INFOCRACIA: Digitalização e a crise da democracia, de Byung-Chul Han (Análise)

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Delongas
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Video Transcript:
fala pessoal meu nome é Guilherme bem-vindos a mais um vídeo aqui do canal delongas mais um vídeo da série sobre a obra do autor sul-coreano de um show e desta vez o livro que vamos comentar aqui é este que está aí na telinha chamado infocracia digitalização e a crise da Democracia bom o título já é bem sugestivo né mas eu quero fazer uma brevíssima introdução aqui antes de entrar efetivamente na análise deste livro veja o que um show rangente ele fala de assuntos Eu já cansei de dizer isso aqui que são caros a contemporaneidade né
ao mundo que nós estamos vivendo então ele fala muito de rede S sociais ele fala muito do mundo do trabalho da dessas formas de trabalho humanizadas pejotizadas né então esse livro não vai ser diferente ele vai abordar um tema muito caro ao mundo contemporâneo sobretudo No que diz respeito ao espectro ocidental Mais especificamente das democracias liberais do Ocidente que vem enfrentando um verdadeiro problema atualmente até um certo impasse eu diria as democracias vem apresentando é o caso do Brasil é o caso de Estados Unidos é o caso de Itália É o caso de França quer
dizer que é o impasse como manter essas democracias liberais com todos os seus defeitos e as suas qualidades também mas como manter esse regime de pé frente a uma propulsão de Notícias falsas que são jogadas para as massas de pessoas e que são compartilhadas por massas de pessoas e que desenformam muitas pessoas que criam narrativas completamente malucas na cabeça de pessoas como manter um sistema democrático institucional quando você tem um batalhão de algoritmos de fake News rodando pela internet certo como manter a qualidade dessas democracias é a qualidade das democracias porque veja e aqui sem
mais delongas entrando no livro e aí como vocês sabem vou deixar em minha cabeça muito pequena e a apresentação muito grande como vocês sabem ou se vocês não sabem eu vou tentar apresentar agora a democracia Liberal tal qual nós a conhecemos ela teve ali o seu surgimento naquele período das revoluções que eu vou chamar de revoluções iluministas para não falar somente de uma revolução né Mas aquelas evoluções ali na Inglaterra na França e nos Estados Unidos que moldaram ali as instituições das democracias liberais Claro cheia de percalços mas essa foi a época em que alguns
valores dessas democracias estavam sendo colocados a certo em livros famosos em ensaios famosos do séculos 18 do século 19 certo autores como Montesquieu John Locke os federalistas nos Estados Unidos enfim havia todo um debate né de como seriam as instituições é desta dessa nova forma de governo como seriam os freios e contrapesos enfim como como poder seria legitimado através de quais mecanismos de que tipo de voto não é verdade então assim foi superação de uma não vou dizer exatamente palavras superação mas foi pelo menos uma mudança né de um período que era até então de
um absolutismo para um período em que as democracias liberais começam a se consolidar no ocidente se consolidar Não começa um efetivamente os embriões dessa democracia isso ocorre sobre tudo ali no fim do século 18 e século 19 e essa ideia Iluminista de democracia justamente como ela previa a passagem né era a ascensão de uma classe de uma burguesia era a ascensão de instituições que estariam agora de alguma forma favorecendo essa nova classe era a ascensão de novas formas de governo a ascensão de mecanismos de freios e contrapesos que limitavam o poder do estado exigia se
debate na sociedade a ideia Iluminista de democracia debates de ideias e longos momentos de reflexão então não à toa que nesse período embrionário das democracias o peão chorando irá o seguinte no início da Democracia a mídia determinante era o livro o livro era a mídia determinante este estabelecia um discurso racional do esclarecimento e aquele está nos remetendo evidentemente aos debates iluministas a esfera pública discursiva essencial para a democracia se deve ao público leitor pensante efetivamente gente quando nós olhamos até o século 19 o início do século 20 século 20 ainda no início nós temos já
o rádio né rádio fusão mas até o século 19 a mídia dominante através da qual as informações circulavam os debate circulavam era o livro o livro né não à toa que é fala ele menciona por exemplo um debate que se deu através de longos artigos que eram escritos e publicados entre o Abraham Lincoln e Stephen Douglas nos Estados Unidos são debates clássicos esse debate entre o Lincoln e o Douglas eles estão publicados até hoje Vocês conseguem achar com facilidade na internet e era um debates muito longos um deles escrevia um texto enorme quase uma dissertação
e o outro ia lá escrevi uma outra dissertação refutando aquelas ideias e um debate que durou meses a fio né um escrevendo outro refutando quer dizer debates escritos né os que não havia rádio fusão não havia televisão então a forma de circulação era o livro e o livro segundo permite uma reflexão mais aprofundada daquelas ideias que estão sendo colocadas em pauta E aí para não ficar no exemplo só do debate do Abraham com esse Douglas é eu trouxe aqui também por exemplo um exemplo do Manifesto do Partido Comunista O Manifesto do Partido Comunista é ele
foi concebido gente como uma espécie de panfleto para ser distribuído em porta de fábrica certo na Alemanha e aí vejam que curioso um panfleto hoje em dia um Manifesto do Partido Comunista Jamais seria considerado um panfleto jamais hoje em dia um livro de 150 ou 200 páginas vai ser considerado um panfleto ao contrário a depender da situação pode ser considerado um tijolão que você tem que ler né mas é porque na época a época o debate o debate livresco o debate de ideias postas na forma de dissertações escritas ele permitia era uma sociedade que permitia
que tolerava um tipo de discussão mais aprofundada e o bicho aqui os moldes institucionais da Democracia burguesa Eles foram inicialmente pensados para esse tipo de debate de ideias ainda que fosse um debate ainda que fosse um debate restrito a uma classe específica a um grupo muito pequeno e restrito de cidadãos mas ele era um debate aprofundado que eu estou querendo dizer com isso estou dizendo que o debate ele era restrito por exemplo as pessoas que podiam votar que muitas vezes segundo muitas legislações eram pessoas que tinham renda que tinham Posses eram pessoas alfabetizadas Lembrando que
no Brasil até pouco tempo atrás você só podia votar Se você fosse Alfabetizado justamente porque é foi uma democracia pensada nesse tipo de arranjo nesse tipo de inserção na cidadania através de uma certa cultura e uma cultura dominante então que eu coloco aqui gente é que o a escolha do eleitor nós estamos falando de democracia então o eleitor tem algum poder de decisão né É ela sempre está relacionada a uma certa questão de autonomia da vontade certo se você é obrigado a votar em uma pessoa você não tem autonomia sua vontade não tem autonomia nenhuma
por exemplo o voto de cabresto como ocorreu aqui no Brasil Então para que uma eleição ela ocorra de fato é necessário autonomia da vontade a pessoa tem que escolher livremente através da sua decisão da sua ciência da sua consciência certo e nesse momento inicial das democracias burguesas autonomia da vontade ela era restrita a um público efetivamente pequeno lembre-se eram homens que podiam votar mulheres não podiam votar eram homens muitas vezes que tinham Posses né ou seja pobres não podiam votar eram homens que tinham Posses e eram alfabetizados ou seja analfabetos não podiam votar ou seja
era só quem estava inserido dentro de uma determinada cultura dominante que podia votar Mas essas pessoas elas podiam pelo menos as pessoas que tinham acesso a isso ainda que restrito elas tinham acesso a debates que eram debates de qualidade debates qualificados basta pensar o longo debate que aconteceu entre o Lincoln e o Douglas e basta pensar que o próprio Manifesto do Partido Comunista é uma espécie de panfleto né Então as pessoas que tinham acesso a esse tipo de cultura livresca ela tinha acesso a conteúdos de qualidade para dar margem que sua que a sua decisão
no momento ali de voltar fosse uma decisão bem fundamentada certo pois bem isso são os primórdios dessa democracia Liberal burguesa se vocês quiserem inclusive saber mais informações sobre os sistemas de freios e contrapesos dessa democracia burguesa sobre a separação dos poderes sobre o papel do estado Eu tenho um curso de Filosofia política que eu dei aqui no canal tá lá numa playlist vocês podem acessar aqui é só uma introdução mesmo para essa questão dos debates como os debates eram feitos no início dessa democracia e os debates eram feitos na forma escrita através de uma cultura
livres O que ocorre no século 20 é que nós passamos dessa racionalidade da cultura livresca que permitia debatizar profundados e que permitia portanto que aqueles eleitores ainda que poucos tivessem acesso a informações de qualidade nós passamos no século 20 pessoal para o que o bianchurran chamará de uma midiocracia que nada mais é do que a democracia tal qual for a Concebida ali no século 18 19 submetida agora aos meios de comunicação de massa e portanto essa democracia ela ganha por um lado na acessibilidade ou seja um número muito maior de pessoas vão ter acesso as
informações vão ter acesso aos debates pessoas agora que inclusive não são alfabetizadas poderão ter acesso aos debates e depois de um certo tempo poderão inclusive votar certo no entanto aquela cultura livre-se daquelas informações mais aprofundadas ela cede espaço a uma cultura do espetáculo televisivo então vejam como bianchurran caracterizará essa essa nova forma que a democracia assumirá no século 20 ele dirá na mídiocracia também a política se submete a lógica das mídias de massa o entretenimento determina a mediação de conteúdos políticos e deteriora a racionalidade ou seja aqueles debates Racionais aprofundados do Lincoln o medo do
Manifesto Comunista aqueles debates que se faziam através dessa cultura livresca ele vai ceder espaço a própria forma do conteúdo televisivo e qual é a forma principal do conteúdo televisivo é o espetáculo é o espetáculo é aquilo que atrai pelo que é espetacular e os debates Então os debates políticos na era da mídia estamos a falar do século 20 aqueles debates Racionais sedem espaço a um tipo de debate que não é nem sequer mais um debate Mas é uma exposição Espetacular dos seres políticos que agora vão se apresentar muito mais como espécies de comunicadores do que
como pessoas que estão ali para racionalmente propor situações políticas para um determinado país não é à toa que é nesse período que nós começamos a ver emergir figuras que nada tinham a ver com o mundo político pelo contrário que saíram do mundo do espetáculo e foram alçadas de repente ao centro do poder político porque pela sua capacidade política não justamente porque eram O que eram figurões eram atores eram bons comunicadores Como o próprio Ronald Reagan nos Estados Unidos na década de 80 que houve um show rama mencionará no livro Ronald para quem não sabe ele
era um ator tá ele era um ator se não me falha memória eu nunca vi nenhum filme dele mas se não me falha a memória ele era um ator de filmes de bang bang você não me falha a memória e ele entrou para vida política e foi alçada a condição de presidente dos Estados Unidos da América né e não é um exemplo isolado vejam até hoje nós temos exemplos como Donald trump o próprio zelens que na Ucrânia ele era um comediante nós temos na Itália também aquele movimento cinco estrelas era um movimento de comediantes quer
dizer quem fazia parte quem faz parte do mundo do espetáculo como Tiririca figuras como essa começa a ganhar relevo no mundo político porque porque já não importa mais tanto a qualidade do debate mas a capacidade de oferecer entretenimento de oferecer uma comunicação cativante E aí vejam que aquela questão da autonomia da vontade que eu tinha falado anteriormente que na época ali dos séculos 18 19 ela era restrita um mundinho pequeno mas era um mundo que tinha acesso a informações de qualidade essa questão da autonomia da vontade ela vai se espalhar para mais pessoas mas ao
mesmo tempo ela perde em qualidade e ela começa a ser impulsionada pela própria lógica do entretenimento da mídia corporativa então um candidato a presidência a deputado ele não pode mais se apresentar simplesmente ali pelas suas ideias pela sua debate pelo seu nível de racionalidade ele deve também de alguma forma se apresentar dentro de um certo molde de entretenimento é típico da televisão porque a televisão o que nós temos na televisão basicamente é entretenimento apresentação né até quando se tenta bom para quem acompanha a TV sabe né Mesmo quando você tem um noticiário como Datena que
em 10 anos noticiário na verdade aquele aquilo ali ele é um palhação que tá ali tentando cativar As pessoas pelos seus comentários pela forma como ele é expansivo pela forma como ele fica que ele fica puto enfim é assim é assim que funciona na televisão né E é assim que começou a funcionar também a política o debate político perdeu em qualidade embora ele tenha embora ele ganhou né ganhou em quantidade mas isso já começou a gerar um problema porque justamente essa Ora nós estamos então é submetendo as essas instituições da Democracia Liberal o Parlamento o
Senado a figuras que não tem necessariamente a competência racional para lidar com aquilo mas tão somente são bons comunicadores são eu não vou nem dizer bons comunicadores mas conseguem atrair muitas pessoas para aquilo que eles estão falando conseguem cativar muitas pessoas para aquilo que eles estão falando certo essa é uma época então que o bicho Honrar ele nem chamará mais de democracia Ele chamará de midiocracia porque no fim das contas é o [Música] próprio eleitorado ele é impulsionado por essa lógica do entretenimento televisivo estamos falando de uma época em que a televisão aquele espetáculo que
nós recebemos pela televisão é o grande meio de comunicação das massas mas aí eu faço a pergunta para vocês hoje atualmente nós vivemos nessa mídiocracia Nós somos totalmente influenciados pelo conteúdo que nós vemos na televisão pelos espetáculos televisivos esta é atualmente a forma predominante pela qual nós acessamos informações bom em alguns contextos evidentemente que sim mas nós devemos ter em conta que atualmente nós vivemos numa outra era em que as informações circulam de outro modo por outros meios eu estou evidentemente falando da internet da internet e quando nós falamos então da internet Aliás quando biam
show fala da internet da isenção da Ascensão da internet ele fala que então nós saímos dessa mídia e passamos a entrar numa infocracia infocracia que ele chamará de um regime de informações e de quantidades massivas de informação informações difusas informações que não vem de um lugar específico como uma determinada emissora de televisão a uma determinada emissora de rádio mas informações que vende todos os cantos compartilhadas por milhões de pessoas cada um sendo inclusive o próprio ator desse compartilhamento de informação certo é isso não quer dizer que aquela lógica do espetáculo é que fora criada ali
no contexto do século 20 do entretenimento televisivo ela deixa de existir mas que o espetáculo Deixa de ser agora um espetáculo de uns em que somente uns participavam e passa a ser agora um espetáculo de todos em que todos podem de alguma forma serem atores atores espetacularização da política né através das redes sociais através do Zap né através do Twitter então Iraque no regime de informação na infocracia que nós vivemos Atualmente as pessoas não são mais telespectadoras passivas que se rendem ao entretenimento como faziam lá sentadas vendo a televisão lembrem-se ali daquela cena dos Simpsons
né em que a família Simpsons logo na abertura do programa se reúne para e fica sentada ali recebendo aqueles influxos televisivos quer dizer hoje hoje a família Simpsons seria diferente seria uma família em que cada um estaria assim ó um estaria aqui compartilhando coisas do seu centro de interesses do outro estaria aqui compartilhando coisas do seu centro de quer dizer com o seu seu gadge específico Então nós não estamos mais nessa era né que as pessoas se rendem ao entretenimento as pessoas são que são emissores ativos produzem e consomem de modo permanente informações a embriaguez
de comunicação que assume pois formas viciadas compulsivas retém as pessoas em uma nova menoridade a fórmula da submissão do regime da informação é o seguinte comunicamos até morrer gente essa frase eu acho a mais emblemática desse livro inteiro tanto quando eu li eu grifei assim e aí fiquei refletindo sobre ela fiquei um tempo efetivamente refletindo sobre ela vejam disse a embriaguez de comunicação que assume pois formas viciadas compulsivas retém as pessoas em uma nova menoridade o que o gajo rei está querendo dizer com isso ele está querendo dizer que nós estamos por esse vício por
essa compulsão em estarmos a todo momento atualizando o nosso status comunicando qualquer pequena ação que nós fazemos para todo o nosso círculo de amigos em redes sociais então nós comunicamos o que Estamos almoçando comunicamos o que estamos comendo que estamos vestindo comunicamos o nosso Estado de Espírito momentâneo ali nas redes sociais para que todos saibam essa necessidade de comunicar tudo né ela infantiliza as pessoas infantiliza ela situa as pessoas em uma nova menoridade menoridade sabe criança sabe criança crianças têm coisas particulares né e uma das coisas particulares de crianças não sei se você já notaram
é que elas gostam de exibir é normal de criança exibir quando elas aprenderam alguma coisa que portanto elas sabem fazer alguma coisa elas gostam de exibir Ah eu sei fazer isso Ah eu já fui para determinado lugar Ah isso já aconteceu comigo certo as crianças exibem para as outras crianças situações ali da sua vida para mostrar o quanto elas estão inteiradas isso faz sentido porque porque são crianças estão de fato aprendendo estão recebendo muitas coisas novas mas Nós Somos adultos e infantilizados em que precisamos a todo momento também dizer aos outros eu sei eu sei
fazer arroz aí bota foto do seu arroz no Instagram eu sei fazer supino na academia então eu tô aqui fazendo supino na academia quer dizer nós estamos permanentemente retidos em uma espécie de menoridade infantilizados né E essa infantilização ela faz com que a racionalidade do que é comunicado ela perca muito espaço ela já havia perdido na mídia do século 20 televisivo ela já havia perdido espaço pela lógica do entretenimento Mas agora ela perde mais espaço ainda porque nós estamos é abandonando completamente a razão para tentar atrair os olhares das pessoas pelos afetos pelos afetos então
nós passamos de uma época da de uma comunicação da racionalidade para uma comunicação de afetos que você deve cativar o que de forma rápida com Twitch e com Twitch você não vai cativar uma pessoa pela racionalidade da sua argumentação Mas pela forma como Aquela aquele aquela argumentação Ou aquele Twitch né impacta a pessoa pela forma como a pessoa é capaz por exemplo de lacrar na internet certo então eu vi um show Hand Iraque em uma comunicação afetiva e é basicamente a comunicação das redes sociais do Instagram do Twitter enfim do Tik Tok são comunicações afetivas
não prevalecem os melhores argumentos mas as informações com maior potencial de estimular aquilo que você lê e falar É isso mesmo né que dá um dá um frisom e você vai lá e compartilha compartilha né daquele impulso de compartilhar Essas são a comunicação mais efetiva é esse tipo de comunicação né com uma capacidade o que uma capacidade de estimular vou dar um exemplo nós o deputado federal mais votado no Brasil nas eleições de 2022 foi o Nicolas Ferreira o Nicolas Ferreira ele é um influência digital ele é um meme ele é um meme ontem estou
gravando esse vídeo hoje dia 9 de março de 23 ontem foi oito de Março e o Nicolas Ferreira 8 de Março portanto dia internacional da luta das mulheres das mulheres né E esse dia estava rolando ali cerimônias na Câmara dos Deputados é que estavam dando voz as demandas das mulheres das mulheres deputadas e o Nícolas Ferreira ele botou uma peruca subiu na Tribuna ali da câmera para falar que ele se sentia uma mulher ironizando toda a toda todo sofrimento das mulheres TRANS e que ele tinha local de fala ali porque ele com uma peruca se
sentia uma mulher que ele deveria falar ou seja ele fez uma piada racionalmente isso não vai impactar em nada é evidentemente que do ponto de vista político racional o que que isso vai agregar ao seu mandato mas a comunicação hoje ela não é mais pautada por essa racionalidade ela é pautada o que pelo seu potencial de estimular e é óbvio que ainda que nós é de um campo mais Progressista olhemos para o Nicolas Ferreira e pensamos Poxa isso é ridículo Nossa isso é uma coisa infantil dentro do Círculo dele dos grupos de zap em que
ele costuma circular ele vai ser bem recebido vai ter gente que vai aplaudir vai ter gente que vai dar risada vai ter gente que vai gostar então vejam que é nós saímos agora então de um mundo inclusive em que o entretenimento ele tinha um foco específico naquele entretenimento televisivo Nós entramos no mundo em que as informações elas são partilhadas através do que através de algoritmos algoritmos então é evidente que nós talvez de um campo mais progressistas não vamos ter acesso aqueles é vídeos do Nicolas Ferreira aquilo não vai chegar para gente no Zap mas o
grupo o grupo é que tem um carinho por esses e é um grupo grande basta é ver que o Nicolas foi deputado mais votado isso de forma algorítmica vai circular nesses grupos de uma forma desenfreada certo E aí então Nós entramos como que a questão da autonomia da vontade né aquilo que é necessário para que o leitor seja o eleitor seja devidamente esclarecido para a sua decisão para exprimir a sua vontade na hora do voto como ela é prejudicada aqui ela é prejudicada pelos próprios algoritmos porque efetivamente gente os eleitores do Nicolas não é que
eles vão ter ali as duas opções olha vai aparecer o Nicolas aqui fazendo algo ridículo e do outro lado vai aparecer outro Deputado não não dentro da lógica algoritmica das redes sociais ele só vai receber aquele tipo de informação do Nicolas Ferreira só vai receber aquele tipo de meme só vai receber aquele tipo de Twitch ele vai ficar preso aquele mundo já não há mais sequer o que se pode chamar aqui de autonomia da vontade porque na verdade a vontade ela já está OK ela já está ó é totalmente orientada por algoritmos pela grande pelo
grande regime dos dados dos dados né então bianchão dirá que a infocracia impulsionada por dados mina o processo democrático que pressupõe autonomia e isso que eu venho falando até agora liberdade de vontade não é à toa que a eleição que a ascensão de figuras e a efetiva eleição de figuras como Donald trump nos Estados Unidos e Jair bolsonaro Aqui no Brasil elas vieram a reboque é de no caso do bolsonaro grandes disparos em massa de mensagens no WhatsApp e no caso Donald trump com a Essa empresa é britânica a Cambridge analítica que colheu dados através
do Facebook do perfil de milhões de eleitores estado-nidenses e começou a disparar mensagens específicas de convencimento para esses leitores que fossem impactar esse tipo de leitor então vejam que a infocracia ela gera um problema muito grande na questão da autonomia da vontade porque porque agora nós estamos lidando com algoritmos algoritmos precisamos lidando com dados que são com a Big Data né com dados que são recolhidos através das informações que nós mesmos damos nas redes sociais e portanto as redes sociais elas recebem aquelas informações e elas filtram o que o nosso tipo de consumo o nosso
tipo de voto ou tipo de informação que nós gostamos de consumir né e a autonomia da vontade ela também se perde pelas Próprias Mentiras que são espalhadas porque porque o debate racional pautado por uma verdade lógica científica ele não mais interessa ele não mais está em plano o que importa é como Aquela informação vai impactá-lo ou impactá-la afetivamente afetivamente E aí pouco importa gente não sei se vocês já conversaram com bolsonarista a respeito de questões basilares como ciência vacina eu tô falando bolsonaro está bem raiz mesmo aquele Ultra negacionista não importa o quanto você Cheque
os dados quanto você mostra as informações verdadeiras quanto você fale não mas isso é fake News isso é fake News não importa não importa a informação que chegou para a pessoa de uma forma afetuosa compartilhada por alguém que ela gosta por um grupo que ela gosta não importa se essa informação seja verdadeira ou falsa não importa se essa informação seja racional ou irracional o que importa é que essa informação ela gerou um estímulo positivo naquela pessoa ela de alguma forma correspondeu a um afeto daquela pessoa certo e aí nesse sentido pela democracia Liberal do século
XVIII que foram pensada estruturada dentro de uma cultura livre-se que presumia longos debates Racionais de ideias ela começa a ruir a ser minada por um sistema de informações por um regime de informações que já não mais está relacionado com a racionalidade com a boa argumentação com a boa apresentação dos argumentos né não é à toa que e agora para encerrar o vídeo que nós discutimos hoje inclusive a própria ONU vem discutindo hoje o papel das redes sociais e das fake News nos eleitorado nas eleições porque se não se discutir isso essas democra ocidentais volta a
dizer com todas as qualidades e os defeitos que ela tem Ela será minada Ela será minada porque porque ela pressupõe um debate racional de ideias do contrário ela vai ser destruída por dentro por figuras como essa do Nicolas Ferreira eleito Deputado efetivamente eleito mas cujo respeito ao cargo cujo respeito às instituições não existe existe somente um respeito ao seu grupo na rede social certo essa essa é a infocracia em que vivemos é infocracia em que vivemos e que se não cuidarmos para refletir sobre ela ela acabará corroindo As instituições da Democracia tal qual a conhecemos
ali do Iluminismo do séculos 18 e 19 Espero que tenha ficado Claro esse vídeo pessoal caso tenha ficado Claro bem Aquele voto aquela autonomia da vontade de confiança e dei um like no vídeo comentem sobretudo aqui no vídeo porque os comentários eles aumentam o engajamento no canal é um canal pequeno mas espero que o conteúdo chegue a cada vez mais pessoas né então comentem aqui no vídeo se inscrevam no canal Caso vocês não sejam escritos e quem quiser inclusive ajudar a que eu tenha mais tempo para fazer mais conteúdos considerem também virar membro do canal
e ter acesso a vídeos exclusivos certo muito bem pessoal Nos vemos no próximo vídeo no canal de longas até uma próxima
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