eu gostaria então com base nessa data levando em conta essa data Nós não sabemos a data certa do Nascimento de Jesus é mera Tradição celebraram A Encarnação do verbo nesse dia no dia 25 de dezembro na igreja oriental até o século terceiro mais ou menos eles comemoraram não comemoravam o Natal comemoravam a epifania epifania é manifestação do verbo seria no caso epifania manifestação epifania significa manifestação era uma referência a Encarnação do verbo a vinda de Jesus aqui eles comemoravam em março então aí não chamavam de Natal chamavam epifania o Natal passou a ser celebrado no
dia 25 em séculos posteriores a festa mais celebrada pelos cristãos era Páscoa os Cristão sempre celebraram a Páscoa a Páscoa e Pentecoste eram as festas celebradas pelos cristãos até o século terceiro mais ou menos mas ao longo do séculos desenvolveram essa tradição e nós seguimos essa tradição por mero costume mesmo Nós não sabemos ao certo quando Jesus nasceu e observando isso seguindo no rumo aí da tradição estamos celebrando esse culto agradecendo a Deus pela Encarnação do verbo pela vinda do Senhor Jesus a este mundo e eu quero considerando essas coisas eu quero falar nesta noite
sobre o evangelho de João e eu quero falar sobre o texto do capítulo 1 nos Versículos 15 a 18 Esses são os versículos que eu quero compartilhar com vocês e eu vou apresentar para os irmãos uma construção a construção que João faz aqui João ele faz uma construção bastante conectada entre os versículos eu quero mostrar isso a vocês ainda que seja uma tarefa um pouquinho eu acho que um pouquinho difícil para mim deixar bem claro o que eu quero dizer eu vou me aventurar a fazer isso a explicar essas conexões que existem aqui nesses Versículos
Versículos 15 a 18 do Capítulo 1 de João vou fazer a leitura e aí seguimos em frente acompanha aí no seu texto o texto começa na sua Bíblia o seu texto começa com testemunho de João Batista Nós temos dois joões aqui nós temos João Batista que é mencionado agora no Versículo 15 e temos João o evangelista que é quem escreve o evangelho então estamos aqui diante de dois joões eu não sei qual é o plural de João né dois João ou dois joões mas temos aqui primeiro o testemunho de João Batista e certamente na sequência
o comentário de João o evangelista autor do Evangelho Vamos então fazer a leitura texto diz assim João testemunha a respeito dele exclama este é o de quem eu disse o que vem depois de mim tem contudo a primazia porquanto já existia antes de mim porque todos nós temos recebido da sua plenitude e graças sobre graça porque a lei foi dada por intermédio de Moisés a graça e a verdade vieram por meio de Jesus Cristo ninguém jamais viu a Deus o Deus unigênito que está no seio do pai é quem o revelou queridos nós vamos dividir
esse trecho em duas partes e essas duas partes é se referem a dois fatos acerca do verbo que se encarnou o texto no capítulo 1 nos Versículos 1 a 14 se referem a Jesus como o verbo encarnado a palavra de Deus encarnada e o trechinho que nós lemos a ponta dois fatos sobre o verbo encarnado e eu vou enunciar os dois fatos sobre o verbo encarnado primeiro deles ele é superior e preexistente ou pré-existente esse é o primeiro fato sobre o verbo encarnado e nós percebemos isso no Versículo 15 ele é superior e pré-existente é
isso que nós aferimos isso está com substanciado no que é dito no Versículo 15 não sou eu que estou fazendo isso é o que nós extraímos das palavras registradas do Versículo 15 e o segundo fatos sobre o verbo o verbo proclamado nos Versículos 1 a 14 o segundo fato é que dele recebemos graça e verdade esse é o segundo fato sobre o verbo encarnado dele recebemos graça e verdade e isso está consubstanciado nós extraímos essa realidade essa verdade doutrinária teológica espiritual dos Versículos 16 17 e 18 e os irmãos Então vão agora a partir de
agora vão me acompanhar na medida em que eu for mostrando para os irmãos esses dois fatos sobre o verbo encarnado esses dois fatos mostrados apontados por João Batista e João Evangelista nos Versículos 15 a 18 o primeiro deles como eu disse o verbo é superior e pré-existente vamos então olhar o Versículo 15 Como eu disse isso está apenas no Versículo 15 essa verdade está distrita ao Versículo 15 vamos olhar para o Versículo 15 observando essa realidade o texto diz assim João aqui João Batista testemunha a respeito dele o verbo referido nos Versículos 1 a 14
Dizendo ele diz o seguinte Este é o de quem eu disse o que vem depois de mim tem com tudo a primazia porque João Batista disse acerca do verbo O que vem depois de mim ele está fazendo aqui uma alusão a cronologia ao modo como as coisas aconteceram no tempo e no espaço na história dos Evangelhos primeiro nasceu João Batista e João Batista foi quem primeiro iniciou o ministério preparando o caminho para o senhor se os irmãos observarem no mesmo Capítulo nos Versículos 22 e 23 os irmãos verão porque João veio primeiro e depois dele
veio Messias isso é muito simples vejam no Versículo 22 e 23 diz assim o texto disseram depois mandaram mensageiros a João para perguntar quem ele era disseram depois declara-nos quem és eles estão perguntando para João Batista Quem é você para que demos resposta aqueles que nos enviaram Que dizes a respeito de ti mesmo perguntar para ele e veja a resposta então ele respondeu eu sou a Voz Do Que Clama No Deserto ele disse endireitai o caminho do Senhor Como disse o profeta Isaías então João Batista apareceu como alguém que preparou o caminho para o Messias
Jesus por isso então ele fala o que vem depois de mim na sequência no modo como eles apareceram na história do Evangelho no plano de Deus se desenvolvendo se desenrolando na história João Batista apareceu primeiro e Alguém poderia pensar assim bem João Batista nasceu primeiro João Batista começou o seu ministério primeiro logo João Batista é alguém preeminente é alguém mais importante do que Jesus porque naqueles dias na cultura Judaica daqueles dias a precedência implicava superioridade Quem veio antes é superior Essa era mentalidade da cultura Judaica da época então João Batista explica que as pessoas os
seus ouvintes não deveriam se deixar levar por esse conceito ele diz Então olha não aquele que vem depois de mim este é superior a mim eu não sou superior a ele eu apareci antes dele mas ele tem a primazia ou seja ele tem maior importância uma posição mais elevada e uma eminência mais alta Esse é o significado da preposição que aparece aqui traduzida como primazia na realidade é uma preposição que indica isso ele é superior a mim teve a pergunta mas por quê porque este que aparece depois que nasceu depois que começou o ministério depois
Por que ele é mais importante do que você que já está no trabalho que já está aí pregando que já está batizando porque ele tem a primazia porque ele é superior em importância porque ele tem uma posição mais elevada porque ele tem uma eminência maior porque você está dizendo isso e João então explica ele diz por quanto já existia antes de mim ele é muito mais importante do que eu desfruta de uma posição muito mais elevada do que a minha por uma razão ele na verdade já existia antes de mim Ele nasceu depois de mim
mas não se deixa enganar pelas pelas noções que vocês têm aqui na presente história Porque existe uma Supra história existe uma eternidade e ele já existia desde os tempos eternos Como diz Miqueias no Capítulo 5 Versículo 2 Miqueias Capítulo 5 Versículo 2 diz expressamente que o Messias que nasceria em Belém ele se apresentaria aqui evidentemente trabalhando e ministrando para redenção de Israel mas o texto fala que a sua saída são desde os tempos eternos ele é eterno ele já existia antes de João ele já existia antes do universo e isso é muito Claro no próprio
texto do capítulo 1 vejam no capítulo 1 vejam os versículos 1 a 3 que falam da preexistência do verbo veja o que diz No princípio era o verbo e o verbo estava com Deus e o verbo era Deus ele estava no princípio com Deus todas as coisas foram feitas por intermédio dele e sem ele nada do que foi feito por isso ele tem a primazia ele já existia antes de mim ele é eterno ele é antes dos tempos eternos eles sendo preexistente sendo superior e pré-existente a partir disso nós podemos concluir que ele é Divino
e por isso tem a primazia de fato o texto diz No princípio era o verbo e o verbo estava com Deus e o verbo era Deus por isso ele tem a primazia por isso ele está acima de todos na história João diz ele se manifestou depois de mim mas eu não tenho a primazia sobre ele eu não sou mais importante do que ele ele tem a excelência Suprema porque ele já existia antes de mim e existia antes de mim porque ele é eterno e é eterno Porque ele é o verbo e o verbo é Deus
por que isso é tão importante para nós porque quando olhamos estas palavras deste profeta João A Voz Do Que Clama No Deserto porque isso é tão importante para nós isso é importante para nós porque João de acordo com testemunho do próprio Jesus é um homem extremamente importante é inigualável se os irmãos olharem no Evangelho de Lucas prestem atenção nisso Lucas vejam que diz o texto de Lucas no Capítulo 7 é algo impressionante o que é dito aqui Lucas 7:28 veja o que diz o texto veja o testemunho de Jesus sobre João veja o que ele
disse diz assim Lucas 7 28 Jesus dizendo E eu vos digo entre os nascidos de mulher ninguém é maior do que João imagina que elogio esse eu gostaria que Jesus falasse isso sobre mim entre os nascidos de mulher ninguém é maior do que Marcos granconato meu Deus O que é isso é demais isso sai da boca da própria verdade o senhor dizendo isso ele completa É verdade que o menor no reino de Deus é maior do que ele ok mas permanece a primeira parte do versículo dizendo olha entre os que nasceram de mulher ninguém é
maior do que ele e esse homem e inigualável honrado pelo próprio senhor Jesus Cristo com estas palavras ele disse ele ele que vem depois de mim tem a primazia ele está acima de mim ou seja ele está acima de qualquer pessoa nascida de mulher qualquer pessoa não há ninguém acima dele eu de acordo com o que ele disse ninguém nascido de mulher é superior a mim Jesus diria mas eu estou abaixo dele eu nessa posição que tem eu ainda assim estou abaixo dele se João está abaixo dele quem está acima ninguém e em face disso
então observando o testemunho de João Batista e observando que ele diz ao complementar falando ele já existia antes de mim apontando para Eternidade do verbo e consequentemente a sua divindade nós então nos deparamos diante de um personagem aqui que é Jesus Cristo que merece honra acima de qualquer outra pessoa nesta terra ele merece mais honra e obediência do que João ainda que João não haja entre os nascidos e mulher alguém como ele ainda assim Jesus Cristo merece mais honra do que o próprio João Jesus Cristo merece mais honra do que todos os personagens da sagrada
escritura mesmo os mais preeminentes os mais consagrados os mais santificados por seus trabalhos por suas obras por suas vidas ainda assim Jesus Cristo merece honra muito maior do que qualquer pessoa que nós possamos imaginar de qualquer personagem histórico de qualquer personagem bíblico de qualquer pessoa que possamos conhecer ele está acima de todos isso significa que se alguém dizer e Jesus disse quem eu devo Honrar e obedecer Jesus isso significa que se Jesus disse isto é certo e outra pessoa diz Eu discordo quem nós devemos honrar e ouvir Jesus não importa as opiniões dos homens não
importa as posições elevadas dos homens não importa a relevância histórica dos homens não importa o seu impactos sobre a história mundial nada disso o senhor Jesus tem a primazia porque ele é Deus Deus eterno e está acima de toda a criação e por isso deve ser honrado obedecido e servido o Senhor Jesus de acordo com esse texto é superior e é superior porque é preexistente e sendo preexistente Nós aprendemos ele é preexistente porque ele é Divino e merece portanto a nossa obediência a nossa honra o nosso serviço a nossa submissão falar sobre submissão numa sociedade
como a nossa está ficando cada vez mais difícil porque as pessoas entendem que qualquer autoridade é opressora autoridade dos Pais é opressora autoridade dos professores é opressora autoridade dos policiais é opressora autoridade dos governantes é opressora qualquer autoridade é opressora e quando nós falamos sobre autoridade supremacia nós nos sentimos incomodados com isso porque nós queremos ser a nossa própria autoridade sobre a nossa própria vida quem manda em mim sou eu eu sou o dono do meu nariz muitas mulheres falam meu corpo minhas regras eu sou o meu e eu faço que bem entendo ninguém manda
em mim eu tenho as minhas convicções eu tenho meu estilo de vida eu tenho minhas preferências eu faço o que eu entendo ninguém tenho direito de dizer como eu devo viver ou como eu devo deixar de viver quando nós somos crentes e nós nos deparamos que o evangelho verdadeiro e cremos em Cristo toda essa visão desaparece tudo isso muda eu olho para o senhor e digo logo na minha conversão eu digo ele é o meu senhor eu sou dele eu não sou mais dono do meu nariz eu brinco sempre com os irmãos dizendo meu nariz
foi comprado compraram meu nariz eu não sou mais dono do meu nariz o senhor comprou o meu nariz com seu próprio sangue Narizinho caro Narizinho caro ele pagou com seu próprio sangue e comprou esse nariz esse nariz não é mais meu esse corpo esse corpo aqui que muitas pessoas dizem né eu falei as mulheres mas homens também dizem isso meu corpo minhas regras este corpo aqui não é meu esse corpo aqui foi comprado É dele é o corpo dele e as regras que esse corpo deve obedecer são as regras dele ele é senhor dono superior
sobre excelente Supremo soberano ele é o senhor porque ele existia antes de todos nós e existia antes de todos nós porque ele é Deus o verbo é e sendo Deus ele é soberano e como crente eu me submeto a ele eu tenho os meus pensamentos meu estilo de vida meus valores pessoais que eu desenvolvi com o tempo minhas crenças E então eu me deparo com os ensinos dele os valores dele as ordens dele e como servo dele reconhecendo a sua sobre excelência eu recuo e digo eu abandono as minhas crenças eu abandono os meus valores
eu abandono as coisas que eu achava que eram certas eu abandono as decisões que eu tomava acreditando que eram decisões corretas eu abandono tudo isso porque ele tem a primazia Ele É Senhor ele é Deus ele é soberano e é só a ele que eu sirvo e a ninguém mais o senhor veio aqui o Senhor Jesus nasceu neste mundo e quando João apontou para ele o verbo encarnado João disse isso ele vem depois de mim Mas ele tem a primazia porque ele já existia antes de mim ele é pré-existente quem é o dono da sua
vida quem é o senhor da sua vida quem manda na sua consciência quem está acima das suas convicções Quem determina os rumos que você toma é você mesmo se é você mesmo Você anda na escuridão e cairá no abismo Porque você não sabe caminhar mas se o senhor Jesus Cristo for o senhor da sua vida se você reconhecer a sua soberania a sua sobre excelência como aquele que é Divino que existe antes de todo o universo é Deus se você reconhecer isso ele será o seu guia o seu mestre o seu senhor que o tomará
pela mão e o instruirá e o guiará por esses caminhos sombrios deste mundo e o conduzirá ao fim ao seu lar Celeste quem não tem isso cairá no abismo escuro por toda eternidade mas veja uma sequência do texto eu disse para vocês Que esse trechinho aqui que tem o testemunho de João Batista Esse trechinho é um trechinho que mostra dois fatos sobre o verbo o primeiro que ele é superior e para existente e já vimos isso no Versículo 15 e agora nós vamos observar para o segundo fato sobre o verbo e o segundo fato é
dele recebemos graça e verdade esse é o segundo fato sobre o verbo notem bem se vocês olharem o Versículo 15 Vocês verão que aparece num dado momento dois pontinhos pelo menos no português aparecem aí dois pontinhos vejam aí João testemunha a respeito dele exclama dois pontos o certo se nós fossemos fazer uma preparação desse texto aqui seria abrirmos aspas concordo comigo teríamos que abrir aspas agora João testemunha a respeito dele e exclama abre aspas que fazemos e começa Este é o de quem eu disse o que vem depois de mim Ok continue lendo a pergunta
que vem agora é o seguinte onde você fecha aspas Olha aí decida você mesmo onde você fecha aspas onde termina a citação das palavras de João e começa o comentário de João o evangelista Eu Vou sugerir algo aqui eu acho que as aspas se fecham no Versículo 15 João Batista Diz o seguinte Este é o de quem eu disse o que vem depois de mim tem com toda primazia por quanto já existia antes de mim fecha aspas acabou aqui a palavrinha de João Batista O que vem agora o que vem agora é o comentário de
João o evangelista quero sugerir isso a vocês por uma razão simples o versículo diz 16 diz assim porque todos nós temos recebido da sua Plenitude Graça sobre Graça parece que essa expressãozinha todos nós é uma expressãozinha que João está usando para se referir a uma comunidade de cristãos que ele quer que Leiam esse texto que ele quer que leia o evangelho então quando ele diz todos nós não está falando da humanidade inteira mas está falando sobre aquela comunidade que havia crido no evangelho e ele explica então no Versículo 16 algo relativo ao Versículo 15 Então
nesse caso as palavras de João Batista termina no Versículo 15 e João Evangelista começa a explicar essas palavras para sua comunidade para sua igreja para os seus destinatários dizendo porque todos nós irmãos João Batista irmãos João Batista disse isso João Batista disse essas coisas porque todos nós membros desta comunidade de pessoas que creram nele todos nós temos recebido da sua plenitude e Graça sobre Graça é por isso irmãos de João Evangelista que João Batista disse essas coisas do Versículo 15 tá confuso tá confuso estou entendendo o que eu tô dizendo nada entendeu nada que eu
falei Ok não dá tempo de explicar tudo de novo então vocês vão ouvir depois da gravação e o pastor Thomas explica melhor escrevendo ali mas vejam os versículos 16 a 18 mostram que dele recebemos graça e verdade agora não é mais João Batista falando agora é João Evangelista explicando algo que foi dito por João Batista no Versículo 15 e ele disse porque todos nós temos recebido da sua plenitude O que é isso que aquela comunidade para quem João Evangelista escreve recebeu que Plenitude é essa que aquela comunidade a quem João Evangelista escreveu que Plenitude é
essa bem não é difícil irmãos descobrir se os irmãos olharem o Versículo 14 os irmãos verão Qual é a plenitude de Jesus que nós Recebemos Vejam o Versículo 14 e vejam do que ele é cheio está aí fácil de detectar fácil de perceber o Versículo 14 mostra de que Jesus é cheio o texto diz e o verbo se fez carne e habitou entre nós cheio de graça e de verdade agora voltem para o Versículo 16 porque todos nós temos recebido da sua plenitude o que nós recebemos então graça e verdade todos nós de João a
sua comunidade todos nós de João a comunidade de crentes de discípulos aqui ele escreve todos nós recebemos dele graça e verdade que é a sua nitude e ele prossegue nós recebemos dele graça e verdade que a sua plenitude e vejam veja o que diz a sequência e recebemos o quê Graça sobre Graça O que é isso O que é Graça sobre Graça se eu abrisse aqui para os irmãos diz assim olha graças sobre graça é uma graça em cima da outra é uma graça é muita graça é Graça sobre Graça sobre Graça e sobre Graça
é muita graça é é um acúmulo de graça é uma onda de graça sobre outra onda de graça é Graça sobre Graça nós Responderemos isso surpresa não tem nada a ver essa interpretação Graça sobre Graça não significa isso na verdade os irmãos devem ler esse versículo de forma diferente os irmãos devem olhar para o Versículo 16 no finalzinho ele era assim recebemos da sua plenitude e graça em lugar de graça o que nós recebemos graça em lugar de graça nós recebemos uma graça que substitui outra graça nós recebemos uma graça mas essa graça foi substituída
por outra graça então nós recebemos graça em lugar de uma outra graça anterior E aí vem outra pergunta pastor quantas perguntas e qual é a pergunta Qual é a graça anterior que nós recebemos e que foi substituída agora por outra graça resposta do Pastor muito simples basta você ler o Versículo 17 e a resposta está aí Clara como dia não precisamos inventar está aí claramente Qual foi a graça que veio antes e que foi substituída por uma graça maior o Versículo 17 Deixa claro vejam porque a lei foi dada por intermédio de Moisés A lei
foi uma dádiva da Graça sim ou não Sim o apóstolo Paulo disse quando ele escreve em romanos 7:12 que o mandamento é santo justo e bom no capítulo 1 aqui de João no Versículo 45 vejam que é dito sobre a lei vejam-se a lei é graça ou não é se a lei foi uma dádiva Graciosa ou não veja Felipe encontrou Natanael e disse-lhe achamos aquele de quem Moisés escreveu na lei e a quem se referiram os profetas Jesus o Nazareno filho de José achamos aquele de quem Moisés escreveu na lei A lei foi uma dádiva
da Graça sim ou não foi ele nos deu a lei e isso é uma expressão de graça quando nós estudamos o texto de Lucas 24:44 o Senhor Jesus diz aos seus discípulos era necessário que se cumprisse tudo quanto está escrito sobre mim na lei a lei falava sobre mim A lei foi uma dádiva Graciosa de Deus mas o texto aqui diz que nós recebemos dele da sua Plenitude graça e verdade e recebemos uma graça que substitui uma graça anterior recebemos uma graça que substitui a lei que graça é essa que substitui a lei o texto
diz porque a lei foi dada por intermédio de Moisés essa graça passou e foi substituída por outra graça que graça o texto diz a graça e a verdade vieram por meio de Jesus Cristo que graça é essa que substituiu a lei a graça esta que substituiu a lei é a graça e a verdade é a graça com g maiúsculo é a graça das Graças que acompanhada com a verdade e ela é superior a graça anterior ela substituiu a graça anterior da Lei substituiu sim Deus na sua graça deu a lei mas por meio de Jesus
Cristo Ele trouxe uma graça Suprema junto com a verdade e essa graça Suprema junto com a verdade substituiu a graça anterior que é a lei vejam como Paulo fala sobre isso em Gálatas 3 veja o que diz o texto Gálatas 3 Gálatas 3 veja o que diz o texto em Gálatas 3 24 diz assim Gálatas 3:24 diz assim de maneira que a lei diz o texto Gálatas 3:24 de maneira que a lei nos Serviu de aio aqui é tradução da palavra pedagogos a lei nos serviu como um pedagogo alguém que nos conduziu a Cristo como
um pedagogo conduzia criança de maneira que a lei nos Serviu de alho para nos conduzir a Cristo a fim de que fossemos justificados por fé mas tendo vindo a fé já não permanecemos subordinados ao Aio O alho foi graça de Deus sim mas quando chegamos a Cristo uma graça substituiu a graça anterior veja o que diz na sequência Pois todos vós sois filhos de Deus mediante a fé em Cristo Jesus nós recebemos uma graça muito maior por meio de Cristo O alho A lei foi graça de Deus mas em Cristo recebemos uma graça muito maior
por meio dele nós somos filhos de Deus não somos apenas conhecedores da Lei nós somos filhos de Deus e veja então que diz o texto o texto diz assim porque todos nós temos recebido da sua Plenitude sabemos o que a Plenitude ele está cheio de graça e de verdade e recebemos graça em lugar de outra graça que graça recebemos em lugar de outra graça o texto explica no Versículo 17 a graça anterior era a lei Mas agora nós recebemos algo superior recebemos algo que é chamado de graça e verdade por meio de do que nós
podemos agora ser filhos de Deus e o texto diz a graça e a verdade vieram por meio de Cristo Jesus a graça nos torna seus filhos e a verdade que a verdade é essa a verdade que o Senhor Jesus trouxe é explicada no Versículo 18 o Versículo 18 mostra que verdade é essa o Versículo 18 diz ninguém jamais viu a Deus e de fato essa é uma realidade teológica que nós encontramos em Êxodo 33 20 em Deuteronômio 4 12 ninguém jamais viu a Deus mesmo Isaías quando viu o senhor sentado no alto no alto e
sublime trono de alguma forma ele não viu a plenitude da divindade ali naquela visão nós podemos concluir a partir do que Lemos aqui ninguém jamais viu a Deus e ele prossegue dizendo o Deus unigênito Jesus Cristo Deus único gerado que está no seio do pai é quem o revelou que verdade então nós recebemos nós recebemos por meio de Cristo o conhecimento pleno de Deus Jesus disse em João 14:9 ele disse quem vê a mim vê O Pai Colossenses 29 diz que nele habita corporalmente toda plenitude da divindade João 14 texto que nós já Lemos fala
que o verbo se fez carne habitou entre nós cheio de graça de verdade e Vimos a sua glória glória como do unigênito do pai nós vimos isso o que temos aqui então o que nós temos é João Evangelista dizendo o seguinte vejam nós recebemos da plenitude dele essa Plenitude é graça e verdade é uma graça que veio depois de outra graça que veio depois da Lei e substituiu a lei que foi Graciosa mas foi substituída por essa nova graça Por meio dessa graça Suprema nós somos filhos de Deus e conhecemos melhor conhecemos de fato o
Deus verdadeiro Porque é importante saber essas coisas porque é importante saber que por meio de Jesus Cristo nós nos tornamos filhos de Deus e conhecemos a Deus por que isso é importante é importante sabermos isso porque ser filho de Deus e conhecer a Deus é vida eterna João 17 diz o seguinte João 17 Versículos 1 a 3 texto diz assim João 17 de 1 a 3 tendo Jesus falado estas coisas levantou os olhos ao céu e disse pai é chegada a hora glorifica teu filho para que o filho te glorifique a ti assim como lhe
conferir-se a autoridade sobre toda a carne a fim de que ele conceda a vida eterna a todos os que lhe deste e a vida eterna é esta que te conheçam que te conheçam a ti o único Deus verdadeiro e a Jesus Cristo a quem enviaste quem revela o pai Jesus Cristo e quando nós conhecemos o pai por meio de Jesus Cristo nós temos a vida eterna Então o que esse texto que começa com testemunho de João Batista e se encerra com a explicação de João Evangelista nos ensina esse texto nos ensina que o verbo é
superior e pré-existente nós então devemos devemos sujeição a ele obediência a ele honra ele serviço a ele porque ele é superior e pré-existente e esse texto também ensina que dele recebemos graça e verdade é a sua Plenitude é a graça que substituiu a lei que fazia com que conhecessemos um pouco a Deus mas isso foi substituído agora isso foi substituído pela graça e pela verdade a graça por meio da qual pela fé em Jesus nós podemos ser filhos de Deus a graça que faz com que nós o conhecemos e tenhamos a vida eterna por isso
esse texto é importante porque ele aponta essas duas coisas ele é superior e para existente dele recebemos graça e verdade ele vem a pergunta João olhou para sua comunidade a comunidade para qual ele escrevia E ele disse Todos nós temos recebido da sua plenitude todos nós irmãos recebemos graça e verdade todos nós não estamos mais sujeitos à lei de Moisés porque nós conhecemos a graça da salvação pela fé em Cristo e conhecemos O próprio Deus por meio de Jesus nós recebemos essa graça superior todos nós recebemos da sua plenitude e graça uma graça que veio
para suplantar a lei uma graça acima da Graça que recebemos anteriormente na lei de Moisés todos nós recebemos isso irmãos e louvamos a Deus por isso o verbo se fez carne se manifestou e todos nós recebemos da sua Plenitude todos nós recebemos graça e verdade todos nós disse João a sua comunidade e a pergunta que eu tenho que fazer agora é a seguinte eu pregador nesta noite muito longe do status de João Evangelista Será que eu posso dizer a todos que estão aqui agora Será que eu posso usar as palavras de João Evangelista no Versículo
16 e dizer irmãos todos aqui todos nós aqui todos nós aqui nesta comunidade neste salão neste auditório todos nós Recebemos graça e verdade todos nós olhamos para ele e ouvimos como alguém que tenha primazia que é senhor soberano Deus eterno todos nós Todos Nós cremos nele e deixamos de lado a expectativa de sermos salvos pelobediência a lei a lei foi boa foi uma dádiva de Deus foi uma graça dele mas todos nós recebemos algo que substituiu isso muito acima disso recebemos uma graça Suprema por meio da qual pela fé nós somos filhos de Deus somos
crentes em Cristo somos filhos de Deus todos nós e todos nós aqui neste salão todos nós conhecemos a verdade Suprema sobre Deus sobre o pai porque olhamos para Jesus E aprendemos sobre Deus e temos a vida eterna por conhecermos a Deus por meio de Jesus porque cremos nele e Crendo nele ele se revelou a nós e nos transformou e nos salvou todos nós conhecemos graça a graça que veio sobre acima que veio em lugar da Graça anterior todos nós conhecemos a graça e a verdade todos nós recebemos da sua Plenitude todos nós eu posso dizer
isso eu posso falar como João todos nós Recebemos não sei eu não sei você você que veio a questão da noite você recebeu a graça e a verdade você Creu no evangelho depositou sua confiança no filho de Deus encarnado desistiu de confiar nos seus esforços e justiças e Creu em Jesus Cristo recebendo a graça Suprema de ser filho de Deus sim ou não Você conheceu a verdade do pai pela fé em Cristo sim ou não eu posso dizer todos nós Recebemos sua Plenitude posso você que está aqui para dizer sim eu tenho a graça e
a verdade supremas pela fé em Jesus você pode dizer isso eu não sei eu não sei se posso repetir as palavras de João todos nós aqui recebemos da sua Plenitude não sei o fato é que se você está aqui hoje e você diz eu não eu não recebi isso ainda eu não sou crente em cristo eu não recebi da sua graça e da sua verdade eu não sou um filho de Deus pela fé em Jesus eu não tenho isso se essa é a sua resposta então aproveite essa data Festiva aproveite o significado deste dia Aproveite
a mensagem das nossas tradições É verdade são tradições o fato de comemorarmos o Natal hoje mas o que comemoramos não é tradição é a verdade da palavra de Deus Aproveite este dia e diga senhor eu não conheço a graça Suprema eu não conheço a graça que substituiu a lei de Moisés eu não conheço a graça e a verdade por meio da fé em Cristo eu não conheço a experiência de ser filho do senhor pela fé em Jesus eu não conheço eu quero então que o senhor me dê da sua plen itude graça e verdade dá
nisso eu creio em Jesus hoje ele é o meu salvador daqui para frente daqui para frente eu creio nele só como Deus encarnado e aquele por meio de quem eu posso ser filho do Senhor eu quero hoje ter da sua Plenitude graça e verdade eu quero isso hoje para minha vida quero a graça e a verdade hoje para minha vida eu quero fazer parte dessa comunidade para qual João escreve eu quero ser um filho de Deus pela fé texto diz no Versículo 12 mas a todos quantos o receberam deu-lhes o poder de serem feitos filhos
de Deus Graças Suprema e ele explica Quem são a saber aos que creem no seu nome estes recebem graça e verdade vamos orar ao nosso Deus pedindo para que essas coisas reinem em nós Senhor muito obrigado por esse texto do evangelho de João esse texto que mostra que Jesus é superior e para existente e está acima de qualquer criatura sendo Deus encarnado o verbo presente no princípio por meio de quem todas as coisas foram criadas e reconhecendo isso que nós o sujeitemos ao seu senhorio e sejamos obedientes de honremos somente a Ele acima de todos
todos os demais personagens da história todos aqueles que nós conhecemos na presente vida tudo e todos que o Senhor tem a primazia sobre tudo e todos e pedimos também que o Senhor nos ajude a compreender que dele nós recebemos graça e verdade a graça de sermos seus filhos e a verdade de conhecermos o pai o que é vida eterna que essas coisas ó Deus sejam reais na vida de cada pessoa aqui que todos aqui possam olhar para Jesus e vê-lo de fato como fonte de graça Salvador e verdade e vê-lo como o senhor Supremo Deus
preexistente Criador de tudo e soberano ajuda cada pessoa que para que todos aqui possam se encaixar na realidade daquela comunidade para qual João escreveu E possamos olhar para todos aqui e dizer com confiança com alegria gratos ao Senhor possamos dizer que todos nós recebemos da sua plenitude pedimos essas bençãos agradecemos pelo Encarnação do verbo e fazemos em nome de Jesus o salvador amém