A transfiguração - Jonas Madureira

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Igreja Batista da Palavra
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cerca de oito dias depois de dizer essas palavras jesus tomou consigo pedro joão e tiago e subiu ao monte para orar enquanto orava a aparência do seu rosto mudou em sua roupa tornou-se branca resplandecente e dois homens falavam com ele a saber moisés e elias eles apareceram em glória e falavam da partida dele que estava para acontecer em jerusalém pedro que estavam com ele haviam sido vencidos pelo sono despertando porém viram a sua glória e os dois homens que estavam com ele e quando este se afastavam dele pedro disse a jesus mestre é bom estarmos
aqui somos três tendas uma parati uma camisa 10 e outra para elias mas sem saber o que dizia enquanto ele ainda estava falando vem uma nuvem que os encobriu e ao entrarem na nuvem ficaram com muito medo e da nuvem sair uma voz que dizia este é o meu filho o meu eleito a ele houve depois que se ouviu a voz jesus ficou sozinho e ele se calaram e durante aqueles dias não contar a ninguém nada do que viram usar mais uma vez o senhor deus obrigado por tua palavra obrigado porque a tua palavra venha
nós e nos encontra nos enche o coração de alegria obrigado porque a tua palavra e uma vez foi lida agora pela pregação da tua palavra poderá encontrar em nossos corações em terreno a ser semeada encontra em nosso coração uma terra preparada para receber a palavra de hoje então sairemos daqui felizes asseguramos amém esse é um daqueles textos da vida de jesus que guarda em si uma das imagens mais misteriosas é o dia em que jesus revestido de uma manifestação gloriosa e ladeado por moisés e elias é contemplado pelos seus discípulos uma visão extraordinária que faz
com que todos não é que leiam essa passagem no mínimo tenho a esperança que falta tanto os homens nesse mundo de que a morte não dá a última palavra de que a morte não significa o fim de todas as coisas e se existe uma mensagem logo de cara presente na glorificado na mesma visão gloriosa de jesus ladeado por elias e moisés é de que em cristo jesus à morte encontrou o seu fim isso ganha ainda mais força quando tentamos entender essa visão maravilhosa da manifestação gloriosa de jesus ladeado por moisés e elias quando prestamos atenção
exatamente no contexto em qual situação da vida de jesus essa experiência gloriosa acontece o versículo 28 parece nos indicar isso quando começa dizendo cerca de oito dias depois de dizer essas palavras depois de dizer essas palavras quais palavras as que estão obviamente ditas anteriormente o que é dito anteriormente veja você que a partir do versículo 18 jesus estava orando com seus discípulos e então depois desse momento de oração que jesus faz pergunta aos seus discípulos quem a multidão diz diz que as multidões dizem que eu sou e então eles me responderam os dizem que és
joão batista outros elias e ainda outros um dos antigos profetas que reviveu o contexto dessa passagem nos revelam jesus preocupado obviamente não apenas com o que as multidões pensam acerca dele porque ele sabe que as multidões o confundem com elias uma espécie de joão batista como uma espécie de profeta mas o que incomoda jesus é exatamente a percepção dos seus discípulos e é interessante que depois de responderem na a jesus a pergunta que jesus lhes faz jesus faz uma nova pergunta e ele disse vocês que vocês dizem que eu sou pedro naquela mesma hora num
site poderosíssimo iluminado pelo espírito santo pouco comum na vida de pedro ele diz tu és cristo e então jesus não é naquele contexto diz a pedro advertindo a todos os que estão ali ordenando os que não contassem a ninguém aquilo que pedro havia dito e aí logo em seguida jesus diz é necessário que o filho do homem sofra muitas coisas seja rejeitado pelas autoridades pelos principais sacerdotes e pelos escribas seja morto e ressuscitado tiao terceiro dia então logo em seguida o discurso de jesus é mostrar que aquilo para o qual ele veio não é algo
que lhe trará uma situação de glória mas uma situação de humilhação jesus diz expressamente nas passagens principais de marcos e matheus matheus principalmente que é necessário que o filho do homem só para todas essas coisas vai jerusalém e só para todas essas coisas é interessante não está no contexto de lucas mas está no contexto de mateus quando ao dizer que era necessário que o filho do homem fosse a jerusalém sabendo que para jerusalém significava um martírio significava o sofrimento na mesma hora pedro de semana é bom que vás para jerusalém jesus repreende dizendo arreda te
daqui satanás do que não cogita das coisas de deus e sim das dos homens então jesus em seguida diz exatamente o que a gente descobre aqui e que está também presente na rádio por lucas se alguém quiser vir após mim negue-se a si mesmo tome cada dia sua cruz e siga-me pois quem quiser preservar sua vida este a perder a mas quem perder a vida por amor de mim este a preservar a jesus está dando os seus discípulos o tom do seu ministério agora em jerusalém há uma mudança de fase no ministério de jesus agora
é uma nova uma nova etapa do ministério de jesus é preciso entender que o momento da transfiguração ocupa na narrativa principal principalmente de lucas um lugar fundamental de virada no ministério de jesus uma virada radical no ministério de jesus é uma nova etapa do ministério de jesus agora jesus está caminhando para jerusalém e o foco da idade jerusalém é o foco da conclusão de toda a sua obra chegou a hora do filho do homem ser envergonhado chegou a hora do filho do homem ser humilhado chegou a hora do filho do homem ser crucificado chegou a
hora do filho do homem levar a culpa de nosso pecado sobre ele mesmo chegou o momento de ir a jerusalém imagine você que jesus está ciente do que significa ir a jerusalém e não parece que os discípulos tem tanta ciência sendo que significa isso para jesus mas jesus sabe muito bem o que isso significa e quando pedro diz não é bom que vai a jerusalém jesus entende aquilo como uma tentação de satanás como vimos na semana passada satanás desde o início do ministério de jesus isso vai perdurar até o fim do ministério de jesus estará
tentando filho de deus era tentador não ir para jerusalém mas é exatamente ir pra jerusalém que jesus precisava ele precisava cumprir o caminho do pai e não parece que jesus faz isso sem oração nós passamos aqui a primeira série de mensagens de sermões aqui dessa igreja foi uma série de mensagens que a gente fez sobre orações no evangelho de lucas às orações jesus no evangelho de lucas várias orações ficaram de fora uma das orações que ficaram de fora daquela série de sermões é exatamente esta oração e daquela série a gente havia ensinado a igreja de
que cada momento importante decisivo do ministério de jesus cada momento em que ele precisava tomar uma decisão ele fazia isso em oração e não é diferente agora nesse momento esse é um momento curioso do ministério de jesus é o momento em que jesus ele a partir de tudo aquele que ele disse a partir de tudo o que foi dito ele toma consigo alguns discípulos quais são eles pedro joão e tiago e para onde ele vai há um monte a fim de melhorar isso a gente sabe não é algo extraordinário não é algo digno de nota
o fato de que jesus subiu ao monte por ali só dumont o tempo todo pra ele está olhando quando ele é batizado o espírito de deus desce com uma bomba em deus confessa lhe á a afiliação de jesus publicamente ele estava orando quando ele numa noite inteira hora e depois dessa noite vai escolher os 12 discípulos então agora ele depois desse movimento de dizer e revelar aquilo que até então não tinha revelado seus discípulos ele então percebe que ele não pode ir pra jerusalém antes horário então ele leva os seus discípulos consigo parar jesus sempre
está orando com o companhia jesus sempre está levando consigo pessoas para seus discípulos piorar a momento e sim que jesus ele sai das multidões sai do contexto discípulos e vai sozinho orar mas na maior parte das vezes jesus está orando comunitariamente jesus está chamando seus discípulos para junto com ele ele faz isso até o último dia ele faz isso sob a monte das oliveiras sabendo que agora está por perto muito perto a hora em que ele vai ser ferido e vai sangrar e vai doer e o filho de deus o criador do universo vai sofrer
então ele convida com ele discípulos esses discípulos sempre estão com ele é interessante quando a gente olha o versículo 28 e ver que eles chamam os discípulos para ir com ele no monte mor a você acha que mais acontece com os discípulos quando eles sobem ao monte para orar com jesus olha eu garanto a você que eles não têm relações dos céus eles não vêem coisas extraordinárias eles tiram uma boa de uma soneca quer ver o discípulo de jesus tirar uma soneca é quando ele vai com jesus do monte enquanto jesus horário não tem coisa
mais um contexto mais tentador para o discípulo do que um monte da oração de jesus é ali que ele escolhe a melhor hora do dia para dormir mas é interessante quando lucas antes de mencionar a sonolência dos discípulos enquanto jesus hora lucas faz questão de usar uma mesma linguagem que foi usada já por ele no início do ministério de jesus o que inaugura o ministério de jesus gente batismo o batismo inaugura o ministério de jesus e se você lembra muito bem do texto que nós estudamos aqui há poucas semanas atrás quando falávamos sobre o batismo
de jesus não podemos esquecer que ele é batizado e enquanto estava olhando algo extraordinário acontece o que acontece desce dos céus o espírito de deus na forma de uma bomba e em seguida escuta se a voz de deus que diz este é o meu filho amado que me dá alegria é assim que começa o ministério de jesus mas parece que quando pedro faz a declaração tu és o cristo parece que ali se encerra um primeiro momento do ministério de jesus e agora vai começar um outro ministério de jesus uma outra parte um outro movimento do
ministério de jesus e parece que a cadência do ministério de jesus é demonstrada por lucas e já exatamente nesse momento de oração jesus chama os seus discípulos ele está com seus discípulos por perto e enquanto ele ora acontece algo extraordinário que acontece no versículo 29 encontrava a aparência do seu rosto mudou a sua roupa se tornou branca e resplandecente e dois homens falavam com ele a saber moisés e elias então enquanto orava acontecer algo extraordinário enquanto orava depois do batismo algo extraordinário acontece o espírito santo desce para testemunhar o discurso de deus sobre jesus enquanto
jesus estava orando agora álbum também extraordinário acontece se eu dissesse pra você que se algo extraordinário acontece num contexto em que jesus está vivendo sob todo peso da responsabilidade que ora ele acabou de dizer aos seus discípulos é necessário perder para ganhar é necessário entregar a vida é necessário morrer é necessário ser envergonhado é necessário ser humilhado é necessário passar por toda humilhação os irmãos não pode cansar de pensar nisso na vida as pessoas acham que é uma questão química a salvação se fosse química bloco do bebê nasce jesus nasceu já passava na vara nele
prontos resolve ali o sangue vert acabou sabe qual é o grande mistério da cruz não é tanto sangue seu sofrimento por que sofrer porque jesus não só sangra mas é humilhado porque é necessário que ele seja humilhado porque ele tem que passar toda aquela via crucis jesus sabe que ele vai passar por toda essa humilhação e todas as vezes que jesus vai passar por uma situação em que ele será obviamente tentado onde ele será tentado a fraqueja a titubear a esquecer a sua missão nós vemos que jesus antes de enfrentar estes momentos ele está chorando
ele está chorando e depois ele é tentado no deserto ele está olhando então a no jardim ele ele faz a pergunta a derradeira se se preciso for afasta de mim esse cálice seja feita com toda a tua vontade não a minha que direi opôs acerca dessa hora livre não senhor foi para isso que eu vim glorifica teu filho essas são as frases essas são as orações de jesus no momento em que ele ora sabendo que ele vai enfrentar a maior de todas as humilhações mas diferente do batismo essa nova etapa de jesus conta com o
testemunho diferente do batismo o testemunho é arquitetado de uma maneira diferente não é mais o espírito santo representado numa bomba testemunhando discurso de deus a jesus agora temos jesus ladeado por moisés e elias quem é moisés e elias se você não sabe quem é moisés e elias o próprio lucas nos informa quem é moisés e elias lucas capítulo 16 versículo 16 deixa o cd dia marcado aí a gente vai pra lucas 16 e depois a gente volta lucas 16 16 diz o seguinte a lei e os profetas vigoraram até joão a partir de então o
evangelho do reino de deus é anunciado a lei e os profetas que está ladeado quem está ao lado de jesus é aquele que representa lei é aquele que representa os profetas de um lado ele tem moisés que representa a lei de deus que testemunha a obra de jesus que está dizendo que a obra de jesus é obra de deus que está jogando a favor de jesus que está apontando para jesus a lei aponta para jesus quando a lei não aponta para jesus ela vira legalismo mas quando a lei aponta pra jesus ela se torna a
expressão da graça e do favor de deus moisés está ali como representante da lei de deus apontando para jesus e do outro lado um representante dos profetas aquele que o povo acha que jesus é aquele que o povo confunde ser jesus é exatamente aquele que com todos os outros profetas incluindo joão batista está representando exatamente o para quem toda obra profética estava direcionada todos os profetas estavam apontando pra jesus outrora deus falou por meio da lei por meio dos profetas mas agora os a lei o profeta está mostrando pra gente a lei e os profetas
está mostrando pra gente que deus está falando conosco através de jesus cristo então nós não temos ali uma conversa entre iguais não são três deuses que estão ali reunidos como se fosse um panteão diego em que três deuses estão ali deliberando sobre as possibilidades do futuro do homem jogando a sorte como diz o paganismo para resolver as questões humanas não são três deuses resolvendo as questões dos homens quem está ali é o filho de deus e tudo aquilo que deus orquestrou a testemunhar o filho de deus a lei e os profetas moisés e elias estão
ali para testemunhar que a obra de jesus é a obra do messias mas quem está dormindo não entende isso quem pega no sono não consegue captar isso quem pega no sono não sabe que dois homens falavam com ele quem pega no sono perde o fio da meada quem está dormindo quando deveria estar acordado não percebe o mundo acontecendo enquanto está dormindo versículo 32 diz o seguinte pedro e os que estavam com ele haviam sido vencidos pelo sono como na última tentação em que jesus disse aos seus discípulos ordem para que vocês não cair em tentação
e depois de orar e lutar naquele momento difícil da sua entrega jesus levanta daquele lugar enquanto seus discípulos domingo há uma semelhança incrível entre as duas passagens mas também é uma de semelhança incrível entre elas o sujeito dorme quando jesus está sofrendo agonizando e surge também dorme quando jesus está na sua visão mais gloriosa ou seja os dis estão dormindo em qualquer hora dormindo com jesus sofrendo todo o mundo com jesus e anunciando em glória estão em glória o tempo todo a sensação que se tem é de que os discípulos não estão entendendo o que
está acontecendo é como se estivessem dentro de um sonho pedro que estavam com ele haviam sido vencidos pelo sono despertando porém eles observam a sua glória e os dois homens que estavam com ele e quando estes se afastaram dele pedro diz algo a jesus a gente fica com com as pernas tremendo né pedro vai dizer algo jesus e realmente meus irmãos pedro mais uma vez não é segue a rotina tradição ele é bem tradicional pedro e os que estavam com ele haviam sido vencidos pelo sono despertando porém viram sua glória e dois homens que estavam
com ele e quando estes se afastavam dele pedro disse a jesus mestre é bom estarmos aqui passamos três tendas uma parati e uma para moisés e outra para elias a criatividade do ser humano é uma coisa absolutamente inacreditável fantástica não é a gente quer sempre encontrar um meio de usar a glória de deus alguma intenção pessoal e particular e pedro não é diferente pedro está olhando aquela situação já está vendo a grande oportunidade que ele pode alcançar com tudo aquilo só que pedro ele e lhe dá uma tão fora a gente não fora eu fico
imaginando a situação jesus olhando aquela cara né vendo que eu respondo agora precisa sujeito e enquanto jesus diz o que o conto pra esse sujeito alguém interfere graças a deus o próprio deus tem que pôr um fim no besteirol de pedro alguém tem que fazer pedro parar de falar o que ele está falando e não é jesus jesus só escuta asneira do pedro que o trata como se fosse a lei como se fosse a profecia jesus não é nem moisés jesus manelli jesus está acima de moisés jesus está a cima de elias pra que fazer
uma tenda para elias e para moisés se você vive com jesus se ele é o filho de deus se ele é o criador dos céus e da terra pedro equipe para jesus a lei e os profetas e revela lhe toda a preocupação de jesus desde o momento em que ele diz o que povo diz que eu sou a uns dizem que tu és um dos profetas e vocês e de quem dizeis que eu sou jesus só pode acreditar que jesus falou que é o cristo por causa do espírito santo mesmo porque logo em seguida o
que fica claro é que para pedro jesus é como um dos profetas jesus é como moisés jesus é como elias e ainda não entendeu que jesus é o filho de deus ela nem não entendeu que ele está diante do criador do céu e da terra ainda não se deu conta de quem é jesus é interessante como lucas faz questão numa marca de subjetividade incrível do texto deixar isso bem claro lucas não deixa pedro sair né com uma espécie de de de subsídio que possa dizer ah mas será que pedro ken alguma besteira veja só o
que lucas diz mas sem saber o que dizia pedro fala sem saber pedro fala sem pensar enquanto ele ainda estava falando ver uma nuvem que os encobriu e ao entrarem na nuvem ficaram com muito medo fica embaixo do pedro melo que foi o que eu falei e agora acho que eu falei alguma besteira mas é uma besteira tão grande gente mas vamos ter a tão cabulosa tão cabulosa que precisa acontecer aquilo que aconteceu no início do ministério de jesus a voz de deus entrar no tempo e no espaço a voz de deus cruzar o tempo
e se fazer ouvida por todos os que estão ali presentes então no meio daquela nuvem os discípulos apavorados eu fico imaginando pedro fica quieto porque se tem que abrir essa boca então da nuvem sai uma voz que diz este é o meu filho o meu eleito só que dessa vez é diferente do batismo dessa vez deus não se dirija jesus não a jesus que está sendo tentado e será tentado a não acreditar que ele é o filho de deus dessa vez deus se dirige aos próprios discípulos deus se dirige ao próprio pedro é deus dirigindo
se a pedro dizendo este é o meu filho o meu eleito aí eu vi deus está dizendo a pedro acredita no filho de deus escuta jesus creia em jesus meus irmãos essa é a última cartada um ateu é deus o próprio deus dizendo a pedro 66 do que ele está dizendo creche jesus meus irmãos a imagem que vem a seguir a imagem com a qual eu gostaria que nós encerraremos o nosso culto hoje depois que se ouviu aquela voz jesus ficou sozinho quem está do lado de jesus meu irmão qual é a tenda que você
está querendo construir ao lado de jesus abrigar não apenas jesus mas para abrigar aqueles outros elementos que você constitui como sendo tão importante na sua vida em oração é pra que você saia hoje daqui acreditando que é só jesus é só ele de que você já não precisa de mais nenhuma mediação de que você não precisa de mais nenhum aparato de que você precisa no final de tudo enxergar somente jesus será que hoje você só enxerga jesus será que hoje diante da voz de deus diante da palavra de jesus a única coisa que fica em
pé é jesus cristo diante de você se jesus está diante de você se você consegue ver jesus e somente jesus então você ouviu a voz de deus porque ninguém absolutamente ninguém é capaz de crer em jesus se não for pelo espírito santo de deus é a palavra de deus que como um farol nos ilumina aquilo que não podemos e não conseguimos ver por nós mesmos jesus e somente jesus enquanto você estiver aqui acreditando que você pode ser redimido por qualquer outra coisa além de jesus você ainda não foi capaz de ouvir a voz poderosa de
deus a voz poderosa de deus vai fazer quebrar no seu coração toda crença de que você precisa de jesus e mais alguma coisa jesus e mais alguma coisa não pode ser só jesus tem que ser jesus e tem mais alguma coisa a voz de deus tem que fazer disse pa tudo e sobrará apenas jesus não é esse o legado da reforma quando os reformadores nos disseram solos christus o que estava em sua mente não era outra coisa senão a mais importante de todas as crenças adquiriram a salvação se não em cristo jesus e somente nele
somente jesus a salvação a singularidade da nossa felicidade a singularidade da nossa salvação está em cristo jesus se hoje você sair daqui enxergar qualquer outra coisa que te faça feliz e não enxergar apenas jesus com uma única coisa capaz de fazer feliz você ainda não ouviu a palavra de deus vocês ouvir a palavra de deus se você sair hoje daqui sabendo que só existe uma única coisa que vai fazer você encontrar razão pela qual se mantém feliz jesus e unicamente jesus o que mantém até hoje suas habilidades eu oro a deus pra que você escute
a palavra de deus e você descubra que as suas habilidades não são suficientes é preciso confiar exclusivamente jesus a bíblia diz que depois que se ouviu a voz jesus ficou sozinho e ele se calaram durante aqueles dias não contar a ninguém nada do que viram eu acho que eles passaram por um tempo de quebrantamento temor quando a gente vê no início do evangelho de lucas né segundo o movimento de oração de jesus quando jesus foi batizado faz milagres depois da tentação ele diz lapa aquele que ele curou o seguinte não conta nada pra ninguém que
aconteceu dali a pouco ele abre a porta à multidão lá é claro que o cara não seguir orientação de jesus então a gente tem que correr para um lugar e ficar sozinho e orar o interessante é que durante aqueles dias eles não contaram nada a ninguém eu fico me perguntando o que passou na cabeça dos discípulos o que passou na cabeça dos discípulos quando escutaram a voz que dizia este é o meu filho meu eleito a ele ouvia eu acho que a gente precisa desse silêncio hoje eu acho que a gente precisa sair daqui hoje
em silêncio e se perguntando senhor será que tu és a única coisa que me importa e se eu perder tudo e se no final de tudo eu não ganhar nada e se no final de tudo eu tiver que perder esse o meu trajecto foi um trajeto contrário daquele que eu imaginava para mim e se eu perder tudo será a despeito de tudo que se ausenta você ter a confiança de que cristo lhe basta de que somente cristo é suficiente
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