Olá amigas e amigos eu sou Daniel Lousada Livreiro E editor da Leonarda v e este é o subsolo o podcast ideias da livraria Leonarda v e da editora da 20 livros neste episódio mais uma vez vamos discutir os problemas brasileiros e as questões do nosso tempo neste sexto episódio temos uma novidade importante vocês não estão vendo aqui aqui mas temos pela primeira vez uma plateia Eh estamos gravando esse episódio com a livraria aberta pela primeira vez e agradeço muito aqui a presença da plateia que esperou né nos atrasamos mas eh esperou estar prestigiando aqui eh
esse episódio essa entrevista que espero que seja muito proveitosa para todas e todos que estão aqui e também eh na sequência a sessão de autógrafos do nosso convidado que é um verdadeiro popst das Ciências Sociais e do pensamento crítico mas eu vou falar dele logo logo Eh quero então dizer claro que eh nós teremos um nível de ruído um pouco maior embora eh estejamos aqui controlando mas acredito que isso não vai atrapalhar enfim a audição o que pode atrapalhar mais a audição a minha distância do microfone mas eh acredito que não vai atrapalhar a audição
eh de quem tá nos acompanhando aí em todas as plataformas e no YouTube eu quero aproveitar como sempre para agradecer todo mundo que curtiu compartilhou é falou enfim do subsolo isso é fundamental pro nosso trabalho aqui como eu sempre digo nós dependemos dos nossos fãs dos nossos apoiadores eh de quem se identifica evidentemente com a proposta independente da livraria Leonardo da V que é não apenas a livraria independente mais antiga do Brasil mas que traduz essa Independência para além da retórica na sua agenda de eventos na edição dos seus livros e neste podcast com a
a sua seleção de convidados estamos aqui com o nosso sexto convidado portanto se puder nos apoie e como se apoia concretamente financiando o subsolo para que possamos manter a nossa atividade e melhorá-la com novos projetos inclusive como você pode fazer isso direto pelo pix que é o nosso e-mail subsolo @leonardo 20.com.br doando qualquer valor de 1 a R 1 milhão deais tornando-se membro do nosso canal no YouTube há várias modalidades você entrando no canal livraria Leonardo da 20 eh no YouTube ou pela plataforma orelo cujo endereço é orelo.cc Bars subsolo nós estamos Como eu disse
nos principais tocadores de podcast no YouTube nas redes sociais e nos sites Leonardo 20.com.br ou onde você pode encontrar todo o nosso acervo aqui disponível na da 20 e além porque temos também livros Ah no nosso catálogo além do estoque físico e da 20 livros.com.br o site da nossa aguerrida Editora Mas vamos ao nosso convidado que é o que interessa quero dizer eu já ia esquecendo que farei algumas perguntas elaboramos aqui algumas perguntas falando sobretudo do último livro do nosso convidado mas teremos também talvez perguntas da nossa plateia que lerei aqui ah na sequência nosso
convidado o nosso convidado de hoje é advogado jurista e filósofo do direito é doutor e livre docente em filosofia e teoria geral do direito pela Universidade de São Paulo e professor da faculdade de direito da USP além de professor emérito de várias instituições de ensino superior é autor entre outros de livros como estado e forma política crise e golpe crítica do fascismo o mais recente sociologia do Brasil todos eles pela boi tempo editorial e também de filosofia do direito introdução a estudo do direito e sociologia do direito pela Editora gen Atlas livros amplamente adotados há
alguns anos Além disso um depoimento muito p pessoal eh eu sou bastante suspeito porque a minha admiração eh e o e e o quanto eu acompanho E ouço e aprendo com o nosso convidado de hoje eh já pude expressar em algumas oportunidades eh ele tem uma virtude essencial que é chamar as coisas pelo nome e não se negar a radicalidade No melhor sentido dessa palavra afirmar fora dos modismos fora muitas vezes de um certo corporativismo no meio tradicionalmente conservador que é o meio do direito o Marxismo a revolução a mudança social Então por tudo isso
e por toda essa história já na da de tantos eventos tantos lanamentos prefácio de um livro do qual nós vamos falar adiante é uma alegria recebê-lo no subsolo Alisson Leandro mascaro querido Daniel que alegria voltar a vê-lo voltar a da 20 ver aqui uma plateia tão especial que está neste momento fazendo um podcast original porque é um podcast com plateia aqui nos acompanhando presencialmente tem um carinho pelo Daniel pela daav por essa trajetória de luta com livro que é um carinho muito grande e especial o livro ainda é o coração desse corpo de lutas ideias
energias de ciência para transformar o mundo então esse espaço aqui Daniel querido para mim é a minha casa do Rio de Janeiro vê-lo e vir aqui agora depois de alguns meses em que fiz um evento aqui voltar da 20 para tanto lançar o livro quanto gravar o podcast é de uma alegria muito grande obrigado pelo convite obrigado a você sempre um prazer já é uma tradição uma pequena tradição aí de alguns anos né a sua vinda para lançar Livros mas vamos falar especificamente justamente desse livro que você acaba de lançar acho que o lançamento foi
em maio não é isso Maio em maio sociologia do Brasil em que você eh empreende um esforço de interpretação de compilação e de estudo fim do pensamento social Brasileiro né Eh pensamento esse eh eh revisado eh refletido desde o século XIX né mas sobretudo centrado no século XX né Eh em que se vê uma série de continuidades de para alguns seriam estranhos ecos mas na verdade você eh percebe continuidades eh no pensamento social brasileiro bastante eh evidentes né tanto no campo conservador quanto no campo liberal no que poderíamos chamar Campo liberal e nesse livro você
divide o pensamento social brasileiro essencialmente né fora esses o que você chama de de pioneiros que T esses ecos muito nós vamos falar disso em outras em outras questões em três grandes linhas que são basicamente as linhas eh juspositivistas que você chama de liberais as grandes interpretações boa parte delas ou pelo menos as as interpretações basilares são ah parte do nosso senso comum da nossa ideia da ideia que a maior parte dos brasileiros T de si então interpretações que acreditam que h o problema ou que a questão brasileira está na normatização nas leis é um
problema de legislação de gestão das leis né então são as interpretações liberais que tem expoentes eh mais conhecidos no Sérgio barc de Holanda e no Raimundo fauro então conceitos como patrimonialismo como homem cordial as leituras não juspositivistas que são as leituras não liberais que transitam do conservadorismo ao progressismo e até eh a posições bastante de esquerda embora ainda reformistas não revolucionárias e aí temos Gilberto Freire nessa via com conservadora de direita temos por outro lado Guerreiro Ramos e Darc Ribeiro a trinca que você eh elenca e a terceira a qual você se filia que é
a corrente crítico marxista que aparece com força e na verdade aparece né e de qualquer forma eh no século XX que é Eh capitaneada aí você você cita três autores principais que é o Caio Prado Júnior né com seu pioneirismo né no sentido da de uma de uma uma interpretação mais completa Ah o Rui Mauro Marini com a teoria da dependência né E o nosso florestan Fernandes que tá atrás de você numa foto né nosso mestre eh florestan Fernandes enfim a sua leitura é além de elencar outros autores enfim que analisam eh eh do ponto
de vista crítico como o Cloves Moura questão da escravidão do racismo da si e por aí vai enfim a sua leitura é b bante abrangente é bastante Ampla eh mas o que salta primeiro aos olhos é como a leitura dominante consagrada no nosso pensamento tanto no senso comum como na tradição Universitária brasileira e mais do que isso na esquerda brasileira no pensamento de esquerda no pensamento organizado de esquerda se eu posso dizer assim nas nos partidos nos movimentos é o pensamento caudatário do liberalismo dessas soluções legalistas nós vemos isso hoje muito comumente institucionais que podemos
reformar o capitalismo você escreveu esse livro portanto como parte de um projeto do seu projeto intelectual de recuperar uma uma radicalidade Perdida na esquerda também Daniel querido eh o pensamento em face do tempo histórico ele precisa ser tanto de uma escuta especialíssima da história das próprias ideias e do próprio tempo quanto incrivelmente uma coragem de estabelecer um silêncio para depois se pronunciar a segunda parte desta minha fala ela é a mais chocante que nós entendamos o nosso tempo histórico isso qualquer leitura de mundo assim presume que é o meu tempo de onde ele veio porque
ele é assim eu diria que para qualquer país do mundo as pesquisas e as reflexões sobre esse próprio país tendem a observar historicidade desse país por as coisas são desse modo E qual é o presente desse país até as mais conservadoras leituras sociológicas ou as interpretações mais obtusas sobre o Brasil tentaram ver uma história do Brasil e qual é a sua situação atual O problema é que esta leitura estas leituras esta historicidade Elas têm não só uma consolidação recente Mas elas têm um histórico bastante já consolidado eh até antigo histórico que Incrivelmente não muda muita
gente considera que a sociologia do Brasil só pode se chamar como tal atir do momento em que há sociologia e isto é uma obviedade Então seria uma verdade por conta de uma percepção da própria pronúncia do termo se é nos meados do século X que August depois em e outros e outras mais começam a falar de ciência social ciências sociis sociologia que este conceito para coisas que vem antes mas também é uma espécie de fraqueza do ambiente intelectual do nosso tempo tomar os pensamentos apenas pela sua autodeclaração e esterilizar o discurso como se ele coubesse
sempre na etiqueta da Universidade da academia e então qualquer coisa que extrapole isto pode ser objeto de algum julgamento por excesso Então as pessoas reflu desta afirmação é óbvio que uma ciência social instalada com método com Rigor acadêmico com pesquisas aprofundadas isto só chega no Brasil plenamente no século XX final do século XIX Temos alguma coisa eventualmente mas é efetivamente do século XXX os primeiros cursos inclusive que tratam de Ciências Sociais são da primeira metade do século XX o modo mais eu diria fraco de responder a isso é dizer então Quando surge a universidade surge
a ciência social pensando o Brasil eu diria que é o pensamento mais limitado mais fragilizado é aquele que eh constitui o intelectual como uma pessoa que tem tantos escudos para se resguardar de qualquer afirmação que ao cabo esse intelectual Não afirma nada se eu tenho que esperar um curso de ciência social para falar que começa uma pesquisa sobre a sociologia do Brasil é quase uma verdade e ao mesmo tempo então passa a ser uma pesquisa de arquivo de universidade para fazer um inventário das pesquisas já realizadas no entanto qualquer país do mundo e o Brasil
também tem que se explicar para o seu povo para as suas classes domin para os terceiros de outros países um país tem que se afirmar de algum modo contra terceiros isso não é uma exclusividade do Brasil os Estados Unidos se consideram uma nação escolhida por Deus para conduzir o mundo é uma explicação alguém dirá mas ela não é uma ciência social quando assim se explica imediamente diz que uma na escola por Deus para condir o mundo de ciência social mas ela é a tela de fundo pela qual se constitui depois uma ciência social que diz
assim por que há uma excepcionalidade social dos Estados Unidos porque os Estados Unidos fizeram uma Independência burguesa ainda no século 18 porque permitiu o livre comércio isto que passa a ser uma pesquisa um pouco mais concreta empírica ela tem um pressuposto ideológico muito claro estadunidenses se veem de modo excepcional e a raiz disso é um dia também terem dito um para o outro que Deus os escolheu eu corto a explicação de que Deus escolheu o estadunidense e da página do dois do livro pra frente eu faço sociologia então eu digo somos excepcionais só não conto
que é porque Deus os escolheu então a partir daí se diz porque temos Liv livre comércio porque abrimos os portos qualquer um faz negócio porque aqui saímos do Leste Chegamos no Oeste e qualquer coisa mais e aí pode vir qualquer dimensão porque aqui o John Wayne não teve medo de ninguém e saiu dando tiro então é um estadunidense corajoso enquanto em outros países a pessoa teve medo e aí pode se fazer pesquisa até de psicologia social porque o estadunidense seria tendente ao filme de Far Oeste porque uma figura como o Bush o trump elas organizam
a alma estadunidense Ronald Reagan que Inclusive era ator de filme b de faroeste Por que que isto chama atenção todo país tem uma explicação de si uma várias e todas essas explicações remec a fonte do interesse das classes e dos grupos dominantes desses países até por de um tempo é a ideologia da classe dominante de um tempo então os Estados Unidos a Argentina o México Brasil Portugal Espanha Inglaterra França qualquer país do mundo tem uma explicação ou um conjunto de explicações do plural sobre si estas explicações impactam diretamente aquilo que se chama Sociologia a razão
desta pesquisa uma sociedade ela não advém apenas de uma certa proposição Olímpica de que alguém quer pesquisar um contexto tal e qual alguém quer efetivamente saber dos fatos pelos fatos há um arcabo ideológico por trás é por causa disso que eu fiz questão de não apenas ouvir esta história do passado do Brasil mas também ser uma zona de silêncio em relação ao Falatório constante das Ciências Sociais sobre o Brasil sem o silêncio não sai Ciência sem o silêncio não sai verdade o Brasil historicamente ou diz que é um país atrasado porque aqui falta o respeito
à propriedade privada falta o respeito ao contrato falta o respeito às instituições ou de outro modo diz nós somos um país que tem essa característica porque temos coisas que só nós temos então aqui nossa escravidão foi boazinha aqui brancos e negros se dão bem aqui nossa gente é mais adocicada aqui as pessoas se am mais gratuitamente enquanto na Europa o povo é frio nos Estados Unidos o povo é frio aqui não aqui é uma alegria dimensões como Tais são frequentes também e via de regr ciên sociais operam nesses padrões porque desmontar esses padrões é muito
difícil e não se trata apenas de desmontá-los porque eu também posso dizer muito rapidamente que este povo aqui que se ama é o povo que também se mata muito frequentemente tanto quanto se ama os fatos desmentem uma interpretação Mas algumas interpretações Elas são tão reiteradas tão aventadas que não há fato que as desmonte e eu diria que no Brasil e em todo mundo a explicação mais costumeira e reiterada é a do liberalismo esta explicação considera que o objeto fund de organização de uma sociedade é o conjunto relacional e institucional do capitalismo o capitalismo é o
que a humanidade teria produzido de melhor e nos Marcos do capitalismo é que devemos ficar devemos melhorá-lo consertá-lo aperfeiçoá-lo mas não sair dos seus Marcos então eu diria que existe uma espécie de canto coral no mundo e também no Bras fazer com que a Sociologia caiba sempre num discurso das instituições para quem é do direito do direito posto direito positivo num discurso liberal e quem quer que vá à universidade no Brasil e no mundo escuta basicamente essa visão Então vamos consertar As instituições por a democracia brasileira falhou por a a democracia estadunidense falhou também e
perguntas que são no nível das instituições eu diria que é preciso estabelecer algum silêncio em face desse canto coral sem o silêncio não sai a verdade sem o silêncio não sai a ciência é preciso se afastar dessa gente que reiteradamente ano após ano década após década e já há séculos reitera que a única métrica de um país é a métrica em defesa da Ordem capitalista desse país da propriedade privada da segurança jurídica dos contratos da ordem estatal e é preciso colocar em cheque isso mas para colocar em cheque isso é preciso uma força tamanha porque
um pensamento que se põe de modo crítico ele vai contra o seu próprio tempo então efetivamente as e os intelect eles T raiva de quem tira o chão do pen que pisam por o problema do Brasil não é o problema das instituições políticas econômicas que devem ser aperfeiçoadas em benefício do capitalismo dizer que o problema é o capitalismo é um choque extraordinário e então eu diria que não basta apenas também um certo silêncio em face daquilo que por aí se fala mas é preciso Um Certo silêncio e uma certa coragem intelectual e tristemente Daniel querido
a intelectualidade do século XX do século XX é uma intelectualidade não corajosa porque o espaço da pesquisa cabe dentro de uma instituição Universitária então se eu tenho uma cadeira que me dá a possibilidade de pesquisar escrever e pensar a última coisa que eu quero é perder a cadeira se eu faço uma pesquisa e eu vislumbro que ali tem uma Fundação uma instituição um governo ou qualquer coisa assim que dão bolsa paraa pesquisa eu vou pensar pensar pensar e quem sabe a minha pesquisa cabe num tema que é do interesse deles e eles me dão uma
bolsa e nesta história cada vez mais a intelectualidade vai se tornando D frágil covarde porque pensar contra um tempo histórico vi de regra não tem bolsa que favoreça isso eu nunca vi uma bolsa de uma Fundação qualquer incentivando alguém a pesquisar a revolução A não ser que seja para xing como é que a Revolução e quun é preciso ouvir um tempo histórico para entendê-lo fazer silêncio em relação a esse tempo histórico para filtrar ponderar e não se deixar imiscuir-se por estas garras do próprio tempo histórico e então é preciso um ato de coragem para ir
adiante este livro Querido Daniel que estou hoje lançando aqui no querido Rio de Janeiro este livro com ele eu tenho um propósito de chacoalhar a compreensão social a respeito do Brasil no século XX o elemento mais distante da interpretação do nosso tempo histórico é aquele que põe em cheque o modo de produção capitalista o Marxismo é a única verdade do tempo histórico e é aquela possibil de leitura de mundo que a universidade os intelectuais os acadêmicos na média e bloqueiam para explicar a sociedade e antigamente havia uma ou outra um ou outro que buscavam compreender
o Brasil tocando na ferida diretamente o próprio Daniel aqui nessa pergunta primeira falou de gente como Caio Prado Rui moro Marini florestana Fernandes lélia Gonzales Cloves Moura dcio sais tanta gente que quis pensar o capitalismo o Brasil e as circunstâncias hoje Isto é minoritário hoje Isto é muito incidental eu quis retomar a história do pensamento vigoroso sobre o Brasil para o século XX minha ideia é que a nova geração e Nova Geração eu penso nela com qualquer pessoa de 100 anos 90 80 70 50 e assim vai que possa ler esse livro e quem sabe
até a jovenzinha e o jovenzinho que digam assim chega de analisar o Brasil segundo a métrica do liberalismo em defesa do capitalismo que é a mesma métrica do Brasil da Europa dos Estados Unidos da Argentina do Japão ou qualquer lugar pensemos o Brasil de modo radical porque pensar o Brasil de modo radical também é pensar o mundo não tem nada que o Brasil seja portador que não seja também algo do mundo inteiro então também este livro é uma espécie de Fôlego de Esperança minha para que também no mundo se possa dizer se lá no Brasil
Alguém deixou de analisar o Brasil por conta da má vontade das pessoas do jeitinho brasileiro deixou de pensar o Brasil Apenas nessas limitações de gente que considera que o problema do Brasil foi a falta da aplicação da Lei pelo STF coisas muito minúsculas se lá no Brasil eles pensam capitalismo por na Bolívia também não penso capitalismo por na Argentina também não penso capitalismo porque no México por não em Portugal por não em Angola por não na Inglaterra nos Estados Unidos Eu tenho tanto vigor e tanto entusiasmo para colocar o dedo na ferida do nosso tempo
histórico que este livro é a minha esperança de que um dia nos Estados Unidos alguém Diga lá não tem quem diga que o problema dos Estados Unidos é o capitalismo no Brasil tem e tem uma geração caminhando aqui então minha ideia Central é deixar de lado o compromisso minúsculo de coragem de ter que pensar conforme a maioria pensa de ter que pensar conforme a universidade Pensa a fundação tal da bolsa conforme o interesse do bco tal ou da empresa qual pensar abertamente o problema histórico pensar criticamente o problema histórico de tal modo que será o
Brasil pensando o Brasil que servirá de exemplo para que o mundo pense o mundo eu acho que essa questão aí você falou tem dua duas coisas importantes eh se a gente pensar a mesmo a tradição da esquerda organizada a tradição dos partidos a tradição do Partido Comunista pensar do Partido Comunista Brasileiro enfim das organizações também originárias dele na sequência você tem eh em relação a hoje hoje você tem em relação a essa tradição um decréscimo gigantesco em termos de Formação política né porque essas organizações tinham formação política eh determinadas leituras sobre o Brasil produção interna
discussão interna etc eh no próprio PT no início do PT embora com uma outra tradição jamais diminuída em relação aos partidos comunistas ao Partido Comunista Brasileiro isso se perdeu absolutamente né então você tem um déficit de formação de leitura de clássicos de eh conhecimento da história brasileira desse desse enfim dessas continuidades essenciais inclusive que nós eh citamos no início eh brutal né um desconhecimento da história um desconhecimento da teoria né mas queria ressaltar um ponto eh você citou que cabe ao Brasil cabe a nós pensar de forma decisiva o mundo e o capitalismo a partir
do Brasil dada a impotência dos Estados Unidos que é o império que não vai conseguir fazer uma crítica a si mesmo como nenum Império conseguiu até hoje e e a impotência da Europa onde tradicionalmente enfim vicejou o Marxismo tradições eh louváveis mas que hoje é um ch adinho dos Estados Unidos do imperialismo americano e todas as iniciativas são bloqueadas né como você disse enfim evidentemente que há consciência crítica em todos os países Mas elas são absolutamente bloqueadas e são absolutamente eh interditadas pelos financiamentos pela dinâmica de funcionamento das Universidades etc etc eh nesse momento a
gente tem eh o eh dois indicativos assim muito eh eu diria até constrangedores né e trágicos né né que são eh que é você citou a institucionalidade essa crença na institucionalidade né no no no STF mas essa essa leitura e esse elogio recente ao partido Democrata né no Brasil por parte inclusive da da esquerda organizada mais combativa o que eu acho absolutamente eh entre aspas incompreensível né Eu acho ilógico num certo sentido eh e a posição em relação à Palestina né um silêncio bastante eloquente em relação ao genocídio que acontece na Palestina né e a
política né Eh de Israel ou seja uma subjetivação completa pelo liberalismo por que é importante e porque na verdade é decisivo e porque é possível também pensar essa crítica e pensar o capitalismo apenas vou citar apenas você me corrija a partir do Brasil e não dos Estados Unidos ou da ou da Europa faz um ano e meio eu recebi em São Paulo um ilustre intelectual e pesquisador professor na Inglaterra que queria entender o meu pensamento e as minhas ideias dizendo como é que é possível que alguém no direito fale de Marxismo a não ser para
fazer uma história de pensadores há pessoas que estudam Marxismo para dizer houve fulano de tal ele morreu no ano tal ele escreveu tal livro essa história até se faz houve uma revolução não sei aonde houve uma luta aqui ali uma ganhou outra perdeu mas fazer isto e propor e ter um eixo de futuro muito pouco se faz e a pergunta del intelectual para mim uma entrevista que ele fez comigo era o porque eu considerava que esta condição se dava a partir destas possibilidades do Brasil e eu diria e respondi a ele isso e aqui volto
a dizer que infelizmente Nas condições do capitalismo os países plenamente periféricos sua voz não tem eco então um pensamento vigoroso de um país muito pequeno não tem repercussão no mundo porque este grande eixo do capitalismo Mundial inclusive desconhece o que seja advindo destas outras regiões do mundo em estadunidense médio nem geografia direito conhece e um europeu até conhece um pouco mais de Geografia mas é sempre na base do exotismo então Brasil samba carnaval coisas assim segundo a piada um estadunidense que falou Brasil samba carnaval tchá enfim ele só errou o país nessa hora Brasil capital
Buenos Aires coisas assim pois bem um país muito periférico tem capacidade de pensar contra o mundo porque ele sofre muito mas não tem voz a tragédia é que o capitalismo Central tinha uma voz dissonante que tradicionalmente veio da França parcialmente da Alemanha para somente da Itália eram países capitalistas que guardavam algum instanciamento em relação à cultura capitalista anglo-saxã Inglaterra e Estados Unidos passam-se os anos o imperialismo é brutal um francês descobre que se ele publica seu livro em francês tem um público x que pode ler se ele publica em inglês tem 50 vezes mais mas
é o francês mesmo assim a lngua Franca do mundo é o inglês só que não adianta publicar em inglês tem que falar algo que um inglês e um estadunidense queiram ouvir porque também não adianta só falar o que a pessoa odeia na língua da pessoa tem que falar na língua da pessoa o que ela quer ouvir e nisto já faz muito tempo que esse padrão ã de intelectualidade já graou com dois ses na França na Alemanha na Itália e demais países de tal sorte que hoje o capitalismo Central muito pouco tem a fazer de dissonância
em relação ao próprio capitalismo a incapacidade da própria Europa em identificar questões básicas que seriam até em termos capitalistas do interesse europeu a Alemanha rompe com o gasoduto Russo e paga o dobro só para estar junto com os Estados Unidos e então falir a sua indústria é uma espécie de incapacidade ideológica de olhar cinco palmos para além da de distância e eu argumento mas a Rússia é imperialista e os Estados Unidos são o quê e e um ministro socialdemocrata e o ministro o primeiro-ministro socialdemocrata chanceler chamam lá por chanceler a Angela Merkel é até menos
eh eh eh deficiente de capacidade de compreensão política do que o dito social-democrata então há uma dificuldade em pensar a crítica ao capitalismo no centro tanto é que toda vez que o centro Pensa a crítica ao capitalismo vai diminuindo diminuindo o padrão dessa crítica até chegar a pedir bolsa de estudos dentro da universid idade então é uma crítica muito diminuta em termos de capacidade países grandes semiperiféricos a dois China e Brasil e a China tem o que o Brasil não tem pujança Econômica riqueza dinheiro força eventualmente será ou já é a maior economia do mundo
e neste quadro a China tem um potencial extraordinário ela tem no entanto uma sensibilidade eu diria hiper aguçada em relação à crítica porque efetivamente é um país que tem uma história revolucionária socialista teve eventualmente dos governantes críticos do mundo aquele que mais vislumbrou aberturas de transformação da própria sociabilidade contra burocracia da sociedade que foi malung mas a história da China há 50 anos é uma história contra o próprio Marxismo declarando-se marxista então é deng xuping saindo do malung e não pode dizer que saiu fica de fato uma certa sensibilidade difícil para empreender uma pujança capitalista
com imagem socialista de tal modo que também a leitura crítica por lá é travada por institucionalidades variadas é óbvio que escapa muita coisa crítica que nos Estados Unidos na Europa não há é óbvio que se faz aí uma leitura de mundo que não é imperialista que não é desfavorecer muito pelo contrário eventualmente mas também não há aqui uma possibilidade de pensamento pleno sobre a crise do capitalismo porque de algum modo a crise do dólar se explode muito mais afeta a própria China que é a maior portadora dos títulos da dívida pública dos Estados Unidos então
dá algum modo capitalismo é óbvio que ele tem uma contradição mas a ideia é sair disto com algum Engenho e Arte peculiar ou seja o único espaço que pode ter algum eco e no qual a fratura está exposta e ainda a possibilidade de falar é o o Brasil aqui efetivamente ainda há pessoas que não colocaram a cabeça neste moedor de carne do padrão estadunidense Liberal dito por alguns otan de ser então com Esta possibilidade existem também afetos de gerações que vieram no Brasil no pós-ditadura na ditadura e no pós-ditadura essa gente que se organizou sendo
de esquerda essa gente eventualmente teve filhos netos tem gente que não teve o pai e a mãe de esquerda na ditadura Mas viu a pobreza e escutou e a professora de história no ensino básico juntou uma ponta com a outra do modo dele ou dela e pensou alguma coisa tem de errada no mundo então existe um caldo de cultura que nos Estados Unidos é mais difícil de alguém escutar a professora de história e dizer o problema é o Cap porque lá professora de história mais ou menos contará a história Como diria o Sérgio moro de
massa chutes é uma cidade aí que parece que existe em algum país tem muitos conges lá conges enfim e coisas mais eu ouv que que ele falou Edit piá deve ser uma menina chamada Edit tem no Paraná tem muito piá Isso aí é um homem de grande cultura Então o que eu estou dizendo aqui é que existem pontas que não foram ceifadas estas pontas que não foram ceifadas são incríveis no nosso caso porque Marxismo no Brasil não tem quase nada mas de vez em quando alguém se sensibiliza com a possibilidade de pensar criticamente a estrutura
social essa pessoa nem sabe direito que é Marxismo mas ela escuta ela fala puxa vida eu moro numa cidade aonde tem 10 ricos e 70.000 pobres alguma coisa tem de errado nessa história e não é só falta a lei toda a lei bem aplicada dá propriedade privada para esses 10 ricos então o problema não é a lei problema é outra coisa então eu diria caro Daniel que existe um Eco do passado que foi se fechando foi se fechando hoje as gerações do Brasil São praticamente todas liberais discurso de Cat discurso de liberalismo e discurso de
meritocracia é tudo um bloco só e que Jesus prefere os ricos e se eu sou pobre Jesus me desceu essa dimensão faz um bloco que vai do mais humilde dos cidadãos ao mais intelectual destes pesquisadores que sabem mexer com o Excel e mais ou menos o que todo mundo quer é dinheiro e não é dinheiro para todo do mundo para si ou para quem lhe paga o salário então é a ideologia capitalista plena escapam coisas daí uma certa teologia da libertação que foi quase ceifada mas ficou uma pessoa ou outra escapa alguém que o escutou
falar que o seu bisavô foi comunista o outro que a tia eh eh trabalhou a vida inteira de empregada doméstica e não pagaram os direitos trabalhistas dela e a Tia chorou e ficou doente morreu e a vida da pessoa foi só trabalhar para os outros e nunca cuidou de si alguém que percebe minha mãe foi empregada doméstica cuidou dos filhos da patroa e nunca teve tempo para passar um dia inteiro comigo essas dimensões elas não fecham e Então existe um potencial de crítica só que eu volto a dizer a pessoa tem esse sentimento entra na
universidade na universidade dizem assim Marxismo não é Ciência ciência é o liberalismo ciência é a pesquisa estatística sobre a quantidade de coisas X no espaço Y então a pessoa também vai perdendo o fôlego E ela diz assim eu acho que o mundo tá errado meu professor que é Doutor detalho Sérgio moro também é doutor Só para constar aqui meu professor que é doutor diz que o mundo tá certo é propriedade privada assim é errado só o Vagabundo que pegou a propriedade privada do outro Então por que que alguém vai discordar do doutor Por que alguém
vai discordar da pesquisa de massa chutes que estabeleceu por lá que em massa chutes massa e chutes enfim é uma é uma coisa Paranaense né enfim a família é massa e chutes a gol eventualmente alguma coisa assim você é Atlético Paranaense ou Curitiba lá no Paraná você não tem TCI sou gaúcho Sim mas você tem que ter um posição em qualquer estado do Brasil não lá não não tem lá não tem posição Tá certo lá se é Paraná Clube eventualmente pois bem então que estou dizendo é que nessa dimensão A pessoa perde o ânimo a
pessoa perde a força crítica este livro é para dizer nós vamos avançar contra o nosso tempo e eu não posso pensar que uma figura como esta aqui cuja foto está aqui atrás de mim que é o florestan Fernandes como sempre eu escuto na minha própria Universidade sou professor da universidade onde um dia ele deu aula onde ele se formou Eu me formei e um dia ele foi caçado eu não posso aceitar que a pessoa diga assim florestan Fernandes é ótimo mas ele era engajado então ele não era cientista a pessoa que diz isto ela é
muito engajada no senso comum no liberalismo na ideologia média O problema não é desengajamento porque qualquer pessoa tem que engajar alguma coisa para poder pensar o mundo o problema é que o engajamento dele é odiado pela maioria Então isto que é a grande virtude do velho florestan pra maioria passa por politização da sociologia onde já se viu e aí eu tomo Liberdade eh Daniel só de antecipar uma questão interna quando eu vou explicar florestan aqui no livro eu avanço a contrapelo do meu tempo histórico porque tradicionalmente as Ciências Sociais do Brasil dizem o melhor florestan
é o primeiro florestan que não falava de revolução estudou o índio Tupinambá E aí é bonito estudar o índio Tupinambá por um detalhe esta comunidade de povos originários já havia sido morta extirpada há séculos então ele foi estudar uma comunidade que não existia apenas poucos emesent então é bonito curioso como diria alguém pitoresco então não faz mal a ninguém e inclusive as pessoas concordam com o próprio florestan que tragédia é perder a cultura de uma comunidade de povo originário como os Tupinambás porque nós perdemos um aspecto cultural fundamental se eu transplantou Tupinambá para qualquer povo
originário que está no Brasil no século XX na fronteira agrícola tem lá um espaço de demarcação da terra e tem o agronegócio matando essa gente é possível que alguém diga assim mas também se eu não reconhece a propriedade do agronegócio aí não tem segurança jurídica nenhuma ou seja o Tupinambá do século XX é o problema porque este é morto pelo capitalismo aquele que foi já é uma dimensão dada eu sempre digo que toda vez que eu falo sobre a escravidão eu nunca encontrei uma pessoa para me falar a favor da escravidão no tempo da escravidão
todo mundo no entanto concordava com a escravidão acabada acabou no tempo de hoje praticamente ninguém fala contra o capitalismo se um dia a gente vencer o capitalismo daqui eh 500 anos 10 anos porque 500 anos é um modo triste de dizer daqui 5 anos aguardem 6 meses já vou anunciar aqui daqui se meses se a gente vencer o capitalismo daqui 10 o pessoal vai dizer como é que se vivia num tempo bárbaro onde aqui no Rio de Janeiro alguém morava aí eh eh onde rico mora aqui no Rio dá um local simbólico Leblon lebl Leblon
Leblon e onde morava o Roberto Marinho cosm velho sim mas é um um Rico Velho old money eh eh então havia alguém que tinha 1000 Imóveis E o resto não tinha um pedaço de teto para chamar de seu hoje passa por organização do capitalismo daqui 100 anos um absurdo então eu digo o florest um dia a universidade disse o melhor é o primeiro ele não tem paixão política é uma mentira também mas aqui no livro eu insisto muito com o fato de que o melhor florest é aquele que viu a ditadura foi cado então percebeu
a partir do livro chamado a revolução burguesa no Brasil que a única solução para o Brasil era o socialismo Este florestan é odiado pelos intelectuais na média Então esse florestan mal é falado mal é lido tem 10 a 20 livros que ele escreveu na fase revolucionária dele foi deputado Deputado constituinte alguém dirá ele foi petista e ele dizia vocês petistas não são revolucionários Ele também era petista mas era revolucionário observem é uma pessoa que muita gente gosta e muita gente gosta Dizendo ele era um pouquinho excessivo não ele pedia muita coisa over então de algum
modo Este é o melhor florestan então eu escrevi o livro para dizer Este florestan é ele que devemos ler este florestan que falava em revolução sim e que morreu falando em revolução é preciso reescrever a história das Ciências Sociais no Brasil da sociologia do Brasil porque desde o século 19 quando nem tinha sociologia era um pensamento aberto para explicar um país que eu chamo de interpretação Pioneira até o século X XX séculos Nos quais a sociologia no final das contas a verdade ainda é a capacidade de tomar o lado decisivo da história em favor do
capitalista ou em favor dessa gente explorada de um país como o Brasil que precisa de que o mundo seja outro e as formas sociais sejam outras para que a sociabilidade seja outra agora essa demonização de de alguns personagens não se restringe só aos intelectuais né Você tem uma prática aí com relação a enfim a personagens históricos socialistas que são sobretudo os vitoriosos né Eh que são absolutamente demonizados são tirados da história né então entra no campo da moralidade são tirados do campo da história da análise histórica etc você tem n exemplos aí na história do
movimento socialista sobretudo os que venceram os que eventualmente foram vencidos ainda são né transformados em produto por conta do seu martírio mas absolutamente descarnados né do seu propósito e da sua eh da sua das suas propostas e e e tudo mais e você falando e é é curioso né porque quando você tá falando florestan da da da da do do primeiro florestan digamos o jovem florestan né falando sobre Tupinambá eu acho curioso porque aqui na da 20 que é uma livraria generalista também mas volta e meia né Eh creem né eu não uso tema nos
acusam né de ser uma livraria de esquerda né Eu acho curioso porque eu nunca vi ninguém chamar uma livraria de direita então só existe livraria de esquerda uma curiosidade né que eh realmente se torna eh impositiva né Porque isso é uma prática né é uma prática eh comum é uma espécie de uma demonização contra determinadas pautas contra determinados espaços que são espaços eh Democráticos que são espaços amplos que são espaços Democráticos no sentido verdadeiro não retórico mas que dão espaço a pautas que não são correntes né e isso vale pra pesquisa isso vale pra universidade
né porque muitas linhas de pesquisa como você disse né vou estudar Revolução Russa sei lá vou estudar a situação da mulher na Revolução Russa ou bate no muro né E por aí vai Mas voltando um eu só queria pontuar um aspecto aqui que que me parece muito notável do seu livro sociologia do Brasil que são o que eu que é o que eu falei no início essas linhas de continuidade né esses ecos né E e aí você vê por exemplo uma figura como quando você fala no Capítulo dos Pioneiros Tavares Bastos Rui Barbosa defendiam o
que eh é bastante familiar hoje para nós né talvez alguém nesse momento eh acha essa comparação se incomode com essa comparação mas Tavares bassos Rui Barbosa assim como Paulo Guedes e Fernando Haddad defendem defendiam o teto de gastos o controle Se você pegar em Essência O Discurso deles né a defesa deles é a mesma então ah de outra parte Se você pegar Oliveira Viana em outra chave o próprio Francisco Campos né pensamento conservador autoritário protofascista [Música] além né do pensamento enfim produzido na esteira do estado novo da ditadura militar é o pensamento bolsonarista em grandes
linhas em grandes aspectos hoje então esse pensamento que ou no caso do liberalismo que se vende como novo né novo aliás tem um partido que se chama assim né Liberal novo desculpem e esse outro que se diz antis sistêmico né que a Extrema direita utiliza muito na verdade tem raízes aqui aqui no mundo mas no pegando seu livro muito anteriores né então não há novidade nenhuma é um discurso bastante velho bastante recorrente mas sempre tirado da cartola eh para defender enfim a a a a a maneira como se organiza a sociedade a formação social brasileira
aqui eu aproveito essa sua fala Daniel para do por eu fiz este livro escrevendo de entrada a respeito dos intérpretes Pioneiros do Brasil porque em primeiro lugar na média a ciência social sobre o Brasil não vê laço entre os pioneiros e os cientistas isso se deve a uma certa obitos didade de imaginar que um departamento Universitário e uma certa etiqueta de uma certa ciência é só o dia em que a iqua existe que o pensamento existiu isso é quase um absurdo porque a filosofia tem 2500 anos se as Ciências Sociais tem 150 não quer dizer
que antes das Ciências Sociais era o deserto eu não posso desconsiderar Aristóteles não posso desconsiderar a tradição de pensamento político medieval moderna e mesmo contemporânea pré sociológica aqui no livro há um conservador reacionário que eventualmente foi uma das mentes mais brilhantes que o Brasil conheceu o Visconde do Uruguai formado na minha faculdade de direito do Largo de São Francisco no início do século XIX eventualmente um dos maiores intelectuais e estadistas que o Brasil teve em todos os tempos muito D direita se nós tomássemos essa posição esquerda e direita conforme a tradição da Revolução Francesa então
um homem muito alheio Às nossas posições mas brilhante e nem a direita faz conexão dele com as desgraças da direita eh que depois vem porque de algum modo existe uma espécie de dissociação uma espécie de eu diria eh falta de ânimo uma espécie de cansaço que faz assim sociólogo é aquele que se formou na faculdade de sociologia o viscon do Uruguai era formado de direito só que tomava e o direito a uma ciência cujos parâmetros são muito sólidos já no século 18 por 19 visc do Uruguai tinha que dar conta de um país visc do
Uruguai tirou um presidente da Argentina botou um dele interesse do Brasil lá organizou a geopolítica do Brasil e organizou o Quarto Poder que era moderador no Brasil que é um horror quar poder moderador só que ele fez uma organização que tiraa uma ideia e dela inferi uma observem observemos o quanto hoje a fraqueza do intelectual humilha a esse intelectual fraco que um Visconde do Uruguai pudesse ser um gênio e ainda assim ser um político um estadista que sabia ter genialidade intelectual e agir num país para manter a desgraça do país como era ele é um
homem de direita não estou dizendo que é bonito que ele fez só que agiu no Brasil agiu interesse do Brasil na na Argentina agiu no interesse do Brasil no Uruguai tem o nome de Visconde do Uruguai por conta de toda o trabalho dele no sul do país este perfil de quem pensa e tem capacidade de agir é isto que é abominável hoje pelos intelectuais do mundo porque o que se quer do intelectual é que faça um texto dois três como hoje eu tenho escutado por aí nem texto mais chama Infelizmente eu vivo num país cujo
ver foi jogado no lixo a pessoa disse para mim Senor Alon eu publiquei um paper vulgo artigo Porque tem uma palavra em português para isso enfim eventualmente mais antiga do que a do inglês porque o latim e as líu línguas neolatinas tem até primazia em face dessas línguas ditas bárbaras do Norte então não foi paper que um dia foi traduzido para artigo e texto Enfim pelo contrário é possível que seja texto e artigo que um dia foi traduzido para uma coisa que deu paper pois bem neste sistema pensar para transformar é o problema e por
causa disso O Marxismo é o anátema das Ciências Sociais porque o Marxismo não pensa só para colocar num paper o Caio Prado foi preso o Caio Prado era um homem da revolução Rui Mauro Marini teve que sair daqui sendo revolucionário para ir pro México lá no México um dia surgiu um presidente de extrema direita ele tava por lá ele teve que sair do México e foi pro Chile encontrou então Salvador aliende e Eis que um dia vem este amigo do Paulo Guedes que se chama pinochet e teve que fugir pro México de novo então observemos
nós a tragédia de quem pensa e age o velho florestan teve que ser exilado não era um filósofo do gabinete e assim tantas e tantos então diria que aquilo que é a grande força infelizmente pelo pensamento contemporâneo é tido por uma espécie de anátema só que isso seria a beleza do mundo pensar para agir pensar fazendo a grande radiografia do tempo histórico descobrindo suas eh problematizações suas causas e dando as consequências então por isso que eu estou me permitindo fazer um elogio que fiz aqui no no livro eu exponho mas fazendo aqui um elogio não
ao mérito do que esta figura fez o visconte do Uruguai era um homem tendente à extrema direita como salvar a escravidão no Brasil era esse o propósito dele e como salvar o poder moderador do Imperador mas era um homem de grande inteligência que tirava da Inteligência a grande ação paraa prática este modelo no século XX XX é o modelo do Marxismo que faz a intelectual e o intelectual serem cientistas para a Revolução uhum o resto da Universidade liberal e mesmo com conservadora é esse resto conservador e Liberal quer um cientista na gaveta então o problema
principal do Marxismo não é que alguém consiga dizer assim Eu discordo da ideia do Rui Mauro Marine de Sub imperialismo porque é muito difícil discordar dessa ideia vai dizer que o Brasil não é um país mais rico do que o Paraguai e muito mais pobre que os Estados Unidos e portanto está exprimido entre dois não tem jeito de discordar disso ah mas ele era revolucionário Então o que ele escrevia tinha um interesse eu não é o que R Maro Marin tinha interesse a minha pergunta é a senhora e o senhor faz uma pesquisa financiada pela
Fundação de ampar a pesquisa do seu estado a senhora senhor não tem interesse nenhum não tem ideologia ah eh ser de direita é o estado natural do ser humano um dia eu escutei de um cidadão e eu sou paulista não há 400 anos como muita gente já disse um dia mas sou paulista desde que nasci enfim é de Catanduva de Catanduva inclusive enfim é Não basta ser Paulista ser de Catanduva meu time é o Grêmio catanduvense Só para constar eu aos 12 anos de idade vi meu time subir pra primeira divisão e carreguei Bandeira e
coisas mais bem joguei bola assim mais ou menos por isso que eu escrevi esse livro inclusive bom que eu joguei bola mais ou menos se eu tivesse jogado bola muito bem e eh não teria escrito esse livro seria um novo Doutor Sócrates assim poder um assim pelo menos no campo das ideias né É Ainda bem que você não me comparou com esse povo aí da do Sucesso do futebol de hoje enfim obrigado pela lamentável esse pela pela Boa comparação eh então um dia eu estava dando aula na USP e um aluno meu disse assim chegou
um cidadão para falar comigo e aí o meu aluno disse assim nossa ele tem sotaque né eu falei é a única língua natural sem sotaque é a Paulista o resto do Brasil sotaque então a ideia de que a língua natural é da do estado mais rico onde tem mais população e ele domina os meios de comunicação Essa é a tragédia Porque então falar mano meu Fi sabe o que é fi sepá sepá e aí tal nós falar isto é a língua natural é aí falar demais é sutaque caroca enfim mas mano não é sutaque paulista
é a natureza da língua Isso é um absurdo bem como alguém diz assim para mim Ah o Rui moro Marini era um homem que tinha uma ideologia quem acusa disso é um liberal então liberalismo não é ideologia equivale a um Paulista dizer que não tem sotaque quem tem sotaque é o resto do Brasil Então esta dimenção para mim é decisiva porque eu quero desmontar esta bem assentada ideia de que a métrica do Brasil é o liberalismo e a resposta de quem tá bem acentado diz assim vai pra Europa qual que é a Censo social da
Europa Liberal Vai para os Estados Unidos qual que é a ciência social dos Estados Unidos Liberal é por isso que ele diz então eu sou cientista eu sou igual a Europa igual aos Estados Unidos Me desculpe querido Daniel e todas e todos o mundo está errado e a crítica está certa uma questão tem tem muito a ver com isso você aborda no livro e essa é claro essa naturalização do liberalismo né Eu acho faz parte da história do liberalismo e contemporaneamente né com o neoliberalismo muito muito e isso é muito patente né a ideia do
fim da história a ideia enfim de que eh só vamos ter melhoria quantitativa com todas as contradições enfim mas ela continua sendo divulgada e é uma força muito grande né Precisa uma pedagogia eh e muita teoria para vencer isso porque de fato ela ela é forte e absorvente né um poder da da ideologia é muito forte é outra coisa muito forte e que eh aparece no seu livro marginalmente eu diria Mas que que que que eu acho que é um argumento recorrente do liberalismo sobretudo eh depois da segunda guerra enfim eh com a derrota do
nazismo com a participação essencial decisiva e principal da União Soviética dos comunistas que derrotaram o nazismo eh essa ideia da história como banho de sangue né então isso tem uma longa tradição no liberalismo né mesmo em relação à Revolução Francesa mas é basicamente Não façam nenhuma transformação social porque enfim chegamos a um estado ideal de sociedade e eh Qualquer mudança é um banho de sangue e não curiosamente no seu livro inclusive alguns trechos você tem essa ideia esse pavor a insurreição eh surgindo em pensadores desde os pioneiros até os eh que entram no século XX
com essa essa recorrência do pavor a insurreição você tem desde o Luiz Gama né Eh just positivista né embora não esteja no século XX mas eh lutando de modo louvável e e e enfim notável né contra escravidão mas dentro das instituições E você tem já em outra linha o José Bonifácio e você claro que adentra no século XX então mais uma vez recorrendo a pensamento social Eu acho que o seu livro eh tem esse essa essa além de outras essa lição muito clara é a continuidade com que a gente pensa hoje no século XXI com
coisas que a gente vê reproduzidas aí nos aparelhos ideológicos dentro do nosso pensamento social desde o século XIX bom eh no seu livro também você aborda eh contribuições essenciais na na esteira do pensamento crítico né do Cloves Moura da Gonzales da Beatriz Nascimento sobre eh especificamente sobre a escravidão o racismo a resistência negra né a escravidão as formas de luta Ah e enfim sobre essa opressão em em particular eh um pensamento radical original a partir do Brasil isso é muito importante esses três pensadores aqui né você cita outros também eh no entanto a gente vê
contemporaneamente não eh Exatamente isso não iniciou exatamente agora mas uma apropriação eh desse desse tema apropriação da questão notadamente do racismo e da própria recolocação da escravidão na história né ah pelo liberalismo né então em bases liberais de interpretação Liberal esse tema é muitas vezes encarado como um vespero né não se discute eh mas eu julgo importante eh eh discuti-lo do ponto de vista a partir do Brasil né já que a gente tem aqui circulando uma série de subprodutos acadêmicos que tem um endereço nasceram nos Estados Unidos né então na academia isso é bastante patente
a despeito disso você tem uma leitura reducionista de parte da esquerda eh também eh desconsiderando a questão das opressões a questão da identidade chamando de uma forma negativa de identitarismo né Essa é a outra Face da moeda Então se por um lado você tem a a ideia de que o racismo se resolve ah pela ascensão individual pela meritocracia como é o caso das matrizes que vem dos Estados Unidos ou da Matriz que vem dos Estados Unidos por outro você tem uma negação das opressões particulares supostamente em benefício de uma compreensão estrutural a pergunta é e
os aparelhos ideológicos reproduzem isso eu diria furiosamente lembro aqui só para ilustrar de um episódio eh de dois episódios Fran fanon durante muito tempo esquecido alguns dos livros dele esgotados e outros nem editados aqui há muito tempo foi reeditado recentemente vários livros dele eh e eu li uma sinopse quando um desses livros estava sendo lançado eh um pouco mais extensa devia ter umas três páginas nessas três páginas não se citava que o Fran fanon era marxista eh outro episódio que me chamou atenção pelo simbolismo foi eh alguns anos antes da pandemia Angela Davis veio no
rio lotou o teatro Odeon ganhou a eh foi eh eh condecorada com a medalha Tiradentes da Assembleia Legislativa e eh ela foi ovacionada enfim mas ela foi muito chamada e foi ovacionada como uma popst foi chamada de Diva e etc etc Angela Davis uma pensadora muito radical e também sua colega de boit tempo a pergunta é como fugir desse enquadramento Liberal das opressões aqui da opressão de raça da etnia do gênero do sexo Ah sem cair numa posição também eh anacrônica obtusa conservadora de esquerda ou seja como relacionar as opressões como a meu ver o
Cloves Moura fez com a sua base material eu dá para pegar o microfone assim ou não só não pode bater diretor não pode bater em quem no microfone que ele é muito sensível ele microfone microfone eh Há muitos anos Daniel eu tenho orientado muitas pesquisas dissertações e teses sobre a compreensão crítica a respeito do Brasil e sempre um conjunto de pensadoras e pensadores é o mais alto que nós produzimos a respeito do nosso país para compreender inclusive esta estrutura nodal que organizou a nossa história que é a escravidão tanto quanto os Estados Unidos tem na
escravidão também o seu ponto nodal a história dos Estados Unidos é uma história em torno da escravidão como a nossa também é etiv eu penso que inclusive para todas e todos que queiram trilhar essa estrada de modo crítico todas as questões decisivas da sociedade de um tempo histórico elas são dialeticamente portadoras apenas de dois lados então para quem está aí me ouvindo ou me vendo no que tanja a escravidão ou nós estamos com as negras e negros escravizados ou nós estamos com as brancas e brancos aproveitadores deste modo de produção tanto assim no capitalismo ou
nós estamos em favor da classe trabalhadora ou nós estamos em favor da burguesia Eu discordo dessa posição dessa gente eu diria bem descolada de classe média que diz assim ah eu não quero que trabalhadora seja explorada mas também penso no olhar do patrão eh essa gente que eu vejo de vez em quando aqui no Rio deve ter também mas são Paulo essa gente Classe Média descoladinho que anda com cachorro e a coleira é reciclável do cachorro e aí o cachorro para faz cocô aí então a a a o Playboy e a Pat tem uma luvinha
eles catam o cocô do cachorro e e e jogam como adubo na na no pé da árvore então eles contribuem para a limpeza pública não é essa gente de extrema direita enfim que ela faz o que o cachorro fez enfim é é diferente a gente come pão com que que o seu presidente comia antigamente eh pão com eh leite condensado enfim coisas assim foi seu presidente também não só meu então eu não gosto muito dessa gente meio indecisa que nem para falar eh totalmente contra o pobre mas também nem para falar contra capitalista só tem
dois lados e no que tange a história da escravidão ou nós estamos do lado de um Povo Inteiro racializado explorado e Oprimido e que foi posto na sua pele posta em sua pele uma chaga ou a gente não sabe lidar com isto e então opera em favor da opressão E qual é o plexo de pensadores centrais a respeito disso é sempre quem pensou a própria lógica da escravidão enquanto um sistema Geral de produção e não uma solução paliativa dentro de uma exploração geral nesse sentido gente como o próprio Jacó gorender comunista que foi se predispor
a entender que tinha no continente americano uma coisa diferente da Europa quando falou dos modos de produção na sequência europeia pensava em escravidão antiga mod de produção escravista mod de produção feudal e capitalismo Ok quando se pensa em continente americano aqui não teve feudalismo Caio Prado já tinha percebido isso nos Estados Unidos não teve feudalism em Cuba também nem na artina nemm nem no Então teve aquilo que cirlo flam Maron Cardoso esse Goiano Fluminense tão especial que foi uma glória aqui da Universidade Federal Fluminense em Niterói Sil flam Marão Cardoso e Jacó gorender eles perceberam
que o Brasil os Estados Unidos o Haiti Cuba Colômbia tiveram um modo de produção próprio que jacal gorender chamou de escravista Colonial então efetivamente há uma descoberta decisiva no Brasil que quando se olha para a leitura estadunidense um cientista fraquinho daqui muito como é que posso dizer muito sem peito de aço muito sem coragem muito sem honradez própria ele diz assim modo de produção escravista Colonial eu não escuto ninguém nos Estados Unidos falar isso é verdade quem propôs foi um brasileiro a partir debate com outro brasileiro e o Jacó gorender veio da Bahia e o
cardos de Goiás Então isto que é o orgulho de uma descoberta a partir de nós passa a ser uma espécie de doença porque nos Estados Unidos ninguém fala isso na Europa ninguém fala isso então o modelo que se importa de lá para cá é a explicação da escravidão so Matriz liberal e obviamente que qual é a que dá bolsa aquela Qual é a que dá sucesso aquela as pessoas não sabem falar Jacó gorender Ciro flamar Cardoso qualquer coisa assim esse contexto é o contexto no qual também se levanta esta reflexão maravilhosa do próprio Cloves Moura
levanta-se também a reflexão da própria Gonzales esta reflexão é toda embebida doa do capitalismo então perder esta riqueza de criticar a racialização e o modo de produção raça e classe nós não podemos perder essa riqueza em troco de ganhar um desconto aqui uma migalha ali Ah mas nos Estados Unidos a política é essa eu ainda Considero que os Estados Unidos não são o que de melhor a humanidade produziu em termos de Horizonte de mundo então efetivamente quando eu trago estes autores e autoras clássicos a própria Beatriz Nascimento a lélia Gonzales o Cloves Moura Jacó gorender
Ciro flamão Cardoso e amarro toda esta eh este Horizonte dessa gente que inclusive é polissêmica ela não esse conjunto de pensadores não é igual tem muita divergência entre si mas tem um Horizonte nós vamos resolver o problema da raça e o problema da classe e não só um ou não só outro então com isto nós ficamos mais ricos e ricas nós temos lutas que se somam como bandeiras que nós colocamos no nosso ombro uma e duas e TR e qu e CCO e são todas as nossas bandeiras não é uma ou outra então efetivamente eu
não gosto desse discurso de um lado muito insensível de gente rejeita as lutas estruturais do nosso tempo sob disco de identitarismo dizendo é tudo perfum qu tório não é não para quem vive esta vida que tem o estigma posto em sua pele no seu gênero na sua orientação afetiva Isto é muito na vida dessa pessoa e também eu não posso perder de vista que tudo isto é amarrado atrelado estruturado uma do então efetivamente minha dimens não é de perder um lado para ganhar outro em qualquer dimensão da vida nós temos um lado por que uma
pessoa organizada em termos de intelecto e luta vendo um forte bater num fraco não se sensibiliza com fraco que umaa organizemos de intelo Ea de uma não toma imediatamente lado desta população que é racializada porque uma pessoa que é organizada intelecto e luta não toma lado do socialismo numa sociedade capitalista Então para mim a Plenitude não pode ser nada que perca de um lado a luta antirracista do outro lado a luta pelo fim do patriarcado a luta pelo fim da homofobia da transfobia a luta pelo fim da xenofobia e a luta pelo socialismo porque se
escapar uma dessas dimensões nós somos fracos Nós não somos ricos naquilo que é o clamor do nosso tempo histórico nós somos chamados e chamadas a ter uma posição plena em relação ao nosso tempo e não adianta fazer disso um juízo moral Liberal Ah então nós vamos fazer uma investigação de um certo scanner dos individos é a única coisa que eu não faço porque nesta sociedade 100% das subjetividades são estruturadas por classe raça patriarcado sexismo xenofobia qualquer coisa dessa Uhum Então a pergunta não é do indivíduo Mas desta estrutura social deste modo de produção e só
se faz luta transformadora e ciência se nós tivermos aquilo que é uma espécie de generosidade básica Daniel o que eu estou falando com isto é para mim no mundo que é capitalista racista machista quando encontro uma pessoa que não é uma coisa dessa eivada de mil outras contradições não tendo uma dessas para mim isso é um milagre como é que essa pessoa escapou eu não quero pessoas puras perfeitas plenas então não quero essa eu diria eh sanha Liberal do teatro da internet no qual todo mundo olha pro outro e o outro falhou naquele ponto a
minha grande questão é como como é que falhando aqui não falhou lá e nesse sentido qualquer pessoa é minha companheira de luta se ela tem algo para vir comigo nessa luta e não é se ela tem eu diria todas as formas sem jamais ter uma contradição se esse mundo é só contradição Então para mim alguém que vem pra luta sensibilizado pelas lutas raciais de gênero pelas lutas anti-homofobia anti transfobia anti xenofobia tem algo de muito bonito por que que essa pessoa escapou de uma média que é oo disso quem vem uma luta socialista minha pergunta
é nessa sociedade capitalista todo mundo quer ganhar o seu e não mudar o mundo como é que ela conseguiu então escapar E se eu junto uma ponta com a outra uma luta com a outra a gente fica mais rico nessa batalha então efetivamente eu estou aqui dizendo que o nosso tempo é o tempo no qual este Horizonte das lutas tem que ser amalgamado porque a contradição é estrutural e Total Então não é uma aqui e outra lá uhum jamais conceder a dizer que lutas de opressão são perfunctória são laterais e jamais conceder que o capitalismo
é um Horizonte que pode dar certo e eu não tenho força para sair dele então eu não luto pelo socialismo é por causa disso que no Livro eu fui atrelando todas estas belas construções que o nosso tempo histórico brasileiro produziu no conhecimento a respeito da nossa própria sociabilidade porque é desse conjunto que sai o potencial de entendimento do nosso tempo e da transformação excelente eh bom teria muitas questões aqui vou pular algumas questões mas ficao o convite para ler o livro né porque ã tem um uma uma uma questão que eu acho essencial no livro
que você aborda e que eh é dada também pelo Rui Mauro Marini pelo florestan Fernandes que é eh a o o acontecimento decisivo que é 1964 né paraa construção aí dessa sociabilidade capitalista que perdura até hoje né esse movimento de reorganização ou de organização do capitalismo brasileiro eh eh a ideia do circuito fechado do Floresta Fernandes enfim que dialoga absolutamente com o que a gente vive atualmente né Eh essa ideia de que o capitalismo eh brasileiro que a burguesia brasileira não tolera e não aceita nenhuma mudança a mínima mudança né Eh então acho que isso
tem muito a ver com As Ilusões aí desde a burguesia brasileira né a burguesia Nacional né que iludiu durante muitos eh momentos históricos e trágicos brasileiros à nossa esquerda Até recentemente né curiosamente Eh a existência dessa fração burguesa eh até essa crença né quase Mística na institucionalidade né que nós vemos ainda hoje né Eh então acho que são questões bastante centrais mas acho que enfim eh fica abertura e o seu livro aborda muito bem isso eu queria encaminhar pro encerramento com uma última pergunta que tem a ver evidentemente com eh também uma questão eh contemporânea
o seu livro anterior lançado na da 20 é crítica do fascismo você eh estudou esse fenômeno historicamente você escreveu também a introdução de outro livro lançado pela boitempo do pachuco fascismo eh eu queria ver eh eh na verdade perguntar para você como é que você vê eh esse momento histórico eh como é que você vê essa essa conjuntura especificamente a gente tem na Europa uma sinalização Clara eh de fortalecimento da Extrema direita eh ao passo que a esquerda se é que existe esquerda ainda na Europa né ou nos Estados Unidos Acho até que nominalmente existe
mas que capitula como você disse aí né Do chanceler alemão na França e na França ainda tem uma alternativa mas eh com uma impotência muito declarada historicamente os PSS e tudo mais eh nós estamos às portas do fascismo eh considerando que o capitalismo sempre recorre ao fascismo para se salvar e salvar o seu modo de produção é possível combater o fascismo institucionalmente como é que você vê num exercício aí não de futurologia mas baseado nas evidências que a gente tem nesse momento o futuro do fascismo se eu posso dizer assim querido Daniel eu concluo o
livro na parte final do livro inclusive recomendo a leitura do Liv até chegar no final porque é no final que trato disso um dia o florestan Fernandes e o Rui Mauro Marini perceberam que as Estacas do capitalismo no Brasil estavam postas e nenhuma peça se movia e o florestan Fernandes chamou a isso de circuito fechado a ideologia da informação no Brasil desde a ditadura militar 64 consolidou-se en feichada num só grupo de comunicação cuja sede é aqui no Rio de Janeiro e faz plim plim E então pode ter Governador muito bom daqui que veio da
terra tua você veio que nem Brisola de lá para cá e ele pode fazer coisas magníficas o plim plim é contra e gente que faz coisas horríveis o plin plim a favor então aquela ideia o que o plinplin gosta é o Que Nós odiamos mais ou menos serve para quase tudo aí Mudou alguma coisa de lá para cá não o plim plim só foi acrescido do Elon musk então é plim plim e Elan musk e não é um melhor que o outro é um pior que o outro a ideologia do brasileiro é controlada por isto
plim plim algoritmo então a pessoa só sabe isso o que querem que saibam os militares não mudam uma vírgula desde 64 é o mesmo jogo sempre a burguesia do Brasil não quer nada diferente de tudo aquilo que ela já tem é manter Como está a política brasileira é organizada totalmente para a defesa das instituições pode colocar qualquer um de esquerda dentro da máquina é administrador do Capital E aí a minha questão não é atraiu a classe trabalhadora é a forma do Estado uhum a melhor pessoa dentro dessa forma vira suco então este regime Liberal dele
não sai nada a não ser o que já sai é o quadrante do circuito fechado então eu concluo sociologia do Brasil eu vou lhe pedir porque eu tô vendo meu livro do lado de lá que você me pegue aí na mão o está de forma política eu concluo fazendo isto o Brasil tem um circuito fechado e não sai do lugar é sempre a mesma coisa porque o estado é do Capital os militares são do Capital ideologia do Cap E aí eu faço a remissão direta ao estado de forma política toda a sociedade capitalista o estado
é do Capital e as formas ideológicas desse estado e a operação militar desse estado tudo isso é do Capital a questão minha é agora mais chocante o Brasil tem um circuito fechado qualquer sociedade capitalista tem um circuito fechado os Estados Unidos a 50 anos não saem do lugar Ah mas eles ganharam direito reprodutivo paraa mulher em 1970 50 anos depois um tal de Donaldo nomeou uns três mais loucos ainda pro pra Suprema corte e tiraram o direito reprodutivo da mulher Então o que ganhou perdeu no Brasil um tal de gv porque o nome dele parece
que o povo não gosta então divi GG GG é o tempo do Aparício torelli Barão do Itararé enfim mas Gaúcho também todo mundo aí é Gaúcho e Med Geisel tem bastante não desses eu não lembro é você só lembra a parte boa Eduardo Leite não já tivemos momentos melhores tenho certeza não é difícil inclusive D da métrica de ter coisa Olívio Dutra ol grande e assim vamos nome então o que eu estou dizendo é que nessa dimensão quando se pega a estruturação destas sociedades brasileira estadunidense o que o Brasil ganhou com Getúlio Vargas de CLT
veio um sujeito formado pela minha faculdade onde Eu me formei dou aula que foi também seu presidente como foi meu também e que é uma espécie de golpista eh eh já com grande talento Você aprendeu mesóclise com ele mesóclise e outras coisas mais golpear teia ele diria enfim com um jeito educado enfim bastante polido esse cidadão num Strike só destruiu as legislações da Previdência e do direito do trabalho e até agora com ano e meio passado já mais de governo Lula não foi gado nada em troca de volta ficou assim o que um dia ganhou
anos décadas depois se perdeu é um circuito fechado não é totalmente fechado na ilusão das pessoas porque uma coisa se ganha aqui amanhã volta para trás Olhem a luta Liberal pelos direitos reprodutivos da mulher pelos direitos da comunidade LGBT que é a mais do jeito que vai esse fascismo estadunidense brasileiro amanhã é guerra campal contra a mulher e o LGBT que é mais e alguém V dizer mas a constituição garante a constituição não garante nada ah mas os juristas garantem na Constituição esta semana estão tentando tirar o ministro do STF para tirar os 11 é
um pulo Então nada está garantido a não ser a reprodução do Capital a minha questão decisiva é que não é o Brasil que é um circuito fechado eu acabo o livro dizendo isto o circuito fechado é o capitalismo nada sai nos Estados Unidos diferente na Argentina troca um kishner por outro kishner um kishner por um macre um macre por não sei que lá até chegar nesse nesse atual que fala com cachorro e dá igual não tem grande mudança substancial mas o fala com cachorro ele é pior verdade ele é um pouco mais exótico ele é
um pouco mais ridículo etc e tal mas no final não sai do lugar então a minha questão é as formas do Capital são um problema a luta é uma luta por transformação desse sistema Eu me permito que você me pegue esses dois livros aí que são crise golpe crítica do fascismo só para eu dizer por que que os quatro se emendam porque a minha questão é a seguinte se as formas do Capital fazem o circuito fechado em qualquer país na hora da crise quando não se consegue escapar deu uma contradição média porque nem a grande
chegou ainda a gente não viveu nesse tempo atual o final da contradição do capitalismo a gente viveu o começo de 2008 para cá o final ainda não surgiu aguardem que muita tragédia vem a gente tá vivendo uma tragédia média na média só porque a presidenta era mulher então um cidadão machista tem que falar President tá E aí um deputado declarou que é difícil lidar com a presidenta Dilma porque ele era acostumado com o Lula com Fernando Henrique com não sei o que mais que ele fazia piada os caras Riam comer churrasco considerava machist alguma coisa
a respeito da ministra tal e da secretária tal e com a senhora Dilma perde a piada porque ela não dá risada dessas coisas então é difícil ser Deputado eh daquele jeitinho brasileiro esse jeitinho amistoso cheio de amizade e coisas mais o homem cordial com aquela senhora que Dito pelo Deputado não dá risada aí a câmara e eh quem você vai votar nos Estados Unidos aí é Harris você sabe que tem uma candidata comunista tô sei tô ligado que tem essa nossa candidata lá eu lembro do nome da vice que é Cruz Cláudia Cruz não tô
enganado Olha só você não lembra o nome da da da principal mas da vce dela você lembra pois bem Carina Carina do P Outro dia eu fui obrigado a fazer me arrancando da Alma um elogio a tal câ Harris porque o trump foi para um comício e disse assim essa mulher tem problema Ela ri muito essa é a única coisa que talvez me faça ter uma consideração em especial pela senhora Câmara porque qual é o problema da senhora câmara que ri muito qual era o problema da Dilma não ri percebam que não bate o eixo
Enfim uma é um problema político porque ri demais a outra porque não ri e nem uma ri demais e a outra também não é que é Desprovida de riso é uma fantasia que eu estou dizendo é o seguinte dar um direito Zinho a mais uma coisinha para lá uma outra coisinha para cá vem isto golpe então não tem o que fazer para dar uma coisinha Só em favor do Povo o capital não quer o circuito é fechado porque as formas são as mesmas tá aqui uhum e no mundo que não tem o que fazer e
a pessoa que tenta consertar com esparadrapo a ferida do capital ele não pode fazer esse concerto e o esparadrapo sai Qual que é a solução desta sociabilidade a solução é isto o fascismo é a necessária forma de desaguadouro da sociedade capitalista foi isso na crise do começo do século XX que gerou a primeira guerra mundial a crise da Bolsa de Nova York a quebra do capitalismo no mundo logo em seguida veio o Senor Benito Mussolini e depois um outro cidadão Infame chamado Adolfo pro Hitler então que não é que vieram os dois só porque se
fosse a figura dos dois não tinha grande expressão uma sociedade marcha pro fascismo eu lancei o crítica do fascismo aqui na da2 e eh e foi no tempo em que se fez 100 anos da Marcha sobre Roma 22 e vários e vários vocês estavam aqui nesse dia então a minha questão central é se o capitalismo não muda por dentro e a reforma cosmética e o circuito é fechado saber disso é decisivo porque o próximo passo do capitalismo na próxima curva da esquina da crise é o fascismo só que agora com uma diferença em 40 e
41 tinha a União Soviética e lá no Oriente tinha uma China fazendo uma revolução comunista Revolução Chinesa Hoje nós não temos nada se o fascismo dominar o ocidente Quem salva o ocidente difícil pensar uma coisa como essa historicamente nenhuma sociedade escapou de um fascismo por auto esclarecimento a Alemanha foi vencida pela união soviética depois na última hora chegaram aí mais dois países a Itália foi vencida um pedaço pelo partian o próprio resistente mas também os Estados Unidos e aí de última hora vieram uns Pracinhas do Brasil sentara lá na Itália mas foi uma contribuição como
é que eu posso dizer pontual não foi o decisivo mas algum uma contribuição foi dada pelo qual até hoje nós narramos as glórias italianas Então o que estou dizendo é que nesse momento muito dificilmente nós escapamos desse enredamento A não ser que se abram energias transformadoras do mundo inteiro Uhum eu tenho lástima do por hoje não se consegue analisar o capitalismo e o modo de produção porque é preciso falar muito que o problema é o capitalismo para que nós saibamos identificar o nosso problema Central como não sai essa fala é sempre essa discussão o problema
é o bzo outro palhaço mais outro palhaço estou falando de palhaços o problema é o o Pato Donald trump O problema que não é um pato é um tio é um pato também mas é o Tio Patinhas enfim é outro pato não é o Donald O problema é essa gente O problema não é essa gente O problema não é o Javier milei só ele também é um problema enfim mas o problema não é ele o problema é uma estrutura social que gera coisas como Tais por isso é a minha insistência ainda final na ciência não
é porque a ciência tem um poder por conta própria é porque diagnosticar errado dali não sai solução diagnosticar é certo não é garantia que saia solução mas pelo menos se tem 10 20 30 se tem 100 pessoas que falou assim o problema é o capitalismo deixam de olhar para lá que não é o problema e olham para cá já é tendente a poder ter alguma melhor virtude e num dia o Maquiavel dizia para mudar o mundo e governar e lidar com o mundo é preciso virtude e Fortuna não saber qual é o problema do mundo
é ausência de virtude é desconhecer qual é o problema então é se o problema tá para cá ol é para cá é falta de virtude olhar para cá pelo menos virtude tem pode faltar Fortuna sorte se a gente já constata que o problema é o capitalismo Talvez o povo não Venha conosco porque também essa gente que constata que o capitalismo é um problema a pessoa pega isto aqui e faz vou fazer um mestrado em torno do livro de Alison mascar crítica do fascismo vou citar conforme a bnt enfim tá difícil de chamar o povo só
assim e não tô dizendo que não é para fazer um mestrado conforme a bnt porque minhas orientandas meus orientandos tê que fazer conforme a bnt óbvio não é não é eh desconforme a ABNT só que é necessariamente poder extrair da ciência um Patos e um etos extrair um afeto da revolução E aí as pessoas T dificuldade porque alguém vai dizer se eu sei eu só sou intelectual revolucionário é o outro e quem é o revolucionário o que não sabe aí fica nesse jogo desconforme das questões a pessoa vai dizer que no tempo dela ela não
nasceu para mudar o mundo ela só nasceu para fazer TCC então Eh fica esse mundo que que é um mundo peculiar essa gente que vem na livraria querido Daniel mas só para comprar o livro tomar um café e tirar uma selfie enfim eh eh porque essa livraria é a livraria mais instagramável que tem no Brasil então qualquer ponto daqui tira selfie bonitinha venham aqui tirem selfie e mobilizem PR revolução Essa é a questão decisiva Então para mim esta é a última cartada é o último momento da Esperança eu sofro demais Daniel porque eu estou vendo
escorrer como falam os italianos traledita entre os dedos estou vendo escorrer entre os dedos o tempo histórico nosso é uma polita que tá escorrendo aqui como se ela tivesse com a areazinha aqui na palma da mão 1 ano e meio dois o nosso povo continua mobilizado pelos aparelhos ideológicos da Extrema direita um governo dito de frente Ampla centro esquerda centro que queiram dar o nome para isto não faz uma mobilização política A ideia é entregar resultados der repente até algum resultado entrega uma picanha um filé minom uma cerveja etc e tal e então o povo
que comia eh pé de galinha come uma picanha agora há 4 anos naquele celerado ex-presidente não tinha nem a unha da galinha e agora ele tá comendo um filé Minon Antigamente ele tomava cerveja de R 1 não vou fazer propaganda da cerveja hoje ele toma aquela verdinha do casco bonitinho ele paga seis E então esse presidente nosso tirou o povo do pé de galinha e pôs na picanha e o povo diz assim meritocracia eu acordei cedo trabalhei eu dou picanha pro meu filho minha filha acabou de nascer tem seis meses eu comprei Coca Zero porque
fiquei sabendo que ela não pode tomar açúcar e eu dou na boca da do bebê então é uma sociedade vejam de boa boa nutrição né Como dizia o Gildo de Freitas a tua terra sociedade de bons casamentos enfim é é coisas assim de gente boa você tá ligado no gilo de Freitas a Tá certo ou você é mais moderno não ouvi ouviu um pouquinho disso tá certo não foi só cleito e cledy magrinhagostosa Então o que eu tô dizendo aqui é que efetivamente quem sabe se entrega picanha e cerveja para essa gente quem sabe porque
nem isso é garantido nesse governo não tem uma politização daqui 2 anos e meio o povo tem certeza que foi por causa de meritocracia que ele comia pé de galinha lá e hoje Ele come uma um uma painha a parte do povo que leu o livro de cach a outra parte não livro livro de C então a explicação dela é eu comia pé de galinha hoje eu como picanha porque foi Deus que me abençoou sim então nós daqui 5 10 anos temos um povo em imensa maioria igualzinho ao povo dos Estados Unidos a explicação é
Jesus Deus Satanás Michel Temer não tem nada a ver a associação que eu falei aqui das ideias aí é Vampiro aí é outro outro nro você vende esses livros aqui também de histórias de também Edgar alanou e outros mais enfim né que tadinho não precisava ser associado a essas figuras Tadinho Tadinho do P né assim é antes que pensa Eu falei tadinho de outras figuras a gente tem alho aí deixa aí no bem na boca aí do lá em São Paulo tinha um governador de direito que era o Zé Serra que não podia chegar perto
de pessoas com áo ele tinha problemas é é é é da família é isso aí é isso aí então a ideia não pode zoar né tá sendo gravado eu aqui fazendo piada bom um cidadão parou Professor eu vejo suas aulas suas falas Porque eu só dou risada eu falei puxa vida enfim eh a ideia minha é falar coisas sérias mas o povo ri enfim é um casal que tava fazendo lançamento de São Paulo de qual livro foi desse aqui aí veio um casal falou Professor Aron a gente dorme com o senhor todo dia eu fiquei
meio desmobilizado falei Como assim toda noite a gente deita na cama liga num vídeo do Senhor e a gente dorme Então mas não é que era um sonit eles achavam bonito me escutar e tal é era isso enfim vai sa disso sair problema né é a voz do locutor da Difusora alum uma coisa dessa sei lá o que que é eh eh subsolo é o podcast que eu quero que vocês escutem aqui n pois bem eu cheguei numa cidade uma vez para fazer uma conferência e sessão de autógrafo na universidade pública e aí a Rádio
Universitária falou proon o nosso sonho faz 15 anos é que o Senhor pudesse chegar no nosso estúdio o senhor gravar vinheta oficial da rádio falei como é f n que a gente tem um um um sonho de que a sua voz seja a voz da nossa rádio enfim porque a gente aqui é muito seu fã a gente é mais cabeça aberta e a gente quer que essa cidade inteira escute sua voz pelo menos para escutar o falei qual que é o número aí não lembro mais qual era mas devia ser aí eu fui lá na
no estúdio da rádio 103,9 Rádio Universitária assim é tá aí gravado então subsolo podcast é outra carreira que você abandonou T gravando cortou aqui a vinheta deixa eu falar calma aí subsolo podcast D olhando pra cmera olhando pra câmera é som Tá bom então é falar não é filmado vai pro YouTube subsolo podcast D 20 prto aí de brinde mas que eu tô diendo é o seguinte a dor é que o subsolo tinha que passar esse podcast na televisão aberta o governo é de esquerda não tem um canal de televisão que ele ganhou nesse 1
ano e meio era para termos uma mobilização de massas nada acontece então A janela está se fechando se fechando se fechando a próxima vez que a Extrema direita ganhar o poder no Brasil ela vai ter menos erro eu falei o ano passado num evento da lava-jato me chamaram para falar no evento da lava-jato Acho que até alguns de vocês estavam lá em São Paulo eu disse a próxima lava-jato é muito mais esperta do que que foi o próximo magistrado a perseguir a esquerda do Brasil falará pmen cônjuge aí é difícil porque o que fala conge
a gente dá risada o que fala Edit piar a gente dá risada eu quero ver o que falar como francê e se duvidar Tem alguém de extrema direita com sotaque da sorbone que flou com Fernando Henrique ali pelas e ruas da riv duat porque o Fernando Henrique um dia andou na riv gocho mas faz um tempinho que o apartamento dele é na riv duat que é onde você mais ou menos anda lá em Paris Quando você vai para lá você já visitou ele não ainda não porque eh não foi convidado não foi convidado enfim e
se convidado fosse eu preferiria ir no seu apartamento do que no dele lá em Paris e eh porque o senh na riv gosto pelo menos o meu meu pedaço de lá é é monp parnass enfim aquele pedaço de lá livraria vran vran não conheço É porque estando no rio eu frequenta da 20 estando em Paris eu frequento a vran é é assim minha quase que dá vanan cuidado não é VR i n é a maior livraria de filosofia do mundo vrim né mas fala vran então toda vez que tô em Paris é vanan e toda
vez que tô no Rio é da 20 enfim detalhe que a vanan pega um pedacinho só disso aqui a da 20 esse tamanho assim é pergunta para mim qual que eu gosto mais nem vou perguntar porque eu já já sei a resposta é a da 20 então Eh detalhe é que na frente da vran tem uma estátua do Augusto conte enfim mais uma razão para gostar da da 20 enfim pois bem então o que estou dizendo é que a gente tá perdendo um tempo histórico não temuma mobilização não tem nada não sai uma televisão e
pelo visto não sai nada em 2 anos e meio daqui paraa frente sai uma picanha e o povo vai dizer foi Jesus que deu picanha Ah saiu uma cerveja foi São Benedito que deu a cerveja porque Jesus parece que não é favorável ao álcool mas São Benedito parece que era favorável a pinga segundo a linguagem dos antigos mas Jesus multiplicou o vinho não foi isso também então ele ele algum álcool ele foi favorável o peixe alguma coisa assim que estou dizendo Daniel é que a última chance é agora a útima uma chance é juntarmos no
Brasil um número mínimo pmen não é para fazer a maioria da população a gente é tão pequeno que eu não tem essa ilusão sabem qual é a minha ilusão sabem qual é a minha ilusão Daniel é muito simples é ter o número mínimo para fazer a Vanguarda o que eu quero é isto depois uma Vanguarda pode abrir caminhos é que agora nem Vanguarda tem agora tem tem uma pessoa chorando aqui outra lendo meu livro ali mais três escrevendo o livro lá quatro lendo outro livro ali Cadê a Vanguarda do nosso tempo ou sai agora ou
nem Vanguarda sai porque no dia em que Mussolini tomou o poder o nosso querido Antônio grames Foi tacado numa prisão e o movimento comunista italiano se desarticulou Os Comunistas do kpd Alemão eu falo deles aqui nesse livro aqui a comun estada do kpd a Rosa tinha sido morta jogado no rio em Berlim a de Luxemburgo mais uns três ou quatro perseguidos e uns tantos mais e o resto o nazismo matou então é agora ou nós formamos uma Vanguarda agora ou não tem jeito tristemente a esquerda do Brasil desperdiçou isso O Alberto Fernandes governou 4 anos
a Argentina escapou entre os dedos nada aconteceu a Cristina governou mais tantos anos a Argentina escapou entre os dedos depois vem meilei vem essas coisas por aí E o tempo histórico passa é muito rápido o tempo para vermos chegar deste país que tem um circuito fechado infelizmente a tragédia de uma sociedade fascista então eu gostaria de dizer Daniel que eu insisto muito com as ideias porque é preciso tocar a nossa gente muito rapidamente quem sabe essa gente que um dia se chamou de esquerda na intelectualidade na universidade essa gente que vem na da 20 tira
foto com o cafezinho Gourmet e inclusive comprou a canequinha da subsolo Essa é o ganho agora você obrigado tá certo eu vou levar para São Paulo e vou exibir a canequinha do subsolo então Eh quem sabe essa gente que hoje toma um cafezinho gourm com um livro do mascaro e ele falou ó Esse é o último hein amarelo é cor do Brasil enfim a pessoa faz uma dissertação a respeito da das cores enfim fascismo alguma coisa etc e tal uhum quem sabe essa gente diz assim tá na hora de ser revolucionário não dá mais jeito
então Daniel incrivelmente é a última hora ou a gente perde o tempo da história e o mundo se fecha em trajédia e Fascismo ou aguardem em pouco tempo sai a revolução muito bem já apresentamos aqui alguns livros mas eu vou retomar mostrar paraa nossa câmera Ah vamos colocar por ordem aqui deixa eu lembrar estado e forma política se não tô enganado de 2013 não é isso 13 2013 estado forma política crise e golpe 2018 18 18 crítica do fascismo 2022 e o último pela pela boi tempo que foi o que é o sociologia do Brasil
lançado em 2024 além desses último nome mais recente isso mais recente além desses temos aqui ah pela Lavra palavra que é uma editora enfim parceira Nossa aqui que é uma entrevista como essa num num podcast que é o revolu show que é um podcast bem bem bem bom bem interessante revolu entrevista com mais entrevistas além daquela do podcast e mais textos também falando é um texos esse aqui pela contracorrente que é auto em coautoria com Vitório morfino Auto sério materialismo aleatório o mascaro também faz parte dessa coletânia Brasil sob escombros desafios do governo Lula organizado
por dois orientandos meus Juliana Magalhães e luí Felipe osores Lu Filipe osor que já teve aqui lançando o livro dele também doio Julian de São Paulo e o curso livre Marx engels a criação destruidora em que ele também participou eh mascaro eu peço que você indique Três livros que já estão separados aqui mas que você dê três indicações de leitura para os nossos ouvintes e espectadores é incontornável ser marxista e não ler é preciso ler o capital livro primeiro de Marx Esta é a obra fundamental do Marxismo então eu diria que qualquer pessoa que se
organiza para entender o mundo Este é o livro decisivo esta que é a tradução do alemão pela boit tempo editorial eh recomendo eh diretamente Lembrando que eu falei aqui inclusive de Jacó gorender e Lui auser e há um texto de apresentação da edição brasileira que é do gorender e o clássico prefácio do alcer que quando foi escrito paraa edição francesa da década de 60 depois daí por todo mundo é em geral um prefácio obrigatório das traduções eh das publicações do Capital Então tá aqui a recomendação eh fundamental posso ir pra segunda Claro a segunda é
aparelhos ideológicos estado de autoser que agora faz pouco tempo saiu inclusive em nova edição pela paz e Terra este livro é decisivo porque aera aqui descobre um conceito fundamental a ideologia está no inconsciente e Ela opera mediante aparelhos a quantidade de aparelhos faz com que as massas pendam para qualquer lado se os aparelhos ideológicos disserem que a Terra é plana em maioria de aparelhos o povo acredita que a Terra é plana só então se os aparelhos ideológicos disserem que existe meritocracia liberalismo e adjacências assim o povo pensa Cadê a disputa então dos aparelhos ideológicos para
podermos lutar é um livro fundamental E agora tem nova edição dele então tá bem fácil para ser acessível para o nosso público e então eu falei de Um clássico fundamental Um clássico do nosso tempo e agora Obra decisiva dosso tempo que é a filosofia de Marx de e balibar que é publicado pela Editora da 20 e eu ten muita alegria de fazer o prefácio desse livro este livro é um livro decisivo de balibar é um livro que faz um balanço do Marxismo enquanto filosofia e num dos Capítulos desse livro é balibar quem vai dizer o
que é fundamental para pensarmos o nosso tempo histórico é descobrirmos a ciência sobre o nosso tempo que que é o nosso tempo ele é um modo de produção que se organiza socialmente em estruturas Gerais numa totalidade estruturada saber para quê para fazer a revolução esta ideia de ciência revolução é o que de melhor o Marxismo tem e este livro explica o por dessa dimensão então eu falei do clássico que é Marx do clássico filosófico que é aer e de uma obra recente muito decisiva que é a filosofia de marqu de ti balibar muito bem para
quem está nos assistindo está nos ouvindo onde enfim onde você pode ser encontrado você tá nas redes sociais tá no tiktok onde você tá eu que não tenho acesso a nenhuma rede social incrivelmente Tenho tantas pessoas queridas meus alunos e alunas minhas orientandos e orientandos que fazem todas as redes sociais sobre mim E então eu nunca entrei no tiktok e tem um tiktok meu e dizem por aí que tá sendo muito bem visto e tem todo tipo de rede social sobre mim eu não sei nem acessar mas todo mundo que sabe acessar que deve ser
a maioria Então é só colocar meu nome vai encontrar tudo muito bem Tem perfil no Instagram tiktok eu calculo que sim x Sim já vi já não sei eu não vi ainda mas no Instagram tem Mas estão dizendo que meu tiktok tá bombando por aí enfim Então disse que até um jogador aqui do do Rio de Janeiro curtiu vídeo meu e um apresentador de televisão então eu recomendo muito que veja o meu tiktok enfim que diz que tá bombando por de vez em quando eles cortam a frase no meio porque não tem que ser um
vídeo curto mas o que importa é o começo da frase vou dizer uma coisa para vocês e E aí a pessoa fica no suspense enfim vê o próximo vídeo viraliza viraliza é a ideia é essa então por favor acompanhem as redes sociais porque a minha molecada faz um trabalho magnífico ah de divulgação e eu só tô brincando aqui mas a importância disso é fundamental para tanta gente poder abre a cabeça e a sensibilidade então acompanhe todos por aí joga meu nome e vai achar eh fácil muito bem muito obrigado Alisson foi mais uma vez uma
conversa ótima com muitas questões com muitas aberturas agradeço aqui a tua presença a tua disponibilidade com a sua agenda cheia né né viajando chegando hoje já indo amanhã agradeço O Mateus também que nos ajudou aqui do psicanálise Popular grupo psicanálise Popular também tá no Instagram certo eh curtam sigam é importante fortalecer todas as iniciativas eh Críticas não é isso e Sigam a da 20 então mais uma vez muito obrigado vocês gostaram Vamos partir agora para o encerramento então Eh rapidinho eh recados muito rápidos aqui temos o nosso tradicional cupom subsolo é só digitar subsolo no
campo cupom de desconto no fechamento da compra no site leonardodrummond em todos os tocadores de Podcast e no YouTube com uma grande entrevista mais uma grande entrevista sobre os problemas brasileiros e as questões do nosso tempo que é o objetivo deste podcast subsolo Fique atento fique atenta às redes sociais D da 20 curta compartilhe espalhe o subsolo e se quiser você também pode se comunicar conosco evidentemente pelas redes sociais D da V ou pelo nosso e-mail que também é nosso PX subsolo @leonardo 20.com.br Muito obrigado pela audiência um grande abraço e até a próxima [Aplausos]