elas batem na Tec Não não pode ser só isso elas também entendem que a escola sofre né condicionante sócio políticos só que elas buscam uma forma de superação dessa realidade coisa que as crítico reprodutivistas não traziam né então a históric crítica ela nasce desse contexto Bom dia pessoal est estamos aqui né Mais um sábado aprovado uma manhã de sábado que poderia est descansando dormindo mas a gente tá aqui correndo atrás do nosso objetivo né que vocês serem efetivos conquistar o cargo público também já estive neste lugar precisando de uma vaga né pedi a Deus preciso
de uma vaga só uma vaga Deus me deu duas também sou concursada em duas cadeiras estou em dois horários na educação pública e eu falo isso porque é possível Para Dizer para vocês que é possível eu estudava com criança pequena de ano e pouquinho fazendo faculdade terminando a graduação ainda então eu ia dois horários para para UFS pra graduação porque eu tinha que completar a matéria Então eu ia de manhã eu ia de noite e cuidando de beber aquela correria Meu marido saiu do trabalho passava lá me buscava com o bebê que eu ia com
ela pra faculdade à noite aí buscava ela levava paraa casa depois era mais tarde eu i embora uma loucura mas eu acredito muito que Deus nos honra quando a gente faz faz a nossa parte né Tem muita gente que pede a Deus uma bênção Pede a Deus uma porta mas não faz aquilo que é a parte dela né Deus não é nosso mordomo Deus ele é justo né ele não vai tirar a vaga de uma pessoa que tá estudando tá se esforçando para dar paraa outra que não está fazendo a parte dela né então todos
nós estamos aqui vocês estão aqui porque vocês estão correndo atrás do objetivo de vocês e isso é lindo porque quando a gente tem um sonos a gente tem que correr atrás porque quando a gente não corre atrás depois a gente se arrepende de não ter feito antes então se você tá começando agora Que bom que você tá começando agora né você poderia ter enrolar Deixado Para depois deixado a oportunidade de passar mas você tá aqui agora de manhã com a gente tá bom tô mandando aqui o material nos meus grupos né Gente desculpa esse barulhinho
de fundo porque está com reforma aqui no prédio vai ter reforma na minha casa eu já tô até agoniada já porque eu cresci num ambiente de construção que minha mãe e tá ela que tá fazendo construção ou mania de construir o tema dessa primeira aula é a teoria histórico-crítica a a Teoria histórico-crítica é uma pedagogia né é uma teoria uma perspectiva de educação que foi sistematizada por Demerval savion e ela traz uma fundamentação a fundamentação teórica no campo da Psicologia ela vai se fundamentar tá nas ideias de vigotsky e no campo aí da concepção de
educação da realidade ela vai se fundamentar na teoria de Marx né no materialismo histórico dialético de Marx gente deixa eu só ajeitar tem muita coisa aqui na mesa ó só livro que livro bagulho tirado aqui tô transmitindo aqui ao vivo no Instagram tá para cá agora sim melhorou como eu estava dizendo se fundamenta na teoria de vigote né na Perspectiva histórico cultural vamos escrever aqui DSK e na Perspectiva aí do materialismo histórico de Marx tá e diante disso a gente já vai trazer algumas outras nomenclaturas né porque savian por se fundamentar em Marx ele vai
dizer que a pedagogia histórico-crítica também pode ser chamada de uma pedagogia marxista uma pedagogia revolucionária e também pedagogia dialética né E nesse livro aqui pedagogia histórico crítica de dermeval saviani é onde ele vai trazer aí todo o contexto histórico do surgimento da pedagogia histórico-crítica e nesse livro História eh escola e democracia é o livro em que ele vai trazer inicialmente aqui ó vai trazer inicialmente a ideia a proposta da teoria histórico-crítica né vocês vão ver na próxima próxima aula o professor Johnny vai estar falando das teorias crítico-reprodutivistas e é neste livro que savian traz a
discussão sobre essas teorias né porque há um contexto E aí eu vou fazer um breve recorte eu vou fazer um breve desculpa eu vou fazer um breve rec pode deixar grande mesmo minha tela aqui ô Paulo po deixar grande e eu fazer um breve recorte histórico sobre esse contexto do surgimento deixa eu fechar aqui meu Instagram para eh do surgimento da pedagogia histórico-crítica a pedagogia histórico-crítica ela vem num contexto Primeiro vamos voltar um pouco até chegar na no ano de 79 na década de 70 a gente lembra né nas nas tendências pedagógicas que havia o
predomínio do tecnicismo Educacional né então havia muito essas ideias que vieram do contexto industrial de produção que o quê terorismo fordismo que começou a entrar no nosso país por conta do regime militar e do acordo comercial que existia entre Estados Unidos e Brasil tá e diante disso toda essa esse foco no no na produção no mercado de trabalho nas indústrias isso também refletiu no campo Educacional tá ponto então na educação começou também a ter uma ideia de massificação no caso qu de alunos de de crianças sendo formadas para o mercado de trabalho gente eu espero
muito que não seja atrapalhando o barulho aqui porque tá até me desconcentrando um pouco mas infelizmente não tem jeito fica tranquila tá OK pode ficar tranquilo não pode ficar OK Tá beleza então vou ficar eu fico preocupada assim como é que estão recebendo o som mas beleza OK então o tecnicismo entrou no contexto da educação e começaram a ter o quê reformas né tô fazer um breve resumo breve apanhada aqui porque na verdade V pegar o contexto é muito grande e saviane faz toda essa discussão da história das ideias pedagógicas nesse livro aqui que eu
indico muito é muito bom esses três livros aqui Paulo eu comprei na faculdade porque minha professora de didática era a Ana Carolina marsiglia e ela é do grupo de estudos aí de pedagogia histórico-crítica e a livros dela também trazendo é essa pedagogia essa perspectiva de educação dentro de fato do campo da sala de aula e é muito muito muito bacana Então nesse livro aqui história das ideas pedagógicas saviani traz toda essa todo esse percurso histórico né só que o que aconteceu os militares investiram tanto ali na produção de formação de mão de obra de trabalho
nos cursos técnicos só que eles Esqueceram de um lugar qual lugar que eles Esqueceram o campo das pós-graduações a as Universidades e enquanto se preocupavam tanto com o mercado com a indústria com a educação básica em si lá no contexto das pós-graduações no contexto acadêmico havia uma outra forma de construção de conhecimento onde o tecnicismo não conseguiu encontrar base para ter Raiz e nesse ambiente nesse espaço foi que os professores ali os educadores os estudi os pesquisadores começaram a ter uma influência teórica de base europeia porque é nesse ambiente que começam então a surgir as
teorias crítico reprodutivistas né só que aí vocês vão entender melhor com o Johnny daqui a pouquinho a como que a pedagogia histórico-crítica ela nasce aí nesse contexto porque as pedagogias crítico as pedagogias não as teorias né porque elas não têm uma pedagogia as teorias crítico-reprodutivistas elas viam a educação entendiam que ela estava sujeita aos condicionantes sociopolíticos Isso quer dizer o quê que a educação está dentro de uma sociedade que tem um sistema político eh vigente uma concepção de sociedade uma concepção de pessoas de escola enfim uma concepção de sociedade né para resumir e isso vai
influenciar na formação no ensino das crianças né se é uma educação Tá no contexto de uma sociedade capital lista a sala de aula a educação o chão da da escola vai formar indivíduos para serem mão de obra de trabalho nessa sociedade vai formar ali dois tipos de classes que que tem muita né Essa nomenclatura no campo aí da política é o quê os dominados e os dominantes né os mais favorecidos os menos favorecidos e as pedagogias CR produtivista entendiam isso só que elas não traziam um um modelo uma forma de superação dessa realidade entendiam tá
beleza Eh a educação sofre né tá eh É impactada por esses condicionantes sociopolíticos só que o fim é isso mesmo não adianta porque já a classe dominante já tá dominando tudo né todo o ensino que é trazido na educação vem dos interesses dos dominadores né vem nessa ideia e não que possa fazer e a pedagogia histórico-crítica e também a crítico social dos conteúdos que que elas trazem né Elas batem na Tec Não não pode ser só isso elas também entendem que a escola sofre né condicionantes sociopolíticos só que elas buscam uma forma de superação dessa
realidade coisa que as crítico reprodutivistas não traziam né então a histórico crítica ela nasce desse contexto que eu vou falar agora da histórico crítica desde que a crítica social dos conteúdos né tem outras aulas no meu canal do YouTube falando sobre ela também elas batem na Tec e falam assim não a gente tem que buscar uma forma de superação dessa realidade e como de uma forma bem objetiva e bem resumida como que a histórico-crítica e também a social dos conteúdos buscam essa superação através do acesso ao conhecimento sistematizado o que que é o conhecimento sistematizado
é tudo que a humanidade produziu ao longo dos anos e se tornou o quê cultura é tudo que um homem produz a nossa história então quando vem a histórico crítica e a crí social dos conteúdos trazendo como importante o quê o conteúdo não é simples e puramente o conteúdo Como era na pedagogia tradicional porque era o conteúdo o professor dominava o conhecimento o aluno só absorvia só recebia né e a ideia da histórico crítica e da CR social dos conteúdos não é essa é a Constru do conhecimento a partir da mediação do professor então professor
e aluno são importantes nesse processo os dois tá entendendo que os dois ocupam papéis diferentes e desiguais vocês vão ver aqui no slide diferentes e desiguais Por que que é diferente e desigual porque professor é formado para ensinar e o aluno tá ali para poder aprender construir conhecimento só que ele vai construir conhecimento de uma forma passiva ou ativa de uma forma ativa né não de uma forma passiva e então se o professor ele é formado para isso ele precisa nesse primeiro momento saber mais né do que o aluno para poder passar esse conhecimento construir
junto com o aluno e o aluno receber de uma forma ativa ele vai construir o conhecimento não vai somente receber ele vai construir nesse processo tá bom Espero que vocês estejam acompanhando manda aí pra gente ó éca Sara ensinando ensinando e aprovando isso Manda aí no chat se vocês estão conseguindo acompanhar abre o slide aí na tela Professor beleza dito isso vamos lá ess aqui é um trecho do meu livro teorias tenências pedagógicas para concurso que tava gratuito até então mas tá disponível porque a gente tá fazendo uma segunda edição desse livro para poder lançar
ele de uma forma mais completa com mais mapas mentais com questões comentadas Então vai ser um dos meus produtos né Beleza mas vocês vão ter acesso a ele logo logo que a gente vai lançar em breve tá olha lá em outros termos o que eu quero traduzir com a expressão pedagogia histórico-crítica é o empenho em compreender a questão Educacional Com base no desenvolvimento histórico objetivo tá a gente vai falar um pouquinho sobre isso aqui também portanto a concepção pressuposta nessa visão da pedagogia histórico-crítica é o materialismo históri ó por vai compreender vai analisar a sociedade
o homem né vai analisar né forma bem clara bem resumida é isso analisar a sociedade dentro de um contexto de uma forma crítica né não de uma forma imutável de uma forma estática Então pensou desenvolvimento histórico objetivo ou no materialismo histórico histórico dialético você vai ter na sua mente coloa aí agora que é uma compreensão do homem da sociedade da história de uma forma crítica de uma forma que você vai contextualizar se vai observar todo o contexto né de um dado histórico não é algo imutável né vai entender que a sociedade é algo sempre em
movimento a mudanças de acordo com os contextos de Visões de Educação de sociedade tá Ou seja a compreensão da história a partir do desenvolvimento material da determinação das condições materiais da existência humana é exatamente isso né Quais são as condições materiais da existência humana savan por ser acadêmico né quando você vai pegar o livro você Ah não aqui é o trecho do do savian o trecho do meu livro é depois quando você pega o livro você tem que entender que esses livros que aparecem concursos né eles têm uma linguagem acadêmica então é uma linguagem um
pouco complicada mesmo né por isso que a gente tá aqui para traduzir para quem não tem essa familiaridade então determinação das condições materiais da existência humana Exatamente isso né O que vai determinar a condição da existência humana naquele momento né qual é a visão de sociedade Qual o contexto né Qual o contexto sociopolítico daquele ser humano daquela pessoa então é tudo isso como eu falei para vocês já fiz até o resumo disso aqui já né que eles criticavam então as teorias crítico-reprodutivistas e boa parte dos professores não ficaram satisfeitos com a conclusão reprodutivista e buscaram
a possibilidade para que a educação não fosse reprodutora e que a tendência atendesse aos interesses da classe dominada não somente da classe dominante tá então a pedagogia histórico-crítica ela compreende né ela vê de uma forma crítica e considera os condicionantes sociais objetivos na educação mas propõe forma de superação a partir da instrumentalização que a gente vai ver agora então vai pensar uma educação adequada aos interesses da maioria porque a maioria né quem são a gente tem mais rico ou mais pobre a gente tem mais pessoas milionárias no Brasil ou pessoas de classe baixa e média
então é a maioria né Eh nesse sentido a classe dominada é a maioria né trazendo aí a linguagem de savian olha só a educação para saviani é entendida com mediação no interior da prática social global que isso quer dizer abre a tela aqui para mim oô Paulo que que isso quer dizer qu educação é entendida como mediação no interior da prática social Global Isso quer dizer ISO quer dizer que nessa Perspectiva da ideia trazida por saviani quer dizer que quando você vai trazer o conteúdo né Falei que saviani e Rib vão trazer o o conteúdo
sistematizado conhecimento sistematizado como instrumento de transformação de superação da realidade Beleza você vai trazer o conteúdo paraa sala de aula Mas você não vai simplesmente trazer passar no quadro ensinar falar de forma expositiva não vai anotar como se fosse no modelo tradicional você vai dialogar com a realidade do aluno então quando fala deixa o slide pequenininho Paulo então quando fala que a educação tá sendo mediada né no interior da prática social é isso Você tá educando você tá ensinando mas tá relacionando com a realidade do menino da criança ali da sala de aula né porque
ele traz um conhecimento só que o conhecimento que ele traz savan vai dizer que é do Saber Popular né E a escola é o lugar do saber o dito segundo savion então o aluno chega com saber Popular que é o conhecimento do senso comum para saviani Então você até percebe que saviani faz uma crítica à pedagogia Libertadora de Paulo Freire né porque Paulo Freire valoriza muito saber Popular saber do Povo mas savian entendendo que o conhecimento é o instrumento de superação da realidade ele vai dizer que a escola o ambiente da escola é o lugar
do saber o Dito não do Saber Popular por o Saber popular do senso comum é aquilo que a mundo já sabe saber erudito é o conhecimento sistematizado que é instrumento de libertação Então como que ele como que o aluno vai eh superar sua realidade vai transformar e vai chegar em instâncias maiores né e ocupar os mesmos espaços que a classe dominante para ali então gerar a transformação tendo acesso aos mesmos conhecimentos que a classe dominante E como que o dominado Como que o pobre vai ter acesso ao mesmo conhecimento da classe dominante sendo oportunizado a
ele uma educação de qualidade então por isso né que por exemplo livro de Liban que vai trazer as tendências pedagógicas Deixa eu ver se eu acho ele aqui achei ó democratização da escola pública né vai dialogar sav e Libânio vão dialogar mas são teorias diferentes tá eh Libano vai trazendo esse livro aqui ó democratização da escola pública Olha só por que democratização da escola pública democratizar o acesso do conteúdo do conhecimento que não deve ficar tão somente na mão das classes dominadas dominantes né dominantes mas também os dominados precisam ter acesso para poder transformar a
sociedade transformar sua realidade tá olha lá então a pra social é ponto de partida e também é ponto ó ponto de partida e ponto de chegada Olha só no esqueminha aqui Sabian vai propor um método um método de uma metodologia né que ele vai fazer o seguinte não quer dizer que é um método de savian não tá ele vai trazer no livro dele ele vai falar o seguinte se eu pudesse organizar o método da pedagogia histórico-crítica assim como herbat faz que é um né dos grandes nomes da didática no campo da didática eu separaria em
cinco passos né aqui é três porque eu tô falando desses três momentos aqui mas seria cinco passos Quais são esses cinco passos prática social problematização instrumentalização Catarse e prática social novamente porque prática social é o ponto de partida e é o ponto de chegada porque se você vai ensinar o conteúdo o conhecimento vai partir do que o aluno sabe então é partir da prática social da experiência vivida do aluno daqui foi para cá problematização é um ambiente é um momento você vai dialogar aquilo que faz parte da da realidade do aluno e vai problematizar identificando
as questões levantadas pela prática social tá então vai levantar alhe as questões os problemas para ter esse momento dialético esse momento crítico né de criti zação aí vem para instrumentalização aqui é o ponto deixa eu mudar aqui a caneta aqui é o ponto é o ponto chave né porque é aqui então que é disposto aos estudantes instrumentos teóricos e práticos beleza instrumentalização é o momento que é disposto aos alunos instrumentos teóricos e práticos tá para sua compreensão e Solução é quando você disponibiliza o aluno o quê conhecimentos teóricos para poder fazer essa criticação da realidade
e a Catarse é quando o que que é Catarse né o sentido né é quando o aluno consegue compreender vira a chavinha né viabilização de sua incorporação como elementos integrantes da própria vida dos alunos assimilou o conteúdo com a sua realidade em entendeu a utilidade e a importância desse conhecimento paraa própria vida então gera Catarse né quando você você sente aquilo na sua própria vida e ponto de chegada é a prae social porque é o ponto de ação A históric Crítica não é uma perspectiva Progressista não falei que Visa superação Então não é somente partir
da realidade fazer problematização a instrumentalização chegou na catar acabou aqui não tem que ter uma ação então momento de ação é quando chega no ponto de chegada né que é a prática social novamente tá Resumindo a prática social o ponto de partida e o ponto de chegada a prática do professor se dará pela mediação né que é a perspectiva da zdp né zona de desenvolvimento proximal dav gosk Professor alun são desiguais já falei sobre isso o trabalho educativo é ato de produzir direta e indiretamente em cada um a humanidade que é produzida histórica e coletivamente
pelos homens né tudo que foi produzido ao longo da história que faz parte da nossa cultura da nossa história da nossa humanidade mesmo né é trazido através da educação Então é isso que tá trazendo né saviane traz para nós é a pedagogia marxista já falei aqui são os passos né são os três elementos do processo da construção do conhecimento e a escola é o lugar do Saber erudito não saber Popular já falei também tá bom então pra gente ir finalizando finalizando essa parte de abordagem teórica sobre o assunto Olha só nesse sentido uma teoria crítica
de educação e verdadeiramente revolucionária compreende o valor dos conhecimentos historicamente sistematizados Isto é os conteúdos escolares enquanto instrumentos vamos grifar aqui enquanto instrument nas mãos das classes subalternas nessa luta de classes Crendo que o domínio da cultura constitui instrumento indispensável para a participação política das massas né só pode chegar lá e ir pro Congresso ser um deputado enfim nessa ideia né se você tiver acesso aos mesmos instrumentos que a classe dominada dominante tem para que a classe possa ter representantes Nesse contexto né essa ideia que saviane traz Olha só quando ele fala aqui ó é
uma teoria crítica de educação e verdadeiramente revolucionária o que que saviani quer dizer isso na pedagogia histórico-crítica que para savian a única teoria de educação que é crítica é histórico crítica ai a Libertadora a libertária para ele não é são pedagogias contra hegemônicas porque são contra a hegemonia né então são hegemônicas tá aqui Libertadora são contra hegemônicas só que para ele não são teorias críticas da educação e nem verdadeiramente revolucionária porque para savian o que que é uma teoria crítica de verdade e verdadeiramente revolucionária é uma teoria que vai compreender o valor do conteúdo valor
do conhecimento para a instrumentalização do sujeito e a libertária Libertadora elas não trazem elas não trazem essa compreensão a Libertadora rejeita Aliás a libertária rejeita qualquer tipo de conteúdo dentro do processo ali eh de ensino de educação e a Libertadora vai trazer o quê a valorização do Saber popular e o que que eu falei que savan fala do Saber Popular saber popular é o saber do senso comum e a escola lugar do saber o dito né expliquei is aqui então vocês entendem em a como que uma coisa liga na outra nessa lógica né então para
ele uma uma teoria que é verdadeiramente crítica revolucionar é só a pedagogia histórico-crítica então se você vê lá porque savian nesse livro aqui ele traz a sistematização de teorias de educação teorias não críticas teorias crítico reprodutivistas e teoria crítica que é a única teoria crítica histórico-crítica para ele entenderam as não críticas são tradicional tecnicista e as eh as pera aí pedagogias renovadas as renovadas são quais escola nova né as duas vem da do movimento da escola nova mas é a não diretiva e a progressivista né ele vai trazer num bojo só as renovadas tá beleza
entendido isso vamos pro restante aqui da do texto aqui dominar que os dominantes dominam é condição de libertação savan traz isso né porque uma pedagogia vinculada aos interesses populares valorizará a escola não será indiferente ao que acontece em seu interior e buscará métodos para que funcione bem então não é somente trazer um conteúdo né mas é trazer de uma forma crítica contextualizada com a prática social do aluno e também eh de uma forma com qualidade né então eu eu você vê que eu eu gosto muito dessa teoria de savian dessa pedagogia CR social dos conteúdos
porque ela coloca e traz o valor do conhecimento de Fato né porque eu eu com professor eu penso o seguinte o que que é o professor sem o conhecimento né e dentro de uma boa de uma de buscar essa busca de uma prática de uma metodologia em que os alunos realmente aprendam Então ela Traz essa preocupação desse processo de ensino aprendizagem e crescimento intelectual do aluno então eu gosto bastante essa teoria tem fundamentado vários currículos do Brasil tá ela não fundamenta a bncc ela fundamenta currículos de algumas regiões do Brasil Vitória por exemplo traz a
perspectiva histórico-crítica né Mas a nossa perspectiva de educação impregnada nossas políticas a nível Nacional são políticas liberais ainda são perspectivas liberais de educação por isso que a bncc Traz essa questão das competências habilidades né traz um pouco essa preocupação com o desenvolvimento integral Então ela dialoga mais com o construtivismo do que com pedagogias progressistas né mas el Traz esse liberalismo de uma forma velada Beleza então agora vamos para questões qual livro vários livros mostrar aqui abre a tela aqui rapidinho Paulo antes de eu entrar nas questões são oito questões que eu separei tá a primeira
essa daqui escola democracia dem saviane história das ideias pedagógicas no Brasil de savian também tem tudo na Amazon Eu tenho um link também que vai direto paraa lista de desejos com vários livros que ca em concurso e tá lá esses daqui pedagogia histórico-crítica dermal savion também e esse livro aqui que eu mostrei de Libano democratização da escola pública que vai trazer as tendências pedagógicas e sobretudo né Eh a pedagogia desculpa a pedagogia CR social dos conteúdos tá vendo É onde também vai sistematizar a perspectiva dele Beleza não precisa comprar todos os livros não deix que
em breve meu livro de teorias tendências pedagógicas para concurso vai est disponível também tá E lá eu trago toda todo resumo para concurso com foco em concurso preparados Enquanto Tiver as questões V mandando nós aí no chat entrei entrei aqui na live tá V falar V falar só pontuar o seguinte professora Sara vai começar agora a resolver questões e observe que o nosso sábado dos aprovados é muito completo gente é muito completo além das questões você teve acesso a um resumão né da pedagogia histórico-crítica E assim a nossa abordagem é aquilo que cai em prova
então você que está aqui no sábado dos aprovados fica atento às dicas a agora a resolução das questões e não deixe de compartilhar essa aula o meu eu interrompi para fazer aquele pedido do compartilhamento chamar mais alguém para esse momento para aprender junto com a gente teorias da educação Sara tá demais o feedback no no no chat o pessoal tá gostando bastante agora ensine para esse povo como é que a banca cobra pedagogia histórico crític Bora lá gente quem quem quiser tirar print dos slides pode tirar print tá tem problema não vamos lá questão Um
deral saviani trocar minha cana tá azul quero vermelha para destacar dervi citado por libani Oliveira e to classifica as concepções de educação em teorias não críticas teorias crítico reprodutivistas a pouquinho vai falar disso aqui tá e teoria históri crítica pode ser consider entre outros uma carac característica da teoria histórico-crítica Olha só característica da teoria histórico crítica Olha só Entendes que a educação caminha de maneira autônoma em relação ao que ocorre na sociedade já tá errado no início aqui né a gente viu que não acontece de maneira autônoma mas que de acordo né com savian a
escola está sujeita a condicionantes sociopolíticos tá então ela não está autônoma em relação ao que ocorre na sociedade E assim a educação escolar apresenta-se como instrumento de superação da marginalidade e como proponente da equalização social Olha só esse conceito de marginalidade sav traz nesse livro aqui que eu falei né que é escola democracia vai trazer nesse livro aqui porque quando ele vai analisar as teorias de educação as não críticas as críticas reprodutivistas e a histórico crítica ele vai analisar a partir da marginalidade na educação que que ISS é do Marginal do bandido não gente calma
aí marginalização da na educação para ele é é o quê quando você vai observar quem fica à margem do processo educacional quem fica à margem é quem quem fica defasado quem reprova quem evade da escola Quem gera violência na escola são sujeitos que ficam à margem do processo de escolarização são os que ficam assim eh e não num processo regular da escolarização então ele vai analisar a partir do da do conceito de marginalidade então nas teorias não críticas que que ele vai trazer as teorias não críticas vão acreditar que a escola é um elemento de
superação dessa marginalidade né porque a escola como Redentora a escola como Salvadora porque ela que vai é uma concepção que tem até hoje né Paulo Frei até fala né a a educação não muda ninguém falando Igualzinho não tô parafraseando a educação não transforma ninguém educação pessoas que pessoas transformam o mundo enfim mas a educação a escola não transforma ninguém né ela vai ser um ambiente ali de transformação por conta dos agentes das pessoas que estão ali mas paraas não paraas não críticas a escola instrumento de superação de salvar né esses indivíduos que estão a marem
da socied né então ela que vai trazer esse elemento superação para equalizar socialmente para colocar todos como sujeitos iguais eh que tem os mesmos direitos e enfim mas a gente sabe que na prática isso não vai acontecer Dana vocês podem tirar print dos slides tá B Vê na educação o fator reforçador da discriminação social uma vez que a condicionada pela estrutura socioeconômica da sociedade capitalista n até agora se esta é excl udente a escola também o será negando-se assim a potencialidade transformadora da educação ISO aqui na verdade é uma perspectiva crítico reprodutivista né que o
J vai falar porque ela não vai negar a potencialidade de transformação na verdade ela vai trazer que já que é um lugar que sofre esses condicionantes eu sujeito Professor ali tendo um pensamento diferente é possível que haja transformação Então não é que ela nega que não ha transformação justamente contrário C Analisa que a educação caminhe de maneira integrada ao que ocorre no mercado de trabalho assim a educação escolar reforça a dominação da classe detentora dos meios de produção reproduzindo a sociedade de classe que na verdade é perspectiva tecnicista tá não é perspectiva de savion porque
não Foca no mercado de trabalho como a gente viu D confere a educação o poder de ascensão social atribui educação escolar o objetivo de formar indivíduos eficientes para o aumento da produtividade social associado diretamente a meritocracia e a capacidade de produção capitalistas de novo tecnicismo né nada a ver com histórico crítica só sobrou a e vamos ver considera que a educação vincula-se aos fatores socioeconômicos da sociedade capitalista porque está nesse seio né significa expando que é determinada de forma relativa pela sociedade uma vez que também interfere nesta podendo até contribuir para sua transformação correto gabarito
letra e quem acertou uma galera acertou hein então gabarito letra e porque traz justamente o que nós trouxemos como característica da histórico crítica né vai vincular os fatores socioeconômicos e mas vai entender que é possível transformar né A a partir de agente de transformação ali dentro vamos lá dois a pedagogia histórico-crítica é o empenho em compreender a questão Educacional Com base no desenvolvimento histórico objetivo portanto a concepção pressuposta nessa visão de pedagogia histórico crítica é o materialismo histórico dialético Ou seja a compreensão da história a partir do desenvolvimento material da determinação das condições materiais da
existência humana nós vimos aqui né ainda sobre a pedagogia histórico-crítica é correto afirmar que o movimento da pedagogia histórico-crítica foi um esforço de renovação Educacional vamos lá que tinha por base os estudos realizados pelas ciência do comportamento que vinham se afirmando após a tendência tradicional gente renovação Educacional quem traz renovação Educacional Manda aí quem traz a renovação ucal quero ver quem vai falar eu falei lá atrás ó taviane vai separar as teorias em não liberais renovadas que tá nesse seio das não liberais não críticas né Desculpa teorias não críticas teorias crítico produtivista isso Bruno Escola
Nova é escola nova que vai trazer a renovação Educacional que vai trazer as duas tendências né não diretiva e a progressivista então aqui não é histórico crítica Bora lá o movimento da pedagogia histórico-crítica pretendia ser um movimento de renovação pedagógica de novo didática de cunho técnico piorou tentando aplicabilidade à prática educativa nos Laboratórios não totalmente errado C pode-se dizer que a relação entre pedagogia histórico crítica e a realidade escolar presente é muito íntima sim pois é na realidade escolar presente que se enraíza a proposta pedagogia histórico crítico gabarito letra c o por qu idade escolar
porque a pra social é ponto de partida e ponto de chegada Então tá muito ligada à realidade escolar realidade dos alunos Tá bom então gabarito letra C vamos ver a d a pedagogia histórico-crítica é considerada um dos principais eixos das políticas educacionais dos anos 90 é o novo modelo de gestão Educacional não traz isso ao atribuir as escolas maior autonomia e responsabilidade no que tan as questões administ ativas financeiro pedagógico não tá errado letra C gab letra C vamos lá três na obra pedagogia histórico-crítica sav define a pedagogia histórico-crítica como uma forma de compreender a
questão Educacional sobre essa definição marque a alternativa correta vamos ver correta hein possui uma metodologia de ensino que se aproxima da pedagogia tradicional especificamente no que se refere à função do Estado como mantenedor da Ordem social nada a ver com pedagogia tradicional né a gente já viu isso aqui é uma corrente teórica da educação que ao superar a escola nova apresenta uma abordagem da questão Educacional semelhante à visão dialética em sentido amplo portanto capaz de explicar todos os elementos formadores da educação né eu não Visa superar a escola nova porque vocês viram que o contexto
é de crítica às teorias crítico reprodutivistas tá então já risca aqui e por ser por trazer uma visão dialética não tem ela não é capaz de explicar todos os elementos formadores da educação ela não é capaz de explicar quando você fala assim capaz de explicar dá um sentido de ser capaz de resolver de traduzir de falar e não é assim porque a perspectiva dialética entende que a educação que o contexto não é imutável não é estático né então não dá não dá conta de explicar dá de de problematizar de criticar a partir dessa visão dialética
mas não de explicar Então tá errado C pressupõe o materialismo histórico a determinação das relações sociais a partir das condições materiais da existência humana portanto a questão Educacional é compreendida a partir de desenvolvimento histórico objetivo gabarito letra C que vai pressupor o materialismo histórico vai trazer a determinação das relações sociais a gente até viu esses trechos aqui durante a aula né para vocês verem como que As bancas se repetem né Nas questões vamos ver a d estabelece a relação entre o materialismo histórico e o idealismo já tá errado aí são visões totalmente diferentes né na
qual as relações sociais são dadas pelas condições materiais da existência humana todavia a questão Educacional é definida pelos elementos subjetivos aproxima-se da pedagogia Gente pelo amor de Deus aproxima-se da pedagogia tecnicista te viu o contexto histórico então não ao considerar o desenvolvimento da ciência da tecnologia como elementos essenciais do processo educacional e por ser fundamental para a formação de técnicos e outras habilitações profissionais a pedagogia histórico-crítica desenvolveu-se no Brasil não foi D de 60 o marco inicial para a pedagogia histórico-crítica foi o ano 79 tá lembrando década de 70 regime militar foi o contexto ali
das pedagogias crítico reprodutivistas e no ano de 79 é quando emerge a histórico crítica tá gabarito letra C A Dois foi a c também aqui um pouquinho sobre o materialismo histórico dialético né só um breve resumo vai considerar os mesmos materiais não concretos que de define a realidade social baseia-se na dialética para compreender os processos sociais não concorda com o conceito de que a história é estática e definitiva como eu falei né opõe-se totalmente ao idealismo então ó mais uma vez não tem como dialogar estuda doos fatos históricos com base em elementos contraditórios e defende
qualquer análise defende que qualquer análise deve avaliar um todo e não somente o objeto de estudo em questão né então caban vai trazer o seguinte na página 79 a questão era pois a seguinte como compreender quando começaram a surgir né a discussão a respeito de uma pedagogia eh revolucionária não somente crítico reprodutivistas né que ainda não era a histórico-crítica quando começava a surgir as ideias e as discussões até chegar no nome pedagogia histórico-crítica né vai ter esse pensamento eles pensavam o quê eles pensavam o seguinte como compreender educação Então nesse movimento histórico quando a gente
pensa em movimento histórico histórico o que que é histórico cultural vigotsky né É histórico crítica é compreender o sujeito dentro de um contexto histórico tá desse movimento tratava-se de percebê-la como também determinada por contradições internas a sociedade capitalista na qual se inseria podendo não apenas ser um elemento de reprodução mas um elemento que funcionasse a tendência de transformação da sociedade então essa citação de savan que eu trouxe é para enriquecer ainda mais essa aula com todas as ideias que já foram trabalhadas aqui tá como é que tá aí como é que tá aí os chat
os comentários deixa eu ver Quantos likes Ah agora tá bom aluno raiz já chega dando like tá bora lá quatro a pedagogia histórico-crítica do educador dermeval saviani busca tratar tratar de quê da apreensão do movimento histórico e ver como a pedagogia se insere no processo da sociedade e suas transformações já de cara né o gabarito tá na cara aqui já é a letra A porque como eu falei vai se vai estudar vai compreender o quê buscar compreender esse movimento histórico como que a pedagogia como que a educação está nesse processo da sociedade e das transformações
tudo que a gente foi falando até agora né B só pra gente ver as outras né da continuidade da metodologia da escola nova não né gente nada a ver problematizando os acontecimentos do período vivido então a gente vê que não que traz uma crítica também a escola nova apesar de trazer mais pesada a crítica sobre as críticas reprodutivista só que savane vai terc crítica sobre a Libertadora sobre as escolas novas né o movento na verdade escolas novas não o movimento da escola nova tem uma aula no meu canal do YouTube que fala sobre isso né
Tem uma sequência de aulas de tendências pedagógicas E aí tem uma aula que eu falo das pedagogias renovadas e lá eu falo essa crítica que saviane faz em cima da escola nova tá então tá errado c da apreensão do movimento reprodutivo que busca construir os processos sociais do mundo em que vivemos Não não vai não vai tratar desse aspecto vai criticar mas não vai tratar disso vai tratar que a gente falou lá na a da história da educação a fim de aprimorar os elementos que compõe a teoria da escola nova da nova escola né nova
escola escola nova mesma coisa também não gabarito letra A Luzia não tem data específica terminando de de editar o livro mas você pode ter acesso a todos os meus materiais Ten o livro de bncc livro de questões comentári de bncc tem o curso também vocês podem acessar pelo meu site que é saraf.com.br tá só botar no Google Sara filpo aí vocês vão achar lá o a página Tá bom depois Professor Paulo bota aí para vocês tá bom terem acesso CCO a pedagogia históri crítica consiste Na tentativa de construir uma teoria pedagógica a partir da compreensão
da nossa realidade histórica e social correto tornar possível o papel mediador da Educação no processo de transformação social correto né como falei lá atrás ó voltar até o slide a educação entendida com mediação no interior da prática social Global né sav já traz isso e a questão foi em cima disso vocês verem né realizar mudança de forma mediatizada por meio da conscientização crítica da sociedade mediatizada quer dizer dessa mediação mediatizada não é mídia tá Às tem AL que já confundiu que fala acho que é coisa de mídia né de televisão não é de mediação mesmo
então também está correto todas as três gabarito letra D seis a pedagogia histórico crítica tem sua origem na história da educação brasileira e como proponente o célebre educador deral Savi a década de 80 marca as primeiras formulações no âmbito das políticas sociais e dentre elas aquelas destinadas à educação escolar dessa forma qu das alternativas abaixo expõe a marca fund ó marca fundante presta atenção no enunciado quer saber a marca fundante da pedagogia histórico-crítica Então se traz o conceito aqui marca fundante é porque ela quer saber o que que é mais importante né que é mais
importante ali Qual o conceito importante que a pedagogia histórico-crítica traz vamos ver vou começar de baixo para cima a principal marca é dada exclusivamente na figura do professor e sua relação unilateral com o aluno quando esse profissional assume a garantia de qualidade pedagógica não é profissional que vai assumir a garantia da qualidade pedagógica né o contexto não só o professor é o contexto ali da escola e também que não foca exclusivamente na figura do professor não porque lembra que há um diálogo os dois são diferentes os dois são desiguais porque ocupam papéis diferentes lugares diferentes
diante o processo de construção do conhecimento como falei já falei isso no começo da aula né quem não viu chegou atrasado depois volta tá volta na aula puxa a setinha a bolinha aqui embaixo e vai lá atrás então não há esse essa relação unilateral justamente é o contrário pressupõe uma assimilação não ativa do aluno Tá bom então aqui está errado c a educação se efetiva por meio da escola quando o espaço físico é planejado precisamente para qualificar o que será aprendido só assim haverá possibilidade de garantir que os objetivos conteúdos serão representativos pedagogicamente então a
educação né se efetiva por meio da escola para ele só que qual é o pressuposto da pedagogia his turística a transformação e que adi ter acesso ali à educa e não ter transformação acesso aos objetivos conteúdos e não buscar essa relação com a prática social então a gente tá falando da marca fundante da pedagogia histórico-crítica por isso que tá errado se não traz transformação não traz critici zação conhecimento como um instrumento de superação de transformação da realidade não está falando da pedagogia histórico-crítica B advogar uma educação escolar de qualidade é a marca fundante da pedagogia
histórico-crítica comprometida apenas com a ciência psicológica brasileira não né gente o compromisso dela não é com a a ciência psicológica apenas ainda né mas com a transformação da realidade já falei então aqui está errado apesar de trazer uma fundamentação psicológica né e de teoria da aprendizagem em vigot Não é esse o foco ah a escola como influência da sociedade vice-versa na formação de seres humanos seres sociais né o reconhecimento desta reciprocidade confere educação escolar responsabilidade na formação dos indivíduos onde sua marca é advogar por uma educação escolar pública de qualidade comprometida com a socialização das
máximas conquistas culturais da humanidade aqui traz né um viés que tá mais coerente com a teoria histórico-crítica veja que aqui também não trouxe eh a questão da transformação mas Traz essa ideia quando fala que a escola como influência da sociedade e vice-versa né traz aquele elemento que considera a educação dentro de sendo eh educação sofrendo não é sofrendo né palavra meio pesada Nesse contexto mas a educação sendo impactada né sendo refletida nela os condicionantes sociais políticos essa formação humana formação de seres sociais né E essa responsabilidade do professor Nesse contexto mas buscando uma educação escolar
pública de qualidade porque vai focar na questão da escola pública assim como Libânio José Carlos Libânio faz também tá bom gabarito letra A vamos lá na penúltima questão já hein a pedagogia histórico-crítica desenvolvida por dermal saviani é entende que o papel da escola seria Qual o papel da escola defendido por deneval savioni transformar a sociedade a partir de uma autogestão não que quem traz ideia de autogestão é Libertadora libertária tá E no caso a libertário que vai ter mais forte no quesito de ser uma pedagogia institucionalizada tem aulas que eu falo sobre isso aqui no
canal do YouTube preparar moralmente os estudantes quem se se preocupo com a moralidade preparo moral é a tradicional pedagogia tradicional permitir que os estudantes dominem os conteúdos e o Saber sistematizado correto porque é instrumento de transformação né então gabarito aqui letra C vamos ver a d formar atitudes positivas diante da Vida em prol de uma saúde mental coletiva não isso aqui na verdade traz ideias né da pedagogia não diretiva tá que é a pedagogia Renovada também aqui eu trouxe um trechinho né de savian que a pedagogia histórico-política não é outra coisa senão aquela pedagogia empenhada
decidente Decididamente em colocar a educação a serviço da transformação das relações de produção né que tá aqui vai transformar por meio do acesso ao saber sistematizado gente Deus abençoe estudos de vocês um grande beijo tchau um abraço [Música]