🔥 CONCURSO TCU | Autorizado para os cargos de Técnico e de Auditor. Banca e Edital em breve!

2.33k views7426 WordsCopy TextShare
Conversa de Aprovado com Lívia Seco
🚀🎯Atendimento para Mentoria Individual: wa.me/5561996474005 O concurso do TCU foi autorizado e de...
Video Transcript:
Olá, estou de volta com mais um vídeo para o canal. No vídeo de hoje, nós vamos falar sobre o concurso autorizado do TCU, Tribunal de Contas da União. E antes que me perguntem se dá ou se não dá se preparar para esse concurso, eu vou te dizer que a única certeza, a única garantia que você tem de não dar é não fazer nada a respeito.
Portanto, fica comigo até o final deste vídeo, pega tudo que eu vou te dizer e no final você toma uma decisão. O concurso ele está autorizado para vagas de técnico e de auditor, sendo que o cargo de técnico ele exige o nível mesmo. Não sabemos ainda se o cargo, a prova de auditor virá junto com a prova de técnico.
Por isso, neste vídeo, nós damos ênfase aqui ao cargo de técnico, mesmo, porque já existem outros diversos outros vídeos no canal que falam especificamente sobre o cargo de auditor, mas como vocês verão aqui ao longo do vídeo, ao longo da apresentação, é que existe uma correspondência muito grande na preparação do cargo de técnico para o cargo de auditor e você precisa, né, conciliar, precisa aproveitar essa grande oportunidade que é este concurso. Eu sou Lívia Seco, sou aora federal de finanças controle da CGU, professora e mentora para concursos públicos. Aproveita, já se inscreve no canal, ativa o sininho de notificações para ficar por dentro de todos os conteúdos que virão e me acompanhar até o final deste vídeo para você para que você saia aqui ciente de como fazer uma excelente preparação para esse que será um grande concurso, inclusive um grande concurso de nível médio, com oportunidades de nível médio.
Aqui nós temos a previsão para as próximas etapas. Neste momento, estamos temos a estamos tendo a realização do quinto programa de formação, quinto PF, de 5 a 30 de maio de 2025. Este é o PF dos últimos aprovados do concurso de 2022.
Então, após ele, não terem não temos mais nenhum candidato aprovado do último concurso, o que abre a possibilidade, abre as portas para o novo concurso, sim, para o cargo de auditor inclusive, tá? Neste momento, aguardamos a definição de banca do novo concurso. Essa banca, a previsão é de que ela seja definida ainda neste mês de maio com publicação do edital em junho, tá?
Veremos adiante que isso tem uma correspondência com que aconteceu no último concurso de 2015 para o cargo de técnico e também para o cargo de auditor. Não sabemos ainda se a realização da prova neste momento, que a previsão é de que aconteça em setembro, será só para o cargo de técnico ou também para o cargo de auditor. Importante dizermos que o cargo de auditor, o edital do cargo de auditor, ele é um edital mais robusto, tanto em termos de conteúdo programático quanto em termos de critérios.
novos critérios, como já apresentamos aqui, podem ser introduzidos no novo edital para que o órgão consiga ali calibrar bem, né, os candidatos que serão selecionados para compor o órgão neste novo concurso, né, naquele nesse momento e a partir de do último concurso para cá, o Tribunal de Contas tem trabalhado junto com a comissão organizadora do concurso para definir esses novos critérios de modo a selecionar candidatos que correspondam às às necessidades atuais do Tribunal de Contas da União E para esses critérios, nós já colocamos aqui, já ventilamos algumas possibilidades, com a possibilidade de prova oral, de um programa de formação estendido, a inclusão de novas disciplinas, como é o caso, por exemplo, do direito previdenciário no conteúdo programático do auditor e a possibilidade também de avaliação de títulos que não estavam previsto previsto, né, no último edital. Era uma etapa de concurso que não estava previsto no último edital. E pode ser que neste novo edital traga essa previsão de avaliação de títulos para que de repente o Tribunal de Contas consiga selecionar para o seu para compor o quadro agora desta vez servidores que já tenham alguma experiência tanto na iniciativa privada quanto no setor público, como também alguma bagagem acadêmica, né, como um mestrado, um doutorado, uma pós-graduação, enfim, para que então consiga, né, fazer frente e atender muito bem as demandas do Tribunal de Contas nessa nova seleção.
Então, é um edital mais robusto, um edital mais e que exige uma elaboração maior, tanto em termos desses critérios quanto em termos de conteúdo programático. E pode ser que não venha tão rapidamente quanto o cargo de quanto o edital do cargo de técnico, que é um cargo que vem sendo, né, eh, demandado, que existe realmente uma demanda grande do Tribunal de Contas da União para preenchimento dessas dessas atividades, né, que seriam executados pelo cargo de técnico e que hoje são executados por outros servidores, muitas vezes inclusive servidores comissionados. Então, o Tribunal de Contas, ele precisa realmente desses desses novos servidores, desses novos técnicos e de repente talvez não seja o caso de vir nesse novo edital já o cargo de auditor.
Mas é importante, imagino que vocês já vem aí de uma preparação importante. Se eu não me engano, o último, o primeiro vídeo aqui que eu trouxe pro canal a respeito do concurso do TCU, já se vão 8 meses. Então veja da importância, né, da gente agir no momento em que a gente tem ali minimamente alguma informação.
Então neste momento, gente, não é tempo, não há tempo, né, a perder e nem há também necessidade de ficar naquele, naquela indecisão sobre agir ou não agir. Estamos falando de um concurso importante de Tribunal de Contas, um concurso importante de área de controle e que teremos, né, na sequência diversos outros concursos de Tribunais de Contas e de Controladorias, ou seja, concursos de de da área de controle em que você aproveita toda a sua preparação. Então, lembrando novamente o que eu falei lá na frente, né?
Não há que se perguntar se há tempo ou se não dá tempo, né? Porque é a única certeza que você tem de não dar, de não dar, de não dar para, né, ser aprovado nesse concurso para chegar competitivo, mas é se você não fazer nada a respeito. E não fazer nada a respeito nesse significa também estar atrás dos outros concursos de área de controle que nós teremos, tá?
Então, portanto, toma a decisão, né? E tomando a decisão em se preparar para esse concurso, aja de forma coerente, né? De forma coerente à dificuldade desse concurso, de forma coerente aos benefícios, né?
os privilégios que tem um cargo como esse. Mas nós estamos falando de um cargo de nível médio, um cargo de técnico que tem uma remuneração inicial o ano que vem de 16. 000 para todos os outros benefícios, né?
Então acompanha aqui até o final que nós falaremos inclusive agora na sequência a respeito da banca que poderá realizar este concurso. Então temos duas fortes candidatas a realizar esse concurso, que é a banca Sebasp. Por que banca Cebrasp, Lívia?
porque historicamente foi a banca que realizou os últimos concursos do Tribunal de Contas da União, com exceção do último concurso de 2022 que foi realizado pela banca FGV. E aí, nesse quadro nós temos que últimos 30 concursos da área de da área de controle realizados entre 2020 e 2025, 11 deles foram realizados pela banca Cebraspia, ou seja, 37% deles e 19 deles, 63% foram realizados pela banca FGB. Então nós temos realmente uma presença nesse momento massiva da banca FGV em concursos em provas da área de controle, tanto em termos de Tribunais de Contas quanto em termos de controladorias e aí da União Estadual, Municipal, a FGV realmente tem encabeçado diversos concursos de área de controle.
é uma banca importante, é uma banca relevante, uma banca que tem um um padrão de cobrança ali elevado, um padrão de cobrança complexo. É uma banca que exige do candidato não só entendimento do assunto, domínio do assunto, mas também capacidade de compreensão e interpretação de textos e de solução de problemas de forma ágil, tá? Então, é uma banca que exige muito mais do candidato que não só o domínio ali do conteúdo.
E neste momento você precisa ser frio e calculista na sua preparação para que você consiga fazer uma preparação como se deve para este concurso. Então, Cebrasp de um lado, FGV de outro. Historicamente o Tribunal de Contas realizou seus concursos com a banca da Cebrasp, que é uma banca que tem ali na em geral são provas nos itens ali com aquela modalidade de item certo, errado, em que o item certo errado anulam o certo e assim sucessivamente.
Embora que, embora a Cebrasp também tenha realizado outro concursos recentes no formato de múltipla escolha, mas o padrão dela é aquele formato realmente certo, errado, em que há ali uma subjetividade nos itens e que você precisa ali se atentar, ter cuidado, ter cautela na resposta de cada um dos itens para que você não fique com uma nota negativa no final, né? Aproveita e me diz aí se ficou faltando dessa lista algum concurso que você saiba da Cebrasp ou da FGV que ela tenha elas tenham realizados. Eu acredito que estão todos aí, né?
E também aproveita e me diz aqui qual dessas eh preferiria, né, que o TCU utilizasse eh contratasse aí paraa realização deste concurso. Mas, sem dúvida nenhuma, são duas grandes e importantes bancas candidatas e fortes candidatas a realizar o novo concurso do Tribunal de Contas da União. Aqui nesse quadro nós temos os últimos concursos do TCU.
Veja que historicamente o Tribunal de Contas da União realizou realizava ali concurso, né, ano após ano, todos os últimos realizados pela banca Cebrasp, com exceção aqui do de 2022 que foi realizada pela banca FGV, como eu já coloquei para vocês. Em alguns em alguns anos, a o Tribunal de Contas da União trouxe vagas específicas, formações específicas, escolaridades específicas, como em 2019 ele trouxe aqui algumas vagas para o cargo para a especialidade de medicina, também TI, psicologia e em 2009 e 2015 o cargo de nível médio, o TFC, tá? com uma observação de que todas as provas, inclusive para o cargo de nível médio, para o cargo de técnico, teve a presença ali da discussiva, da cobrança da etapa discursiva em suas provas.
E, aliás, eu trarei aqui para vocês mais na frente quais foram essas discussivas do cargo de técnico da prova de 2015. Então, nós temos aqui em 2015 o técnico 42 vagas em 2015. Agora, em 2025, a previsão é de que 40 vagas na possibilidade de ser chamado mais do que essas 40 vagas, uma vez que a autorização também trouxe previsão para a formação de cadastro de reserva.
Então, em 2009, tivemos aqui 21 vagas para o cargo de técnico e agora em 2015, 42 e agora 40 vagas mais cadastro de reserva, tá? Então, historicamente, ano após ano, ali o concurso do Tribunal de Contas da União com esse gap grande aqui de 2015 a 2022. Portanto, não assusta que esse concurso seja realizado em 2025, porque é algo que historicamente se sucedeu aí, né, no histórico de concursos do TCU, né, esse gap grande que se deu basicamente, né, além de questões orçamentárias também por conta da pandemia do COVID em 2020.
Então, o concurso de técnico 2015, Lívia, como que foi essa essa prova, né? A prova ela se deu em algumas etapas, provas objetivas e provas discussivas. Não foi só uma prova discussiva, apenas foram várias, como vocês verão aqui na sequência.
E a segunda etapa, um programa de formação. O edital foi publicado em 9 de junho, a prova realizada em 9 de agosto. Não foram três meses, foram dois meses, né?
Dois meses de pós-redital. Então veja, existe uma correspondência aí, né, com o que se espera neste momento. Então nós, nesse momento, temos aí a previsão de definição de banca agora neste mês de maio com publicação do edital em junho, em julho e provas podendo ser realizadas ali entre setembro, né?
A expectativa é que a prova seja realizada em setembro. Então, tendo, né, a banca agora em em maio, o a publicação do edital até julho, nós poderíamos ter aí no prazo de 2 meses, então até setembro a realização dessa dessa prova. E Lívia, me preparar agora.
Nós estamos no mês de no mês de maio, né, no início do mês de maio. Se essa prova acontece em setembro, nós estamos falando de 4 meses a contar daqui até agora. Dá tempo?
Não dá tempo? Então, novamente, o que eu falei para vocês, nesse momento, vocês precisam tomar a decisão, agir, pegar todas as ferramentas que estiverem ao seu alcance para que você consiga fazer a melhor preparação e fazer essa melhor preparação, entendendo que neste momento vocês estão, né, devem se colocar numa situação de pós-edital, né, estamos numa situação de edital que ainda não temos ainda nem definição de banca, mas se as coisas acontecerem no ritmo que está previsto de acontecer, você precisa estar muito bem, sim, nos próximos 3, 4 meses, tá? Então é muito importante que você encare, que você abrace realmente essa causa.
Novamente é um concurso de área de controle. Este ano de 2025 e 2026, teremos diversos concursos de área de controle importantes, como é o caso da CGE, inclusive do próprio TCU, porque a expectativa é que haja outros concursos do próprio Tribunal de Contas da União para o cargo de auditor nos anos seguintes, como historicamente se sucedeu. Então, se isso ocorre, a sua preparação agora ela não é em vão, tá?
independente, independente de como você tá, se você tá do zero, se você tá no nível intermediário, se você tá avançado, não importa. O o que importa neste momento é que você faça uma excelente preparação desde já e se coloque psicologicamente já numa situação de pós edital, tá? Então, é possível que a gente tenha provas aí no em meados, né, do segundo semestre de 2025, cerca ali de setembro.
A gente não tem controle sobre nada, não tem controle sobre data de definição de banca, controle sobre data de publicação digital, controle sobre data de prova. O que você tem controle neste momento é sobre o que você faz, o que você age, como você estuda, o que, como a quantidade do seu estudo, dedicação de hora e de qualidade de hora de seu estudo hoje, amanhã e depois e depois e a cada dia sucessivamente até a data dessa prova. Então esse é o ponto, é dessa forma que você tem que encarar essa informação, essa notícia que tá sendo vazada para você aqui neste momento, tá?
Estrutura da prova de 2015, nós tivemos a prova objetiva com conhecimentos básicos, 50 itens, lembrando que era 50 itens, certo, errado, era banca Sebrasp e conhecimentos específicos também 50 itens discussiva. Tivemos ali três peças discussivas, né? uma questão de conhecimentos básicos, uma questão de conhecimentos específicos e uma prova excursiva de peça de natureza técnica.
Então, veja, até para o cargo de técnico, nós tivemos também a peça de natureza técnica, sendo que a P1 e a P3, então como foi dividido em turno da manhã e da tarde, sendo que na P1 aqui, né, e no turno da manhã nós tivemos a P1, conhecimentos básicos e essa discussiva aqui da P3. E no turno da tarde nós tivemos aqui a P2 e a P4 com duração de 3 horas cada uma. E isso no turno da tarde.
Então, a peça técnica no turno da tarde. Então, manhã e tarde, provas para o cargo de técnico. Então, veja, é um cargo de técnico, é um cargo de nível médio, mas nem por isso é menos complexo.
Além disso, não ser menos complexo, é um cargo altamente demandado. Será um cargo altamente demandado. Estamos falando de um cargo de nível médio que tem todo o fato, todo o contexto de ser um cargo do Tribunal de Contas da União e também com a excelente remuneração que tem, como veremos aqui na sequência, tá?
disciplinas cobradas em 2015, naquele edital, 2015, 10 anos atrás, língua portuguesa, direito constitucional, informática, básica e atualidades. Nos conhecimentos específicos, direito administrativo, execução orçamentária e financeira, que seria uma espécie de AFO prática, uma AFO aplicada ali à execução. Então, veja qual que é a situação.
O técnico do Tribunal de Contas, ele vai atuar basicamente, né, pelo menos alguns deles, na área orçamentária do Tribunal de Contas. O Tribunal de Contas é um órgão que tem ali a sua execução de suas receitas e despesas, né? E ali ele precisa de alguns servidores que tenham a noção da execução prática do da receita e da despesa do Tribunal de Contas da União enquanto o órgão em si, como se fosse qualquer um outro órgão, né?
Então, nós temos ali o o o próprio planejamento orçamentário do Tribunal de Contas com PPA, LDO, Lua, compondo ali todas essas peças orçamentárias, né? Nós temos a previsão de receita, a fixação de despesa, a previsão de receita do Tribunal de Contas da União e ao longo ali do exercício financeiro, nós temos a execução orçamentária propriamente dita, né? Então nós temos ali as despesas que estão programadas pro Tribunal de Contas da União e as receitas, né, que estão previstas, né, para que ele para que para que o órgão faça frente à aquelas despesas e precisa de alguém ali no órgão que execute essas receitas e despesas, né, que empenhe que ele e que faça o empenho, a liquidação, o pagamento e que no âmbito da receita, que faça todos aqueles estágios, né, da receita, né, a previsão, arrecadação, recolhimento, enfim, né, o lançamento.
Temos também ali as as etapas da os estágios da despesa. Então, toda essa execução do órgão do Tribunal de Contas enquanto órgão, né, que executa as suas despesas, que tem previsão de receita e executa despesas, tem que ter ali algum grupo, né, algum grupo de servidores, uma equipe técnica fazendo essa execução orçamentária. Então, nesse conteúdo programático aí de execução orçamentária e financeira que caiu lá no no concurso de 2015, era basicamente esse conteúdo.
Então ali envolvia SIAF, né, envolvia toda essa questão aí de execução orçamentária, né, de programação de execução orçamentária e financeira, né, todo esse ponto. Neste momento, Lívia, o que que você pensa a respeito deste deste novo concurso? AFO viria de forma assim sintética essa AFO prática que você tá dizendo que é uma afrática eh no no próximo concurso?
Bom, neste momento, né, tendo em vista principalmente que teremos aí a que temos a expectativa de um de um cargo de auditor, de um concurso de auditor, se você está se preparando e você vai estudar AFO, seria interessante que você estudasse uma AFO ampliada, né, que você tivesse feo da administração financeira orçamentária de forma ampliada, de forma completa, né? E aí ali dentro, né, caso no próximo edital do Tribunal de Contas para o cargo de técnico venha essa afa assim, vamos dizer, mais prática, né, execução orçamentária propriamente dita, você já estudou, né? Então aquela ideia, quem pode mais pode menos.
Então, estuda a AFLO, a AFLO de verdade, a matéria eh administração financeira e orçamentária, o orçamento público para valer, para que você consiga, inclusive fazer frente ali ao car o possível as possíveis vagas ali do cargo de auditor, como também para o cargo de técnico, tá? Controle externo. Controle externo, a mesma coisa.
Então, foi um controle externo ali um pouco mais eh sutil, mais restrito, com a lei organica do Tribunal de Contas, com o regimento interno a lei do Tribunal de Contas. Você vai precisar fazer o estudo dessa matéria também para o cargo de auditor, se você pretende fazer o cargo de auditor lá na frente. Então, sugeriria fazer um estudo de para valer da matéria do controle externo, que é uma matéria relativamente pequena, né?
Uma matéria pequena, é uma matéria importante, eh, vamos dizer assim, a legislação específica do órgão e, eh, estará com certeza, estará com certeza no conteúdo programático aí do cargo de técnico e também do cargo de auditor, né? nosso de administração também foi um conteúdo bastante restrito, bem pequenininho ali, né, de administração geral. Hoje em dia temos aí diversas cobranças, inclusive no último concurso do Tribunal de Contas da União, a administração pública que teve, tocou também em pontos ali da administração geral.
Então, estudando essa matéria, como que você estudaria aquele pingadinho que tá ali naquele conteúdo programático de 2015? Não, né? Eu não sugeriria vocês a fazerem isso, né?
seria interessante fazer um estudo para valer da matéria ali administração geral e pública mesmo, porque estamos falando de um concurso que precisa colocar, né, o sarrafo mais mais alto, né, é um coco, que vai ter uma uma demanda grande, é um cargo de nível médio que tem uma excelente remuneração, já se passaram 10 anos, né, de lá para cá e não seria, né, razoável esperar um edital tão mãozinho, né? a gente talvez tenha aí realmente um edital mais robusto ali em termos de conteúdo programático de cada uma dessas matérias, da mesma forma que a informática básica, né? E aqui eu trouxe para vocês eh as discussivas mais à frente eu vou falar também aqui a respeito dessa informática, que foi uma informática bem básica, né?
É possível que não tenhamos para o cargo de técnico uma informática tão básica assim, né? E aí eu vou dar minha opinião aqui mais à frente para vocês a respeito dessa matéria e as correspondências que a gente pode fazer da preparação do cargo de técnico para o cargo de auditor, tá? Então vou trazer isso aqui um pouquinho mais à frente, acompanhar tudinho aqui.
Então as discussivas do cargo de técnico do concurso de 2015, então nós tivemos ali a cobrança de um assunto de atualidades, né? Imigração no mundo contemporâneo, uma tragédia sem fronteiras. Eh, inclusive foi eh um tema bastante era um tema bastante discutido naquele momento ali em 2015.
Eu lembro que inclusive nesse ano de 2015 eu fiz um poema a respeito dessas tragédias aí imigratórias, né? Foram várias, eu não sei se vocês vão lembrar, mas foram várias situações de tragédias imigratórias, né, inclusive envolvendo crianças em travessias marítimas. Foi uma situação assim bem bem triste, bem caótica.
E foi uma situação da de atualidade abordada nessa prova aí do Tribunal de Contas da União de 2015 para o cargo de auditor. Então, veja, temas atuais, temas relevantes, temas que tocam realmente eh a sociedade como um todo, de forma global, inclusive, né? Veja, eh, não foi uma situação pontual brasileira, foi uma situação global e que ele trouxe aí como tema de atualidades, né?
E na questão dois sobre conhecimentos específicos, um tema sobre o regimento interno ali que está presente, né, no regimento interno do Tribunal de Contas da União, sobre instrumentos de fiscalização. Então, era basicamente para você trazer ali as funções, né, dos instrumentos de auditoria, inspeção e monitoramento, que são três dos cinco instrumentos trazidos ali no regimento interno do Tribunal de Contas da União. Então, basicamente, um conteúdo ali do controle externo, podemos dizer assim, né?
o conteúdo do controle externo. E na peça de natureza técnica, uma questão de AFO. Então, veja aquela situação lá, né, que eu falei da AFO prática, olha qual é a situação, é a situação de suprimento de fundos.
Então, é uma situação em que o técnico ali no Tribunal de Contas da União, executando ali inclusive esses adiantamentos pros servidores do próprio TCU, eles executam isso no seu dia a dia, né? Então, vejam que foi um conteúdo ali do dia a dia, né, da execução orçamentária do Tribunal de Contas, porque o técnico no Tribunal de Contas é uma de suas atribuições, né? Obviamente que ele trabalha em outras frentes, ele acaba auxiliando ali as equipes de auditoria, os auditores, mas eles também trabalham nessa parte administrativa, por isso da importância ali da administração geral e pública, por isso da importância da administração financeira e orçamentária no cargo de para o cargo de técnico, tá?
no conteúdo para do cargo de técnico, porque é algo que eles vão executar ali, né, no órgão, no órgão. Então, em termos de gestão, de administração, de execução orçamentária e financeira, que foi o que trouxe aí inclusive essa peça técnica, essa peça de natureza técnica, né? Como que ele se comportaria, quais recomendações eles ele apresent você, né, como técnico que estava escrevendo essa discussiva, se procederia diante dessa situação que foi apresentada, tá?
aqui o que estudar, Lívia, nesse momento, considerando essa previsão do cargo de técnico e do cargo de auditor. E aqui eu trouxe para que vocês vejam, né, que as matérias que vocês estudam e vão estudar para o cargo de técnico, elas também são matérias que vocês estudarão, precisarão estudar para o cargo de auditor. Então, veja, o conteúdo programático de técnico, ele está basicamente dentro do conteúdo do cargo de auditor.
Obviamente que pode ter aqui, né, alguma matéria, como, por exemplo, uma parte da informática básica que não estará no conteúdo programático do auditor, alguma coisa ali de atualidades, talvez que possa ser que continue vindo, de administração geral, que está aqui e que não estará no cargo de auditor, mas o grosso realmente, né, o grande a grande parte ali do conteúdo programático, ela estará tanto no cargo de técnico quanto no cargo de auditor. Aí veja que eu trouxe aqui para vocês, né, a talvez a possibilidade que a gente tenha não só daquela informática básica que nós tivemos no último conteúdo programático, como também noções de análise de dados, então noções de banco de dados, noções de mineração de dados, noções de inteligência artificial, seguramente, né? Então são são conteúdos aqui que deverão vir nesse nessa matéria aqui de informática e noções de análise de dados para o cargo de técnico.
Então vejam mesmo, vocês também estudarão para o cargo de auditor, só que AFO de forma mais ampliada, análise de dados de forma mais ampliada, né? Além disso, a contabil e aqui eu trouxe as outras matérias que compõem apenas o o conteúdo programático de auditor, tá? Porque na verdade o auditor é isso aqui mais isso aqui, tá?
Esse é o conteúdo do cargo de auditor. Então é um conteúdo é um conteúdo programático mais robusto, como eu falei, um edital que deve ser eh mais bem elaborado. E o então o que que a gente pode ter ali naquele naquela naquela linha do tempo, né?
pode ser que a gente tenha uma extensão maior, então uma dilatação ali do prazo entre definição de banca, publicação do edital e data da prova para que a gente já tenha aí a inclusão do do cargo de auditor neste concurso. ou realmente um concurso antes, previamente a realização do concurso do cargo de técnico e depois do cargo de auditor pelo fato de ter essa necessidade de uma elaboração mais minuciosa de conteúdo programático, mais bem elaborado, mais robusto e também que tragam novos critérios aí para definir a seleção dos novos servidores, novos auditores que farão parte do quadro do Tribunal de Contas da União a partir desse próximo concurso, tá? Então são conteúdos que você estuda necessariamente para o cargo de auditor, com exceção aqui do conteúdo de atualidades, tá?
Todos os demais conteúdos você também precisa estudar para o cargo de auditor. E aqui eu trouxe algumas jurisprudências e legislações que são importantes, tá certo? que para o cargo de técnico, talvez o direito administrativo e direito constitucional não pesem a mão tanto em jurisprudências como ocorre nos concursos, nas provas de auditor, mas as legislações seguramente, né, a lei de acesso à informação, LGPD, a lei de improbidade administrativa, a LRF, a lei de licitações, né?
Porque novamente leis de licitações, no caso do auditor, o auditor ele basicamente fiscaliza a execução, né, os procedimentos licitatórios dos demais órgãos. E o técnico que faz o procedimento licitatório dentro do próprio Tribunal de Contas enquanto um órgão qualquer, né, ele também precisa ter conhecimento da nova lei de licitações. Então, também é um conteúdo que deverá estar no conteúdo programático do cargo de auditor, né?
O Tribunal de Contas da União, enquanto o órgão, ele também licita, ele também dispensa a licitação, ele também tem inexigibilidade de licitação e quem tá executando isso ali no dia a dia precisa ter conhecimento dessa norma, né? Então também a lei de licitações é uma lei importante também para o cargo de técnico. Vejam só contextos diferentes de uso da norma, né?
para o cargo de técnico, ele basicamente tá executando essa essa lei de licitações ali no seu dia a dia. E o cargo de auditor, basicamente, ele está fiscalizando a, né, a as os processos licitatórios, procedimentos licatórios, as dispensas e as inexigibilidades dos outros órgãos, né, na contratação, na execução orçamentária dos outros órgãos, né? Então tem essa a diferença por conta das distintas atribuições do cargo de técnico e do cargo de auditor, mas a matéria licitações, o conteúdo licitações continua sendo importante para ambos os cargos, tá?
Aqui nós temos a estrutura da prova do cargo de auditor. Então, vejam que foram diversas matérias, tem diversas matérias aí que não estarão no cargo de técnico, tá? Mas são matérias importantes e que de repente você pode, né, começar a estudar um pouco mais à frente se você já ainda não tem domínio dessas matérias aqui do cargo de técnico.
Então a ideia é que vocês comecem realmente a estudar para o cargo de técnico, mesmo porque vocês precisam estudar essas matérias para o cargo de auditor, né? E aí dominando essas matérias e estando, né, na possibilidade de concorrer e vindo também, né, o cargo de auditor nesse próximo concurso, o que pode acontecer agora em setembro, você faria também essa essa preparação das demais matérias, conforme ali o conteúdo programático, né? Então, análise de dados é uma matéria que faz sentido colocar pelo menos em parte na sua preparação para o cargo de técnico.
Sim, faz total sentido, em especial desses conteúdos que eu citei aqui, tá? Aqui nós temos um quadro bem feliz, né, de remuneração aí de um servidor. É um servidor que foi admitido no último concurso.
Então eu trouxe aqui para vocês a remuneração básica atual dele. É um servidor que que exerce uma função ou cargo em comissão. Isso é importante que se diga, né, que o cargo de técnico, embora seja um cargo de nível médio, ele pode dentro ali do Tribunal de Contas da União exercer diversas diversos cargos, né, em como seão, função confiança, função de confiança, né?
Então ele tem ali algumas gradações, né? Tem o último ali, inclusive que o o técnico ele não pode assumir de supervisor, enfim, né? que é um cargo restrito ali para o cargo de eh uma um cargo de em comissão que é restrito para o cargo de auditor, mas na grande maioria ali das gradações de funções de confiança, o técnico também pode assumir.
Então é uma remuneração que se soma aqui a remuneração básica do cargo. Ele pode então assumir algumas funções de confiança, chefiar equipes, né? Por exemplo, vamos supor a equipe ali de orçamentária, né?
Que executa essas essas despesas orçamentárias, enfim. Então ele poderia assim chefear a sua equipe. Então nós estamos falando de um cargo de nível médio, um cargo de técnico, né?
Então, se você tem aí, por exemplo, qual e se você ainda não concluiu, né, a sua graduação, vamos dizer assim, a Lívia, tem muitos anos que que eu que eu terminei, não consegui terminar minha graduação, né? E não, enfim, tem anos que eu tô tentando concluir uma graduação, não consegui ou mesmo nem ingressei, né, no curso de nível superior. Imagina a possibilidade de você ter realmente aí a assumir uma função como essa, um cargo como esse de técnico que tem uma excelente remuneração.
Eu vejo a remuneração básica desse servidor, certo? Que ele entrou aqui em exercício em 2015, hoje de 22. 300, o valor líquido de R$ 18.
000, né? Hoje a remuneração de vocês que entrarão no ano que vem será de R$ 16. 000, né?
R$ 16. 000, considerando ainda que vocês chegarão ali no topo da carreira, ou seja, chegarão aqui nessa situação desse servidor, desse técnico aqui que eu trouxe como exemplo para vocês no período de 6 anos e meio, né? Então, no em 6 anos e meio vocês chegarão numa situação como essa, né?
além de poder assumir outras outras funções aí dentro dentro do Tribunal de Contas de obter adicionais de qualificação. Imagina, você vai passar como um um servidor ali de nível médio e aí ao longo aí da sua carreira você conclui a sua graduação, você, né, adquire uma graduação, outra graduação, daqui a pouco uma um um mestrado, uma pós-graduação, um doutorado e tudo isso tá sendo somado a sua remuneração como adicional de qualificação, né? O técnico também tem o adicional de qualificação a partir do vencimento básico, né?
Então, excelente oportunidade, excelente cargo. Eh, é importante que vocês realmente entendam, compreendam a importância e a necessidade de vocês fazerem uma excelente preparação para esse concurso. Usem todas as ferramentas que estiverem ao seu alcance para fazer uma excelente preparação.
Leve as coisas a sério, né, gente? Isso é importante, né? A gente tá tá falando com criança, não.
A gente tá falando com o adulto. Tá falando com o adulto. Mas assim, leva as coisas a sério, né?
encara realmente uma preparação para valer. Independente, né? A gente não tem garantia de nada.
A única garantia que tem é que se você não fizer nada, você não vai conseguir de fato, né? Mas assim, encara isso para valer. Vocês vejam que são matérias ali que vocês conseguem se utilizar em diversos outros concursos, vem vindo aí eh diversos concursos de área administrativa, diversos concursos ali cargos no CNU e muitos conteúdos desses que vocês vão estudar nesse momento também vão estar nesses outros concursos, né?
Então, independente da sua situação livre, tô começando do zero, é meu primeiro concurso, não importa, né? Tô no nível intermediário, as coisas estão caminhando rápido demais. Daqui a pouco vem edital, vem ban, vem, vem prova.
E será que vai dar tempo? Gente, nesse momento não importa, só faz, né? Vocês precisam pensar menos e fazer mais, né?
É por isso que existe a a mentoria, é por isso que existe um planejamento, né? para que vocês consigam eh seguir a as coisas que estão ali colocadas para vocês, as recomendações, para que vocês consigam otimizar o tempo de estudo de vocês, que vocês eh consigam qualificar a hora de estudo de vocês, porque eu sei que muitos de vocês trabalham, tem outras atividades, tem filhos e tem tudo mais, né? Então, nesse momento, usa todo ferramental aí que tiver ao seu alcance, né?
E ainda que não tenha a possibilidade, mas faz tudo que tiver ao seu alcance para fazer uma excelente preparação para esse concurso, sim, né? Independente do prazo, independente do tempo, porque estudo nenhum é em vão, né? E esse estudo não será em vão de maneira nenhuma.
não será em vão, porque primeiro você já estará estará se preparando para os próximos eh os próximos editais de auditor que virá, tanto do TCU quanto de outras controladorias e tribunais de contas que estão para acontecer, como também outros concursos aí no seu estado, no seu município, né, da área administrativa, da área eh de outra área também, né, inclusive PF administrativo, enfim, são diversos concursos que você consegue fazer utilizando esse mesmo conteúdo programático. essas mesmas disciplinas. Então, nesse momento, gente, não importa a sua situação, não importa o seu patamar, não importa seu nível, não importa, só faz, né?
Só faz. e desejando ter realmente esse acompanhamento e de perto, esse estudo otimizado, esse estudo qualificado, você vem fazer parte da mentoria, porque vale muito a pena você dar tudo de si neste momento, investir tudo que você puder nesse momento para que você consiga fazer uma excelente preparação para este edital, sim, de técnico do TCU, independente de data, tá? Aqui nós temos valor líquido de um servidor que é auditor federal de controle externo, que ingressou no último programa de formação em 2023.
Então aqui nós temos a remuneração básica do auditor e com as deduções ali os descontos obrigatórios, o valor líquido hoje de 27. 000. Esse servidor vai fazer 2 anos que ingressou no Tribunal de Contas da União e já tá com seus 27.
186, sendo que a remuneração no edital era de R$ 21. 000. Vocês têm noção?
R$ 21. 000. bruto, bruto, né?
E hoje esse servidor está tirando R$ 27. 000 líquidos. Vocês tem noção do que é isso, né?
Então assim, me diga se vale ou se não vale a pena se dedicar para valer, fazer uma preparação de verdade para esse concurso. Vale demais, né, gente? Vale demais.
Aqui nós temos uma sugestão de ciclo de estudos com as matérias mais importantes nesse momento ali no quadro com as matérias do do cargo de técnico, tá? Então são matérias que serão também matérias do cargo de auditor, mas inicialmente matérias que a gente pode esperar para o cargo de técnico. Recentemente, diversos tribunais de contas tiveram também a previsão de vagas para o cargo de técnico.
É interessante olhar esses conteúdos programáticos. Sim, é interessante, né? Inclusive realizado pela própria banca FGV.
É realizado pela própria banca FGV. Então aqui nós temos um ciclo de estudos A, B, A, que nós rodamos essas oito matérias, né? Tudo vai depender também da sua disponibilidade de área de estudo.
Quanto maior sua disponibilidade diária, maior o número de matérias você pode colocar no seu ciclo de estudo. Se você tem uma carga horária de estudo menor, por exemplo, 2 horas ali, 3 horas de estudo, seria interessante você trabalhar com menos matérias para que você consiga fazer um estudo mais aderente, um estudo mais qualificado de cada uma dessas matérias, sempre começando por aquelas matérias que a gente acredita que pontua mais, aquelas matérias que já te dá uma garantia, tanto em termos de questões objetivas quanto em termos de questões discursivas, tá bom? Então eu espero que vocês façam uma excelente preparação, que vocês peguem tudo que eu trouxe aqui de informação para vocês e façam muito bom proveito, desejando fazer uma excelente preparação para esse concurso, com todo organizado, otimizado, planejado para você, com tudo linkado para você, com toda a orientação e acompanhamento de perto, tanto em termos de questões objetivas quanto em termos de discussivas.
você vem fazer parte da mentoria, você clica no link que tá aqui na descrição do vídeo e também no comentário fixado e vem fazer parte da mentoria para que a gente faça esse estudo bem de perto, bem colado, para que você avance de forma ágil e otimizada e qualificada nos próximos meses da sua preparação, tá? Aqui nós temos um quadro da remuneração dos servidores inicial do auditor, inicial do técnico, sendo que no ano que vem o iní valor inicial é de 16. 000.
1683, muito possivelmente no ano que vocês ingressarão, tá? Aqui eu trouxe para vocês a previsão dos concursos da área de controle no biênio 2025, 2026 27. Vejam, são vários os concursos previstos para acontecer.
É uma preparação que podemos dizer é basicamente única pelo sentido de ter ali um conteúdo programático muito uniforme, muito similar. Então, são matérias e são conteúdos programáticos e são aproveitados para todos esses concursos. Então imagina que você está aí no estado da Bahia neste momento e você fez aconteceu TCE Bahia em 2023 tem previsão de acontecer TCM Bahia e você vai fazer agora o concurso do técnico do TCU, que você pode fazer inclusive da própria capital ali do estado, né?
Porque esse concurso do Tribunal de Contas da União ele acontecerá com terá provas aí em todas as capitais. Então imagina você fazendo aí a prova do TCU, aí passa no concurso da TCU, daqui a pouco vem o concurso TCM Bahia. né?
Sendo que o TCU você tem que eh você vai ser lotado aqui em Brasília, aí daqui a pouco vem um concurso TCM Bahia e opa, você já estudou tudo o que tava previsto ali no edital do TCM Bahia porque você fez a sua preparação pro TCU. Veja, da importância de você encarar uma preparação para uma área como essa, uma área de controle, uma área um concurso de auditor, porque você tem ali o domínio tão grande das matérias e tem ali um estudo tão amplo, né, de matérias da área que te dá a possibilidade de fazer outros concursos em outros estados, no seu estado ou no estado que você queira residir. Por exemplo, nós temos a previsão nesse momento de concurso também do TCE Maranhão, que tem a previsão do cargo de técnico também, né?
Então aí você começa agora a sua preparação. É um concurso que tá aguardando a definição de banca, a publicação do edital ainda também, né? É possível que o concurso do TCU aconteça, ele tem uma movimentação ali mais célere.
Então você faz, se prepara para esse concurso do TCU, faz o su a sua prova de técnico e automaticamente você está se preparando para prova de cargo de técnico e o cargo de auditor do TCE Maranhão quando ele vier, né? E assim sucessivamente, né? Então é uma preparação é bastante inteligente, né?
Inteligente, porque te dá a possibilidade também de fazer outras provas num período de tempo aí num curto espaço de tempo, que é esse espaço aí de 1 2 anos. Então, independente da sua situação nesse momento, se está no nível intermediário, avançado, iniciante, se você livre, eu tô começando do estrito zero, eu tô vendo a iniciativa privada e vou começar a me preparar para concurso. Se prepara, né?
se prepara, faz as coisas acontecerem e não tem como fazer as coisas acontecerem sem começar, né, é caminhando, né, que o caminho se abre. Então, caminha, coloca, se coloca em movimento, tá? Independente da sua situação.
Nesse momento, é um conselho que eu dou e vai por mim, abraça ele, tá bom? Desejando fazer uma preparação com acompanhamento completo para acelerar essa sua preparação até este concurso e até os próximos vindouros. Você aponta o seu celular para SK QCE, fala com a Luía que ela vai te orientar sobre como você pode ingressar na mentoria no desafio 7, que você pode fazer então o seu acompanhamento pelo período de 16, 32 ou 52 semanas.
um acompanhamento personalizado e completo para que você avance com eficiência e qualidade nos seus estudos, sabendo exatamente o que estudar, quando revisar, como revisar e em que tempo você vai finalizar o o seu estudo, tendo em vista a sua disponibilidade de área de estudo, tá bem? Então, desejo a todos excelente preparação, que façam excelente preparação para esse concurso e para outros da área de controle que estão por vir. Fiquem com Deus, acreditem em vocês.
Esse é um ponto importantíssimo, né? É, inclusive o ponto mais importante neste momento, vocês acreditarem na possibilidade de fazer isso acontecer. Porque quando a gente acredita, a gente faz.
Se a gente desacredita, a gente não faz nada. A gente não se move e as coisas simplesmente não acontecem, né? Então, acreditem em vocês, acreditem no potencial de vocês, na capacidade de vocês, invistam tudo que for necessário, adquiram todas as ferramentas que estiverem ao alcance de vocês para que vocês consigam fazer valer essa preparação e chegar muito bem, muito competitivo ou o máximo de competitivo que você conseguir nessa prova agora em setembro, se ela realmente acontecer em setembro, coisa que nós não temos, né, garantia nem certeza.
Então, faz o que você puder fazer neste momento, encara essa preparação com seriedade e como se você já estivesse inclusive em um importante pós edital, tá bom? Desejo sucesso a todos, fiquem com Deus e venham pra mentoria. Vamos fazer esse estudo de perto, o estudo de verdade.
Beijinhos, fiquem com Deus. Tchau tchau, até o próximo vídeo.
Copyright © 2025. Made with ♥ in London by YTScribe.com