Livres do pecado Ed Rene Kivitz

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Daniel Santos
Pregação instituto Haggai sobre Graça e liberalidade
Video Transcript:
[Música] [Música] [Música] Bom dia a todos a graça e a paz de Jesus os irmãos Para mim também é sempre uma alegria estar no hagai praticamente um dos únicos eventos para o qual eu eu saio e viajo minha opção foi ficar na igreja local como pastor local eu já até não não me sinto muito à vontade quando alguém me apresenta como conferencista porque na verdade Sou pastor de uma igreja local e estar no ragai faz parte da minha agenda do ano já faz tempo pela minha admiração amizade carinho com ebener que eu faço questão de
agradecer a Marta e também pela visão do ragai eu me alegro de estar num num encontro onde a maioria dos participantes não faz parte do que nós chamamos do clero e eu penso que isso é um grande desafio para o cristianismo contemporâneo para a nossa igreja no Brasil é tirar a igreja da mão dos pastores dos Apóstolos dos bispos das bispas das tias e e tudo mais é devolver a igreja ao povo de Deus inclusive aqueles que como povo de Deus são também pastores profetas Mestres Evangelistas são Apóstolos mas que são povo de Deus então
eu me alegro muito sempre poder estar aqui no ragai Que Deus nos abençoe nessa manhã como já tem abençoado o o nosso tema proposto é livres do pecado e o dilema que me foi colocado ou sugerido foi uma reflexão a respeito da Graça de Deus E essa constatação de que o evangelho da Graça de Deus nos leva à liberdade Mas que a liberdade é facilmente degenerada em licenciosidade Então como é que nós podemos viver a graça de Deus sem voltarmos ao legalismo e sem extrapolarmos para a licenciosidade essa me parece ser uma das grandes angústias
e por não dizer tristezas para nós que conhecemos o evangelho e conhecemos a Bíblia Sagrada porque sabemos que o anúncio da Graça de Deus é Libertador porque a graça de Deus é Libertadora do medo de Deus da culpa a graça de Deus é que nos recoloca na rota da vida mas infelizmente temos que convir que o discurso legalista o discurso baseado no medo baseado na culpa ele é um discurso que religiosamente dá muito mais certo o que eu tenho dito à minha igreja local é que o evangelho conspira contra o nosso projeto institucional de igreja
quando eu digo que você não precisa necessariamente adorar a Deus no templo você pode fazê-lo em sua casa num jardim num parque quando eu digo que você não precisa necessariamente adorar a Deus no domingo ou no sábado você pode fazer isso em qualquer lugar quando eu digo que você não precisa da mediação do clero para a sua relação com Deus quando eu digo que você está livre para ser Generoso ou Generosa com o seu dinheiro e que não pesa sobre você a obrigatoriedade da Lei então eu arrumo um grande conflito para mim porque eu corro
o risco de você não mais vir ao templo não mais entregar o seu dinheiro na igreja não mais me respeitar como pastor e eu perco o meu emprego e a boa vida que eu tenho não mais dar o dízimo não mais frequentar a comunidade no domingo a igreja esvazia a igreja perde recursos a igreja perde o seu engajamento a igreja perde o seu compromisso porque eu estou dizendo que você é livre de tudo isso então é melhor que eu diga se você não trouxer o seu dinheiro aqui na igreja o gafanhoto vai passar na sua
casa é melhor que eu diga quem não dá dízimo gasta na farmácia é melhor que eu diga que domingo é o dia do Senhor não é dia de futebol não é dia de Fórmula 1 não é dia de supermercado não é dia de dormir domingo é o dia do Senhor e que nós devemos estar na cas do Senhor e quando eu digo que você está falhando em estar na casa do senhor no dia do Senhor eu aviso a você que provavelmente você vai ter consequências sérias na sua vida porque você é ladrão você é uma
ladra está roubando o tempo de Deus está roubando dinheiro de Deus depois não reclame se a doença ruim chegar na sua casa se você perdeu seu emprego se o seu casamento desmoronar E aí eu tenho você domingo no templo no culto tenho o seu dinheiro eu tenho a sua consciência Eu tenho você amarrado a um discurso que gera medo e gera culpa e o meu templo tá cheio A grande questão é que isso não é o evangelho e esse é o dilema da igreja dos Gálatas o apóstolo Paulo escreve a carta aos Gálatas se você
quiser acompanhar nós vamos à carta aos Gálatas e eu queria dividir a nossa conversa dessa manhã em duas partes uma primeira uma apresentação razoavelmente geral da carta aos Gálatas e depois alguns comentários de aplicação prática Pastoral paraa sua vida e pro seu ministério a carta aos Gálatas que o apóstolo Paulo escreve é uma carta que trata na linguagem dele no Capítulo 2 Versículo 4 trata da nossa liberdade que temos em Cristo Jesus porque foi para a liberdade que Cristo nos libertou Capítulo 5 Versículo primeiro e fomos chamados para liberdade no Capítulo 5 Versículo 13 então
o tema da carta aos Gálatas é a liberdade e a grande preocupação de Paulo é que os Gálatas estejam abandonando ou estivessem abandonando o evangelho da Graça de Deus e se submetendo a um outro evangelho Capítulo primeiro o Versículo 6 ele diz admiro-me admiro-me de que vocês estejam abandonando tão rapidamente aquele que os chamou pela graça de Cristo para seguirem outro evangelho e no Versículo 9 do capítulo primeiro ele diz que seja maldito ou seja amaldiçoado aquele que anuncia um outro evangelho Então o que está acontecendo na igreja da galácia é que tem o evangelho
da Graça de Deus e há um outro evangelho sendo anunciado e o Paulo está preocupadíssimo que a igreja da galácia abandone o evangelho da Graça de Deus e e viva à luz de um outro evangelho um outro evangelho que lhes é trazido por falsos irmãos falsos irmãos Capítulo 2 o Versículo 4 o apóstolo Paulo diz é por causa dos falsos irmãos que se intrometer secretamente e se e se se misturaram a espiar a nossa liberdade que temos em Cristo Jesus esses falsos irmãos querem nos escravizar novamente ele diz no capítulo 3 verso primeiro ó Gálatas
insensatos quem os enfeitiçou Capítulo 5 verso 7 vocês corriam bem quem os impediu de continuar obedecendo a verdade tal persuasão não provém de Deus um pouco de fermento leved da toda a massa estes Tais falsos irmãos perturbam e seria melhor que se castrem eu não sei o que o Paulo quis dizer com seria melhor que se castrem tal vez ele tivesse pensado em outra coisa e foi usou uma expressão eufemística aqui para porque ele era Apóstolo afinal de contas Capítulo 3 versículo primeiro ó Gálatas insensatos quem os enfeitiçou quem os enfeitiçou quem os persuadiu quem
os enganou quem conseguiu roubar vocês o evangelho da Graça de Deus Essa é a preocupação dele e o que é que esses Tais falsos irmãos perturbadores persuasivos feiticeiros na linguagem do apóstolo Paulo jogar um feitiço sobre vocês o que é que eles querem eles querem fazer com que vocês voltem a se colocar debaixo da lei e colocar-se debaixo da lei tem pelo menos aqui na carta aos Gálatas quatro expressões a quatro realidades que o apóstolo Paulo está identificando na igreja da galácia e ele diz ó vocês estão voltando para debaixo da lei vocês estão se
se permitindo escravizar novamente pela lei primeiro quando vocês estão começando a considerar a iade da circuncisão ele cita o exemplo de tito Capítulo 3 Capítulo 2 o Versículo 3 ele diz assim olha Tito meu companheiro de viagem grego nem Tito que era grego foi constrangido a circuncidar-se registre-se entretanto que quando Timóteo se juntou à equipe missionária de Paulo Paulo solicitou que Timóteo se submetesse à circuncisão porque ele era filho de pai grego mas Paulo não argumentou com Timóteo que era necessário que ele se circunci ele disse é conveniente que você seja circuncidado para que o
fato de você ter um pai grego não impeça o seu ministério entre os judeus mas não é necessário é conveniente mas aqui a igreja de Gálatas Estão dizendo estes que são chamados pelos estudiosos de judaizantes que querem trazer de volta a julgo da Lei eles estão dizendo que é necessário ele está dizendo o apóstolo Paulo Capítulo 5 Versículo 3 declaro que todo homem que se deixa circuncidar está obrigado a cumprir toda a lei não era só uma cerimônia ritualística era um compromisso com a lei inteira irmãos se ainda estou Pregando a circuncisão Capítulo 5 Versículo
12 nesse caso o escândalo da Cruz foi removido a cruz é escandalosa voltar a colocar-se debaixo da lei de Moisés anula o escândalo da Cruz diz o apóstolo Paulo então ele está dizendo Olha Que conversa é essa que vocês estão precisando se circuncidar aí porque quem se circuncidar vai se comprometer com toda a lei porque a circuncisão é o símbolo de um pacto um pacto celebrado em Moisés no Sinai então ele não tá gostando dessa conversa de circuncisão segunda coisa que ele não tá gostando é uma questão de restrição dietética não pode comer isso não
pode comer aquilo e ele dá o exemplo no capítulo 2 os versículos de 11 a 14 quando ele confronta o Pedro porque o Pedro teve aquela visão em Jope quando foi chamado a Casa de Cornélio ele como bom judeu não comia carne de porco Mas de repente abre-se um lençol no céu e ele tem de dele uma feijoada e aí diz assim come Pedro e era a hora do almoço ele estava com fome e ele é persuadido pelo Espírito de Deus a uma belíssima e saborosa refeição que na sua tradição da Lei mosaica lhe era
proibida a palavra de Deus vem a ele dizendo porque você tem como impuro aquilo que eu purifiquei numa analogia evidentemente aos gentios a quem Pedro deveria anunciar o evangelho na Casa de Cornélio e o Paulo quando vai encontrar-se com Pedro percebe que o Pedro na frente dos judais Anes esses falsos irmãos persuasivos feiticeiros que estavam perturbando a igreja da Galáxia o Paulo percebe que o na frente dos falsos irmãos não come carne de porco mas quando ele está entre os gentios Ele come e o Paulo diz o Pedro o O Que conversa é essa você
tem duas caras você tem duas convicções você tem posturas de conveniência você está Protegendo o quê a sua reputação você não está colaborando para a liberdade do Evangelho da graça porque você se submete a esses preceitos dietéticos da Lei e você confunde a cabeça do pessoal nós estamos dizendo que eles não precisam obedecer a lei e você obedece o que que tá acontecendo e ele cita esse exemplo pra igreja da galácia não come isso não come aquilo O Paulo não tá gostando nada dos calendários litúrgicos da igreja da galácia Capítulo 4 os versículos 9 e
10 apóstolo Paulo diz assim vocês estão observando Dias especiais meses ocasiões específicas e anos Que conversa é essa de festa do tabernáculo na sua igreja meu irmão de Candelabro na sua igreja Que papo é esse de talit vai usar kipá agora também Que conversa é essa você tá confundindo o pessoal que nego esse de dia do senhor todos os dias são iguais todos os dias são dias do Senor como é que vocês estão celebrando o calendário judaico na igreja de vocês que não tô entendendo isso nós somos da turma que explodiu tudo inclusive nós somos
da turma que o pessoal não consegue nem Enxergar como religião essa é uma observação extraordinária no livro do Tim Keller os a parábola dos dois filhos que eu achei uma observação extraordinária ele diz assim que no começo quando alguém perguntava assim para um cristão Qual é o dia sagrado seu não não temos todo dia e qual é o lugar sagrado da sua religião não nós também não temos é tudo que é lugar e quem são as pessoas sagradas na sua religião Nós também não temos som todos nós e quais são as atividades sagradas da sua
religião também não temos são todas seja comer seja beber qualquer coisa fazer a gente faz tudo pra Glória de Deus que não está nem no templo nem no monte Ele tá em todo lugar e ele não tá nem no Apóstolo nem no Presbítero nem no diácono ele tá em todo o povo de Deus ah então vocês não são uma religião bom aí é você que tá dizendo aí o Paulo chega na galácia Tem um pessoal lá que exalta o clero como se o clero Fosse A Celebridade fosse guru e tivesse poderes especiais que constrói catedrais
que diz que o domingo é o dia do Senhor e não pode faltar na Catedral e que diz que a coisa mais importante da agenda da igreja é o culto ao Senhor e não o futebol o Paulo diz assim eu não tô entendendo vocês estão em Deuteronômio de novo nós somos da turma que explodiu tudo isso aí você vocês vêm agora com dieta calendário litúrgico circuncisão italit Ah e a quarta coisa e a quarta coisa que o apóstolo Paulo fala no capítulo 3 o Versículo 3 é que eles são insensatos porque tendo começado pelo Espírito
eles querem agora se aperfeiçoar pelo esforço próprio porque aí é que está o grande conflito da lei contra o evangelho da Graça é essa submissão a uma a uma verdade ou uma realidade que nos vem de fora é a lei vem de fora escrita em tábuas vem de lá é estranha para mim e eu preciso me disciplinar eu preciso ter força de vontade eu preciso ter perseverança para cumprir a lei o Paulo tá dizendo vocês estão ficando loucos O que vocês precisam lembrar é que nós já estamos livres da Lei Livres da Lei Capítulo 3
os versos 23 a 25 o Paulo diz assim antes que viesse essa fé estávamos sob a custódia da Lei nela encerrados até que a fé que haveria de vir fosse revelada assim A lei foi o nosso tutor até Cristo para que fôssemos justificados Pela Fé Não Pela lei a lei nos levou até Cristo agora porém tendo chegado à fé já não estamos mais sob o controle do tutor que é a lei e no Capítulo 3 versículo 19 o apóstolo Paulo em Gálatas Faz uma pergunta extraordinária Qual era então o propósito da Lei ele responde em
Gálatas Mas responde muito mais explícitamente em romanos Romanos Capítulo 3 Versículo 20 o apóstolo Paulo diz assim portanto ninguém será declarado justo diante de Deus baseando-se na obediência à lei Pois é mediante a lei que nos tornamos plenamente conscientes do pecado Qual era então o propósito da Lei nos tornar conscientes do nosso pecado Capítulo 7 Versículo 7 de fato diz o apóstolo Paulo Romanos Capítulo 77 eu não saberia o que é pecado a não ser por meio da Lei pois na realidade eu não saberia o que é cobiça se a lei não dissesse não cobiçarás
então para que foi que Deus deu a lei para que fosse cumprida não para mostrar que nós não conseguimos cumpri-la a lei a Torá é uma grande expressão de Deus olhando para nós e dizendo assim duvido duvido duvido você não arrumar outros Deuses Além de Mim duvido duvido você não mentir duvido você não cobiçar duvido você não matar duvido porque o que nós dissemos para Deus Deus nós nos sustentamos nós temos status de ser e Deus diz é Tá bom vou colocar na sua geladeira um pudim de leite condensado e colocar assim proibido duvido você
não comer duvido vou colocar uma torta de morango e vou colocar duvido você não resiste nemhum cigarro seu desobediente pecador você não resiste a um copo de cachaça você não resiste a uma mulher com minissaia você vem dizer para mim que você tem estatuto de ser então vamos lá vamos ver se você tem mesmo aí Deus dá a lei aí a gente por esforço próprio Porque a gente já rompeu com Deus né Nós falamos para ele não precisamos do Senhor deixa que a gente se vira aqui embaixo aí Deus coloca leit Então se vira aí
a gente tenta tenta tenta e não consegue e se desespera aí a gente grita Miserável homem que sou aí Deus fala ah descobriu finalmente você entendeu para isso que serve a lei aí o Paulo tá dizendo a igreja da galácia falou pessoal eu não tô entendendo a lei não era um negócio pra gente obedecer Era um negócio pra gente descobrir que não consegue obedecer para que a gente se entregasse a Deus novamente porque o grande problema nosso é que a gente estava longe de Deus achando que a gente ia conseguir existir sem que ele nos
sustentasse em vida o que é pecado pecado é uma coisa só é quando Deus diz assim eu sou a gente olha para ele e diz eu também O que é conversão quando Deus diz assim eu sou a gente diz Nós não somos se o senhor não nos sustentar em vida nós vamos evaporar nós vamos nos dissolver nós vamos deixar de existir nós vamos voltar para o nada tem misericórdia de nós manda sobre nós a tua graça porque sem a tua graça nós nada podemos fazer aí o Paulo tá dizendo E vocês querem se colocar de
novo debaixo da lei construir uma experiência de espiritualidade legalista vocês não vão conseguir nada exceto gerar um bando de neuróticos e de hipócritas porque no nosso esforço próprio nós não vamos conseguir obedecer a Deus e daí ou nós seremos consumidos pela culpa e pela frustração de eu não consigo eu não consigo eu não consigo aí eu me frustro eu me frustro eu me frustro eu me sinto culpado culpado culpado aí eu começo a olhar para Deus com medo com medo com medo temendo o quê o castigo o castigo o castigo e aí entra um camarada
no seu gabinete Pastoral e diz assim pastor Será que eu estou dizendo empregado porque eu não dei o dízimo o mês passado e você fala Olha você é de qual sinagoga meu filho porque do corpo de Cristo eu acho que você não é porque você não entendeu o evangelho da Graça de Deus Você raciocina ainda em termos de Justiça retributiva eu faço para Deus alguma coisa ele me abençoa eu deixo de fazer ele me amaldiçoa você tá na lei você não entendeu o evangelho da Graça de Deus você é o filho mais velho eu te
sirvo e eu te obedeço e o Senhor nunca me deu um novilho gordo o que é que esse menino está dizendo pro pai o senhor tá me devendo eu tenho créditos contigo Eu orei eu jejuei eu dei o dízimo eu dei aula na escola dominical eu servi ao Senhor naquela maldita congregação todo domingo à tarde e é agora eu fico com essa doença ruim e agora o meu filho morre e agora a minha mulher não pode ter filho que valeu eu te servir esse tempo todo é o filho mais velho falando é o judais falando
é o cabeça de lei falando cobrando a Deus eu tenho créditos contigo e o senhor tá me devendo então Paulo tá dizendo olha vocês estão voltando a ser escravos da Lei capítulo 4 verso 22 Olha que trecho maravilhoso pois está escrito que Abraão 4:22 de Gálatas teve dois filhos um da Escrava e outro da livre o filho da Escrava nasceu de modo natural mas o filho da livre nasceu mediante a promessa isso é usado aqui como uma ilustração estas mulheres representam duas alianças uma aliança procede do Monte Sinai e gera filhos para a escravidão esta
é Agar Agar representa o Monte Sinai na Arábia e Corresponde à atual cidade de Jerusalém que está escravizada com os seus filhos por vocês judaizantes falsos irmãos fariseus e Mestres da lei que ainda colocam o peso da lei sobre o povo de Deus mas a Jerusalém do alto é livre e essa é a nossa mãe Pois está escrito regozije-se Ó estéril você que nunca teve um filho grite de alegria você que nunca esteve em trabalho de parto porque mais são os filhos da mulher abandonada do que os daquela que tem marido vocês irmãos são filhos
da Promessa como Isaque naquele tempo o filho nascido de modo natural perseguia o filho nascido segundo o espírito o mesmo acontece agora mas o que diz a escritura mande embora a Escrava e o seu filho porque o filho da Escrava jamais será herdeiro com o filho da livre portanto irmãos não somos filhos da Escrava nós somos filhos da Livre palavras pesadas do apóstolo Paulo mas a Bíblia Sagrada essa analogia entre Sara e Agar o filho da promessa e o filho do esforço próprio o filho feito pelos homens e o filho concedido por Deus o que
o Paulo tá dizendo é vocês querem uma espiritualidade legalista então vocês são descendentes de Agar vocês são escravos de novo da Lei e ele diz mais aqueles aqueles que se submetem à lei caíram da graça e desprezaram a Cristo então ele vai dizer no Capítulo 5 Versículo 13 foi para a liberdade que Cristo nos libertou mas cuidado para não dar ocasião à carne Você é desobrigado da Lei e aí você vai cair no outro extremo da licenciosidade porque o raciocínio é o seguinte o Ruben Alves disse isso quando comentou a parábola dos dois filhos o
a parábola do filho pródigo que quando o filho mais novo volta para casa dizendo pai pequei contra o céu contra ti não sou digno de ser chamado teu filho trata-me como um dos teus escravos mal consegue terminar a segunda frase o pai o abraça e diz a ele meu filho eu não som débitos você não é escravo na minha casa Você é meu filho amado em quem eu tenho prazer e então vem o filho mais velho eu te sirvo te obedeço aquela conversa toda e o pai o abraça e diz meu filho eu não somo
créditos nós estamos diante de um Deus que Não soma nem débitos e nem créditos e que pela sua livre vontade escolheu nos amar apesar de sermos quem nós somos e nos permitir viver em sua casa e estar a sua mesa Então vem o espírito de porco e diz assim se não adianta eu tentar cumprir a lei porque eu não vou conseguir mesmo e não adianta eu tentar cumprir a lei Até porque não é necessário porque é pela graça mediante a fé sabemos que ninguém é justificado pela prática da lei Mas mediante a fé em Cristo
Jesus assim nós também cremos Nós também cremos em Cristo Jesus para sermos justificados pela fé em Cristo e não pela prática da lei porque pela prática da Lei ninguém será justificado Quem quer ser justificado pela prática da lei anula a graça porque é se é pela lei Cristo morreu em vão Gálatas 2 16 e 21 então já que não é pela lei eu não preciso bom então Qual o problema de eu não cumprir a lei eu vou eu vou me entregar a vida do jeito que eu quero porque esses dois moços da parábola eles tinham
a mesma visão do pai Quem era o pai era o sujeito que atrapalhava a vida deles pai é o seguinte eu quero ir pra balada eu quero fazer sexo sem restrição eu quero torrar minha grana com cavalos rápidos e mulheres lentas eu quero carro eu quero poder encher a cara eu quero poder dormir até tarde eu quero só trabalhar no que eu gosto no que eu quero quando eu não tiver com vontade de trabalhar eu não quero trabalhar quando eu tiver afim de trabalhar eu quero trabalhar mas é porque eu tô afim de trabalhar não
é trabalho eu não quero ter agenda não quero ter horário eu não quero dar satisfação pro senhor onde eu fui com quem eu estive fazendo o que e nem que horas eu fui nem que horas eu vou voltar eu não quero me submeter às tuas regras da tua casa eu quero ter as minhas regras da minha casa eu não quero a vida que o senhor disse que eu quero ter eu quero ter a vida que eu quero ter então eu vou para longe do Senhor viver a vida que eu quero viver em outras palavras esse
moço tá dizendo assim papai o senhor tá me atrapalhando e já que o senhor não morre porque eu queria mesmo que o senhor morresse P eu recebi a minha parte da herança mas o senhor tá demorando a morrer tem jeito de Senhor adiantar a herança enquanto o senhor ainda tá vivo porque é isso que ele fala pro pai eu não quero você eu quero seu dinheiro para eu poder ter a minha vida e o filho mais velho o que que diz papai o senhor tá me atrapalhando o senhor todo dia Manda eu ir lá cuidar
da vaca do Boi da ovelha é ver a lavoura é ver não sei que é ver é a cerca que caiu é a carroça que eu não sei que lá o senhor vive ditando regra o senhor é metódico o Senhor tem hora para almoçar o senhor tem dia para falar com o senhor o senhor tem roupa certa para falar com o senhor o senhor manda fazer um umas festas aí é uma vez a cada mês eu tenho que estar em tudo que a festa que o senhor inventa é da Tabernáculo é dos das colheita é
do não sei que lá eu tenho que vir aqui é Páscoa é não sei queê e e eu tô aqui tudo que é festa do Senhor eu tô aqui obedecendo todas as suas regras e eu tô querendo ver o jogo do Brasil e da Itália o sen não deixa e não tô vendo vantagem n fala profeta fala profeta e eu tô vendo eu tô aqui e não tô vendo vantagem nenhuma em obedecer o senhor desse jeito que eu tô obedecendo o senhor tá me atrapalhando o senhor também tá me atrapalhando Então o que é que
no fundo no fundo nós queremos nós queremos o viver do o nosso jeito e já que o senhor não soma débitos porque esse teu filho aí estourou três Ferrares da família e o Senhor deu a quarta Ferrari para ele eu não tô vendo vantagem nenhuma eu ser um Safe driver eu vou meter o pé também porque o Senhor é o Deus da graça o senhor é o Deus da Misericórdia da compaixão o senhor tem coração mole eu tenho certe se eu voltar aqui com a Ferrari estourada mas se eu voltar chorando e dizendo papai pequei
contra o céu perante ti o senhor vai me abraçar então eu vou fazer isso e o que é que nós não entendemos nesse discurso Nós não entendemos algumas coisas que eu vou tentar traduzir para você o que foi que eu entendi eu espero que seja útil para você por na minha vida eu não fui um filho mais novo eu fui sempre o filho mais velho eu fui pro seminário com 17 anos de idade e o meu pastor me disse o seminarista que você for é o pastor que você será se você for estudioso como seminarista
você vai ser estudioso como pastor se você for preguiçoso e indolente como seminarista você vai ser um pastor preguiçoso e indolente se você for promiso no seminário você vai ser promiso no seu ministério se você não aprender a cuidar do seu dinheiro com 17 anos você não vai saber cuidar dele com 40 nem com 50 nem com 60 então eu ouvi o meu pastor e eu tentei ser um sujeito gabarito aí um dia eu li a biografia do pastor Caio Fábio Confissões do pastor vou te falar e eu comecei a ler a vida dissoluta do
Caio a mulherada que ele pegava os jitos dele que ele lutava que ele dava na cara dos outros E aí a mãe dele e o pai orando por ele e aí ele se converte E aí ele vira o Caio Fábio e quando eu li aquilo eu falei Deus vou falar para senh uma coisa falei Deus se o senhor dissesse para mim que eu ia ter um tempo assim que eu ia ia pegar toda a mulherada que eu quisesse fumar cheirar e beber tudo que eu quisesse cuspir bater na cara e gritar com quem eu quisesse
e depois o senhor ia me salvar ia me ungir com teu espírito me dar um ministério assim do tamanho do Ministério do Caio no Brasil eu ia eu ia eu me casei com 23 anos de idade com 25 eu era pastor de uma igreja casado e tinha dois filhos uma no carrinho e um no berço recém-nascido e eu aconselhava a juventude da minha igreja e eu vi a vida que eles levavam eu vi os meninos que cada domingo aparecia com uma namorada mais bonita que a outra eu falava e eu casado pastoreando aqui essa igreja
é eu ouvi a confissão do pessoal eu falava Deus não é justo Deus aí começou assim o espírito de Deus me converter e Deus fala assim para mim meu filho você é um filho mais velho com inveja do seu irmão na esbórnia e eu disse a verdade Senhor eu tô com inveja dele Tô com inveja dele então tem duas coisas que você não sabe meu filho o qu senhor primeiro você não sabe o que é o inferno e o que que é você se entregar a carne e se tornar escravo das obras da Carne o
que que é acordar em cima do próprio vômito o que que é fazer sexo com mulher que você sequer sabe o [Música] nome você não sabe o poder de de dissolução que tem a droga você fala assim porque você não sabe o que é o craque Aonde isso vai te levar você fala assim porque você não sabe sabe o que é ser corrupto desviar dinheiro de saúde para o seu iate e o inferno que mora dentro da alma de quem faz isso você não sabe o que é o inferno e você não está ciente do
que significa ir parar num chiqueiro para comer com porco você está achando que ir pro chiqueiro comer com porco é uma coisa boa que se eu dissesse para você pode ir que depois eu te tiro de lá você ia dizer legal eu vou sim comer com porco no chiqueiro eu não tô entendendo como é que você está achando que se entregar a carne é uma coisa boa é que você não sabe o que é se entregar a carne você é é um fariseu hipócrita legalista moralista e você não me obedece porque você me ama ou
porque você foi inundado pelo meu amor e pela minha graça Você me obedece porque você é pastor de uma igreja batista que paga o teu salário você acha que eu ia dizer para Deus o senhor tá com erro de avaliação eu digo acho que é isso aí mesmo Deus eu não sei mesmo que é o inferno porque eu não vejo o cara comendo com porco aliás eu vejo um pessoal aí na esbornia que parece que tá muito bem e eu tenho inveja dele sim eu sou que nem o cara do Salmo 70 TR eu vejo
o ímpio prosperando e eu falo Senhor eu não tô te pedindo dinheiro para comprar um Audi eu tô te pedindo dinheiro para refazer o telhado da creche e essas coisas me machucam Deus e eu tô servindo o senhor aqui eu não tô vendo vantagem nisso e já que eu não tô vendo vantagem nisso Pelo menos eu podia est lá fumando aquele baseado né porque parece que o pessoal que vai no baseado fica Zem tem umas e Deus falou para mim isso você não sabe filho o que que é o inferno é que a sua vida
moral Manteve você assim na no início assim da Escuridão sabe você não foi lá no fundo da escuridão você cresceu direitinho na igreja casou direitinho pastor foi lá no fundo eu digo é não fui não senhora então você não sabe você não sabe o que você tá falando mas eu tenho mais uma coisa para te dizer falei o que é senhor é que você também não sabe o que que é a minha mesa porque se você tivesse comido na minha mesa você não ia estar com inveja do seu irmão e nem considerando a possibilidade de
comer com porco se você tivesse se sentado à minha mesa para comer do meu banquete E se você tivesse se sentado à minha mesa para eu ungir a tua cabeça com óleo e fazer o teu cálice transbordar E se você tivesse comido dos meus pastos verdes verdejantes e bebido da minha água cristalina e límpida que refresca e refrigera a sua alma jamais você teria essa petulância essa pachorra de olhar para mim e dizer que tá com inveja de quem come com porco a eu tive que dizer é verdade Senhor eu acho que eu realmente não
comi da tua mesa e o que Deus disse para mim é que tem um terceiro caminho meu filho que você não descobriu o primeiro caminho é se submeter ao julgo da lei Mas isso não vai te resolver Porque não transforma você por dentro coloca você diante de uma realidade que vem de fora A qual você tem que se submeter você não consegue se submeter mas como você não foi transformado por dentro você não sabe nem direito se você quer se submeter você só se submete por medo ou por culpa a lei não vai resolver teu
problema porque o teu problema tá aí dentro de você e vou te dizer mais ir pelo caminho de se entregar a carne também não vai te resolver Porque se você era escravo da Lei você vai se tornar escravo da Carne você pensa que você vai ser livre você não vai ser livre você vai ser escravo da Carne você vai ser escravo da carne E aí você vai perceber que você perdeu a sua autonomia e você se tornou viciado nos apetites do seu ventre eu falei e qual é a terceira via senhor é a graça é
a graça que nos transforma de dentro para fora que nos coloca de joelhos e que faz a gente dizer assim Senhor tem misericórdia de mim talvez a Grande descoberta que a gente precise fazer que o evangelho diz para nós é que nós todos somos escravos Nós seres humanos não temos Liberdade em termos absolutos nós somos escravos se você ler corretamente Filipenses Capítulo 2 Versículo 7 você vai ouvir o seguinte que Jesus esvaziou-se a si mesmo tomou a forma de servo fazendo-se semelhante aos homens para alguém ser semelhante aos homens tem que tomar a forma de
servo não é que Jesus se fez homem e sendo homem se fez servo Ele se fez servo e por que se fez servo se tornou semelhante aos homens e o que é fazer-se servo é Render a vontade a outro e o que é o pecado de Adão os nossos ancestrais Adão e Eva e o pecado de todos nós é Deus dizer eu sou e a gente diz eu também eu não estou sujeito ao Senhor e não me submeto ao Senhor eu não me submeto a ninguém eu eu sou também e Deus diz assim engano filho
você não é você verade de ser Você é sempre escravo de alguém ou você é escravo da Lei ou você é escravo do pecado ou você é escravo do diabo ou você é escravo do seu próprio ego ou você é meu escravo a liberdade que o evangelho traz para nós não é a liberdade de fazermos o que queremos fazer é a liberdade de escolhermos a quem queremos servir aí nós nos levantamos e dizemos o seguinte eu e a minha casa serviremos ao Senhor eu e a minha casa serviremos a Deus e serviremos ao próximo para
de nem a circuncisão nem a incircuncisão tem valor mas a fé que opera pelo amor e toda a lei Gálatas 5 de 133 a 15 toda a lei se resume no mandamento amar ao próximo como a si mesmo a questão é que caminho nós vamos tomar na vida se escolhermos o caminho do sacrifício da nossa liberdade a uma autoridade exterior seja ela o diabo seja ela a igreja o apóstolo a lei de Moisés nós seremos escravos e esse caminho será um caminho de destruição e autodestruição se sacrificar a nossa liberdade a quem não é Deus
principalmente a nós mesmos nós nos tornaremos escravos do nosso Ego e viveremos insatisfeitos o resto da nossa vida por quê Porque nós não vamos nos satisfazer em termos absolutos nunca o caminho do Evangelho é um caminho de eu me torno escravo de Deus sou transformado pela graça de Deus a imagem de Deus e participo da natureza de Deus e aí sim eu me torno ser humano porque ou eu sou um fariseu e um falso irmão Feiticeiro a lei para manipular Deus a fazer a minha vontade ou eu sou um ego absoluto que vai cedo cedo
ou tarde acabar comendo com porco nas duas situações eu não sou um ser humano de verdade ou eu me rendo a Deus e eu digo assim Senhor eu sei que nada sou que a vida que tenho é dádiva recebida dasas mãos vida na dependência do Senhor De Joelhos estou que o teu espírito santo me transforme Faça de mim o homem que o senhor quer que eu seja para eu experimentar a tua imagem a tua semelhança que em Gálatas atende pelo nome de fruto do espírito aí sim eu vou conhecer o que é o amor a
alegria a paz a bondade a benignidade e a paciência a temperança a mansidão e a fidelidade aí sim eu vou ser homem aí sim eu vou ser gente nós somos livres para nos tornarmos voluntariamente escravos de Deus franois varon diz que essa é a conversão devolver a Deus voluntariamente a liberdade que ele nos concedeu para vivê-la com ele por ele e para ele a quem seja a glória eternamente [Aplausos] [Música] amém n
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