a história que percebe essas diferentes temporalidades que dão sentido à nossa historicidade tá bom então vejam ele dá o exemplo dela da concepção de cidadania né e o que ela tem de mudança fala daquela sociedade e o que ela tem em comum tá falando de um conceito que também permanece né como consertar falando da permanência né o que ela tem de mudança tá falando daquela sociedade o que ela tem
de permanência tá falando desse conceito que deve uma temporalidade mais longa eu vou até na página seis ele fala em comum é que cidadão implica alguma forma de poder político então é compreendido diferente que esse cidadão mas sempre a ideia de cidadão no ocidente tem essa é de que existe algum poder político ali naquela pessoa né Aí logo em seguida ele vai dar um outro exemplo de pesquisa empírica que a mudança do conceito de Economia né que vem desde o do oikonomos da lei de organização né da unidade de produção da Grécia Antiga até ideia
da economia moderna né onde ela é totalmente autônoma de qualquer questão do Estado de qualquer questão moral a gente já falou disso né virou a economia virou uma palavra chave aí que que acaba legitimando mais discursos a mudança da noção de do que é o conceito de Economia fala da sociedade é uma pista é um indício para a gente compreender aquela sociedade bom assim é Resumindo né eu vou tô lá na página 7 ainda a história dos conceitos mostra que novos conceitos articulados a conteúdos são produzidos pensar e ainda que as palavras empregadas possam ser
as mesmas então a palavra pode ser a mesma mas o seu conteúdo mudou e mudou porque porque a sociedade a política a cultura que tá se organizando em torno desse conceito mudou é outro mas alguma coisa permaneceu para você poder continuar usando esse conceito não é verdade é novos conceitos então podem usar as mesmas palavras com novos conteúdos né e palavras diferentes que a famosa paráfrase podem ter o mesmo conteúdo conceitual isso é E aí ele vai dizer são as duas abordagens né a pragmática né que a ideia do acontecimento né daí nunciação né o
acontecimento quando eu falo aquilo Anunciação né mas análise semântica que é o a semântica do enunciado O que é um Digo o acontecimento de dizer e nunciação o que eu digo enunciado o enunciado o estágio enunciado Ficou vendo diesel análises curso o enunciado É raro ele permanece as mudanças são mais lentas aí Anunciação o acontecimento discursivo de você falar num determinado momento Esse é né cansativo de tanto que se fala né então você vai ver sempre a pragmática EA semântica A Iniciação o acontecimento da você está falando aquilo usando aquele conselho naquele momento histórico e
repetível né e a permanência ou seja o enunciado que muda mais lentamente vejam que já tô dando dica essas diferentes temporalidade não quero dizer nada mas já vou dizer no Extratos do tempo e o nosso amigo pois ela e conversa com além de cada mas seu professor mas também com as obras de Fernando del Ah então tá eu falei a semântica então é presidente ela que permite a repetição o acontecimento é outro né aí nunciação o momento de ter falado é o outro mas tem ali uma permanência aqui melhor do que repetir porque não é
a repetição igualzinho né mas é usar de novo é o enunciado que ele é mais lenta uma mudança mais lenta ele permanece muito antes de mudar ele a semântica mostra que o sentido é já é conhecido né Tenho sentido já conhecido Olha a gente poderia fazer um trabalho sobre a retomada contemporânea aqui no Brasil do conceito de Comunismo mesmo quando o comunismo real não existe mais né é você agora tem essa retomada de xingar as pessoas de esquerda e comunista né compreender a estratégia discursiva né de deslegitimação da as políticas de por mudança por diminuição
das desigualdades sociais por maior cidadania ser chamado de Comunismo comunismo real teve alguma vez isso né cidadania não né infelizmente com os comunismo reais são sempre ditadura né e ligar essa ideia de Comunismo as indicações de esquerda né é ligam de vários movimentos e várias escravos né é uma ideia de deslegitimar esse esse movimento né vejo a estratégia discursiva que envolvem e como ela ri organiza a sociedade chamar uma pessoa que quer de Comunismo não causa efeitos no real né então causa porque porque a linguagem real não existe essa diferenciação né o Real concreto é
composto também pela linguagem a linguagem não é algo pairando né as ideias Não Param sobre a realidade elas são práticas elas são elas têm o material elas conduzem as políticas né conduzem movimentos sociais que as desigualdades né inclusive culturais que ele então não é que Braco essa separação ideias palavras como apenas uma representação algo que vive pairando sobre esse não ela é concreta porque ela conduz o movimento político social e econômico da sociedade que vamos falar dessa ideia de quem já vem discutindo lá desde do do Thomson né de que a economia não precisa é
separada é separado da moral vai separado da política né é algo superior não a economia envolve decisões políticas né deveria talvez envolver questões Morais como a gente discutiu né com o tom de dia passando a contemporaneidade atualmente né No início aqui nossas primeiras décadas do Século 21 então gente é isso a gente tá falando eu tô dando exemplo de Comunismo não é porque lá na ditadura militar se usava muito está ração comunistas Guerreiro sei lá que outros xingamentos né Tem muitas pesquisas sobre isso é mas naquela época viu comunismo real né É hoje que não
existe mais ou seja os estados né com uma prática Econômica inspirada nas ideias de Comunismo hoje que não existe mais se xinga né as pessoas de comunistas em qualquer reivindicação porque historicamente tá trazendo né uma peça para aquela re medicação e que diz qualifica a reivindicação é muito muito estratégia né sempre uma estratégia então vejam a história dos conceitos comunismo um conceito a história dos conceitos é parte da realidade é parte da história concreta articulada com ela é a que mais que eu falei então o uso sincrônico é nunciação fosse tá vendo os diferentes usos
num determinado momento histórico o análise diacrónica vai perceber as mudanças semânticas daquele enunciado Tá certo como que você faz isso intertextualidade cruzando as fontes as fontes Daquele mesmo momento as fontes tu tem do período anterior e do período posterior acesso a diacronia está contida na sincronia os usos que você tem para essa palavra hoje não caíram do céu foram construídos historicamente modificando um conceito né o sentido do conceito é bom E analisando isso o próximo exemplo dele a partir da página 9 e o nosso tema do próximo do próximo texto né que é a mudança
da magistra vit para águia shift no século 18 então o século 18 europeu né é presenciou a mudança do conceito de história né passou dessa história que era mestra da vida né mas destrave ti que eram várias experiências de diferentes povos eram histórias no plural então a vou estudar agora história da Grécia vou estudar agora história das de Florença Agora vou estudar história dos povos bárbaros que você estudava que vocês vão ver ali no futuro passado se dizer que a história Era a escola dos líderes né você estudava história por a saber como agir quando
aquela situação Se repetisse e veja quando você tá na história mestra da vida você tem a ideia de que o passado são várias histórias tipo uma pequena biblioteca de ensinamentos que você tem que conhecer por aquele tipo de situação vai se repetir no futuro que que eu vou contar os os conceitos que a gente vai as categorias que a gente vai estudado no colégio você tem muito passado no presente na história metro da vida né o passado para você é útil é uma escola para você ter esses conhecimentos porque o futuro para você é bem
pouquinho o futuro na história imenso da vida concepção de futuro é repetição do passado vocês percebe então tem repetição que se você estudar essas diferentes histórias na diferença de Roma a dos bárbaros a da Grécia se você estudar essas diferentes histórias você vai ter conhecimento acumulado que quando o futuro repetir o passado você vai saber como agir quem já leu uma é bem né Essa pessoa que sua mãe que ela é típica escrita da história nesse modelo nessa da vida estuda o passado porque o futuro vai repetir o passado e você vai saber como agir
Tá bom então você tem muito passado e o futuro bem pouquinho expectativa sobre o futuro né Tua expectativa de futuro é que ele vai repetir o processo não é legal isso mas o teu campo das experiências passadas ó tamanhão enorme né tudo passado você é útil você tem que estudar Só que cada um na sua história para saber como a gente no futuro é assim ameaça devido E durante o século 18 e o futuro passado mostra isso né essa história esse paradigma destrói é não responde mais as mudanças no texto que a gente está lendo
na palestra que vai dar o exemplo da Guerra dos sete anos a guerra dos sete anos que envolveu Rússia Canadá Rússia França Inglaterra né era uma guerra Global já apesar de ser entre nações europeias influenciado em todo o planeta pra fazer para esses novo tipo de acontecimento a história mento da vida não dava conta então muda junto muda a sociedade muda a economia muda política cultura e mudam os conceitos Porque que a gente chama o paradigma moderno de história pelo conceito de que chique porque só na Alemanha é que mudou o nome todos os outros
países continuam chamando de história tanto essa história é mestra da vida né que tinha entre o passado ensina como agir no futuro essa história exemplo a vamos ver assim e quanto esse novo modelo de história que você já estudaram e filosofia quem é você já estudar em teoria da história um que é a história teológica a história que tem um sentido pré-estabelecido a gente sabe Reguel indo para Liberdade em conte já no 19 né indo para o estado positivo em Marx também no 19 indo para a Revolução comunista todas essas teorias da história são na
verdade filosofias da história porque elas dão um sentido por caminhar histórico para algum lugar previamente definido Então essa é de chefe porque a gente usa em alemão porque o único país que mudou a meta da vida é história e a paradinha moderna história de chefe então é fácil que tem duas duas duas palavras para definir dois conceitos de história diferente enquanto os outros países mantiveram a palavra história por isso que a gente e qual é a diferença dessa história construída a partir do final do século 18 e durante todo o século 19 ela é singular
coletiva é a história então a história vira não é mais objeto de estudo a história é um sentido que o tempo tem vimos no Benjamin um sentido progressivo que o tempo tem indo para algum lugar eu chamo que ele é meu aluno sabe de história no trilho do trem ou seja o trilho do trem já tem o sentido né você não pode desviar a rota o caminho que o trem tá indo é previamente estabelecido né então eu brinco eu chamo que que águia que tem uma história trilho de trem não podia ser a história bicicleta
né e a história automóvel porque a bicicleta eu posso dobrar onde eu quiser o automóvel também né tem que ser algo que já tem o caminho o sentido para onde você está indo é definido anteriormente são os transportes sobre trilho que são assim né os trem e nem então estão sendo chame de história no trilho do trem porque também porque todas as outras civilizações todos os outros momentos históricos que antes eram vistos por si mesmo né Como locais ensinamento pela mestra da vida agora viram o passado o ultrapassado então a ideia de ter um sentido
e é um sentido único por isso que ela é singular é a história e coletiva toda a humanidade embarca nesse trilho e está indo progressivamente já fizemos a crítica desse tempo burguês né progressivo né que é o tempo moderno do texto está indo para algum lugar nos textos do Benjamin já né é essa história então é singular porque ela só acontece uma vez ela não se repete ao contrário da Meta da vida né você estudava porque ia se repetir agora lá não se repete então é singular e ela é coletiva é de toda a humanidade
indo dentro de si ir para algum lugar qual lugar o progresso e esse Progresso vai nos levar dialeticamente para a liberdade se for regra para a Revolução comunista se for Marques para o estado positivo se for pode só pegando os três exemplos clássicos aqui é e o passado o passado são as estações do trem que já passaram ele não te ensina mais nada porque agora o tempo é progressivo agora história singular ela não se repete E então todos os outros povos viraram atrasados A locomotiva do trem é a civilização ocidental nessa percepção é uma é
uma temporalidade essa águia chip essa parar de um moderno de história é euros entrevista né ela acha que o ocidente é locomotiva é quem tá mais desenvolvido né nesse Progresso nesse sentido e o passado é o atraso né é o arcaico é o primitivo e isso é legítima inclusive toda ou a o colonialismo né é isso europeu e o Imperialismo Europeu bom ele vai dar exemplo né dessa ideia e é uma história transcendental né porque ela já tem um sentido previamente estabelecido ela é meio a laicização daquela escatologia cristã de que Jesus vai voltar a
gente vai ter mil anos de felicidade a gente já falou um pouquinho disso lá quando eu estava na ideologia alemã nessa ideia de ter um sentido nela para a Revolução comunista e depois da Felicidade né A vida sem exploração Então tem um pouco isso né Essa coisa é o dedo morro que tem uma rocha lá no meu anos de felicidade que Analisa essas várias escatologias né que acreditam no um futuro de felicidade ele vai faltar exemplo de Napoleão Hitler né é todos esses se se identificam como é fazendo que a história pede tu queres é
o olha só não vou pegar o seu mundo Hitler ele tá matando milhões de judeus alemães e judeus de outros países ali pelo meses franceses tá matando portadores necessidades especiais pessoas como sofrimento mental ciganos ele tá matando essas pessoas em nome do Futuro puro ele quer um futuro da raça ariana pura né É vamos pegar o Stalin não tá aqui mas ela está o estado e vai matar os pequenos proprietários rurais é da União Soviética em nome da coletivização do campo em nome do futuro da revolução comunista Veja uma relação com a historicidade completamente diferente
da história mesmo da vida né Agora o passado é atraso não me ensina mais nada o presente é o local de ação em nome da tal história progressiva em nome do Futuro Oi como é que está o passado Agora o campo de experiência que seja o que você tem né de experiência nesse presente de passado muito pequeno passado no ensina mais nada e futuro como é que ele tá nesse presente muita expectativa né Você quer só a liberdade a o mundo puro Ariano a sociedade comunista sem inspiração a sociedade positiva um só Razão Vai comandar
EA ciência põe expectativa nesse para esse Futuro por isso que é futuro passado né é um futuro que não chegou né é uma estou a de chip e prometia a gente sabe esse Progresso em nome desse futuro e as pessoas matavam no presente pegando esse exemplo de risco ele está ali vou dar outro exemplo menos radical mas que eu sempre uso em sala de aula a carta-testamento de Vargas saio da vida para entrar para a história que história é essa meta da vida humana Justamente a a história que é chique é a história que no
futuro me absolverá né Vamos falar de mim no futuro quero ver você entra a história é não é só um objeto de estudo é um sujeito ela tem o sentido em si é bom tem uma frase que ele diz ainda no futuro passado na página 144 a gente vai ler que ele vai dizer a concepção para de moderno de histórias história singular ou coletiva a progressiva fala mais sobre a modernidade do que sobre os eventos e acontecimentos históricos né porque ela é uma predição de futuro ela não é história ele vai dizer muito estranho que
durante o século 19 o Aparecido final do século 18 e durante o século 19 um Historiador que era especialista no passado vira o adivinho do Futuro né virou Profeta e para onde nós vamos como se houvesse um sentido escondido a ser revelado né bom E aí na página dessa vez você sempre vai ser porque a gente tem esse novo conceito de história a projeção do século 18 a gente tem uma nova realidade a gente tem um mundo globalizado tem o imperialismo o capitalismo né se expandindo aí a Então se necessita a sociedade necessita de um
novo conceito história e esse novo conceito história articula Essa sociedade organiza né [Música] justifica Inclusive a dominação é bom E aí no é um conceito ele vai dizer é um conceito sofisticado né é bom enquento muito ela quinta discussão metodológica Que ele vai colocar é como mensurar had a Bruninha né a diacronia Como trabalhar com essa mudança do conceito eu gosto muito há três tipos de fonte e as três tipos de fonte tem três temporalidades nelas né primeiro tipo de fonte são as fontes cotidianas jornais revistas manifestos panfletos é uma leitura única né uma fonte
primária né produzida naquele momento para aquele momento é uma leitura cotidiana cotidiana né você ele vai ser uma única leitura o jornal do dia vai tá enrolando o peixe no outro dia né gente vai então você tem que ter Claro a temporalidade a livre rápida né uma acontecimental é uma fonte cotidiana muito importante para a história dos conceitos a segunda fonte muito importante essa que ele vai chamar de site né você já tempo Aquela fonte que dá o seu tempo na da índice daquela daquele tempo que aquela sociedade vive vive dicionários enciclopédias né você percebendo
a mudança por exemplo de um dicionário é muito fácil vocês pegarem isso nos nossos funcionar e você pega os dicionários do início do século 20 até agora início do Século 21 se você perceber a mudança né do sentido das palavras você vai percebendo uma duração mais longa né uma adoração Não é estrutural ainda né se fosse o tempo do brother seria conjunto não né como em 100 anos você tem essa mudança de determinado falar da inclusão de palavras novas que a inclusão de conceito a mudança do conteúdo desse conceito pega lá cidadania o que que
é que que vai estar no dicionário em 1920 sobre cidadania e o que que tem hoje sobre cidadania em 2022 Quem que tá quem que tá escrevendo quem está publicando Esse dicionário tão dicionários enciclopédias são essenciais para gente ter essa noção de uma temporalidade mais longa e mais ainda numa temporalidade mais e ainda ela vai dar o terceiro tipo de fonte para os cascos né mas regras é Aristóteles Cícero Maquiavel como aquele momento usa Os Clássicos nessa situação sempre obras abertas como aquele aquela sociedade le interpreta né usa os conceitos clássicos como Loki por exemplo
né o loc coitado sofrer é um conceito Cidadania de Loki ele é retomado de forma as fragmentadas né é indiferente neoliberais né fazem uso e abuso de Loki classificam ele de todas as formas possíveis né de liberar o a comunista dependendo da qualidade da reflexão teórica é então os textos clássicos assim a gente vai poder perceber as estruturas repetitivas mas também as especificidades o quê é que fica né É você vai poder analisar a iniciação a declaração de fala naquele momento acontecimento e repetível mas também análise do enunciado do assunto e suas mudanças mais lentas
né e ele ainda vai usar na página 12 com a ideia de como lidar com o novo com conceitos velhos né os conceitos vocês gostam também né os conceitos esgoto ele vai dar o exemplo clássico e como os marxistas apanharam do fascismo né eles não entendiam o que quero fascismo lembro senti-lo grande né e o grande é o primeiro entre o os convites ali do Partido Comunista italiano consegue compreender o que tá rolando né porque os os outros partidos comunistas não entenderam bem o que que a novidade do fascismo e do nazismo né o quê
Como assim né a gente vê o do Benjamin né no texto do Benji - sobre o conceito história lá de umas quarenta como ele está em estado de choque pela construção do pacto de não-agressão né o ribbentrop-molotov entre a União Soviética e Alemanha né que não foi uns e pegou todos os partidos comunistas é no contrapé o olho que tava pensando isso é grande tem elaborando isso tentando compreender politicamente né como combater o fascismo é tanto que eles vão de ler sempre assim ou ele vai estar interpretação que o Marxismo fez de que alguns fascismo
seria né o avançar do capitalismo né ele entrega uma coisa muito mais completa e complexa do que isso assim porque se estuda os conceitos porque os conceitos organizam a vida dão a compreender a vida daquela daquelas experiências daquela daquelas pessoas Então é para compreender a vida que a gente estuda os conceitos né E claro eu já falei as diferentes temporalidades como têm durações que ultrapassam a vida dos indivíduos né a gente tem que ter claro que a história a história disciplina história Store a biografia né ela problematize essas diferentes durações e esse é o nosso
instrumental né ver o macro eo micro ver o que muda o que fica as diferentes durações né Outra coisa importante considere que nos ensina que a gente vai ler no futuro passado né É É que a história a escrita da história disciplina histórica não é o Real mas é o que pode ser dito sobre ele era essa é boa né é e para e dizemos essa pequena dentro da Raid não que podemos dizer sobre aquele real que não existe mais é a partir da nossa posição no presente né é um pressuposto a história sempre coreografia
né Sempre fotografia misturador no presente com suas metodologias com Sua documentação com as suas fontes O que pode ser dito sobre aquele real né não é todo real não do prometer isso a localizar né cosec também está conosco nessa nessa postura e assim eu gosto muito do que ele disse tá na 187 do futuro passado né é ele vai dizer que é o nosso presente as nossas reflexões teóricas presenças nas metodologias que vão perguntar o as fontes fontes não dizem que nós vamos perguntar a ela já discutimos muito isso nos outros autores Mas elas proíbem
dizer determinadas coisas né as fontes O Cruzeiro que vai dizer elas tem poder de veto né poder de veto elas dizem o que elas nos proíbem de dizer determinado As coisas elas limitam o nosso ela vomita o que pode ser dito bom esse então é o nosso vídeo de introdução ao coselli que a partir dessa pequena palestra próximo vídeo nós vamos discutir o futuro passado principalmente Capítulo 2 e Capítulo 14 vou falar por cima dos outros capítulos né mas essa é a próxima aula que eu vou postar a semana que vem tá bom Um abraço
até breve amanhã para o pessoal aqui da Unicentro tem aula presencial em
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