As seitas judaicas da época de Jesus

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Davar - Religião e Opinião
Um comentário sobre o contexto em que Jesus viveu: as seitas do judaísmo, suas referências em Flávio...
Video Transcript:
quando a gente se pergunta Quem escreveu o Novo Testamento do ponto de vista da tradição Cristã o Novo Testamento foi escrito por Judeus do primeiro século Portanto o coerente seria encontrar traços do Judaísmo do primeiro século no Novo Testamento E é exatamente isso que a gente vai ver nesse [Música] vídeo a gente vai falar um pouco sobre o judaísmo a religião na qual Jesus estava inserido e a religião Judaica do primeiro século na região que hoje é a Palestina era algo um pouco mais complexo do que parece era uma religião na verdade fragmentada você tinha
vários partidos ou seitas a gente poderia até dizer de certa forma denominações diferentes existiam Estilos diferentes de judaísmo naquela época isso vai ficar bastante Claro quando a gente vê o Novo Testamento e quando a gente compara o escrito do Novo Testamento com escritos históricos que falam sobre a mesma questão nesse vídeo a gente vai usar principalmente os escritos de um sujeito chamado Joseph Ben mattio ele foi um judeu que lutou contra os romanos ali no primeiro século no ano 67 depois de Cristo Ele perdeu uma batalha para Vespasiano e ele se rendeu e acabou se
tornando intérprete dos dos Romanos né intérprete da língua Judaica e ele acabou se aproximando bastante na verdade da família de Vespasiano e adotou inclusive seu sobrenome flávios então Josef Ben mattio é mais conhecido por nós ocidentais como flávios josefus ele escreveu muito sobre a história dos judeus alguns Dizem que ele escreveu porque ele tava com a consciência pesada por ter virado pro lado dos Romanos né AL alg uns judeus até hoje tem uma certa mágoa de Flávio Josefo por ter se tornado aliado dos Romanos mas os escritos de Flávio Josefo são os mais importantes para
você entender como funcionava o judaísmo daquela época é é um dos escritos mais importantes sobre o judaísmo do período do segundo templo que é o período que vai lá desde a época de Zorobabel né de Esdras Neemias e até o ano 70 da era comum quando o templo foi ído por Tito filho de Vespasiano e Josefo estava ligado a Tito na época em que Tito invadiu Jerusalém destruiu o Santuário e expulsou os judeus para voltarem para aquela região estabelecendo uma nação só agora em 1948 então existem dois escritos principais de Josefa sobre a história dos
judeus que é o livro antiguidades e o livro Guerra judaica a gente vai usar aqui o livro antiguidades o livro 18 do antiguidades o capítulo 1 o livro 13 de antiguidades os capítulos 5 e 10 e o livro guerras judaicas o livro dois do guerras judaicas o capítulo oo e nesses livros Josefo vai falar que existiam quatro principais Vertentes quatro principais seitas do Judaísmo daquele período que são os farise os saduceus os essênios e os elotes e a gente vê comparando com os escritos de Josefo que os autores do novo testamento eles estavam totalmente inseridos
no contexto desse judaísmo que é descrito por Josefa a gente vai falar um pouquinho sobre cada um desses quatro dessas quatro seitas comparando os textos do Novo Testamento com os textos de Josefo e com alguns textos da tradição Judaica do talmude né E até alg uns textos que não estão registrados no talmude o primeiro deles o mais conhecido são os fariseus os fariseus a palavra fariseu vem de perich que significa se separar não porque os fariseus viviam isolados do Povo mas porque eles se separavam no sentido de se acharem eh assim religiosamente superiores Josefo diz
que os fariseus eles tinham até uma vida simples Eles não eram assim H dedicados ao Dinheiro apesar do novo testamento citar um ou outro fariseu o que era rico eh Eles não eram conhecidos por serem ricos eh o Josefo até disse que eles não tinham na sua dieta e guarias para se comer eles gostavam de comida simples e de um estilo de vida mais simples segundo Josefo os fariseus também eles acreditavam na recompensa após a morte né que Deus ia recompensar cada um de acordo com como Cada um agiu durante a vida né que é
um ensinamento que o próprio cristianismo adotou um ensinamento que Jesus concordava e que se tornou um um pensamento Popular hoje em dia no mundo ocidental eles se baseavam na nos escritos judaicos no antigo testamento a Bíblia Hebraica para chegar a essa conclusão principalmente ali no final do livro de Eclesiastes o livro de Daniel também fala da Ressurreição dos mortos e da recompensa e algumas outras passagens dão a entender essas essa ideia também no antigo testamento uma das características mais importantes dos fariseus é que eles acreditavam em algo chamado a lei oral esse pensamento dos fariseus
influenciou até o judaísmo moderno até hoje então eles acreditavam que Deus tinha dado as leis para Moisés que Moisés escreveu no pentateuco né na Torá os primeiros cinco livros da Bíblia Gênesis e do Levítico número Deuteronômio mas que Deus tinha dado uma outra lei para Moisés que não foi registrado no pentateuco mas que foi ada e e foi passada oralmente foi passada de pai para filho né é a chamada tradição oral Então existe uma Torá escrita e uma Torá oral era esse o pensamento dos fariseus E essas duas Torá Elas têm a mesma autoridade por
isso pros fariseus a tradição ela era tão importante quanto o texto escrito quanto o que tem na Bíblia lá em antiguidades livro 13 Capítulo 10 o Flávio Josef diz o seguinte os fariseus exigiam do Povo muita as leis que receberam de seus antepassados mas não estavam escritos na lei de Moisés por essa razão é que os saduceus os rejeitaram e diziam que nós estamos obrigados a seguir a lei escrita mas não observar aquela tradição dos antepassados Ou seja a ideia da tradição que você deve seguir é uma coisa que os saduceus não concordavam muito com
os fariseus Jesus também não concordava com essa questão Jesus chega a falar que os fariseus eles anulavam a palavra de Deus que é a lei escrita digamos assim por por causa das suas tradições e isso Jesus diz lá em Marcos Capítulo 7 verso 133 falando sobre uma discussão que ele tá tendo com os fariseus ele diz assim invalidando assim a palavra de Deus pela vossa tradição que vos ordenaste e muitas coisas fazei semelhante a estas mas o capítulo ao qual Jesus se refere Mais especificamente aos fariseus E aí fica Clara a discordância entre Jesus e
os fariseus sobre essa questão eh tá lá em Mateus Capítulo 23 o Capítulo inteiro é uma crítica que Jesus faz aos fariseus os fariseus eram os líderes religiosos populares ali na região em que Jesus vivia né os o povo tinha os fariseus como uma referência religiosa né eles eram os grandes líderes E aí Jesus começa dizendo assim Mateus Capítulo 23 verso 1 então Jesus disse a multidão e aos seus discípulos os mestres da Lei e os fariseus se assentam na cadeira de Moisés obedeçam lhes e Façam tudo o que eles dizem mas Não façam o
que eles fazem pois não praticam o que pregam é muito interessante essa parte que Jesus fala porque se a gente analisar de forma geral os ensinamentos de Jesus os fariseus eram os que estavam mais próximos de Jesus do ponto de vista doutrinário Jesus concordava com os fariseus em muitas coisas e aqui ele diz olha façam aquilo que os fariseus dizem para fazer eles ensinam uma coisa correta mas não façam o que eles fazem o problema dos fariseus do ponto de vista de Jesus de acordo com esse texto de Mateus 23 é hipocrisia eles ensinam coisas
boas mas eles não fazem aquilo que eles ensinam e além disso Jesus ainda tinha mais o problema da tradição eles colocam a tradição acima da própria palavra de Deus e invalidam a palavra de Deus mas Jesus continua dizendo lá em Mateus 23 né Mateus 23 finalzinho do verso 3 eh não façam o que eles fazem porque eles não praticam aquilo que eles pregam e ele diz lá no verso 4 eles datam fardos pesados e colocam sobre os ombros dos homens Mas eles mesmos não Estão dispostos a levantar um só dedo para movê-los tudo que eles
fazem é para ser visto pelos homens eles fazem os seus filactérios bem largos e as franjas das suas vestes bem longas os filactérios as franjas das vestes eram partes da vestimenta Judaica que tinha uma conotação religiosa né até hoje alguns judeus usam os filactérios né são conhecidos como tefilin e a as franjas das vestes né eles carregam umas franjinhas um um um uns fiozinhos mais longos nas nas vestimentas né seguindo lá números 15 é uma questão dos judeus mas Jesus disse eles têm isso bem longo bem grande para mostrar pros outros que eles são muito
religiosos verso 6 eles gostam do lugar de honra nos banquetes dos assentos mais importantes nas sinagogas gosta de serem saudados nas praças de serem chamados de rabis mas vocês não devem ser chamados de rabis um só é o mestre de vocês e todos vocês são irmãos a palavra Rabi em hebraico significa mestre e ali a partir do verso 13 Jesus vai fazer uma série de críticas são os famosos ais contra os fariseus porque ele diz vários versos que começam com ai ai dos fariseus né ele diz assim a partir do verso 13 Ai de vocês
Mestres da Lei e fariseus hipócritas Vocês fecham o reino dos céus diante dos Homens vocês mesmos não entram nem deixam entrar aqueles que gostariam de fazê-lo Ai de vocês Mestres da Lei fariseus hipócritas vocês devoram as casas das viúvas e para disfarçar fazem longas orações por isso serão castigados mais severamente ai de vocês mestre da leis fariseus hipócritas que percorrem a terra e o mar para fazer um convertido e quando conseguem vocês o tornam duas vezes mais filhos do inferno do que vocês isso daqui é Jesus dizendo PR os fariseus Jesus pega muito pesado com
a hipocrisia religiosa Ai de vocês guias cegos pois dizem se alguém jurar pelo Santuário isso nada significa mas se jurar pelo ouro do Santuário está Obrigado por seu Juramento cegos insensatos que que é mais importante o ouro ou o Santuário que santifica o ouro verso 23 Ai de vocês Mestres da Lei fariseus hipócritas vocês dão o dízimo da hortelã do endro do cominho mas tem negligenciado os preceitos mais importantes da lei a justiça a misericórdia e a fidelidade vocês devem praticar essas coisas sem mtir aquelas guias cegos vocês coam um mosquito e engolem um camelo
vocês limpam interior do copo e do prato mas por dentro eles estão cheios de ganância e cobiça e assim por diante o Capítulo 23 de Mateus ele é todo recheado de críticas duríssimas aos líderes religiosos que eram os fariseus na época e qualquer semelhança com os líderes religiosos da atualidade não é pura coincidência Jesus tá meio que prevendo aqui como seriam os líderes religiosos atuais é impressionante a atualidade desse texto mas o Curioso é que o próprio judaísmo compreendia que os fariseus eram hipócritas a gente vê isso registrado na tradição Judaica a enciclopédia Judaica por
exemplo regista que tem uma barita uma um ensinamento que não foi incorporado na mishn e no talmud que enumera Sete Tipos de fariseus e é o texto é engraçado porque ele tem vá tem um um certo que de humor ele tira um sarro assim do do dos tipos de fariseus que tinham diz que havia o fariseu de ombro porque veste as suas boas ações como se tivessem anda sobre os ombros o fariseu Espere um pouco que sempre diz Espere um pouco até eu fazer aquela boa ação que está me esperando terceiro o fariseu ferido que
para evitar olhar para uma mulher ele corre sai correndo sem olhar para onde tá indo e bate a cabeça no muro e se machuca o fariseu Pilão que anda olhando pro chão como se fosse um Pilão no moedor o fariseu calculista incessante que diz assim deixe-me ver que bem posso fazer para compensar a minha negligência o mal que eu tenho feito e no final ele numera dois tipos bons de fariseu né fariseu tente a Deus Da maneira de jo e o fariseu que ama a Deus de acordo com a atitude de Abraão o Novo Testamento
também fala de bons fariseus como por exemplo Nicodemos Como José de arimateia como o outros fariseus que Jesus Conversa com eles mas no geral o farisaísmo tanto no Novo Testamento quanto na tradição Judaica eles são marcados por essa palavra hipocrisia o talmud também vai criticar bastante os fariseus no yerushalmi berot nove 14b sotar 34 e 22B e yerushalmi sotar 319 a além dos fariseus existia uma outra seita Judaica chamada saduceus os tsadok o nome saduceu o nome tadim eh tem uma origem aí bastante controversa alguns dizem que vem de tsedaká que significa justiça né Justiça
ou também é esmola misericórdia fazer boas ações outros dizem que vem de tsadok que foi um sumo Sacer dte importante ali do período do segundo templo também mas existe uma teoria interessante que é de um Historiador judeu chamado David fluer morreu há pouco tempo que ele diz que a origem do c do seus vem do seguinte existe no talmud um tratado chamado pirque Vot a ética dos Pais aliás é um tratado extremamente interessante porque ele tem um monte de Paralelos com o Novo Testamento vale até um vídeo e o prque Vot 13 diz assim antigon
no disso um discípulo de Simeão o justo dizia não sejais como servos que servem o seu senhor na esperança Da recompensa mas sim como servidores que não esperam nenhuma remuneração assim o temor de Deus estará convosco o Rabino que disse isso antigono soco Ele viveu no terceiro século antes de Cristo e diz a tradição que antigono de soo teve dois discípulos um discípulo chamado boet e outro discípulo chamado sadoque e os discípulos debatiam sobre essa frase de antigo nud soo vocês não devem servir como servos que esperam uma recompensa mas como servos que não esperam
uma recompensa buet chegou à conclusão que a gente deve servir de coração sem ficar pensando na recompensa Enquanto tsadok o outro discípulo de antigon nosco chegou à conclusão que não existe recompensa a gente deve ser bom simplesmente por ser bom e que essa tradição dos fariseus de que há uma recompensa depois da vida ela não é de verdade não existe recompensa nenhuma os saduceus seriam então os discípulos de Sadoc que foi discípulo de antigono de soo por isso uma das características mais importantes dos saduceus é que eles não acreditavam em recompensa após a morte eles
não acreditavam em ressurreição e é exatamente essa característica que Flávio Josefo fala no livro guerras judaicas no Livro 2 Capítulo 8 e também no livro antiguidades o livro 18 capítulo 1 os saduceus eram então de certa forma e como se fosse uma seita Judaica mais cética eles não acreditavam na recompensa após a morte Apesar deles serem religiosos eles diziam que devia seguir a lei de Moisés eles não acreditavam eh na ressurreição e também dizem que os saduceus não acreditavam em coisas muito Sobrenaturais o Messias para eles por exemplo era uma era que ia vir uma
era de prosperidade e paz e não uma pessoa que que viria e estabeleceria essa paz o que é interessante é que em Mateus capítulo 22 Jesus tem um debate com os saduceus diz lá em Mateus 22 verso 23 naquele mesmo dia os saduceus que dizem que não há ressurreição aproximaram-se dele de Jesus com a seguinte questão e foram lá com uma questão para perguntar para Jesus é uma espécie de pegadinha para ver se Jesus caía no jogo deles e aí você tem todo um diálogo a partir do verso 23 do Capítulo 22 de Mateus sobre
a questão da da Ressurreição Jesus discutindo com os fariseus acerca da Ressurreição e é interessante que nesse ponto Jesus concorda com os fariseus e não com os sadu Deus Jesus concorda que existe uma ressurreição e que existe uma recompensa após a morte e que Deus dá para as pessoas acerca da forma como elas viveram Então se por um lado Jesus concordava com os saduceus e discordava dos fariseus em relação à lei a e a tradição que a tradição não deve est acima nem em pé de igualdade aquilo que tá escrito na palavra de Deus Jesus
também discordava dos saduceus e concordava com os fariseus em relação à a recompensa após a morte antiguidades livro 13 Capítulo 10 também fala que os saduceus eles na verdade eram muito ricos eles eram bastante políticos e eles se tornaram a classe dos sacerdotes ali na época de Jesus Então os saduceus eles tinham uma aproximação com Roma muito grande eles eram muito políticos e eles eram ali cheios de influências na verdade eram os caras mais ricos e influentes ali na época de Jesus a terceira seita Judaica é a seita dos essênios Flávio Josefo não esconde a
admiração que ele tinha por essa seita lá em guerras judaicas livro dois ele fala que os essênios eram a mais perfeita das Seitas judaicas da época a palavra essênios ela tem uma etimologia bastante debatida mas alguns dizem que provavelmente ela vem da palavra essim que vem do verbo aá que é fazer em hebraico e que é porque eles eram pessoas que tentavam colocar em prática a religião deles né eram pessoas que faziam ali as leis e os rituais que eles consideravam corretos guerras judaicas livro dois também diz que eles dividiam todas as Posses que eles
praticamente não tinham propriedade privada dentro das Comunidades de essênios tudo era de todos eles compartilhavam totalmente as coisas que eles tinham Josef também diz o seguinte antes do nascer do sol eles não proferem uma só palavra acerca de assuntos comuns mas recitam orações recebidas de seus antepassados suplicando para que mais uma vez o sol possa nascer então a forma como Josefa descreve a seita dos esenios é uma forma até bonita eu acho muito bacana isso imagine uma seita que se dedica a fazer o bem e que não tem nem propriedade privada e que antes do
sol nascer eles se levantam acordam bem cedo e eles oram orações que eles receberam de séculos atrás dos seus antepassados pedindo para que a misericórdia de Deus se manifeste mais uma vez e que o sol possa nascer é bonito de mais essa forma como Josefa descreve os essênios mas os essênios tinham alguns hábitos que eram bem diferentes dos hábitos de Jesus e dos discípulos de Jesus no Novo Testamento os esenios por exemplo eles se isolavam das do resto do das pessoas em comunidades fechadas porque eles achavam que o judaísmo tinha se deturpado e eles se
dedicavam assim obsessivamente a rituais de purificação então eles tinham tanques chamados mckv que são tanques de que você você enche de água e fazem rituais é como se fosse o batismo o batismo Cristão Veio desse ritual judaico de você submergir na água da mik vá mas os essênios Eles faziam isso o tempo todo eles eram meio obsessivos com essas coisas existiam também essênios que nem se casavam e nem tinham nenhum contato com mulheres para evitar mulheres que erem infiéis outros essênios até permitiam o casamento Mas eles evitavam o contato físico eles achavam que você não
devia ficar o tempo todo ali com a mulher e essa é uma por exemplo de Jesus Jesus tinha discípulas mulheres Jesus ensinava para as mulheres Jesus considerava inclusive que a dedicação a coisas superiores como por exemplo a religião era mais importante que o trabalho doméstico para mulheres né Por exemplo no caso de Maria e Marta lá em Lucas 10 verso 38 a 42 Marcos 15:41 também fala que tinha várias discípulas mulheres de Jesus inclusive lá em João 8 o verso 1 a 11 mostra Jesus tendo contato com mulheres adúlteras Jesus não tinha problema em se
rel acionar eh socialmente com mulheres e não excluía as mulheres do convívio religioso digamos assim e mesmo Paulo lá em primeiro Coríntios Capítulo 7 os versos 3 a 6 Fala que você não deve evitar o contato com a sua esposa contato físico né o sexo mesmo né então os essênios eles tinham uma visão de mundo muito purista né eles tinham uma visão de mundo diferente da visão de mundo que Jesus tinha de se relacionar com os pecadores lá em Mateus Capítulo 9 verso 10 a 12 mostra que Jesus sentava comia junto dos pecadores comia junto
das prostitutas então o hábito dos essênios era se isolar em comunidades e se dedicarem aos seus rituais ali por exemplo os manuscritos do Mar Morto Muito provavelmente foram escritos por decênios numa comunidade Lá em cumr eles se isolavam ficavam lá escrevendo textos bíblicos se dedicando a rituais de purificação e ficavam ali sozinhos longe de todo mundo alguns historiadores falam que provavelmente João Batista tinha muito contato com os essênios porque a gente tem vem em João Batista vários hábitos parecidos com o dos essênios por exemplo ele vesti vestes Humildes né ele se vestia com com peles
de animais ele tinha uma vida isolada dos outros ele comia tinha uma alimentação diferente vivia isolado e se dedicava a rituais de purificação Como por exemplo o batismo João Batista falava que Todos deveriam se arrepender e deveriam se batizar Então existe aí uma certa influência dos essênios Mas por outro lado digamos assim João Batista Não era um Ênio ortodoxo porque ele se relacionava com as outras pessoas a quarta e última das Seitas é a seita dos zelotes os canim aqueles que têm zelo pelas coisas né eles são citados por Flávio Josefo em antiguidades no livro
18 capítulo 1 e também no guerras judaicas no livro 2 falando que essa seita foi fundada por Judas Galileu que liderou uma revolta contra Roma quando Quirino o governador romano da Síria ele fez uma reforma tributária E para isso ele fez um censo lá em 6 antes de Cristo alguns dizem que esse senso é o mesmo que levou José pai de Jesus a sair de Nazaré da do Norte de Israel ali da Galileia para ir para Belém por isso que Jesus Nasce em Belém Então os elotes eram aqueles que lideravam revoltas contra Roma essa revolta
de Judas Galileu é citado na Bíblia né no Novo Testamento lá em Atos Capítulo 5 verso 33 a 39 diz lá que um Rabino muito importante o Rabino gamaliel falando sobre as várias revoltas que tiveram e que surgiram líderes ele tava comparando isso ao movimento de Jesus os cristãos então Josefo dizia o seguinte que os elotes achavam que pagar impostos não é pior do que a escravidão eles não aceitavam estar sob julgo Romano eles achavam que você não deveria pagar imposto sobre Roma que eles deveriam liderar uma revolta e que eles deveriam até perder a
própria vida se fosse possível para liberar os os judeus de pagar impostos pros ranos Na verdade essa é a grande característica dos elotes o Josefa disse que eles não tinham grandes diferenças por exemplo dos fariseus né o que eles divergiam dos fariseus é sobre aceitar o domínio Romano Então os elotes é como se fossem fariseus mas fariseus radicais fariseus que faziam atentados terrorist praticamente é mais ou menos essa a comparação mesmo e o Novo Testamento apesar de não citar o nome dos elotes comenta essa polêmica que era a polêmica dos impostos lá em Mateus 22
o verso 16 em diante fala de pessoas questionando Jesus acerca dos impostos se deve ou não se pagar impostos e Jesus se coloca numa posição que ela Diverge dos elotes Jesus diz que você deve pagar impostos sim D César O que é de César a Deus o que é de Deus Essa é a resposta de Jesus quer dizer apesar de até ter um discípulo de Jesus que é chamado de zelote na Bíblia provavelmente ele não era um zelote mesmo dessa seita dos zelotes que Flávio José fala mas ele era uma pessoa muito zelosa apesar disso
O cristianismo os seguidores de Jesus Jesus mesmo e os seus ensinamentos eram absolutamente Contra esse pensamento dos elotes pensamento de violência de atacar de liderar revoltas e de fazer a justiça com as próprias mãos eh e de querer sair do domínio Romano Jesus fala que o reino dele não é desse mundo ele não tem nada a ver com essas revoltas inclusive são essas revoltas dos elotes que acabam destruindo o judaísmo daquela época no final das contas os judeus acabam caindo nessa conversa e lideram várias revoltas contra os romanos que acaba no destruição do do Santuário
de Jerusalém da cidade e os judeus são expulsos da cidade por vários séculos Então é isso a gente vê que existiam essas quatro seitas judaicas na época de Jesus e Jesus até pode concordar em um ponto ou outro com cada uma delas mas Jesus não seguia estritamente nenhuma delas Jesus inaugura uma nova forma de ver o mundo de entender a religião dentro do contexto que ele vivia mas o mais interessante o mais importante disso é que é o seguinte quando a gente lê o Novo Testamento a gente não consegue ignorar o aspecto Judá do novo
testamento o novo testamento é um documento judaico hoje em dia se você for para Jerusalém você vai na universidade Hebraica de Jerusalém existe uma cadeira de estudos do novo testamento não porque os judeus acreditam no Novo Testamento como um livro religioso mas porque o Novo Testamento ele faz parte da história Judaica lendo o Novo Testamento você vê várias coisas sobre o judaísmo da época isso é uma coisa importante porque o Novo Testamento ele foi escrito por judeus e você encontra esses resquícios do judaísmo no Novo Testamento o novo testamento não foi escrito pela igreja católica
O Novo Testamento não foi escrito por Constantino o novo testamento não é uma mistura de Mitos egípcios e mitos de Mitra e não sei o quê o novo testamento é o registro religioso de judeus que falavam sobre a religião Judaica e chegaram ao entendimento diferente seguindo um grande líder que era Jesus e tudo aquilo que se esperaria encontrar o novo testamento em um registro de judeus religiosos do primeiro século você encontra no Novo Testamento aquilo que a tradição Judaica registrada no talmud fala sobre o judaísmo da época você encontra no Novo Testamento tudo aquilo que
Flávio Josef fala sobre o judaísmo da época de Jesus você encontra também no Novo Testamento porque o Novo Testamento foi escrito por Judeus do primeiro século l
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