T mestre fala galera é um prazer estar com vocês mais uma vez indivíduos galera do proenem alunos etc muito bom estar com vocês hoje né tivemos um probleminha técnico aí no caso um probleminha que ocorreu no YouTube e é bom a gente comunicar o seguinte o problema foi da Rede foi do YouTube em si não Da gente aqui no proenem tá então acompanha pelo Facebook aí essa aula posteriormente vai est vai estar na plataforma para vocês então quem é assinante depois vai poder ver aula com calma eles espalharem para todo mundo que aula vai ser
no Facebook show Então olha só quem tiver aí ainda e não manda pros seus amigos manda pra galera que aula tá rolando aqui no Facebook ok Compartilha o vídeo aí pra gente pra gente não perder os alunos que estavam vendo pelo YouTube show de bola foi problema técnico mesmo a gente não teve nem como controlar essa essa questão aí tranquilo segundo ponto do YouTube exatamente problem do YouTube não nosso tranquilo outra coisinha falar com vocês é o seguinte hoje nós vamos tratar e falar de um tema de um autor no caso que eu acho que
não existe autor na sociologia que abarque que traga mais emoções positivas ou negativas do que o KL Marx né a gente vai falar de um autor que é o sociólogo alemão KL Marx que é um autor que desperta paixões e desperta também certos eh ódios certos problemas em relação à sua visão o que eu quero que você aluno pro Enem tem a consciência e tem a percepção que é não importa se você gosta ou não gosta do c Marx Não importa se você tem uma afeição ou não pela visão marxista Não importa se você gosta
ou não da esquerda direita de socialismo capitalismo e por aí vai o que importa é que você quer passar o que importa é que você quer aprovação o que importa que você quer ver seu nome lá no jornal com aprovado no vestibular E para isso o kmx vai te ajudar então Ah Leandro eu não gosto de kmx eu não concordo com a teoria dele eu tenho que assistir a aula é Claro porque cai e cai em grande quantidade márci é um autor recorrente no ENEM já caiu mais de uma vez e além de ter caído
mais de uma vez no Enem é recorrente também em outros vestibulares do Brasil Então você que tem intenção de passar tem intenção de ser aprovado deixa de lado sua visão política deixa de lado a sua visão social deixa de lado que você acredita o que você defende e se comporte com maturidade para entender um dos autores que é um dos mais influentes da história da sociologia e nós podemos afirmar com veemência que é um dos autores que mais Impact ou as alterações históricas que nós vivenciamos e que nós vivenciamos como um todo então é isso
que eu quero de você hoje eu quero maturidade do aluno quer passar eu quero maturidade do aluno que vai buscar a aprovação eu quero que você desvencilha a sua visão política Ah eu concordo com cal Marx Eu acho tudo que ele fala perfeito Tá mas vamos também ver de uma forma crítica ou ah Eu discordo de que Marx eu não concordo com que ele fala mas vamos também observar entender os conceitos até porque na sua prova ele pode estar na sua prova ele pode ser cobrado tranquilo vamos junto antes de começar a aula antes de
começar a explicação em si eu quero aqui parabenizar e agradecer a minha Portela né campeã 33 anos depois uma felicidade sem fim na última aula eu falei hein pode olhar nos vídeos aí ó vai ser campeã e foi né 33 anos depois mas finalmente tiramos esse jejum e segundo pra galera Mengão Flamengo hoje mais tarde rumo ao bi show de bola olha só hoje vamos falar de calmar das classes sociais é importante primeira coisa antes de começar contextualizar o momento histórico onde Marx está escrevendo contextualizar Em que momento da história o Marx escreve sua obra
Em que momento da história elabora sua teoria o Marx vai escrever O Manifesto Comunista que é o seu livro mais popular mais divulgado e mais difundido no ano de 1848 ou seja ele tá escrevendo no momento gente que a Europa tá em ebulição que a Europa tá fervendo que a Europa tá com é um engajamento social político econômico financeiro em grande alteração com grandes modificações Então você aluno proenem aluno inteligente que já teve aulas sobre revolução industrial vai lembrar e vai recordar que em 1850 se inicia um processo que é a segunda revolução industrial ou
seja se ele escreve em 1848 ele já está escrevendo vendo todas as modificações históricas que estão ocorrendo ele já está escrevendo observando e compreendendo todas as mudanças sociais que ocorrem naquele contexto show de bola a segunda coisa que você como aluno para Enem que já T outras aulas anteriormente vai perceber é que ele escreve também no momento de sociologia está surgindo lembra a nossa primeira aula que nós falamos que a Sociologia Ela é filha da Revolução Francesa Industrial ela é fil desses processos históricos geral modificação Marx está nesse contexto Marx é um autor que vai
mudar a história a partir da sua obra escrita no século X ou seja escrita no momento pós revolução francesa E no momento onde a Revolução Industrial está se consolidando e se difundindo pela Europa e até pra América como Estados Unidos no caso show de bola esse autor esse aqui né esse velhinho barbudo aqui muito simpático né ele vai ser um autor que a gente tem que compreender que nenhum outro sociólogo nenhum outro ok conseguiu exercer a mesma influência histórica do que ele então quando eu comecei a aula falando para vocês que não me interessa muito
se você ama ou se você odeia o Marx é porque Esse rapaz ele foi essencial pro processo histórico ele influenciou posteriormente correntes políticas sociais revoluções que vão influenciar o cotidiano político partidário até 2017 até atualmente e por isso que você precisa estudá-lo show de bola Olha só Quais são as influências do Marx quem Marx se baseou em quem Marx estudou o quem Marx olhou para formar a sua teoria tranquilo primeira coisa é que você você perceba que todo autor possui anteriormente a sua obra anteriormente ao seu processo histórico um contexto de autores que o influenciaram
que moldaram e formaram a sua corrente teórica que moldaram e informaram aquilo que ele vai escrever a maior influência marxista O autor que mais influenciou a obra de Marx foi aquele indivíduo ali ó Hegel Hegel é um autor um filósofo que vai desenvolver de forma elaborada um conceito que até existia previamente que é o da dialética que que é a dialética eh hegeliana e como Marx se apropria dela o Marx vai pegar a dialéctica de Hegel que falava o seguinte que as alterações ocorrem de forma constante que as modificações eh sociais históricas ocorrem de forma
permanente que o mundo é uma constante mudanças de acontecimentos um constante fluxo de modificações um constante fluxo de eh questões de oposições que ocorrem uma mar vai pegar essa ideia e vai se apropriar dela ele vai pegar essa ideia de da dialética de hego da dialética hegeliana e vai pensar Hum bom isso aí gostei isso aí realmente pode servir de influência para processos históricos isso realmente pode servir de influência para processos sociais e ele vai elaborar sua teoria se baseando principalmente nessa ideia da dialética de hego tá de mudanças que a sociedade passa por alterações
passa por modificações constantes permanentes em conflito de oposições o Hegel falava de uma coisa que é a tese e a antitese que uma se contrapõe a outra entram em bate e geram algo novo Marx vai se pressupor disso Marx vai se basear nisso nessa ideia hegeliana de que duas visões contrárias vão entrar em conflito e vão gerar algo novo de forma constante show de bola o outro autor que serve como base com uma uma fluência também de Marx é esse rapaz aqui ok o Adam Smith o Adam Smith No caso ele vai ser um Liberal
escreveu um livro muito importante muito relevante que são que é chamado a riqueza das Nações no qual ele vai estabelecer as relações liberais no qual ele vai relacionar ali no caso o que seria o papel do estado o que seria no caso o molde de um estado capitalista de certa forma isso também serve de influência para Marx Por quê o Marx é um autor que vai analisar o período histórico e a partir daí ter um autor que explique que movimente as relações capitalistas também vão servir de influência o pensamento liberal para ele também servia de
influência das modificações que ele traz do que era visto anteriormente show de bola nós podemos falar também como influência no caso o socialismo utópico francês esse socialismo utópico francês eram formatos de visão socialista anteriores A Marx mas que não praticavam ou não buscavam ainda a Praxis a prática de alteração de mudança de fazer de fato uma revolução de fazer de fato uma alteração mas a ideia socialista ela já existia o contexto socialista ou a ideia o conceito como um todo já era prévio já viveu já acontecia Ant Marx mas não da mesma forma não da
mesma maneira o Marx vai alterar isso daí tranquilo e outra coisa nós podemos falar de antecedentes históricos e quando eu falo aqui de antecedentes históricos eu tô falando para vocês da revolução industrial da Revolução Francesa de acontecimentos que ocorreram ao longo do século XIX que vão manifestar moldar e construir o pensamento marxista Então agora que você já percebeu Quem são as influência de Marx desse autor que eu falei várias vezes hoje já que é tão importante tão relevante vamos pra teoria vamos pra obra vamos entender para poder falar Bá ou bem vamos entender para poder
falar criticar ou para elogiar show de bola Vamos lá olha só a primeira coisa quando a gente pensa na visão marxista quando a gente vai estudar a visão marxista é importante perceber como Marx concebia a sociedade como Marx entendia a sociedade o Marx vai entender a sociedade um formato muito específico ele vai dizer que a sociedade é dividida do que ele chama de infraestrutura e no que ele chama al no caso tá no topo ali no topo né que é a supraestrutura o que ele vai falar pra gente é que para ele para o Marx
para a visão marxista da sociedade toda a sociedade é baseada em relações de produção toda a sociedade é baseada em relações econômicas o que ele quer dizer com isso o que ele quer mostrar com isso que para ele a política religiões instituições Justiça comportamentos a vivência social como um todo é baseada e influenciada por relações de Capital por relações econômicas porque por exemplo na aula passada Nós aprendemos sobre durkin o francês G durkin nós falamos aqui que para durkin a sociedade forma os indivíduos para dor Kai a sociedade molda os comportamentos individuais para a visão
para a compreensão de Marx da história não é assim que funciona paraa compreensão de Marx da história o que molda os indivíduos o que molda a história o que molda o pensamento humano são relações de produção é ali ó é a infraestrutura para ele é infraestrutura que molda relações sociais políticas econômicas históricas então a política para ele é consequência de relações de produção a religião os aspectos religiosos vão ter influência de relações de produção ou seja o que o Marx tá colocando pra gente jogando na nossa cara é que segundo ele o que controla o
que baseia a sociedade são relações econômicas como um todo então para Marx não existe você falar que a religião é mais importante que a economia que a política influencia a economia não é o inverso você muda o jogo e essa visão dele vai ser em relação a tudo e a gente vai chamar isso olha aqui ó lá em cima ó materialismo histórico o materialismo histórico Então vai ser uma ideia uma concepção um conceito uma teoria no qual o lado material a concepção material a concepção econ move a história que o mundo é movido por relações
econômicas que o mundo é moldado por relações de produção que o mundo é moldado e controlado pelo dinheiro atualmente e por outras formas de Capital anteriores foi tranquilo vamos seguir E aí quando você observa e olha pra visão marxista Ah Leandro Quer dizer então que tudo é mudado pelo dinheiro tudo é mudado pela economia sim é isso estou te falando e a partir daí o Marx vai estabelecer outra relação outro com conceito que é o seguinte para ele essas diferenciação de produção essas diferenciações econômicas que existem na sociedade vão gerar classes sociais Como assim classes
sociais classes que estão em posições nas relações de produção Como assim classes que estão na na classes que estão na em posições diferenciadas vão existir classes que estão no controle desse processo e Class que são subalternas a esse processo e isso ele vai chamar de de grupos sociais que possuem características semelhantes e esses grupos para eles estão em para ele está em constante conflito um grupo uma classe social e a outra permanecem e permeiam uma constante disputa uma constante disputa de produção uma constante disputa financeira uma constante disputa pelo que nós falamos antes que era
a infraestrutura que é a base material porque é a base material que gera os demais é a base material que vai gerar a política a religião As instituições a justiça o comportamento então para ele essa disputa social que ocorre entre as classes sociais é uma disputa Econômica devido a estar em posições em momentos em aspectos diferentes da produção Então vai existir uma classe que é vista como uma classe dominante que é a classe que detém que controla os meios de produção e vai existir uma classe que ele vai ver como classe dominada que é classe
no caso que não domina os meios de produção que ela trabalha que ela vende a sua força de trabalho em troca de uma remuneração troca de um salário em troca de algum tipo de benefício a questão é que para ele essa relação não é harmônica a relação existente entre uma classe social e a outra classe ela é conflituosa Ela envolve disputa ela envolve uma série de problemas de embroli essa disputa constante entre duas classes para ele vai mover a história Como assim vai mover a história o Marx vai dizer guarda isso no fundo do peito
que a luta de classes move a história e porque ele vai falar que a luta de classes uma história o que a história é a história da luta de classes porque para ele toda a alteração social que vai ocorrer ao longo da história vai ocorrer devido dessa disputa de classes sociais uma que é comandada e outra no caso que domina uma que é dominada e outra que domina que controla que manda essas classes sociais para ele no processo onde ele escreve a sua obra num processo onde ele escreve os seus livros vários por sinal ele
vai dizer que são duas a burguesia e o proletariado a burguesia como detentores donos dos mos de produção e o proletariado como indivíduos como pessoas que vendem a sua força de trabalho e aí entra a magia de Marx e aí entra o porque tantas pessoas vão criticar a obra dele e porque ele é um autor tão polêmico e aí entra o que você você agora tem que se distanciar da sua posição política do que você acredita e compreender a obra dele para o Marx essas relações entre burguesia e proletariado vão ser permeadas por uma tentativa
constante da burguesia em explorar o proletariado uma tentativa constante da burguesia em utilizar e formar instrumentos de dominação de controle de alienação Ok e isso vai se permear ao longo da história Tranquilo isso vai se permear ao longo do tempo Então olha só a relação para ele entre classes sociais vai ser primeiro uma relação de exploração certo Por que uma relação de exploração porque uma explora a outra no caso para ele a burguesia vai explorar o proletariado tranquilo a outra relação importante aí é de antagonismo Por que antagonismo são antagônicas as classes possuem interesses distintos
as classes possuem visões variações completamente distintas gente não dá para falar em conciliação para Marx as classes sociais para Marx possuem visões visualizações permeiam vontades diferentes ou seja são antagônicas mas quando a gente fala que são antagônicas aí vem embaixo complementares e aí você fala ué Leandro se elas são antagônicas como é que elas podem ser complementares o Marx vai dizer pra gente que o antagonismo ou seja elas pensarem de forma diferente tem uma forma de vivência e de mundo diferente não pode ser entendido ou compreendido de uma forma equivocada porque olha só o complementarismo
dela elas vem pelo fato de que uma não existe sem a outra não vai existir proletariado sem burguesia e também não vai existir burguesia sem proletariado quando a gente fala que elas são antagônicas complementares e possuem oposição nós estamos dizendo ali no caso que elas existem uma porque a outra existe só existe burguesia Porque existe proletariado e só existe proletariado Porque existe burguesia show de bola tranquilo vamos continuar E aí vem um grafico Zinho aí só um esquem Zinho para você perceber o seguinte para o Marx o grande problema das classes sociais é que essas
classes sociais passam por processos constantes de desigualdade né uma classe no caso explora a outra uma classe no caso domina a outra e esse domínio de uma classe sobre a outra vai gerar um processo grandioso de desigualdade esse processo de desigualdade que nós estamos falando aqui para Marx acontece e é acarretado e é vamos dizer assim referido devido à existência de uma coisinha chamada propriedade privada Por que propriedade privada porque ele vai dizer que sem existir propriedade privada sem existir Detenção privada dos meios de produção não existiria no caso desigualdades porque as desigualdades para eles
são fruto da propriedade pelo fato de alguns possuírem os bos de produção e outros não possuírem e aqueles que possuírem buscarem uma exploração constante para no caso ter uma maior lucratividade uma maior renda e por aí vai foi Olha só e aí eu coloquei para vocês é só para ficar ilustrado para ficar claro para vocês as duas classes de qual o Marx vai trabalhar uma que nós vamos falar que é a burguesia que são aí no caso os donos da produção os donos dos meios de produção e a outra classe no caso é o proletariado
e o proletariado é bom você lembrar e perceber o seguinte que eles vendem a sua força de trabalho ah Leandra eles vendem porque eles querem para Marx não eles vendem porque eles precisam eles vendem porque para eles é necessário essa venda é necessário vender essa força de trabalho Para que ocorra e para que uma subsistência uma vivência como um todo eles não são T essa opção se eles não vendessem a força de trabalho eles morreriam de fome eles precisam dessa venda para conseguir ter uma subsistência uma vivência um mínimo de condições sociais naquele contexto histórico
foi vamos seguir E aí vem aí começa a vir a magia a magia que eu falo não porque é algo mágico a magia que eu falo porque é como Marx vai explicando o que ele propõe porque se ele propõe uma relação de exploração se ele propõe uma relação no caso que uma uma classe social explora outra ele vai ter que explicar como essa exploração ocorre ele vai ter que explicar no caso como essa exploração é referida como ela acontece Como que essa burguesia explora esse proletariado né Como que essa burguesia domina esse proletariado Como que
essa classe dominante domina e controla os dominados né De que forma com quais instrumentos e um dos instrumentos Talvez um dos mais relevante um dos mais criticados também pelos seus críticos vai ser essa coisinha ali chamada mais valia o nome é esquisito o conceito o nome a formulação do nome é esquisito mas que ele quer dizer com a mais valia o que que seria esse conceito essa forma de exploração marxista a mais valia Guarda aí ó é a diferença né é a diferenciação entre o trabalho produzido a produção realizada pelo proletário e o lucro do
patrão ou seja a diferenciação é o quanto que eu produzo como proletário e o quanto que eu percebo como proletário o Marx vai dizer que o que ocorre relativamente grandiosamente na sociedade é que o patrão não repassa para o proletário não repassa para o trabalhador a constante fonte de lucro que ele possui o proletário apesar de gerir a produção de controlar a produção ele não tem o controle sobre o lucro ele não tem o controle sobre aquilo sobre as relações no caso que ele produziu o burguês pela visão marxista já que ele é o dono
da produção já que ele é o dono dos meio de produção O que ocorre que esse burguês explora o trabalhador para possuir o maior lucro para possuir uma maior relação lucrativa a mais valia Então vamos lá repetindo retrospectiva Mais valia uma visão no qual um conceito uma forma de exploração que Marx estabelece e que ele acredita existir da seguinte da seguinte forma da seguinte maneira não é repassado ao trabalhador não é repassado ao proletário né A real produção que ele realiza ou seja o trabalho que ele realiza é visto de uma forma diferenciada na recepção
salarial que ele possui ou seja o patrão não repassa diretamente ao planetário aquilo que ele realmente ganhou aquilo que el realmente lucrou ou um percentual mais elevado desse processo só que o Marx Além de falar que existe a mais valia ele vai dizer que existem formas de mais valia quais são as duas formas mais claras mais valias que nós vamos analisar primeiro essa aqui ó a mais valia absoluta a mais absoluta vai ser estabilizar da seguinte maneira vamos supor o seguinte você trabalha 8 horas por dia numa lanchonete tranquilo nessas 8 horas por dia que
você trabalha na lanchonete você ganha R 1.000 de salário E aí você produz nessa lanchonete sem sanduíches show de bola foi 8 horas por dia de trabalho você ganha R 1.000 produz Eh 100 sanduíches tranquilo vamos supor que posteriormente o seu patrão Fale para você assim ó Leandro a partir seu patrão não para mim né Fala Leandro a partir de amanhã você vai trabalhar 10 horas por dia aí eu já fico animado pô 10 horas por dia vou ganhar um pouquinho mais ele fala não você vai ganhar os mesmos R 1000 repara que se eu
trabalhava antes 8 horas por dia produzia 100 hambúrgueres agora trabalhando 10 horas por dia vou produzir muito mais mas quando eu tenho o aumento da carga horária sem o aumento do salário o Marx vai chamar isso de mais valia absoluta é quando você aumenta ainda mais a discrepância entre que o trabalhador produz e o quanto ele ganha porque se vocêe vai produzir mais tempo ele vai produzir mais e se ele vai produzir mais em mais tempo ele deveria ganhar mais quando esse ganho maior não acontece quando esse ganho maior não ocorre É porque pra Marx
está ocorrendo uma mais valia absoluta e aí você pode se questionar e pensar ué Leandro mas o trabalhador pode negar ele pode não queria trabalhar mais horas ele pode negar essa ideia de trabalhar mais com o mesmo salário e aí entra uma segunda visão de Marx que é essa aqui ó não tá aqui volta a segunda visão de Marx que é o exército de reserva Como assim Exército de reserva ou exército industrial de reserva o Marx vai dizer o seguinte existe uma gama uma massa de trabalhadores ok que está disponível para trabalhar uma massa de
trabalhador desempregada no caso que tá disponível está precisando e aceitaria o seu salário então se você negar trabalhar 10 hor por dia pelo mesmo salário não tem problema para o empresário não tem problema vai ter outro para ele colocar no lugar então para o que o Marc tá falando pra gente é que o desemprego em certa escala em certa quantidade certo quantitativo não é um problema porque forma uma massa de trabalhadores disponíveis para trabalhar e essa massa de trabalhadores disponíveis para trabalhar são trabalhadores que vão precisar trabalhar que necessitam trabalhar e vão aceitar vão concordar
vão vão aceitar qualquer tipo de salário de postura de posicionamento Então o que ele vai dizer é por mais que a mais valia absoluta pareça absurda o aumento da carga de horário de trabalho sem o aumento do salário esse absurdo se estabelece porque existem pessoas disponíveis que vão aceitar esse processo e guardem esse nomezinho ele vai chamar essas pessoas de exército industrial de reserva esse exército industrial de reserva Então vai ser uma massa trabalhadora desempregada disponível ao trabalho e que vai aceitar postos de trabalho com maior relevância exemplo vocês que eu cheguei um dia no
meu emprego num escola que eu trabalho eu falei assim ó a partir de amanhã eu quero ganhar r$ 2000 por mês meu patrão vai rir primeiro né vai dar uma risada na minha cara e logo depois ele vai falar Não nem pensar por ele pode fazer isso que ele pode falar que não vai dar esse aumento para mim porque ele sabe que em a qualquer momento ele consegue outro professor de sociologia ele pode buscar no mercado e conseguir outro ou seja o exército industrial de reserva ess a disponibilidade de trabalhadores disponíveis no mercado de certa
forma mantém os salários mais baixos pela visão marxista pela visão de k Marx lá escrito lá no século XIX esse Exército de reserva é essencial para o processo capitalista para um processo no qual os salários não podem disparar os salários não podem aumentar em grande quantidade foi retrospectiva Mais valia Ok um conceito no qual a visão social ou seja a relação produtiva que o trabalhador recebe está em desacordo com o lucro do do patrão por exemplo o patrão não repassa para o trabalhador o Real lucro daquilo que Ele produz a realidade da produção daquilo que
ele realizou tranquilo a mais valia ela vai ter tipos uma que vai ser a mais valia absoluta que é quando você aumentar o tempo de trabalho sem um aumento da produção e vai ter a segunda que nós vamos falar agora que é a mais valia relativa a mais-valia relativa ela vai ser ligada e comportada da seguinte maneira é quando o patrão cria ou estabelece alguma evolução nos meios de produção por exemplo eu vou usar o exemplo da hambúrguer que eu já tinha usado antes uma lanchonete eu tenho lá o trabalhador que trabalha numa lanchonete ele
produz 100 hambúrgueres em 8 horas por dia e aí um dia eu chego para ele e falou o seguinte Olha só comprei uma Chapa nova uma chapa super moderna que frita o hambúrguer muito mais rápido e agora a invés de 100 hambúrgueres em 8 horas por dia você vai produzir 200 hambúrgueres deem 8 horas por dia repara comigo o lucro do patrão aumentou sim aumentou o lucro patrão evoluiu com essa inovação dessa Chapa sim o trabalhador vai produzir mais lucro para o patrão sim porque agora nas 8 horas que ele tem por dia de trabalho
a lucratividade do que ele vai gerar é muito maior a lucratividade do que ele vai oferecer para o patrão é muito maior o patrão vai aumentar o salário dele e isso é mais-valia relativa é quando através de alguma inovação tecnológica de alguma mudança tecnológica de alguma alteração social na produção relativa à tecnologia a ciência ou algo do tipo a produção é aumentada a produção cresce Mas isso não é repassado ao trabalhador isso não é repassado para o planetário show de bola coloquei aqui para vocês depois definições simples de sobre Mais valia absoluta e relativa até
porque depois quem for baixar o material tem como acessar isso aí tranquilo então aí ó Mais valia parcela produzida pelo trabalhador não remunerada e apropriada pelo dono de produção absoluta aumento do trabalho sem aumento da remuneração e relativa implementação de novas tecnologias na produção gerando aumento produtivo sem repasse do lucro para o trabalhador é bom você lembrar e guardar esse sem repasse do lucro tá que é um ponto fundamental o trabalhador realiza o trabalho mas não possui essa lucratividade repassada na mesma escala beleza e aí entra o seguinte conceitos que são relacionados da mais valia
um deles Já falei com vocês hoje que é o de exército industrial de reserva que é o fato no caso dessa essa massa de trabalhadores disponível para trabalhar disponível na sociedade que está disposta a aceitar condições sociais inferiores porque ela está desempregada ela está com um processo aí de de disponibilidade social em larga escala tranquilo E além disso o outro conceito importante é o desemprego estrutural é o desemprego no caso que ocorre devido ao avanço tecnológico quando ocorre alguma mudança tecnológica de grande porte quando ocorre alguma mudança tecnológica grandiosa vai ocorrer isso aqui ó o
desemprenho estrutural é aquele desemprego que você não consegue mais estabelecer novamente o mesmo cargo é aquele desemprego que ocorre devido a uma mudança tecnológica que ocupa e que retira aquele indivíduo do mercado de trabalho Um Bom exemplo tá naquele filme sei se vocês vão lembrar desse filme agora A Fantástica Fábrica de Chocolate lembra desse filme no filme O pai do menininho lá ele tem uma tarefa de colocar a tampinha da pasta de dente na linha de produção bota tampinha bota tampinha E aí depois de um tempo cria-se uma máquina que vai colocar a tampinha da
pasta de dente o cara perdeu emprego mas perdeu para sempre porque a função que ele fazia desapareceu então o Marx vai dizer que esse processo está ligado a mais valia relativa está ligado Esse aumento produtivo em larga escala outra coisa outro exemplo possar para vocês em alguns países por exemplo não existem mais e trocadores de ônibus trocador de ônibus troca o dinheiro não existe mais caixa de mercado é tudo eletrônico não existe por exemplo frentista em IMP de gasolina isso é ligado a esse avanço tecnológico Lógico que retira que some Que Desaparece como a função
tranquilidade Então vamos lá recapitulando mais valia a diferenciação entre que o trabalhador produz né e o que é repassado a ele absoluta aumenta a carga de trabalho sem aumentar o salário relativa uma tecnologia nova que aumenta a produção mas esse aumento produtivo Esse aumento do lucro não é repassado para o trabalhador desemprego estrutural quando alguma tecnologia aparece e surge e essa tecnologia no caso vai gerar vai ocasionar as o sumisso daquela função o trabalhador não consegue mais estabelecer aquela mesma função porque a máquina substituiu ele porque a máquina tomou o posto dele e aí nós
temos por fim o exército de reserva que é uma massa de trabalhadores disponíveis para trabalhar disponíveis para estar dispostas e que mant os salários mais baixos mantém as Produções sociais mais baixas diretor deixa eu te fazer uma pergunta o tempo da aula hoje vai ser qual o funcionamento aí uma esticada Pode darada vamos até 30 40 então show de bola então vamos junto aí galera que tá pro jogo do Flamengo vai terminar a aula vaiar no jogo depois Então beleza vamos lá olha só o mar vai dizer pra gente também e aí entra começa a
aprofundar essa teoria que é existem classes sociais certo Existem duas classes antagônicas que estão em disputa no caso ele vai ter que é a burguesia e é o proletariado a burguesia vai buscar formma de aumentar a sua lucratividade o proletariado vai trabalhar porque ele precisa trabalhar e aí esse trabalhador vai trabalhar oit 10 12 horas por dia vai pegar trânsito vai ter uma condição de vida muitas vezes precária esse trabalhador no caso devido a trabalhar tanto devido a ter tanta dificuldade em manter sua qualidade de vida ele começa a não refletir ou a não mais
pensar ou a não mais ter tempo para chegar em casa Ah vou ler um livro vou chegar em casa ah vou ver um programa Super um documentário não ele no caso vai começar um processo que a gente chama de processo de alienação o que que é esse processo de alienação o trabalhador devido a estar relacionado num processo produtivo que o aprisiona que o incrementa e o que não deixa pensar fora daquele processo ele vai se tornar um processo e um trabalhador alienado O que significa falar que esse trabalhador tem um processo alienado é que ele
perde a consciência de fazer parte da classe trabalhadora ele perde a consciência de perceber a sua realidade social a exploração que ele sofre o trabalhador que está inserido na produção não consegue perceber muitas vezes essas instituições que Marx coloca da mais valia essas instituições que Marx coloca por exemplo do Exército de reserva e do desemprego estrutural que ocorre Ou seja quando a gente pensar em alienação não pensem ah alienado ele não pensa em nada tem até a ver mas alienado aqui é o trabalhador que não consegue ter estabelecido na sua cabeça na sua mente o
processo produtivo no qual está estabelecido não consegue perceber na sua cabeça o processo social no qual ele está inserido e esse processo de alienação o trabalhador sofre está interligado está conectado está de forma conjunta aí ao que nós estamos o que nós vamos chamar de ideologia quando eu falo ideologia em sala de aula quando eu falo ideologia para vocês vocês vão lembrar sei lá da do Cazuza Ideologia eu quero L para não não é isso tá não é essa ideologia de ah das pessoas quererem ter uma ideia para viver para sobreviver para realizar suas ações
Não não é nesse ponto ideologia tá ali ó no sentido marxista é uma ilusão uma mentira criada pelos dominantes para assegurar que os dominados ficaram passivos que que ele quer dizer com isso que que eu quis dizer quando eu coloquei ISO aqui no slide para você a ideia marxista a ideia da teoria de Marx é que para incrementar para evoluir esse processo de dominação esse processo de domínio de uma classe sobre a outra para incrementar e evoluir esse processo de uma alienação constante dos indivíduos que percam a sua Conciência de classe como trabalhadores vão se
instituir formas e comportamentos e hábitos que nós vamos chamar de ideologias as ideologias vão ser formas de ver o mundo formas de pensar que vão ser constantemente transpassadas para o proletariado e o proletariado que tanto trabalha que tanto se esforça ele muitas vezes não vai conseguir perceber o que tá sofrendo com isso e o que que é quais são as formas de se processar Isso aí são alguns discursos algumas falas algumas retóricas colocadas na mídia colocadas nos discursos sociais colocada nos discursos do patrão colocado nos discursos no caso da burguesia que Marx vai considerar que
são processos alienantes a ideologi são as ideias passadas para o proletariado com o intuito de gerar domínio com o intuito de gerar controle com o intuito de gerar Dominação e aí ele vai a gente pode usar alguns exemplos por exemplo todos temos direitos iguais é bonito é até romântico até V diz quer até uma lágrima aqui agora o ponto é será que somos mesmos iguais Será que somos realmente todos com os mesmos direitos Será que possuímos igualdade direitos na Nosa sociedade para Marx Isso vai ser um discurso deolo um discurso ideológico jogado para o proletariado
para ele manter-se trabalhando para ele manter-se calmo comportado para que ele não se revolve contra o processo produtivo que ele está vivenciando outro exemplo Vivemos em uma democracia esse exemplo aqui eu trouxe muito mais relacionado à ideia cotidiana a ideia que nós vivemos hoje em dia por vivemos uma democracia é bonito quer dizer dá entender que todo mundo pode participar que todo mundo pode eh compartilhar que todo mundo pode divulgar ideias será que é assim será que funciona dessa forma Será que a nossa participação política é efetivamente transformadora Será que nós podemos mudar o mundo
com a nossa com o nosso voto como um todo é uma reflexão de Marx para Marx esse tipo de discurso do tipo todos temos L iG ais do tipo vivemos uma democracia esses discursos vão ser discursos ideológicos ideológicos que buscam alienar controlar o trabalhador show de bola Vamos seguir outra a meritocracia isso é muito falado hoje em dia né é muito é um discurso muito comum na atualidade e gente novamente ó maturidade se você concorda com a meritocracia justo sua opinião política e social é importante agora vamos lembrar que temos estamos tendo uma aula sobre
k Marx e para o um discurso meritocracia onde aquele que se esforça mais que se dedica mais que tem mais mérito e vai atingir um posicionamento social para ele isso não passa de um posicionamento ideológico Por que que isso para ele não passa de um posicionamento ideológico porque para ele isso traz um discurso uma visão que o trabalhador que se esforçar vai chegar lá que o trabalhador que se esforçar vai conseguir ganhar na vida vai melhorar de vida e Marx não concorda com isso porque para Marx esse discurso muito mais é uma estratégia ideológica para
alienar e manter os trabalhadores sempre se esforçando sempre se dedicando sendo que pouquíssimos vão conseguir enquanto esse monte tenta vai gerando mais lucro para o empresário mais lucro para a burguesia mais lucro para o Patronato beleza mas um aí ó Cada Um busca suas oportunidades quando a gente fala ali Cada Um busca ess oportunidades tá sendo colocado e analisado a pensar o seguinte é um discurso social existente de que se você buscar se você lutar se você se esforçar você vai chegar lá depende de você você e aí quando você fala que depende de você
para o Marx tira as relações de classes individualiza a situação individualiza como se eu pudesse se você se esforçar também só que o Marx trabalha com classes por isso que o tema da aula é cal Marx e as classes sociais porque para Marx as classes sociais os pensamentos sociais não são desassociados ao indivíduo ou seja não dá para pensar que cada um buscando suas oportunidades o mundo pode melhorar o tem que melhorar para o mar é a condição de uma classe é evento social no qual uma classe vive essa disputa essa luta de classes entre
burguesia e proletariado não basta que o indivíduo mude esse padrão não tem que existir uma mudança na posicion no posicionamento e na condição que essas classes vivem e sobrevivem show de bola e aí entra uma coisa muito bacana e muito interessante essa particularmente eu acho que é uma boa sacada que é o feitiche da mercadoria Como assim o feitiche da mer adoria o Marx vai dizer que dentro dessa ideologia burguesa dentro dessa ideologia dominante que é passada pra gente que é passada para nós indivíduos como um todo acaba se colocando também um fetichismo na mercadoria
ou seja um fetichismo no produto Ou seja hoje em dia existe um feitiche em relação a marcas um feitiche em relação ao consumo Se você comprar um carro você vai ser mais legal se você usar uma marca tal você vai ser mais interessante se você usar um tênis tal vão te olhar de uma forma melhor você comprar tal roupa você vai ser visto socialmente de uma forma mais evoluída vai vai namorar mais meninas vai atingir mais pessoas e por aí vai esse discurso marxista esse discurso social de da mercadoria como um produto que tem que
ser buscado e consumido para Marx vai geral o que nós chamamos de fetichismo da mercadoria gente qu vocês pensam na palavra feitiche vocês pensam besteira né a palavra feitiche remete a algo sexual algumas vezes só que o fetiche aqui é o fetiche em algo que você deseja algo que você quer então para Marx nessa alienação que o trabalhador sofre está colocada também uma ideologia no qual comprar no qual consumir no qual cada vez mais buscar o consumo também é algo relevante então voltando retrospectiva de novo sociedade dividir em duas classes sociais proletários e burgueses os
burgueses querem dominar o proletariado isso ocorre através de uma luta de classes atra pelo fato do burguês ser dono da produção dos meios de produção e o proletariado trabalhar para ele esse processo de domínio ocorre através de alguns aspectos um deles é mais valia é quando o patrão é quando o burguês não repassa para o trabalhador tudo aquilo que ele produz ou Repassa uma parte muito diminuta muito pequena a mais-valia pode ser de dois tipos absoluta ou relativa absoluta é quando ocorre aumento das horas de trabalho sem aumento do salário a relativa ocorre quando ocorre
um desenvolvimento ento tecnológico um avanço tecnológico que aumenta a produção Mas isso não é repassado para o trabalhador tranquilo essa esse formato de domínio do Trabalhador também se envolve com processo de alienação esse trabalhador que tanto trabalha que passa horas de seu emprego passa a não se perceber mais como um parte do processo produtivo porque ele sofre um processo de domínio da ideologia burguesa a ideologia burguesa vai ser formada por discur que faz que esse trabalhador permaneça se esforçando permaneça trabalhando e permaneça desejando alguns produtos como por exemplo esses que são colocados como feti da
mercadoria é o sonho do carro novo é o sonho da casa própria é o sonho do celular mais moderno isso para o Marx vão ser formas instrumentos de manter sempre o cara trabalhando que ele quer o carro novo ele quer o Iphone 30 ele quer o Samsung Galaxy S90 ok ele quer se manter produzo porque ele pensa que produzindo ele vai lucrar e ele lucrando ele pode comprar essas coisas então fetia da mercadoria também faz parte dessa ideologia criada e colocada e movimentada pela burguesia show de bola e você pergunta Leandro você tá me dando
até uma depressão aí se a gente for concordar com o Marx então a gente sou explorado população é explorada Qual a solução e aí vem a diferença de Marx para os outros socialistas anteriores a ele e aí vem vem aí o que gerou as modificações o que gera de certa forma é as pessoas que odeiam a teoria marxista ou que não concordam com Marx O que é um direito né O que é válido mas tem que perceber o Por que qual é a solução que Marx dá para esse problema ele é um autor que vai
utilizar um conceito de Praxis que que é essa palavrinha aqui Praxis é a prática é a prática pelo fato de ele achar que o trabalhador ou a seja as classes sociais não podem ficar olhando esse processo de forma apática não participar ativa ele vai acreditar e defender a ideia de que o trabalhador tem que atuar para mudar essa relação tem que atuar para mudar esse cotidiano porque olha só vivemos no mundo capitalista né lá na frente né capitalista um governo ligado pela burguesia esse governo G burguesia para o Marx tem que acabar porque ele só
gera exploração e para esse governo acabar para essa luta de classes esse conflito entre borgu e proletariado se encerrar ele acredita tem incorrer uma revolução e essa revolução vai dar origem a uma outra forma de governo que seria o socialismo socialismo seria o que nós vamos chamar de Ditadura do proletariado E aí dá uma apan na sua mente que que o Marx quer dizer com isso ele quer dizer que a forma que nós temos de acabar com o capitalismo é realizar uma revolução onde se Coloque os proletários no poder os proletários ao longo do seu
governo ao longo da sua Ditadura do proletariado consigam estabelecer o fim da propriedade privada conseguir estabelecer uma igualdade social conseguir estabelecer relações onde os meios de produção deixem de ser privados de passem a ser coletivos deixem de ser particulares e passem a ser de todos quando o proletariado conseguir realizar isso quando o proletariado conseguir estabeler essa relação onde eh ocorra uma igualdade nos meios de produção nós vamos passar por uma terceira etapa que é o comunismo que é a ausência de estado muito a gente confunde socialismo com comunismo É bom lembrar o seguinte socialismo é
um formato de governo econômico também Onde existe estado um estado ligado que defende os proletariados um estado ligado que defende o fim da propriedade privada certo quando esse estado consegue estabelecer e realizar o que ele permuta o que ele deseja no caso passamos por um período que vai ser o comunismo que seria a ausência de estado o comunismo seria um momento onde as pessoas por não terem mais disputas sociais P luta de classe determinado pelo conflito entre burguesia e proletariado ter se encerrado já que não existe mais meio de produção particulares de privados não era
necessário mais um estado para regular um estado para comandar E aí você fala Leandro Mas isso não é anarquismo comunismo então é igual anarquismo não porque o anarquismo não pensa e não acredita e não defende a ideia de um momento transitório como o socialismo o comunismo não Ele defende uma ideia de uma transição uma transição que vai ocorrer através do socialismo Então galera olha só eu quero que você hoje saia daqui saia dessa aula que é uma aula cheia de conceitos e que você deixe de lado os seus preconceitos Deixe de lado que você acredite
perceba que para você passar no vestibular a teoria marxista a visão de Marx é relevante é importante então se você gosta não dele tá bom justo uma opinião política que é válida agora o que você não pode fazer o que você não pode deixar é que se influencia no seu estudos de influencia na sua capacidade Ender de refletir sobre sociedade tranquilo galera segue a gente lá tá para Enem oficial no Twitter para ENEM no Facebook @en no Instagram e por aí vai tá as redes sociais pra gente continuar aí juntamente com vocês galera um grande
abraço para vocês estamos juntos até a semana que vem Onde vamos estar falando de outro cara importante que é o Max Weber tá outro alemão abraços até a próxima que o Flamengo ganhe hoje Tchau tchau até mais bren a preparação que vai [Música] além