e aí o vinde espírito santo e aí e enviai senhor o vosso espírito e tudo será criado oh oh maria concebida sem pecado é em nome do pai do filho e do espírito santo e então meus irmãos vamos para mais um encontro deixa asus o encontro com os nazarenos e os olhos carnais de quem é cego nós pela manhã meditamos no cego que enxergava e agora vamos ver um monte de gente que enxerga e na verdade é cega o e estes são os familiares de jesus e os da sua terra os próximos dele e quando
o senhor passa pela vida das pessoas deixa marcas e ninguém quer encontrado por ele ou com ele se encontra pode sair do encontro ir adiante na vida do mesmo modo o padre antônio vieira no sermão da sexagésima e vocês sabem nesse sermão antónio vieira comenta a parábola do semeador e aliás aconselho aos senhores aqui leiam padre antónio vieira vale a pena pela inteligência e pelo modo engenhoso nem sempre exegeticamente muito muito fiel muito respeitoso das regras mas era comum naquela época o modo criativo como ele interpreta as escrituras e também pelo modo bonito de falar
do português é importante a gente tá precisando de padres que saibam pregar e eu fico não sei porque os pastores um analfabeto como edir macedo um analfabeto como rr soares um analfabeto como esse santiago conseguem falar direito em geral não comete um erro de português eu não sei o que é que acontece que no seminário desde que o menino entra a gente paga professor de português curso todinho para o perder outro a filosofia às vezes na teologia e o cabra sai falando errado ainda o e sem saber fazer um discurso homilia bonita porque é verdade
que não a pregação o conteúdo é o mais importante mas a forma a forma o modo de pregar também ajuda os padres da igreja era um exímio os pregadores agostinho foi seduzido pela pregação vigorosa de ambrósio bom então essa responsabilidade ninguém é obrigado a ser um boca de ouro como joão crisóstomo mas deve saber pregar e nem rock o cura d'ars viu porque o cura d'ars pregava direito eu tinha dificuldade nos estudos mas nem era preguiçoso nem desleixado na pregação então bom mas isso quer dizer recomendar que leio antônio vieira e é eu sei de
cursos protestantes desses protestantes que nos odeia que os pastores e estudam os sermões de padre antónio vieira infelizmente não para aprender a doutrina mas a arte de pregar a arte de pregar bom então eu peço a vocês isso vocês devem isso ao povo de deus vocês devem povo de deus tem fome da palavra de deus povo de deus tem fome e de uma pregação que anuncie jesus que comente como se diz que parta o pão da palavra o então padre antônio vieira no sermão da sexagésima ele se pergunta ele diz mais a palavra de deus
e esta semente que o semeador joga porque é que às vezes ela não cresce porque não dá fruto porque hoje envia não dá fruto é culpa dos pregadores é culpa de quem escuta ou é culpa da semente que é ruim padre antónio vieira se pergunta e lá para as tantas ele diz uma coisa que a minnie pressionou ele diz às vezes a palavra de deus não dá fruto é mas deixa sempre efeito mesmo quando não dá fruto ninguém topa com a palavra de deus sem depois experimentar o efeito dela efeito de vida para quem é
escuta e crer efeito de morte de condenação para quem fez pouco caso dela veja não deu fruto mas deixou o efeito triste tanto que jesus diz cuidado com o modo como vez ah pois bem ninguém que encontre jesus volta do mesmo jeito pode os magos voltaram por outro caminho voltaram por outro caminho depois que encontraram o menino com sua mãe então o encontro com jesus é sempre um divisor de águas é porque mostra o que a gente é é porque no encontro com o senhor eu vou ver se o amor não se creio ou não
se estou disposto a sair de mim para segui-lo ou não e esse encontro com jesus pode deixar um efeito de salvação de transformação ou de total endurecimento de insensibilidade de condenação por isso mesmo aquela frase de santo agostinho que ele se recordava hoje pela manhã eu temo o cristo que passa e a mesmo que temer não acolhê-lo não lhe dar atenção não reconhecê-lo ou pior ainda fazer de conta que nem se encontrou com ele e é para nós uma morte e vai ficar seco bom vejamos o encontro de jesus com os nazarenos jesus voltou então
para a galiléia com a força do espírito santo aquilo que eu dizia pela manhã veja depois de ungido assim que ele é ungido o espírito em pele para o deserto quase como se eu pegasse pelos cabelos levasse para o deserto para ser tentado e depois o espírito leva para nazaré da galileia onde ele vai começar o ministério público dele então jesus voltou para a galiléia com a força do espírito e sua fama espalhou-se por toda a região circunvizinha e ensinava em suas sinagogas e era glorificado por todos e ele foi anasara onde for a criado
uma variante do nome nazaré e segundo o seu costume entrou em dia de sábado na sinagoga vejam jesus era um judeu observante não fazia pouco caso da lei de moisés era seu costume aos sábados como bom judeu e a sinagoga e levantou-se para fazer a leitura e foi-lhe entregue o livro do profeta isaías e abrindo encontrou o lugar onde está escrito e o espírito do senhor está sobre mim porque ele me ungiu para evangelizar os pobres enviou-me para proclamar a remissão aos presos e aos cegos a recuperação da vista para restituir a liberdade aos oprimidos
e para a proclamar um ano de graça do senhor vejam ele está vindo do jordão e isso aconteceu com ele no jordan o espírito ungiu senhor o pai o gil e agora o espírito impele para missão pública dele oi e a missão olhe qual é evangelizar e qual é o evangelho você já sabe comprei o seu tempo o reino de deus aproximou-se convertei-vos quais são os sinais de que deus está próximo os pobres que pobres qualquer pessoa que esteja numa situação extrema na vida qualquer pessoa que esteja desconsolada machucada desorientada sozinha ferida que não queria
mais nem esse própria jesus vendas de ser deus te ama meu pai está contigo deixa que ele reine na tua vida veja direitinho repare como o evangelho da claro é só a gente pegar o fio da meada que vai se embora bom então para proclamar a remissão aos preços aos cegos a recuperação são da vista para proclamar um ano de graça do senhor quer dizer para proclamar um tempo novo um tempo de jubileu um tempo de bença o tempo que os profetas têm anunciado quando o messias viesse o tempo do espírito porque é que o
messias é importante porque quando ele viesse messias mexia ungido cheio do espírito quando ele viesse aconteceria o que os profetas tinham prometido o espírito transformaria os ossos secos no povo novo me derramarei o meu espírito sobre toda a carne vossos filhos e vossas filhas profetizarão vossos velhos terão sonhos os vossos jovens terão visão conforme o profeta joel então iria se cumprir o que o senhor prometeu por isso o messias é importante porque lhe daria o espírito de deus a potência de deus a vida nova de deus então jesus está lendo o texto de isaías que
resumi isso enrolou o livro se entregou ao servente e sentou-se oi lucas aqui faz a coisa bem todos na sinagoga olhavam atentas era o povo de nazaré nazaré de que tem uns duzentos habitantes era uma cidade pequena de gente linguaruda veja já devia ter te escutado que jesus andou fazendo milagre vamos ver vamos ver o que é que esse vem fazer aqui e então começou a dizer-lhes hoje se cumpriu aos vossos ouvidos esta passagem da escritura o junto jesus joga a bomba assim a todos testemunhavam a seu respeito e admiravam se das palavras cheias de
graça que saíam de sua boca e diziam não é o filho de josé ou seja e ele porém disse certamente irei citar meu provérbio médico cura-te a ti mesmo tudo o que ouvimos dizer que fizeste em cafarnaum faze-o também aqui em tua pátria é mas em seguida acrescentou em verdade vos digo que nenhum profeta é bem recebido em sua pátria e de fato eu vos digo que havia em israel muitas viúvas nos dias de elias quando o por três anos e seis meses o céu permanecer o fechado e uma grande fome devastou toda a região
o elias no entanto não foi enviado a nenhuma delas exceto a uma viúva em sarepta na região de cydonia havia igualmente muitos leprosos em israel no tempo do profeta eliseu toda a vida nenhum deles foi purificado a não ser o sírio naamã em diante dessas palavras todos na sinagoga se enfurecerão e levantando-se expulsaram-no para fora da cidade e o conduziram e até um cimo da colina sobre a qual a cidade estava construída com a intenção de precipitado de lá ele porém passando pelo meio deles pro seguia seu caminho ah é só para vocês saberem alguns
exegetas e isso não me interessa nem um pouquinho mas suspeita acha que aqui lucas misturou duas visitas de jesus à nazaré uma primeira na qual ele teria sido bem recebido e uma segunda no qual caldo entornou e lucas misturou as duas e por isso veja todos se admiraram todos o louvam mas depois de repente muda de atitude isso para o que eu quero meditar é indiferente vamos pegar o texto como ele está sem inventar muita hipótese aqui no fim a gente não tem certeza um beijão jesus vem do batismo e das tentações vem cheio do
espírito santo e é glorificado por todos lembrem que ele vende cafarnaum em caçar não ele expulsou o demônio de um jovem na sinagoga curou a sogra de pedro e no fim da tarde e a multidão trouxe tudo quanto era doente pedro curar e ele curou a todos então vem o sucesso a notícia deve ter corrido ligeirinho que ele estava como se diz pintando e bordando pela galileia agora fará sua primeira visita nazaré desde quando iniciou o seu ministério público a notificação lucas da duas informações importantes ele era ele ensinava e era glorificado por todos na
galileia já era conhecido e ele foi visitar nazaré onde fora criado o ou seja as pessoas das outras aldeias da cidade da galiléia ainda não conheciam os de nazaré tinham visto jesus crescer ali conheciam viram jesus correndo na rua quando era criança viram jesus brincando viram jesus ali crescendo é o filho do carpinteiro todo mundo sabia será que agora alguém encontrá-lo vão conseguir ver nele o messias o enviado de deus e vamos acompanhar após ler o rolo de isaías que falava do messias jesus faz uma declaração de guarda e bento 16 inesperada glamourosa revolucionária hoje
se cumpriu aos nossos ouvidos esta passagem da escritura e fora esta passagem somente se cumpriria com a vinda do messias jesus portanto em nazaré na sua cidade repare só está apresentando se a si mesmo como o esperado de israel o messias de deus qual a reação dos nazarenos logo de início tomados de surpresa eles querem acreditar são tocados pela convicção de que jesus né são tocados pela convicção de jesus pela graça das suas palavras e são lucas disse eles estavam admirados com a palavra que saia da sua boca a diferença sabedoria eu estava encantados mas
imaginem será mesmo será que deus finalmente visitar ao seu povo hum será mesmo que deus se fez presente na nossa vida no primeiro momento os nazarenos querem acreditar é um sonho o messias chegou os nazarenos por um momento experimentam a alegria de crer de levar a sério os sinais de deus o gozo imenso de considerado de verdade que deus age na nossa vida toca o chão miúdo da nossa existência e quando cremos de verdade nosso coração como quem volta à infância deus se faz presente e a vida ganha um sentido novo uma leveza um colorido
suave fruto da certeza da presença daquele que toma nossa vida em suas mãos benditas você seja que eu insisto com vocês o tempo todinho no desafio de crer de verdade se vocês olharem nesse retiro e já o ano passado quando eu estiver aqui é a minha briga é essa essa é a gente crê é ou não crer de verdade e se a gente crê de verdade que deus caminha com a gente que deus me conhece que deus se faz presente na minha vida ou não porque se eu creio de verdade tudo na vida tem um
sentido novo e a situações mais escuras é mais complicadas da vida eu adoro vejo na luz de deus e tudo se simplifica em certo sentido porque mesmo quando não comprei ainda digo senhor eu não entendo agora mas tu sabes tudo e eu me abandono nas tuas mãos e não peço para ver agora o que tenho que ver mais adiante basta para mim um passo de cada vez como o cardeal newman dizia o senhor eu não peço para entender agora o que depois e tu me mostrasse basta que eu sei que há um trono no céu
que alguém sentado nesse trono que tudo está nas tuas mãos que tu me amas e tu tem a minha vida amorosamente nas tuas mãos mas compreenda o que muda tudo e muda tudo e a gente encontra forças e a gente encontra coragem é a questão é se eu creio não creio hoje eu li um artigo muito bonito muito bonito do padre rolyan caron que é o praticamente o líder espiritual daquele movimento comunhão e libertação ele dizendo no dia onze de fevereiro e quando o papa renunciou ele disse todo mundo por um minuto instante se calou
crente ou não crente cristão ou não cristão católico ou não católico um por um momento o mundo ficou perplexo e então ele disse que mas que acontecimento é esse que é capaz de calar por um minuto instante o mundo e ele disse vale a pena perguntar de quem é esse esse racimg quem relacionamento esse raça que tem encontro o que segredo esses dois tem esse homem tomar uma decisão dessa oi e aí o padre carlão disse e mais ainda a minha pergunta é outra quem é esse critério o que fascinou de tal modo esse homem
a ponto de se homem porque jogou a vida nele ter tanto realismo o sertão livre interiormente tão senhor de si tão senhor da situação e ele disse quem és tu o cristo que faz isso na vida de quem de quem é teu amigo tão amigo a ponto de ser teu contemporâneo é mas aqui é exatamente isso quando eu creio de verdade cristo não está no passado uma coisa que eu acho bonito em algumas imagens de santo e por exemplo são francisco tem uma imagem de são francisco vocês conhece que aparece são francisco abraçando o cristo
na cruz e pisando globo e é isso que justificado francisco abraçando na cruz e pisando globo e pronto então veja ali tem duas coisas que me impressiona e veja que loucura francisco é do século 13 o cristo é do século primeiro e os dois são contemporâneos ii o francisco abraça cristo ir para francisco cristo não está no passado já está no hoje da vida dele e por que abraça cristo e cristo crucificado francisco se torna maior que o mundo eu tenho mundo debaixo dos pés e são bento no momento de morrer um pouco antes viu
o mundo pequeno um pequeno como uma pequena circunferência e não é o mundo que era pequeno é que bento tornou-se grande demais maior que o mundo ah e por quê porque à deriva cristo e essa contemporaneidade com cristo porque é que os acontecimentos engolem a gente e porque é que as ondas do mar da vida nos afoga porque é que a gente morre afogado num copo d'água é por esta falta e da perspectiva de cristo na nossa vida é mas exatamente a fé a fé nos leva isso cristo caminha nesses corredores o cristo participa da
sua vida ele contemporâ e não está longe e qual é o nome dele é manuel o santo é o reino de rival o abade cisterciense do século 12 um comentário pregando na noite de natal ele dizia verde o nome do menino vídeo nome é manuel deus conosco antes parecia a deus acima de nós e parecia às vezes até deus contra nós mas agora olha aí a manjedoura emanuel deus conosco nunca mais deus em nós nunca mais nós sem deus deus próximo de nós bom então a fé a fé nos dar esta graça eu disse experimentar
a contemporaneidade de cristo isso nos dá uma liberdade e por exemplo tem certeza e tenho certeza com convicção porque acompanhe os inscritos o pensamento do santo padre desde 1981 tenho certeza o que bento 16 para tomar essa decisão nenhuma vez nenhuma vez perguntou o que é que vão dizer é mas tem que ser certeza uma única vez ele não se colocou essa pergunta e o que é que a imprensa vai dizer o que é que vão achar é porque ele é livre oi livre é o homem que se torna amigo de cristo o homem que
adere a crítica é livre é porque só tem a cristo diante dos olhos a conversa é com cristo e nos acontecimentos da vida da gente como a gente não é livre o bastante como a gente esse diálogo com cristo na fé em nós às vezes é tão falho eu vejo os acontecimentos eu vejo as pessoas eu vejo a situações e não consigo discernir cristo nelas e quando de verdade eu tenho fé quando de verdade eu sou contemporâneo o íntimo de cristo venha o que vier eu olho jesus e digo senhor o que tu queres de
mim com isto com esta situação o que tu queres senhor veja o diálogo é com cristo e eu digo muito preocupadas quando conversa mas o divertir e o bispo do meio da sua vida e tire o berço e como assim o bispo lhe dá uma ordem o bicho transfere você ela invés de você ficar remoendo aí tira o bicho da frente vá direto ao que interessa a jesus senhor o que tu queres de mim o senhor é isto que tu me pedes me dói viu me custa este me aqui ó e isso é que é
e isso é ser contemporâneo a cristo bom e é nisso que a gente tropeça tanto aí a gente moura xinga desobedece reclama para igreja e perde a chance é de dizer um sim ao senhor e qual é o nome diz que falta de fé a cegueira a seguir espiritual e por isso eu coloquei aqui pense bem quem crê de verdade consegue cada vez mais ver deus em todas as coisas eu sei discernir a presença do senhor nos acontecimentos miúdos da minha vida ó e aqui veja uma frase da vida que o primeiro catecismo da igreja
mais antigo do que o apocalipse mais antigo do que a segunda carta de pedro olá seja aceita como um bem tudo o que te acontece sabendo que nada acontece sem a permissão de deus é de matar né é só na fé é só na fé em santa teresa não diz como é que ela diz naquele naquele poema dela formosura que cds ela diz junto como é que ela não desatres fez o que a thais pois a tá dando força das até por bem todos os males ou seja se eu tiver atado em cristo e esse
lá só laço que assim juntar as duas coisas desiguais não desatres o que a thais pois a tanto força das até por bem todos os males esse laço o espírito de cristo é o laço é o vínculo amores ah pois bem e se a gente estiver atado a cristo venha o que vier a gente vai ter força clarividência sabedoria tá tirar o bem é do mal que vier e faça o que fizer com a gente a pergunta da gente não vai ser porque fizeram isto comigo mas vai ser outra mais inteligente mas cristã vai olhar
jesus às vezes chorando viu e vai dizer senhor o que é que eu faço com isso que fizeram comigo e repare que a pergunta é diferente não é porque fizeram mas o que é que eu faço com isso que fizeram e o que é que eu faço na perspectiva do reino de deus o que é que eu faço como um sim a ti como um canto de amor até como um sacrifício e um lounge sater o style tá bom vamos voltar para o nazarenos no primeiro momentinho desacreditado estava assim né mas foi rapidinho a este
primeiro impulso segue-se o outro totalmente diverso os nazarenos como que acordam do sonho do messias que chegou e cai na real esquecendo a capacidade de sonhar o sonho da fé esse sonho eu acabei de escrever para vocês viver assim é o sonho sempre ver se assim veja mas o nazareno não querem sonhar cair na realidade da rotina sem couro recordam que jesus é como eles nazareno filho do carpinteiro e por isso não pode ser o messias e julgam-se realistas e práticos e por isso já não conseguem admitir que o messias esteja entre eles seja um
como eles tão próximo deles não é esse o filho de josé é isso aí eu conheço esse foi meu colega isso conheço direitinho o santo de casa e não faz milagre a gente não deixa nem que o bichinho pudesse fazer então deixa ele fazer nada e veja e reparem só tá certo o realismo dos nazarenos e realismo entre aspas impede-os de ver a presença de deus e na verdade não se trata de realismo é mas de fechamento de falta de capacidade de estar aberto para surpresas de deus e ele se torna cegos e duros de
coração triste senso prático é triste realismo estes que nos impedem de sonhar de ver e reconhecer a presença do senhor o e de abrir o coração para ele e assim fechados o dmaa vontade os nazarenos põe-se a bisbilhotar no espera curiosa e superficial de um sinal nós vamos ver se ele vai fazer algum milagre veja no disc curou a sogra de pedro que expulsou o demônio em cafarnaum lá o pessoal não conhece celular ele pode enganar aqui vamos ver se ele vai fazer veja mais uma vez se vocês olharem evangelho de marcos de marcos marcos
diz que jesus admirou-se ficou espantado com incredulidade deles e os nazarenos conseguiram pegar jesus de surpresa e jesus sabia que eles eram ruim mas naquele grau foi uma surpresa jesus ficou admirado e marcos usar um verbo que mateus depois ajeita mateus como escreveu depois que já tinha pegado o marcos e olhando aí saiu ajeitando marcos diz e não pode fazer ali nenhum milagre não pude e a ruindade era tanta o fechamento era tanto que nem um milagre ali tenha sentido mesmo matheus a gente dizer não quis fazer nenhum milagre mateus é mais piedoso é que
vai te der volto marcos é mais duro logo pode olhar as duas narrativas então escutem só e veja os nazarenos agora querem tentar a jesus faça um milagre que a gente ver mas meus irmãos meus irmãos mais novos jesus nunca dá sinais a quem não crer eu nunca e não tentarás o senhor teu deus é de jesus isso nunca dá satisfação a quem o desafia a mostrar seu poder você repare quando é por veja que nesses encontros eu procuro sempre mostrar a vocês a partir do evangelho a atitude interior de quem jesus encontram jesus fez
milagres para um centurião romano opressor duro e jesus servi-la dental chefe da sinagoga que devia ser fariseu jairo a jesus seja ele encontrar uma pessoa desarmada e ele encontrar uma pessoa que precise realmente o que seja aberta e ele a cole e agora não seja parece um shows não se mascararem não seja autossuficiente porque o senhor não vai dar a mínima bola e pelo motivo que eu já disse se você é assim duro o reino não pode entrar em você olá meus irmãos não somos nós que entramos no reino esse é o reino que entra
na gente é e o reino entre em mim se eu criar espaço para o deus e pai de jesus no meu coração e se o reino entrar em mim se deus reinar em mim eu estou no reinado de deus é mas se eu expulso se eu expulso se eu não permito que deus entra e aqui está a questão o único sinal que jesus dá a quem pede ensinava assim lembra que os fariseus pediram que se lá alto mostras que sinal que obra to realize as os danos um sinal que é que jesus responde o sinal
de jesus é um sinal ao contrário o sinal de jesus é um contra sinal uma geração ma e adúltera busca um sinal como hoje hoje mundo aos buscar sinais e o senhor não dá mas nenhum sinal lhe será dado exceto sinal do profeta jonas é para o sinal que jesus da como jonas esteve no ventre do monstro marinho três dias e três noites assim ficará o filho do homem três dias e três noites no seio da terra o sinal que eu te dou é esse tua descrença vai me matar e eu morrerei por ter é
o sinal que eu te dou é a minha fraqueza é o meu amor por ti até da vida na cruz e o atc sepultado como um cadáver este é o único sinal que não é amigo um sinal claro do amor de deus do compromisso de deus conosco deus amou tanto o mundo até entregar seu filho em milagres graças alcançadas sucesso obtido nada disto é sinal definitivo do amor e da presença de cristo a jesus previnil e a escritura diz que o anticristo faz milagres é então que os falsos profetas fazem milagres e tão grandes que
podem seduzir até os eleitos de deus tá lá no discurso escatológico de jesus está lá na carne as cartas apostólicas está lá no apocalipse a todos os milagres são amigos todos em todos eles é o único sinal que o senhor deseja que compreendamos é o seu amor capaz de entregar-se até a sepultura até estar no ventre da terra todo aniquilado todo entregue todo derrotado por nós este é o único sinal isento de qualquer ambiguidade e este é o único sinal que o mundo não quer ver é porque é um contra sinal é porque não é
a lógica do mundo ah e não é a minha sou sincera vocês e desconfio que também não é a de vocês o que se a gente pudesse escapar da cruz a gente escaparia e se a gente podia se pudesse sugerir a nosso senhor um caminho diferente para salvar o mundo quem aqui não daria um bom conselho a ele como o pedro deu bom então veja no entanto o sinal que o senhor não está qual é a sua cruz e esse é um amor que se entrega é o amor que me mostra até onde eu sou
importante para ele até onde ele perde a vida por mim a jesus recusa-se a ser um tapa buracos a ser um astro pop a ser aquele que entra nos nossos esquemas e cumpre um papel que lhe damos na nossa vida os senhores jesus nunca se deixa manipular nunca aceitam suborno de ser agradável e corresponder às expectativas para ser aceito e não é o senhor que têm que se converter a nós somos nós os que devemos nos converter a ele é isto ou perdê-lo e por isso mesmo diante dessa atitude dos nazarenos bom então salvaremos agora
querem um sinal e jesus disse máscara e os nazarenos estão já pensando jesus desmascara médico cura-te a ti mesmo tu não fizeste milagre em cafarnaum faz aqui na tua terra para gente ver ou seja e não está sabendo os créditos demonstração show como herodes lembra que herodes quer que jesus faz algum sinal na frente dele como o mico de circo ah pois bem sua reação a atitude dos nazarenos é dura dura com aqueles corações de pedra a jesus desmascara a má vontade dos seus com patriotas e aí jesus quando quer maltratar ele maltrato a jesus
coloco na fazendo lá em baixo a jesus olhe você se lembra do tempo do profeta eliseu lembram pois bem o tempo do profeta eliseu século nono e quantas viúvas no tempo do profeta elias século nono quantas viúvas existiam israel mas vejam deus mandou o elias para casa de uma viúva pagã em sarepta ó tá vendo uma viúva pagan mereceu mais do que as viúvas de israel todinha bom e no tempo do profeta eliseu quantos mais próximos havia em israel um monte mas aliseu só curou um não pagam naamã que veio de damasco e o que
é que jesus está dizendo para vocês eu não faço o sinal nenhum vocês não merece e eu prefiro fazer para os pagãos e eu prefiro fazer para os de fora e vocês não merece o ailson quer ver jesus colocar baixo dos pagãos então ele fez jesus com isso né eles ficam furiosos porque no fundo jesus mostra passa na cara deles a dureza do coração deles o que eles são incrédulos que eles são piores que os pagãos que os pagãos são melhores mais abertos mais receptivos ao reino de deus do que eles bom então eles assumem
uma atitude surpreendente e ao invés de parar dizer mas é mesmo a gente não aí azeda mesmo com jesus vejam ao invés de se abrirem para essa alfinetada de jesus esse corrigir fecham-se definitivamente e expulsão no da sinagoga e da cidade com o gravíssimo intuito de matá-lo e a jesus muito tanto seguir o seu caminho ah e eles ficaram perderam jesus e perderam jesus a jesus nunca fará um milagre em nazaré eu nunca e veio para o que era seu bom e o seu não acolher a ó e aqui eu gostaria de colocar algumas coisas
para a gente pensar a partir disso desse texto bem práticas eu sei reconhecer as visitas do senhor e nas pessoas ao meu redor e com a consciência de que dos meus irmãos companheiros de dia a dia o senhor me visita aproxima-se de mim dirigi-me à pelos e eu reconheço que meu irmão pode ser uma presença de cristo para mim uma voz de cristo para mim um apelo de cristo para mim o meu olhar em relação aos meus irmãos esse é um olhar iluminado pela fé é aberto a surpresas da graça de deus ou ao invés
esso é um olhar superficial rotineiro de quem nada mais espera da pessoa que já me é conhecida bom aquele ali eu já conheço dali desse mato não sai coelho dali não sai nada que preste quero nem saber eu matei o meu irmão e isso é matar o irmão e é matar por isso que jesus diz aquele que diz é o seu irmão louco é réu de morte aquele que chamar o seu irmão cretino patife vai responder em juízo até que jesus quer dizer com isso e aqui na questão é palavra quer dizer aquele que rótulos
ah o seu irmão de tal jeito que ele tá perdido para aquele ali não serve para nada para mim tá acabado então jesus disse tu és fiel e tu será julgado por deus tu mataste o teu irmão ou seja tu tiraste do teu irmão a capacidade o tutú ignoraste no teu irmão a possibilidade de se converter o pior que o irmão seja por pior que uma pessoa seja você não pode dizer aquele ali não tem mais jeito não tem mais solução o porquê de vos deus espera sempre por nós deus a graça de deus pobres
a graça de deus sempre nos apelada eu posso até não ia abrir mas deus não desiste da gente nunca bom então se chamar o irmão patrick pronto aquele ali todo mundo zomba dele bichinho não pode nem abrir a boca para dar uma pneu todo mundo já tá rindo porque ele acredita no eu matei meu irmão eu já coloquei um rótulo nele e ele é o pré-conceito que destrói a dignidade do irmã e é isso que jesus não aceita esse jesus tão delicado com as pessoas e compreendem e a gente faz isso e a gente faz
oi e a gente termina expulsando nosso senhor da nossa vida se vocês repararem como a gente tem o tempo todinho que se examina com serenidade não precisa ficar se culpando seco e com serenidade mas dizer senhor a revelar revelar meus caminhos mostra senhor mostra o que eu tenho no meu coração corrigir-me senhor e eu serei corrigido senhor se a luz do meu coração não deixe senhor que as minhas escuridões falei mais alto porque a gente tem no coração como uma aquelas manchas de petróleo quando cai no mar que estão se alastrando pelo nosso coração ah
e deixa o nosso coração tenebroso nosso entendimento tenebroso e a gente começa a ver a sentir a julgar segundo mundo e não segundo deus bom então quando eu rótulo meu irmão compra ainda então eu prendo o meu irmão no passado ou prendo o meu irmão não preconceito e tiro do meu irmã é a chance de mostrar que ele é diferente que ele pode mudar o que ele pode mudar deus não desiste nunca da gente eu nunca e outra coisa a anp as correções que o senhor me faz através dos acontecimentos dos irmãos qual é a
minha atitude quando eu sou corrigido veja jesus cutucar os nazarenos para corrigi-los ele sair azedam de vez e expulso da sinagoga quando eu sou corrigido quando me mostram não é acesse me mostra de modo delicado às vezes podem mostrar com a grosseria às vezes uma situação crítica me mostra uma coisa em mim que eu não via bom mas quando quando deus através dos acontecimentos me corrigir e eu acolho compra indo a correção e mudando de atitude ou ao invés fechando me expulsando o senhor da minha consciência e o mato no meu coração e eu posso
matar o senhor no meu coração e eu posso e olha você seja eu sou bispo e vocês imagine o desafio para um bispo além de manter uma visão de fé é sobre a igreja sua diocese seus padres o povo de deus esse é um treino e se o bispo não reza e ele vai esquecendo que ele é e ele vai esquecendo quem é o irmão a habilidade dos seus padres a dignidade dos leigos e vai esquecendo ó e vai começando a pensar a sentir conforme o mundo bom eu mando aí como é que a gente
desse obedece como é manda quem pode obedece quem tem juízo pronto é isso a critério evangélico beijão tô dando exemplo meu e vocês tirem na vida de vocês então é um exercício com pino eu vi se colocar diante do senhor eu disse deixar corrigir pelo senhor de se deixar iluminar pelo senhor a gente pedir mais pedir mesmo tem um versículo do salmo que eu já gosto da amy bom senso retidão sabedoria pois tenho fé nos vossos justos mandamentos olá seja por mim mesmo eu não tem senhor dani bom senso dai-me desconfiômetro dani retidão no meu
agir da minha sabedoria sem saber como agir quando agir em que medida av e nós todinho diante do senhor somos discípulos e nós todinho diante do senhor somos frases somos mendigos temos de aprender e por último pense bem não pode haver tantos irmãos que não são religiosos desculpe irmão não pode haver tantos que não são religiosos e no entanto sejam mais abertos e disponíveis para reconhecer e acolher os sinais do senhor o que aqueles da família do senhor e nós os que participam de nossos grupos de nossas comunidades de nossa diocese de nosso clero e
os nazarenos eram picasa e os nazarenos eram praticamente que os parentes de jesus e se criaram com jesus e não souberam reconhecer lá nós somos a família de jesus nós sabemos reconhecê-lo e nós sabemos discernir a presença dele nas pessoas os acontecimentos e então ficamos meus irmãos com esses pensamentos o nosso auxílio está no nome do senhor um