[Música] bom dia É com grande satisfação que damos início à primeira conferência do quto shop em linguística textual eu sou Susana Cortez professora da Universidade Federal de Pernambuco e membro do grupo protexto O Quinto workshop em linguística textual é organizado pelo protesto está ocorrendo de forma presencial na Universidade Federal do Ceará Neste ano o evento é dedicado à professora Mônica Magalhães Cavalcante que não apenas idealizou a realização das três conferências internacionais que vão ocorrer no dia de hoje mas também estabeleceu as primeiras comunicações com a abralin assim como com os debatedores desta deste dia a
fim de que este momento fosse possível Em Nome do grupo protesto e da comissão organizadora do quinto workshop em linguística textual agradecemos a bralin pela parceria na pessoa do professor Cléber Ataí agradecemos também ao professor Patrick char rodau por aceitar o convite para realizar esta conferência online e a professora Maria Aparecida Paulo icones por integrar este momento como debatedora da conferência por fim gostaríamos de agradecer a professora Marisa Angélica Paiva Brito por estar à frente do quinto workshop em linguística textual comandando toda a comissão que organiza esse evento Sem o qual não seria possível sem
a sua bravura professora Marisa nada do que vamos assistir hoje estaria acontecendo Obrigada a você e a toda a comissão organizadora deste evento nesse momento passo a palavra para a professora Maria Aparecida Paulo icones Bom dia professora dia eh com muito prazer né com muita satisfação que damos as boas-vindas a todos os presentes nesse quinto workshop linguística do texto 2024 gostaria de estender uma calorosa saudação em nome de toda a equipe organizadora sejam muito bem-vindos a este evento dedicado à professora Mônica Cavalcante Saudosa memória grande incentivadora desse evento antes de prosseguirmos prestamos nossa solidariedade diante
da tragédia que acometeu o Rio Grande do Sul este evento se solidariza com todas as pessoas afetadas pela situação e principalmente um pensamento especial dirigido aos nossos amigos e amigas que Residem na região evento workshop de linguística do texto é uma iniciativa do grupo presto sediado na Universidade Federal do Ceará e também do gelt da Unilab nesses anos é com muito orgulho que o grupo se compromete apoiar a causa da reconstrução das Universidades públicas reconhecendo a importância das instituições estamos empenhados em contribuir para sua revitalização e fortalecimento eh Gostaríamos também de convidar em nome do
protexto aqui não é a todos a curtir as páginas no Instagram no Facebook e no YouTube para ficar atualizados sobre as realizações atuais e realizações futuras eh vamos dar início Então à primeira mesa primeira palestra né que vai ser D Professor Patrick char teremos a honra de ouvir Professor Patrick char titular emérito da Universidade Paris 1 nosso grande parceiro do grupo de pesquisa Rio professor né é professor titular emérito da Universidade de sorbone parin Paris 13 né atualmente presidente do laboratório de comunicação e política do cnrs Universidade par C membro honorário da aled né Associação
latino-americana de estúdios de discurso seu site Patrick char rodou né o pessoal contém dos seus textos e informações sobre suas publicações dentre as últimas destacamos né a conquista da opinião pública como o discurso manipula as escolhas políticas e a manipulação da Verdade do Triunfo da negação as sombras da pós-verdade ambos publicados traduzidos por brasileiros né para contexto Professor Patrick char rodô sempre tem nos apoiado e sempre incentivado também o nosso encontro aqui professora Agradecemos muito a sua presença eu sou Professora Maria Aparecida né foi coordenadora do grupo C de rio da UFRJ é um grupo
que reúne pesquisadores das principais universidades do Rio de Janeiro e também com vários com parcerias com universidades brasileiras é Como atua até hoje né na pós-graduação e faço ainda parte do GT da ampol linguística do texto e análise da conversação então at com muita alegria que estou aqui apresentando a esse esse essa palestra Professor eu vou lhe dar as palavras a palavra Então o senhor tem de 40 a 50 minutos Fique à vontade para nos apresentar aqui obrigada depois da palestra haverá um debate de 20 a 30 minutos as pessoas poderão fazer as perguntas queimaremos
aqui ao professor obrigada gente Sim professor bom então eh primeiro eu vou agradecer ess convite vocês toda a gente do Brasil sabe que ten uma relação muito afetiva com os colegas e as colegas de de Brasil e então é para mim um grande prazer poder compartilhar essa reflexões sobre a manipulação da Verdade e como a gente sabe tem agora sua tradução você sabe que eh os meus livros as primeiras traduções sempre eh sempre foram de de Brasil em português e em português de do Brasil Então como este último livro manipulação da Verdade eh foi traduo
ao ao português então vou fazer uma espécie de de apresentação doos temas principais de deste livro eh hum començando pela pela questão do que a verdade mas tudo isso supõe que a a reflexão geral e de todos meus trabalhos e análises eh se BASA numa série de pressupostos e algun desses pressupostos são que toda a sociedade se desenvolve através de relações de força mas é é é preciso é precisar que essas relações de força sempre são eh recíprocas que são como como se disse na na semiótica eh de simetria ou de eh complementaridade de simetria
queo supõe que é uma luta de dominação mais de dominação recíproca entre dos parceiros entre um eu e um tu qualquer seja o eu e o tu que se seja um individ ou que seja uma colectividade E e essa luta de dominação é uma luta de dominação recíproca não se deve pensar que lutta de dominação é sempre sentido único unívoco não uma luta de dominação é sempre unívoco ao final é possível que um chegue a dominar o outro mas a luta propriamente a luta é sempre recíproca ou de complementaridade no sentido de que Então os
dois parceiros o eu e o tu estão em uma luta de sedução recíproca também que é o que complementa a relação de eh simetria Então tudo isso parece importante para eh confirmar o o o princípio de base de todo ato de linguagem que é o princípio da alteridade que o princípio da alteridade diz que não existe um eu sem um tu e o tu não existe sem um eu é o que é a base não da Constituição de uma coletividade mas é a base de toda a relação humana eh outro pressuposto é considerar que entre
o eu que tem sempre uma perspectiva ou sentid os efeitos intencionais para que se o sentido que ele construi através de atos de linguagem n só é um sentido intencional agora esse sentido intencional não sempre corresponde de maneira total e absoluta com os efeitos produzidos pelo pelo interlocutor o p público P gente que está lendo por exemplo um texto né então se deve partir do princípio que H sempre uma relação assimétrica entre os efeitos intencionais e os efeitos produzidos e isso remite a uma problemática que se pode chamar de problemática de interpretação s ou seja
que o sentido de um ato de linguagem não existe não significa nada até que outra pessoa entre dentro de um processo de interpretação e faz que ao final num uma troca de linguagem o sentido é o resultado de uma coconstrução entre os efeitos intencionais pela parte de eu e os efeitos produzidos pela parte do terceir pressuposto est ter é ter em conta os imaginários sociais porque o ato de linguagem está sempre dentro de o que se pode chamar de uma mecânica enunciativa de relação entre eu e tu que tem seu seu próprio significado mas tudo
isso se BASA no nos imaginários sociais ou seja eh no mundo de saber que cada pessoa tem na sua mente e que de maneira ao mesmo tempo individual e colectiva que faz que eh esses imaginários sociais variam segundo o espaço e o tempo variam no tempo porque não temos os mesmos imaginários sociais que eh o a a gente que vivia na na Idade Média ou no sío X7 18i etc não e e espaço porque o o o espaço brasileiro por exemplo que também é um espaço muito fragmentado do ponto de vista dos imaginários sociais tem
uma espécie de Imaginário social cultural que eh se pode encontrar em em vários lugares de de Brasil eh que não são exactamente os mesmos que os imaginários sociais dos portugueses de Portugal e e que por suposto não são os mesmos imaginários sociais os da da França ou de outros países de e e de Europa Então os imaginários sociais você deve tomar em conta os imaginários sociais que pode ter uma espécie de ligação entre espaços culturais distintos e que faz que se pode compartilhar eh parte desses imaginários por exemplo entre o mundo latino-americano e e o
mundo europeu e outros que v a ser muito diferentes e eh finalmente eh para fazer eh Isso já é remite a a questão da posição do do analista né da pessoa que Analisa todo o fenômeno social que deve partir de um não deve partir de uma Prior moral eh a sua questão é tentar com comprender como funciona um fenômeno social e depois se quer pode aportar um ponto de vista moral mas o papel do do pesquisador é um papel que deve partir de uma situação deve desfazer não do de todo a priori moral bom então
a partir dessos pressupostos vou passar revista a questão porque toda a questão da manipulação está em relação com dois eh noções de base fundamentais uma que é a verdade e outra que é A negação então partindo de essas doas duas noções se se poderá eh tentar descrever o que é a manipulação então a verdade é uma questão de representação a verdade não é única eela pessoa T pesquisa da da da Verdade mas e a verdade não é própria de uma pessoa ha verdades próprias da pessoas e também compartil então toda essa questão da Verdade é
uma questão de representação então nessa Quest de representação se pode desver uma srie o se po chamar figuras da verdade e comoas então de figuras múltiplas da Verdade a verd como un discurso a verd nesse caso deu e constr discursiva então mover primeiro o caso do discurso do eu frente ao mundo para o mundo nesse caso se pode falar de uma verdade tipo factual e a um accidente dois carros que entram choque e então se pode dizer que são do carros que entram em cho ou se são quro copos cerveja numa mesa exemplo se verificar
quro e c se então ISO parpa seamar verd fact agora tamb tem problema P di problema problema Qual a a fonte da percepção do mundo estava falando do do do choque entre dois carros mas vocês sab sabem perfectamente que depois se se vá procurando o testimo de uma pessoa de outra e e de quatro cinco pessoas eh M Possivelmente e v ter uma percepção do accidente distinto então Eh inclusive o que parece muito objetivo como a verdade factual Depende do ponto de vista da pessoa que observa o mundo e que tem percepção deste mundo outro
tipo de de verdade é uma verdade que é construída por todo um processo científico e com processo com com mos de experimentações de análise de Corpos uma série de de ferramentas de instumentos intelectuales ou físicos não que permite dizer que toda gente que usa essos mesmos essas mesmas ferramentas em princípio devem chegar a mesma conclusão e então se pode falar de essa verdade uma verdade científica agora também tem um um problema é que existem dentro do mundo científico várias teorias e várias maneiras de usar as ferramentas de análise então em too Diogo dentro mundo cientfico
confronto de conci que ISO genera gera controversia e controversia uma tipo deoca conversa Diogo positivo porque se enfrentar os argumentos de cada teoria e de cada cada processo de análise agora frente a o à verdade científica existe outra verdade que se pode chamar de verdade doutrinal que neste caso eh o problema que temos a verdade rinal é que uma verdade completamente fechada sobre si mesma eh a verdade científica finalmente tem uma base bastante de de de verificação eh mas apesar de todo é aberta aberta nesse sentido do confronto de de conhecimento quando o a verdade
doutrinal é uma verdade completamente fechada e que propõe um saber sem discussão possível é uma verdade que se encontra tanto no no domínio religioso como de certas ideologias e e e actividades eh militares depois está se deve considerar o o discurso do eu para o interlocutor então nessa relação para o interlocutor não é exatamente o mesmo tipo de verdade está o que se chama sinceridade a sinceridade é esse momento em que o eu eh diz para o interlocutor ou faz que o interlocutor esteja convencido de que o que eu está dizendo corresponde a o que
ele está pensando que não oculta nada agora o problema da Sinceridade reside em que é o que prova essa sinceridade N pode ser o que se chama eh o etos eh que eh se sabe que o etos dessa pessoa é um etos sempre de sinceridade que eh nunca mintiu eh agora todo o problema de todas maneiras num intercambio não entre um utor ou interlocutor é s qual vai ser a prova de que eh essa pessoa ou esse texto n é um texto ou uma pessoa que se expressa de maneira sincera agora é distinto a verdade
quando o eu está eh frente de uma tá dentro de uma coletividade e frente a uma colectividade Então essa essa verdade é uma verdade que se pode chamar de consenso uma verdade de comunidade só que e e é a gente que eh por consenso entre os indivíduos que constituem o grupo né e e comparam o o mesmo tipo de de pensamento de percepção do mundo etca isso é a base mesma não da democracia e eh no sentido de que eh ai grupos dentra dentro dessa democracia e que comparti um certo tipo de verdade com respo
a a ação política a atividade política e a os posicionamentos ideológicos dos valores então o problema aqui está nesse jogo de influência que pode existir entre diversos grupos e os consensos de diversos grupos e o tipo de pensamento de diversos grupos e finalmente está também uma verdade do Esso para si mesmo é o a verdade do vetos não é o que se chama de convicção né Eh nesse momento é o que o que define eh a ética da a ética da da convicção né no sentido de que é dentro da minha pessoa né existe uma
verdade que se impõe eh para mim mesmo né n e que Considero que é essa verdade que eu devo seguir na todas as circunstâncias da vida né então é isso é a verdade da convicção que também tem um problema na discussão geral é saber qual é qual é o valor da própria opinião porque finalmente essa verdade convicção é a verdade da opinião própria de uma pessoa bom tudo isso uma parte da base da Verdade a partir da qual da qual depois se vai poder jogar né com esses distintos aspectos da Verdade Agora vamos passar à
questão da negação tomando em conta de que toda negação pressupõe uma afirmação A negação não existe em se sempre se apoia numa afirmação ou seja que uma negação é como uma afirmação sobre uma afirmação que se está denegando se se pode dizer dessa maneira então também existe uma série de figuras de de negação eh negação que se aplica aos fatos não foi assim uma pessoa descreve uma situação e outra diz não foi assim então Eh e como então não se sabe se a pessoa é sincera não é sincera a questão necessá a questão é que
nesse caso não se quer ver as coisas como outras dizem ou como uma coletividade diz ou como a verdade científica di etca isso é a base do que se chama negacionismo negar uma verdade estabelecida pelos estudos históricos por exemplo como é caso de do holocausto e e da soa eh na época da segunda guerra mundial A negação se pode aplicar a um saber então Eh ée saber é a base da dúvida e da contestação que pode ter uma finalidade positiva ou uma finalidade negativa mas el não quer é a base da dúvida e da contestação
de afirmações de verdades que já se estabelecem em outra parte também há um tipo de negação que é como uma incitação a não actuar essa essa essa base A negação da culpabilidade né que seja porque o outro eh culpa uma pessoa e culpar uma pessoa então é eh uma uma forma de de negar eh O que poderia ser sua ação ou o próprio sujeito né que que Como se sinte culpado então não se se impide faz que não ele mesmo não não actua não se dá autoridade para actuar e também A negação como desqualificação do
outro ISO por exemplo todas polêmicas base de polêmica e se sabe muito bem que nas nas polmicas políticas por exemplo eh sempre uma uma de das pisadas de do discurso político consiste em descalificar a adversário entãoo é um tipo de negação e finalmente tá A negação como neutralização do outro que não é o mesmo que a desqualificação de outro eh A negação como neutralização do outro é a base da ação não é descalificar outro não é eliminar outro o outro mas é tentar fazer que o outro aceite perder alguma parte de sua opinão ou de
sua eh de seu objetivo e o locutor mesmo também disposto a perder uma parte de eh suu pensamento ou de suu objetivo né Isso é a base da negociação Então se pode dizer que dentro eh de esses esses processos não de negação eh são as figuras clássicas não da negação que é a a mentira a mentira que é ocultar voluntariamente a verdade e que para isso o locutor eh eh desenvolve muitas estratégias né para eh ocultar essa verdade e e fazer que o outro eh pense nos eh efeitos produzidos né que o que a pessoa
está falando corresponde ao que está pensando depois está a figura da denegação né Eh a a denegação não é exatamente o mesmo que a mentira a denegação é estar na na negação seja não poder reconhecer n que eh por exemplo uma uma pessoa eh at tua de de de de certa maneira de certa maneira e o que tem certas características n e então issoa questão de não poder recer que não é o mesmo que um nãoo é um não consciente que não é o mesmo que o inconsciente da e priana n e não é a
questão do inconsciente question de que tudo isto está no não consciente não consciente a diferenç é que uma pessoa pode não tener consciências mas um dia por um evento particular pode chegar a ter consciência de o que fez ou ou de que fez então a denegação é isso de não poder reconhecer reconhecer eh eh certas coisas da da vida de su característica de como é e também está a figura de Mafi que é eh uma maneira de mentisse a si mesmo né Como uma espécie de processo de de substituição processo de substituição que se encontra
também na impostura que consiste em parecer o que uma pessoa não é pare ser o que não somos né se se sabem na muitos grandes casos de de impostura de de uma pess pessoa por exemplo que eh passou por um grande resistente da segunda guerra mundial quando foi um colaborador né então ele mesmo chegou a eh se convencer e persuadir que foi esse héroe quando em realidade foi um esp de iso é o caso de da Então se chegar a ampliara noa noção de negação uma coisa mais geral se pode chamar de discurso de negativ
sempre tipo discuro há uma coisa não que tem que ver tem que de ver com a A negação por exemplo o processo de rejeição rejeitar é uma maneira de negar a relação ao outro O Segredo O Segredo é uma maneira de não dizer de guardar para se mesmo uma uma verdade ou uma informação então ele implica negação a questão da Desculpa se se uma desculpa e que H uma coisa negativa se arrepentir também quer dizer que antes exist uma coisa eh negativa o Insulto compensado P cortesia o por desculpa por exemplo um insulto é uma
maneira de negar eh a pessoa então tem também e esse participa também desse processo de negatividade então comesse Panorama de eh verdade e negação se pode chegar a tentar definir o que é o discurso de manipulação com esse problema de primeiro que temos de saber se se dá um sentido geral ou um sentido específico à manipulação um sentido geral seria dizer que todo discurso de persuasão seria manipulador então se todo o discurso de persuasão é manipulador bom então não se pode dizer muitas coisas não porque tentar somente convencer persuadir uma pessoa seria manicula mais interessante
é dar um sentido específico dizer que a manipulação existe pode existir no processo de persuasão mas segundo certas condições que são condições de enunciação Então as condições de enunciação são sempre as mesmas quando se Analisa um tipo de discurso que fala o quem escrive e qual é seu estado psicológico e social e se esse quem essa pessoa se considera ou se coloca em posição de superioridade ou de inferioridade com respeito ao outro segunda condição para quem e vai e esse enunciado n se esse quem é individual coletivo porque obviamente não não se fala não se
escreve da mesma maneira segundo o o receptor é o receptor individual ou coletivo Então se deve considerar tomar em conta também qual é o estado psicológico e social desse Quem desse tu por dizê-lo de maneira geral e com que finalidade isso remite a o a Noa de contrato de comunicação porque se sabe que a finalidade de um enunciado não é a mesma segunda situação e o contrato que relaciona os parceiros do da do ato e da toca de linguagem e também através de que mediação no sentido geral né Qual é o dispositivo dentro do qual
se faz o o ato de de de linguagem se uma relação dira numa conversa num diálogo se passa pelas medas se passa por redes sociis se passa por um texto escrito etca porque todo iso tem incidências sobre o sentido do enunci Então o que se pode dizer dentro dessa condição de noção é que um discurso de manipulação que vai ter muitas estratégias tem como ponto comum o engano o locutor tem intenção de ocultar o que pensa ou sabe que o locutor enuncia outra coa do que pensa e sabe e que o locutor transmite signos de
veracidade e sinceridade Porque então não chegaria a manipular o outro então a então e essos trê essas três características não de do discurso manipulatório do engano depende da posição Então a partir deí se Dev estudar quais vão a ser as estratégias para que o locutor eh consiga eh manipular a e Então a partir de aí se pode considerar uma série de situações e tipos de discurso segundo a finalidade com contrato de fazer crer a posição assignada ao natrio che deve estar em posição deever crer então vamos ver a partir daí TR tipos de manipulação um
tipo de se chama de manipulação volontaria feito de consentimento uma manipulção voluntária como fito de mistificação e uma manipulação involuntária com efeito de engano tamb inquietud não se tio parao então a manipulação voluntária com eeto de consentimento e é o caso de uma informação desviada como por exemplo no contrato publicitrio numa mais se pensar nas publicidades comerciais n você sabe que um contrato publicitário é fazer crer para fazer sonhar né e e que por exemplo um um tipo de carro a dar potência à gente ou ou cer certa certo prestígio à pessoa né E que
as eh um perfume a pertir seor etca é um fazer crer mas é um engano lúcido e de convivência porque todos sabemos que a publicidade sempre tenta sonhar uma coisa finalmente impossí mas como nós é um prazer enquanto poder sonhar eh então entramos dentro de desse jogo do contrato publicitário por isso se pode dizer que um engano lúcido e de convivência entre a publicidade e o consumidor por ISO eu chamo contrato publicitário de contr contrato de semi engano porque sabemos Qual é o jogo não da do discurso Public também está o contrato promocional o que
remite a tudo que são as campanhas antitabaco antialcool de preservativos para lutar contra AIDS contra Cida etca etca Já não são publicidades comerciais n mas se consiste em intentar convencer eh a gente o público para modificar o seu para suprio beneficio poro chea categoria manipul manipulas formas se recurrir a ingredientes elementos para exemp impressionar a pblico fazendo eh fazendo um umas campanhas em qual se se vê os as consequências terribles dos Alcoólicos ou da gente que fuma muito tabaco etca ET então eh eh seist tem essas estrategias se pode chamar de de manipulação voluntária voluntária
Claro eh mas com efeito de sentimentos Porque como no contrato promocional se BASA num dber moral da responsabilidade Humana porque as campanhas antitabaco antialcool para heida preservativa etca e para o o bem e da da coletividade eh a gente entra dentro desse processo de consentimento este caso é o caso de manipulação voluntária com e consentimento o benefcio Moral de Tod a manipulação voluntária como efeito de mistificação consiste em lançar voluntariamente uma falsa informação nesse caso se pode fazer uma distinção entre propaganda táctica que muitas ve enra no grandes confitos da guerras por exemplo para para
acalmar a a população no momento de conflitos n e ou a inverso para desmoralizar o o inimigo n nos momentos das Guerras n sabe issos foi estudado muitas vezes ou para desacreditar o adversário is o caso de das fake News né que eh depois falarei dos antivacinas por exemplo e e e esse processo de lançar fake News para desacreditar o adversário tanto no campo político como no campo societal n ou para denunciar uma mentira mentindo n foi o caso de Bush com as armas de eh eh colectiva eh que minou dizendo no caso de da
Guerra em Iraque né para justificar uma intervenção dos Estados unidos nessa guerra n e os próprios políticos e o próprio Bush eh tiveram uma mentira muito grande que depois foi denunci isso se pu chamar propaganda ttica fro una propaganda profetica sempre che se anun Grand Un Poco Il discorso predito no quando se Anunci grandes catastrofes colapsologia o promet cara positiva Prom futuro che che canta grupos partidos polticos sempree disco che no sinr f si la situ act non boa Il futuro seror serà un futuro che canta e toda todo o que caracteriza o discurso populista
que é analizado n outra ocasião e que tem também livro sobre o caso né denunciar o bode expiatório que é e a fonte de todos os mais de de do do mundo da vida dos povos etc todo issos participa mais ou menos dos discursos de doutrinação que o problema do discurso de doutrinação é que é o momento em que o sujeito é desposo de si mesmo né o discurso de doutrinação é uma disposição de se meso também está um a manipulação voluntária com efeito de engano ocultar a verdade é complementário do do presidente é o
contrato político mais mais bem na ação política na durante as campanhas eleitorais por exemplo todas as declarações do dos políticos não eh sabemos que o contrato político consiste em fazer aderir a maioria das cidadãos em n de um bem comum e tudo isso contra um advers Então as estratégias da mentira política consiste ou seja em dizer coas de maneira imprecisa declarações vagas e dentro das quais depois se poderia se poderá fazer qualquer coisa não então é como uma espécie de promessas mais de promessas imprecisas não que não comprometem muito ao sujeito n agora também eh
existem estratégias da da negação n uma acusação por exemplo que se faz eh bom no passado foi o caso de Watergate com Nixon né que durante muito tempo foi negando todos processos de que havia que que fez eh com a prensa e etca não é refutar algo que se sabe e a estratégia do do segredo eh com justificação de uma razão superiora né Eh é sempre o que se chama de razão de estado eh por para não não eh inquietar por exemplo o o povo então se considera que se pode eh guardar segredo certas informações
e também está como estratégia de mentira estratégia de ignorância eh dizer ah bom isso eu não sabia isso não E então dizer não sei é uma maneira de dizer que não sou responsável de do que do que sucedeu també na manipulação voluntria com de inquietude contrato de dentro do contrato de informação B caso se devar em conta também volunt a perspectiva não tanto voluntariamente um me engano mas por o Fatto de por por exemplo no contrato mediático por fat de que se vai selecionando os eventos Por que se vai selecionar esse evento e no outro
que a maioria das vezes são conflitos dramas etca o fato de que se vai repetindo constantemente Esso os mesmos conflitos dramas que que isso genera uma informação um pouco tóxica né que a a redação não somente a seleção dos eventos senão que a a redação eh dos eventos é sempre dramática eh enfocado nas vítimas ou no processo de de compaixão eh o fato de que eh quando se se pone eh se que põ evidência ou controvérsias em vez de que sejam controvérsias são mais bem debates polêmicos como grandes lutas então isso faz que uma espécie
de de se se genera se provoca inquietude no no povo nas populações e que que maneira engano ess por des desvia da informação porque sempre vai no mesmo sentido da dramatização etc não então é manera de de manipular eh de certa forma não os leitores auditores telespectadores não da informação mediatica voluntária involuntária não voluntária no sentido de enganar mais voluntária porque se sabe que a melhor maneira de de Sobrevivência para para um organismo mediático e ter a maioria dos leitores maioria de telespectadores etca etca Então se V manipular para seduzir o o certas fragmentos da
poção do e o rumor também que a característica do rumor cuja característica é que a fonte não é desconhecida não se não se pode imputar Qual o responsá responsável de de rumor que a finalidade é indeterminada e o rumor é o que genera o processo de conspiração e de compl E então sempre ISO provoca inquietude então uma estrategias de manipulação é o medo o medo a tpica do medo sempre a mesma amea de perigo genera risco de sofrimento um perigo mais um perigo que é potencial que cria uma situação de de espera e de estado
de angústia mas o medo mobiliza ao mesmo tempo certas crenças que são representações negativas e de que nesse caso v a a suceder eh uma ameaça n e ameaça indeterminada que isso o que genera a conspiração Então se pode considerar que ha dois grandes tipos de medo medos que se pode chamar de Apocalípticos e medos sociais vou passar revista rápido a cada um desses tipos de medos os medos Apocalípticos são quando ocorrem catástrofes naturais como dilúvios terremotos tsunamis furações secas epidemias etc Então se apresenta um discurso como se O que sucede sucede por castigo de
Deus de Deus que é uma uma espécie de punição pelo comportamento dos seres humanos Então dentro de um processo de crença religiosa é é Deus que está castigando a os seres humanos isso se visto no tempo de covid e por exemplo todos o que se chamam de Evangelistas eh diziam que o covid foi por culpa dos comportamentos dos seres humanos e eh um castigo de Deus mas ao mesmo tempo que somente Jesus Cristo pode salvar a a ao aos seres humanos deesse castigo é é o mundo do pecado pela culpa eh original n é como
se o discurso diera é bem merecido por pelo comportamento dos seres humanos também há outro tipo de discurso que diz é uma vingança da natureza né estamos com toda essa problemática de do camento da terra por exemplo estamos dentro de uma H um tipo de discurso não e disse que a natureza Gaia que se rebela contra também o comportamento de e do dos seres humanos né Eh então é um pouco como o castigo de Deus mas no mundo panteísta né e e Então nesse caso se poderia dizer que o discurso diz é justiça que a
natureza vai ser brindar e também outro discurso que diz que é por Fatalidade é a versão profana e pagar de de dos precedentes sobre too castigo de por Fatalidade quer dizer que a força de observar fenômenos repetições cíclicas dessos fenômenos e que se poderia prever e não se faz o se esforça por poder prever então chegará é assim e que se não se faz um trabalho e para poder prever então é uma espécie de Fatalidade que chega também está os medos Apocalípticos por e o seja é uma outra versão da Fatalidade a Fatalidade não se
fazer contra a Fatalidade mas previsão seria saber não se sabe quando mas um dia acontecerá e faz um trabalho de cono partir do conhecimento que se tem então se poderia prever o que vai passar pelos cálculos que foram feitos no passado né e depois eh ai discursos que se desenvolvem em procura de qual é a causa ou a consequência dessos fenômenos Apocalípticos né que se depende dação humana Como os vírus a catástrofe nuclear o clima atualmente né e se sabe che se se culpa a ação humana do calento da da terra eh o que se
depende da da da natureza né e e ISO seria mais B dentro do que se chama os eh eticos cépticos que dic que não é ação humana que nza eamos um caso de vingan da natureza o que se é a consequencia do desenvolvimento tecnológico como eh procede agora com Too que da Inteligência Artificial redes sociis numeração esse discurso é um discurso que di que as coisas vão acontecer de maneira inel inelutável depois est os medos sociais não sei que passado aqui com PowerPoint são medos de identidade que ameaça de perda de identidade por exemplo todos
os países onde há muita imigração né sempre o discurso dos que TM medo de imigração dizem que eh isso vai provocar perda de identidade de estirpe de identidade autêntica de de origem etca ou eh sua consequência consequência de desemprego n então o desemprego né Eh genera a perda de idade da pessoa e no caso de Europa eh e também se poderia dizer de Estados Unidos mas em Europa perdida de perda de identidade nacional ou seja que se nós já não é um nós Nacional senão que é um nós heterogéneo que faz que eh eh toda
a o povo vai perdendo sua identidade nacional também está a ameaça de de classificação social n eh me por por culpa da globalização n que provoca uma desclassificação económica sobre todo das classes médias que num na época foi se beneficiando da globalização e que agora é mais bem vítima da globalização por um processo de desclassificação Econômica tamb medos inseguran integri daao apare conul event dramáticos che per medun comun per terar con dizendo que os distintos efeitos à escada eh das poções são vários pode ser efeito de submissão a servidão involuntária e a gente e aí
baixa a cabeça não se somete ou um efeito de refúgio eh fechar-se sobre se mesmo ou seja o individuo o grupo o grupo se feja sobre si mesmo o pode gerar um eeto de indignação mas de indignação controlada que cuas consequências são as manifestações de protesto n ou vá a ter o efeito de repulsão de violência e de oddio que está a à base de das manifestações violentas e também efeito de rebão e de vingança que que collectiv e terminar com ISO passar rpido e com o Eo que essa esse processos de manipulação provoca Estamos
na época como se diz da pós-verdade que genera toda uma série de crises crise da comunicação da comunicação porque a comunicação já não é comunicação com gente de de carne gente que existe fica comun virato Della sociis non se sabe con conando conversando desaparecendo o principio da alterid finalmente não se temos uma possibilidade ver de saber qual qual é a identidade do outro e creja de comunicação porque as próprias mídias tem uma obsessão das redes sociais que faz que muitas vezes el de fazem circular eh informações que partem das redes sociais mas geralmente uma crise
da Verdade do saber que mistura saberes de crença e saberes de conhecimento h e que faz que estamos chegando a um reino da opinião e a opinião própria da pessoa o que é mais importante é minha própria opinião e não a opinião do outro não a opinião adversa e também não a opinião científica que e como demostra todas as campanhas de eh antivacinas por exemplo eh o o de negacionismo como estava falando e isso Chega a uma crise de confiança de confiança política hum negando o crédito todos os homens políticos sab que você que que
a frase uma das frases características do discurso populistas são todos corruptos sem fazer distinção entre eh grupos ou partidos ou pessoas né são todos corruptos Então se cria uma desconfiança geral para as instituições e os sistemas políticos e os sistemas de pensamento e ao mesmoo tempo está aumentando isso provoca o aumento dos comunitarismo é como se tivéramos no Império da subjetividade e Como dizia A negação da alteridade então a conclusão muito geral e para mais especificação está o livro para todos os detalhes precisos e precisões necessárias agora não nem todo o discurso de persuasão é
manipulação agora estamos concordamos nisso n porque se pode seguir tentando persuadir seduzir etca e com suas próprias estratégias mas não sempre voluntariamente com uma intenção de engan depois que para analizar a manipulação se deve analisar em função das condições de enunciação que de uma Primeira ideia não esta exposição que o discurso de manipulação no seu sentido específico é iado por uma perspectiva de engano mas que essa a natureza a natureza do engano Depende das situações e dos contratos de fala né isso para impedir para não entrar dentro de uma generalização eh de do do engano
e como como dizia antes não da persuasão e e de sentido geral da da manipulação todo se deve analisar segundo as situações e os distintos contratos de F E também e isso é importante seguir analisando as crises que se pode dizer que são as crises desse deste mundo pós-moderno é que são as crises de comunicação de verdade de saber e de confianç Muito obrigado pela sua atenção nós agradecemos Professor Patrick chud por essa belíssima palestra né e agora vamos abrir espaço para as perguntas e para o debate temos ainda meia hora né e convido a
todos então a compartilhar suas ideias e Posso garantir Professor Patrick exp em debate e diálogo e vai atender a todos eu tenho já uma pergunta aqui do do professor eh Valdar valdinar Custódio né ele ele pergunta se o analista né para realizar sua seu papel de investigador desvincular de pressupostos Morais o que dizer então de pressupostos éticos enfim Qual o papel da ética na ulação da Verdade enquanto isso as outras pessoas poderão se manifestar aí tudo bem fica à vontade Professor Obrigada e lendo Ah é ovvio que a problemática da ética está dentro processo de
manipulação dizer basicamente a manipulação como processo de engano não se que se muito agora paratica sempre se prisa mar EA distinção entre ética de convicção e ética de responsabilidade e a ética de convicção mais uma vez é a ética que corresponde a essa verdade convicção que comei a descriver como esse que chama de imperativo de categoria imperativa né Eh que hace que essa verdade que tenho dentro de mim mesmo é uma verdade que se impõe não somente para mim senão que também para todos eh Então nesse caso de a ética de convicção eu não vou
tomar em conta eh os efeitos produzidos não vou tomar em conta o outro e e vou dizer a minha própria eh verdade que considero como uma verdade que se deve impor a todos e que é absoluta seria uma verdade eh absoluta a verdade da da responsabil ah perdão a ética da responsabilidade é uma ética que toma em conta a as consequências possíveis do que vou dizer de da Verdade que vou a tentar compartilhar e se por exemplo essa verdade eh vai ter efeitos negativos sobre o outro como muitas vezes se diz é é é preferível
ocultar uma verdade que não eh eh provocar o uma o uma reação negativa por parte do outro né e ou não fazer sofrer o outro n bom então sempre estamos não nesse movimento de de ir entre uma ética de convicção e uma ética de responsabilidade então a a a a manipulação E como diria tomando o o conceito da denegação por exemplo uma pessoa pode tentar manipular a outra pensando que é a melhor maneira de responder a a a esse sentimento de verdade que eu tenho dentro de mim Então seria como uma uma relação paradoxal entre
ética de convicção e manipulação n porque agora estou denegando que estou manipulando estou justificando esta manipulação em nome dessa ética de de convicção mas V que é uma contradição Mas é verdade que hai momentos em que a gente pode estar dentro de seo de de de contradic entre entre manipulação e e ética de convicção agora no outro caso seria a ética de responsabilidade Então nesse caso em princípio não se deveria eh manipular tentar manipular o outro em nombre deess ética de responsabilidade e tá bom eu nós temos uma série de perguntas eu vou tentar aqui
seguir a ordem momento ah desculp Professor desculpe pensando questiono delicada responder exemplo caso che di discurso promocial contra tabacco alcool eera mais o menos seou manipulando manipul soft beneficio então poderia dizer que aqui estamos nessa ética de responsabilidade porque a perspectiva é uma perspectiva de bem social de bem coletivo então é uma manipulação sof mas em relação com essa ética de responsabilidade você vem que é é uma uma questão muito complicada de esse Cruzamento não entre essas 12 e o processo MMO de manipulação tá bem E como eu disse H uma série de perguntas vou
tentar o professor não sei se tá seguindo no chat né mas da professora ta CL Rodrigues aí que diz que na análise da manipulação que aspectos sociais e psicológicos devem ser bem observados no eu que realiza o discurso eu acho que essa essa é uma das perguntas Professor ol ol eh da Rodrigues é da os aspectos sociais e psicológicos devem ser observados no eu que realiza o discurso Ah sim eh sim efetivamente e agora eh bom se deve observar eh os os aspectos sociais e psicológicos eh do Eu agora não se deve eh esquecer que
é sempre uma relação né um analista uma pessoa que está em posição bom Primeiro vamos ver a pessoa que é eh objeto de manipulação e a pessoa que está analisando manipulação em posição de sujeito interpretante então toda a questão é como vai interpretar o que está falando e então o eu que está que está que está realizando um discurso Então como sueto interpretante vocês vem que é uma questão de relação sempre porque não se pode estar dentro da cabeça e da intenção do sujeito falante Então você deve analisar isso na maneira como uma pessoa está
interpretando a outra Ou seja que percepção bom primeiro o discurso do eu e depois que percepção o tu tendo eu e sempre o mesmo contrato em que relação Em que situação né se desenvolve a a relação né que faz que o análise da manipulação deve tomar em conta sempre essa uma relação entre as duas se eu Pero também o tu e como o tu interpreta o eu sim Professor Max Rocha né Ele disse que aqui no no Brasil o medo do comunismo né gerou muitos muitas fake News e muitos medos Qual a relação entre a
manipulação pelo medo e o discurso populista é verdade é verdade e não somente em Brasil também e outras partes e iso é prprio do do discurso populista discurso populista Como diz antes busca procura sempre um b expiatório então num certo contexto pode ser o comunismo eh o n outro contexto vai ser os imigrantes eh n outro contexto vai ser o capitalismo no outro contexto vai ser o o lobismo os lobbes internacionais etca etca não então é verdade que eh primeiro que essos grupos eh tem eh intenção manipulatório n eh um caso muito conhecido que não
seja propriamente político é o caso das grandes empresas eh de tabaco não que faz sempre uma cont manipula bom temos um discurso para eh dizer que eh não é verdade que o tabaco provoca cancer etca eca não e o fenômeno do lobismo por exemplo lobbies que tem manipular a seu prprio benefício não então tudo iso se deve analisar dentro desse processo de construção do inimigo e esse inimigo que vai ter que vai cargar com toda a culpa de maisis que está existo não em nosra sociedade então possível que no Brasil e outros países da América
Latina né seja eh o comunismo atualmente por exemplo em Europa é é os imigrantes é a imigração a imigração é o grande inimigo sobre todo para os partidos de extrema Dire direita mas ademais se vê que o electorado geral quando se faz pesquisas sondeos etca se V que para esse electorado tem também essa ideia de que o inimigo é o Imigrante e é assim como se alimenta o discurso populista de extrema direita e à vezes também de extrema esquerda sim bem Rodrigo Félix né temos mais uma pergunta aqui como podemos caracterizar o ecossistema da desinformação
no Brasil por meio dos estudos do discurso se se ficou Claro acho que é isso meso anando analisando a prensa analisando eh os jornais de televisão analisando eh as informações na rádio n e circul pass informaç Pass a passan por rumores mas esses rumores também se alimentan eh em todas as informações Eh que que generam eh os mídias n e as redes sociais isso é gran característica de nestra época pós-moderna é são as redes sociais e nas redes sociais bom às veces algumas vez eh eh podes servir com como eh informação de alerta eh no
sentido de que eh existem coisas que o o mundo político quer ocultar Então as redes podem servir para isso mais infelizmente a maioria das vezes as redes sociis fornecem fake News e eas informações Então se deve analisar e todo ISO corpos múltiples de de informação né para tentar e depois ver como se pode chegar a a dar a conhecer dentro de um povo eh eh as falsas informações eh Márcia Pereira agora fala também sobre as fake News ela diz o que dizer do papel das fake News na manipulação da Verdade uma vez que acaba se
tornando consenso para grupos para grandes grupos né e como sendo a verdade absoluta sem nenhuma contestação é é o verdadeiro problema da da das FS E como eu dizia é o mundo da opinião subjetiva então pode ser subjetiva de uma pessoa subjetiva de um grupo então esse fenômeno de que o grupo se fecha sobre se mesmo é e se se reç emprio consenso em supria verdade n e e pensa que ele tem a verdade absoluta eh e é um problema não eu não não sou nenhum responsável político para dizer que o que se pode fazer
mas pelo menos não nosso papel como como pesquisador pesquisadora e e eh por em evidência todos essos casos de de de de manipulação da da Verdade dentro de desse discurso que circula no espacio Social bem Jorge luí Queiroz né também eh relacionado ainda à fake News elas refletem né mecanismos de manipulação discursiva quais serão as consequências éticas e epistemológicas para as democracias soas democracias atuais sim sim éo um que analisar também né as consequências e epistemológicas e o que se pode dizer é que a base mesmo da Democracia Eh que que todo esse jogo de
de manipulação teme incidências na democracia Por que tem incidência na democracia porque o fundamento da democ é a soberania Popular se sabe que a soberania Popular nunca é se limita a à maioria n que não é nunca a totalidade de um povo não que por exemplo coloca ao poder e um partido ou umas pessoas né e não é não é a totalidade do Povo agora eh a democracia é um jogo constante entre poder e contrapoder então eh é o contrapoder é tentar resistir A um certo tipo de manipulação do poder mas o poder ele mesmo
está numa situação de tentar resistir A um contrapoder que ele considera como eh não beneficiando a totalidade do P então agora na medida em que eh todas A falsa informação a os fake News e sobr todo esse fenômeno do reino da opinião própria isso S que é uma ameaça para a democracia porque a democracia é a verdade do consenso Como dizia o Consenso maioritário não é a totalidade mas essa maioria pode cambiar também você H visto eh de manea bastante recente não que havido cambio também de de de poder então quer dizer de consenso de
consenso de uma verdade de consenso agora é verdade que agora com esse fenômeno Esse fenômeno de de uma comunicação numerada que se expande muito nas redes sociis e e que eh genera o o reino da opinião própria é uma uma ameaça para a democracia as democracias atuais Não não é próprio de de um país e a meu ponto de ver Mundial atualmente tá bem acho que temos algum tempo para uma última pergunta Natália Vergara que diz o que dizer do discurso manipulativo que toma torna atitudes socialmente aceitas e até incentivadas como o consumo do álcool
para socialização e mesmo o abuso né sendo algo maléfico não sei se ficou Clara a pergunta mas acho que ela fala daí da do socialmente aceito né muitas vezes o álcool por exemplo para nós é um é Cico dizer que abuso que maléfico as atitudes socialmente aceitas incentivadas consumo de alcool para a socialização se se considera que é bom ou ou mal ou é o abuso que é maléfico o abuso né que acho que ela tá dizendo mas que é socialmente incentivado principalmente no Brasil né num festa sem álcool né Sem bastante sim não de
todas maneiras Será sempre o o abuso o abuso de de um tipo de de discurso manipula efectivamente propagandas Para para lutar contra abuso Alcohol o abendo exemplo cheas po eolico parte de outra né então é o abuso próprio não que efetivamente pode ser mal não não processo de persão S bem eu acho que chegamos ao final infelizmente né Mas queremos agradecer em nome do protesto Professor Patrick chud pela sua palestra pela sua disponibilidade conversar conosco sempre com essa simpatia e esse carinho e só tenho agradecer muito obrigada mesmo aqui vamos encerrando que é uma outra
palestra marcada agora para as 10 horas né Um bom dia a todos e muito obrigada muito obrigado é um prazer estar em relação com vocês na gente