FIADOR NUNCA MAIS! Tudo que você precisa saber sobre o SEGURO FIANÇA

66.14k views1070 WordsCopy TextShare
Vida de Corretor
O seguro fiança está entre as modalidades de garantias locatícias que mais crescem atualmente. Como ...
Video Transcript:
Alugar um imóvel, envolve  uma parceria de confiança. De um lado, o locador dispõe de imóvel e espera  que ele será cuidado por uma pessoa responsável. De outro, o locatário procura viver  no lugar escolhido confiando que ele tem a estrutura apresentada no anúncio  e que não terá problemas futuros.
Mas por se tratar de um acordo feito  normalmente entre pessoas desconhecidas, é preciso fornecer uma garantia ao proprietário  que será usada em casos de inadimplência. Das moradias brasileiras, 18. 3% são alugadas, e  neste cenário o seguro-fiança tem ganhado cada vez mais espaço, uma vez que tanto  os locadores quanto os locatários, precisam de garantias para que o processo de  locação seja feito de forma segura e saudável.
Neste vídeo, vou falar tudo que você  precisa saber sobre o seguro-fiança: essa modalidade de seguro que vem se  popularizando e sendo considerado essencial na geração de segurança e tranquilidade  para o mercado de locações brasileiro. O ideal de um contrato de locação, é  que todos os ganhem com essa relação. Para os locadores, é uma tradicional  alternativa que garante renda todos os meses enquanto para os locatários é uma forma de  morar mais acessível que a compra de um imóvel.
Mas o que não faltam são casos  de desgaste entre as partes. Relatos de experiências ruins ligadas a  pagamentos atrasados, imóveis destruídos, proprietários que não cumprem o que foi  acordado, entre outras tantas queixas. O seguro-fiança surge como uma alternativa  para minimizar tais problemas e promover a segurança contratual do locatário e do locador.
A principal vantagem para o proprietário do imóvel é não se preocupar se o pagamento do aluguel será  feito em dia todos os meses, pois o seguro garante a quitação do valor será cumprida regularmente. Caso não seja feito o pagamento, a seguradora quitará a dívida e depois  cobrará do locatário, ou seja, o proprietário não ficará sem o valor do aluguel. Se o inquilino causar algum dano no imóvel ou não pagar as taxas de condomínio e IPTU por exemplo,  o seguro também fará o reembolso ao locador, buscando eliminar todos os riscos que  o proprietário pode correr o alugar.
Por outro lado, o seguro também beneficia  o inquilino, pois elimina a preocupação e constrangimento de encontrar um fiador, além de  cobrir serviços emergenciais de reparos ou imóvel. Por eliminar a figura do fiador, o seguro-fiança  aumenta as possibilidades e a velocidade de aprovação do contrato, o que é fundamental em  um mercado tão dinâmico como é o de locação. A contratação do seguro é feita normalmente  através de uma corretora, que muitas vezes pode ser indicada pela imobiliária e geralmente  o inquilino fica responsável pelo pagamento.
No entanto, a obrigação quanto ao pagamento pode  variar de acordo com a confecção de cada contrato. Há casos em que o valor é dividido entre  locador e locatário e outros ainda, em dia até imobiliária assume parte desse valor. Quando algum problema ocorre, tanto o locador quanto o locatário podem acionar o seguro  através do corretor de seguros contratado.
Em caso de inadimplência por exemplo, o locador  deverá após o 1º aluguel não pago pelo inquilino, avisar ao corretor sobre a inadimplência  e disponibilizar a documentação necessária para entrar com o pedido de indenização. O processo normalmente é bem simples e rápido. Apesar de muita gente considerar o seguro-fiança  um recurso caro, na maioria das vezes, a proteção que é oferecida compensa o valor pago.
Para que tenha ideia do custo, o valor fica entre uma e três vezes o valor do aluguel. Na maioria dos casos, gira em torno de cento e cinquenta por cento do valor mensal da locação. Pode ser pago à vista ou ser cobrado mensalmente no mesmo boleto gerado pela cobrança do aluguel.
Em março de 2020, passou a valer uma nova regra da Superintendência de Seguros Privados, a SUSEP, que  é a reguladora do mercado de seguros no Brasil. A nova norma passou a exigir que  as apólices fossem emitidas pelo prazo total do contrato de locação. Antes elas eram emitidas pelo prazo de 12 meses e o locatário precisava  renová-la durante contrato de locação.
Vale ressaltar que o valor aumenta à medida  que mais coberturas são inclusas na apólice. Normalmente o plano básico cobre 30  meses de aluguel para o locador que sofrer inadimplência por parte do inquilino . Se forem inclusos na apólice por exemplo, o ressarcimento pelo não pagamento de IPTU e de  contas de consumo, multa por rescisão antecipada do contrato e ressarcimento também pelos danos  provocados pelo inquilino ao imóvel, os valores a serem pagos na contratação do seguro vão aumentar.
Para contratar o seguro fiança uma análise do perfil de crédito do usuário será feita pela  seguradora ou pelo profissional de seguros. Para essa avaliação é comum que sejam solicitados  o CPF e RG do interessado, as duas últimas declarações de Imposto de Renda, principalmente  para quem é autônomo e os últimos três holerites caso a pessoa trabalhe com registro. O objetivo é observar o histórico do CPF e principalmente se a renda é  compatível com o imóvel objeto da locação.
Quando se fala de quanto custa um seguro fiança  para aluguel, é comum surgir a pergunta se em algum momento esse valor será devolvido. O seguro só é devolvido se houver quebra contratual. Se o contrato chegar ao fim normalmente, mesmo que toda a parcela tenha sido paga, não há restituição  de nenhum valor para o segurado.
Isso porque foi usufruída a garantia por todo tempo alugado. Já se o inquilino desistir do aluguel antes de findar o prazo de contrato,  poderá receber o seguro-fiança já pago antecipadamente em valor proporcional. Se ele contratou o seguro-fiança por 30 meses e ficou somente 24, poderá receber  o proporcional ao restante que não ocupará mais o imóvel.
No caso, seis meses. Com as tradicionais modalidades de garantia perdendo espaço, o seguro-fiança assume o papel  de fiador e ganhar mais espaço a cada dia. Por isso, se faz cada vez mais necessário que o  corretor de imóveis conheça as particularidades dessa modalidade de garantia e auxilie  seus clientes locadores para que tenham tranquilidade no recebimento de sua renda mensal,  e locatários para que vivam em paz no imóvel escolhido durante o período de locação.
Meu nome é Marcelo, eu sou corretor de imóveis e empreendedor. Deixa um like se gostou do vídeo, se ainda não é inscrito, inscreva-se no  canal, um forte abraço e até o próximo vídeo.
Related Videos
Pensando em se mudar? Minha experiência com o seguro fiança.
10:08
Pensando em se mudar? Minha experiência co...
Joyce Coelho
45,571 views
TÍTULO DE CAPITALIZAÇÃO como garantia para ALUGUEL
6:39
TÍTULO DE CAPITALIZAÇÃO como garantia para...
Vida de Corretor
18,455 views
O QUE É HOLDING? FAMILIAR OU PATRIMONIAL, QUAL DEVO FAZER
20:18
O QUE É HOLDING? FAMILIAR OU PATRIMONIAL, ...
Marcello Benevides Advogados
58,289 views
5 najniebezpieczniejszych najemców. Komu nie wynajmować? [Bezpieczny najem]
18:17
5 najniebezpieczniejszych najemców. Komu n...
ROBERT JARCZYŃSKI
61,451 views
Kaip ELEKTROS TINKLAI melžia pinigus
28:44
Kaip ELEKTROS TINKLAI melžia pinigus
Rasos Namai
14,525 views
Garantias Locatícias: Seguro fiança - A garantia que mais cresce | Gestão Imobiliária
12:26
Garantias Locatícias: Seguro fiança - A ga...
Universal Software
18,863 views
Contrato de locação e dúvidas práticas - CRECI Esclarece 394
26:37
Contrato de locação e dúvidas práticas - C...
TV CRECI
60,191 views
IPTU,  tudo sobre o IMPOSTO PREDIAL TERRITORIAL URBANO
6:25
IPTU, tudo sobre o IMPOSTO PREDIAL TERRIT...
Vida de Corretor
24,399 views
O BÁSICO que o CORRETOR DE IMÓVEIS precisa SABER
6:57
O BÁSICO que o CORRETOR DE IMÓVEIS precisa...
Vida de Corretor
71,548 views
CAUÇÃO DE ALUGUEL, como FUNCIONA e quais os RISCOS?
6:34
CAUÇÃO DE ALUGUEL, como FUNCIONA e quais o...
Vida de Corretor
49,339 views
O que é o SEGURO FIANÇA no Contrato de Locação?
6:04
O que é o SEGURO FIANÇA no Contrato de Loc...
Professor Júlio César Sanchez
14,913 views
Tudo sobre a Lei do Inquilinato: saiba os seus direitos e deveres
9:51
Tudo sobre a Lei do Inquilinato: saiba os ...
TownSq
72,347 views
Novas REGRAS do MINHA CASA MINHA VIDA e os impactos no MERCADO IMOBILIÁRIO
6:43
Novas REGRAS do MINHA CASA MINHA VIDA e os...
Vida de Corretor
29,923 views
Калин Тодоров - На живо в предаването Разговор
41:12
Калин Тодоров - На живо в предаването Разг...
ФАКТИ
10,231 views
Como Funciona Seguro Fiança para Aluguel de Imóvel ? Seguro Fiança é Devolvido no final?
9:00
Como Funciona Seguro Fiança para Aluguel d...
Thais Zanotelli
23,153 views
Porque PREÇO DE IMÓVEIS estão CAINDO no mercado imobiliário 2024?
11:05
Porque PREÇO DE IMÓVEIS estão CAINDO no me...
IMOBILIÁRIA ESCOLA
5,007 views
Seguro Fiança Aluguel Precisa de Aprovação? Saiba Tudo!
5:30
Seguro Fiança Aluguel Precisa de Aprovação...
Bem Descomplicado
9,493 views
9 Riscos que você corre ao não alugar seu imóvel com uma imobiliária!
23:46
9 Riscos que você corre ao não alugar seu ...
Grupo SP Imóvel
7,749 views
Какво ще стане с цените на имотите, ако приемем еврото?
26:23
Какво ще стане с цените на имотите, ако пр...
НАЙ-ВЕЛИКИЯ ПОДКАСТ - клипове
59,791 views
Como VENDER um IMÓVEL mais RÁPIDO - 3 PASSOS para o CORRETOR DE IMÓVEIS acelerar a VENDA
8:01
Como VENDER um IMÓVEL mais RÁPIDO - 3 PASS...
Vida de Corretor
2,312 views
Copyright © 2024. Made with ♥ in London by YTScribe.com