pregar o evangelho a toda criatura contém mais de 16 é isso que vem a nossa cabeça com respeito a grande comissão a gente perde de vista o principal dela que é ela só é possível porque jesus diz toda autoridade foi dada no céu na terra então a essa frase importante e ela é a ela modifica o nosso entendimento demissão porque ela traz o fundamento que possibilita a nossa missão por isso que o versículo 19 fala ed portanto esse portanto é importante é a luz da vitória de cristo então e de fazer discípulos eu não quero
que esse verso é essa frase do verso 18 passar passe batido outras vezes quero todas as vezes que pensar grande comissão só assim a gente a comissão ela é na prática é impossível não é lembra que eu disse imagina jesus falando onze discípulos depois alguma a neon algumas poucas centenas no começo do livro de atos visando assim que o mundo inteiro agora prega o evangelho faz se pelo mundo inteiro a isso seria sim um louco se alguém chegasse para a sua igreja local essencial só tem a sua 7 bilhões e poucas pessoas lá é parecia
loucura parece impossível e é ainda mais quando tem tanta gente inimiga de cristo indisposta com cristo mas o que eu falei é se você lembra que quem está do seu lado é aquele que venceu a morte aquele que é vitorioso então a missão se torna possível então toda autoridade me foi dada no céu na terra é muito importante e eu não quero mais que se pense em emissões sem lembrar da vitória de cristo do fundamento dela é e eu disse no finalzinho que nossa missão não tem tanto a ver com o que a gente faz
por cristo como se jesus cristo viesse coisas lindas por nós agora é a nossa vez ea nossa parte a gente está muito mal acostumado a uma teologia ruim que dá a impressão de que jesus e nós temos um time e assim ele faz a jogada bonita mas no final ele rolou a bola para você fazer o gol usando essa linguagem porque a gente fala de fazer a nossa parte como se deus fizesse a dele agora deixasse prá você fazer sua e esse é um entendimento muito ruim porque até quando a bíblia fala de coisas que
nós temos que fazer como por exemplo desenvolver a nossa salvação é ordem que a vida dá pra você e pra mim mas no verso o seguinte paulo explica se ele precisa sim mas deus é quem efetua em voz tanto querer como realizar até pra fazer o que tem que fazer você precisa dele e é isso que a gente precisa lembrar cerca de missão também a então missão não tem tanto a ver com o que a gente faz por cristo tem mais a ver com a anunciar o que ele fez por nós é disso que a
gente falou tá nós somos anunciadores da sua vitória de sua atual autoridade agora à luz disso não significa que a gente não tenha imperativos na bíblia eu não quero dar a impressão com a mensagem de ontem de que a então quer dizer então que agora a gente só descansa cruza os braços de jesus é só vitória agora jesus é conduta não é verdade que a bíblia não tenha imperativos ordens para nós é claro que elas têm e eu quero que a gente fale de interativos hoje porque o verso 19 que a gente vai focar hoje
trabalha isso então vamos meu texto novamente versus 18 19 e 20 mateus 28 versus 18 19 e 20 ea gente vai focar no início do verso 19 sei que estou fazendo devagarzinho ontem foi só o finalzinho 18 não é a primeira frase de jesus agora a gente vai trabalhar só o comecinho do 19 a primeira parte do 19 mas o meu texto inteiro jesus aproximando se falou lhes dizendo toda autoridade me foi dada no céu e na terra ritchie portanto fazer discípulos de todas as nações batizando os em nome do pai do filho e do
espírito santo ensinando-os a guardar todas as coisas que você tem ordenado e é isso que estou convosco todos os dias até à consumação dos séculos então se ontem nós falamos sobre toda autoridade foi dada no céu na terra hoje a gente vai falar sobre hedge e portanto fazer discípulos de todas as ações só porque tem bastante coisa que duas coisas que eu destaco inicialmente o que a gente vai trabalhar ao longo desta manhã é que essa missão é bastante ampla em seu efeito existe algo impressionante que eu quero destacar você sobre o fazer discípulo de
todas as nações a fazer discípulos de todas as nações existe algo aqui extraordinário tremendo que a gente precisa destacar acerca do alcance da vitória de cristo da amplitude do seu efeito tá e também profunda profunda na sua intenção fazer discípulos não é coisa fácil é coisa difícil ela exige mudança radical nas pessoas então tem um impacto profundo tem uma intenção profunda não é só gente apreciador de jesus não é esse gente que acha jesus legal ou gente que é fã de jesus tem a ver com fazer discípulos seguidores de jesus cristo então é uma missão
que é ampla em seu efeito e profunda em sua intenção vou falar de três coisas aqui que vai nortear todo o nosso tempo juntos primeiro quero falar sobre a dinâmica da missão a dinâmica da missão depois a gente vai falar da postura que a gente tem na hora de fazer missões e depois vamos falar sobre o alvo e o alvo que é onde eu quero chegar eu só vou começar amanhã eu vou diz trinchar mais sobre o alvo sobre como é que nós cumprimos o alvo da missão tá então vamos começar com a dinâmica que
é a o que significa e didi portanto e fazer discípulos essa idéia de movimento e se ir se você é como eu imagino que vários de vocês tem história parecida com a minha nós estamos na igreja bastante tempo ea gente se refere ao ide como uma coisa que tem um pacote de idéias a que só nós evangélicos entendemos que alguém chega à igreja assim fora do ide que encerrado o ide é você já viu a gente começar a gente tem o evangelicalismo interessante assim irmão ou irmã que já falou um monte com três letrinhas é
o irmão tem como item cumpriu isso nós o ide assim é um monte de coisa a cultura evangélica traz essa idéia de que ele desenvolve misson êxito né é legal e com uma série de coisas sobre evangelização sobre alcançar pessoas sobre envia missionários para outros países uma série de coisas está envolvida na nossa cultura do ide mas eu queria dizer algumas coisas sobre esse di para a gente aprender primeiro é alguns estudiosos têm sabiamente destacado que o verbo ir a ele está subordinado ao fazer discípulos a na verdade a parte o imperativo mais importante de
todo o nosso texto é fazer discípulos e que existem outros imperativos que no grego eles são traduzidos com imperativos mas o grego às vezes eles ganham forma de partícipe us que são subordinados então quando não há o texto fala assim e de portanto fazer discípulos de todas as nações batizando os em nome do pai e do filho e espírito santo e ensinando então vejo que tem outros dois verbos batizando ensinando batizando ensinando edição verbos subordinados ao fazer discípulos então em termos de gramática grega se te perguntar sem você lendo o grêmio te perguntasse qual é
a principal coisa a fazer aqui fazer discípulos como é que a gente faz isso indo partizan ensinando é mais ou menos assim que funciona a estrutura do texto tá 'esse é um verbo subordinado isso significa que a existir a gente tem que dar mais ênfase ao fazer discípulos do que ao ide digamos querer um entendimento errado seria assim tenho feito de símbolos e trabalhava na igreja é uma pena que o trabalho só que o ide como se o ide fosse eu preciso atravessar mares eu preciso estar em outro lugar para eu estar cumprindo a missão
do senhor esse é o entendimento equivocado a idéia não é a mudança geográfica como ênfase principal embora exista elementos geográficos que vou falar daqui a pouco mas a ênfase principal não é a mudança geográfica você pode não fazer de símbolos não é a ênfase visão é não fazer discípulos enquanto você vai à medida que você vai inclusive alguns é traduzem desse jeito à medida que você vai ou indo fazer discípulos no entanto a gente não pode a minimizar a importância de ir porque por causa do contexto de todas as nações existe alguma coisa que interessante
que jesus está ensinando que vai ficar mais claro no livro de atos ea gente vai estudar o comecinho de atos no final da semana mas até lá lembra existe uma mudança de paradigma na cabeça dos discípulos para eles é um estranho o que jesus vai dizer então eu quero enfatizar a importância do ir como atravessar barreiras culturais em alguns casos geográficas mesmo tá porquê porque existe uma mudança de ênfase indo de um particularismo para um universalismo deixa eu explicar o que significa indo de focar em uma nação israel pra abranger as nações essa mudança é
estranha para os discípulos no primeiro momento ela estranha tanto é que jesus falou coisas que são estranhas pra você hoje mas para os discípulos não era por exemplo quando aquela mulher que queria a bênção de jesus chegou pra que ela fosse acurada jesus para se ouvir para os da casa de israel mulher cananéia estava pedindo ajuda ele falou eu vim para os da casa de israel quem ler esse texto assim nós em jesus precisava netta que deu a cada cena a mulher né e elas muito humildemente a fala assim eu sei que o pão é
pra não é para os cachorrinhos mas os cachorrinhos fica atrás da mesa seu redor da mesa as migalhas tudo que eu quero jesus a migalha me satisfaço com migalhas e aí jesus fala qual não tem fé em israel assim né tá agora o que está acontecendo o próprio jesus está começando essa mudança de dinâmica embora ele tenha ficado prioritariamente em israel ele sai de israel algumas vezes ele vai para backup polis duas vezes e é interessante a história de capa e pela primeira vez é aquela história do gênero zeno endemoniado parece assim filme o exorcista
se você ler o texto e presta atenção nos nos detalhes é o meia assim assustador um cara que andava sem roupa correntes é sepulcro se cortava meu deus a distância não é um cara desse você quer distância ele era cativo de uma vida sofrida a iaa a cheia do inimigo tanto é que quando jesus chega pra ele fala nós né não é um demônio é uma legião a então esse é um exemplo de alguém que está cativo de uma forma assustadora com a força avassaladora e no entanto jesus chega e liberta este homem agora eleição
e agora as pessoas olham pra que esse cara do cemitério e ele cai com jesus e jesus não deixa o jesus outra outra de jesus a gente fala jesus o menino gosto seja isso o que ele quer te seguir num negócio é fazer discípulo de jesus não deixa que fala para ele ficar ali curiosamente o evangelho de marcos dois capítulos depois dos 5 para o 7 jesus volta para aquela região não sei se você lembra dos detalhes da história jesus é expulso de lá por causa dos problemas econômicos não é muitos porcos morrem aquele milagre
quando jesus volta dois capítulos depois ele é recebido por uma multidão de pessoas que está louca para ver jesus como é que ele é chutado da primeira vez dois capítulos depois ele é recebido com festa de bem vindo olha o papel desse jovem esse homem ter ficado lá então jesus começa a ensinar los a mudança de dinâmica se eles estão mais focados a na sua nação e tinha um contato com ações e quando as nações os visitavam eles deviam falar desse deus existe uma mudança uma internacionalização deixa eu explicar um pouco melhor para que não
paire dúvida não é que deus não quisesse salvar gente de outras nações no antigo testamento pelo contrário deus deixei isso bem claro desde gênesis em ti serão vendidas todas as famílias da terra pra abraão fica muito claro nós mencionamos e se ontem fica muito claro a idéia de que outros povos seriam abençoados em contato com israel não é isso que eu estou dizendo que estou dizendo é que a não não há um pacto pra ir até eles tanto quanto para trazê los para a jerusalém no antigo testamento interessantes a mais orientações sobre como é que
eles viriam para jerusalém para adorar em jerusalém tanto é que as profecias todas falam de nações vindo a jerusalém a cabeça do povo judeu era de que tudo aconteceria em jerusalém jerusalém era o centro do mundo por isso que quando a babilônia destruiu jerusalém foi o maior choque na história de judá ninguém imaginava que a cidade santa que o lugar que tinha o templo do senhor seria destruída um profeta escreveu um livro só por causa disso chamado lamentações porque jerusalém tinha sido destruída então a idéia é que tudo que eles pensavam que israel seria a
glória de nação e as nações todas iriam pra ela se foi porque porque depois do cativeiro babilônico não teve tempo em que israel prosperou eles até voltaram para a terra deles mas nunca foi mais uma grande nação nunca mais teve dias de davi e salomão não teve mais essa grande tristeza do israelita ele falava tempo o bom era de salão eu o templo aço né aqui quando quando é construído um novo templo nos dias lá esdras nessa história né nos dias do profeta zacarias do profeta gelo os mais antigos choram não de alegria choro de
tristeza porque fala meu deus que coisa de nada perto de salomão então assim os dias de glória na história de da monarquia de israel foi davi e salomão depois disso não teve dia de glória foi decadência então quando jesus cristo chega como messias se consegue entender qual é a expectativa que eles têm do messias dá pra entender porque eles esperam messias político que israel não ia bem já tinha muito tempo mas os profetas falavam que o messias ea fazer isso é fazer aquilo mas aquilo então eu faço eu não merecia chegar e botar a casa
em ordem botar as nações debaixo dos pés e israel ea ser a nação número 1 1º 10 que eles esperavam era um anseio deles muitas vezes é o nosso anseio a gente também quer redenções sócio políticas muitas vezes em alguns casos mais do que religiosa que é triste nossos anseios às vezes são por essas coisas né a e aí o que acontece há uma mudança de paradigma porque porque agora ao invés das pessoas virem para jerusalém no começo de atos como a gente vai ver no final da semana é a partir de jerusalém para outros
lugares dá pra que em ato jerusalém perde força a tão amada jerusalém por parte dos judeus viram uma igrejinha tão pobre e tão rápido fica e não se não se ofendam se ouve essas coisas é que ela se tornou a expressão de que o povo de deus era muito maior agora abrange outras nações paulo teve que sair fazendo coleta para abençoar a cidade a igreja de jerusalém ela se tornou raquítica só que teve momento inclusive que a dispersão fez com que todos os cristãos saíssem de jerusalém só ficar sem os apóstolos porque olha que interessante
porque a fé cristã nunca teria uma cidade semelhante à meca a fé cristã nunca foi feita para ser localizada apenas em 11 local isto é uma cidade por isso que nós não somos nem de roma nem de meca nem de jerusalém nós somos uma nação sem fronteiras um povo sem barreiras geográficas isso é uma coisa interessante nossa mentalidade precisa mudar porque porque é isso que vai acontecer no caso na cabeça dos discípulos no primeiro momento estranho é lógico estranho vou contar uma história a bem comum que você conhece mas que às vezes a gente perde
de considerar esse detalhe quando jesus ao quando deus pede para jonas e pra mim nem vi a gente está acostumada a mostrar que foi um profeta desobediente que não queria pregar o evangelho aos mini vidas no entanto que a gente perde de vista que é importante você considerar é que deus pediu para jonas é altamente novo totalmente inovador você não encontra profetas em duas outras nações para pregar o evangelho no antigo testamento isso não é algo comum então não é que deu está pedindo uma coisa para jonas reserva assim é que picareta e se jonas
em nossa cadeia um ide jonas calma não tinha chegado e ainda 700 anos depois que vem dar quase 800 anos depois que vem o tal do rio então entenda isso era uma mudança era radicalmente diferente para jonas não só existe o elemento de inimigo de indisposição é verdade existem reações pecaminosas ali eu não estou negando isso que estou dizendo aqui além disso existe algo totalmente novo acontecendo você não vê na escritura profeta' a usei as indo para outra nação profeta amós indo pra outra nação a então é muito estranha idéia de que alguém tem que
sair e ir pra outro lugar e falar do juízo de deus e ver arrependimento e salvação muito estranho não é que não haviam com convertidos de outras nações mas quando eles eram convertidos ele se tornavam prosélitos e aí eles aderiam à costumes e aspectos da cultura judaica lembra de eliseu quando ele cura na aman na mão vai voltar para sua terra infelizmente não pode levar consigo o templo e não pode levar consigo a adoração em jerusalém ele não pode levar consigo a oculto verdadeiro ao deus verdadeiro então leva um pouquinho de terra lá e ele
diz assim vai acontecer é profeta de que eu sirvo um senhor que é um senhor político e ele adora outro deus eu vou entrar num templo e ele vai se curvar eu vou ter que me curvar com ele faz parte do meu papel como servo dele que deus me perdoe não tô adorando a deus ea eles eu falo assim vai passar em paz olha como o contexto é diferente eu não podia abrir uma filial né na catedral de jerusalém não dá entenda como a cabeça e outra você precisa entender que o que os discípulos estavam
acostumados é com as histórias do antigo testamento todo mundo vai para jerusalém ninguém abre uma plantação nem faz uma filial em outro lugar não existe essa mentalidade isso é inovador então quando jesus fala e de portanto fazer discípulos de todas as nações é estranho para eles é uma mudança dinâmica mas é é o cumprimento de uma promessa então eu tô falando um pouco da história da redenção que tem a ver com que a gente falou ontem para você entender como a compreensão de certas certas partes da escritura ajuda a gente entendeu o que jesus está
ensinando qual é a mudança de paradigma vamos lá porque é que agora ao invés de nações virem para jerusalém a deus faz com que jerusalém seja deixe de ser o centro e agora existe um êxodo não existe uma saída para fora existe um princípio teológico interessante aqui que precisa ser batizado que é a idéia de que o pastor vai em busca do perdido o conceito de pastor e de ovelha já estava presente na cabeça do judô eu estava acostumado com essa cultura é de de animais de pastoreio né de pecuária de vida agrícola está acostumado
com isso ele sabe o que quer levará ao velho para pastos verdejantes só que existe um princípio agora que é diferente de que o padrão vai ser eu não espero as ovelhas virem eu vou atrás delas é ir buscar o pedido e veja que deus já antecipou isso no antigo testamento mas de outra forma veja porque eu sempre vi os profetas e apóstolos para atingir o que ele queria que ouvissem isto é aqueles que ele queria que houve sim o alerta deus sempre fez isso então a idéia de enviar profetas enviar após o apóstolo significa
enviado é isso que a palavra significa a idéia de que deus envia é sinal de que deus tem sido um princípio de emissões têm a ver com ir atrás do perdido tá não é esperar que ele vem a ir atrás do perdido então isso aqui é importante que a gente aprenda primeiro porque o próprio cristo a própria missão de cristo já foi isso deus amou o mundo de tal maneira que enviou o seu filho deu seu filho enviou seu filho ele é enviado à joão 3 17 fala que ele foi enviado como luz para as
nações é isso que vai vai ser cumprido né então o ponto que eu quero destacar aqui é de que essa idéia de alcançar as nações já era prevista no antigo testamento mas deus vai mudar a maneira de ensinar como é que ela é alcançada e isso é uma mudança de paradigma e toda mudança de paradigma é difícil e eu tenho a impressão que nós também temos que passar por uma mudança de paradigma que não é fácil mas eu acho que é importante para a saúde das nossas igrejas e pra gente de fato entender o que
é fazer missões ea mudança de paradigma que eu quero propor aqui é que a nós estamos muito acostumados a uma cultura de ativismo eclesiástico igreja boa tem programação é assim a cabeça de muitos de nós igreja boa tem programa tem um coração de adolescência pelo programa social e educação às crianças os casados disse casado solteiro quando se fala o alckmin não tem mistério do extenso em maceió igrejas a porque nós estamos acostumados a pensar nas pessoas e não é que a gente não está tão habituado a fazer não são muitos de nós que fazem ir
atrás do perdido isso é uma coisa que a gente é muito treinado a fazer a gente está pensando sempre a igreja aqui tem uma ótima estrutura pra você abrigar quem vem mas o que a gente não está habituado a fazer também olha que interessante é que a gente faz na igreja quando a gente quer dizer que a nossa igreja preocupada com isso a gente fala assim a gente vai esconder deles tico pensando que é a idéia é trazer as pessoas pra serem evangelizadas aqui quando eu creio que o mais saudável seria nós entendemos que a
igreja foi feita para focar em adoração e em treinar os seus membros a irem atrás do pedido sequer fazer a organização se faz fora não aqui dentro não acha a pregação do evangelho sempre tem que ter pregação do evangelho mas é pra treinar pessoas a serem melhores adoradores do senhor treinarem pessoas a serem mais amantes do próximo e zelosos por achar o perdido e trazê lo para isso que serve a igreja ela serve para nos fazer conhecer melhor o senhor nos equipar melhor pra amar o próximo os dois grandes momentos para deus agora falta conhecer
melhor o senhor e adorá lo como convém e nos equipar para que a gente siga o próximo alcance o perdido então o que eu estou é destacando aqui é a nossa importância a importância de a gente fazer parte desta dinâmica de atrás do pedido eu gostaria não é que seja errado por favor não fica triste comigo aqui o que eu vou falar mas sei que é errado você só convidar pessoas para a igreja mas tinha que ser muito mais do que isso quando a gente acha que você já fez muito e dá um passo de
convidar alguém para sua igreja para a programação especial da cantata sei lá por culto evangelístico uma programação xyz não importa se você ainda está pensando numa mentalidade que abençoe as missões vão ser feitas aqui dentro e não é que deus não possa transformar pessoas aqui dentro ele fez isso no passado e eu creio que ele continua fazendo mas existe um uma centralização que eu acho que não é saudável quando a gente esquece de olhar para fora a gente esquece de a estar lá fora e ganhar as pessoas lá fora mediante nossas conversas nossos jantares nossos
encontros nosso tempo de trabalho nosso tempo de estudo a dinâmica de ir então incorpora a beleza do nosso deus em buscar e é isso que eu gostaria que a gente pensasse a importância de entender o ir não só pra fazer missões transculturais que também incorpora o ir mas de que a nossa mentalidade é de que deus nos envia para vários lugares e nós estamos espalhados para que a gente aprenda a ir atrás do perdido quer um exemplo bonito de pastoreio é quando você está sempre atento a quem está distante para ir atrás dele já vou
preparar é bonito mas cansa pra caramba tá é mais fácil quando o povo de deus vem sozinha mas eu aprendi uma coisa que o pastor tim kelleher que é o seguinte povo de deus negou cachorro assim ele vem é que nem ovelha ovelha é um bicho mei tolo quando deus nos chama de ovelha está elogiando você parece aquela coisinha bonitinha peludinha fofa branquinha não o vê é um bicho tolo se perde sozinho fica perdido e não sabe voltar se não for o pastor e atrás e trazer para o caminho ela fica perdida odinga ter sido
uma história muito curiosa descrita assim com a esposa dirigindo a nos campos lá da grã bretanha e ele vivia assim há alguns lugares com vários ovelhas perto inclusive de adn e despenhadeiros assim de de ned lugares com com quedas perigosas e diz que o que mais me assustou e que de repente estava vendo uma ovelha assim perto do buraco no meu deus e outras em que cair aí ele disse assim gente é isso aí e se o velha ovelha e gato vira joga assim aqui direitinho o veneno é gato e gata ovelha bicho complicado tolo
mas existe uma beleza nisso que é assim como o senhor nos resgatou da nossa tolice ele quer que você incorpore a dinâmica de ir atrás do tolo emissões significaria trás do tolo e atrás do perdido não adianta você pensar em atrair a idéia não é atrair e não vem sozinho e vai atrás dele trás ele para junto de cristo jesus o bom pastor a primeira coisa importante para a gente aprender a dinâmica de incorporarmos o ir atrás do perdido tá é a mudança de dinâmica na história a aaa da história da redenção ser uma lição
para a gente aprender como é que missões são feitas antes do que pensar em atrair as pessoas para a nossa igreja é pensar em treinar pessoas que sabem viver fora indo atrás do perdida sabem viver a buscando arrebanhando perdido segunda coisa que eu quero destacar é a postura que a gente tem que ter quando a gente faz isso qual é a postura que a gente adota quando a gente vai fazer discípulos de todas as nações e de portanto fazer discípulos de todas as ações significa nem necessariamente adentrar espaços que você não está habituado não é
se era estranho para os discípulos sair de jerusalém ir para outros lugares vai ser estranho para nós também fazer discípulos de todas as ações envolvem necessariamente sair da sua zona de conforto da cultura que está habituado e essa é uma das coisas interessantes que são efeitos do pecado são 1 é um dos efeitos do pecado tá a lembro quando babel foi construída ou estava sendo construída deus castiga o projeto dos homens de juntos fazerem o seu nome grande e de novo uma tentativa de se tornarem como deus deus nos castiga confundindo as línguas os idiomas
essa confusão vira uma grande maldição na história é da humanidade pensa bem muitas das nossas disputas das nossas brigas têm a ver com identidade cultural que você não quer abrir mão de muitas vezes não tolera do outro pensa no espírito nacionalista que a gente poderia até admirar em alguns contextos mas em outros é sinônimo de dizer o que é nosso é nosso ninguém pode mudar então exclusivista que não combina com o espírito do evangelho mas lembra muita gente foi treinado uma política uma mentalidade ideológica nacionalista nacionalista então isso aqui é uma barreira grande a ser
transposta tá uma barreira grande a ser atravessada ser vencida ea gente vai falar perto do final da semana um pouquinho sobre a maneira de deus atravessar essa a proposta primeiro porque jesus cristo se faz homem com isso lança o fundamento de alcançar a humanidade mas além disso ele viu seu espírito que faz com que as barreiras linguísticas não sejam mais uma barreira pentecostes é um grande exemplo de que deus não o evangelho não seria detido por dia diferenças culturais legal isso né é uma reversão do que acontece em babel sim babel as línguas são confundidas
em pentecostes elas não são as barreiras existe uma unidade de mensagem os discípulos falou em outras línguas as pessoas entendem e adoram esse deus então há o que acontece na história bíblica é um exemplo para o que a gente tem que fazer com a nossa postura e eu levanto essa preocupação com postura falando de contextualização mas trazendo uma pergunta simples mas que é bem ao meu ver é bem elucidativa quando a gente está preocupado em falar o evangelho pessoas diferentes de nós a gente se preocupa mais em contextualizar o em confrontar não é preciso responder
pensa porque a sua resposta vai indicar muito do seu treinamento e da sua maneira de pensar como é que foi ensinado na escritura vou repetir a pergunta quando você comunica o evangelho a outra pessoa você está mais preocupado em contextualizar ou em confrontar presta atenção em como você aprendeu do seu pastor de sua igreja do seu professor ah e como é que você tenha ensinado outros eu acho que contextualizar o confrontar são bons exemplos de pólos que existem dentro da igreja algumas igrejas também preocupados em fazer o possível para se adequar ao ouvinte não é
mais possível meus irmãos a gente já com os olhos perdidos a gente precisa que ia adaptar papai está preocupado e zeloso por isso em outras igrejas são muito preocupadas em serem fiéis a mensagem tem que ser fiel à mensagem de cada pele é fiel mama meu fiel e o ponto é de fiel versus adaptável é que a gente tem há normalmente há verdades misturadas com desequilíbrios não estou dizendo que a gente deva não deva se adaptar e nem dizendo que a gente não deva ser fiel é que um não exclui o outro tá um não
exclui o outro ser desejoso de adaptar e tornar isso cumpre em cível a outro não exclui a fidelidade ea fidelidade não deve excluir esse zelo por adaptação o evangelho precisa ser mostrado com uma notícia que satisfaz os nossos anseios mais profundos ao mesmo tempo que corrigir nossas leituras do mundo nossa visão de mundo olha que interessante talvez não exista exemplo mais curioso de contextualização do que esse livro presta atenção a escritura é um perfeito exemplo de contextualização e confrontação porquê porque deus acomodou a sua revelação a uma linguagem compreensível a um teólogo do passado muito
sabiamente disseram que a escritura como se fosse linguagem de bebê deus não falou contigo no nível dele senão ia pegar nenhuma frase ele falou contigo assim em nível o gugu dadá em linguagem simples é claro que ele está falando de coisas sublimes mas a escritura que você acha difícil de entender e é mesmo a mãe ainda assim a linguagem simples é uma linguagem adaptável ao mesmo tempo que ela nos parece difícil qualquer pessoa mesmo sem treinamento educacional formal pode entender a mensagem do evangelho porque ela é adaptável a o nosso entendimento a nossa compreensão por
outro lado ela vira nossa vida de cabeça para baixo você começa a estudar este livro fala assim meu deus do céu dá uma invertida na dá uma virada totalmente na sua vida e não perceba que é possível a escritura um grande exemplo disso de contextualizar ao mesmo tempo que confrontar isto é corrigir seus erros suas falhas eu quero dar a um exemplo aqui de como é que a gente pode falar de contextualização a dentro de de missões transculturais mas que valem para o nosso dia a dia também para o seu testemunho eu quero dizer em
outras palavras é o que eu acho que o missionário teria que fazer quando ele vai a uma outra cultura mas o que eu vou dizer não se aplica só ao missionário outra cultura se aplica a você a sair saindo do seu a sua zona de conforto do seu ambiente no qual você está acostumado e conversando com pessoas fora dele tá então os princípios são válidos para todos mas eu vou falar uma linguagem de quem vai para uma outra cultura você vai entender então eu quero falar de cinco caminhos e depois da mensagem eu vou mostrar
a vocês o trouxe alguns exemplares do livro que acabei de lançar ela tem um capítulo que trata dessas coisas que eu tô falando agora tá tão cinco caminhos a pra gente falar de missões transculturais veja só o primeiro precisamos reconhecer a inevitabilidade da contextualização o primeiro ponto é a gente precisa reconhecer que contextualizar é algo inevitável você vai dizer como assim é o seguinte é verdade que esse evangelho ele é transcultural isto é ele é capaz de atravessar barreiras culturais e transformar pessoas em diferentes culturas isso é verdade mas quando a gente apresenta esse evangelho
inevitavelmente a gente apresenta a segunda nossa própria cultura não dá pra você fazer uma apresentação neutra disso não existe você apresenta como alguém que foi criada ou criado no final do século 20 alguns de vocês já no início de 2011 jovens aqui mas a maioria no final do século 20 início 21 com uma certa cultura brasileira por trás com custo costumes familiares com a maneira da igreja adorar ao senhor e ensinar a bíblia tudo isso mudou você você estando consciente ou não isso mudou você então a falar de forma contextualizada é inevitável porque é importante
esse primeiro ponto porque se é inevitável então quanto melhor eu conheço a minha cultura mais consciente eu me torno da minha própria cosmovisão porque isso vai me ajudar inclusive a corrigir certas coisas antes do que dizer esse é o único jeito de fazer tem que lembrar que esse é um meu jeito de fazer quando a gente não está consciente disso a gente se torna mais intransigente não tem outro jeito de fazer como a fim a gente se torna mais intransigente que a gente não tá com cio de que essa é a nossa expressão cultural essa
é a nossa maneira de apresentar o evangelho falar de vida cristã então a primeira coisa é entender que todos nós somos frutos de uma cultura de uma criação de um jeito de expressar vida cristã e se a gente não está consciente disso nós vamos impor a outros coisas que não são impostas veja eu não estou falando de de mandamentos explícitos falou assim ah quer que a gente não pode chegar e dizer para o outro não traz outros erros diante de mim é claro que tem que dizer a bíblia é explícita em dizer que a gente
não deve adorar outros deus além do senhor mas o que significa adorar outras vezes talvez a gente tenha percepções diferentes entendeu se a gente for falar de um rapaz mãe como é que a gente é um rapaz mãe e como é que numa cultura ela expressa de uma forma o controle de outra forma então a maneira como a gente fala de mandamentos bíblicos de ordenanças bíblicas expressam muito da nossa cultura ea gente precisa estar consciente disso é a primeira primeiro ponto segundo ponto precisamos discernir as idolatria c as verdades de cada cultura todas as culturas
todas as culturas têm idolatrias e tem verdades isto é todas elas têm algum ponto cego e todas elas têm alguma coisa que seja expressão da verdade de deus claro que não estou dizendo que elas têm na mesma medida é claro que algumas podem ser mais manchadas por dia por paganismo por mentiras é verdade mas não é verdade que nenhuma cultura é não é é isenta de verdade não tem a verdade é só mentira não é verdade tá não é bom que a gente assuma esse pressuposto sabe porque se a gente assumir ou não esse pressuposto
a gente vai repetir o erro de missionários do passado que vieram com culturas lhe impuseram suas culturas como se fossem melhores do que outras hoje a gente faz o inverso a gente já admira algumas culturas de fora do brasil diz assim país bom é aquele lá a gente faz o inverso porque porque a gente só enxerga as verdades de uma cultura a gente enxerga idolatrias lá quando um brasileiro brilho nos olhos quando ele fala do país onde ele gostaria de morar é porque ele enxergou idolatria de lá ele só chegou às coisas boas quando ele
fica encantado com essa possibilidade é porque está brilhando nos olhos deles se as verdades mas não aos 23 ele chegou à sala 3 ela está segregado por isso quando a gente é com cio do projeto de ir às nações e levar o evangelho nós temos que dizer idolatrias inverdades então a gente precisa tanto reconhecer isso de outras como as nossas a nossa cultura a gente tem que dizer assim eu fui criado assim assim em casa eu tenho aprendido que isso é bom é muito bom mas eu também tivesse essa criação isso não é bom eu
achava que era até deus abriu meus olhos eu não quero nem por isso a outros achando que essa é a maneira de fazê-lo é bom que a gente tenha consciência disso sobre o que a gente carrega tá o terceiro ponto precisamos dispor de um espírito abnegado ao adentrar outra cultura lembra daquele texto vou repetir para quem está voltando precisamos dispor de um espírito abnegado ao adentrar outra cultura que esse espírito abnegado alegre este primeiro corinthians nove que paulo fala assim me fiz judeu para com os judeus gentil para com gente us a fim de ganhar
o maior número possível paulo querendo dizer que quando você prega o evangelho uma coisa importante que tem que acontecer é que você acaba necessariamente se anulando quando você é um bom missionário você se a lula em prol do evangelho você abandona elementos secundários de sua identidade os seus gostos suas práticas culturais seus interesses essas coisas são secundárias porquê porque o evangelho é a bela expressão alguém em forma de deus assumindo forma humana a fim de ganhar você ele deixa os seus confortos ele deixa sua posição de honra para se tornar servo então quando a gente
prega o evangelho a gente precisa aprender a imitar a postura do nosso salvador tende em vós o mesmo sentimento que houve também em cristo jesus é esse sentimento de que quando eu vou até outra pessoa eu não trago o meu jeito de ser e goste de mim ou não eu serei sempre e sempre existe um aspecto muito bonito do cristianismo que é não importa o que eu sou o que eu gosto importa que ele é quem eu sirvo por isso que eu sou capaz de anular o que eu gosto e sou eu aprendi uma ilustração
eu contei isso na palavra da vida há quase um ano e meio atrás quando estava falando sobre cosmovisão quando exemplo que me marcou muito do livro da seppir se chama na verdade absoluta ela fala da diferença de mentalidade entre um imigrante e um missionário muito legal e ilustração dela ela fala se um imigrante ele vai para outro país por causa de trabalho ou refugiado não importa a razão mas ele aprendia vivem duas culturas quando está fora trabalhando ele aprende a cultura é do povo do povo onde ele está aprendi a língua ele está mais ou
menos não fala muito bem mas ele se não é poder trabalhar para ganhar um dinheirinho delito quando ele volta pra casa ainda voltar à sua cultura que faz comida do jeito que ele gosta de assistir tv do país dele ele faz as coisas próprias da sua cultura ele quer preservar sua cultura então ele vive em dois mundos ele vive uma vida de cotonou usada ele é alguém que vai para outro país para obter o que lá tem de bom mas ele não quer deixar sua identidade é que então ele tem muita dificuldade de se adaptar
o imigrante é o eterno deslocado ele saiu do país dele mas ele não se adaptou país onde ele está ele o eterno deslocado funcionaram diferente quando ele faz missões adequadamente ele chega no lugar e ele se anula a fim de ganhar aquele lugar é por isso que a idéia não é a minha comidinha assistir o meu futebolzinho fazer o nosso churrasquinho na casa a idéia é essa toda uma cultura em que essas coisas são estranhas então eu anula os meus gostos os meus interesses porque o meu desejo é ganhar os que lá estão então eu
anulei essas coisas secundárias e eu deixo ficar apenas a minha identidade em cristo é isso que é primário é nesse sentido que contextualização é uma expressão de humildade é deixar a nossa posição a fim de se tornar a serva criam salvador fez tá e é isso que a gente tem que aprender eu anula as minhas liberdades pastor eu não posso ter um churrasquinho eu não posso ter o meu jeito de ser você pode mas a beleza do evangelho é mesmo podendo você abre mão a fim de ganhar pessoas isso é a dispor de um espírito
abnegado adentrar outra cultura o quarto ponto precisamos traduzir atentando às peculiaridades de cada cultura precisamos traduzir atentando às peculiaridades de cada cultura que é traduzir traduzido significa eu preciso aprender a falar de um jeito em que as pessoas me ouvem entendem né então alguns de nós são treinados a usava certa linguagem que você tem dificuldade de conversar com outros adaptando à linguagem e eu estou falando aqui de ter português rebuscado nem muito estudo não tem nada a ver teve com sensibilidade mesmo é assim tem certas coisas que a gente diz na igreja que falar fora
são estranhas muito estranho caso significa muita coisa tem coisas que são óbvias para você imagina chegar para mim falar assim gente olha só que acho espetacular de domingo eu aprendi sobre a apropriação dos meus pecados né sabe que seria estranho isso não não comunicaria praticamente nada a qualquer pessoa bem estudada nos dias de hoje mas a bíblia tem algumas palavras alguns conceitos que precisa ser dito só que de forma traduzida o apóstolo paulo fez isso de uma maneira muito bonita lá no areópago quando ele tava pegando na sinagoga ele estava o antigo testamento que falava
como diz o profeta isaías forma de aproveitar né moisés já dizia assim quando ele vai falar nas praças de atenas e depois maior pago ele não cita profeta nenhuma vez o conceito de profeta provavelmente seria estranhíssimo prova disso é que a mensagem dele era tão estranha que quando ele começou a pregar eles achavam que é paulo pegava dois deuses jesus ea ressurreição hamas tassis a palavra a ressurreição é uma palavra feminina eles ouviram jesus deus masculino as taças deus a feminina quer dizer é uma cultura tão estranha que ele fala assim quem está gala que
fala de estranhos deuses porque ele pregava jesus e ressurreição estranhos deuses quer dizer pensa numa mensagem esquisita pra esse povo aqui paulo faz e vai pra europa gol e ele explica de um jeito compreensível entanto é que no final eles são tão ofendidos pela explicação que eles possuem do ó por que ele traduziu teve crew ele traduziu ele soube falar de um jeito que eles entendiam letras do poeta deles como os vossos poetas têm dito que ele cita essa é a preocupação do apóstolo paulo comunicar de forma que as pessoas entendam traduzir conceitos para que
fique claro quinto e último ponto precisamos confrontar as idolatrias culturais com o escândalo da cruz ao mesmo tempo que paulo no areópago repetir precisamos confrontar as idolatrias culturais com o escândalo da cruz ao mesmo tempo que paulo está traduzido ele não está só traduzido para amaciar a aaa o povo ele está confrontando duas formas nos quais o apóstolo paulo está confrontando a primeira já falei numa palestra anterior aqui no pv há um tempo eu disse assim chama minha atenção que o apóstolo paulo fale pra filósofos atenienses e ele toque duas vezes no seu discurso que
é bastante o discurso é pequeno em ignorância chamar filósofo de ignorantes e acho que vai dar o que né mexendo no brio no orgulho de quem pilota tá mas ele está confrontando a aas idolatria deles eles achavam que sabiam muito frio nada eles tinham até ao paradeiro desconhecido a outra coisa e isso é muito bacana e eu tirei do livro do pastor tim kelleher que eu recomendei ontem aquele igrejas entrada ele fala assim que a eles acreditam a ele fala de um deus que criou todas as coisas e que não pode ser servido a por
homens e mais eles fazem os deuses o quê no versículo 29 jatos 17 o que isso significa é paulo expõe a falar se á da religião deles como é que você servem alguém que foi feito por vocês como é que vocês se submetem a quem é menor do que vocês porque vocês foram vocês que fizeram ele já pensou na tolice da sua religiosidade você fez esses deuses e agora se coloca debaixo dele então isso é expor a idolatria cultural confrontar mostrar as inconsistências gosto muito de uma expressão que o antigo pensador teólogo chamado franceschi feira
falava eles assim quando a gente testemunha de cristo quando a gente imagina lisa e mostra as inconsistências do pensamento do outro é como se tirasse o telhado imagina você ir pra casa para se proteger do temporal como o de ontem o pior e tirassem o telhado tiroteio acabou não tem mais o que fazer você vai para um lugar que tem telhado para refúgio mas tirar o telhado e deixar alguém vendido deixar essa pessoa sem defesa quando a gente expõe as idolatrias culturais a gente faz isso a gente tira o telhado eu vou terminar não vou
pôr terceiro ponto que a gente vai falar dele amanhã mas eu quero concluir com a importância da gente o que significa esse confrontar e contextualizar a entrando em outras culturas o que eu quero colocar aqui a importância do evangelho se comunicar as outras culturas por causa de cristo e de como assim como o evangelho ensina e têm expressões diferentes em várias culturas existem pontos que unem culturas isto é existem pontos de expressão do evangelho que é a gente pode unir nós podemos cantar músicas cantadas em outros culturas isso é uma coisa muito bonita que une
cristãos de diferentes culturas ea gente não deveria menosprezar isso inclusive existe um espírito e em alguns círculos no brasil que não é bom e na minha opinião é fruto de uma ideologia a nacionalista má que é assim ó brasileiro tinha que fazer teologia brasileira brasileiros ótica da música brasileira esse nacionalismo gosta de uma exclusividade que não combina com o evangelho gosta de uma identidade que não combina o evangelho inclusive é o meu ponto aqui é que a gente compreenda que essa unidade não deve ser minimizada não significa que todo mundo é uniforme nós somos diferentes
mas uma das belezas da igreja de cristo ac sendo diferentes nós aprendemos a fazer coisas juntos a igreja não há lugar para a gente juntar as pessoas que se parecem é o contrário e região se ajudar as pessoas que não se parecem mas que surpreendeu o mundo porque se chamam de irmãos então igreja num lugar só para a classe média é de implantar a igreja só para a classe pobre então tem que plantar a igreja só para jovens ontem quando a igreja só de liturgia contemporânea a idéia é uniformizar não faz isso o mundo tem
tribos nós não somos uma tribo nós somos várias estrelas o mundo não sabe o que é isso o mundo não sabe o que é isso gente distinta se unindo por causa daquilo que nos conecta e não se uniformizando isto é respeitando diferenças uns dos outros essa é a beleza a do evangelho atravessando culturas e conectando culturas então quando fala e de fazer discípulos de todas as nações eu queria que você pensasse essas duas coisas eu não entrei na terceira mas a terceira a gente vai falar amanhã você pensar primeiro em preciso incorporar a dinâmica de
ir atrás do pedido por que o senhor jesus incorporou isso de uma maneira perfeita e agora como imitador de cristo eu vou atrás do perdido não é atrás da ovelha tola como eu falei e em segundo lugar que quando eu faço isso eu não faço com a minha identidade muito convicta aí e mexi vel pelo contrário eu me anulo a fim de ganhar o suficiente eu abro mão das coisas que são peculiares a mim mas que não são fundamentais a minha identidade eu abro mão disso a fim de ganhar as pessoas eu mudo hábitos e
costumes eo modo gosto se necessário for a fim de ganhar as pessoas é isso que cristo queria dos seus discípulos foi o que ele fez imagina as vezes em que ele gerou desconforto trazendo meretriz para ouvir o mesmo evangelho que os da igreja trouxe desconforto ele fazia com que a cobradores de impostos publicanos que eram tão odiadas odiados por serem traidores da sua nação rodeados por serem injustos no cobrar impostos por ser gananciosos por ficarem ricos à custa dos outros e ele tomou essa gente botou no banco sentado para ouvir a mesma palavra dele e
lhe causou desconforto porque é exatamente para mostrar que a igreja no lugar onde nós temos um uniformidade são vários povos se tornando uma nação se tornando um só povo eu termino com uma palavra muito bonita e eu aprendi do pastor de um piper no livro dele sobre emissões ele fala assim apocalipse 21 fala que os povos de deus serão reunidos e adorar ao senhor os povos é legal é uma dica que tá no finalzinho da escritura para dizer que nós vamos continuar com nossas peculiaridades mas o que conta não é a nossa diferença o que
conta é que mesmo com as nossas diferenças mas ainda assim somos uma só família eu gostaria que você pensar sobre isso sobre a importância de você perder a sua vida a fim de ganhar outs anular suas identidades de seus gostos a fim de você trazer pessoas para conhecer a cristo acho que essa é a maneira bonita a é e eu termino com uma aplicação é assim ó se é mais fácil a gente convida para jantar para evangelizar para testemunhar aqueles que combinam conosco experimente um dia com vida que não combina nada com você em um
dos momentos mais especiais de você mostrar o que é o evangelho eu gosto demais da história da rosária bar fiel rosário para o filme era uma lésbica ativista professora universitária que foi ganha por um casal de velhinhos muito conservadores porque porque esse casal de velhinhos convidou quem era diferente deles esse casal de velhinhos o tiro o chapéu para eles eles convidaram quem era muito diferente deles ganharam quem era diferente deles e se tornaram pais espirituais de quem era muito diferente dele vamos lá o pai do céu nós somos comissionados a atravessarmos barreiras a não ficarmos
parados onde nós estamos mas de irmos atrás do perdido um dia o senhor fez conosco senhor teve tanta compaixão alguns de nós aqui têm histórias lindas para contar senhor como estavam totalmente perdidos nessa vida e foram buscados por ter portanto não deixa que essa história caia por terra e não produza uma postura missionária pelo contrário faz de nós gente disposta a ir atrás do perde mas nós gente disposta a fazer como cristo fez que deixou a sua posição de conforto para assumir uma posição humilhada a fim de ganhar pessoas ensina nos a imitar a postura
ética postura dos apóstolos em especial do apóstolo paulo que se fazia judeu para com judeus gentil com gente usa a fim de ganhar los e ao fazer isso o senhor ensina nos a adaptar o que precisa ser adaptado de forma humilde mas não termos o medo de confrontar nos pecados idolatrias culturais ensina nos a fazer isso com o temor e tremor desperta o teu povo nesta manhã nós pedimos em nome de cristo amigo