Fundamentos do Design

140.32k views776 WordsCopy TextShare
GCFAprendeLivre
Conheça os principais elementos como a linha, o tamanho, a forma, a textura e o equilíbrio, que são ...
Video Transcript:
Os fundamentos do design são a base de todos os meios visuais: estão na arte, na internet e até mesmo em pequenos detalhes como nas tipografias. Mas o que esses exemplos têm em comum? Simplesmente alguns possuem elementos básicos com a linha, o tamanho, a forma a textura e o equilíbrio.
Talvez esses elementos não pareçam importantes quando estão sozinhos, mas juntos, eles são parte do que você visualiza e cria. Esses princípios podem assustar um pouco especialmente se você não se considera um artista. Mas também podem ensinar muito sobre como trabalhar com diferentes recursos e criar imagens a partir do zero.
Vamos começar com um dos elementos mais básicos de todos, a linha. É uma forma que conecta dois ou mais pontos. Pode ser grossa o fina, ondulada ou irregular, o que nos dá a possibilidade de ter muitos estilos.
As linhas estão freqüentemente presentes no design por exemplo, em desenhos, ilustrações e elementos gráficos como texturas e padrões. Também é comum encontrá-las em composições textuais pois elas podem enfatizar, dividir organizar o conteúdo e até direcionar o olhar do espectador. Ao trabalhar com linhas, preste atenção a coisas como espessura, cor, textura e estilo.
Essas características podem ter um grande impacto na maneira como seu design é percebido. Observe espaços onde as linhas estão escondidas como no texto por exemplo, e dessa forma você poderá experimentar vários tamanhos que lhe darão resultados diferentes. Uma forma é qualquer área bidimensional com o limite reconhecível ou seja, círculos, quadrados e triângulos etc.
As formas são divididas em duas categorias: geométricas ou regular e orgânica, onde são mais livres. Elas são importantes para comunicar idéias de maneira visual porque lhes dão peso e as tornam mais reconhecíveis. Graças a elas entendemos sinais de trânsito, símbolos e em grande medida a arte abstrata.
Existe um número surpreendente de maneiras de usar as formas do design comum e elas podem ajudá-lo a organizar ou separar conteúdos e também a criar ilustrações simples ou deixar seu trabalho mais interessante. Aprenda a observá-las em outros projetos e logo você começará a percebê-las em todos os lugares. Quando uma forma têm propriedades 3D, nós a chamamos de objeto, que pode existir no mundo real ou apenas ser simulado usando técnicas como luz, sombra e perspectiva para criar a ilusão de profundidade.
Em design bidimensionais, os objetos dão um toque realista o trabalho. Sem eles uma bola de borracha que pula é apenas um círculo, ou um edifício 3d é apenas uma série de retângulos. Até mesmo alguns projetos básicos usam algumas técnicas para ter mais profundidade.
Dentro de composições, o objetivo dos objetos é o mesmo, mas em menor escala por exemplo, uma sombra pode criar a ilusão de camadas ou dar profundidade a um elemento. Quando bem usados, esses elementos podem ser uma ótima ferramenta. Por outro lado, a textura é a qualidade física de uma superfície.
Assim como com os objetos podem ser tridimensionais e dar uma idéia de como o objeto é na vida real. No design, a textura adiciona profundidade e tato as imagens planas. Os objetos podem parecer lisos, ásperos duros ou macios dependendo dos elementos.
Se você estiver aprendendo, as texturas são excelentes imagens de fundo e podem deixar seu trabalho muito mais interessante. Você pode encontrá-las em lugares inesperados como em fontes irregulares ou ícones simples. Apenas tenha cuidado para não abusar.
Muita textura pode facilmente sobrecarregar seu projeto. O equilíbrio é a boa distribuição do peso visual e pode ser afetado por muitas coisas incluindo cor, tamanho, número e espaço em branco. Dominar o equilíbrio pode ser complicado no começo já que requer intuição.
Felizmente, o mundo do design está repleto de exemplos onde você pode se basear para entender como fazer. Os desenhos simétricos são iguais ou parecidos os dois lados de um eixo. Eles se equilibram porque cada lado pode se tornar identico.
Os desenhos assimétricos são diferentes, embora ainda sejam bem distribuídos. A composição é equilibrada porque destaca as coisas certas. Muitos usam algo chamado regra dos terços que mostra sua área de trabalho dividida em uma grade de três por três.
O ponto focal da imagem é colocado próximo ou sobre uma das linhas criando o equilíbrio visual com o restante do espaço. Achamos esse tipo de composição atraente porque, de acordo com estudos, o olho humano segue naturalmente esse caminho quando vê um desenho. Os fundamentos do design vão além da peça final, pois o importante é apreciar os detalhes que compõem cada composição.
Isso pode ser aplicado a praticamente qualquer tipo de projeto, seja criando suas próprias peças ou simplesmente procurando maneiras de melhorar os seus trabalhos.
Copyright © 2024. Made with ♥ in London by YTScribe.com