Queridos BPM Friends, hoje a gente vai falar da diferença entre Gestão de Processos e Gestão por Processos. Todo mundo pergunta isso. Onde está o X da questão?
Vamos começar do começo: como as empresas normalmente estão organizadas? Em áreas, departamentos, gerências, superintendências, diretorias. Então, normalmente, você tem uma estrutura organizacional, um organograma, organizado de forma vertical.
Então, você tem lá a Diretoria de Marketing, a Diretoria Financeira, você vai separando no que a gente chama de silos funcionais, estrutura verticais: aqui está o jurídico, aqui está a tecnologia, aqui está o marketing, aqui está o financeiro. E, cada uma dessas áreas, gerências, departamentos, diretorias têm lá o seu gerente responsável. E, cada um desses gerentes tem lá o seu orçamento e as suas pessoas alocadas.
É assim que a maioria das empresas está organizada hoje. Em algum momento, essas empresas começam inciativas de Gestão de Processos de Negócio (BPM). Começam a mapear e entender os processos e começam a perceber que esses processos precisam ser horizontais, transversais à empresa.
Quando isso acontece, a empresa continua organizada de forma vertical, estruturada, hierárquica, mas os processos começam a surgir, digamos assim, em um segundo plano. Por trás dessa estrutura, começa a ter uma visão horizontal dos processos da empresa. A gente avança mais um nível de maturidade, evolui mais um pouquinho, e as empresas começam aos poucos a dar uma ênfase maior a esses processos, a trazer esses processos para o primeiro plano.
A começar a dar mais atenção e mais importância aos processos do que às suas estruturas verticais e hierárquicas. Então, elas começam com esse terceiro nível, digamos assim, a conseguir pensar em gestores de processos, a começar a planejar como elas vão alocar os recursos não mais por áreas e sim por processos, a estrutura vertical e hierárquica ainda existe, mas agora essa estrutura está em um plano de fundo e os processos estão em primeiro plano. Quando esse movimento acontece, a empresa já tem uma maturidade maior nos seus processos, ela já começa a se preocupar em medir indicadores de processos, ela já começa a se preocupar em como ela vai fazer esse fluxo transversal acontecer, ela já está de olho no processo fim a fim, ou no processo end-to-end, para agregar valor ao cliente que tá lá na ponta, e ao mesmo tempo lidar de forma melhor com o fornecedor que está aqui no comecinho do processo.
Algumas empresas conseguem avançar ainda mais e chegar no quarto e último nível, que é o momento onde você já tem uma visão totalmente orientada aos processos, você praticamente abandona essa estrutura vertical, hierárquica, rígida, formal, e passa a ter uma empresa de fato organizada, gerida por processos. Você começa a ter a divisão das pessoas, dos recursos, do budget, tudo isso por processo e não mais em uma estrutura vertical. Quando você começa a gerir a empresa dessa forma, com esse nível de maturidade em gestão, você já não está mais fazendo uma Gestão de Processos, você já está fazendo uma Gestão por Processos.
Você já está gerindo a sua empresa através dos processos, e não mais gerindo a empresa e gerindo os processos. É aí que está a diferença. Só que esse último nível de maturidade é bem difícil de ser alcançado, são raríssimas as empresas que chegam nesse nível.
Hoje em dia, ainda é difícil, principalmente aqui no mercado nacional, a maioria das empresas ainda não está estruturada exatamente dessa forma. Os cenários mais comuns, desses quatro que a gente falou, estão concentrado ali no dois e no três. Então, eu tenho algumas empresas que os processos estão em segundo plano, outras que estão em primeiro plano, mas uma empresa totalmente organizada por processos hoje ainda é difícil, ainda é bem raro de a gente ver.
Agora, não sei como é o caso de vocês, não sei se nas empresas de vocês já está assim, quero que vocês me contem em que cenários vocês acham que vocês se encaixam melhor, como as empresas de vocês estão fazendo essa gestão por processos, para a gente ver como está isso e aprender um pouquinho com a experiência de vocês. Gostaram do vídeo? Deu para entender a diferença?
Então, clica no sininho, se inscreve aqui no canal da dheka, para vocês receberam as notificações quando sair vídeo novo. Tem vídeo novo toda quarta-feira, às sete horas. Entra nas outras redes sociais, divulga para os amigos e até o próximo vídeo.