Desobediência (Jonas 1) - Jonas Madureira

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Palavra da Vida Centro-Oeste
Série "Jonas, o fracasso de um herói bem sucedido" INSCREVA-SE EM NOSSO CANAL: http://bit.ly/PVCALD...
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passamos a leitura do capítulo de número 1 dos versículos 11 a 17 diz assim a palavra de deus a palavra do senhor veio a jonas filho de amitai vai agora a grande cidade nínive e prega contra ela porque a sua maldade subiu até mim jonas porém fugiu da presença do senhor na direção de taxas descendo para john pi achou um navio que ia para táxis pagou a passagem embarcou nele a fim de para taxas fugindo da presença do senhor mas o senhor enviou o vento forte sobre o maxixe e caiu uma tempestade violenta de modo
que o navio estava a ponto de decidir esperar então os marinheiros tiveram tanto medo que cada um clamor ao seu deus e atiraram a carga do navio no mar para deixá lo mais leve mas jonas havia descido ao porão do navio e tendo se deitado dormia profundamente o capitão dirigiu-se a ele disse que faz isto dormindo levanta-te clama teu deus talvez assim ele se lembra de nós para que não corramos cada um deles é o seu companheiro 20 lancemos sortes para sabermos quem é o culpado por essa tragédia que não sobreveio então lançaram sortes ea
sorte caiu sobre jonas então disseram declara nos agora por culpa de quem nos sobre vez a essa tragédia preocupação é a tua onde vens como é a tua terra que porto és e ele respondeu eu sou hebreu adorador do senhor o deus do céu que fez o mar ea terra seca então os homens ficaram com muito medo disseram que é isto que fizeste os homens sabiam que ele fugia da presença do senhor eles havia contado ainda lhe perguntaram o que faremos para que o mar se acalme pois o mar ia se tornando cada vez mais
tempestuoso ele respondeu peguei me lançar ao mar e ele se acatará pois sei que esta grande tempestade voz sobreveio por minha causa entretanto os homens se esforçavam com os remos para voltar à terra mas não conseguiu porque o mar ficava cada vez mais violento por isso clamaram ao senhor disseram nós jogamos o senhor que não morramos por causa da vida deste homem e que não nos culpem pelo sangue inocente porque tu fizeste o que te agrada pó senhor então pegaram jonas que o lançaram ao mar o mar cessou a sua fúria dos homens temeram o
senhor com grande temor então o feirão sacrifícios oferecer um sacrifício dos senhores fizeram votos então o senhor preparou um grande peixe para quem engolisse jonas e ele ficou três dias e três noites no ventre do peixe teremos mais uma vez o senhor deus fale conosco através de tua palavra sejamos transformados por ela ilumina o nosso coração e transforma-os para que as nossas fugas sejam elas geográficas sejam elas do coração elas não sejam mais fortes do que o teu amor ea tua misericórdia assim nós oramos agradecidos em nome de cristo jesus o filho amém não sei
se é verdade dizem que é uma lenda mas camões grande literatura e da língua portuguesa enfrentou uma grande tempestade no navio ele estava com sua esposa dinamene não só com ela estava continuamente sua esposa e estava com os manuscritos produzidos no meio da tempestade o barco não aguentou afundou e ele teve que tomar uma grande decisão entre salvar dinamene e salvar os lusíadas eu vou tomar minha água até você descobriu que ele salvou naturalmente você deve estar se perguntando como assim ele escolheu salvar um monte de papel e não a sua esposa isso deixa todas
as mulheres aqui eu acredito principalmente as casadas apavorados do que os seus maridos são capazes de fazer em nome de algo tão grandioso que alguns dias talvez aqui algumas mulheres até nesse contexto não é estudiosos da língua portuguesa e da literatura e disse-nos dias ficam desesperadas porque os alunos não aprendem não se interessam produzidas nessas horas é assim puxa vida como não podem enxergar o sacrifício deste homem que deu a sua própria mulher tá que este livro chegasse até nós muitas coisas podem muitas narrativas poderiam ser oferecidas aqui tanto pra justificar talões como pra punir
o culpado responsabilizá lo pelo que ele fez não vou entrar no mérito dessa questão minha pergunta é o que vale tudo na vida se reduz valores você faz planos para o futuro com base em valores e você tem esse critério você tem critérios pelos quais você escolhe conviver com algumas pessoas que não convivem com outras essas pessoas pra mim tem valor aquelas ali se eu tivesse que escolher eu não escolheria eu escolheria estas e por isso a gente faz uma cara uma festa de casamento com essas pessoas fica arrependido porque às vezes podia ter colocado
mais gente e gente que eu não poderia ter salvo e sente que está nesse caso decidisse não podia ter enfim não importa importa se sua escolha foi errada se você escolher as pessoas certas escolhas pessoas que não deveriam as pessoas que deveriam pouco importa o que importa quando você escolheu quando você toma uma decisão você estava baseado em um critério de valores a vida não tem decisões a vida é decisão o tempo todo se existe uma coisa que é inevitável é a decisão não decidir é uma decisão olha que coisa curiosa a deus meu deus
eu tenho que escolher não vou escolher o 28 pontos e acabou de escolher se acabou de tomar uma decisão deus não te dão uma segunda opção é decidir ou decidir o problema é que para decidir a gente trabalha sempre com critérios e esses critérios que a gente usa para fazer as grandes escolhas da nossa vida eles eles são tão importantes e eu queria que a gente pensasse isso com muita clareza hoje porque eles não surgem da hora de uma de uma hora pra outra esses critérios que fazem você dizer assim tal coisa mais valiosa do
que tal coisa vale a pena morrer por isso mas não vale a pena morrer por aquilo todos esses critérios eles não são forjados da noite pro dia eles são forjados desde a sua infância você vai sendo construído com esses valores com essa tábua de valores e esses valores vão sendo a sua segunda pele vão dizendo não só sobre o padrão da sua escolha mas muito sobre quem é você de onde você veio quais são as coisas que realmente importam na sua vida quais são as coisas que realmente valem pena tudo isso vai desviando muita coisa
sobre quem nós somos vai desvelando muita coisa sobre nossa história por isso a gente não está falando aqui de uma digamos assim de situações como por exemplo a hoje eu quero comprar uma tábua de valores que me ajude a resolver isso no supermercado comprou tábua de valores em fio na minha cabeça como se fosse uma espécie de chip ou qualquer outra coisa que possa como um aplicativo baixar todos aqueles valores tá certo e me reorganizar reconfigurar para as novas realidades estão diante de mim não desfazer uma tábua de valores é tão difícil e tão demorado
quanto construir uma tábua de valores educar leva tanto tempo quanto deseducar construir um sistema de vida que você consiga organizar de forma consistente a sua caminhada leva tempo desconstruir isso gera também tempo era noite podia falar sobre bebês e hambúrgueres né daqui a pouco alguns aqui vão estar com muita vontade mesmo de comer um hambúrguer mas antes que essa vontade chega quando nós citamos o exemplo é de alguém faminto e que é apaixonado fissurado fanático por hambúrgueres ele está num bosque não tem ninguém do lado de ninguém está vendo quem está chegando só tá ele
montade louca de comer hambúrguer ele olha processo quase que pedindo um bug que ele vem dos céus e vêem um bebê e ao lado de hambúrgueres só que não vai conseguir segurar os 12 ele vai ter que escolher entre um outro muita coisa a dizer sobre essa pessoa quando ela tomar a decisão que ela vai tomar seja salvar o bebê seja comer um hambúrguer as duas vão dizer muita coisa e essas duas decisões elas não acabam por aí elas abrem muitas outras decisões implicações que a gente nem para imaginar por exemplo imagine que alguém de
repente queira comer muito hambúrguer mas puxa vida aprendi a minha vida inteira que a vida de uma pessoa vale mais do que os meus desejos tá bom ae salvar o bebê que a vontade louca de comer um hambúrguer isso leva a gente é um outro problema que é o problema central da nossa série de exposições aqui que não é o problema da tábua de valores que foi construída e que diz pra gente o que é a melhor decisão a ser tomada não vamos dirigir aqui para dizer pra você um monte de regras já está formado
já tem se eu fosse até a formatação só tentava de valores que sou eu para dizer pra você mude sua tábua de valores eu tô aqui pra te perguntar uma coisa porque você não é feliz com ela porque você faz essas regras a cumprir todas elas seguem exatamente a sua tábua de valores cumprir mas não feliz não tem contentamento a série toda sobre isso sobre o contentamento por que obedecer a deus não implica você ser contente porque as pessoas que acreditam que se ele obedecer a deus você feliz ela se frustram porque elas obedecem e
de repente descobrem que elas não têm contentamento só que elas não podem dizer que elas não têm contentamento porque existe uma coisa que só o tempo né faz a gente de alguma forma ter essa experiência quando a gente é muito jovem a gente tem dificuldade de fazer essas coisas é certo a gente simplesmente falam que dá na telha vai evoluindo ou de volume ea gente vai deixando de ser mais corajoso para lutar pra ser mais cínico o cinismo é a característica mais importante dessa maturação eu não sei se há coisa que nos abençoa eu acredito
que ela mais nos traz malefícios do que benefícios mas é o cinismo que faz a gente não tá tudo bem não tá tudo ótimo não obedecesse fico primeiras regras ou felicity sou feliz com jesus meu senhor tá lá cantando na igreja todo o domingo mas aqui há um vazio enorme a gente não pode falar de vazio na igreja como eu crente eu sou um cristão como eu posso falar que está faltando alguma coisa jesus 30 toda minha então a gente no meio desse discurso a gente está calando todas as experiências reais de cristãos cristãos cristãos
convertidos regenerados povo de deus mas com hombo enorme dentro do peito uma falta de contentamento e uma culpa que acompanha justamente essa falta de contentamento que é a seguinte se obedecer a deus era natural que eu me tornasse feliz é natural que se eu fizesse o que deus mandou fazer eu ficaria feliz se tivesse contentamento mas de repente você está cumprindo e não tem contentamento então você numa crise desse mesmo brutal resolve zenaro ninguém vai descobrir o meu descontentamento só que esse descontentamento tem cheiro esse descontentamento tem efeitos e eles não resgatá lo na sua
fala eles não resvalou no seu discurso eles revelam os seus atos eles revelam as suas escolhas eles revelam nas suas decisões por isso tratado contentamento é tratar daquilo que não é dito daquilo que aparece 50 presidente do nosso discurso sem estar presente na nossa fala mas está presente nas nossas escolhas nas nossas decisões no que a gente paz no que a gente escolhe um como a gente lida com a all o descontentamento ou seja salvei o bebê abrir mão da agulha mas não queria comer um hambúrguer estou feliz estou satisfeito como lidou com isso como
lidou com o fato de que sim sou herói xiv sucesso alcancei o que precisava ser alcançado realizei o que precisava ser realizado o plano foi realizado salvei o bebê mas me sinto um fracassado porque não sou feliz acreditava que seria feliz mas não sou ainda quero aquilo que digo que não quero aquilo que falo a toda toda a minha força todo não quero é aquilo que eu mais quero é como se fosse uma culpa como se fosse uma farpa dentro de mim é você que me dirigiu nesta manhã até o fim dessa exposição e pra
gente pensar sobre essas coisas que a gente escolheu o livro de jonas porque ele é a expressão desse fracasso de um herói bem sucedido de alguém que faz o que deus pede faz o que deus ordena obedece a deus tenho um vazio no peito dirijo a você que não desejado mas todas as coisas que precisam ser feitas sempre envolvido não consegue ir para uma igreja sem se envolver e se envolve ministerialmente trabalha não consegue ficar sem fazer alguma coisa tem que tá sempre envolvida na igreja ou frequenta a igreja e pensa que tudo aquilo ali
é importante para a vida consegue lidar com o descontentamento é pra você que este sermão tanto de hoje como o seguinte se dirige esse ser humano se dirige de forma alguma a corações resolvidos a gente resolvida aliás este sermão é anti resolução ceb pessoa resolvida não presta primeiro porque o a pessoa resolvida é o exemplo máximo de cinismo madorna amadurecido ué amadurecida por apodrecer cinismo mas sim todos é a pessoa resolvida resolvido uma pessoa resolvida no meu lugar mentirosa cínica infeliz infeliz porque pode ser agora atravessado pela graça mas ele não precisa que está resolvido
esses irmão não era pessoas envolvidas pessoas desesperadas que estão dizendo o senhor não posso mais viver com um buraco dentro do meu peito resolve aquilo que esse homem que se diz ser resolvido não resolveu ninguém resolve assim mesmo você é uma questão que a única resposta para essa questão que é você bom a gente vai abordar isso 14 capítulos como a gente viu e eu queria apresentar um primeiro lugares a gente analisar os três pontinhos né desse texto que a gente escolheu pra ele hoje uma big sean um quadro amplo de todo o livro para
você é situar todos os exemplos de tudo aquilo que está falando de uma forma mais clara possível então eu entendo que o livro de jonas é um livro bastante conhecido tem gente aqui que desde a escola bíblica dominical tem a imagem do jonas dentro de um grande peixe sentado numa mesa o flamengo foi o grupo lembrou ele lá sentar na mesa discutindo vida eu sei que você já sabe qual é a história de jonas está certo aliás a gente sabe sempre diz porquê porque não tem como a gente crescer na igreja não conhecer a história
de jonas então a história já sabe eu queria mergulhar com você na estrutura do texto eu queria que desce de alguma forma a gente da estrutura do próprio texto a gente conseguir se vislumbrar algumas coisas importantes que a bíblia nos fala sobre esse problema da obediência do contentamento ou da obediência do descontentamento para isso se você tiver sua bíblia aberta e observe comigo algo muito curioso a estrutura do livro de jonas é muito simples muito simples a gente entender ela foi muito bem construída muito bem elaborada muito bem trabalhada do começo ao fim existem várias
abordagens várias abordagens dessa estrutura eu escolhi uma a que eu considero mais clara a mais simples é mais fácil pra gente não tem nenhuma desculpa depois dizendo entende tá certo que a estrutura é essa são quatro capítulos 4 se você prestar atenção no primeiro capítulo que a gente vai analisar hoje você vai ver exatamente a seguinte estrutura versículo 1 e 2 é a palavra do senhor tudo começa com a palavra de deus deus criou o mundo através da palavra por isso tudo que começa é com a palavra primeira coisa palavra de deus e versículo 3
a gente vê a desobediência de jonas tá certo então palavra desobediência de jonas ou seja jonas ele precisa reagir a essa palavra e ele reage desobedecendo e diante da desobediência que segue juízo então juízo vai exatamente do versículo de número 4 ao versículo de número 17 tá vendo isso se você agora pegar o capítulo 11 com essa mesma ordem que eu acabei de dizer pra você você vai ver essa mesma ordem no capítulo 3 por exemplo abalar o capítulo 3 de jonas a mesma ordem como começa o versículo 1º do capítulo três palavras do seu
mesma coisa a mesma estrutura a palavra do senhor quando a gente vê por exemplo o versículo de número 3 qual é a reação de jonas obediência ao contrário então capítulo 11 e o capítulo 3 começam os dois com a palavra de deus o segundo movimento é o primeiro da obediência da desobediência e o segundo da obediência jonas o b10 a conclusão de jonas um é o juízo tá certo qual é a conclusão de jonas 3 que a gente poderia dizer que acontece em jonas 3 redenção graça salvação misericórdia então é o contrário então você tem
de um lado a palavra de deus obediente desobediência juízo você tem palavra de deus obediência e você tenha misericórdia você tem graça você tem redenção se tem salvação essa estrutura quando você vai para o capítulo 2 o capítulo 4 seguem também a mesma estrutura o capítulo 2 por exemplo começa com jonas orando o capítulo 4 começa como de 52 para de jonas descontente está certo que o versículo 2 mostra jonas orando então tanto capítulo 2 como o capítulo 4 retratam as duas orações uma oração de alguém quebrantado arrependido e outra oração de alguém descontente essa
estrutura básica nas duas nas duas últimas partes a gente dá muita atenção para jonas e esquece do peixe nasce no capítulo 2 esquece da gata no capítulo 4 são os dois movimentos importantes de como deus lida com arrependido como deus lida com descontente essa estrutura básica de infraestrutura básica o que a gente vai fazer agora capítulo primeiro vamos analisar o capítulo primeiro essa esse enredo do da palavra de deus da desobediência e do juízo porque é importante a gente entender isso porque existe uma lógica que qual é a lógica prestenção a gente já sabe que
tem a palavra de deus e só tem duas reações a ela quais são as reações obediência ou desobediência se você desobedece qual é a reação divina a reação da desobediência é humana juízo mas só que em existe algo que pode quebrar essa relação entre desobediência juízo tem o que fica entre a desobediência juízo que pode mudar isso aqui arrependimento o arrependimento aqui quebra a cadeia do juízo então se arrependimento a misericórdia tá certo a graça de deus só que o mesmo acontece no sentido oposto imagine que agora a ideia seja a palavra de deus qual
é a próxima redenção para a próxima reação obediência se obedecer o qual deve ser a segunda a ter seu terceiro movimento celebração alegria contentamento redenção gozo tá certo seria esse é o movimento só que o que acontece é possível no meio dessa experiência de obediência e contentamento ter algo que quebre a lógica sim assim como o arrependimento quebra a cadeia que vai da desobediência ao juízo existe algo no meio ali que quebra a cadeia da obediência da felicidade é esse pontinho trabalhar esse pontinho o que é que fica entre a minha obediência a deus e
o contentamento e que quebra a relação entre obedecer a deus e ser feliz ao mesmo tempo o que faz isso que eu sei que o arrependimento quebra a cadeia da desobediência do juízo mas o que quer da a cadeia da obediência da felicidade o que quebra a cadeia a relação entre obedecer a deus e ser feliz começamos com o primeiro capítulo de jonas eu já disse para vocês que o capitão está dividido em três partes a primeira parte versículos 1 e 2 diz respeito à palavra de deus e versículo 3 a reação de jonas versículo
4 versículo 17 o juízo de deus que é exatamente é movimento de deus após a reação é de desobediência de jonas vamos observar detalhes dessas passagens suas três passagens essas três partes a primeira parte palavra do senhor a jonas versículo um diz que a palavra do senhor deu a jonas filho de amitai então não é só um jonas qualquer mas é um jornal que pertence a uma família todo mundo aqui tem uma história todo mundo aqui tem um lugar de origem todo mundo aqui cresce em algum ambiente esse ambiente de jonas o ambiente de jonas
é o ambiente de um povo da aliança de um povo que é o povo de deus o povo que tem os mandamentos de deus o povo que conhece a lei de deus o povo que conhece a palavra de deus o povo que tem aliança com deus então deus está se dirigindo a uma pessoa que faz parte do povo a quem ele tem compromisso ele tem aliança então num primeiro momento a palavra de deus está se dirigindo a alguém que deveria temer a sua palavra isso é que às vezes a gente espera na igreja que a
palavra de deus se dirige a pessoas que tenham a palavra de deus e que se as pessoas estão indo à igreja para ouvir a palavra de deus é porque elas temem a palavra de deus querem ouvir a palavra de deus quer receber a direção de deus quer receber uma direção que vem da palavra de deus a primeira coisa porque elas fazem isso porque elas entendem o poder que a palavra de deus tem a palavra que deus tem não é uma palavra de digamos assim ensino meramente meus irmãos se existe alguém aqui que não é contra
o ensino na igreja pode ter certeza um desses aí eu sou eu aqui eu não estou de forma alguma dizendo que o ensino não é importante na vida da igreja eu só estou dizendo que o cristianismo não é digno fista a vida cristã não é uma vida intelectualizada não é entender as pessoas elas reduzem é reduzir toda a revelação de deus há uma questão de entendimento ea questão do contentamento não está relacionada a um entendimento você pode entender o evangelho se a pessoa mais feliz do mundo o gnosticismo é a promessa de que se você
entender você vai ser feliz você entendeu e continue feliz então o que é mais importante aqui não é reduzir o cristianismo reduzir o evangelho a um conceito que alguém vai te explicar você vai entender e se você entender você vai ser feliz a lógica do que nos diz isso pode parecer uma lógica extremamente assim a não mas eu estou livre disso ela parece sabe quando nas horas mais difíceis da nossa vida por exemplo se acontece uma coisa ruim você vai lidar com essa coisa ruim quando ela talvez não seja tão ruim assim ela foi fantástica
se foi uma tragédia mas você só de paz se você entender por que deus permite você passar pelo que você está passando 'imagina que a sua fé está exatamente baseada nessa convicção de que se você entender por que deus permite você passar por este acidente é essa tragédia por essa situação tão difícil você vai ser feliz entendi você estabelecer uma lógica da felicidade pelo entendimento anos irmãos essa é a lógica de jó jogaria um dedo um dedo tratar no seu lugar esse livro que está nas suas mãos e poderá abrir o livro de jó e
ele só queria ler o primeiro segundo capítulo querendo restante não ele só queria saber o que todos nós já sabemos que deus não disse pra ele mas que está ali nos capítulos 1 e 2 por quê ele está passando por tudo que ele passou por que você acredita que se você souber tenho certeza se você entender você vai ser feliz talvez você já conhece o evangelho talvez você seja um filho de amitai já está tanto tempo na igreja conhece tanto o evangelho com essas escrituras conhece de gênesis ao apocalipse são tantas escolas bíblicas dominicais que
você participou são tantos sermões do livro de jonas que você já ouviu e já pregou são tantas as experiências que você teve na igreja são tantas as vozes que você ouviu das escrituras você já conhece tanto que você permanece insatisfeito porque você permanece descontente porque o conhecimento não é suficiente pra te fazer feliz porque mesmo entendendo você não é feliz talvez aí você queira mudar o jogo radicalmente assim a chega de tecnologia chega de livros chega de tudo eu quero agora uma experiência com deus mas esse é outro capítulo você fala depois quero dirigir ainda
aos filosofam todos os crentes que adoram questionar e tentar entender as coisas de deus que se não entender mas não ficam 15 em paz tomando-se político a geração de hoje parece que tudo o que resolve é só isso né para o cliente esse aqui é o ansiolítico as escrituras ela a única coisa que acalma o seu coração a bíblia diz que a palavra do senhor viu a jonas é legal livro começar com a palavra de deus é como tudo começa a gente sabe o poder que a palavra de deus tem ea gente em primeiro lugar
fez a crítica de notícies mas ao mesmo tempo agora quer mostrar o valor da palavra de deus que não é só um valor de entendimento o valor da palavra de deus o valor é poderoso meus irmãos dentro da tradição reformado existe um conceito muito curioso que é o conceito da pregação como meio de graça a pregação não é só uma lição não é só uma aula não é conteúdo que um pastor vai lá esmiuçar as escrituras explica você entendeu e oque não a pregação é um meio de graça porque é o meio pelo qual deus
falar é o meio pelo qual uma pessoa pode ser transformada é o meio pelo qual uma pessoa pode ter a vida de uma vez por todas a virada do avesso e transformada por isso que a pregação da palavra de deus não é só ensino não fala só nossa mente é poder de deus que é um exemplo claro disso imagine que você é uma pessoa que há muito tempo está na igreja mas está enfrentando uma coisa chamada frieza espiritual ea frieza espiritual é a primeira coisa que coloca em xeque não é a sua salvação mas ela
coloca em xeque a sua segurança da salvação a frieze espiritual é aquilo que faz você não tem nada aqui um tem mais vida frisa você ouvir o sermão pode ser o mais incrível do mundo ele entra por aqui sai por aqui uma pessoa confia espiritual precisa naturalmente se você conhece alguém ou se você é alguém que está numa situação defesa espiritual você está se perguntando o que fazer aí chega alguém dizer pra você não tem o que fazer você tá morto espiritual a caracteriza da característica da frieza e espiritual a incapacidade da pessoa agir a
pessoa não reagir ela tá lá está morta é um osso seco é uma folha seca ela não é uma pedra porque pedras nunca viveram pedra no sec a pedra é por natureza seca e servida mais uma folha seca um dia não foi seca um osso seco um dia não foi seco um dia ter vivido ali um dia aquilo ali foi vivo agora seco o que precisa reviver só que para reviver uma das provas que chamará avivamento né o que precisa a casa poderão reviver esses ossos o que diz o profeta o senhor tu sabe senhor
então deus olha para eles assim não prega que beleza não pegar a gente não vai vir pegar um bando de seco hoje não se entregar com osso seco em que está vivendo não vai ouvir sem ou não o profeta não é assim né eles não vão me ouvissem ou 16 sim mas sou disse eu vou pegar eles não vão entender eu vou pregar eles não vão me ouvir e não dizer sim senhor que eu pegasse eu vou falar não entendendo vão reagir não vai ter nada esse é o problema a gente acha que a pregação
ela é só um meio de as pessoas entenderem elas não entendem que ali é um momento da exposição de alguém a palavra de deus por isso o meu maior concelho você está com o fafe espiritualmente a ler o livro não ai vou ter um livro bacana pra você que tá feio no meu concelho você não é livro nenhum aliás o problema é esse você tá com muito livro seu problema agora é sentar lá na sua igreja e ouvir a palavra de deus não estou vendo nada fica mesmo fica lá amassando fica lá mas fica lá
todo domingo porque é isso que acontece que a gente não consegue entender o milagre da pregação é esse milagre um dia tá ali quando você menos espera agora o número uso e junto com a palavra de deus tem o poder do espírito de deus que sopra e aquilo que estava morto um dia passou a viver meus irmãos ea promessa só pra frente não é apagão não dá pra em pio pedra pedra vida só pra folha seca vida só para outro seco é só a cliente avivamento é só para quem regenerado avivamento é só para quem
é salvo pela graça de deus avivamento não é pessoas perdidas avivamento para povo de deus avivamento é pra crença de cristo jesus que precisa exatamente porque reduziu a pregação houve reduziu a palavra de deus só entender só que com a palavra de deus quando vai até jonas não é só a palavra que traz entendimento é a palavra que muda os cenários é palavra que transforma cenários é a palavra que cria o mundo deus não criou o mundo como alguém que parte de uma matéria bruta uma que seria matéria ele vai mexer naquela matéria como os
platônicos entendiam deus não é um ser que pega uma matéria já existentes e começa a trabalhar naquela matéria para fazer o mundo não a bíblia diz que deus a bíblia ela nos ensina que deus criou o mundo pela palavra ele não criou o mundo a partir da matéria bruta ele criou o mundo a partir do nada ele não criou um mundo manipulando mundo ele criou o mundo falando a sua palavra não somente traz entendimento a sua palavra traz direção à sua palavra muda os cenários a sua palavra eu sou mudar cenários quando ela encarnada ela
dá sentido à vida e sentido a história é a palavra que encontra jonas filho de amitai 30 anos na igreja servindo o senhor realmente cheio de vontades cheio de desejos todos eles não foram trabalhados vontades de alguma forma negada jogadas para debaixo do tapete mas nunca trabalhadas à luz do evangelho à luz da palavra alá jonas com todas as suas vontades com todos os seus desejos com sua tábua de valores e então a palavra de deus vai dar a ele dizendo vai agora a grande cidade nínive e prega contra ela porque a sua maldade subiu
até mim algumas coisas são importantes nesse versículo 2 o que é importante neste versículo 2 a palavra de deus não é só algo que traz entendimento a jonas mas traz direção para jonas a pregação não é para você ouvir entender acho legal gostei a pregação ela não só traz entendimento mas ela deve ser sempre aquela voz de deus que da direção para a vida você sabe pra onde você tem que você sabe para onde você tem que ir onde é que você tem qual o caminho que você tem que seguir ela da direcção a palavra
de deus orienta a palavra de deus ela não vai ser algo do tipo olha são essas opções está escolhe o que você acha que é melhor a palavra de deus ela orienta a palavra de deus da direção o problema é que às vezes a direção que a bíblia da é aquela que vai contra tábua de valores que foi construída com tanto cuidado ao longo de tanto tanto da nossa vida e aprendeu desde pequeno que não se pode oferecer em sacrifício humano a deus você ainda não sabe qual é o nome de deus mas você sabe
que ele é o criador de todas as coisas tá certo ele te tira de uma terra de pessoas pagãs que leva a peregrinar por que te fez uma promessa e aí de repente depois de um tempo você vai ter um filho vai ser pai de uma numerosa nação e você está caminhando com esse deus ele já formou uma tábua de valores já formou uma tábua de princípios já sabe como deus age deus olha para você diz assim sacrificar seu filho o senhor eu aprendi desde pequeno eu não posso sacrificar 16 11 tá pedindo para que
o sacrifique acaba de valor tem a ver com todas aquelas questões que a gente vai construindo ao longo da vida e que elas fazem as coisas terem sentido só que tem horas que toda essa taxa de valor não faz o menor sentido a situação toda ela consegue é construída de uma tal maneira que essa trama de valores que tão valiosa para você agora ela não tá fazendo sentido ea pergunta é você vai salvar a tábua o que você vai salvar o que você precisa salvar nessa hora o que você precisa fazer nessa hora qual é
a tua escolha que você precisa fazer a sua tábua ensinou e olha esse aqui é o povo da aliança e se o povo da promessa é o povo de deus vamos à igreja a criação dos ímpios mundo secular não se misture com essa gentalha esse aqui são os filhos de deus é o povo de deus é o povo amado de deus povo escolhido de deus então faça negócio com eles agora os filhos do diabo deixa ele lá no inferno você aprendeu que tudo na vida se divide em dois grupos os que obedecem a deus isso
que desobedecem a deus há aqueles são os infelizes dos obedientes de deus e você está no time dos que obedecer um adeus à final e conquistar 30 anos daquela igreja né nem ficar 30 anos assentou instalar obediente fiel estou na minha terra minha turma todos obedientes então chega a deus assim então vai lá e diz pra aquela turma que eu vou lançar um raio e vou queimar todo mundo psicologicamente é pra você é o fogo na palha né você vai dizer moscou era o que eu estava esperando eu só estava segurando a minha boca não
é justamente por isso agora deus me deu aval para chegar aos campos para mim ficar com vocês todos no inferno e deus tá mandando falar uma coisa maravilhosa vai poder dizer àqueles que você disse que seu filho do diabo que o inferno e você vai poder dizer isso dizendo assim olha foi deus mandou então só poderia ser assim olha eu posso agora dizer a todas aquelas pessoas que odeiam interno então jonas tem a faca eo queijo na mão ele tem o melhor ser mão de um legalista mas ele não consegue ele não consegue dizer gente
vocês vão todos para o inferno a bíblia diz que no versículo 3 a uma reação à palavra de deus deus dá uma ordem essa ordem é muito clara porque quando chega nesse versículo 12 segundos ele é impressionante porque ele revela pra gente que deus não está preocupado só com que acontece entre o seu povo não está preocupado com o que acontece na igreja então não é do tipo olha meus irmãos aqui é a arca de noé deixou de luto do lado na ali a dizer a ser a bagaceira que bom que está na ata que
a igreja acerto tudo bem que temos um animal lá dentro mas é melhor ficar com esses animais do que aparecer lá fora talvez se possa pensar exatamente assim mas o curioso é que deus se preocupa com o que acontece fora a maldade dos perversos a maldade daqueles que afrontam a deus a maldade daqueles que são considerados únicos justamente por que afrontam a deus não é algo que deus deixa passar em branco ou seja deus não está preocupado só com a história do seu povo deus não é senhor só da igreja deus não é o criador
da igreja o criador do mundo inclusive da igreja e o seu senhorio desrespeito não só a igreja mas é o sonho de todo o cosmo todo mundo está debaixo do senhorio de cristo jesus o mundo inteiro está debaixo do senhorio de deus deus então governo mundo deus governa todas as coisas e ele está preocupado com a desobediência do povo da aliança mas ele também está preocupado com a desobediência daquele que não é não faz parte do povo da aliança prova disso é que deus mandou jonas pregar contra nínive é tão interessante isso imagina é como
se eu estivesse dizendo para um palmeirense pode chegar agora no estádio do corinthians e do clube rafael e mesmo que o palmeiras até o mundial é tudo o que ele quer brigar contra e ainda com o aval de deus mas o que vai aparecer nesse texto não é a maldade dos níveis na maldade do povo que está presente no povo que não é o povo da aliança mas daqui pra frente o que vai aparecer a maldade presente entre aqueles que fazem parte do povo da aliança ea maldade começa quando jonas reaja a palavra de deus
fugindo da face da presença do senhor em direção ao lugar o posto contrário ao que deus havia ordenado pagando a passagem bacana neste navio a fim de bater tratar-se fugindo da presença do senhor segundo o movimento do texto então da desobediência ele desobedece a palavra de deus e reage de uma maneira que talvez muitos de nós por sua vida mas não faz sentido ele não ama dívidas ele é o seu povo então na tábua de valores de jonas é o seguinte esse povo vale mais do que aquele se eu tiver que salvar eu vou salvar
esse povo não vou salvar aquele a que eles não valem nada pra mim quem vale não está aqui estes aqui que são valiosos para mim então ele resolve desobedecer o senhor a gente vai saber por que ele faz isso mais pra frente mas por ora a gente não entende a desobediência e racional a desobediência é uma estupidez o pecado a desobediência uma mera transgressão de uma lei o pecado a desobediência do povo da aliança é uma afronta à soberania de deus o pecado não só transgredir a lei de deus para fazer o que você quer
o pecado é uma maneira de você fazer frente a deus dizendo que manda na minha vida sou eu eu duas cartas eu dou a direção ou seja em outras palavras o pecado desobediência maneira silenciosa de você dizer que deus não é soberano de você protestar contra a soberania de deus é uma maneira tácita de você questionar a providência divina de questionar os direcionamentos que deus dá o universo é uma maneira silenciosa de você dizer acho que esse mundo que deus fez não é tão interessante como aquele que eu poderia fazer se eu tivesse o poder
de deus não pode uma coisa dessa é uma maneira de você dizer que tudo aquilo que deus está orquestrando tudo aquilo que deus está realizando tudo aquilo que deus está fazendo de alguma forma não faz sentido e você não quer se submeter a isso encontraram a vontade de deus então você toma um navio contrário e acontece uma coisa muito curiosa esse longo percurso que está aqui apesar de ser longo e é muito simples muito fácil a gente perceber o que essa estrutura do texto quer mostrar para o eleitor quando você lê essa é a terceira
e última parte que agora é a parte relacionada juízo já que ele desobedeceu a palavra de deus o que lhe cabe agora na cadeia de ações o que lhe cabe agora ao juízo então se você prestar atenção nessa estrutura agora que vem do versículo 4 versículo de número 17 você vai ver que tanto versículo 4 como versículo 17 chama a atenção para dois fenômenos olha aí rapidinho de círculo 4 mas o senhor enviou um forte vento sobre o mar aí uma tempestade violenta de modo que o navio estava a ponto de se despedaçar quando você
vai para o versículo de número 17 que encerra esse essa terceira parte da perícope a palavra de deus diz então senhor preparou um grande peixe para quem engolisse jonas e ele ficou três dias e três noites 90 do peixe meus irmãos que coisa maravilhosa não esse senhor soberano ele decide a vida de uma pessoa decide a vida de um povo decide a vida dos astros das estrelas do mar e usa tudo o mundo inteiro pra fazer com que aquele que foi chamado por ele para uma obra realize sua vontade quando você desobedece a deus você
não desobedeci só ele você luta contra ele e toda a sua criação a desobediência de deus que você faz contra deus ela é uma luta não só contra deus mas a luta contra o sol as estrelas a lua os mares o vento e sabe o que é mais poderoso é uma luta contra o seu corpo o seu corpo a criação de deus o seu corpo é como uma estrela o seu corpo é como uma planta o seu corpo é como um monstro marinho o seu corpo é como uma lagarta o seu corpo é obra é
criação de deus desobedecer a deus ela está também contra tudo aquilo que ele fez se entende por que a desobediência não é só algo que envolve apenas a sua relação espiritual com deus mas o col o inteiro um está envolvido naquela desobediência sua veja que coisa curiosa o texto abre dizendo ah é jonas desobedeceu então vamos lá com juízo o primeiro juízo começa com a tempestade e termina dentro de um grande peixe tá certo então a desobediência não vai levar gente para uma situação agradável deus vai mover tudo tudo pra que aquela desobediência sofra não
só as conseqüências da própria desobediência mas também sofreu seu juízo a um juízo de deus sobre jonas esse juízo de deus sobre jonas está exatamente no momento em que deus ordena que um forte vento balança aquele barquinho meus irmãos o uso dessas emoções que você tem que pensar né por exemplo coisas como cristo cristo morreu na cruz ea gente acredita que é o sangue de jesus que inspira os nossos pecados coisas como por exemplo por que então quando jesus nasceu já não preparou a lils a sertório todo mundo já pega lá jesus e modo o
sangue dele bebezinho já resolve todo o problema do pecado do homem porque foi necessário jesus passar por tudo que passou porque foi necessário jesus passar pela cruz todos e se de todo esse desígnio de deus toda essa obra de deus ou essa providência de deus que faz com que todas as coisas todas todas todas elas concorram exatamente aquilo que deus quer fazer o porquê de tudo isso é uma questão importante é que deus não chegou já filme do loc desgraçado sua vez o time do abc tentava roubar e feliz mata logo a gente vai ver
que no final e que é isso né a nisa filhos eu pularia ou não foi a mesma coisa não como se fosse feliz nos mandou a tempestade a tempestade porém o barquinho lá uma situação difícil certo essa situação difícil do barquinho ela se apresenta de maneira muito interessante em três movimentos dois diálogos ea manifestação de uma expediu uma experiência que a gente terrível pra tudo qualquer cristão quais são os dois diálogos o diálogo dos pagãos com jonas são dois diálogos de jonas com pagãos terminando com exatamente a reação dos pagãos diante de toda a argüição
e de tudo aquilo que se apresentou de jonas a eles então pagãos que estão ali naquele navio a gente sabe disso a partir do versículo 5 eles estavam com medo eles estavam apavorados tá certo e isso é muito curioso porque isso deve fazer a igreja repensar a sua desobediência à luz das conseqüências não só internas o pecado de uma pessoa na igreja não é só um pecado que afeta toda a igreja afeta a igreja e afeta também as pessoas que não fazem parte da igreja mas que estão ao seu lado o nosso pecado não ofende
somente a glória ea graça de deus mas ele atinge estilhaça para todos os lados ele toca as pessoas que estão à nossa volta pecado de jonas ele é tão brutal que não somente ele atinge a ele mas atinge a todo mundo que está naquela história e que sequer num primeiro momento tinha a ver com ele são os marinheiros que aqueles marinheiros tinham a ver com jonas não estavam lá no lugar onde jonas estava e eles estão sofrendo exatamente por causa do jonas e a gente sabe que eles são pagamos porque diante da tempestade o que
eles fizeram o que todo até o faz quando um avião caindo clama por deus mesmo que ele não tenha um deus ele inventou na hora ele vai vai buscar a deus ele vai clamar por deus ele vai recorrer ele vai fazer qualquer coisa o paganismo é isso é o direcionamento para uma força oculta que vai te trazer alguma espécie de livramento e é isso que a gente vê em contraste com jonas que está dormindo no barco há várias interpretações para isso desde a interpretação de que já está deprimido né de que não está ali em
angustiar então ele foi que esquecer do mundo todas elas são válidas e vários agentes entenderam jonas por exemplo que para fugir não é a melhor maneira de fugir dos problemas é domingo na verdade dormir um negócio interessante né puxa vida dormir melhor momento não deve esquecer o mundo à sua volta parece que é uma coisa para ficar neste exigente certa pode ser se pode interpretar dessa forma não há nada de errado com isso mas talvez o que esteja em jogo aqui seja mais do que alguém deprimido que é o que eu acho mais terrível na
vida de um cristão é a indiferença diante do juízo de deus indiferença indiferença diante do juízo indiferença com relação à sua vida é uma pessoa que perdeu tanto na rua desobedecer completa para a direção a pessoa completa completamente diferente ela está desobedecendo se ela está obedecendo se ela está me importa eu tô freqüentando a igreja o importante é isso mas eu estou fazendo não tô fazendo levando a vida se estou fazendo o que é certo eo que é errado simplesmente é indiferente indiferentes à valdés e indiferença vai desobedecer é indiferente simplesmente mas o versículo 6
abr o primeiro diálogo com o capitão é importante que a gente veja o capitão no capítulo primeiro em contraste com o rei no capítulo 3 o capitão ele aparece no navio no capítulo primeiro para exortar um dicionário ou seja pagam sendo usado por deus para exortar um cristão de sua indiferença com relação às coisas de deus e com relação ao que acontece à sua volta você acha mesmo que deus não vai mover tudo para que você tenha consciência o que você está fazendo se ele usou uma tempestade bagunçou mar jogou um barquinho do lado para
o outro acho que não pode usar o ímpio fazer assim com você e dizer assim está fazendo a sua vida é maravilhoso meus irmãos é maravilhoso porque a gente acha que a gente é convertida a gente faz tudo certinho eu estou me dirigindo aki a legalista sinceramente estou me dirigindo a essa crença que faz a gente acreditar que a gente é certinho de que então tá tudo bonitinho todo lugar zinho então tá tudo arrumadinho e os irmãos da igreja feita de gente assim eu acho que isso parece mais com o inferno do que com uma
igreja a igreja lugar de pessoas quebradas e que deus está trabalhando e só gente que precisa da graça de deus até ali então quando a gente pensa pessoas reunidas todas elas ali reunidas mas sabendo que todo mundo havia quebrado a primeira coisa que a gente primeira coisa que faz é baixar as nossas expectativas quando isso não acontece é aquele olhar ortodoxo esse irmão que está fazendo não é aquele olhar ortodoxo que olha pra todo mundo a sua metralhadora giratória travou a senhora se não consegue se você não tem olhos pra você se olha o mundo
à sua volta sem capaz de ver que você é quebrado jonas ele só consegue ver pagam os ninivitas quebrados mas ele não consegue ver o quanto ele está quebrado o quanto ele precisa da graça de deus e de que a diferença entre ele eo não cristão não é porque ele é bem comportado politicamente correto não fala palavrão que você também em igual a ele vai fazer um monte de besteira fez muita coisa errada e deus onde saudou por causa disso não se saiba por que você é bonitinho não sabe quando você vai ter um é
o povo da aliança minha noiva deus tem cada gosto gente livro de jonas ele começa mostrando exatamente o contrário do que a gente poderia imaginar alguém com baixa estima contrário joel que é assim que olha para si mesmas uma porcaria não vale nada o que é o negativo da auto estima é auto estima não é negativa a gente está aqui diante de um jonas que se vê com outros olhos se ver superior e que possíveis superior aos níveis das ele está agora debaixo do grande desafio que qualquer pessoa se coloca quando se vê superior a
qualquer outra pessoa que é o próximo passo é superior a deus todas as vezes que você considerar qualquer pessoa você é superior a qualquer pessoa sua volta você está dando o primeiro passo é se conseguirá superior a deus e quando a gente faz esse tipo de situação que hoje com se submete a esse tipo de situação a gente começa a tomar decisões na vida não como um ser humano tomaria mas como deus tomaria na nossa imaginação sobre como deus dominaria e controlaria todas as coisas no fundo no fundo todo o nosso problema de imaginação ou
de falta de imaginação a gente começa a imaginar e é isso que já está já está num barco ele está ali indiferente não é para ele as coisas elas estão acontecendo como estão acontecendo ele sabe por que ele está ali mas ele está diferente a gente sabe que ele sabe o motivo por que está ali porque a gente lê o texto final está certo ele não tá nem aí num primeiro momento até que o capitão exorta ele diz que faz isto domingo levanta clama teu deus talvez ele lembra de nós para que não corramos e
aí acontece aquilo que sempre acontece quando o cliente vai fazer coisa errada né ele conhece a sorte inimiga que tem o nome de deus e cada um dizia o seu companheiro 20 lancemos sortes então os pagãos estão ali lançando os dados dá certo então o senhor agora que do dem na sua palavra jonas e que diz a jonas para onde jonas tem que é o deus que também se preocupa com os ninivitas é o deus que governa os mares é o deus que governa um grande peixe é o deus também governo os dados dos jogos
dados e então os dados são jogados ali tira uma sorte e adivinha quem é incrível que pareça caiu 1 jonas um obra do acaso né sério foi coincidência então ali cai sobre jonas e então eles olham para jonas e disse pra ele de casa mas agora por culpa de quem não sobre esta tragédia que a ocupação é tua de onde vens com a terra e de que povo reis seja faz um inquérito além de jonas a quem é você de onde vocês estão perguntando sobre o que é a identidade dele quem é você então aquele
momento da vida em que o cliente não tem jeito vai ter que revelar sua verdadeira identidade do seu trabalho fez besteira cliente não é filho de deus não vai à igreja você pegou o evangelho um dia desses aqui ofendidinho nessa hora né não aí tá o curioso nessa passagem que quando ele faz essa pergunta a reação de jonas é uma relação muito direta não está se dizendo veja bem na igreja do filme ainda não foi convertido detonada no evento a história nenhuma ele disse exatamente real ele disse exatamente o que és o hebreu eu adoro
ao senhor ou seja eu não adoro não tem nada disso que vocês querem eu creio no deus verdadeiro crê em jesus cristo mas nunca abordou mal testemunho está dizendo que jesus cristo talvez seja esse o seu drama você está no trabalho no mundo besteira acerto dizendo que ama jesus no domingo você está no domingo levantar a sua mão adora o senhor jesus cristo está fazendo muita besteira entendo porque está fazendo tanta besteira uma atrás da outra e ocupado por isso que num determinado momento se tornou diferente a desobediência simplesmente de tanto pk aquilo se tornou
diferente a desobediência se tornou algo que não lhe faz mal não traz nenhum da grid mais não me afeta mais simplesmente é só mais uma desobediência aquilo ali simplesmente não tem mais vida tá frio então ele diz com muita clareza sobre o adorador do senhor deus que fez o céu o mar ea terra seca ou seja é o deus que domina tudo isso aqui tá vendo essa tempestade todos e tudo está fazendo certo então os homens a bíblia diz ficaram com muito medo de ser mais que isso que fizeste pergunta mas se você crê num
deus assim você tinha que te morder lhe esse deus que você me falou é tão maravilhoso que se ele é verdadeiro você deveria terminar ele você não deveria fazer essas coisas o temer a ele então veja só porque eles dizem isso porque eles fazem essa pergunta por que os homens sabiam que ele fugia da presença do seu porque não havia contado ele contou pra ele ele disse olha tudo está acontecendo e eu fugi mesmo fugir de deus ou desobedecidas joga sabe tudo o que ele fez jonas tem consciência do que ele fez jonas tem consciência
de que ele desobedeceu deus mas é diferente é a desobediência a compra da indiferença é a desobediência que já não provoca nada é só mais uma desobediência sabe a idéia do cabelo se o cabelo eo árabe né estavam lá viajando a e precisava descansar a ele montou a cabana do lado de fora à noite o frio levantou olhou medo acabam fazendo aqui no sul está tão frio aqui explicar só um pouquinho aqui tá bom só um pouquinho ali há pouco ele pega no sono a cabana aquele frio é enorme ele olha o caminho tudo na
capa inteira o caminhão está fazendo aqui pessoal incomodados que se mudem o pecado e assim a desobediência assim começa como um pedinte porque você tem um controle mais uma vez que você desobedece ele se torna um tirando a ele que manda é ele que governa que jonas não está percebendo é que ao desobedecer a deus ele não se tornou livre se tornou sério de um outro senhor a pergunta é esse outro senhor vai fazê lo feliz como o outro senhor faria será que o senhor que você obedece a desobedecê-lo te trará contentamento como deus é
diferente ele é tão diferente que pergunta mas que faremos para que o mar se acalme porque os caras são tão bons meu berço atenção não só de digamos assim eles querem saber o motivo e tentava ajudar certas são religiosos né mas existem bons princípios tem bons valores e sistema os marinheiros eles têm uma tábua de valores muito preciosa por exemplo eles entendem que o valor da vida de alguém é importante então na tábua de valores dele vamos tentar remar se navio até o final vamos tentar lá ninguém todo mundo junto aqui ninguém vai não vai
ter que entregar a vida de ninguém provavelmente ele não sacrificava pessoas a ídolos provavelmente eles não faziam mal há pessoas mas o que acontece nessa passagem final no último diálogo é que faremos para que o mar se acalme por isso maria se tornando cada vez mais tempestuoso então jonas diz peguei me lançar ao mar e ele se afetará pois sei que esta grande tempestade vos sobreveio por minha causa já está dizendo que está acontecendo sou eu o culpado pode jogar joga nem do marco vai resolver todo o problema ainda hoje eu quero te chama a
atenção pela índole pra ética porque muita gente pode simplesmente dizer assim a uma pessoa com uma boa ética uma pessoa com bom princípio as pessoas que eu sempre ali obedecendo sempre fazendo as coisas direitinho elas não precisam de deus já tem tudo que elas precisam já são pessoas boas essa crença que faz com que a gente se separe sempre há a a natureza humana em dois grupos grupos bonzinhos e dos mauzinhos um dos dos novos heróis e dos dos vilões então o que a gente vê nessa passagem é justamente ele dizendo lançarem ao mar porque
eu sou a culpa de toda essa tempestade e terminando com a terceira parte depois do diálogo a estrutura do texto mostra pra gente é algo curioso a reação ea conclusão final aqui chegam os marinheiros por isso clamaram ao senhor e disseram nós jogamos ao senhor imagina o pecado do profeta a desobediência do profeta e o juízo de deus sobre o profeta estava agora sendo ao mesmo tempo a causa de um povo que estava ali naquele navio que não crê em deus e orar a deus e clamar a deus em primeiro lugar pedindo pra que não
morramos por causa da vida deste homem mas ao mesmo tempo estão dizendo que tudo nos culpe por lançar ele é o mar porque eles consideravam que se lançasse lançar ele ao mar seria algo ruim se de algo mal mas entre lançar entre fazer o mal ou fazer o bem que seria mantê-lo no navio e obedecer a deus os marinheiros obedeceram mandaram jonas para o mar quando jonas foi lançado ao macho a bíblia diz que o mar se sou a sua fúria então aqueles homens temeram o senhor com grande temor e então oferecer os sacrifícios ao
senhor e fizeram votos a ele que situação incrível a um povo será alcançado por deus não deus usou a desobediência da sua igreja quer dizer do profeta para salvar para receber para acolher um povo que temeu a sua voz meus irmãos como essa passagem termina apresentando depois dos dois diálogos duas coisas importantes primeiro a compaixão dos marinheiros e o temor dos marinheiros eles tinham temor a deus eles tinham compaixão por jonas aquele que não estava adorando o mesmo desde jonas teve compaixão por jonas e se livrou de jonas foi por razões muito mais fortes que
não tinha absolutamente nada a ver com falta de compaixão a bíblia diz e assim serra que o senhor preparou um grande peixe para quem engolisse jonas e ele ficou três dias e três noites no ventre do peixe eu não sei qual é o momento da vida que você está passando mas uma coisa eu sei que diante de todos os eventos da vida todos eles todos eles só existem duas alternativas ou a gente obedece a deus o agente desobedece a deus diante da desobediência deus sempre traz o juízo diante da obediência a festa alegria a contentamento
talvez você esteja desobedecendo a deus talvez você tenha consciência da sua desobediência talvez sua família esteja como ela está e você saiba que você o culpado por isso talvez você diga se eu sou eu você tem a confiança consciência disso o problema não é a consciência normal o problema não é a sua consciência mesmo porque você é crente não tô falando à imprensa o que você é cliente que você crê em jesus você sabe que você é culpado por isso isso não estou chamando você a consciência na pergunta nesta manhã sobre a sua indiferença não
é sobre sua consciência eu sei que você sabe que talvez as pessoas que estão à sua volta estão sofrendo por sua culpa e de que talvez não só pessoas que fazem parte da aliança estão sofrendo por sua forte das por sua culpa mas pessoas que não são da aliança que não são cristãos mas que vivem com você sua família também estão sofrendo por causa surdas obediência problema não é só a consciência do problema sua indiferença talvez esteja se perguntando jonas como é que um livro dessa diferença que é preciso fazer para vencer a diferença eu
não sei meu irmão que você precisa fazer mas eu sei o que deus faz ele começa uma tempestade enfim um grande peixe categoria a minha pergunta não é se você tem consciência de si dos seus erros de suas falhas minha pergunta pra você se você tem consciência de que essa tempestade esse grande peixe que engoliu não é satanás mas é o próprio deus movendo os céus e terra que seu joelho se dobre em não para que eles se dobra em por que você quer dobrar os seus joelhos mas por que você não encontrou coisa mais
maravilhosa nessa vida do que dobrar os joelhos ao senhor não vai querer que o seu joelho se dobre ele pode fazer seus joelhos dobrarem ele pode fazer uma tempestade ele pode fazer um grande beijo te engolir não vai poder quebrar seus joelhos para você cair de joelhos ele não se usar os céus ea terra as estrelas um câncer uma quebra na sua empresa tudo que ele puder fazer ele fará nos irmãos se no final for pra ouvir você dizer eu te amo senhor tu és a razão de tudo aquilo que eu preciso nessa vida mas
enquanto enquanto tiver aquele é um bug na sua memória dizendo eu queria uma agulha a gente precisa tratar isso deus não vai deixar que o seu povo caminho na peregrinação até os céus sem preparar no ninguém entra a terra prometida da noite pro dia deus trabalha no seu povo você consegue ouvir os martelos de deus trabalhando essa pedra dura que é você então se está doendo meu irmão minha irmã minha palavra de encorajamento para você hoje e glorifica a deus porque tem um martelo batendo nessa rocha dura que você imagine que você poderia ser uma
rocha esquecida imagine que poderia ser apenas uma rocha rocha trabalhar da toy mas a maior de todas as notícias desta manhã é de que ele está trabalhando nela portanto não é o que eu preciso fazer para ser diferente mas é tenho consciência de que esse grande peixe inteiro trabalhando comigo talvez você diga josé resumido em uma palavra disse dei meu orgulho é preciso lidar com o mergulho é a resposta errada você não trabalha o orgulho é ele só deus trabalha você não tem condições para isso se não vencer orgulho você não vê em sua vaidade
você não vê em sua soberba você não vence só tvs é ele é ele faz isso por isso nos seus maiores planos se você faz o seu plano da sua vida você não diz assim eu quero um plano maravilhoso e coloca lá no fim dele um câncer para deixar sua história bem legal senão você faz uma história maravilhosa sem câncer que você não consegue enxergar nada na sua vida que precisa ser trabalhada glória a deus porque ele sabe das nossas áreas de resistência e que são ocultas a nós mesmos que deus trabalha aqui você não
seja só uma rocha para que você seja o tesouro dele que você seja a noiva dele que ele a dorna que ele mesmo cuidar aqui no fim da peregrinação você esteja na terra prometida como ele quer não como você quer como ele quer se precisar mover os céus as estrelas desde um grande peixe a um lagarto vai movê que você dobra os joelhos não tá dobrar os joelhos mas porque não encontrou outro lugar pra ser feliz se não ao pé da cruz do senhor pode dar um pouquinho queria pedir para que você se você quiser
provar sua cabeça como se fosse os seus joelhos talvez você não saiba o que fazer talvez você não tenha forças é só o fato de você curva sua cabeça dizer senhor me salvar você já está sob a graça de deus meu irmão a mãe dele já está sobre você mesma se não lembraria sua cabeça seu coração não curvaria em oração agora diante dele se você já não estivesse possuído pelo espírito da graça de deus pelo santo espírito de deus a dádiva de deus para santificar sua igreja a dádiva de deus pelos purificados pecados vamos fazer
saber que deus nos salve a despeito de nós de que deus trabalha em nós apesar de nós senhor deus desta manhã nós te pedimos misericórdia não porque não sabemos que pecamos nós sabemos que pecamos somos crentes já conhecemos sua palavra não sabemos porque pecamos sabemos por que pessoas à nossa volta estão sofrendo por causa do nosso pecado nós sabemos de tudo isso temos consciência de tudo isso o senhor mas como é difícil o senhor assumir a nossa indiferença misericórdia nossa indiferença senhor porque a gente não consegue lidar com ela a gente tenta por meio do
nosso cinismo esconder escamotear a nossa indiferença seja dormindo quando deveríamos estar trabalhando seja trabalhando quando deveríamos estar punindo escamoteamos fazemos de tudo para esconder nossa indiferença mas ela brilha como só quando estamos diante de ti não podemos ocultar lá a nossa dor não é por sermos indiferentes a nossa dor é justamente por termos consciência dessa diferença não somos só conscientes do mal que fazemos da desobediência que fazemos que mais agride nosso coração é que somos conscientes da indiferença diante da tua palavra que nos orienta então senhor não sabemos lidar com ela ficamos desesperados e achamos
que a única maneira de resolver é o teatro é o cinismo é o fazer de conta mas obrigado porque tua palavra nos deixa apenas com uma opção às nossas saídas mirabolantes não obrigado porque tua palavra nos diz quem diferença só é curada pelo senhor e pelo teu juízo o senhor disciplina somente aquele a quem o senhor ama ajude a gente a olhar a senhora tempestade ea ver a tua mão trabalhando ajude-nos a enxergar que a nossa indiferença ela não é um meio de sobrevivência não é um meio de nos manter em pé mas é um
meio de nos manter atravessadas pelo desespero diário nos ajude a descobrir que há a possibilidade de obedecer e ser feliz ajude senhor o meu irmão a minha todos os que estão aqui no momento da tentação a descobrir que a obediência é o único caminho da felicidade porque a felicidade ela não diz respeito meramente ao que fazemos mas o quinto fase que a felicidade não é algo que fazemos mas é algo que o senhor nos concede mas nos ajude senhor porque assim como através do arrependimento a gente quebra o ciclo do juízo a gente também consegue
quebrar a lógica da obediência da felicidade pela diferença nos ajude senhora assim nós oramos nome de seu filho
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