Algum tempo depois do vídeo do Leon sobre Linux, PewiePie fez um vídeo a respeito. Acha que o fim do suporte do Windows 10 pode aumentar o market do Linux? Sim, porque tem computadores mais antigos, né, que não vão ter suporte mais do Windows.
Você precisa de eh computadores mais modernos para ter o Windows 11. Não é nenhuma questão do seu computador ser rápido o suficiente pro Windows 11, né? essa questão.
Tem uns requerimentos de hardware que se o computador não tiver, você não roda eh Windows. Então assim, é por conta de necessidade de hardware. Seu seu processador tem que ter determinadas características para você poder instalar o Windows 11 nele, senão nem instala.
Não é que seu processador ficou lento e não roda o o sistema operacional mais moderno, não. Seu seu processador pode ser totalmente capaz, totalmente capaz. Se não tiver esse requerimento de hardware, ele não instala.
Então, tem muita gente que tem computador mais antigo que tá perfeitamente funcional e roda Windows 10, só que você não pode instalar o 11 nele e a Microsoft vai acabar com suporte pro Windows 10. Vai chegar um momento que vai ser, eu não sei se já acabou de fato, vocês estão anunciando que vai acabar, mas vai ficar inviável usar o Windows 10 porque você para de receber atualização de segurança. E aí navegar na internet com o seu computador vira um problema.
você não pode usar ele normalmente. E tem outras coisas também, pode ter novas necessidades de atualização de coisas de software e coisas do tipo para poder rodar jogos mais modernos ou algo do tipo assim que se o computador simplesmente não vai ter, né? Não vai ter.
Eu não sei qual o nível aí da perda de suporte, mas vai ter perda de suporte. A Microsoft tá tentando puxar todo mundo pro 11. Qual que se torna a sua alternativa se você quiser ter um sistema moderno atualizado?
Linux, eu vou dizer que em termos de viabilidade é a única alternativa. Existem outros sistemas operacionais aí existem, né? Instala o tempo aí se você quiser.
Só que e Linux vai ser de fato a solução pra galera. E eu acho que o mercado tende a crescer por conta disso. E para você que tá pensando em usar sua máquina mais antiga, talvez eu faça isso numa máquina minha.
Eu tenho uma aqui, eu tenho, sabe aquela linha profissional? Não era o o Zon, não é? É, era baixa, mas que a Intel tinha antes, que era aquela linha X dela, tá?
Que você que você tinha un zilhão de de coisa PCI para você plugar m de placa e coisa do tipo. Eu tenho uma dessa aqui, custou caríssimo na época que eu comprei. Perfeitamente capaz.
Com tanto que eu parei de usar esse computador, a gente já tava nessa casa aqui, foi bem mais recente. Eu consigo instalar o Windows 11 nele? Não.
Não. O meu Windows 10 vai atualizar? Não.
Então, talvez eu faça uma instalação de Linux para poder usar e ver e ver qual é também. Tem uma máquina máquina Linux aqui e tem versões do Linux, né, que a gente chama de distribuições do Linux, porque como Linux é de código aberto, existem várias versões de um sistema operacional Linux, tá? Baseado em Linux.
Linux não é o nome do sistema operacional, é o nome do kernel. Vai ter um nerd, né? Não, na verdade, eh, o certo seria falar no Linux porque na verdade é um con não sei para nerd.
enfim, eh, sistemas baseados em Linux, você pode baixar uma distribuição distro, que a galera chama, que seja simples de instalar. Você tem vários níveis de de quão avançado e quão complicado é, quão fácil, quão difícil é de usar, qual o nível de conhecimento que você tem que ter do sistema operacional para usar. Você pode baixar um que já vem com tudo pronto para ser um mint da vida, sabe?
Se se você quiser uma coisa qualquer, tem uma versão do Bunto Cubunto que é que é mais fácil, Zorim, para você que não saca nada. E se você quiser tirar a onda também e nunca arrumar um cônjuge, você pode baixar o arte também. Nunca arrumar um cônjuge.
Um cônjuge. Você pode tirar a onda, coloca na sua camiseta. Eu uso arte.
É uma piada do da galera do Linux, porque o arte é uma versão do Linux que vem com absolutamente nada. Tudo para funcionar você tem que instalar meio que manualmente. Você mesmo tem que instalar.
Então são usuários bem mais avançados que conseguem usar de forma efetiva, tá? Porém é um que dá uma quantidade de controle muito grande para esses usuários, por isso que os mais avançados usam. Mas você pode baixar o mais fácil, tá?
Aí você baixa o Linux, né? Instala no seu computador e em uma semana você já vai est falando em todo o vídeo na internet em que alguém defende o outro sistema operacional, você pode falar que Linux é melhor, tá? Como todo usuário de Linux faz.
Inclusive, o negó Linux agora é porque ele tá ficando muito mais fácil de usar por conta de todo o suporte que ele tá recebendo, porque uma empresa chamada Valve, tá, decidiu que os jogos dela que ela vende devem rodar no Linux. Quais jogos? Todos de PC.
Então, a empresa do Steam Deck, tá, empresa da Valp, todo mundo é da Steam, promoveu durante muito tempo uma série de ferramentas de compatibilidade, tá? Principal, vamos colocar principal aqui o Proton, tá? Próton, eu vou explicar de forma grosseira, uma camada de tradução que traduz os comandos, né, as as instruções de um jogo feito para Windows, para você rodar ele no Linux sem você precisar recrever o jogo com código para rodar em Linux.
Ele simplesmente traduz meio que em tempo real, tá? Não é isso, tá? Não me não não me O Linux é um cano, tá?
Não me eu tô explicando de forma bem bem bem ampla aqui. A gente não tá no público especializado, tá bom? E aí agora você pode jogar em Linux também, você pode jogar jogo.
Um dos problemas que você tinha ter o Linux no seu computador é que você não podia jogar jogo. Hoje a maior parte dos jogos você já pode jogar com algumas exceções. Você tem ferramentas muito boas que estão disponíveis também que a gente usa no PC no Linux.
Por exemplo, a edição de vídeo da Vince Resolve tá em Linux, embora não seja tão bom quanto o PC, eu vou falar isso, tá? Eu vou defender isso sempre. Você já tentou gravar a voz direto nele no Linux?
Funciona? Não, né? Não funciona.
Enfim, e tem várias outras coisas também. Ele tem uma comunidade que dá um suporte muito grande para ele e você tem uma série de ferramentas que podem ser muito boas e muito úteis para você. Então eu acho que se você tiver no Windows 10 com um computador que não pode receber upgrade por Windows 11, dê uma olhada em Linux.
Ah, principalmente se você tiver um amigo que pode te acudir quando as teclas do F1 ao F10 do seu computador não funcionarem e te mostrar como você pode corrigir, é, facilita ainda mais a vida. Mas dá uma olhada nessas distribuições que já vem com tudo pronto, feito pra galera que é iniciante, que você provavelmente vai ter uma experiência boa. Já é bem melhor do que era, tipo assim, há 5 anos atrás, infinitamente melhor do que era há 10 anos atrás, nem comparação com que era há 15 anos atrás.
Então eu acho que o Linux a crescer. O Pewdiepie, então é isso que eu tava, fez um vídeo que ele instalou Linux no laptop e no computador dele. E no laptop, sabe o que que ele instalou?
Não. Arte só para tirar onda. Sabe por que ele fez isso, né?
Porque ele é tem muito tempo livre. Exatamente. Entar não tem nada para tem que ocupar o dia com alguma coisa.
Não, tá aposentado já é casado. Toda disponibilidade porque a mulher dele não vai ir a lugar nenhum, não é mesmo? Ele mudou pro Japão, não tem como ela sair correndo.
Acho que ele mudou para isso. Vou mudar pro Japão, tá? Eu trago minha mulher para cá.
Aí quando eu começar a usar arte, não, quando eu for instalar arte no meu laptop, ela não tem onde ela não tem para onde correr. Mas ele foi muito elogiado, não foi? Pela galera, a galera subestimava o Pewdiepie.
Comecei agora. Aí você vê o Rising, que é o o a customização de Linux que ele fez no laptop dele com arte. É um negócio assim, tem uns trec lá avançado.
Avançado para mim que se não sei. Eu instalei Linux duas vezes aqui recentemente, uma vez há muitos anos atrás instalei o Monto no meu laptop. Tirei duas semanas depois, mas não tirei alguns meses depois, mas é eu instalei recentemente e eu fiz aqui para um vídeo e eu tô usando agora no meu R, mas eu olhando assim eu falo: "Poxa, caramba, parabéns pro PewDiePie.
Você instalaria, meu bem? A gente não tá no Japão. Bem, eu ainda não me aposentei.
Eu tenho mais coisa para fazer na minha vida. A me pergunta, Leon, por que que você começou a usar o Mac hoje em dia? Agora eu fiz minha conversão pro Mac mesmo, de verdade.
Eu vou explicar o porquê. Gente, eu oficialmente troquei as teclas do meu teclado pro Mac. Eu tirei aqui, eu tenho as teclas do Windows.
Aqui nós temos aqui o alt depois de anos, tá? O Alt saiu. Acho que o Alt vira comando ou options.
Alt vira options. A gente tem aqui outro Alt do outro lado que é outro comando. Então o out é command de fato, tá?
E a gente tem aqui a tecla do Windows, que no meu era estilizado, que virou options. Então o meu teclado agora é full Mac. Eu tava usando teclado de Windows, tá?
Porque eu tava ali, eu vou voltar, né? Eu vou eventualmente ligar meu desktop Windows aqui para jogar um joguinho. Eh, eu não fiz isso em um ano e meio.
Desistiu. Por que, Leon, que você tá fazendo isso? Por que, Leon, que você comprou um NAS da Sinod em vez de fazer você mesmo seu NAS, né?
Por que que você usa N de termostato na sua casa? Essas soluções fechadas, pagas que não te dão liberdade? Você é um cara de tec.
Você é um cara de tec. Você não sabe fazer tudo isso manualmente? Pega um negócio aí, faz uma solução local na sua casa usando Raspberry Pi para alguma coisa, não sei.
Monta, monta o seu próprio, pega um computador mais velho seu aí, monta seu próprio Ness, né? Tá parada aí, aproveita, mostra aí como é que faz, faz um vídeo disso. Vou falar, gente, a vida é muito curta.
Eu não quero viver minha vida dando assistência técnica. A vida é curta, a gente tem que fazer trilha duas vezes por semana. A gente tem que malhar todo dia, entendeu?
Fazer nossa própria alimentação. Agora apareceu formiga no deck, tem que detetizar. Nós não moramos no Japão.
Então assim, gente, eu tô pegando umas soluções agora que vem tudo pronto. Eu vou comprar um coisa de tec, eu penso assim, qual é o que vai me dar menos trabalho? Eu quero esse.
A galera por que que você não usa Linux? Eu posso instalar Lux uma máquina aqui para ver fazer um vídeo de repente. Eh, eu coloquei o basite no dia ali, porque ele é tudo pronto, tudo funciona nele, né?
Instala uma vez só. Inclusive eu tô usando meu computador pessoal, é um Mac agora e eu tô pensando nesse computador da live aqui porque já deu problema aqui na live que travou. Acho que tá tendo problema agora de drive da Nvidí, tendo problema no codec, eu tô pensando em colocar um Mac.
Não é que seja melhor, não é que o custo, a relação custo benefício seja melhor, é porque eu tô cansado de dar assistência em tudo. Se qualquer coisa para de funcionar de técnica aqui em casa, eu tenho que parar o meu dia e tentar resolver. A vida é curta.
A vida é curta. Não aguento mais. Quando a gente, quando começou esse canal, eh, pelo menos quando eu comecei, não tinha dinheiro para comprar as coisas, tinha que fazer com o que tinha.
Eu ficava o dia inteiro vendo um jeito tirar leite de pedra com o hardware que eu tinha. Sabe o que que era rodar Fraps e Minecraft ao mesmo tempo? Meu computador não dava conta.
Não dava conta. Quando eu comecei esse canal, eu colocava o Minecraft numa janelinha no meio da tela em como é que era? Era era 640 por 360, porque eu não conseguia fazer full screen e rodar o Fraps ao mesmo tempo, que era que era o programa de gravação de tela que a gente usava na época.
Não dava. E olha o que eu fiz depois de muito teste. Eu ficava o dia inteiro tentando fazer para conseguir um frame rate decente.
É muito teste. Tira isso, coloca aquilo, atualiza não sei quê, muda não sei quê, desabilita não sei quê. Tira esse programa tá ativo, deu um problema, tava funcionando, parou de funcionar.
O que que deu errado? Eu não quero mais viver nesse mundo. Eu tô usando o Mac agora, meu computador principal.
Não é porque eu gosto da Apple, não é porque eu gosto do sistema operacional, é porque o tempo de manutenção que eu gasto com ele é zero. Eu vou ter que sentar aqui nesse computador e descobrir qual é esse problema de encoder que eu tive. Eu tive eh numa das gravações que eu fui pro República há semanas atrás, não tive na outra e tô tendo e tive agora uma vez na live que a live travou.
Galera que tá ao vivo aqui sabe, antes a live travava porque tava dando problema do processador da Intel que eu troquei. Agora, agora o problema o computador não tá travando. Agora o problema é do codificador, da placa de vídeo, que é a coisa que pega o sinal e transforma em vídeo para mandar pra galera, para mandar pr pro pra live, para gravar localmente.
Eu não quero mais ter que lidar com isso. Com tanto que eu acho, tá, que eu vou comprar um Mac para fazer essa codificação. Só para isso da live aqui, só para isso das gravações.
É a melhor solução. Não, não tem AV1, não tem várias coisas que tem na Nvidia, só que vamos falar assim, tudo que você faz, todo equipamento que você tem um down time. A gente na indústria lida com isso.
Down time é o tempo, tempo de baixa, é o a porcentagem do tempo em que o aparelho, o equipamento não está funcionando, ou porque ele quebra ou porque tem uma manutenção periódica e coisas do tipo. O meu downtime com Mac até agora de zero. Eu não entro no Mac e falo assim: "Será que, ah, eu acho que esse drive tá desatualizado.
Eu nunca fiz isso, porque eu não preciso me preocupar. Então essa é minha mentalidade agora. Por que que eu tô falando disso?
Porque eu entrei des reclamação. Porque o único PC que eu tenho funcionando aqui em casa agora tá me dando problema. Se você não, você tá vendo esse corte, você não sabe, mas a live caiu, ela travou.
Travou. E era o outro problema que tinha antes, porque ela travava antes também, mas antes era o processador, agora é o codificador da placa de vídeo, que eu acho que é um problema de drive. Eu posso sentar aqui e passar o meu dia inteiro tentando corrigir isso.
Ou eu posso comprar uma solução, embora mais cara, embora menos customizável, pronta e fazer trilha e cuidar da minha vida. Fica aí o desabafo. Então eu acho que o Linux é uma opção muito boa pra galera que tá aí com computador com Windows 10, que não pode instalar o Windows 11 e que tá com computador totalmente funcional ainda, tá?
para você ter um sistema operacional atualizado. Porém, para moar, eu cheguei naquele momento da minha vida em que eu não quero passar o dia inteiro tentando solucionar problema no computador. Não quero mais.
Eu fiz isso muitos anos já. Então esse corte foi só para isso. Tá aí um desabafo.
Linux fã ou hater, não sei. Recomendo totalmente. Vocês são jovem aí, entendeu?
Ter a vida para viver pra frente, tá? Beleza. Agora, agora se for adulto cansado que nem eu, tá?
Pega o Mac. M.