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[Música] [Música] [Música] k [Música] [Música] [Música] h [Música] k muito boa noite a você que nos acompanha né boa noite bom dia boa tarde onde você estiver nos acompanhando Em que momento você estiver nos acompanhando aqui em mais um encontro do ensino e benu falando sobre a história da igreja no mundo e no Brasil hoje na aula dois Estou aqui com a presença do querido luí Saião nosso pastor que também é professor e d aula de filosofia da aula de história da igreja da aula de hebraico da aula de grego da aula de culinária se
precisar o que ele faz tudo mas está aqui com a gente hoje vai abrilhantar aí o nosso curso a gente vai ter uma uma breve aí apresentação a gente falou rapidamente na aula passada sobre a história da igreja mais ou menos ali até o início do período medieval Hoje a gente vai falar um pouco sobre a teologia desse período Saião seu Boa noite aí pro pessoal pra gente começar a ver o nosso tema de hoje boa noite a todos os nossos queridos aí obrigado Professor Jonatas aí na sua apresentação ele mencionou inclusive aula de culinária
mas só da parte prática depois que a comida tá pronta eu também sei essa aí já tem uma certa experiência aí né na no caminho eh sejam bem-vindos e de fato é muito importante né acho que é uma das coisas que mais chama a minha atenção Eh quantas pessoas eu encontro tentando elaborar uma forma de pensamento uma construção teológica até mesmo um caminho às vezes equivocado que a gente já conhece da história da igreja né a gente entender como é que essa caminhada eh histórica caminhada missol nóg caminhada teológica se deu e chegou até nós
né mas divulga aí a nossa Live convide os seus amigos a nossa aula hoje tá interessante e o nosso querido Jonatas já vai dar o start aí porque hoje o assunto inclusive é eh histórico teológico né a realidade da época da patrística do cristianismo mais antigo Então vamos lá né Vamos Fazer Uma Breve apresentação aqui deixa eu ver como é que fica melhor eu acho que assim dá pro pessoal ver eh quando a gente fala desse período e quando a gente vai falar de teologia a gente já sabe como a gente viu na aula passada
que é um período eh que tem muita perseguição e essa perseguição ela foi acompanhada aí de surgimento de homens líderes e e eh temos pouca participação feminina no sentido de liderança aqui mas eu deixei muito claro isso na aula passada não pensem que só os homens foram martirizados muitas mulheres cristãs também foram mortas naquele período de perseguição mais intenso não é e a gente vai ter aí Alguns líderes dessa igreja que vão ter papéis importantes na definição teológica Por quê a gente tinha visto na aula passada eh que muita da te muito da teologia ainda
estava um tanto quanto incipiente né as pessoas elas haviam aprendido os líderes apostólicos estavam ali espalhados a gente até mostrou um mapa de a possível possível direção que cada um desses líderes apóstolos de da da do período ali de atos e posteriormente se dirigiram eh de acordo com a tradição não é saão se eu não me engano somente eh Bartolomeu e o apóstolo João não foram martirizados é o que a tradição aponta se eu não tô enganado todos os outros T fins de Mártires né se eu não tô enganado é mais ou menos isso né
segurança total mesmo o apóstolo João né mas talvez Bartolomeu mas o restante a intolerância Romana né a gente deve se lembrar aí da época de Nero depois Domiciano e Trajano né foram momentos muito complicados para a Igreja Primitiva eh e aí a gente vai ver hoje que dentro desse período surgem homens que vão fazer Justamente esse papel de a gente chama de pais da igreja por isso que o nome período da patrística né não é porque eles são os homens que vamos dizer assim como vocês já devem l lembrar que acontece de quatro em quro
anos na época da pandemia a gente teve um aí um um delayzinho a famosa carregar a tocha da Olímpia da olimpiada né a tocha olímpica se a gente for pensar na tocha da Fé Esses foram os homens que carregaram nesse período e colocaram aí em em em não apenas nas suas comunidades mas muitos deles escreveram alguns documentos que chegaram Até nós defendendo posições e e defendendo a igreja de algumas heresias inclusive que surgiram nesse período E aí nós vamos ver alguns nomes aqui do período os principais pensadores patrísticos e suas contribuições principais altamente arbitrário isso
aqui tá pessoal eh assim a gente entendeu que existem muitos Na verdade só para vocês terem uma ideia eu fiz uma pesquisa rápida aqui na Teve uma época que acho que foi antes da pandemia inclusive que a o site da Amazon tava vendendo todos os livros da patría a R 1 eu não tô enganado eu acho que eu gastei R 72 foram 72 volumes que eu comprei naquela naquela promoção então estavam lá à disposição a edições da editora Loiola se eu não tô enganado também mas assim é muito material e muito alguns deles escreveram mais
de de de de um de um volume né E nós vamos ver aqui a questão da relação desses pensadores e do seu pensamento com esse período da igreja então por exemplo nós vamos ter São Clemente de Roma que Como Eu mencionei na aula passada ele ele foi contemporâneo dos Apóstolos Ah ele menciona inclusive alguns Encontros com os apóstolos né e ele escreve eh epístolas posteriores aos Apóstolos para as igrejas que estavam ali na época Então existe a primeira epístola de são de Clemente que foi escrita paraa igreja em Corinto e ele também enfatiza nos seus
escritos a importância da autoridade dos bispos na igreja e a necessidade de manter a ordem e a unidade nós sabemos vemos pelas cartas do apóstolo Paulo que havia aí uma certa complicação e confusão não é ali na igreja em Corinto tem também Santo Inácio de Antioquia não é eh famoso por suas cartas às igrejas nas quais enfatizou a importância da autoridade Episcopal e da unidade da igreja você percebe que esse é um tema que está reverberando no momento não é a igreja ainda não está vamos dizer assim muito estabelecida organicamente falando ou organizacionalmente falando e
há muita discussão A respeito dessa questão da autoridade Episcopal eh e e e isso inclusive vai ser um dos vamos dizer assim um dos eh como é que eu posso dizer um dos problemas que vão suscitar as heresias né porque quando você tem essa disputa de poder dentro das igrejas aqueles que não concordam com a teologia que está sendo apresentada vão apresentar sua teologia E aí a gente vai ver isso mais para paraa frente eh como isso vai se desenrolar né Policarpo de Esmirna também é um famoso que ele era discípulo de João isso é
mencionado por Eusébio de cesareia eh conhecido por sua defesa da ortodoxia cristã e por sua disposição em sofrer martírio em vez de renunciar à fé a gente vai ver um problema herético com relação a isso mais na frente só pra gente terminar esse pedaço aqui Justino Marte famoso Marte eh um dos primeiros apologistas ou apologetas cristãos e defendeu o cristianismo perante os romanos argumentando que a fé cristã era compatível com a filosofia grega também foi um dos primeiros a usar o termo evangelho em referência aos relatos da vida de Jesus temos aí também do outro
lado ali Irineu de Lyon não é famoso por seu trabalho contra as heresias no qual refutou várias heresias enfatizando a tradição Apostólica a sucessão Episcopal defendeu a autoridade das escrituras e o cânon do novo testamento é um pouco mais paraa frente orígenes também é conhecido né Eh pelos seus escritos teológicos e exegético orígenes talvez sej um dos mais lidos assim pela na na na por sua sua quantidade de escritos e desenvolveu também eh o método que a gente vai falar daqui a pouco que vai ser um problema e até certo ponto na igreja de interpretação
que é a questão da interpretação alegórica dos textos bíblicos e Isso acabou vamos dizer assim balançando um pouco a interpretação bíblica e o que está abaixo dele ali que é o último que a gente vai mencionar que é o Santo Agostinho o Agostinho de pona eh tem seus livros mais conhecidos como As Confissões e a Cidade de Deus né que vão abordar questões teológicas mas Agostinho ele tem um papel muito importante na no retorno vamos dizer assim a interpretação mais textual da das escrituras né ele faz uma uma uma volta aí a interpretar o texto
pelo que o texto mesmo diz E aí saão eu queria te ouvir um pouco a respeito você talvez tem algum outro que eu não mencionei aqui mas a gente conhecendo esses Qual o papel que esses homens desempenham nesse período não é de de vamos dizer assim de que as controvérsias estão começando a surgir né as controvérsias estão começando a aparecer eh talvez por influências externas Talvez até por próprias PR própria predisposição dos desses homens e mulheres que estão ali na igreja eh quando de predisposição fala assim até da questão do desafio né ah eu eu
não aceito sua autoridade alguma coisa nesse sentido e aí temos essas pessoas que marcam a história da igreja nesse período com os seus escritos com as suas teses teológicas como que a gente pode vamos dizer assim expressar aqui a a importância desses homens nesse período olha Jonatas eu acho que eh muito boa a sua introdução Eu acho que o que a gente precisa aqui entender é é esse cenário né que que a gente tem você tem um um pessoal saindo eh de um ambiente muito vamos assim dizer intolerante de perseguição eh tendo toda a tradição
bíblica de Jesus e dos Apóstolos e eh do antigo testamento de um contexto bastante judaico hebraico indo né para essa realidade desse mundo político Romano mas de mentalidade predominantemente grega e tentando construir a caminhada da igreja tanto do ponto de vista organizacional como do ponto de vista da formulação do que significa realmente a nossa fé né você mencionou aí o Clemente de Roma né inicialmente e Inácio de Antioquia o Policarpo de Smirna que era discípulo de do apó Apóstolo João Eh papias de hierápolis merece uma menção também né E aí o que que acontece nesse
cenário eh que a gente eh vê o início da construção de uma sistematização teológica não é que o novo testamento não tem Teologia né mas a verdade é que nós temos uma sistematização teológica no sentido em que e a gente vai organizar o que é que nós estamos entendendo da Revelação bíblica e como é que a gente comunica essa essa verdade de Deus para a as pessoas à nossa volta desse mundo greco-romano Pagão né E aí então que que acontece esse esse ambiente né onde vão Surgir aí os chamados eh apologistas e até controversas né
E aí ent você mencionou Justino mártire tem aten Aristides né E esse caminho eh levanta pra gente a seguinte questão né olha o fé cristã tá sendo mal entendida e tá sendoo a a respeito desse assunto né como é que estamos com uma chuva muito forte aqui né então às vezes pode dar uma variação de internet a gente pede desculpas então é eu acho que eu acho que chuva muito forte é o eufemismo né tá caindo o mundo aqui na região exatamente mas mas pessoal eh o que acontece é isso então esse eh eh surge
uma necessidade de se colocar diante né da da da comunidade para fazer esse trabalho apologético de defesa né de que a fé cristã não é uma ameaça para o império a fé cristã ela tem sintonia com a reflexão adequada por isso que vai surgir esse começo de de filosofia Cristã né com o Justino mártir que vai eh mencionar aí né ess saão Realmente foi derrubado por algum elemento vamos dizer assim não linear e ele tava mencionando aí acho que ele tá voltando agora só um momentinho pode vir Saião acho que você voltou é deu uma
variada aqui então e a gente vê né com com a questão a do Justino mártir né que eh aparece nitidamente que ele que vai afirmar que Jesus é o chamado Logos espermáticos né com a sua eh discussão a respeito desse assunto e a gente caminha para também uma discussão eh assim de início de filosofia Cristã início de organização teológica afinal de contas como é que a gente define Deus de fato todo grupo Cristão tá falando a mesma língua e quem é Jesus como é que a gente define isso E aí você mencionou né vão surgir
sugestões sobre entendimento de Cristo que claramente vão se degenerar em heresias que não se sustentam e por isso vamos Há Há Um Caminho de amadurecimento da teologia e um outro desafio é que agora essa estrutura eclesiástica dessa igreja que cresceu né do segundo terceiro século ela caminha na direção de uma de um hierarquizar um desafio um problema Por isso que você vai ver bispos que seriam vamos dizer gestores né de grupos de igrejas maiores começarem a se tornar mais importantes até a figura de um bispo principal que é determinador de tudo né E aí eh
eh Jonatas você mencionou vamos dizer talvez uma das referências teológicas mais importantes de toda a tradição Cristã que é Agostinho mas eu gostaria de fazer referência a pessoas como Tertuliano né ah de Cartago lá Irineu orígenes que tem lá os seus problemas teológicos hermenêuticos mas é uma pessoa importante H Eusébio de cesareia e Atanásio que foi tão importante que a gente vai lá então E e essa Compreensão é fundamental né porque muitas vezes Muita gente me pergunta ó escuta como é que era a igreja cristã no terceiro século e no quto século ela tava errada
ou tava certa quer dizer você tem todo um uma amplitude né uma série de questões que precisam ser analisadas e avaliadas para que a gente venha entender esse cenário adequadamente eh e aí assim como eu tinha mencionado né o saão ele já mencionou outros nomes assim a patrística ela é um período para vocês terem uma noção quando você fala de patrística existem alguns que estendem ela até o século VII não é Saião ou seja Então você tem bastante gente escrevendo sobre vários assuntos e o período medieval que a gente considera o período medieval que é
a partir dali da queda de Roma nós estamos falando 4 85 Então você tem mais 400 anos de patría já dentro do que seria o período Bizantino e E aí eh o saão mencionou essa questão da estruturação vamos dizer assim filosófica e teológica desse período a gente vai entrar justamente num tema que trata isso que talvez eu não quero dizer que foi o maio mais discutido mas um dos mais relevantes debates da época que era justamente o debate sobre a divindade de Cristo e sobre a Trindade como que isso se desenrolou né então tem uma
divisão temporal aqui que ela também é um pouco arbitrária a gente não quer assim gente só para vocês entenderem existe muito material para estudar a teologia da patrística tá então a gente tá tentando fazer uns agrupamentos aqui para poder pelo menos ter a ideia do que que tava sendo eh discutido na época Então você vai ter por exemplo no período pré-enem sobre a natureza de Jesus Cristo eh que aí o Saião inclusive ele vai poder dar um esclarecimento maior a questão do adocionismo que considerava Jesus como um ser humano adotado por deus o arianismo que
afirmava que Jesus era uma criação divina mas não igual a Deus o modalismo que ensinava que o pai o filho e o Espírito Santo eram manifestações diferentes do mesmo Deus eh isso no período pré nisseno e essa discussão acaba gerando acaba levando ao Concílio de niceia o primeiro Concílio de niceia que é o a gente mencionou um pouco sobre a esse Concílio na aula passada quando ele eh inicia ali uma um uma produção de uma resolução a respeito do assunto que é o credo niceno e esse Credo nisseno depois vai ser complementado em Constantinopla aí
vira o credo nisseno constantinopolitano que é aquele Credo que nós falamos na aula passada e nesse Credo foi formulado justamente que eh Jesus ou seja o filho é da mesma substância que é homo ouos ouos que o pai eh e aí nesse Concílio eles estão rejeitando o arianismo que falava que eles eram de eh naturezas diferentes ou seja Jesus era uma criação de Deus não é e estabelece a crença na divindade plena de Jesus Cristo após o Concílio de niceia nós vamos ter aí as controvérsias que vão surgir né Por exemplo o arianismo continua com
muita força e aí tem outras heresias que vão vão surgir no cenário vai gerar mais um debate que é o Concílio de Constantin o Concílio de niceia aqui ano 325 e o consílio de Constantinopla 381 que ele vai criar justamente vai fechar esse Credo né que a gente chama o credo nisseno constantinopolitano que é hoje vamos dizer assim talvez a base do entendimento da Trindade dentro da igreja cristã ainda que haja depois de de de de tantos séculos algumas interpretações aí paralelas né Depois nós vamos ter um concelho extremamente importante que vai acontecer mais ou
menos 80 70 80 anos depois que é o conselho 70 anos depois perdão que é o conselho de calcedônia eh que vai falar sobre justamente o o debate sobre a cristologia continua tá só para vocês entenderem E aí eh no Concílio da caled de calcedônia eh esse Concílio ele ia tratar sobre a questão das naturezas de Cristo porque a grande disputa era tudo bem o Cristo ele é Deus ele é da mesma substância e é da mesma do pai e do espírito mas como fica a questão humana como é que fica essa questão da humanidade
como que se se debate inclusive aproveitando aqui próximo dessa aula que nós estamos dando se vocês assistirem no futuro há uma mensagem no nosso canal que o Saião fez não é sobre a questão da adoração ao Jesus humano é muito Inter eu aconselho todo mundo a acompanhar como é que é o tema mesmo is é adorar o Jesus humano é um grande engano Será que adorar Jesus é um grande engan isso tá no nosso canal aqui você pode procurar e a definição do Conselho de calcedônia vai falar sobre essas duas naturezas divina e humana que
estão Unidas em uma pessoa sem confusão mudança divisão ou separação é a famosa União hipostática das duas naturezas de Cristo Jesus e ela vai ser uma uma uma definição fundamental para a compreensão ali da pessoa de Cristo do Jesus Cristo né do Jesus e Jesus o Messias as duas eh naturezas estando juntos aí depois você vai ter um desenvolvimento teológico desses temas aí o saão mencionou alguns deles né o Atanásio Basílio Gregório dinasi e Agostinho também que desempenham aí papéis extremamente importantes do desenrolar dessa eh dessa teologia mais embasada agora a respeito da divindade de
Cristo e sobre como funciona ali a Trindade Ou seja a teologia trinitariana né eh e aí Saião eu não sei se você quer dar uma ampliada Quer comentar alguma coisa sobre esse debate a gente acabou falando um pouco mas assim é sempre importante a gente lembrar que tem elementos muito pontuais ali nos concílios também né que que são interessantes né então Jonatas você tava eh ressaltando aí com com razão né Toda a discussão eh que envolve a a cristologia né mas a a a a a coisa a gente começa a perceber né que eh o
que acontece na história do cristianismo primitivo não é algo planejado né não é algo que tá assim na liderança do pessoal vamos fazer desse jeito a coisa tem muito de uma eh caminhada de espontaneidade né as coisas vão acontecendo eh muita gente vai Crendo vai recebendo o evangelho e na hora de organizar isso surgem as questões então que tensões nós temos aí em que medida nós estamos Associados de maneira decisiva com a tradição Judaica Então você vai ter um período aí que você tem e debates com o tipo de judaísmo a de origem Faris que
se desenvolve naquilo que vai ser chamado judaísmo rabínico Então você tem né em que medida isso já tá no Novo Testamento isso interfere na vida da comunidade gentílica né E você tem os embates do paganismo né as coisas o né você tem lá controvérsias contra Celso né paganismo vai ter aí acusações contra a a fé cristã E então esse momento de embates E aí vai surgir coisa como ebionismo montanismo marcionismo certas tendências que que falam a respeito disso e um ponto importante que acho que é fundamental que que é bastante assim decisivo e que causa
confusão na cabeça de muita gente é qual é a relação da Revelação Cristã com a questão do entendimento da razão né essa conversa com a a filosofia particularmente a filosofia grega aí nós vamos ter dois movimentos Tertuliano por exemplo eh que faz parte aí do final do segundo século começo do terceiro né Tertuliano vai dizer uma frase forte né ele que é o pai da teologia Latina né vai conseguir colocar muito do vocabulário grego né no latim que é a língua do Império Romano ocidental ou na prática ele vai dizer ó Jerusalém não tem nada
a ver com Atenas e ele vai dizer uma frase forte creio porque é absurdo no sentido que aquilo que envolve o conteúdo da fé Isso não deve ser acessado de maneira definitiva pela razão então uma das coisas frase forte do Tertuliano é que a filosofia é a mãe das heresias Olha só que coisa né enquanto isso né numa época mais ou menos próxima aí bem o Justino mar vai dizer que toda a verdade vem de Deus e que portanto a filosofia é algo absolutamente pertinente e necessário e que o cristianismo é a verdadeira filosofia ele
dá uma continuidade naquilo que o Jonatas conhece estudou muito bem que tem início lá com o pensamento do filósofo philon de Alexandria né e e ele e qual é a explicação é que os filósofos gregos participavam de alguma maneira do Logos Então você tem essa relação de proximidade e de afastamento mas de qualquer maneira o que acontece todo esse caminho que gera discussões vão trazer dois problemas pra gente um problema de natureza hermenêutica e teológica em relação ao texto afinal de contas como é que a gente diante da revelação completa entende Deus né O que
que é isso por que que tá escrito batizando-os em o nome do pai do filho e do Espírito Santo Por que que o Espírito Santo é é é pessoal não é é Divino não é e que decorrências vêm daí e afinal de contas que consequências tem a entender Cristo eh de uma maneira que como se eh ele fosse eh apenas um profeta especial ou se ele fosse Divino no espírito ou se a sua natureza humana e Divina fossem separadas se é que as duas existem Então tudo isso traz pra gente Jonatas que o pessoal talvez
não entende né é uma uma situação inescapável de usar o entendimento para articular né Essas várias referências que tem na Bíblia particularmente no Novo Testamento E especialmente nesse ambiente de inquirição de Cultura de mundo helênico muito moldado pelo pensamento aristotélico e pensamento Platônico né construir uma abordagem que justificasse o seu aspecto contextual né de interagir com esse mundo à sua volta e ao mesmo tempo fosse fundamentada e olha uma igreja perseguida uma igreja que caminha de uma maneira perigosa para hierarquização uma igreja que muda de para ser igreja não mais perseguida e depois para ser
igreja do estado todos esses componentes eram muito desafiantes e aí aquilo que você mencionou né você mencionou a palavra credo né que talvez seja melhor confissão Credo a gente tem um pouco de medo assim As Confissões V de meu período mas é chamado mesmo Credo deé créo de calcedonia Então você tem essas declarações de fé essas Confissões de fé que resumem aquilo que se torna vamos dizer assim uma referência quem é de tradição evangélica como nós somos né de tradição Batista às vezes acha Jonatas que tudo que a gente tem de teologia essencial eh se
desenvolve no período da reforma né e a gente percebe que estudar o paleocristianismo estudar a patrística estudar esse cristianismo nessa transição da Igreja Primitiva até o começo aí da idade média né É fundamental para entender a o valor das doutrinas eh fundamentais especialmente No que diz respeito de entender Deus né a o conceito ligado à Trindade de entender também eh quem é Cristo Jesus né porque ebionismo docetismo arianismo nestorianismo eutiquiano apolinarismo o pessoal era criativo não faltava sugestão de ideia cristológica diferente é inclusive é o nosso próximo tema aqui que a gente vai ver um
pouco mais o saão vai poder discorrer um pouco mais também mas a gente vai ter uma breve análise sobre alguns desses pontos que foram pontos de controvérsia né ah e pontos de discussão a a a respeito da desses elementos aí que iniciam ou formam vamos dizer assim a os conceitos basilares né quando a gente fala por exemplo é o saan mencionou sobre a questão da formação teológica das nossas igrejas a gente achar que isso talvez é fruto da reforma e existe uma uma discussão a respeito de qual é realmente a reforma ou seja se a
reforma ela cria elementos novos ou se ela resgata elementos que foram esquecidos durante o decorrer da igreja ou foram suplantados aí por várias doutrinas né a gente tem uma discussão muito interessante hoje em dia inclusive vou fazer só um parêntese que eu tô vendo começar a surgir aqui as perguntas se você tiver alguma dúvida alguma pergunta por favor entre aí no chat escreva sua pergunta que a gente vai responder daqui a pouco tá o que eu não o saão vai responder mas assim eh mas o O que que a gente vai ver a gente vai
ver Justamente que esse desenvolvimento e esse essa mudança a gente vai falar um pouco sobre essa mudança mais na próxima aula eh da da do do modo de governo da igreja vamos dizer assim eh da Igreja Primitiva que era uma igreja muito do oicos né da casa e ela vai mudando a sua forma administrativa a gente falou um pouco sobre isso no final da aula passada da das as as as mudanças as variações dos cargos vamos dizer assim você tinha ali uma estrutura funcional que passou a se tornar uma estrutura hierárquica e depois uma estrutura
de poder não é que infelizmente a igreja foi assumindo algumas posturas muito próximas do que era encontrado no mundo Pagão no paganismo a gente vai ver que há uma relação por exemplo do sacerdotalis Pagão com o nível de sacerdócio que vai começar a ser implementado na igreja no final desse período eh bispos e arcebispos E aí Papas E aí vão surgir nomen as que tem uma função especificamente eh deveriam na verdade né dentro do texto bíblico tem uma funções especificamente de gestão não é não há inclusive o apóstolo Paulo é muito categórico ao dizer que
não há mais homem mulher grego judeu escravo e livre para dizer que todos são iguais diante dessa nova realidade mas há uma funcionalidade ali dentro da igreja que deve ser preservada para que a igreja funcione redundantemente falando e aí nesse período essas heresias que oão mencionou algumas a gente vai ver algumas delas aqui por exemplo a gente já mencionou aqui e o adocionismo né ou seja Jesus seria um um um um ser humano que Deus o adotou como filho né então por isso ele teria todo o destaque depois o docetismo que nega essa natureza humana
de Jesus Ou seja é muito próximo docetismo do do pensamento gnóstico não é saão que a ideia daquele espírito elevado não Jesus ali ele ele não era humano era um espírito AD que estava ali incorporou mas ele nunca se misturou e tudo mais e aí tem a doutrina Ariana que fala que Jesus na verdade ele não era igual a Deus mas ele era uma criação de Deus e por conta disso ele não tinha a mesma natureza de Deus né E aqui eu quero só fazer uma pausa isso aqui Saião a gente vai lembrar um pouco
disso aqui de um conceito ou de um de um elemento eu não sei se Esso é mais uma pergunta minha também se isso não tem um tanto quanto a ver com aquela questão que tá muito arraigada no pensamento judeu e provavelmente na época também tinha de que só há um Deus né você não pode ter um outro Deus tem alguma coisa a ver isso aqui tem algum desdobramento disso ou ou é uma outra questão filosófica diferente Ah mas qual que é a pergunta em relação a qu a questão do arianismo né de você não ter
dis Jesus não ser o próprio Deus mas ser uma criação de Deus né então eh a a discussão e ela ela vem e do seguinte né você tem eh claramente no pensamento hebraico um monoteísmo muito definido muito estrito né ouve ao Israel o nosso Deus é um só e e a próprio Novo Testamento vai transparecer isso né mas a discussão é como é que se dá essa dinâmica dessa dessa unidade Divina mesmo lendo o antigo testamento você vê lampejos de que e existe nessa unidade Divina algo como que misterioso Deus é chamado no plural né
Vamos fazer o homem a nossa imagem e semelhança o rei davídico aparece mencionado de alguma maneira como o Divino então existem alguns elementos nessa direção mas como o contraponto é o paganismo que diviniza tudo e qualquer coisa e mais gravemente nessa época você tem a divinização do imperador romano eh Então chegou o momento em que muitos falaram não olha Jesus Ele é o messias ele é um grande profeta mas pera aí ele ser Divino é algo muito forte muito além né e a gente entende a controvérsia ela é de fato eh compreensível Mas qual que
é a questão eu acho que aí os os teólogos da época né e e particularmente aquilo que a gente vê num papel de Atanásio nessa discussão né porque a gente tem a discussão já começando em niceia né em 325 né E esse esse trabalho vai ser Eh vamos dizer refinado em 381 né no Concílio que é Constantinopla e depois a gente tem calcedonia em 451 o problema Jonatas é com o texto e entender que se você não considerar certas coisas todo o entendimento da Bíblia da pessoa de Deus e da Salvação em si da obra
de Cristo fica perdido Então qual qual é a grande conclusão que vem do argumento de Atanásio e das conclusões e que a gente vai encontrar nesses documentos de fé que são referência para cristandade é que se Jesus não é Divino né Isso quer dizer que o centro da discussão soteriológica do novo testamento é que ele é o nosso salvador a sua morte é para nossa redenção é uma morte vicária ele é o cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo mas se Jesus é um profeta especial é uma espécie de o segundo Moisés ou
segundo Elias como ele pode de fato através da sua morte trazer salvação para todos a morte de um indivíduo que é apenas H um ser humano no máximo poderia ser contado em favor dele mesmo né então Eh essa questão ela é realmente decisiva né e eu sei que tem uma discussão né que o pessoal levanta mas esa aí né onde é que tá no texto essa formulação né veja no livro de estter não tem o nome de de Deus né E você não precisa ler não pode ler o livro de St falar na época de
St todo mundo era ateu que eles não mencionaram o nome de Deus o que existe é uma profunda ironia por trás da redação e enquanto que parece que Deus tá ausente as coisas estão caminhando de tal maneira que você vê né esse eh impressionante silêncio presente e articulador da história e de Deus no livro de sem que ele apareça então você não precisa ter uma formulação técnica a respeito da triunidade Divina você você vai ter vários textos que apontam para Jesus ser Divino eu acho que a coisa mais complicada Jonatas é o seguinte argumento em
vários momentos as pessoas cheg diante de Jesus e se inclin diante del tomando conhece que Jesus ressuscitou ele vira para ele e fala senhor meu e Deus meu então se Jesus é vamos assim dizer um profeta sério e alguém diz isso para ele ele teria que fazer o quê imediatamente repreender o indivíduo negar tudo isso e dizer não imagina que negócio in lembrei agora a experiência de Pedro se eu não me engano não é quando isso lá que ele vai adorar o Anjo falou não não é para me adorar João também tem uma coisa João
tem e Pedro também João com o Anjo que ele lá do Apocalipse ele vai né isso E aí não eu sou servo como você e também o o Pedro levanta o Cornélio diz não né então se Jesus aceita essa adoração indevida então Jesus não é um profeta de confiança e se ele aceita só tem duas opções né ou ele realmente tá cometendo uma espécie de pecado que tem a ver ver com a prática da idolatria ou ele é Divino de alguma maneira então quer dizer ainda que você não tenha formulações definitivas assim do sentido sistemático
e é é um pensamento Não muito bem pensado das pessoas que dizem Ah mas não tem nenhum Versículo específico lá isso foi desenvolvido depois isso foi criado não foi criado depois no sentido que é uma coisa que surgiu de nada foi o desdobramento do entendimento de todas as decorrências que envolvem a referência ao pai ao filho e ao Espírito Santo no contexto do novo testamento E aí a gente vai ter a gente já mencionou rapidamente Depois dessa explicação aí esclarecedora do saião a gente mencionou que o problema depois dessa questão da natureza de Cristo Jesus
que o consílio de de niceia tenta iniciar aí a resolução aí a gente vai ter a questão da da controvérsia cristológica né que é com relação a essas duas naturezas dentro de Jesus a gente já mencionou isso e o consílio de calcedônia vai ser convocado ou vai ser aquele que vai esclarecer esse tema aí tem depois as outras controvérsias que o sa também mencionou eh rapidamente por exemplo a controvérsia n nestoriana e monofisista Ou seja a controvérsia nestoriana eh envolveu a natureza de Cristo e a relação entre as suas naturezas divina e humana e o
monofisismo por sua vez ensinava que a natureza Divina absorveu completamente a natureza humana de Cristo que foram essas questões abordadas no Concílio de Éfeso 431 e também no Concílio de calcedônia 451 aí tem a controvérsia trinitária né a gente mencionou rapidamente isso aqui também sobre a questão da da da da Trindade como que isso a gente o saão já explicou agora eh também foi discutido isso em Constantinopla E aí depois disso tivemos outros na verdade tivemos vários a gente não eu talvez eu pudesse ter apresentado aqui a lista dos que são conhecidos todos os concílios
ecumênicos que tivemos aí na história não é desse desse período Então você tem aqui a gente menciona o primeiro de niceia Constantinopla Éfeso calcedônia depois segundo de niceia Depois tem o Concílio de Milão tem vários concílios que vão acontecendo para resolver questões particulares eh alguns concílios eram para resolver questões mais de ordem prática e outros mais de ordem teológica como são esses que a gente mencionou mas a gente tá chegando já quase no último ponto aqui a respeito dessa teologia e eu queria que o Saião mencionasse um pouco a a questão do envolvimento da desse
período dos líderes dessa igreja com a filosofia grega Ou seja a gente conhece pelo texto do novo testamento o apóstolo Paulo vai combater alguns pensamentos filosóficos que estavam começando a enraizar dentro da igreja daquele momento né O Paulo vai lutar muito Contra isso nos na carta aos Colossenses ele vai bater de frente com isso e também na carta de aos Efésios ele vai falar um pouco sobre essas questões doutrinárias que estão aí sendo rivalizado com pensamentos e e e sabedorias vamos dizer assim humanas mas assim existe uma discussão naquela época e que a gente conhece
a respeito da do uso de elementos da filosofia para a vamos dizer assim a formulação teológica da época a gente mencionou no início da aula a respeito da alegoria não é e como saão mencionou Foi um tema do meu estudo H pouco tempo durante um um bom tempo na verdade por conta da interpretação de filon de Alexandria dos textos do Antigo Testamento e philon de Alexandria não existe nenhum documento que aponte para isso porém a maioria dos estudiosos entende que as interpretações de philon foram extremamente úteis para esse período da Igreja Cristã e por uma
questão muito prática não é primeiro muitos desses pensadores a gente já tem uma pergunta aqui que muito interessante que surgiu se havia eh pais da igreja de origem Judaica a gente vai falar sobre isso nas perguntas mas muitos desses pensadores eram de origem grega E então eles não tinham traquejo e capacidade de interpretar o antigo testamento no hebraico então philon que faz uma interpretação quase que completa da Torá e de alguns profetas não é ele tem os seus escritos eles ele interpreta praticamente a Tor inteira ele utiliza esse método alegórico o que que significava o
método alegórico eu vou deixar o Saião explicar mas é bem interessante o resultado disso não é rapidamente só pra gente chegar aqui eh falar como Justino martir Clemente de Alexandria e orígenes que eles procuravam os elementos da filosofia grega como a lógica e a filosofia moral para defender a fé cristã contra as acusações de irracionalidade e imoralidade acreditava que a filosofia poderia ser ver como aliada da apologética Cristã E aí também tem a questão da compreensão da Fé ou seja a filosofia também ganhou papel na formulação de conceitos teológicos pensamento Platônico sobre realidade das formas
e busca da realidade influenciou a compreensão Cristã de Deus como a fonte da Verdade Absoluta e Aristóteles e sua lógica contribui para a formulação de argumentos é interessante porque Platão você vai ter depois Aristóteles os peripatéticos e eles vão fazer aquelas formulações ou estudo das formulações de Aristóteles e isso vai ser muito muito relevante por exemplo no período do medieval não é saão que eles vão recuperar os estudos dos peripatéticos e vão apresentar mais ou menos uma mesma discussão que tá acontecendo nesse momento aqui que é a Deus como a fonte da da não só
da Verdade Absoluta mas na verdade de de todo o movimento do universo é um negócio muito interessante de se estudar também E aí métodos de interpretação bíblica a gente fala do método alegórico de interpretação que influenciou a forma como os pais da igreja eh interpretaram as escrituras frequentemente usavam abordagens aleg para extrair significados mais profundos dos textos bíblicos E isso tem resultados muito diversos né conciliação e síntese ou seja alguns pais da igreja como Agostinho buscaram conciliar filosofia com a teologia ele incorpora elementos do platonismo em sua teologia tem muitos conflitos também né ou seja
gnosticismo que era uma corrente de pensamento da época da filosofia e da religião oriental também foi considerado um movimento herético dentro da igreja e a filosofia grega desempenhou ou aí um papel muito importante na na conceituação da teologia trinitária né eles usaram conceitos filosóficos para articular a relação entre as três pessoas da Trindade Saião você já falou um pouco sobre a questão da filosofia grega e da teologia mas agora também a gente pode estender um pouco mais esse assunto porque realmente tem bastante questão a vamos começar pela questão alegórica né Eu acho que é bem
interessante como a alegoria era usada pelos pais da igreja para de acordo com a a intenção dele né extrair conceitos mais profundos do texto bíblico então Eh Jonatas o que o que é necessário entender aqui é que assim olhando a coisa do ponto de vista que a gente chama fenomenológico as propostas eh religiosas conhecidas eh em todo o mundo até então elas são propostas particularistas cada cada povo tem o seu Deus cada ah existe uma circunscrição a isso é no ambiente eh do cristianismo que você tem uma proposta que a gente pode chamar de eh
conexão com o sagrado de perfil Universal quer dizer Cristo é o centro da história Deus é o Deus que veio agir em favor de todos os povos Então existe um transcender dos limites a do particularismo sentido de apresentar uma relação de fé que é pertinente Ao Deus único que engloba Toda a realidade do ponto de vista da reflexão filosófica o pensamento grego Foi numa direção paralela Então nós não estamos aqui presos aos mitos nós queremos né Eh trazer uma explicação a partir da razão que de conta da realidade e os dois edifícios mais extraordinários são
exatamente a Aristóteles e Platão mas na caminhada da filosofia grega a gente vai ter né o desenvolvimento aí do estoicismo do epicurismo você mencionou os peripatéticos aí os pitagóricos depois os neoplatônicos tem todo um caminho da da filosofia anterior e aí o que que acontece nesse cenário quando você tem um encontro né Essa essa Pororoca histórico eh te lógico filosófico das águas gregas com as águas hebraicas aí você tem uma série de movimentos né que eh desafiam aí a nossa análise e ampla de tudo por começa-se a construir teologia afastado do ambiente histórico e do
ambiente geográfico Ah e até mesmo né cultural né do e do do contexto hebraico antigo e aí começa a se ler isso no ambiente grego no ambiente Latino e de fato você lêu o antigo testamento você fala pera aí mas como assim mas espa aí eu conheci quando eu me convertia a a fé cristã eu ouvi falar de Jesus que mandou amar o inimigo e falou do sermão do Monte morreu na cruz por nós mas essa a história da Conquista de Jericó tá muito diferente né Não mas essas batalhas aqui de Israel não parece muito
semelhante então surge um desafio como é que a gente lida com isso E aí é interessante nesse nesse ambiente né De certa forma a a patrística de fala grega ela tentou fazer uma sintonia maior né com a a questão da da Fé eh do do conteúdo bíblico com a razão e a herança filosófica grega né E até porque como é que esses gregos são pagãos e eles consegu conseguiram Construir tudo esse pensamento complexo só pode ser a luz natural da razão que Deus deu ao ser humano Então tem que ter uma sintonia no ambiente Latino
houve uma relação de controvérsia maior como a gente falou sobre o caso do Tertuliano uma uma relação de ruptura de vamos dizer de de falta de de fazer essa conexão então com essa proposta como é que a gente faz texto tá difícil bom esse texto provavelmente não pode significar uma leitura literal então particularmente né a gente vai ter esse caminho que é tão emblematicamente representado por orígenes que é o caminho da alegoria então A ideia é a Bíblia as suas histórias especialmente as mais complexas não podem ser lidas no seu sentido normal na sua leitura
mais básica e literal elas TM ela tem um significado ã para lá de parabólico na verdade aqui da uma alegoria Aquilo é uma história então é surge né na história da hermenêutica essa essa oposição né Você tem uma hermenêutica mais vamos dizer exergética propriamente dita em Antioquia né e em Alexandria a gente vai por esse caminho que é interessante que vai influência muito da idade média né e eu vou dizer Jonatas há um que de presença platônica e neoplatônica em sintonia com esse elemento e que por incrível que pareça tá presente na realidade religiosa inclusive
protestante evangélica até os dias de hoje né esse negócio por exemplo só para dar um exemplo Claro disso pessoa fala não porque a Bíblia toda fala de Cristo mas o que quer dizer dizer isso a Bíblia falar de Cristo quer dizer que cada eh pedaço da geografia de da terra de Israel que aparece em Josué é é uma referência ao corpo específico de Cristo né o monte tal é o dedo de Cristo como é que é isso O que quer dizer isso a mensagem Geral do antigo testamento desemboca em Cristo mas é lógico que o
livro do Cântico dos Cânticos que tá falando do amor entre a o amado e a Amada não tá falando da cruz do Calvário diretamente então começou você a fazer uma leitura espiritualizada qualquer coisa que a gente não entende no antigo testamento a gente joga para significar Cristo ou a igreja numa espécie de hermenêutica que tem origem nessa alegorização Então os desafios são desafios filosóficos teológicos eclesiásticos no sentido inclusive né em relação ao governo a papel da igreja na sociedade E hermenêuticos e essa esse desafio permanece até hoje Jonatas tem gente tá precisando dar uma desoriginou
além do que é aceitável agora sen você mencionou uma coisa aí no no no final que eu pegando aqui a pergunta do do Rodney eu vou incluir só vou vou trazer o assunto eh eh Existe algum vamos dizer assim reflexo é porque porque a gente a gente pode dizer que lendo por exemplo filon de Alexandria quando ele faz a sua interpretação de alguns textos eh da Torá do Antigo Testamento mais precisamente do pentateuco que parece que muita coisa ali ela Beira um misticismo né la Beira há um como é que eu posso dizer assim assim
elementos bastante transcendentais mas quando a gente vai por exemplo para aquele movimento muito forte no final do século XIX ali na Alemanha que é o movimento que trabalha com a com a crítica textual a alta crítica textual eh uma das afirmações do movimento era Justamente que você não podia fazer uma leitura literal do texto bíblico né que você tipo assim o texto ele na verdade era uma construção e tudo mais não não tem uma relação Direta com essa questão né Ela é um movimento paralelo né são coisas diferentes Jonathas porque é o seguinte uma coisa
é você desconhecer a natureza da literatura de um texto e o seu como bem diriam os alemães o seu zim leel né E que deve ser analisados em função doist né então tem que tem muito alemão no meio desse negócio aqui né E aí quando você entende o texto dentro do seu contexto existe uma análise pertinente Olha isso aqui é uma parábola Isso aqui é uma narrativa Isso aqui é uma prosa poética Isso aqui é uma literatura Apocalíptica isso é uma coisa o que o pessoal fez nesse ambiente foi uma uma alegoria absolutamente livre eh
e que foi motivada ah por uma intenção apologética que eh não se confirma na na na relação com o texto tanto é que se você faz isso com outros textos você pode fazer o texto significar o que você bem entende o que acontece vamos dizer no período n dizer da teologia europeia particularmente alemã depois do século XV x eu diria são são dois movimentos um que é um um problema eh do meu entendimento e outro que é Positivo né O positivo é descobrir realmente o cenário histórico literário cultural e fazer uma abordagem dizer olha isso
aqui não pode ser entendido muito literalmente porque há justificativas de uma análise adequada do que isso significa e portanto entendimento mai que ver uma coisa interessante Albert schweizer né ah que nasce no final do século X vai né ter uma vida importante no século XX ele ele é o primeiro que fala olha nós estamos analisando o Novo Testamento muito de maneira como Se Tudo Fosse greco-romano mas esses documentos são judaicos Então quando você vai ler esses textos você não entender esse plano de fundo de vai você não tá entendendo nada então ele abre um caminho
que é uma análise sóbria do entendimento da realidade agora quando você tem um mundo Iluminista que tem uma cosmovisão diferente que diz por exemplo é impossível que aconteça Milagres não existem espíritos maus à Não é possível que uma pessoa seja curada de lepra por o toque de um homem Santo aí você tá com um um uma espécie de ponto de partida que entra numa rota de colisão com o texto né o texto em si não tem nenhuma razão para você dizer que Jesus não multiplicou os pães e os peixes a única razão que você tem
é que se você não entende que isso seja possível de jeito nenhum Ou seja você não tem nenhum espaço pro elemento milagroso então aí a a crítica exagerada né que é a crítica do próprio crítica teológica do texto ela de fato vai dizer toda vez que o texto apresentar algo que ofenda a minha expectativa racional isso deve significar uma outra coisa então eu acho que nesse ponto o pessoal perdeu o caminho mas são elementos distintos do tipo de alegoria que a gente vai encontrar no contexto da patrística então nós temos algumas perguntas bem interessantes aqui
sa a gente começa com a pergunta da Priscila qual a importância de conhecer essas declarações teológicas para a igreja hoje não são essas essas formatações teológicas posteriores à formatação neot área então a pergunta é importante até porque um algo que a gente não mencionou e tem grande valor Esse é o período também da definição do Canon né isso acontece paralelamente e a definição do Canon né ela surge até de uma exigência análoga à discussão porque chega um indivíduo chamado Marcião né ou Marcião e diz olha tem textos aqui que são dos Apóstolos mas que eles
não servem porque eles são muito judaicos né e a isso na metade do século I Então vai haver toda uma discussão eh que vai amadurecendo e quando a gente vai do século 3 eh quando a gente chega no século qu já já existe um consenso sobre os 27 livros do novo testamento de modo que no ano 397 em Cartago o pessoal bate o martelo sobre isso então o reconhecimento da Comunidade Cristã da igreja cristã como um todo dos livros inspirados é o análogo a essa formulação ah teológica que nós vamos encontrar especialmente No que diz
respeito à cristologia e a a convicção trinitariana esses eh elementos têm importância Com certeza total porque a base fundamental da teologia ela tem três elementos essenciais você precisa entender adequadamente essencialmente o quem Deus é quem é Cristo e qual é o o a o papel da Bíblia o que que é a Bíblia sem esses três elementos definidos e não vai sobrar nada que E você tem assim né na construção de uma casa algo que é o fundamento né Não pode ficar só com telhado né então se alguém não tem uma cristologia e uma teologia propriamente
dita e uma bibliologia não tem como construir nem soteriologia nem nada porque fica o negócio completamente confuso Então é por essa razão que nos 2000 anos de história cristã a gente tem uma convicção se tem algo que é compartilhado com quase toda a cristandade É exatamente esse entendimento cristológico e eh teológico essencial na verdade eh a gente né os desdobramentos por exemplo de uma cosmovisão CL Itarana são muito significativos a gente tem mensagens aqui Nabu mesmo você tem obras importantes a respeito disso faz toda diferença não é assim mera opção né de sobremesa Olha eu
acho mais legal essa e não quero aquela é fundamental aí eu já emendo na pergunta aqui do Luciano né Se algum desses pais da igreja era de origem Judaica né sim eram sim de origem Judaica pelo menos a gente tem bastante convicção de três nomes que se definem Clemente de Roma né Ele é de Roma no sentido que ele tá estabelecido em Roma era judeu Inácio de Antioquia também era judeu e Policarpo de Esmirna né Eh lembre-se disso é uma coisa que sempre escapa da nossa cabeça toda Igreja Primitiva é Judaica na sua base Jesus
é judeu todos os apóstolos são judeus a igreja Raí é Judaica os gentios entram depois E aí quando nós temos esses primeiros pais da igreja não é né surpresa que alguns deles fossem judeus agora é claro que à medida que a gente sai do segundo pro terceiro século isso começa a mudar a diminuir você tem um número cada vez menor de judeus e um distanciamento e até uma uma relação de ruptura mais profunda que vai se desdobrar numa história triste eh no contexto da cristandade uma outra pergunta que eu achei bastante interessante aqui né do
Antônio Carlos porque a gente estava mencionando a respeito das das discussões sobre a divindade de Cristo e a trindade e aí a pergunta dele é sindo Jesus 100% Deus e 100% homem quem morreu na cruz Então essa é é exatamente um dos elementos que eh nós temos aí na nessa mensagem que foi apresentada no outro domingo Veja a discussão né o Jonatas mencionou aí das duas naturezas de Cristo né porque é é claro que é impossível você olhar para a pessoa de Cristo e não reconhecer que Cristo é humano pelo menos isso tá claro demais
Agora se ele é Divino depois a a percepção vai Verê que Claro em algun sentido ele é Divino a discussão é eh como é que se relacionam essas duas naturezas né Por exemplo a a heresia do nestorianismo negou a união das duas naturezas o euti ismo negou a distinção delas e o apolinarismo negou a o espírito humano em Jesus né o arianismo docetismo ebionismo eram digamos propostas mais radicais que negavam uma natureza ou outra a conclusão dos grandes eh teólogos da igreja que permaneceu na história da fé essa que acontece uma união indissociável Jesus é
uma pessoa só com uma união indissociável das duas naturezas então é claro que quem morre na cruz é Jesus humano ninguém vai dizer que o Deus morreu na cruz no entanto a questão bastante significativa é a conclusão que a gente tem eh de como é que essa questão das naturezas precisa ser entendida aqui e aí duas questões são significativas como a essa união hipostática estabelece essa unidade de pessoa eh e portanto não dá para você né criar uma esquizofrenia cristológica aqui uma bipolaridade por causa da natureza Divina que que decorrências você tem para a natureza
humana ainda que a natureza humana de Jesus não tenha mudado no na sua essência Como ela foi unida à natureza Divina na pessoa única Jesus é uma pessoa só a natureza humana de Jesus pode ser cultuada por estar dissociada da divindade e essa é a razão porque e Cristo Jesus tinha a capacidade de não pecar ao mesmo tempo pela mesma razão da natureza humana de Jesus paraa natureza Divina Jesus de fato experimentou sofrimento e a morte porque se Jesus é Simplesmente divino ele nunca sofreu nada então tudo que acontece na cruz foi uma representação mas
não é o caso e ele também da natureza humana para Divina nós vemos em Jesus a capacidade de ser a condição né de ser o nosso sacrifício substitutivo porque se Jesus é só Divino eh quem é que foi sacrificado em nosso lugar claro que foi o Jesus humano mas com decorrências para sua divindade Então esse elemento é a conclusão histórica da cristandade da relação entre as duas naturezas e que tem a ver com essa pergunta muito bom o Wellington Faz uma pergunta interessante aqui né do século primeiro né T do ano 100 ele quis dizer
até o ano 300 a igreja enfrenta uma grande luta pela sua sobrevivência perseguição Romana barra heresias o que mais causou trabalho aos pais da igreja olha problema pouco é bobagem né é difícil a gente dizer que o que é como se a gente perguntasse hoje qual é o maior problema da igreja então sempre a história da fé marcada por problemas internos e externos né então A Perseguição Cruel do contexto do Império Romano a gente tem eh essa caminhada problemática porque a medida que a igreja cresce ela também cresce em influência cresce em algum tipo de
poder cresce na hierarquização então começa os problemas dentro da própria igreja né e também a gente começa a perceber essas questões das heresias né que aparecem então eu diria que não dá paraa gente dizer uma coisa ou outra né todas elas fazem parte de um cenário muito desafiador eu já vou emendar num outra pergunta dele que é boa também que ele fala que depois de 303 até 590 a igreja passa a ser Imperial ou seja 33 ele tá falando aqui do do édito de Milão Milão eh de Constantino E aí ela passa a ser Imperial
essa união foi boa ou prejudicial para a igreja eu acho que isso é uma questão bem interessante Então ã a gente sabe né eh a tendência de muita gente analisar uma situação é é dizer olha aconteceu isso isso foi um desastre isso foi coisa boa né na verdade existe aspectos interessantes quando o cristianismo chega à condição de deixar de ser religião proibida isso trouxe um alívio trouxe uma possibilidade de fazer uma série de coisas que não era possível antes e aí quando ele se torna eh religião do Estado isso também né por exemplo o pessoal
acabou com com com o jogos Romanos de crueldade com gladiadores houve uma influência de elementos cristãos dentro da sociedade que foi benéfico construiu a alma da Europa num certo sentido a influência dos conceitos ideias ética proposta Cristã num contexto ah do Estado ela tem valor e e tem muita influência positiva só que vem o outro lado da moeda né o outro lado da moeda que agora o cristianismo tem o poder e esse cristianismo ele foi plenamente amadurecido né você pegou os templos antigos dos Deuses pagãos e fez uma catedral né você Manteve muita coisa do
mundo antigo com um verniz Cristão então isso trouxe uma série de problemas e aí sim um problema sério é que agora né Houve essa interpretação já que o cristianismo chegou a ao centro do Poder do grande império então nós temos tipo o reino de Deus na Terra dentro desse estado Cristão e aí a autoridade para perseguir quem pensa diferente a autoridade que depois vai se desdobrar em coisas do tipo da Inquisição e coisas desse jeito então foi um problema então tem um lado favorável e e a vida não é fácil né algumas coisas você ganha
com isso e perde do outro lado e e vice-versa mas de modo geral eu diria que ficou uma herança bem problemática pra gente lidar né e que de certa forma permanece até hoje e como muita gente pensa hoje n o ideal de um país é que ele se ele tiver a liderança governamental dele eh Religiosa e Cristã a pergunta é será que isso resolve tudo parece que não eh nesse mesmo tema o e benesio pergunta onde existe uma hierarquia eclesiástica no Novo Testamento como por exemplo presbíteros serem líderes locais e bispos sendo supervisores de determinada
região Então as evidências é que isso não existe no Novo Testamento o que existe no novo testamento é uma ideia de que de alguma maneira a igreja de Jerusalém ela né uma um feedback do que que tá acontecendo por isso você vai ter o Concílio de Jerusalém o pessoal vai lá faz a primeira viagem missionária Eles voltam digamos assim pra igreja mãe para dizer o que aconteceu e também quando o novo testamento fala de bispos né que é aquele que literalmente é um supervisor em Atos 2028 fala que os os bispos eles deveriam pastorear o
rebanho de Deus né e parece que não é muito diferente do que é um presbíteros literalmente um ancião né Eh então a também a a a diferença é que a liderança Proposta no novo testamento é uma liderança de servir né não é uma liderança de estar Jesus deixou isso muito claro diretamente paraos discípulos agora isso é muito simples e fácil de dizer quando você tem um cristianismo perseguido quando as pessoas estão se reunindo em casas quando você tem esse elemento mais orgânico quase um cristianismo assim digamos caseiro quando a coisa ganha um outro perfil você
tem um grupo grande Você tem uma referência de alguém que é maior aí você começa a até essa distinção as evidências aqui no primeiro século isso não é distinção de patente depois isso vai se tornar uma questão que foi levantada pelo Antônio aqui ó a Trindade poderia ser explicada a partir da ideia de uma identidade qualitativa absoluta que dá suporte a uma identidade numérica Olha a a a Trindade ela por definição ela não é muito explicada né Ela é uma constatação de que ao mesmo tempo Deus é é afirmado como sendo um só e sendo
um só ser mas você vê referência a três pessoas que num momento ou no outro são consideradas divinas Então eu não sei se uma identidade qualitativa absoluta eh define uma identidade numérica mas é curioso um aspecto muito interessante Porque toda a filosofia grega ela começa com essa discussão né como é que eu explico a diversidade do mundo eh e se existe alguma substância aquilo que é chamado problema metafísico cosmológico né então qual é a unidade última que dá sentido e e e é a razão de ser né que seja da eh da da toda a
diversidade do mundo Ou seja qual que é o Logos né Qual que é a referência última isso né meio que analogamente você vê na referência ah da experiência do Sagrado existe uma referência metafísica de nós que é a razão de ser da unidade subjacente à experiência sensível e que ao mesmo tempo justifica essa diversidade então A triunidade Divina do ponto de vista Cristão ela a base para a unidade a diversidade presente no universo né mais do que apenas uma Eh vamos dizer algeb aí ou matematização né aritmetika da da doutrina tem uma pergunta aqui que
eu achei bem interessante do Yuri que é uma questão mais histórica Mas você pode também mencionar se foi na época da patrística que a igreja de Roma se tornou predominante se sim como foi o caminho dos Pais da igreja com a política da época eh a igreja a igreja de Roma ela vamos dizer assim ela ela almeja A a proeminência mas há o grande cisma do oriente né justamente por conta disso né aí você pode discorrer que o grande cisma do oriente é 1054 se eu não tô enganado isso então aí o que acontece né
Eh a gente tem eh o início da fé primitiva mais centralizada em Jerusalém né aí quando vem a grande destruição Jerusalém já não vai significar nada a fé cristã eh ela começa a CR Deia espalhada então ela vai se concentrar em algumas cidades importantes ela vai ter muita relevância em Corinto em Éfeso no período né do apóstolo Paulo ã e ela vai chegar a Roma a gente vai né ter essa essa cara de Eh vamos dizer de de evangelho em Roma quando Paulo chega lá né e a igreja já está estabelecida a gente tem a
carta aos romanos só que a princípio não mas é claro Roma é a grande cidade a igreja se torna importante relevante E aí você tem na prática dois impérios romanos o de fala grega e o de fala Latina e eles sempre tiveram numa relação meio que de concorrência de modo que quando a cristandade se estabelece bem você vai ter a Roma e a Nova Roma então quando a gente pode dizer assim que a a partir do quto quto Séc que começa essa coisa tipo quem é que manda nesse negócio aqui qual que é a referência
maior isso vai ter um desdobramento de oposição Até que a coisa chega num extremo que não aguenta mais E isso acontece né Por exemplo no ocidente é curioso né Que houve uma influência cada vez maior e Crescente de Aristóteles uma visão mais racionalista uma atitude de controvérsia maior no ocidente você tem eh a abertura para a As estátuas né Eh no oriente você tem os os ícones né bidimensionais Você tem uma abertura maior paraa questão da da relação do Mistério da Fé uma influência um pouco mais eu diria platônica do que aristotélica tem diferenças e
isso se desdobra de tal modo que como Jonatas mencionou em 1054 o pessoal diz olha não a bola tá comigo não tá comigo tá comigo tá comigo e fechou E aí você tem a ruptura né da cristandade latina para a cristandade grega essa essa é uma das histórias mais engraçadas que eu conheço da história a gente vai mencionar isso mais nas próximas aulas acompanha as próximas aulas a gente vai falar sobre esses eventos também que são bem interessantes Mas é isso que o saão mencionou acho que a principal Car Car erística aí que causa né
a gente tem que lembrar que Roma cai bem antes né a igreja de Roma vai romper em 104 mas Roma cai no ano 470 475 se eu não tô enganado 76 76 isso Então olha só nós estamos falando de quase 500 anos depois dessa disputa ou seja aí é muito interessante estudar também sobre a história do Império Romano final do Império Romano porque os bárbaros que entram em Roma são cristianizados eles acabam se cristianizado eu ti tive até uma disciplina na no mestrado que era sobre a península ibérica muito interessante sobre a questão do do
período gótico né dos visigodos dos ostrogodos e o período gótico e como essa cristianização dos líderes góticos vai inclusive influenciar a relação dessa igreja ou seja o afastamento dessa igreja da relação com o o as comunidades judaicas espalhadas por ali É bem interessante estudar sobre isso eh a Priscila ela faz uma pergunta em duas dois tomos eu vou botar as duas perguntas e você já toca aqui tá e a primeira segundo Carl Bart ela ela crê que foi ele Paulo se apropriou de termos e ideias gnósticas a fim de formatar a sua teologia a ela
complementa na segunda pergunta dizendo outros falam da angelologia persa que também foi assimilada por Paulo é isso teria o cristianismo purificado os melhores elementos das culturas ao seu redor Então essa essa ela é famosa né Eu não sei se a gente pode dizer que C Bart se apropria de um gnosticismo acho que é muito né o fato de você ter uma visão Neo Ortodoxa que tá rompendo com o liberalismo da época e retornando alguns elementos e que de certa forma valoriza né O que alguém pode chamar de algo um pouco mais aberto pr pra Mística
da Fé Ah mas eu acho que não dá pra gente pensar isso e e e a maneira como o pessoal vê não só no cristianismo primitivo na história da Revelação e até mesmo na Bíblia é o seguinte o sujeito leu o antigo testamento e daqui a pouco ele Opa aqui tem um dualismo né que a gente tá percebendo nessa literatura pós exílio aqui foi influência persa os persas criaram os judeus copiaram e botaram na Bíblia deles Essa maneira de pensar ela é um tanto quanto eh simples demais na minha a percepção né O que que
a gente deve entender a revelação bíblica ela acontece sempre num cenário num contexto não tem como o texto bíblico não apresentar eh uma resposta de uma questão que não faça sentido para ninguém que não tenha contexto então o que que você tem você tem um ambiente de influência babilônica p grega romana a gente pode dizer por exemplo que até mesmo a formulação dessa teologia Cristã que se dá como ela se dá ela se dá nesse ambiente grego mas essa conhecimento sobre Deus e sobre Cristo que tem uma infinitude de possibilidades de enfoques da sua importância
do seu valor e da sua verdade para apresentar isso nesse ambiente grego a formulação adequada é essa e ela é fundamental então ah há um exagero né Inclusive essa é uma leitura eh que o pessoal tinha até o final do século XIX que tudo que Paulo tá escrevendo você encontra explicação nos cultos de mistério você encontra explicação no misticismo Pagão você encontra explicação Ah no mitraísmo Persa e outras influências e o elemento judaico foi tirado de cena né até porque o pessoal acredita que o Paulo um dia virou Paulo porque antes era Saulo então ele
deixou de ser judeu e agora ele é plenamente filósofo grego já ouvi muito isso ele se converte Aí depois ele abandona o juda já vi muito Is Então mas não faz sentido isso não existe né Então na verdade é um pouco exagerado a gente tem que ver que a o texto tá interagindo com um ambiente que merece uma abordagem em respostas então ele toca em assuntos que T pertinência mas limitar o texto a esse elemento é uma leitura muito frágil que Desconsidera a o ponto de partida do próprio autor Saião Eu acho que eu vou
encerrar com essa pergunta que ela é muito boa não que as outras não sejam Tá mas essa aqui a gente tem um um tema muito interessante para trabalhar olha só como nos livramos da cosmovisão greco-romana que faz da razão o meio de validar as verdades bíblicas e não a fé a pergunta do Luiz Amaro é boa é importante e aí o que que acontece né uma cosmovisão greco romana ela vai além de valorizar a razão ela tem outros elementos outros pontos de partida tem até a gente tem também material né at um curso aí que
que trabalha a língua hebraica com a cosmovisão bíblica né per nós temos alguns estudos a respeito disso só que o seguinte eh não é verdade que a razão é algo dispensável não existe a ideia de que olha como eu trabalho com a fé Isso quer dizer que o elemento racional não tá eh tendo qualquer pertinência a questão é quais são os limites de E qual é o papel de cada um né então o que que acontece se a gente puder falar de uma cosmovisão bíblica Cristã a gente pode dizer que a percepção é de um
é de um Realismo eh crítico da realidade e e um Realismo moderado no sentido que a percepção Cristã admite a razão como algo que vem da parte de Deus faz parte dessa imagem de Deus e que ela é pertinente ao entendimento da realidade por isso que a influência vamos dizer judaico cristã é a partir da própria Bíblia Ela traz o quê a importância do estudo do Progresso da ciência Você não tem uma uma percepção bíblica que leve a obscurantismo Não é esse o caso só que quando a gente chega na experiência europeia especialmente a partir
do século 18 19 Você tem uma glorificação na razão aliás começamos lá no 17 com descart né quando a razão ela resolve dizer olha não tem mais nada para ninguém né Eu é que vou dar conta de tudo então você tem eh o desprezo de toda a referência você tem essa essa atitude eh de rejeição da fé e de uma leitura racionalista e Iluminista que não corresponde a a realidade né Eu vi uma pergunta até alguém falando do Adolfo Von harnack aí né O quem que é o harn harn é a regel iação um hegelianismo
na leitura neotestamentária o han falava olha existia uma tendência Judaica no criso primitivo uma tendência grega a tese a antítese você pega a síntese é o cristianismo E aí ele vai fazer uma explicação historicista hegeliana da história então quando a gente olha para isso eh a gente de fato tem que entender os limites da razão então uma teologia equilibrada ela é fundamentalmente primeiro respeitosa para contexto ela é exergética Ela tem uma abordagem maior ela não abre mão da razão mas ela não é racionalista e ela precisa também entender como é que ela configura aquilo que
a Bíblia nos apresenta Qual é a dificuldade por exemplo lidar com a Trindade que a gente tá mencionando aqui é que a Trindade ela é Ela é irracional não é irracional ela é racionalizá-las envolve a nossa relação com Deus e com a sua palavra bom muitas perguntas aqui a gente eu não acabei não pescando as perguntas porque Vão ser respondidas nas próximas aulas tem coisas que estão mais para frente aí a gente não quer adiantar Muito o assunto não é mas aí já fica o convite para vocês acompanharem a se inscreverem aqui no canal caso
não tenham sido se inscrito ainda e ativar o Sininho também para receber todas as quintas-feiras nós estamos fazendo esse curso aqui sobre a história da igreja no mundo e no Brasil vai ter uma coisa muito legal muito interessante que esse curso vai fazer nós vamos falar sobre a história da igreja cristã eh no ambiente asiático e no ambiente africano a gente quer mencionar esses dois temas assim fazer uma análise bem aprofundada disso né o pessoal às vezes não sabe né saão saão qual é a primeira comunidade que que se entende Cristã pós ali no período
de Atos onde que surge essa comunidade Olha lá pessoal essa comunidade é da Etiópia olha aí ó Quem imagina o pessoal acha não é o cristianismo primeiro chegou na Europa não chegou na África antes da Europa então a gente pode dizer que o cristianismo é é uma fé raiz no continente africano né olha que co tá em Atos o né exatamente Então meus queridos nos vemos nos próximos as próximas aulas Saião aí também dando a sua despedida pra gente encerrar a nossa aula hoje muito obrigado aí pela atenção de todos Obrigado Jonatas nosso professor condutor
desse curso tão importante você tá convidado a estar conosco na ibnu né inclusive neste domingo vamos trazer uma mensagem especial né quando é que o amor vence o terror participe lá com a gente chegando aqui no aeroporto pertinho do aeroporto de Congonhas né nosso próximo domingo às 10 da manhã e então não se esqueça de se inscrever no canal o curso aqui né todo esse conteúdo da ibnu é disponibilizado sem custo para ninguém para edificar a Igreja de Cristo e Então sempre que tiver né eh qualquer curso aula Mensagem Reflexão programação especial você vai aí
ser devidamente avisado se tiver inscrito né e tiver sintonizado com a gente Obrigado muito boa noite um grande abraço a todos abraço a todos
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