E AFINAL, HAVIA DÍZIMO NA IGREJA ANTIGA? – História do Cristianismo 16 ✝

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Prof. Jonathan Matthies
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[Música] sejam muito bem vindos a mais um vídeo da série história do cristianismo aqui do canal em que hoje iremos conhecer a origem dos dízimos na igreja antiga buscando responder também algumas das perguntas mais freqüentes aqui do canal como por exemplo haviam vizinhos na igreja do período apostólico ou no período pré niceno e ainda uma outra pergunta também nesta mesma linha de pesquisa os primeiros líderes cristãos recebiam salários tendo por base os dízimos é o que nós queremos compreender no vídeo jorge então inicialmente quando nós estudamos a história dos dízimos no cristianismo nós precisamos observar
as fontes respeitando a sua ordem cronológica lembrando que as cartas de paulo são os mais antigos documentos que nós temos à nossa disposição que foram desenvolvidas antes mesmo de quaisquer no evangelho no testamento ea primeira carta de paulo aos tessalonicenses além de ser o primeiro documento cristão de toda a nossa história foi escrita por volta dos anos 50 era comum apenas há cerca de 20 anos após a morte de jesus de nazaré ela menciona em seu capítulo 2 do verso 9 ao inverso 10 como paulo compreendia o seu próprio sustento como um pregador do evangelho
então vamos observar inicialmente o que esta carta tem nos informar neste texto logo na seqüência e tecer mais comentários aqui com todos vocês ainda vos lembrar os meus irmãos dos nossos trabalhos e quadrilhas trabalhamos de noite e de dia para não sermos pesados a nenhum de vós foi assim que pregamos o evangelho de deus vós sois testemunhas de deus também o é e com puro justo em repreensível tem sido nosso modo de proceder para convosco os fiéis este primeiro texto nós observamos que o apóstolo paulo menciona mesmo com certo orgulho que buscava trabalhar para o
seu próprio sustento sem precisar depender de auxílio material dos cristãos de tessalônica e semelhante ênfase também pode ser encontrada em outra pista na que é tradicionalmente atribuída ao apóstolo paulo que é segundo testoni ciências do capítulo 3 verso 7 ao inverso 9 apenas antes de nós realizamos a leitura deste texto é importante acrescentar uma breve nota de rodapé sobre esta segunda e estudar a concessão de licenças que é em relação ao seu valor histórico é que atualmente os acadêmicos consideram que possivelmente esta pista é na verdade pode não ter sido escrita por paulo vi tarso
mas talvez por algum limitador posterior muitos acadêmicos levanta essa suspeita devido a duas principais razões especificamente a primeira é porque nós encontramos em segundo tem são essências uma aparente cópia de parte do conteúdo da primeira epístola aos tessalonicenses e também além disso uma segunda razão que nós poderíamos colocar é que encontramos uma grande diferença muito acentuada em sua concepção escatológica sobre o que deveria ocorrer no final dos tempos em relação ao que nós encontramos do conteúdo de primeiro ter sua licença junto também comparando com as demais cargas autênticas do apóstolo paulo com isto existem suspeitas
de que a epístola pode não ser um autêntico apresentando na verdade o pensamento de alguns estão o exterior a paulo contudo ao mesmo tempo a epístola logo ao final afirma que paulo saudou de próprio punho no final desta cá surgindo assim diversas dúvidas no meio acadêmico será que por esta razão ela deveria então ser considerada como uma pista da autêntica do apóstolo paulo ou será que talvez o falsário escreveu isso no final de pistola justamente na intenção de passar despercebido que fosse um documento forjado e fosse aceito como autêntico pela igreja a resposta que nós
simplesmente não sabemos se ela é um documento forjado ou se é d fato mips da authentic ambas hipóteses possuem bons argumentos para serem sustentadas com isto se a segunda equipe estudar aos tessalonicenses realmente for uma pista a autêntica de paulo ela provavelmente foi escrita pouco depois do primeiro ter sua adolescência ainda por volta dos inícios dos anos 50 era comum enquanto se ela for porventura uma epístola forjada podemos conjeturar que pode até mesmo ter sido desenvolvida há algumas décadas de pontes mas um ponto importante é que mesmo se ela for me piso na falsamente atribuída
ao apóstolo paulo mesmo assim ainda estamos diante de um dos mais antigos materiais da história do cristianismo e também nos ajuda de forma bastante significativa a compreender mais sobre o sustento dos líderes no cristianismo filme como é o caso deste texto nós iremos realizar a leitura que é no capítulo 3 verso 7 ao gaúcho nó deixando então esta breve nota de rodapé mas muito importante sobre estar segundo episódio da suspensão da licença vamos então ver o que este texto ele nos informe bem sabem isso como deveria limitar nos não vivemos de maneira desordenada em nosso
meio nem recebemos de graça o pão que comemos antes no esforço e na fadiga de noite e de dia trabalhamos para não sermos pesados a nenhum de vós não porque não tivéssemos direito a isso mas foi para dar exemplo a ser imitado este texto nós observamos que paulo considerava como um direito daqueles que trabalhavam em prol do evangelho receberam menos os meios de subsistência necessários para permitir o pregador anunciar a boa nova mas ao mesmo tempo querendo paulo dar um exemplo às demais cristãos ele preferia não receber gratuitamente detenção licenças nem ao menos o pão
para o alimento preferido trabalhar dia e noite para não ser pesado a esta comunidade e esta atitude ele também esperava observarem outros pregadores como sendo uma atitude que ele considerava exemplar deveria então ser limitado e semelhante idéia nós também encontramos ainda em outras pistas paulinas do novo testamento como por exemplo em primeiro o corinthians em alguns trechos do capítulo 9 vamos observar o que mais te pista nos informa que rui barnabé não temos o direito de ser dispensados de trabalhar quem vai alguma vez a guerra com os seus próprios recursos quem plantou uma vinha e
não come do seu furor do can apascentar o rebanho e não se alimenta do leite do rebanho semeamos em voz dos bens espirituais será excessivo recolhemos os vossos bens materiais se outros exercem esse direito sobre vós porque não poderíamos nós com mais razão todavia não usamos esse direito ao contrário tudo suportamos para não criar obstáculo ao evangelho de cristo não sabeis que os que desempenham funções sagradas vivem dos rendimentos do templo e os que servem o altar tem parte do que é oferecido sobre o altar da mesma forma o senhor de novo aos que anunciam
o evangelho que vivam do evangelho da minha parte porém não me vale de nenhum desses direitos quem escreveu essas coisas no intuíto de reclamados a meu favor este texto mais uma vez nós observamos de forma bastante clara a perspectiva de paulo sobre o sustento daqueles que anunciavam o evangelho era um direito deles receber recursos necessários para o seu trabalho seja em alimentos vestuários um local de repouso ou ainda alguma contribuição para que fosse possível empregar alguma viagem e um outro detalhe também muito importante que nós observamos neste texto é equipado com para aqueles que trabalhavam
unicamente pela causa do evangelho como os lib trans que desempenhavam as funções no templo sagrado e recebeu uma parte dos rendimentos do tempo que era proveniente dos desvios conforme já estudamos em anos anteriores aqui do canal mas em todos estes textos paulo menciona que a atitude exemplar seria não depender de quaisquer recursos das comunidades cristãs uma atitude que tinha por objetivo ampliar qualquer obstáculo na pregação do evangelho mas nós ainda podemos observar que o próprio paulo apesar disto ele menciona em sua epístola aos filipenses no capítulo 4 verso 15 é o verso 16 que em
determinado momento até mesmo ele recorreu aos definidos que pudessem suprir as suas necessidades conforme nós encontramos então neste texto vamos observar então que nós também temos ali vós mesmos bem sabem felipenses que no início da pregação do evangelho quando parte da macedônia nenhuma igreja teve contato comigo em relação de dar e receber senão voz somente já em tessalônica mais uma vez a voz me enviaste com que suprir as minhas necessidades além deste texto os escritos do novo testamento ainda mencionou diversas outras doações que os cristãos realizar principalmente para ajudar os mais necessitados em suas comunidades
conforme paulo menciona por exemplo em relação à coleta realizada os cristãos que estavam passando por dificuldades na cidade de jerusalém conforme encontramos em primeiro o corinthians no capítulo 16 e verso dólares vamos observar também mais estes detalhes neste piso de segundo corinthians que também é importante nós compreendermos sobre coleta sindsjus no cristianismo antigo no primeiro dia da semana cada um de vós punir lado que conseguir poupar deste modo não se esperar a minha chegada para se fazerem as coletas este pequeno trecho nós compreendemos que as coletas eram realizadas de modo voluntário conforme paulo menciona até
mesmo no texto que nós lemos onde lado o que conseguir poupar e se nós observarmos também todo o conjunto de suas epístolas nós simplesmente não encontramos qualquer prova que as coletas eram realizados de uma forma obrigatória à semelhança de uma regra na forma de dízimos por exemplo o que havia na verdade eram doações sempre realizadas de forma voluntária conforme aquilo que cada cristão conseguiria poupar e além disso nós também devemos recordar com um outro ponto muito importante neste aspecto que a resolução do conselho apostólico de jerusalém mencionada em atos no capítulo 15 e também de
outra forma no segundo capítulo da carta de paulo aos gálatas desobrigou os cristãos provenientes do mundo gentil ou aquilo que nós chamamos de um mundo não judaico a observar as prescrições da lei mosaica não fazendo qualquer sentido permanecer ainda uma lei no cristianismo gentílico que obriga assim a prática de indígenas com efeito o que nós podemos concluir é que a prática de dízimos na igreja primitiva do período pré-histórico simplesmente não existia o que existiam na verdade eram ofertas de modo voluntário e para nós compreendemos então a verdadeira origem dos dízimos no cristianismo nós precisamos necessariamente
caminhar mais à frente em nossa história observando aqueles inscritos que são comumente denominados por patrística compreendendo se eles possuem alguma referência à existência de desvios na igreja antiga segundo século em diante ou mais precisamente talvez quando os desvios teriam se originado como uma prática entre os cristãos e o primeiro escrito queremos observar é o the dark também conhecido como o ensino dos 12 apóstolos que é um documento que estão anônimo datado entre o final do primeiro século e o início do segundo set vamos observar então primeiramente alguns versos do capítulo 11 neste importante obra na
sequência e ser mais alguns comentários em relação a esta ao partir o apóstolo não deve levar nada a não ser o pão necessário para chegar ao lugar onde deve parar se pedir dinheiro é um falso profeta se alguém disser sob inspiração de dinheiro ou qualquer outra coisa não o escutem porém se ele pedir para dar a outros necessitados então ninguém ou julg estes versos nós observamos aqui primeiramente que o missionário cristão deve apenas possuir o mínimo necessário ao realizar uma viagem para a pregação do evangelho e se por ventura ele chegar em alguma comunidade pediu
dinheiro para esta comunidade de cristãos alegando inclusive em determinados casos uma inspiração profética para isso ele deve ser considerado imediatamente como um falso profeta assim que informa o texto do idac ou em outras palavras um líder cristão simplesmente não pode pedir dinheiro ou bens materiais da sua comunidade isso é condenado por esse documento ele poderia pedir dinheiro apenas no caso de ajudar outros cristãos que estivesse em dificuldade como também encontramos no novo testamento ainda em outros textos de paulo como por exemplo em romanos no capítulo 15 versos 26 a 27 ele menciona sobre os cristãos
da macedônia caiaque auxiliarão os cristãos de jerusalém que estavam passando por dificuldades que é uma referência a um projeto que nós já observamos anteriormente também sendo mencionada em primeiro corinthians no capítulo 16 versus dores e além dessas instruções o the dark também reconhece que o profeta cristão apesar de ele não beber pedir o dinheiro ele é obviamente digno de ser um alimento de forma semelhante também aos ensinos que nós encontramos com paulo de tarso e nós observamos algumas descrições muito importantes relacionados a isso no capítulo 13 desta obra vamos observar então que mais este texto
nos informe tudo verdadeiro profeta que queira estabelecer se entre vocês é digno do seu alimento da mesma forma também o verdadeiro mestre é digno do seu alimento como todo o plenário por isso tome os primeiros frutos de todos os produtos da vinha e da ira dos bois e das ovelhas e os de para os profetas pois eles são os sumos sacerdotes de vocês se porém vocês não têm nenhum profeta dêem aos pobres se você fizer pão tome os primeiros e os de conforme o prefeito da mesma forma o abrir uma vasilha de vinho ou de
óleo tome a primeira parte e adeus profetas tome uma parte do seu dinheiro da sua roupa de todas as suas posses conforme de parecer oportuno e os de conforme prefeito aqui nos encontramos mais alguns detalhes muito interessantes de forma semelhante também ao apóstolo paulo que são estes versos e também comparam os profetas e mestres cristãos ao sacerdote do tempo acrescentando que os sacerdotes recebiam os primeiros frutos do povo de israel conforme encontramos por exemplo em de ter o nome no capítulo 26 mas ainda nós precisamos notar alguns pontos muito importantes deste texto o the dark
menciona aqui apenas as premissas e não especifica necessariamente uma quantidade de 10% queria caracterizado então como sendo uma prática de dízimo já existentes nós não encontramos aqui encontramos inclusive no final deste texto nós realizamos a leitura que as doações deveriam ser conforme e parecer oportuno isto é mesmo novamente comparando os mestres cristãos aos antigos sacerdotes de visitas do templo de jerusalém o the dark ainda considera que as ofertas eram realizadas de uma forma voluntária e nós encontramos a mesma idéia relacionada a ofertas voluntárias conforme a possibilidade de cada cristão em diversos outros inscritos posteriores como
por exemplo com o piloto leandro do catar em sua 39ª apologia vamos observar o que te turismo escreve ali por volta do início do século terceiro era comum que é algo muito semelhante ao que nós observamos aqui nos textos referentes a ofertas voluntárias vamos observar então o que teria lhe escreve ele embora tenhamos nosso cofre este não é constituído de dinheiro de compra para comprar da salvação como no caso de uma religião que tem seu preço no dia menção se desejar cada um coloca uma pequena doação mas só se for do seu agrado e somente
se puder porque não a compulsão tudo é voluntário estes presentes são por assim dizer o fundo de depósito de piedade este texto tertuliano enfatiza que tudo era voluntário não havia obrigatoriedade para doações da igreja elas eram realizadas apenas por aquelas pessoas que podiam realizar doações ou quem assim desejasse e também ele deixa claro que estas contribuições eram direcionados à caridade agora à medida que nós avançamos mais na história do cristianismo antigo gradativamente as igrejas foram tomando uma maior consciência da necessidade de seus líderes serem sustentados por intermédio de uma prática de indígenas igrejas nós observamos
ainda mais claramente esta ideia a partir do século 3º em diante como por exemplo com cipriano de cartago em sua 65ª carne vamos observar o que mais este importante documento do cristianismo antigo tinha nos informar que nos ajuda a compreender mais sobre a história dos vizinhos também não estejam os líderes da igreja amarrados por ansiedade de questões mundanas mas em honra dos irmãos que contribuem recebendo como se fossem dízimos dos frutos não tenham que se retirar dos altares e sacrifícios mas possam servir dia e noite nas coisas redes sociais e espirituais nesta carta de cipriano
nós observamos uma compreensão mais clara relacionada aos dízimos para o sustento dos líderes da igreja também enfatizando a importância destes para o trabalho constante por parte dos sacerdotes mas nada indica ainda que estas contribuições deveriam ser realizados de uma forma positiva a primeira vez na história do cristianismo que encontramos de fato uma obrigação de consciência em relação à entrega de dízimos aos bispos das igrejas é proveniente da constituição dos santos apóstolos que é um documento que é datado entre o século 3º e o século 4º era comum criando um dos mais importantes da história do
cristianismo sobre a história dos mesmos vamos conferir então o que este texto também nos informa deixou o bispo usar esses dízimos e primeiros frutos que são dados de acordo com a ordem de deus como um homem de deus ou 70 mente agora o que foi dito anteriormente operações e dízimos pertencem a cristo nosso sumo sacerdote para aqueles que ministram a ele vocês devem pois irmãos trazer seus sacrifícios e ofertas ao bispo como seu sumo sacerdote seja por si mesmos ou pelos diáconos e não tragam só isso mas também as suas experiências e os seus dízimos
e as suas ofertas voluntárias para ir e como observamos esse texto de fato o primeiro estudo de toda a história do cristianismo alda em fazer os dízimos como um sistema de manutenção financeira para os líderes da igreja e gradualmente isso será entendido como normativo para as diversas igrejas cristãs à medida que nós adentramos em nossa história indo para ainda de médio por exemplo se nós observarmos a igreja medieval a primeira legislação sobre dízimos que nós encontramos de fato é proveniente apenas do século 6º da carta dos bispos reunidos em torno de 567 e também nos
cânones do conselho marcon realizado em 585 o efeito em síntese estas são as origens dos dízimos no cristianismo antigo é uma origem cidade uma forma gradativo à medida em que a igreja vai compreendendo a necessidade de aplicar os dízimos para seus líderes e vai tomando consciência de que os seus líderes deveriam ser comparados à semelhança dos sacerdotes e faziam parte do templo de jerusalém mas foi um processo gradativo de tomada dessa consciência até ser realizada a prática dos dias - na igreja uma tomada de consciência esta que levou mais de 500 anos a ser definitivamente
colocada em prática em grande parte das igrejas mas antes de fecharmos o nosso conteúdo é interessante também é numerada alguns dos motivos que levaram os cristãos a desenvolver uma prática de desvios apenas está realmente na história da igreja como por exemplo uma das principais razões para essa demora é que os cristãos primitivos esperavam de fato pela venda iminente do reino de deus o que incluiria também o desapego aos bens materiais não sendo necessário estabelecer algum sistema de renda mais desenvolvido ainda outra razão é que para o cristianismo antigo algo muito interessante é que a pobreza
era considerada como uma virtude então não se dava a atenção para dinheiro ou bens materiais neste tempo em que ainda uma outra razão que nós podemos conceber é que as comunidades cristãs na antiguidade era bastante simples não existindo ainda uma estrutura hierárquica amplamente desenvolvido que necessitasse de muitos recursos e além disso também é importante lembrarmos que os cristãos muitas vezes eram considerados como clandestinos pelos romanos até mesmo em muitas ocasiões perseguidos na antiguidade e poderia ser inclusive perigoso para aqueles que trabalharem exclusivamente pela causa do evangelho receberem essas remunerações e trabalhar de uma forma constante
que levantasse suspeita então também por parte dos romanos estas são algumas das razões que nós podemos levantar em relação à demora para ser estabelecida uma pra que lhe dizemos na igreja antiga e agora que nós já observamos todos os principais detalhes a respeito da história dos dízimos nós de fato já temos as principais ferramentas para responder à pergunta inicial do vídeo de hoje os cristãos primitivos precisavam doar 10 por cento de suas vendas para a igreja no período antigo a resposta é que definitivamente não em todo o período apostólico e permanecendo não encontramos provas da
prática de desvios na igreja o que haviam na verdade eram ofertas voluntárias conforme a possibilidade de cada cristão a prática dos dízimos foi se desenvolvendo gradualmente na história do cristianismo levando de fato mais de 500 anos para se impor como uma prática definitiva com isto eu espero ter esclarecido os principais aspectos que envolvem a origem dos dízimos na história do cristianismo mas se porventura surgiram ainda algumas dúvidas vou ficar algumas questões em relação a este tema e ainda outros temas aqui no canal vocês podem inscrever suas perguntas logo aqui embaixo dos comentários no youtube e
já finalizando agradeço também muita todos os que acompanharam a mais esse vídeo aqui no canal e para aqueles que apreciaram a mais esse estudo não deixe de clicar no link logo aqui em baixo do vídeo para ajudar o canal a crescer ea se desenvolver e também como sempre convida conhecerem o apoia se ea lojinha do professor são duas formas de ajudar o canal a crescer ea levar conhecimento a muitas outras pessoas ambos links logo aqui em baixo do vídeo agradeço muito a todos e nos vemos muito em breve em mais um vídeo aqui do canal
hum [Música] ah
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