Olá seja bem-vindo ao nosso bate-papo de hoje Hoje vamos falar sobre um tema um pouco áspero um pouco difícil mas que precisamos tratar Porque vivemos isso muito próximo vivemos isso na nossa própria pele que é a questão da corrupção todos nós sonhamos com um mundo sem corrupção onde as coisas fluí com toda lisura com toda honestidade mas muitas vezes não olhamos o quanto isso está infiltrado na nossa própria vida lugar comum falar sobre isso mas é importante que a gente faça uma reflexão séria uma reflexão com propósito de transformação nós temos que sempre nos propor
alguma coisa nova e melhor para o futuro isso é sadio isso é necessário que o nosso futuro esteja preenchido de sonhos de aperfeiçoamento de nos tornarmos um ser humano útil para nós mesmos e para o mundo Ou seja que sejamos sejamos fator de soma que sejamos um fator de aperfeiçoamento que o mundo se torne um um pouco melhor por causa dessa célula Sadia que somos nós então vamos conversar sobre isso mais uma vez vamos tratar sobre o tema da corrupção que eu sei que já é muito abordado pela sociedade mas sobre um ponto de vista
um pouco mais [Música] filosófico primeiro aspecto então que eu gostaria de observar é esse a conscientização sobre esses processos de corrupção não pode ser imposta apenas de forma punitiva mas deve envolver a todos em uma cultura de responsabilidade e é sobre essa cultura de responsabilidade que eu gostaria de falar bom uma coisa que é fundamental começarmos por isso que comentamos quando falamos de ética mas é fundamental reiterar aqui é que uma ética que não se corrompe tem que ser necessariamente uma ética de convicção e não de coersão por muito que tenha que haver nesse Ness
momento o aspecto punitivo porque senão Nós perdemos o controle da humanidade Nós deveríamos ter uma visão de aperfeiçoamento Para o Futuro onde cada vez mais as pessoas passassem de uma ética de Corão para uma ética de convicção lembrem-se de uma história que contei para vocês em uma ocasião de dois alimentos que comíamos na nossa infância um deles o Giló e o outro o chocolate eu realçava para vocês que quando comíamos o Giló comíamos sobre ameaça ou então sobre promessa de recompensa come filhinho porque senão não vê televisão come porque se comer ganha sobremesa Ou seja
a gente não comia o Giló por ele mesmo comia pelo prêmio ou para evitar o castigo Doro ou prazer essa linha de dor ou prazer medo ou desejo prêmio ou castigo é a linha da consciência animal é uma linha horizontal que faz com que sejamos tremendamente manipulados porque se só nos movimentamos aí aquele que tem aquilo que eu desejo ou aquilo que eu temo na mão vai fazer como se diz popularmente gato e sapato de mim vai ter um controle sobre o meu comportamento portanto é uma ação que aprisiona é uma ação que limita né
E nós percebemos que muitas vezes a ética vai por esse caminho ou eu vou ser reconhecido como funcionário padrão Ou eu vou ser punido por alguma coisa por algum vigia por alguém que tenha presenciado a minha ação que vai me delatar e eu vou ter um prejuízo né agora quando a gente passa para o chocolate o chocolate a nossa mãe não precisava ameaçar nem prometer nada imediatamente quando ela dizia quer chocolate antes que ela terminasse a frase a gente já tinha avançado e já estava comendo Por quê não precisava nem de prêmio nem de castigo
nem de dor nem de prazer porque a gente gosta do chocolate em si mesmo por ele mesmo e não pelo que a gente vai ganhar ou deixar de perder depois não é por nada que venha depois é por ele mesmo que a gente com porque gostamos dele aí você percebe que a partir dessa observação temos dois tipos de ética que é ética de ló e a ética chocolate por que que eu pratico a ética de ló por medo ou por desejo de alguma recompensa ou vou ser punido ou vou ser premiado ou reconhecido e a
ética chocolate fazemos porque amamos a ética porque nos realizamos ao fazê-lo porque nos consideramos muito mais humanos nos sentimos muito mais em paz com a nossa consciência que com a nossa natureza humana quando fazemos portanto é uma sensação de bem-estar que nada se compara aí a gente já não está mais no eixo horizontal da consciência animal entramos no eixo vertical da Consciência Humana aquela que não age nem por dor nem por prazer mas por dever não dever como obrigação como uma coisa forçada mas dever como um sentido de responsabilidade que temos diante da vida eu
devo ser humano a natureza espera isso de mim então fazemos pela ética em si e não por nada que venha depois essa observação é importante porque nós não podemos acreditar que uma ética de coersão vai mudar o mundo vai banir a corrupção que ética de coersão ela funciona Enquanto houver uma vigilância Enquanto houver alguém vendo é como dizemos popularmente uma ética para inglês ver ou seja se não há nenhum observador essa máscara de pouca cobertura se é película de pouca cobertura cai pelo chão e mostramos a mesma barbárie que sempre tivemos vocês podem ver que
eu já vi acontecer em duas cidades ex isso duas grandes cidades do mundo um momento onde acontece um blackout e as pessoas que são de classe média média alta muito bem vestidas começam a quebrar vitrines e roubar coisas por quê Porque não estavam sendo vistos por ninguém só que um infravermelho os filmava e eles não sabiam disso Ou seja quando cai essa visibilidade vem a barbárie tona ou seja corrupção não foi transmutada ela foi simplesmente disfarçada não mudamos o mundo dessa maneira se não aprendermos nós a entender a ética e integrá-la como um comportamento de
vida que eu teria ainda que eu fosse Robinson cruzoé e vivesse sozinho numa ilha eu não sou realmente ético né então é importante fazermos essa reflexão Essa é a ética que muda o mundo né Platão tem um exemplo que também já contei para vocês em outras palestras que é um exemplo que ele dá no livro A República no seu diálogo à República que é o mito do anel de giges Resumindo bastante ele diz que giges era um pastor da Lídia tido como muito honesto e que um dia acha um anel que tinha uma pedra que
quando ele voltava para dentro da mão ele se tornava invisível depois de muito testar isso ele percebe que era verdade e começa invisível a entrar na casa das pessoas pessoas roubar molestar as mulheres Enfim fazer tudo de errado que ele poderia fazer e quando se torna visível volta a ser o gizis bonzinho que todo mundo acreditava e que todo mundo estimava Ou seja gizis é honesto ou não ele é ético ou não é evidente que nós não temos aí uma pessoa ética temos um comportamento de aparência para não cair sob o poder de nenhuma punição
mas indo além Platão vai adiante com esse exemplo ele diz para imaginarmos uma situação contrário disso em que giges invisível fosse tão ético tão honesto quanto ele era visível e que as pessoas da sua comunidade soubessem disso em público o que que elas diriam umas paraas outras Nossa como o juizos é admirável que pessoa maravilhosa por teriam medo que ele lhes provocasse prejuízo mas quando fossem para casa e a porta se fechasse atrás delas elas diriam que idiota esses vies né que estúpido se esse anel caísse na minha mão ah eu me daria bem e
Platão conclui dizendo que as pessoas não amam realmente a ética não amam realmente a honestidade fazem uma espécie de pacto social onde eu não te roubo para que você também não me roube porque vai que você é mais forte ou mais esperto que eu eu saio no prejuízo então fazemos um pacto onde uns não roubamos os outros para que tenhamos uma relativa harmonia na sociedade mas tem anéis de giges que às vezes fazem com que a gente fique invisível e essa máscara cai Como por exemplo o nosso pensamento o Que Nós pensamos ninguém tá vendo
Então nem sempre somos éticos nos nossos pensamentos nem sempre somos honestos nos nossos pensamentos e nós sabemos que o que pensamos hoje será realidade na nossa vida amanhã porque tudo nasce no plano mental Como diz lá o calho e uma outra situação que costuma ser bem anel de giges também é o poder em geral até quem diga que você quer saber quem é uma pessoa dê a essa pessoa poder H quem fale nesse sentido eu não acredito muito nisso acredito que há pessoas que se comportam dessa maneira e outras não tá Mas qualquer maneira é
uma grande tentação a ser anel de giges o poder né que te dá uma certa invisibilidade ou seja nenhuma punição me atinge Então me sinto impune para fazer o que eu quiser uma das coisas que mais fazemos nos nossos dias é uma implementação de um treinamento dentro de empresas dentro de organismos e de vigilância para que a corrupção não aconteça Tá certo eu acredito que nesse momento não há mais o que fazer se nós pararmos de vigiar e pararmos de punir nós viramos um caos porque não temos esse nível de consciência toda na humanidade atual
porém eu acho que chega um determinado momento que não pode ser só isso que nós teremos que ir a Além disso aí eu pego para vocês novamente aquela frase de Francis Bacon que eu gosto bastante quando ele fala sobre a esperança ele diz a esperança é um bom almoço mas um péssimo jantar que que ele quer dizer com isso que na hora do almoço que é Juventude ainda estamos bem jovens entrando na vida é bom que você tenha Esperança mas na hora do jantar que é a maturidade não dá mais para você estar esperando nada
você já era para ter levantado e feito alguma coisa eu acho muito inteligente essa colocação dele e a gente pode dizer a mesma coisa aqui bom então uma vigilância uma coersão é muito bom almoço mas na hora do jantar você já tem que ter consciência coersão pacto social tá bem para o almoço para o jantar já temos que ter consciência social porque senão não mudamos a humanidade jamais e nós sabemos que sempre haverá uma fresta onde a vigilância não alcança sempre haverá uma fresta onde o treinamento Não convence sobretudo porque somos em geral muito teóricos
nesses treinamentos não descemos a Vida Prática e a responsabilidade individual de cada um eu sempre falo nas minhas palestras uma frase que atribui-se a Cícero eu acho bastante interessante que ele diz que um mau orador é aquele que todo mundo sai daquela peça de oratória daquela palestra pensando nele Nossa como é culto como é bom e que um bom orador todo mundo sai dessa palestra pensando em si mesmo eu acho muito curioso isso que ele fala porque mostra que uma peça de oratória tem que ser prática e entrar na vida das pessoas que a ouvem
e mostrar como como indivíduo a corrupção lhes prejudica a falta de ética lhes prejudica e não simplesmente mostrar uma fachada institucional ou um elemento um pouco mais intelectual isso não desce aos Miúdos na vida da pessoa e não é transformador e nem sempre os nossos treinamentos são tão práticos assim portanto a vigilância tem limites e o treinamento dependendo de como é feito também tem limites né é preciso então um processo de educação onde desde a mais tenra idade ensinemos para as pessoas o valor que tem a ética como isso realiza como isso traz satisfação como
isso nos dá bem-estar de tal maneira que as Pessoas amem a ética como algo desejável algo que lhes dá uma boa dose de prazer um outro tipo de prazer Os Prazeres da Alma uma boa dose de satisfação de paz de espírito isso tem que ser desejado por si e nós devemos educar desde a infância para que as crianças Amem os valores para que percebam como eles transformam a sua vida como tudo fica mais bonito como tudo fica mais agradável seja trabalhar com as crianças nesse sentido continuando uma sociedade que tem pacto com a ética nas
suas vidas pessoais pode usar canais oficiais para cobrar seriedade do governo sabe por quê Porque ela tem autoridade moral para isso se você tem uma sociedade onde todo mundo é ético onde não existe a corrupção Essa sociedade tem solidez para cobrar essa postura diante daqueles que a governam diante das instituições que estão no poder ela tem condições de confrontar essas instituições e dizer Eu exijo que você seja ético porque ela é enquanto não tivermos essa solidez não temos essa autoridade moral para sermos nós também cada vez mais vigilantes e cobradores daqueles que conduzem o nosso
processo civilizatório Temos que estar dentro dessa condição de solidez de integridade que nos dá oportunidade de participarmos desse processo de cobran temos um monte de órgãos públicos para vigiar os próprios órgãos públicos mas por muito que o trabalho seja bem feito não é suficiente precisamos da sociedade participando desse trabalho de vigiar e coibir a corrupção só assim tem chance de dar certo é importante que a gente perceba uma coisa chamad respostas dadas ao eu sou porque isso vai fazer muita diferença no processo de banir a corrupção então é aquele exercício que muitas vezes falo de
pegar a sua consciência e levar lá pro último dia da sua vida um exercício de imaginação não tenho medo de fazer façam imagine-se no último dia da sua vida que tipo de ser humano você quer ser aí porque isso é obra prima da sua vida como um todo que qualidades você quer ter conquistado que defeitos quer ter polido que trajetória que rasto quer ter deixado no mundo que que ter quer ter feito pelo outro por si próprio ou seja quem você quer ser aí esse momento você é obra prima da sua vida é preciso que
você visualize com com muito detalhe e se possível até escreva para não esquecer o ser humano que eu quero ser o ser humano que está no final do meu caminho e que todas as suas ações no dia a dia desde agora honrem esse ser humano caminhe na direção desse ser humano não adianta a gente saber que existe um ser humano ético se nós não colocamos isso dentro da nossa vida não funciona sen não nos colocamos em relação Direta com isso existe uma história que diz que havia um homem homem que ele não gostava do Sol
então ele fechava as janelas e portas da casa dele todas porque não gostava do sol um dia ele viu que aquilo era loucura e resolveu se reconciliar com o sol abriu portas e janelas a distância que ele estava do Sol com as portas e janelas fechadas ou abertas é exatamente a mesma mas só a resolução dele se colocar em contato com o sol já permite que o sol o toque onde ele está que o ilumine onde ele está só pela resolução de abrir as janelas da consciência e se colocar em contato com isso então quando
você abre as janelas da sua consciência e diz eu quero ser esse ser humano as virtudes desse ser humano já estarão de alguma forma em algum nível com você agora e você toma isso como referencial de vida e aí você vai poder perceber se existe alguma coisa no mundo que váha você abandonar essa trajetória de construção de si mesmo aí você pode observar e ponderar valores e saber que se existe alguma coisa na sua vida mais valiosa do que isso se não temos um referencial sentido de vida F ficamos muitas vezes sem saber ponderar o
que tem mais ou menos importância na nossa vida e isso pode nos deixar muito desorientados e com escolhas muito duvidosas quando quebramos esse pacto que estabelecemos conosco mesmo ou seja com aquele eu que eu quero ser que eu amo que eu desejo profundamente ser quando eu quebro esse pacto eu perco a confiança em mim mesmo e o respeito por mim mesmo essas duas coisas confiança e respeito em si próprio constitui uma virtude maravilhosa chamada dignidade eu me respeito eu confio em mim mesmo Eu me garanto eu sou me ser humano profundamente comprometido com um ideal
Nobre justo bom um ideal de um ser humano pleno quando perdemos a confiança em nós mesmos é uma das coisas mais difíceis de recuperar que existe você perde confiança de alguém Marca um compromisso não vai essa pessoa sempre pode contar com outra pessoa ela não tá tão dependente de você assim agora você precisa contar sempre consigo mesmo se você perde a confiança em si próprio fica sem base para poder se apoiar e se lançar para o futuro você fica sem base de apoio para fazer esse avanço em direção ao futuro Toda vez que você diz
vou fazer tal coisa a tua Própria Consciência Diz ela vem você com essa conversa fiada você nunca honra as coisas que você quer e você não vai ter base não vai ter apoio perder a confiança em si próprio é algo grave e difícil de recuperar é um tempo bastante longo e Severo para que você recupere essa confiança nós temos sempre uma queda de braços dentro da sociedade ainda que eu tenha todos esses valores dentro de mim ou seja que eu seja fiel ao meu sentido de vida que eu tenha atitudes crenças valores que estejam totalmente
fixados em direção a esse ideal eu tenho à minha volta um meio uma pressão de locais de trabalho pressão da sociedade que muitas vezes trabalha na contramão disso Vivemos um momento histórico onde a corrupção se banalizou então pequenas corrupções do dia a dia as pessoas vê e não levam em consideração acham que não tem nada demais são extremamente tolerantes com isso desconsideram ou seja nós banalizamos a corrupção como um ato comum da vida e muitas vezes até incentivamos a nós mesmos e aos outros a cometê-la Então essa pressão às vezes da sociedade para que você
não seja bobo Para que não perca oportunidades para que Aproveite as chances de se dar bem na vida essa pressão é uma queda de braço em relação àquilo que você traz dentro agora você tem que fortalecer diariamente esses princípios que você traz dentro para que você possa vencer essa queda de braço porque se o mundo te vence com as suas alienações você não tem como fazer nada nem nem por você mesmo nem pelo mundo primeira coisa que você tem que fazer é os teus valores TM que derrotar a pressão externa os teus valores TM que
colocar abaixo a pressão externa nessa queda de braço eles têm que vencer de tal maneira que agora sim você sub julgou as pressões do mundo e agora você pode fazer alguma coisa para melhorá-lo pode dar algum exemplo alguma referência que pode melhorá-lo assim começamos a fazer história porque antes disso apenas sobrevivemos um ser humano Que honra a sua identidade o seu ideal e que não se deixa corromper porque isso é o pior tipo de corrupção e é o primeiro tipo de corrupção esse ser humano é um exemplo de uma forma de vida diferente e um
exemplo no momento histórico onde eles são tão raros tem uma repercussão enorme é como uma pedra que jogamos na água que vai gerando círculos cada vez maiores estamos no momento muito escuro do ponto de vista moral quem tem uma pequena luz é vista a muita distância portanto temos uma responsabilidade muito grande sobre esse exemplo que Damos Para a sociedade para bem e para mal a tradição indiana diz uma coisa que é um pouco assustadora inclusive você já devem ter ouvido falar sobre a ideia do cara o Karma é uma lei que cada vez que você
desvia do reto do caminho do caminho honesto do caminho do seu ideal que eles chamam de Dara cada vez que você desvia você vai ter um acontecimento doloroso que vai te empurrar de volta ou seja Mação cármica ela vai gerar dor para te trazer de volta e o que que os indianos dizem em relação a isso quando você sai do reto caminho você vai ter que sofrer alguma dor para voltar mas quando alguém sai inspirado pelo seu exemplo você também participa do Karma dessa pessoa sejam lá quantos forem que você influencie para mal Essas pessoas
vão ter que sofrer pelos atos que cometeram e você sofrerá junto porque você foi o influenciador e portanto coautor daquela ação de cada pessoa que se inspira em você e tem que sofrer por causa disso eu acho isso bem assustador e Digno da gente levar em consideração e às vezes essas pessoas são os nossos filhos são as pessoas que mais amamos que de alguma maneira sempre vão se inspirar em nós é muito importante refletirmos sobre isso prever o risco de corrupção de forma reativa e imediata não é para você chegar isso é o ideal eu
sei que ainda temos que caminhar para chegar a isso não é pra gente chegar e ver uma ação corrupta dizer será será que não vale a pena mesmo ah eu acho que não isso significa que você ainda não incorporou a ética de maneira intrínseca como se fosse parte do seu próprio ser porque senão você gera um reflexo na hora que surgiu você rejeita imediatamente eu costumo dar um exemplo vocês devem lembrar disso peço para vocês imaginarem um inseto que esteja no seu braço e esse Inseto é uma barata cascuda voadora você olha para ela você
diz daqui a pouco eu tiro não existe até uma palavra para isso né ah e joga a barata longe ou seja quando vemos alguma coisa que nos tenta para corrupção a reação tem que ser desse tipo imediata porque não se compara o mal que uma barata pode fazer para você com o que um ato de corrupção pode fazer é um outro nível uma outra escala não tem comparação portanto a nossa reação é imediata isso não não se pensa mais nisso não se fala mais nisso Quando tivermos esse tipo de coisa como reflexo quase que como
um instinto da Alma vocês vão perceber que conseguimos vencer a corrupção não dialoga com ela é não e acabou a partir do momento que ela te chama para um diálogo Ela já tem a possibilidade de te dobrar de te vencer você ainda não está Seguro pequenas atitudes minhas ou de pessoas próximas a mim devo tolerar é claro que nós não podemos de repente começar a ser eh predicadores de moral para qualquer pessoa que apareça pela frente tem que haver um espaço para que você possa falar com essa pessoa mas se você tem algum espaço é
uma pessoa amiga é um parente não para dar discurso moral Porque ninguém aguenta isso lição de moral ninguém aguenta mas fazer um pequeno diálogo onde mostre para ela que embora Pareça que ela ganhou alguma coisa na verdade ela perdeu É interessante fazer é interessante que a gente possa passar essa reflexão adiante e não simplesmente tolerar e fazer de conta que eu não não vi eu posso ajudar essa pessoa a crescer um pouco fazer alguma reflexão sobre esse ato uma vez que eu sei eu tenho um certo compromisso de passar esse conhecimento adiante portanto na medida
em que você tem a abertura para isso você pode dar o ensinamento de uma maneira bem através de um diálogo de uma maneira bastante tranquila mostrando que nesse tipo de atitude a perda é muito maior do que o ganho podemos e devemos fazer isso de fato de tal maneira que por onde passemos as pessoas fiquem pelo menos refletindo pensando duas vezes sobre aquilo um exército gente treina em tempos de paz e não só em Tempo de Guerra um exército que vai paraa guerra e só treina naquela hora é um fracassado de partida não tem chance
nenhuma o que um exército Poderoso em tempo de paz ele está sempre treinando Ou seja quando chega a guerra ele está preparado a mesma coisa em relação à corrupção nós treinamos é no dia a dia nas pequenas coisas nos detalhes da vida nós treinamos aí Quando surge uma tentação maior você está com a Fortaleza moral construída você está com toda a sua técnica de guerra preparada e você pode dizer não imediatamente Porque nas pequenas coisas você foi treinando portanto esse dia a dia é é extremamente importante é onde nascem as nossas conceções Morais e que
se elas nascem elas vão crescer como tudo que nasce tem a tendência a crescer portanto não podemos deixá-las nascer em ponto algum é em tempos de paz que nós treinamos para a Guerra hum existe uma um ensinamento que eu acho muito interessante que é o imperativo categórico de Kant Kant foi um filósofo que ele falava uma frase muito interessante em relação a esse imperativo categórico Age sempre de tal forma que a máxima da tua ação possa ser elevada à lei universal Imaginem você está sei lá recebeu o troco errado está a mais aí você diz
ah não faz de conta que eu não vi Deixa eu levar isso para casa para essa cena elevo isso à lei universal todo mundo que recebeu uma coisa que não lhe pertence tem o direito de fazer de conta que não viu e não devolver isso como lei universal torna a humanidade um lugar melhor ou pior é evidente que torna pior todo mundo perde a confiança em todo mundo vai gerar um estado aí de conflito de tensão maior do que que a gente tem portanto isso é prejudicial para humanidade eu não deveria estar fazendo se não
pode ser transformado em lei universal Não se dê o benefício da exceção não isso que eu estou fazendo diante da humanidade seria um ato louvável que todo mundo poderia copiar e seria interessante seria lucrativo paraa humanidade senão não é moral não faça use isso como uma referência eu estou aqui fazendo alguma coisa todo mundo fazendo isso seria bom não então não faça isso é uma boa ferramenta para julgar os nossos atos como Morais ou não não adianta vigilância nem a punição se a nossa consciência não nos vigia não h adianta porque como eu falei para
vocês vai ter uma hora que vai haver brechas ou sabe-se lá se essa vigilância uma hora faz um pacto com você e se corrompem ambos sempre vai haver oportunidades de colocar isso abaixo is não é um método seguro pra gente praticar eternamente nesse momento vá lá mas nós precisamos aperfeiçoar esses nossos métodos que é ter uma vigilância interna que é a nossa própria consciência volto a contar para vocês uma história muito conhecida porque tem contado várias vezes que aquela história do mosteiro Zen Resumindo bastante havia um mosteiro Zen que estava meio desmoronando os monges ali
não tinham nenhum recurso eram monges mendicantes e não tinham como reformar o mosteiro aí os discípulos chegam pro Mestre perguntam mestre o nosso mosteiro está desmoronando que que a gente faz o mestre resolve aplicar uma prova neles e diz É verdade o mosteiro está desmoronando Mas a gente não tem nenhum recurso Então eu tenho uma ideia vocês vão o povoado mais próximo e roubem o máximo que vocês puderem mas com uma condição que ninguém os veja porque é a fama do mosteiro que tá em jogo uma fama secular portanto roubem porque aí a gente vende
no outro povoado e consegue com isso recursos para reformar o mosteiro os jovens ficaram muito conflituosos a princípio mas depois o mestre mandou vamos lá né e foram roubar quando ele entra no Mosteiro ele encontra ali um jovem que continua fazendo seus afazeres do mesmo jeito e aí ele pergunta Ué meu jovem O que que você está fazendo ele disz eu tô cumprindo o que o senhor mandou mas como assim cumprindo o que eu mandei seus colegas todos foram pra cidade roubar não mas o senhor não falou isso O senhor falou que eu não roubasse
se houvesse alguém me vendo que a minha consciência está sempre me vendo como é que eu posso roubar e esse foi o único que tinha entendido a prova nós estamos permanentemente diante da nossa consciência se não a respeitamos se não damos a ela confiança se não damos a ela dignidade significa que não temos condições de respeitar nem confiar nem dar dignidade a ninguém do lado de fora porque nasce aí a nossa confiança o nosso respeito a nossa dignidade se não consideramos a nossa consciência como algo que devemos preservar como algo Divino que existe dentro de
nós que devemos proteger porque esse é o nosso dever é aquilo que temos mais elevado portanto temos que proteger como algo que tivesse numa redoma diante dela não podemos cair em indignidade se não fazemos isso não há controle sobre o que fazemos fora porque o primeiro respeito é o respeito que se pratica consigo mesm e depois isso transborda para as relações sociais então é muito importante que a gente pense nesse conto como uma referência você está sempre Diante da sua consciência qualquer coisa desejada qualquer preço é sempre cara demais considere é isso por muito que
você desee algo sonhe com aquilo desde a infância dependendo do preço que isso te cobre para ser obtido não vale a pena não entre nessa não vale a pena aquilo que cobra a tua dignidade para ser obtido não vale a pena é uma perda muito grande você perde o respeito Diante da sua própria consciência Divina diante do seu próprio eu Divino Isso não vale a pena né existe uma história que eu acredito que é mais uma fábula do que uma his porque nunca havia uma citação mais séria disso como fato histórico mas que fala sobre
os incas diz que os incas foram combatidos pelos espanhóis de Francisco Pizarro na época da invasão da América e os espanhóis faziam guerra suja eram muito menor quantidade muito menor não tinha nem comparação Mas eles faziam guerra suja quando os incas saíam pra batalha que era uma saída toda cerimonial os espanhóis atacavam as cidades matavam mulheres crianças idosos para minar oimo dos Guerreiros ou então atacavam plantações para gerar fome destruíam tudo ou então esperavam esse exército acampar E atacavam no meio da noite pela retaguarda coisas que eram indignas pros Incas e eles faziam e assim
foram vencendo vencendo vencendo até que chega um determinado momento que os incas da Resistência um grupo peo de incas que sobreviviam com seu Imperador se refugiaram numa Cidadela chamada vilcabamba e ficaram ali tentando fazer guerra de guerrilha né tentando banir o povo os espanhóis e aí Pizarro teria mandado o embaixador lá para falar com eles com o líder deles que era o sapa Inca o Imperador e esse Embaixador teria tentado negociar uma rendição e não teria conseguido nada bom já que eu estou aqui deixa eu te fazer uma pergunta primeira vez que a gente lutou
com vocês de uma forma diferente Era surpresa segunda vez lá mas terceira quarta 10ª 30ª Por que que vocês não começaram a fazer a mesma coisa com a gente porque não usar os nossos métodos contra nós por que se deixaram derrotar dessa maneira e esse Líder Inca teria dito para ele o seguinte nós incas Só queremos a terra para ficar de pé sobre ela para rastejar sobre a terra a gente prefere deixar para vocês eu acho essa história verdadeira ou não belíssima Belíssima qualquer coisa que para obter você tenha que rastejar é caro demais não
pague nós não podemos chegar ao final da nossa vida rastejando nós somos homens não somos eh larvas nós não podemos chegar ao final da nossa vida rastejando temos que chegar de pé dignos da maneira que é próprio de um homem portanto não faça nada que te exija rastejar tudo que você tiver que obter que seja de pé ou seja isso é uma imagem muito apropriada para a dignidade e para que a gente saiba ter uma hierarquia de valores do que vale e do que não vale a pena Como falei para vocês além do dano pessoal
isso se propaga com o exemplo nós sabemos que por exemplo os adolescentes eles precisam demais de referenciais as crianças sonham com contos de Fado o Adolescente quer viver esses contos ele quer ser o herói quer viver aventuras e ele necessita muito de referenciais ele é capaz de admirar pessoas que sejam inspiradoras para eles se eles não encontram um referencial a admirar nos seus próprios pais vão procurar esse referencial na sociedade e às vezes acham de maneira bem duvidosa numa sociedade onde em grande parte a mediocridade impera eles vão achar um cidadão corajoso bravo às vezes
num bandido num traficante de drogas então para evitar a melhor coisa que podemos fazer para evitar que os nossos filhos sejam arrastados por esse tipo de influência é fazer com que eles nos admirem pelo que somos porque aí a sua palavra terá 10 vezes mais peso do que qualquer coisa do lado de fora fazer com que eles tenham um referencial em nós se orgulhem de serem nossos filhos nos admirem pelos seres humanos que somos isso dá um peso muito maior à nossa influência na vida deles então é importante que a gente cresça por amor porque
vamos ser referencial para muita gente e não podemos ajudar essas pessoas se perderem na vida não podemos arrastar como dizem os indianos mais esse Karma Qual é a melhor coisa que podemos fazer para aqueles que amamos vocês sabem já pararam para pensar nisso Qual a melhor coisa que eu posso fazer para aqueles que eu amo a resposta é simples é crescer como ser humano porque só crescendo como ser humano Você tem algo sólido um referencial sólido para deixar para eles algo que sempre vai L ser útil né Às vezes a gente pensa que o melhor
para deixar pros nossos filhos é um apartamento eh sei lá um investimento com recursos Imaginem vocês o que será o futuro ninguém sabe Imaginem uma pessoa que vivia na Ucrânia que tinha um apartamento tinha uma casa tinha recurso e de repente ve uma situação daquela e ele não tem mais nada essas coisas dependendo das circunstâncias históricas que a gente não sabe o que vem pela frente não valem nada reduzem a zero reduzem a pó agora um exemplo de aut controle de equilíbrio de generosidade de coragem que você vê vai ajudá-lo a sair de uma situação
dessas com muito mais facilidade vai ajudá-lo a ter Lucidez para sair das situações mais complexas da vida portanto isso nunca deixará de ser útil jamais bom aqui um exercício de imaginação que eu gostaria que vocês fizessem corrupção a princípio é o quê um desvio de recursos que deveriam ir para um lugar e vão para outro normalmente um lugar que atende os nossos interesses pessoais não é assim agora vamos imaginar que a humanidade está reduzida é o nosso corpo Imaginem que o oxigênio é enviado para os nossos pulmões e não chega porque grande parte do ar
é desviado no caminho ou Imaginem que o alimento é enviado ao nosso estômago e não chega porque grande parte dele é desviado no caminho seria possível uma vida nesses termos onde teríamos muito pouco ar para respirar muito pouco alimento para sobreviver porque todos os recursos recebidos foram desviados no meio do caminho é evidente que isso aí é morte isso não viabilizaria nenhum tipo de vidaé nós temos que entender que corrupção é sinônimo de decomposição de degradação e decomposição é característica de corpo morto de cadáver cadáver se decompõe se corrompe se degrada mas nós estamos vivos
ou mortos afinal de contas porque deixamos corromper um corpo vivo Isso é um absurdo né Nós Temos que preservar a nossa vida em todos os planos não só no físico nós tratamos a nossa saúde para que o corpo não se corrompa não é isso temos que tratar também o plano psicológico moral e espiritual que é o que gera Impacto aqui no plano físico e vai determinar Como será a nossa vida final de contas tá então lembrar sempre disso corrupção está ligada à morte é características de corpo morto em decomposição e nós estamos vivos e Devemos
lutar por isso Imaginem a seguinte situação mais um exercício de imaginação existem avalanches que estão caindo por cima de casas numa vila avalanches de Gelo e você acha aquilo horrível inclusive já atingiu sua própria casa você foi uma vítima Mas você de vez em quando tem o hábito de subir à montanha para se distrair fazer pequeno nas bolinhas de Neve e jogar montanha abaixo e você não sabe que aquelas bolinhas de Neve vão rolando e lá embaixo viram a avalanche que soterra a sua casa então percebam que situação Curiosa você está como culpado lá em
cima como autor e como vítima lá embaixo e não percebe e queixa-se da avalanche sem saber que você é um dos que provocaram essa avalanche nós nos queixamos com a avalanche de corrupção que cai sobre nós a avalanche de recursos desviados avalanche de coisas que poderiam ter sido construídas feitas para o benefício da sociedade que não foram nós nos queixamos disso com toda a justiça mas nós temos que ter em mente Que Nós também somos aqueles que jogam bolinhas do alto da montanha cada vez que cometemos um pequeno ato de corrupção que nós achamos que
é inocente e insignificante nós estamos jogando bolinhas do alto da montanha portanto isso não nos dá autoridade moral para reclamar da avalanche nós estamos no terreno dos culpados e no terreno das vítimas simultaneamente e é lógico que o mundo não vai mudar dessa forma Imaginem mais uma situação mais um exercício de imaginação amanhã ou depois sua mãe você seu filho necessitam de um hospital e esse hospital não vai te atender bem sabe por quê Porque ele teve verbas desviadas pela corrupção amanhã ou depois seu filho entra para uma universidade você quer que ele seja bem
formado mas essa Universidade não vai dar a educação que ele precisa sabe por quê Porque teve verbas desviadas pela corrupção ou seja nós estamos o tempo todo sendo vítimas disso o tempo todo de maneira grave nos tira coisas preciosas pode nos tirar até a vida às vezes pessoas que desviam o dinheiro de um hospital elas aceitam que aquela seu ganho aquela sua fortuna pode gerar mortes mais adiante e pagam esse preço Imaginem vocês a condição moral de alguém que paga esse preço para que eu ganhe alguém vai morrer e aceitam isso imagine a condição moral
de um homem assim mas esse tipo de coisa nasce de pequenas ações de corrupção do pequeno vem o grande n do pequeno que vai se desenvolvendo vem o grande um dia então nós temos que ter consciência de que corrupção chea a morte e gera a morte quando você vê uma coisa se corrompendo é uma coisa que tá morta tá desintegrando uma coisa que apodreceu é um alimento que tá se corrompendo na sua geladeira imediatamente põe a no lixo ele apodreceu ele não tem mais vida não tem mais condições de alimentar vida saiba disso nós não
podemos nos sentir apodrecendo isso é cruel demais para fazermos com um ser cuja natureza mais íntima é Divina Nós temos que nos respeitar não podemos permitir isso a a perguntinha que não fiz para vocês lá atrás mas que ficou pairando no ar né Se eu tivesse o anel de giges na minha mão o que é que eu faria já pararam para pensar nisso o que é que eu faria se eu tivesse anel de G na minha mão responder isso para você Escondidinho num canto com toda honestidade o que eu faria se Nós reclamamos acusamos os
demais por um comportamento que a gente também tem é como se nós estivéssemos culpando o espelho Pelas nossas espinhas isso é imoral também é imoral eu acusar alguém de um comportamento que se eu tiver oportunidade eu também faço se eu tiver o anel de gijos eu não pego nada que não me pertence porque se eu pego eu não posso acusar o ladrão ele simplesmente é mais ousado do que eu mas eu tenho a mesma tendência então cuidado ao acus armos os demais de algo cujo germen existe vivo dentro de nós muito cuidado com ISS que
no final das contas não trabalhamos esse defeito e ele pode se desenvolver Em algum momento crítico da vida para um fato mais grave ele ainda tem sementes vivas dentro de nós nós temos que extirpar essas sementes e dizer isso nunca isso jamais em condição nenhuma com anel nenhum no dedo isso jamais e assim nós temos condições de exigir a alguém que seja mais ético que não pratique corrupção se nós considerarmos uma disciplina que se chama biomimética a biomimética é muito interessante porque ela aprende da natureza para tirar ensinamentos para o homem por exemplo se você
pega a floresta amazônica você vai ver espécies muito diferenciadas Aliás a floresta amazônica me parece que é a maior do mundo em termos de biodiversidade ou seja muitas plantas muito diferentes e elas convivem perfeita Harmonia entre si não dava pra gente aprender com isso que nós somos totalmente diferentes entre entre nós mas também poderíamos viver em harmonia que isso é possível dá ou seja eu posso aprender da natureza e nesse caso aqui eu posso aprender da natureza do meu próprio corpo que também é uma construção da natureza meu próprio corpo todas as células têm que
ter em vista o bem do Todo o Bem do organismo elas não podem ter outra meta cada célula tem que trabalhar fundamentalmente para o bem do organismo para a saúde para o bem-estar do organismo se alguma delas pensa diferente se alguma delas tem uma outra finalidade qualquer se quer partir para uma carreira solo fazer alguma coisa que ela considere agradável só para ela isso é uma célula tumoral que nós sabemos que vai levar esse corpo à morte e que morre junto mas ela não tem consciência disso Imaginem vocês a gente admitir diante da nossa consciência
que somos uma célula tumoral da humanidade isso é indigno demais de vez em quando a gente deve se confrontar no espelho e perguntar é isso que você quer dizer uma célula tumoral gente de qualquer pensamento em relação à corrupção a gente deve se perguntar isso eu não quero ser uma célula tumoral da humanidade eu quero provocar vida eu quero provocar saúde bem eu não quero deixar esse tipo de trilha no mundo esses exercícios de imaginação são muito bons para que a gente puxe os nossos Bros puxe os nossos valores e volte para o centro não
deixe não se deixe inclinar por nenhum apelo da sociedade que que nós ganhamos a cada dia quando temos um dia íntegro aquilo que eu chamo do sono dos justos um sono absolutamente tranquilo eu repassei o meu dia e hoje eu tive um dia digno de um ser humano é o sonho mais eh recompensador de todos aquele que mais te recompõe por quê um sono tranquilo com paz de consciência esse sono dos justos que nós temos que lutar por ele temos que merecer e um belo dia quando vier o grande sono dos justos que é a
morte nós possamos também encará-la com essa paz de espírito eu estou kites com céus e terra portanto minha consciência Tá limpa eu sei que eu já fiz alguma coisa pelo mundo e não me corrompi portanto eu tenho tranquilidade de confrontar esse Grande sono do justos Seja lá o que for que tenha depois porque eu estou em paz com céus e com terra Então são dois elementos que T um valor excepcional essa paz de espírito que estaremos diante de todas as ocasiões da nossa vida nada nos deixará tão desesperado assim porque eu sei que em todas
as circunstâncias eu fiz o meu melhor fiz aquilo que me correspondia dei o meu melhor em todas as circunstâncias sempre que tive consciência de algum mal não o pratiquei nunca atuei Com intenção de praticar qualquer tipo de corrupção Isso me deixa muito muito Limpo muito tranquilo e felicidade pro ser humano tem muito a ver com paz do Espírito Bom enfim integridade é saúde e corrupção é uma doença e é uma doença contagiosa como eu já falei para vocês influenciamos as nossas concessões você vê às vezes tá numa pista as pistas cheias de carro engarrafado a
tem uma pistinha do canto que é só pra bicicleta aí um engraçadinho vai e se enfia ali daqui a pouco tem vários engraçadinhos indo atrás dele basta que um vá ou seja nós influenciamos para também isso é muito comum mais rápido até do que a influência para o bem portanto nós temos que ter em vista que integridade é saúde nos planos psicológicos moral espiritual e inclusive físico e corrupção é doença e doença contagiosa corrupção tem cheiro de morte corrupção é decomposição e eu não posso aceitar isso acontecer comigo mesmo nesse recinto sagrado que é a
minha consciência não pode acontecer isso vamos colaborar para o mundo em que nós e os nossos filhos gostaríamos de viver ou seja pensa agora nesse mundo e trabalha desde já para construí-lo porque se ele existe na tua imaginação um dia existirá no mundo concreto Como dizia Platão na sua teoria das ideias tudo que existe lá no plano das ideias um dia estará aqui ou seja quando você imagina esse mundo ideal e desde agora se sente cidadão dele você começa a trabalhar para construí-lo dentro da sua vida dentro da sua conduta e de todos aqueles que
se inspiram em você isso tem um valor excepcional isso tem um valor histórico você fez diferença você somou você deixou o mundo um pouco melhor do que aquele que você encontrou por fim cure-se e Cure o mundo é assim que funciona cure-se da corrupção absolutamente sem sombra de dúvidas e assim você vai fazer um um serviço excepcional você nem imagina pelo mundo o mundo necessita disso tenha consciência de que as suas posturas ecoam as suas posturas influenciam se você tem algum amor a alguém a algo não queira contaminar a si próprio e ao mundo dessa
maneira amamos a nós mesmos e amamos as pessoas à nossa volta não queira contaminá-los não queira intoxic cál de algo tão pesado de algo que pode levá-las a uma decomposição cuidado com isso cure-se e Cure o mundo é isso que eu teria para trazer para vocês hoje agradeço muito a todos e até uma próxima ocasião [Música]