os irmãos amados nós somos então abrir a palavra de deus a para receber da sua parte a instrução abra sua bíblia em lucas capítulo 15 a partir do verso 25 ao verso 32 lucas 15 hoje é 25 a 32 e aí que está escrito o seguinte olha o filho mais velho estiveram no campo e quando voltava ou aproximar-se da casa ouviu a música e as danças e chamou um dos criados e perguntou-lhe que era aquilo e ele informou veio o teu irmão e teu pai mandou matar o novilho cevado porque o recuperou com saúde e
ele se indignou e não quis entrar saindo porém o pai procurava conciliá-lo mas ele respondeu a seu pai e há tantos anos que te sirvo sem jamais transgredir uma ordem tua e nunca me deste um cabrito sequer para alegrar-me com os meus amigos vindo porém este teu filho que desperdiçou os teus bens com meretrizes tu mandaste matar para ele o novilho cevado então lhe respondeu o pai meu filho nem sempre está isso comigo tudo que é meu é teu e entretanto era preciso que nos regozijar temos e nos alegraremos porque esse teu irmão estava morto
e reviveu estava perdido e foi achado que o senhor jesus cristo neste capítulo 15 de lucas contou três parábolas a com o mesmo propósito e o contexto está no capítulo 15 versículos 1 e 2 é que diz a bíblia que jesus é recebi a publicanos e pecadores e essas pessoas marginalizadas rejeitadas pelos religiosos do tempo sobre todos os líderes religiosos fariseus e os escribas essas pessoas viram para ouvir jesus e quando essas pessoas se aproximavam de jesus esses scribas esses fariseus a murmuravam porque jesus é recebi a pecadores e come com eles bom então na
cabeça desses líderes eles eram melhores do que essas pessoas ele sim eram dignos da graça de deus do amor de deus porque tinham virtudes porque tinham predicados morais mas essas pessoas deveriam ser repudiados rechaçados rejeitadas e jesus não devia acolhê-las como as acolia uma das três parábolas jesus mostra a alegria do encontro por exemplo a parábola da ovelha perdida o pastor chama a todos para se alegrar ou porque achou o velho que havia se desgarrado na parábola da moeda perdida a mulher depois de encontrar a moeda chama suas vizinhas e se alegra com elas por
isso nesta parábola parábola do chamado filho pródigo o filho volta para casa do pai e o pai oferece um banquete e dá uma festa e se alegra porque a esse filho voltou no meio dessa festa do resgate do reencontro é curioso e há uma voz que destoa das três parábolas e é o filho mais velho e ele está triste porque o pai está feliz com a volta do filho pródigo é o filho mais velho está irado porque o pai é misericordioso e perguntou aquele que retornou o filho mais velho está do lado de fora da
casa do pai porque o filho pródigo está dentro da casa do pai porque retornou o pai e isso então em seja para nós uma lição soleníssima soleníssima o perigo está dentro da igreja já está na casa do pai ah e não ter prazer no pai ah e não ter comunhão com o pai e não ter o coração do pai se está dentro da igreja mas com forte senso de justiça própria e não se imiscuindo nos pecados grosseiros daqueles que se afastam para o país distante se chafurdam na lama da imoralidade mas inobstante se preservando moralmente
desses graves e terríveis pecados estão dentro da igreja mas perdidos tô pensando que merecem de deus a salvação pelas suas próprias virtudes e eu gostaria então aqui a luz desse texto de destacar algumas verdades solenes primeira verdade é o mais velho vive dentro da igreja é de na casa do pai mas ele desobedece os dois principais mandamentos da lei de deus e os dois principais mandamentos da lei de deus é amar a deus e amar o próximo e nessa parábola o pai está representando a pessoa de deus ele está irado com o pai oi e
o próximo é representado pelo seu irmão mais novo o pródigo que voltou oi e ele não ama o irmão que voltou bom então preste bem atenção nisso que a nossa espiritualidade o a nossa religiosidade não terá valor aos olhos de deus se nós ficamos irritados com deus porque deus salva a gente está descartada aos olhos da sociedade oi e a nossa espiritualidade a nossa religiosidade não têm valor aos olhos de deus se nós não conseguimos amar aqueles que reciclados pela graça retornam à casa do pai mesmo tendo vivido uma vida de transgressão tão grave aos
nossos olhos aos olhos de deus segundo lugar é o mais velho vive dentro da igreja na casa do pai mas está confiado na sua própria justiça se você conferir comigo versículo 29 ele deixa isso claro mas ele respondeu a seu pai há tantos anos que te sirvo sem jamais transgredir uma ordem tua e é claro que jesus está aqui destacando a ideia que vocada dos escribas e fariseus de olhar a questão da transgressão como pecados externos onde você obedece regras normas preceitos esternamente mas não estava atento para quem quer mais solene e grave que são
os pecados subjetivos os pecados íntimos os pecados do coração os pecados que os olhos humanos não podem ver os pecados que a sociedade não pode perceber mais diante daquele cujos olhos são como chamas de fogo não podem passar despercebidos olá amados irmãos nós poderíamos ser aprovado se nós passarmos a nossa vida pela régua da legalidade do legalismo um dos prefeitos externos das regras externas mas honestamente quem de nós pode ser aprovado se nós formos submetidos ao promo de deus que tudo vê que a todos onda o que conhece os segredos do nosso coração o terceiro
o filho mais velho e ele está na igreja ele está na casa do pai mas ele não é livre ele não e livre nossa em vocês e o que ele vai dizer o versículo 29 ainda há tantos anos que te sirvo o verbo servir aí do léo o títulos de escravo essa é a ideia de que a vida cristã se desenrola em um serviço penoso e onde talvez tendo conceito de que você crente é algo pesado é um faro de um peso onde é uma obrigação que você geme que você se sente sufocado que você
vêm mas vêm por obrigação e não por de leite e que você obedece com medo talvez e é de penalidades mas não porque você está motivado e agradar o coração do pai e é muito possível irmãos por causa da corrupção do nosso coração nós desenvolvemos esse tipo de espiritualidade e eu conversava recentemente com uma pessoa até razoavelmente bem entendida de bíblia e ele disse o seguinte o vetor que deve governar a nossa relação com deus é um medo o meu medo se você precisa ter medo de deus e é verdade que nós temos que temer
a deus é verdade que aquelas pessoas que vivem a vida sem temor de deus elas estão no caminho muito perigoso entretanto a motivação em agradar a deus em buscarmos santidade não deve ser um medo é mas a honra eu vou falar aqui oi tá filhos todos nós somos filhos é um filho que obedece pai e mãe é apenas por causa do medo do pai da mãe ou medo de um castigo a motivação não tá legal e eu devo honrar meu pai e minha mãe para agradá-los porque usando porque os honro porque quero fazer os felizes
porque quero que eles têm um de leite em mim é porque quero que esta relação seja saudável e assim deva ser também o nosso relacionamento com deus bom então esse filho mais velho não tava demonstrando ter uma vida livre de comunhão de deleite e prazer meu pai em quarto lugar este filho mais velho vive dentro da igreja na casa do pai mas não está mais ou ou ele está com o coração cheio de amargura olha comigo ainda o verso a de número 29 o gasto 30 há tantos anos que te sirvo e você jamais transgredir
uma ordem tua e nunca me deste um cabrito sequer para alegrar-me com os meus amigos vindo por esse teu filho que desperdiçou os teus bens com meretrizes tu mandaste matar para ele o novilho cevado agora preste atenção amados irmãos que esse camarada tá com espécie de complexo de santidade olá eu sou bom eu sou obediente eu sou certo eu sou correto e eu mereço um tratamento diferenciado eu sou digno de uma manifestação mais generosa se você percebe que ele começa a vazar a mágoa por todos os poros da alma oi e ele está indignado a
princípio que comprar para o pai é porque ele entende que na economia do pai o pai não pode tratar este que viveu uma vida de sua luta da mesma maneira que trata ele ele merece o melhor eu e mais ainda na religiosidade dele não tem agenda para restauração daquele que caiu a restauração daquele que voltou ele se sente injustiçado pelo pai e na agenda dele não tinha espaço para misericórdia nem para o perdão nem para restauração e veja você no verso 30 que ele não perdoa irmão é curioso que jesus como um mestre perito destaca
isso quando o filho mais velho disse vindo porém este teu filho e quando ele disse vindo esse teu filho significa esse filho mais velho já tinha riscado do mapa da sua vida o seu irmão e no seu coração não havia mais espaço para mal seu irmão está considerado como irmão para recebê-lo como irmão e é curioso que o pai é corrigir esse ponto fora de foco dele no verso 32 dizendo porque esse teu irmão e esse teu irmão bom então ele estava no seu coração com uma disposição de não perdoar de não amar mais o
seu irmão e a bíblia diz o seguinte quem não ama seu irmão já está nas trevas e a bíblia diz que você é conhecido não é pelo amor além disso conhecerão todos que sois meus discípulos se tiverdes amor uns pelos outros e é curioso irmãos que quando eu vou para escritura é lá no livro de gálatas carta aos gálatas 5 19 à 21 quando trata lá daí sobras da carne a pecados lá ligado já e moralidade três pecados ligadas a imoralidade dos pecados ligado aos desvios religiosos do acre feitiçaria mas há nove pecados listados lá
na área dos sentimentos da mágoa da ira do ressentimento da amargura e nós precisamos olhar para dentro de nós mesmos o e percebemos que a salvação é graça tanto para que que está tendo a casa do pai como é que ele está fora da casa do pai bom então e em quinto lugar vamos ver outra lição esse mais velho vive dentro da igreja e ele vive é a na presença do pai mais anda como um solitário olha o verso 31 então lhe respondeu o pai meu filho tu sempre estás comigo tudo que é meu é
teu e ai preste atenção nisso irmãos e nós estamos na igreja domingo após domingo semana após semana é mas eu temos comunhão com deus e você vem para igreja e volta para casa do mesmo jeito e não deletou sem deus não teve prazer nele é uma rotina já é uma tradição religiosa e você trabalha você volta para casa você tem o pai até a casa do pai tem a mesa do pai é mas você não se sente só é que o pai do neutro sempre sempre aqui meu filho eu sempre tive aqui você nunca você
tem leitor em mim você nunca tem o prazer em mim você nunca se relacionou pessoalmente comigo e quantos ainda hoje estão na igreja mas nunca senti um amor de deus alegria da salvação o prazer de pertencer a jesus a doçura do espírito santo estão na igreja mas se sentem órfãos sozinhos curtindo a grande solidão não tendo prazer na casa do pai a vacina aumentos e finalmente o filho mais velho vive dentro da igreja é mas não se sente o dono do que é do pai olha o versículo 31 então lhe respondeu o pai meu filho
tu sempre estás comigo tudo o que é meu é teu e essa é um princípio muito curioso é porque muitas vezes meus irmãos nós vivemos com crentes uma vida de mendigos espirituais em todo o que é do pai é nosso e nós somos herdeiros de deus nós somos co-herdeiros com cristo e na palavra bíblica você tem vida abundante a sua situação você tem rios de água viva que podem fluir do seu interior a sua exposição se você tem a suprema grandeza do poder de deus o mesmo poder que ressuscitou jesus dentre os mortos à sua
disposição se você tem a paz que excede todo entendimento a sua exposição se você tem alegria indizível e cheia de glória à sua disposição e você pode beber com essas fontes você pode se fartar desses banquetes você pode ter vida plena na presença de deus tudo que dele é seu desfrute de uma vida abundante maiúscula superlativa a própria vida eterna e é curioso isso irmãos e é que jesus na parábola deixe isso tão claro aquele homem viveu aquele filho mais velho representando os escribas e fariseus e a na casa do pai com toda a fartura
do pai desejando lá no íntima quem dera eu tivesse um cabrito sequer é um cabrito sequer é para me alegrar com os meus amigos só trabalho só à fadiga só compromisso sua agenda pesada só tradição de ir voltar nunca alegria nunca festa nunca celebração eu e o pai desaprendeu o filho você queria sempre um cabrito a fazenda toda é tua e os rebanhos todos são teus e sempre tudo esteve à tua disposição bom e você viveu miserável mente esses anos todos sem usufruir o que sempre esteve à sua disposição porque sempre tudo foi tempo que
o que é meu é teu e para de ver com um mendigo para de viver miseravelmente quando tudo é teu oi como é que você tem vivido a vida abundante é apenas com gotas curtem rios de água viva tá mendigando alegria quando você tem a sua disposição plenitude e alegria e amarrotado sem alegria e sem paz quando você pode soltar toda a paz de deus no seu coração a parábola termina de uma maneira muito dramática é porque aquele que tava perdido e morto e foi achado e reviveu e a palavra termina com esse filho pródico
calçado vestido e o anel no dedo e o cevado imolado uma grande festa e o cevado era um animal preparado muito cuidadosamente para o dia de festa oi e a palavra termina com aquele que estava lá fora dentro da casa do pai em festa oi e a parábola termina com o filho mais velho confrontado pelo pai irado auto-defesa criticando o pai o irmão é mas não consta a parábola que o filho mais velho aceitou a exortação do pai se arrependeu e entrou para festa e sabe por quê que é parábola termina assim é porque o
fariseu da parábola quem mora debaixo da nossa pele e é porque o fariseu da parábola somos nós e aí oi e essa resposta e se vamos entrar e celebrar é quem dá é você e eu nós damos essa resposta o que você vai fazer nesta manhã ficar do lado de fora da casa do pai irado magoado ressentido qual do justiça hoje ou você vai entrar para casa do pai usufruiu que o pai tem e alegrar-se com seu irmão estava perdido e foi achado estava morto e reviveu e aí e aí e aí e aí